Saltar para o conteúdo

O figurão

15 Maio, 2019

Pedro Correia: «Quando fez um acordo leonino com o Estado para exposição pública dos quadros que acumulara, não faltaram basbaques em fila a elogiar-lhe o “gosto artístico”. Quando se vangloriava de vinhateiro, logo surgia gente de cálice em riste a brindar com moscatel, entre mil hossanas em letra impressa ao putativo “mérito empresarial” do cavalheiro.

Tantos anos depois, ei-lo enfim sujeito às indignações da turba. Chegam tarde. E, em certos casos, tresandam a hipocrisia.»

7 comentários leave one →
  1. Artista português permalink
    15 Maio, 2019 17:55

    O comendador Berardo é uma figura inventada pelo Estado Português. Na Africa do Sul foi condecorado, apenas por ter enriquecido. Não se lhe conhece obra alguma. Já com a condecoração no peito, dali teve que fugir por tal enriquecimento ter sido feito à custa de aldrabices em prejuízo de muitas outras pessoas. Cá no burgo foi ponta de lança para jogos de poder – politico! – com acesso fácil a financiamentos que o Zé agora vai ter que pagar. O Estado Português não tem que se indignar pois tem sido cúmplice em todas estas vigarices.

    Liked by 2 people

  2. MJRB permalink
    15 Maio, 2019 20:27

    “Gosto artístico” do Dr. Berardo ? Quem iniciou a colecção e continuou a escolher pinturas, esculturas, etc. foi o Francisco Capelo… até ao momento em que se separaram também nos negócios.
    A foto com aqueles comparsas ilustra bem o regime deentão ao qual não pode fugir o de hoje com o AC-DC ao leme…

    Liked by 1 person

  3. Indignado permalink
    15 Maio, 2019 20:28

    Fora de contexto, mas será que o tratamento dado a Santana Lopes hoje, ferido ligeiro, seria dado ao sr. José Lopes, cidadão anónimo da Lousã por exemplo?
    A 8 km de Leiria, vai de Helicóptero para Coimbra?

    Gostar

  4. Ana Vasconcelos permalink
    16 Maio, 2019 11:37

    Mas se temos um governo de esquerda, com certeza contra o grande capital, porque é que em vez de tirar as comendas ao Berardo não se nacionaliza a coleção?

    Liked by 1 person

  5. Arlindo da Costa permalink
    17 Maio, 2019 22:13

    E o Cavavo e a Cavaca onde ficam nesses retratos? E o Durão Barroso? E o Santana Lopes? E onde ficam nos retratos a fina flor do entulho da direita portuguesa que se passeava com o Berardo’ E onde estão os jornalistas vendidos e pagos à peça????

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: