Saltar para o conteúdo

Jair e voltar

30 Outubro, 2018

Jair Messias Bolsonaro é um chapado idiota e um tipo sem preparação alguma para a função. Mas não é original, vários como ele também tiveram sucesso. Politicamente conseguiu cavalgar a onda que varreu o Brasil nos últimos tempos, conseguindo agregar todo o sentimento anti-petista que grassa no país. Milhões de brasileiros que votaram PT nas últimas 4 eleições parecem ter-se fartado e preferem qualquer coisa, nem que seja Bolsonaro, a terem de viver novamente sob o governo do PT. Bolsonaro conseguiu cilindrar todos os partidos e candidaturas dos ditos partidos moderados mediante um discurso agressivo, violento, insultuoso, populista.  Todos os outros perderam o pé porque a população os vê, juntamente com o PT, como parte de um mesmo polvo de corrupção e de inacção que se tem espalhado em todos os níveis da sociedade e do Estado.

Obviamente ele não é um fascista. Para isso teria de ser um colectivista, um revolucionário, um líder de massas, um defensor do corporativismo, um estatista. O que não é. As esquerdas insistem em desvalorizar o verdadeiro fascismo colocando tal rotulo em todos os que se afastem ligeiramente das suas próprias ideias. Um mau serviço que prestam à democracia e à liberdade, e que as impede de ver o fascismo onde ele de facto acontece.

Bolsonaro insere-se nas correntes militaristas, autoritárias e caceteiras de cariz conservador tipicamente sul-americanas, cujas práticas foram aplicadas em tantas ditaduras repressivas nas décadas de 70 e 80 do século passado em quase todos os países da América Latina.

Mas não é o sujeito perigoso? Certamente. Eu sou dos que acho que quem diz certas coisas em campanha é bem capaz de as tentar cumprir quando chega ao poder. O que seria uma tragédia para os brasileiros. Que no entanto parecem acreditar nas suas instituições e desvalorizam (pelos testemunhos que a imprensa/tv nos mostram) aquilo que apenas entendem como «excessos de linguagem na campanha». Não estou tão certo disso. Com gente daquele estilo, militarão, cobardola e de verbo fácil, é aconselhável leva-los a sério e estar prevenido quando chegam a pôr as mãos no poder. Mas de facto parece haver à partida mais confiança nas instituições democráticas e no Estado de Direito nos adeptos bolsoranistas do que nos petetistas. Não sei de momento quem terá razão. É verdade que o sistema politico e jurisdicional brasileiro foi capaz de absorver sem violência e com maturidade a destituição de uma presidente e o julgamento, condenação e prisão de um outro presidente, o que pode indiciar estarem as instituições prontas a resistir na defesa do Estado de Direito. Quem na altura colocou em causa o Estado de Direito recusando os veredictos, as provas, os julgadores e as instituições, ameaçando não as respeitar foram os petistas.

Mas resistirá  o Estado de Direito às iniciativas de Bolsonaro, se o mesmo levar por diante todas as suas ameaças que proferiu em campanha? É bastante incerto. Até porque por vezes iniciando-se um processo, o mesmo pode escapar de qualquer controle se o líder for um incapaz ou inábil e ser tomado directamente em mãos pelos seus apoiantes de forma caótica e totalmente à margem da lei. E aí é difícil de voltar ao lugar, em especial se as instituições do Estado forem coniventes, pela acção ou inacção. Que é na verdade o que falta mesmo saber: se, apesar de toda a corrupção endémica e estrutural brasileira, a liberdade, democracia e o Estado de Direito são suficientemente fortes no Brasil para aguentarem o embate com as promessas do novo presidente e com as reacções dos seus opositores.

Anúncios
17 comentários leave one →
  1. Zé Manel Tonto permalink
    30 Outubro, 2018 11:37

    “Um mau serviço que [as esquerdas] prestam à democracia e à liberdade”

    Para isso era preciso que as esquerdas quisessem, acreditassem sequer, em democracia e liberdade. Tal não acontece.

    Liked by 1 person

    • 30 Outubro, 2018 12:15

      Mas a ditadura do politicamente correcto acaso não nasce da democracia?

      Metem-se a 4 por adorarem substantivos abstractos.

      Liked by 2 people

  2. Luis Lavoura permalink
    30 Outubro, 2018 11:47

    Muito bem. Excelente post.

    Gostar

  3. 30 Outubro, 2018 12:11

    Esta panca dos processos de intenção à conta das palavras é que é perigosa.

    Gostar

  4. 30 Outubro, 2018 12:13

    Já li um outro a dizer que quem votou no tipo não pode ser democrata por problemas de linguagem que não se admite, por não vir na tabela do politicamente correcto.

    Os factos já nem são precisos para nada. Esta malta inquisitorial basta-se com a tabela periódica da língua de pau.

    Liked by 1 person

  5. André Silva permalink
    30 Outubro, 2018 12:14

    Concordo com tudo o que escreveu.
    É de facto incompreensível que as pessoas não acreditem mais que fazendo as mesmas coisas, seguindo as mesmas políticos pelos mesmos políticos, os resultados por qualquer razão incompreensível não sejam diferentes do que têm sido desde o fim da ditadura militar.
    Não se entende mesmo por que optem por um Bolsonaro, num país de faz de conta, com um Estado e respectivas instituições básicas e basicamente falhadas, uma corrupção desenfreada e absolutamente pandémica, um crime violento equivalente a um país em guerra civil e fora de qualquer controlo, uma economia ineficiente sem fundamentais e protegida da concorrência que resiste meramente via barreiras à importação e pela desvalorização natural da moeda.
    É de facto incompreensível.

    Liked by 2 people

  6. 30 Outubro, 2018 12:17

    Chato mesmo vai ser quando ele não prender os opositores e não fizer rigorosamente nada de nada do que esta malta assegura que vai fazer, por ter dito quando era jovem, umas coisas estranhas para a moda actual.

    Deviam matar todos os avós por terem feito o mesmo.

    Gostar

  7. 30 Outubro, 2018 12:18

    Vão engolir mais um sapo, como o Trump que ainda está no gasganete.

    Gostar

  8. André Silva permalink
    30 Outubro, 2018 12:23

    E entretanto…
    O Bolsonaro já anulou a Constituição?
    O Bolsonaro já destituiu o Congresso e o Senado?
    O Bolsonaro já criou a Polícia Política?
    E essa Polícia Política já começou a prender, torturar e executar os opositores do Bolsonaro?
    O Bolsonaro já nacionalizou os principais grupos económicos e os media?
    E, mais importante do que tudo acima…
    QUANDO É QUE RAIO É QUE O BOLSONARO CUMPRE O QUE PROMETEU E COMEÇA A CRIAR CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO / REEDUCAÇÃO PARA OS PRETOS, AS MULHERES, OS GAYS, OS CÃOMUNISTAS, E POR AÍ FORA?

    Afinal ainda não fez nada disso? É outro maricas que só fala, tal como o Trump? Então, por favor, não me incomodem com esses fascistas-nazis-supremacistas brancos-KKK de pacotilha.

    Liked by 1 person

  9. Daniel Ferreira permalink
    30 Outubro, 2018 13:47

    20 anos de reinado comuna quase (?) que destruiram o Brasil. Brasil esse que é apenas ultrapassado pela Síria (que está oficialmente em guerra) no número de ASSASSINATOS. As favelas estão literalmente a conquistar tudo o resto.

    Os defensores dos ladrões, pedófilos, violadores e assassinos – toda e qualquer esquerda – chamam todos os nomes possíveis e imaginários a quem quer a Lei e Ordem se aplique e se prendam os criminosos. Toda e qualquer pessoa que queira PAZ vai ser apelidada de Fascista pelos verdadeiros fascistas.

    Aos recadeiros como o sr. Gabriel pergunto: Importa-se de explicar de que outro modo que não Á LEI DA FORÇA alguma vez se restabeecer a Ordem num país como o Brasil? Que está a pouquíssimos anos de ser impossível alguém viver lá que não seja para propagar a miséria?

    O Sr. Jair ganhou porque até os Brasileiros sabem que a escumalha faz o exacto oposto daquilo que diz. Nunca houve prosperidade (mas sim o seu contrário) num país governado pelos “chosen ones”. Nem haverá. Sabem que existe força descontrolada e patrocinada de quem não quer o Bem comum e toda a pressão e mais alguma em quem quer sair à rua descansado.

    Gostar

    • André Silva permalink
      30 Outubro, 2018 15:25

      “Importa-se de explicar de que outro modo que não Á LEI DA FORÇA alguma vez se restabelecer a Ordem num país como o Brasil?”

      A resposta à sua pergunta é de facto muito fácil e eu substituo-me já aqui ao Gabriel, o Pensador: NÃO HÁ OUTRO MODO, NENHUM.
      Ponto final, parágrafo.

      Gostar

  10. 30 Outubro, 2018 15:14

    Já os lulistas comunistas apoiantes da ditadura venezuelana ( que prende e mata opositor politico e que destrói um pais numa década), não se ficam pela ameaça, agarram em facas e furam mesmo .O Bolsonaro que o diga.

    Gostar

  11. SRG permalink
    30 Outubro, 2018 17:32

    O senhor Gabriel Silva, acha mesmo que os brasileiros que votaram Bolsonaro são estúpidos ? Olhe que na minha modesta opinião, até estão a ser bem inteligentes. Existisse um PSL em Portugal, tenho a convicção que em próximas eleições,esta cambada que nos (des)governa seriam todos corridos a pontapé. Agora pergunto: democracia é só quando a esquerda ganha as eleições ?

    Gostar

  12. 30 Outubro, 2018 22:30

    Sr. Gabriel Silva, não devia comentar sobre o que não conhece em profundidade. Ler as press release do pt e similares não faz de ninguém um conhecedor da realidade brasileira. Só quem passa os seus dias por aqui e vivencia na pele o estado de degradação, em todos os quadrantes, que os governos do pt deixaram este país tem condições de dar uns palpites. Aqueles que votaram no Bolsonaro não ficaram a conhecê-lo por estes dias e muito menos por ouvir falar. Sabem de suas limitações mas entendem que nos dias atuais é o único com alguma chance de fazer mudanças reais e necessárias, pois foi o único, nas últimas décadas, que enfrentou abertamente a nomenclatura instaurada pelo pt. De forma ruidosa e sem meias palavras (e poderia ser de outro modo? só quem não conhece o modus operandi daquela quadrilha pode achar o contrário) não se acovardou diante do enorme poder da quadrilha. Acha que o atentado que quase o matou foi um caso isolado?Não se iluda é com gente capaz disso e muito mais que o brasileiro tem convivido nos últimos 14 anos. Não, os brasileiros não são estúpidos, Estão é cansados e não aguentam ver a sua terra a passos largos rumo à venezuela.
    Respeito.

    Gostar

    • Perigoso Neoliberal permalink
      31 Outubro, 2018 04:00

      JR, subscrevo na íntegra.
      E mais, como já vi escrito por aí, este tema serviu para fazer cair a máscara de muita pseudo-direita (#direita Haddad é muito boa classificação) e, acrescento eu, fazer cair também a aura de intelectualidade de muita opinião publicada. Com raríssimas exceções, a superficialidade e a ignorância bateram recordes. Foi preciso vir para fora do país para perceber que gente a cuja opinião eu dava bastante crédito (vários neste blog também), não tem o mínimo pudor em escrever enormidades sobre assuntos que desconhece e sobre os quais engoliu a papinha feita pelos “mainstream media”. Sem dúvida, educativo.

      Gostar

  13. 31 Outubro, 2018 10:19

    a velha cartilha dos progressistas e dos que não sendo progressistas alinham na onda do politicamente correcto :

    Jair Messias Bolsonaro é um chapado idiota e um tipo sem preparação alguma para a função.
    JBush é um chapado idiota e um tipo sem preparação alguma para a função.
    Trump é um chapado idiota e um tipo sem preparação alguma para a função.
    Berlusconi é um chapado idiota e um tipo sem preparação alguma para a função.
    Heider ( Austria) é um chapado idiota e um tipo sem preparação alguma para a função.
    Aznar é um chapado idiota e um tipo sem preparação alguma para a função.
    Merkle é um chapado idiota e um tipo sem preparação alguma para a função ( no tempo da troika).
    Salvini é um chapado idiota e um tipo sem preparação alguma para a função.
    Urban (Hungria) é um chapado idiota e um tipo sem preparação alguma para a função.
    etc, etc….os idiotas fascistas nunca mais acabam……

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: