que ganhe e por muitos
Rui Rio vai vencer o Conselho Nacional de hoje? Certamente que sim, não só porque foi sempre assim em anteriores situações equivalentes (líderes contestados ainda com algum poder e lugares para distribuir), mas, sobretudo, porque, por enquanto, ninguém quer verdadeiramente o lugar dele, e ele terá de ir a votos com o PSD que projectou, à sua inteira vontade. De resto, uma vez passada esta reunião é bom que o deixem em paz, para que faça o que muito bem entender e se estatele sozinho, sem as desculpas que já estão a ser ensaiadas para culpabilizar os críticos por uma derrota eleitoral. É bom não esquecer, porém, que, antes do desafio de Montenegro, num espaço breve de um ano, já o actual líder do PSD se encostara ao PS, enjeitara qualquer entendimento com o CDS e a direita, que desconsidera ostensivamente, mandara farpas a Pedro Passos Coelho e ao governo que este liderou (o que, em abono da verdade, já o tinha feito muito antes de ganhar as eleições no PSD), admitia aliar-se ao Bloco para tributar, mais ainda, os imóveis, causara a demissão de Santana e a fundação da Aliança, sugeria a demissão dos seus críticos, como se estivesse acima de qualquer censura política, e, é bom frisá-lo, apresentava intenções de voto miseráveis em todas as sondagens publicadas. Por conseguinte, espera-se que ganhe hoje a moção de confiança e por muitos votos. Para que não se escude atrás de outros para justificar responsabilidades que são inteiramente suas.

O segredo está na mobilização de quem não vota… segundo a última sondagem que vi o Aliança cresceu à custa da redução das intenções de voto no PSD. A Direita para voltar ao poder terá de mobilizar quem não vota. E em Portugal normalmente quem não vota são os jovens. Enquanto a Direita não perceber isto, o PS continuará com o tapete estendido para governar, seja com o BE, seja com o PSD ou até o CDS.
GostarGostar
Também isso.
E a Cultura, “coisa” que o RRio menospreza — tal como a maioria dos líderes do PSD. Não conseguem discernir a importância que tem não só para o país mas também
eleitoralmente. O P”S”, esperto, capitaliza imenso com o atavismo, indiferença do PSD e… do PP.
GostarGostar
O PSD tem de assumir «causas». Ponto. Há boas causas de Direita que cativam os jovens. A protecção do património histórico. A defesa do valores do mundo rural, a arquitectura popular, por exemplo. A defesa do Ambiente, e nisto há tantos pontos fracos na Esquerda, há tanto material para derrotar…
A grande questão aqui é que o PSD é visto e com alguma razão como um partido de negociatas que defende alguns lobbies, tal como o PS, mas sem a «sensibilidade social» que o PS diz ter… falta ao PSD ideologia, identidade… valores que estejam acima do deus Mamon, do dinheiro, das negociatas, entendem?
GostarGostar
Luís,
de acordo.
Quanto aos valores do mundo rural, certa maltosa do BE está a “admirá-lo”, começando a visitá-lo, adoptá-lo e sobretudo movidos pelo veganismo, a instalarem-se nele como “refugiados”…
Tanto, tanto que o PSD tem menosprezado…
GostarGostar
Amén
GostarGostar
Post certeiro, Rui A.
Só faltou durante e após o reencontro com abraço melado, lacrimejoso, demorado, do LFMenezes ao RRio (ou vice-versa, tanto faz) a distribuição de lenços de papel para quem assistiu àquela cena encenada ao pormenor. Eu, se fosse dono duma empresa de lenços desses, num golpe publicitário partiria imediatamente para o hotel com 250 caixas porque certamente depois de encerrada a votação haverá mais comoções, incluindo novo abraço entre o “anti-sulista” e o dos popós da Boavista.
O RRio vai continuar. Como eleitor do PSD dou-lhe 1 semana para começar a fazer oposição ao P”S”, ao AC-DC e à geringonça. Caso contrário…
Ouvi de alguns apoiantes do RR esta: estamos a tempo de iniciar oposição forte ao PM…
GostarLiked by 1 person
Foi um bom Presidente de Câmara, mas até agora desiludiu-me um pouco como líder do PSD.
GostarGostar
“Bom presidente de Câmara” que deixou –não esqueço– uma dívida de 250 milhões de euros.
Como presidente do PSD, um flop ! Um aventureiro que aterrou na Lapa.
GostarGostar
Ao seguir o Conselho desta rapaziada conclui que o resultado justo seria que todos perdessem.
A seguir o mar de pérolas destes ilustres tribunos aqui: https://observador.pt/2019/01/17/psd-decide-continuidade-de-rui-rio-como-lider-siga-aqui-em-direto/
GostarGostar
O PSD tem de perceber que hoje, mais do que nunca, tem de se agradar aos eleitores e não às pequenas corporações e aos pequenos poderes e instituições. O eleitorado do PSD é composto por pequenos e médios proprietários, donos de PMEs, médicos, farmacêuticos, algum funcionalismo público. Ora este eleitorado sentiu um aumento dos impostos, do controlo estatal, das burocracias quando Passos esteve no poder. O PSD tem de primeiro saber quem são seus eleitores, pois parece que já não sabe, e depois tem de prometer e acima de tudo aplicar leis favoráveis às massas de eleitores que lhe deram os votos, mesmo que isso implique o corte de relações com certos lobbies. O BE de Esquerda, por exemplo, sabe quem são os seus (tribos urbanas feministas, LGBT e afins) e de facto tentar aprovar leis que os favoreça. O Adolfo Mesquita Nunes, quando aprovou a lei do alojamento local, não quis saber das pressões dos hoteleiros e isto foi algo quase inédito em Portugal, preferiu-se o interesse do cidadão comum ao interesse do lobby próximo do poder que queria uma regulamentação favorável. O que fez o Adolfo Mesquita Nunes permitiu que o CDS conquistasse muitos votos entre as novas gerações de empresários do turismo. Mas o PSD continua a ser visto como um partido que na hora h acaba por se deixar «capturar» em prejuízo dos interesses dos seus eleitores e do cidadão comum.
GostarGostar
EXCLUSIVO PARA O BLASFEMIAS:
Às 23h15, a tendência no CNacional era, e tudo indica para um resultado final, RRio 81% – LMontenegro 19%
(Quem é amigo,quem é ?)
GostarLiked by 1 person
Resumindo, condena Ŕio ao trágico destino da Sra. May…dirigir o Titanic até ao fim.
GostarLiked by 1 person
É consabida a teimosia do RRio. No caso, como líder do PSD (e que deveria ser também da oposição ao AC-DC), não vai alterar substancialmente o seu modo de actuar até às eleições. Assim sendo, os votantes na sua continuidade e ele próprio, sabem que não vão ganhar as europeias, na Madeira já tendencialmente perdidas e as legislativas, um rombo proporcionado pelo RRio-o-da-culpa-é-dos-outros. Estão a errar. A errar mais uma vez — quem comete o mesmo erro duas vezes é…burro interesseiro.
GostarGostar
Na madrugada de 7 de Outubro próximo, havemos de ver o Dr. ACosta, o Sr.Carlos César e restante prole, escrever um post com o mesmo título..
GostarGostar
Que imensa decepção este RR. O homem e’ mais teimoso que um burro…
Meu novo e-mail: Ramiro.carrola@sapo.pt
GostarGostar