Saltar para o conteúdo

Portugal ganhou o Euromilhões?

15 Janeiro, 2019

E não é que, do nada, o país da “Geringonça Esquizofrénica” que ainda há dias definhava a todo o vapor, ressuscita entre os “mortos económicos” e desata a prometer  comprar e investir em tudo e mais alguma coisa como se tivesse ganho o jackpot no Euromilhões? É verdade! Quem diria que tão almejada sorte nos iria bater à porta em 2019. Fantástico! Com tantos milhões disponíveis a ver se com o entusiasmo o governo não nos compre a nós também! Bem… pensando melhor, ele já nos está a comprar desde que entrou, às prestações. Adiante.

O Estado agora milagrosamente  “milionário” em 5 dias anunciou obras e aquisições que vão “resolver” todos os problemas com os quais nos enfrentamos neste momento para daqui a… 10 anos! Sim, 10 anos! Acha muito? Ora essa, uma década passa depressa, não seja pessimista que isso é coisa da direita realista e consciente dos embustes!

Assim, vamos ter mais 22 comboios apesar de neste momento fazerem falta já 35 urgentemente e daqui a 10-15 anos 400 para substituição da frota toda obsoleta que já se encontra em final de vida útil. Entretanto e enquanto esperamos, vamos continuar com as fórmulas de gestão alternativas que é a supressão de comboios substituindo-os por autocarros,  aluguer de comboios a Espanha ou simplesmente ficar apeados por não haver serviço de todo.  Portanto, 22 comboios daqui a 10 anos vão resolver  uma frota  totalmente envelhecida, comboios quase todos avariados, sem dinheiro para peças e oficinas sem pessoal suficiente para tamanha carga de trabalhos. Boa!

Foram anunciados também mais barcos: “Estamos a projectar a entrega do primeiro navio no final de 2020 ou no início de 2021, em princípio no final de 2020. Em 2021 a entrega de três navios e, depois, os seis seguintes serão ao ritmo de dois a cada ano. Significa que, em 2024, teremos os dez navios entregues”, disse à Lusa o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes.”(fonte Observador).  Portanto, será um investimento a conta gotas pequeninas para não estragar o excell do Centeno. Com sorte muito depois das eleições. Até lá aguente-se com a falta de barcos para ir para o trabalho e habitue-se aos atrasos e caos. Se o seu patrão o despedir tem sempre “maravilhosos” apoios socais à sua espera. Não desanime.

Também vem aí mais um aeroporto no Montijo porque, claro está, não interessa para já só  aumentar o de Lisboa porque fica muito mais barato e assim não vem tanto dinheiro da UE para desviar sorrateiramente para outras rubricas do balanço do Estado que disfarçadamente paga “outras despesas correntes” com os fundos, como o denunciou e muito bem João Miguel Tavares afirmando: “o Governo aproveita o maná europeu para pagar os apoios sociais e desorçamentar despesa” (leia aqui o artigo todo no Público). Por outro lado, ao assinar um acordo para a construção do aeroporto no Montijo sem o estudo de impacto ambiental está a pressionar para garantir um facto consumado e influenciar a decisão do estudo. Porquê? Ora porque o governo está “cheio de dinheiro ” para distribuir pelos amigos do costume.

Pelo caminho o “sem palavra honrada” dá garantia de 150 milhões aos lesados do BES. Mais uma vez. É só garantias de coisa nenhuma desde que o BES faliu. Que ternura.  Ah! sem esquecer as propinas à borla para todos que isto de ter curso superior é um bem de “primeira necessidade” que não pode ser apoiado por bolsas, nem pode ser pago, como o meu,  com o estatuto de trabalhador estudante. Trabalhar e estudar faz calos.

Portanto, em apenas cinco dias, tivemos  cerca de 24 mil milhões de euros anunciados em investimentos com… ar.  Porque Portugal não ganhou o Euromilhões, nem em 3 anos criou riqueza para tal. Por isso,  esta treta toda da semana passada não passa de populismo eleitoralista para enganar, porque  a taxa de execução dos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020,  no final de 2017, foi de  28,5% como  concluiu uma auditoria do Tribunal de Contas, mas já fazem promessas à conta do Portugal 2023. Francamente.

Na verdade o que temos e não vale a pena fingir que não vemos,   é um país pré-falido que tem todos os serviços do Estado a caminho da implosão por via da asfixia financeira grave imposta por Centeno. Por isso, só o SNS  viu a sua dívida aumentar nesta legislatura em 52,6%. Imagine em que estado estarão todos os restantes serviços. Bom… é melhor não imaginar.

Para piorar ainda mais o cenário, com esta governação, o nosso PIB per capita baixou para 77% da media da zona euro o que nos coloca em 15º lugar em 19 posições. Significa isto  que descemos 3 posições desde que estes assaltantes do poder se instalaram ao leme do país.  A reversão das  35h provocaram ruptura de serviços e aumento de despesa pública. Se juntarmos a reposição compulsiva  de regalias à função pública, temos aqui o sugadouro da pouca riqueza conseguida que, por não ser suficiente, foi depois compensada com o aumento obsceno dos impostos. Nunca o custo de vida foi tão alto com os bens essenciais a subirem acima da inflação. Ainda em 2018, somamos o valor mais alto da dívida pública – 251,1 mil milhões – que não pára de subir. Com novas  medidas fiscais sempre na berra, o investimento caiu. E como se não bastasse, um abrandamento do mercado externo  com a diminuição das exportações e aumento significativo das importações, levou a nossa balança comercial a registar um aumento do défice em 1.157 milhões.

Entretanto, o OE2019 deixa 850 milhões para Fundo de Resolução pôr no Novo Banco.

Se Portugal não ganhou  o Euromilhões, vamos pagar muito caro esta “festa”  toda.

 

 

 

 

Anúncios
29 comentários leave one →
  1. Bal permalink
    15 Janeiro, 2019 17:02

    Como dizia a minha avó, prometer nunca fez ninguém pobre.

    Gostar

  2. 15 Janeiro, 2019 17:03

    Tudo isso que foi prometido nada tem a ver com as próximas eleições europeias, legislativas, na Madeira e nas Berlengas. Deve-se tão-só à sorte por termos o Ronaldo das finanças, recentemente considerado o melhor ministro da UE e ao tolo e pançudo adoptado pelo progenitor MCThomaz.
    “Estamos no bom caminho”.

    Liked by 1 person

  3. André Miguel permalink
    15 Janeiro, 2019 17:12

    Em 1974 éramos ricos, já em 1977… Em 1981 voltámos a ser ricos, mas em 1983… em 2009 já éramos ricos outra vez, já em 2011… Ora pelo que a História nos conta lá para 2020/21 teremos outra vez o FMI a aterrar na Portela. Ou já será no Montijo?

    Liked by 4 people

  4. Daniel Ferreira permalink
    15 Janeiro, 2019 17:28

    Boa tarde Dª Cristina,

    Se o PATRIOTA povo português nem agora se revolta contra 30 anos de ROUBO ÀS CLARAS, quanto mais daqui a 10 anos, quando toda a nossa juventude já foi feita a odiar o país e História nas nossas escolas totalmente subvertidas por esses doentes mentais? E se em 50 anos a população dos países sub-sub-desenvolvidos que vão chegar aí EM MASSA multiplicaram por 10 (!!!!!!!!!!!!!!), quantos acha que vão haver em PT daqui a 10 anos?

    Pergunta:
    É você que vai ter a coragem de colocar aqui uma imagem do cartaz oficial da UN para o “Pacto Migratório”? E uma breve passagem do sr. Coudenhove-Kalergi como rodapé? Ou também vai entrar na onda do “não querer que as nossas crianças (principalmente elAs) sejam escravas sexuais para toda a vida” é considerado Racismo e não irá ser dito aqui?

    Gostar

    • Expatriado permalink
      15 Janeiro, 2019 18:14

      Caro Daniel Ferreira. Serão poucos que pegarão nesse assunto do tal “Pacto”, mesmo aqui nos comentários do e no Blasfémias. Viu algum debate ou análise do assunto nas TVs? Nada de nadica. Viu algum dos partidos políticos pegar nessa matéria? Nenhum!! Qual a percentagem da população Portuguesa que tem algum, até digo vago, conhecimento do assunto? Enquanto forem tendo 10 euritos de aumento nas pensões…
      A invasão já começou e está a ganhar velocidade. Só não vê quem não quer ou, principalmente, tem medo de rótulos.

      Liked by 4 people

      • Daniel Ferreira permalink
        16 Janeiro, 2019 11:21

        A Propaganda de SILÊNCIO é a maior arma que a escumalha tem. Ao Povo está a ser intencional e deliberadamente omitido algo sem qualquer paralelo na História e, como tudo o que a escumalha faz, quando se souber… já é tarde. Neste caso, PARA TODO O SEMPRE

        Liked by 2 people

  5. JgMenos permalink
    15 Janeiro, 2019 17:45

    A obscenidade intelectual é uma das mais acarinhada conquistas de Abril .

    Gostar

    • licas permalink
      15 Janeiro, 2019 20:09

      Bem…
      O embrutecimento generaltzado será, porventura, a característica mais marcante.do Salazarismo. Pudera, “quém tem cu, tem medo”: a PIDE nunca dormiu em serviço.

      Gostar

      • JgMenos permalink
        15 Janeiro, 2019 20:16

        Tem toda a razão.
        De tão brutos que ficaram não souberam identificar o esterco que a esquerdalhada lhes trazia, e ainda hoje demasiados têm dúvidas.

        Liked by 2 people

  6. Expatriado permalink
    15 Janeiro, 2019 17:49

    Jovem Cristina. Olhando á nossa volta vemos o quê? Gente que não parece nada preocupada mas entretida com as novelas e os programas diários de futebol em todas as TVs. Quando se lhes diz que os “aumentos de pensões” em 10 euros são logo comidos pelos aumentos de taxas e combustíveis dizem: “é melhor que nada”… É o povoléu que temos.
    Como mudar essa mentalidade? Como despertar essa gente para a realidade? Só vejo uma unica hipótese: deixar que os que nos levam para o buraco do abismo sejam os mesmos que trabalhem para nos tirar de lá. Sei que terão de implementar políticas muito duras de austeridade e só dessa maneira o povoléu aprenderá que o socialismo (todos) não presta. Só passando por algo semelhante á Venezuela actual servirá de vacina. Vai doer? Vai!! Mas tem de ser.

    Liked by 4 people

  7. Velho do Restelo permalink
    15 Janeiro, 2019 18:47

    Cristina, da lista de investimentos que referiu, há pelo menos um que foi “garantido” não representar qualquer encargo para o OE : o aeroporto do Montijo é suportado pela ANA segundo informação do mentiroso de serviço PM (que em compensação já tem lugar garantido em Bruxelas). Não deixa de ser curiosa essa técnica de prometer obra para um período de tempo que ninguém sabe quem vai governar! Será uma nova técnica de marketing inspirada nas “fidelizações” das operadoras de telecomunicações ? Ou seja, se queres comboios, barcos e hospitais tens que votar PS. Mas atenção às notas de rodapé em letra pequena … porque mesmo votando PS, o mais certo é não ter !

    Liked by 3 people

  8. Carlos Guerreiro permalink
    15 Janeiro, 2019 19:27

    O PIB per capital (ainda) não baixou cerca de 77%, mas sim baixou para 77% da média da UE (ou zona Euro?). Mas com esta trupe no governo há sempre esperança…

    Liked by 3 people

    • Cristina Miranda permalink
      15 Janeiro, 2019 21:50

      Tem razão. Já verifiquei e corrigi. Obrigada.

      Gostar

  9. 15 Janeiro, 2019 19:51

    Apoiado e obrigado Cristina por ser quem é !!!

    Liked by 2 people

  10. licas permalink
    15 Janeiro, 2019 20:28

    Jgmenos JgMenos PERMALINK
    15 Janeiro, 2019 17:45
    Esse embrutecimento de que falo foi induzido pelas “otoridades” de então, desde a meninice – logo pela MP nas escolas primárias.
    Continue
    Há quém perfira a merda dos “chefes carismáticos” que lhes calham na “rifa”

    Gostar

  11. weltenbummler permalink
    15 Janeiro, 2019 21:23

    estão garantidas:
    ignorância
    estupidez
    má.fé

    Gostar

  12. José Ramos permalink
    15 Janeiro, 2019 23:03

    A propaganda do Costa, com o colaboracionismo abjecto da media a que temos direito, faz excêntricos todos os dias. Vai ser uma dolorosa conta, pá!

    Liked by 1 person

  13. Pedro permalink
    16 Janeiro, 2019 06:56

    Mas onde estava a Miranda quando a direitista Cristas andou a prometer VINTE estações de metro para Lisboa ?

    Gostar

  14. Maria da Luz permalink
    16 Janeiro, 2019 09:46

    Já sabemos a lenga lenga dos políticos sejam eles de esquerda e direita(esta conotação é uma moda)!!
    Mas entre Coelhos, Costas e Rios que vêm na Cristas da onda e do Santana à Lapa bem como os Montenegros que assolou no Monte da discórdia com a ajuda de Albuquerques que não tem habilitações para navegar e levar a bom porto um num ataque falhado acabando num Marcelo que entre encontros quer provocar uma Primavera Marcelista no PSD!
    Toda a gente sabe que estamos numa era artificial não temos os cofres cheios, ah isto lembrou-me alguém…por falar em euromilhões esqueceu-se das raspadinhas estas é que estão para raspar…
    As promessas são como tubos de ensaio, lâminas e lamelas… que se por um infeliz acaso se deixam cair partem-se de frágeis que são, exceptuam-se aqui as feitas pelos políticos que são de aço escovado e galvanizado 416. …
    Uma coisa eu sei…a democracia tem de estar ao serviço da nação, no seu todo, e não a grupos de lobbies…e os partidos puxam sempre todos a brasa à sua sardinha!
    mas eu não quero voltar ao tempo de Coelhos e seus muchachos que privatizaram e venderam, o país a saldo com um desconto adicional!

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      16 Janeiro, 2019 18:59

      Negativo. Não foi o Coelho e seus muchachos que privatizaram e venderam tudo. Foi Sócrates e seus companheiros. Ainda a governar incluiu essas vendas no PEC. Depois com a chegada da Troika, Sócrates (novamente) negociou e assinou o Memorando de Entendimento com UE com essas medidas e outras (se quiser ponho o documento aqui para ler). O executivo que se seguiu TEVE DE CUMPRIR escrupulosamente essas medidas para não pôr em causa o pagamento das tranches enviadas por Bruxelas. Porquê? Porque Sócrates e seus companheiros faliram Portugal.

      Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      16 Janeiro, 2019 19:00

      Aqui o anúncio no governo de Sócrates sobre as privatizações:.
      https://expresso.sapo.pt/economia/governo-quer-vender-tap-ctt-edp-galp-e-ren=f569759

      Gostar

      • Pedro permalink
        17 Janeiro, 2019 15:22

        Tem graça.

        Como se todos não soubéssemos que o PSD fez tudo para troika vir, contra a vontade do Sócrates.

        E na altura do acordo da Troika não foi só o governo que assinou, mas os três principais partidos da direita, PS-PSD-CDS.

        E na altura o PSD andava a gabar-se de ter sido o negociador mais influente.

        Ainda ajuntou que o programa da troika era optimo e que o governo PSD-CDS ainda ia mais longe do que o exigido etc etc.

        Mas agora não têm nada a ver com aquilo.

        Ah, que só o outro é que assinou e tal…

        Como as coisas mudam.

        Olhe, eu não estou interessado em nenhum carro usado que tenham para vender, tá ?

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        18 Janeiro, 2019 10:11

        Pedro, boa retórica de desculpabilização. Estou comovida. Afinal Sócrates até governou bem. Aquela bancarrota que ele provocou ao país foi uma coisa nobre, louvável, digna de um bom gestor. Os outros que o TRAVARAM é que são maus. Que quiseram por um ponto final naquele regabofe, é que são os culpados. Olhe, vá tomar café.

        Gostar

  15. A.Silva permalink
    16 Janeiro, 2019 11:13

    É sempre interessante ouvir uma grunha fascista a bolsar (de bolsonaro) opiniões

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      16 Janeiro, 2019 18:50

      Desculpe, essa pessoa que apelidou de “grunha fascista” sou eu?

      Gostar

  16. António Queirós permalink
    16 Janeiro, 2019 12:01

    44 anos depois da luz, estamos cada vez a ver melhor.

    Liked by 1 person

  17. Rafael permalink
    16 Janeiro, 2019 12:55

    Falta o mais urgente… A Educação deste país… Dão rebuçados, mas educação nepia.

    Liked by 1 person

  18. Leunam permalink
    16 Janeiro, 2019 22:03

    Felizmente que um dos grandes destruidores do património nacional vai passar umas férias num apartamento do Condomínio fechado de Évora.

    Consta que vai ficar por lá algum tempo para poder comparar a qualidade das instalações com Vale de Lobo.

    O complexo da capital do Alto Alentejo deve ser de altíssima a qualidade pois está presentemente sobrelotado, de comensais, segundo notícias recentes.

    Fico com curiosidade em saber se também lhe foi reservado o apartamento 44.

    Liked by 1 person

Trackbacks

  1. Portugal ganhou o Euromilhões? – PortugalGate

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: