Saltar para o conteúdo

ninguém sabe

22 Julho, 2019
by

mw-860

Quando Rui Rio ganhou as eleições no PSD, fez questão de deixar claras as seguintes coisas: a) que, consigo, o PSD nunca seria um partido de direita liberal; b) que o seu parceiro natural, para as “grandes reformas”, não era o CDS, mas o PS; c) que o partido tinha andado por maus caminhos, com Pedro Passos Coelho, e ele iria agora repô-lo nos carris certos.

Esta mensagem foi aplaudida entusiasticamente por figuras do PSD, a quem esse partido nada deve a não ser derrotas, encabeçadas pela entusiasmante Manuela Ferreira Leite, que chegou a dizer que preferia um PSD “piqueno” a um PSD de direita. Muitos viam nela uma estratégia genial do líder, a quem vaticinavam um regresso rápido ao governo, de mão dada com António Costa. Mas essa mensagem contém um erro fatal: é que, desconsiderando a velha questão de saber se o PSD é, ou não, ideologicamente um partido de direita ou se é um partido de centro-esquerda e social-democrata, boa parte do seu eleitorado foi-o sempre.

Ora, esse eleitorado ficou profundamente desagradado com as danças nupciais que Rui Rio ia fazendo ao primeiro-ministro António Costa. Porque, como alguém dizia há uns dias, “para social-democrata já temos o PS; o PSD tem de ser um partido liberal”.

Como, de resto, sempre o foi, desde a sua fundação, a cargo dos mais destacados deputados da “Ala Liberal” marcelista, e como sempre o perspectivaram os eleitores: o PSD foi o partido que abriu o governo à direita, no pós-25 de Abril, com a AD e Francisco Sá Carneiro, e os eleitores votaram nesse projecto alternativo ao socialismo; o PSD foi o partido que pôs fim ao Bloco Central com o PS, com Cavaco Silva, e os eleitores deram duas maiorias absolutas a esse projecto alternativo ao socialismo; e foi o PSD de Durão Barroso e de Pedro Passos Coelho que ganhou eleições contra o PS, contra o pântano de Guterres e a bancarrota de Sócrates, porque os eleitores votaram em projectos alternativos ao socialismo.

Qualquer cego vê isto, menos o Dr. Rui Rio. Sucede que o Dr. Rui Rio não está à porta dos Congregados a pedir esmola, mas à porta de cada português a pedir-lhe o voto. Se estes não lho derem e entregarem o poder ao PS e à esquerda radical, o Dr. Rio só se poderá queixar de si mesmo e da sua inépcia política. Porque, no fim de contas, ninguém consegue hoje responder à pergunta essencial: que projecto alternativo ao do PS nos oferece o PSD de Rui Rio?

Anúncios
31 comentários leave one →
  1. LTR permalink
    22 Julho, 2019 14:06


    Venha ele para reformar a constituição, a justiça e pôr a PGR e os tribunais na linha, que é disso que nós precisamos. Mas não fale alemão, caso contrário lixa-se logo. Já vi este filme em 1995. Estávamos cansados do que havia e portanto mandámos vir outros. Faz lembrar aquela frase do Churchill sobre o regime. Do ataque de ontem à justiça, nada. Limpinho.

    Gostar

    • MJRB permalink
      22 Julho, 2019 15:12

      O RRio opinou convicta e publicamente contra a substituição da Joana Marques Vidal ? Referiu os nomes, questionou o AC-DC e o MCThomaz ?
      Não embarcou na estória do arranjinho para a entrada ainda mais partidária na nova composição daquele órgão da justiça ? Estará mal aconselhado internamente na área da justiça ?

      Gostar

  2. 22 Julho, 2019 14:07

    Bolas! Não é evidente que há diferenças entre PS e PSD?

    É o D.

    De dúbio.

    Liked by 2 people

    • The Mole permalink
      22 Julho, 2019 16:06

      Aaaah, então é isso… sempre pensei que era de Duplicado.

      Gostar

  3. Expatriado permalink
    22 Julho, 2019 14:38

    Há que agradecer a Rui Rio o facto de estar a fazer tudo para que as “esquerdas unidas” continuem ao leme da embarcação já a meter água. Vai ser linda a festa, pah!!

    Gostar

    • Venderam Portugal permalink
      22 Julho, 2019 17:31

      O Rio foi para o Bilderberg ao mesmo tempo que o Costa.
      O Portas foi para o Bilderberg ao mesmo tempo que o Seguro e, mal chegou, tentou deitar o seu próprio governo abaixo, com a sua demissão irrevogável.
      O Rio terá a sua recompensa, até lá faz o que lhe mandaram, garantir que o Costa lá continua a desmantelar Portugal e a vender-nos aos bocadinhos, e arranjar um grupo parlamentar tão mau que, mesmo depois de substituído, no rescaldo do desastre de Outubro que provocará, o Costa e os outros comunas continuarão (ainda mais) à-vontade a roubar Portugal. Depois veremos qual será a recompensa do traidor (a do Constâncio foi o BCE, as do Guterres foram na ONU, …).
      Caso não fosse isto propositado, teríamos de presumir, ao Rio, uma inteligência, comparável, mas inferior, à das amibas e ele mostrou o contrário disso na CM do Porto. Mas mudam-se os tempos, mudam-se as vontades… de quem se vende.
      Já o traidor Barroso foi recompensado, com o tacho na UE, para deixar o lugar ao descalabro do Sócrates. Já deu para comprarem, em tempo de crise, logo baratinho, uma parte significativa de Portugal e, depois da bancarrota do Centeno, compram o resto, com ele noutro alto cargo internacional e a mandar bocas como o Teixeira dos Santos continua a fazer.
      Entretanto, o Barroso já substituíu o cadáver do cocainómano Balsemão, como homem de mão do Bilderberg em Portugal.
      Tão estúpidos não, vendidos sim! Traidores!

      Liked by 1 person

      • MJRB permalink
        22 Julho, 2019 21:00

        “Filme” noir mas possível, esse. Já nada me espanta em Portugal, quase tudo é possível.
        Confiança em políticos ? Só com rédea curta e acompanhamento permanente para em caso de prevaricação, no mínimo encurtar-lhes a trela.

        Gostar

  4. MJRB permalink
    22 Julho, 2019 14:57

    Post certeiro, Rui A.

    O RRio tem de convencer-se disto: nunca foi um messias minimamente galvanizador, o eleitorado não-militante do PSD predisposto a votar no partido praticamente esqueceu-o pelas repetidas ausências e inocuidades; muita gente vai votar no PSD não por ter “fé” nele, mas para evitar derrota maior do partido.
    Sem dúvida alguma é o principal culpado pela pesada derrota do PSD nas Legislativas. O PSD terá de escolher um líder, coisa que o RRio não foi.

    Liked by 2 people

  5. 22 Julho, 2019 15:28

    Continuam a chorar baba e ranho por um projecto que nas últimas legislativas levou o PSD a perder + de 800.000 (oitocentos mil votos)
    Os portugueses que habitualmente votavam PSD não querem mais aquela tropa fandanga de passos coelho e seus apêndices.
    Esse projecto que condenou milhões a mais pobreza e mais ignorância está morto e bem morto.

    Gostar

    • MJRB permalink
      22 Julho, 2019 15:40

      Vc. deve ser mais um apparatchik que afirma sem se rir que o vencedor das últimas legislativas foi o P”S”.

      Liked by 3 people

      • 22 Julho, 2019 16:07

        Andas por aqui dia e noite e aparentemente ainda não sabes que as eleições legislativas não servem para eleger partidos ou governos mas sim deputados.
        Fazes o papel que te reservaram

        Gostar

      • MJRB permalink
        22 Julho, 2019 18:08

        adelino,

        ninguém, nenhum partido me “reserva”, pede qualquer função, “papel”, pá !

        Gostar

    • André Miguel permalink
      22 Julho, 2019 19:50

      Milhões a mais pobreza com a balança comercial com excedente, as exportações a crescerem e uma carga fiscal menor? Há mesmo gente que come o que os jornais lhes metem no prato… este país não tem emenda.

      Gostar

    • Jornaleco permalink
      22 Julho, 2019 20:17

      @ adelinoferreira45, 22 Julho, 2019 15:28

      Olhe lá, seu grande camelo, quem é que o fodeu, seu asno e profundo perverso? Um gato? Você é mais burro que qualquer burro.

      Liked by 1 person

  6. Luís Lavoura permalink
    22 Julho, 2019 15:50

    O Rui A., em vez de passar o tempo a queixar-se do líder do PSD, deveria mas é abandonar o PSD. É que, quem está mal, muda-se.
    Se o Rui A. deseja um partido liberal, tem a Iniciativa Liberal. Escusa de estar a tentar fazer do PSD aquilo que ele nunca foi.

    Gostar

    • MJRB permalink
      22 Julho, 2019 16:02

      O P”S” seria abandonado repentinamente e por dezenas de milhar de militantes e simpatizantes, por vergonha não só por ter colocado Portugal em três bancarrotas mas também se…o Sócrates for condenado.

      O que é que “o PSD nunca foi” ?

      O ILiberal está na fase da excitada puberdade pelos 15 minutos de fama.

      Gostar

      • 22 Julho, 2019 16:15

        És o dono da matriz do psd ahahah tem juizo morcão.
        Estás bem acompanhado, neste pardieiro o que mais há são pessoas com 4 pernas, uma no psd, outra no aliança, outra no IL e outra no tal.

        Gostar

      • Luís Lavoura permalink
        22 Julho, 2019 16:33

        O PSD nunca foi um partido liberal. Foi um partido que tomou algumas medidas liberalizantes (que aliás eram iniludíveis), sim, mas nunca foi, de forma coerente, consistente e contínua, liberal. Pelo contrário, foi sempre bem estatista.

        É verdade que a IL está na infância (nem na puberdade eu a consideraria). Mas, o que é novo cresce (como em tempos dizia o Bloco, com razão como se viu). O PSD, pelo contrário, está a envelhecer muito rapidamente.

        Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        22 Julho, 2019 16:51

        «O que é que “o PSD nunca foi” ?»

        De direita, como está bom de ver.

        Gostar

    • ATAV permalink
      22 Julho, 2019 18:09

      Luis Lavoura

      O Rui a. queixa-se do PSD porque é no PSD que está a capacidade de angariação dos votos necessários para chegar ao poder. A iniciativa liberal não tem nada disto.

      O que se pretende aqui é chegar ao poder o quanto antes, não é conquistar os eleitores convencendo-os das virtudes da politica que ele defende.

      Ah! E lembro aos mais distraídos que o Sá Carneiro não era propriamente um liberal. Quantos liberais tentaram meter os partidos deles na Internacional Socialista?

      E tendo em conta como governou Cavaco Silva também não era liberal nenhum. Pessoalmente acho que o homem ganhou tantas eleições porque ainda há muito pessoal nesta terra que gosta do Salazar e ele é vagamente parecido com ele (professor de economia, começou como ministro das finanças, sisudo, distante, vem de fora da lisboa, etc)

      Gostar

      • Jornaleco permalink
        22 Julho, 2019 20:26

        @ATAV
        E para que serve tanta verbosidade e a mania de tentar dividir cabelos em 100 partes?

        O que é liberal? Quem é que tem o poder de definir, a autorização, a autoridade?

        Melhor era atacar a coisa de outro modo. Qual é o problema que deseja resolver?

        Liberalismo?
        Portugal tem que sair da UE, fechar as suas fronteiras, sair do EURO, e muito mais. Portugal teria. Mas com estas putas, com estas drogas, a maior parte da nossa juventude desnorteada, incompetente, só interessada em fornicar com o vizinho, amando a traição, a infidelidade, pouca a fazer, não é?

        Portugal é um país pequeno, e certas famílias têm o controlo de todo do país, das partes decisivas. E aqueles, que vieram no 25 de Abril são, felizmente, PARA TODOS verem, FORAM SEMPRE o que são HOJE. Afinal os porcos mostram a verdadeira cara.

        Quem arruinou o país foi a ala comunista, que não deseja pagar IMI e é o partido mais rico de Portugal.

        Gostar

    • André Miguel permalink
      22 Julho, 2019 19:53

      Aconselho o Luís Lavoura a ler o programa do PSD, principalmente as questões economicas, e depois comentar. Escusa de escrever disparates.

      Gostar

    • rui a. permalink*
      22 Julho, 2019 20:48

      Faria isso com muito gosto… se fosse do PSD. Como não sou – nem do PSD, nem de partido nenhum – tenho essa extrema dificuldade de os não poder abandonar. Vou ter de deixar de escrever sobre partidos políticos, está visto.

      Gostar

      • MJRB permalink
        22 Julho, 2019 21:05

        Em vez de partidos, escreva sobre “partida”; a louça partidária está partida !

        Liked by 1 person

  7. lucklucky permalink
    22 Julho, 2019 17:06

    Esta estranha ideia que o PSD vai querer ou pode ganhar eleições e ter um projecto diferente do Socialismo.

    Não percebem a violência latente da Esquerda hoje no sistema político protegida pelo jornalismo Marxista?

    Nunca se poderá governar fora do Socialismo. Ainda não perceberam?

    Se alguém tentar, terá visitas, será perseguido, levará com um “millkshake” na cara ou pior.
    Isto depois ou enquanto os jornais e “comentadores” lhes chamarem todos os nomes,

    Não percebem que se o incêndio de Pedogrão fosse com o PSD e ou CDS no governo, teríamos tido violência nas ruas? e os jornais colocariam fotos de cadáveres carbonizados para acirrar ?

    Gostar

    • JMS permalink
      22 Julho, 2019 18:33

      É verdade Luck. Mas como o “governo” é de esquerda e extrema esquerda não pode ser incomodado com questões de somenos ou ainda perdem as eleições.

      Resta-nos esperar que chova, não é Catarina (Martins)?

      Gostar

    • André Miguel permalink
      22 Julho, 2019 20:01

      Lucky, Portugal é um caso sui generis… apesar disso tudo que referiste lá fora há figuras mediáticas como Jordan Peterson, Dave Rubin, Ben Shapiro ou Katie Hopkins, enquanto Portugal é um deserto. Isto é um país socialista, de pensamento único e quem pensa diferente não consegue palco, é um marginal.

      Gostar

    • Jornaleco permalink
      22 Julho, 2019 20:10

      Correcto @lucklucky!!
      Assim é,
      em Portugal,
      em Espanha,
      na França,
      na Alemanha,
      no Canada.

      Mas na França há os coletes amarelos, e a putas podres e altivas da esquerda fascista, já cederam aos coletes amarelos, que eles tanto desprezam, por não ser gente fina e tão inteligente, como os asnos perfeitos em Paris.

      Sim, estamos talvez na fase da véspera antes da revolução francesa. Aqueles que se revoltaram contra o rei, estão agora ainda no lugar dele e são muito piores ou pelo menos iguais. Nada querem saber do povo. Nadinha. E muitos têm medo de falar deles: os tal maçónicos, os donos de Portugal, da França, da Argentina, e muito mais.

      Eu era capaz de apostar, que Rui Rio é maçónico. O Costa também. Se isto se confirmar, está tudo esclarecido. É um factor relevante? Ai se é! Muito. Vale tudo. Eles protegem um ao outro. A cenoura de um está no cu do outro. Nada de novo.

      Liked by 1 person

  8. Jornaleco permalink
    22 Julho, 2019 20:35

    @ adelinoferreira45, 22 Julho, 2019 15:28

    Citação: “[…] Esse projecto que condenou milhões a mais pobreza e mais ignorância está morto e bem morto.”

    Quem está bem morto é um asno perfeito como você, que nada da vida sabe e quer ensinar os outros.

    Você nunca compreendeu o sigificado da palavra dívida, seu camelo. A dívida tem sempre duas partes, duas caras. Um que empresta, e o outro como você, que pensa que o dinheiro nasce nas árvores, seu idiota criminoso. É um crime o que está aqui a espalhar. Um crime.

    Pobre é quem tem que pedir ao outro, porque não sabe e não quer trabalhar, seu grande camelo.

    O culpado é a nossa constituição, uma das mais burras de todo o mundo. Dizem, que só existem dez países, com uma pior, do que nós.

    O culpado é toda a esquerda porca e profundamente incompetente.

    O PSD não tem é colhões, mas não é o culpado principal. Só perversos é que chegam a essa conclusão.

    Em qual cu, é que meteu a sua cenoura, pá? Cheira muito mal. Muito!! Era bom, que lha cortassem. Os bárbaros já estão mais pertos. Dia após dia. E são as putas da esquerda que os chamaram. Perverso.

    Liked by 1 person

    • Paulo Valente permalink
      23 Julho, 2019 01:29

      Ainda não percebi se o seu problema é só de educação. Se assim é, recomendo-lhe um chazinho que pelos vistos nunca terá tomado na infância.

      Se o problema é somente o que anda a chutar para a veia, ó homem tenha lá cuidado com isso, que qualquer dia quina!

      Se o problema for mais grave, como eu suspeito, por favor consulte um psiquiatra.

      Liked by 1 person

  9. Maria Fernanda Louro permalink
    23 Julho, 2019 13:00

    Foram essas declarações “iluminadas” que afastaram muitos PSD! Se há coisa que não lhe perdoamos é que não tenha apoiado Passos Coelho na época mais difícil que o partido já passou! É fácil apoiar alguém ou alguma instituição, quando tudo é fácil! É nos momentos difíceis que podemos avaliar os amigos! RR foi tão idiota que se prestou a ser número 2 de um governo que foi GANHO pelo partido que o elegeu!

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: