por que apoio o iniciativa liberal
Aprecio Assunção Cristas e acho que o CDS não encontrará, nos próximos anos, alguém à altura para a substituir. Que a estimem, independentemente do resultado do dia 6, é a minha recomendação. Não me importaria que Rui Rio ganhasse as eleições, embora saiba que, entre ele e Costa, as diferenças não são muitas, como ele mesmo fez questão de frisar, após a sua eleição como líder do PSD. A alternância é, contudo, o grande mérito da democracia, e faz-nos, neste momento, muita falta. Mas tenho a convicção de que o homem ficará entre os 25% e os 30%, o que lhe dará mais do que oxigénio suficiente para continuar em funções e ficar à espera que a geringonça se desfaça a meio da próxima legislatura. Por conseguinte, votaria, sem dificuldades, em qualquer um desses dois partidos, não fora o facto de achar que, nestas eleições, a Iniciativa Liberal será um destino mais adequado para o meu voto.
Sempre fui muito crítico do acantonamento do liberalismo num partido político. Entendo que o liberalismo é uma filosofia política sobre o estado e a sociedade e não um programa político para o estado e a sociedade. Por conseguinte, parece-me que todos temos mais a ganhar em que haja liberais no CDS, no PSD e até no PS (conheço alguns, não tão poucos quanto isso), que possam influenciar futuros governos desses partidos com políticas que privilegiem o indivíduo em vez do estado. O Adolfo Mesquita Nunes foi, nos últimos anos, um bom exemplo disso mesmo. Mas, se simpatizo com a ideia dos liberais se disseminarem por vários partidos, como poderia não aceitar que eles possam também estar em partidos que assumidamente se identificam com essa ideologia?
O surgimento do Iniciativa Liberal foi rodeado de muitos equívocos e não lhes fui meigo, por aqui, durante muitos meses. Hoje, que conheço algumas das pessoas que protagonizaram esses primeiros momentos, convenço-me de que foi amadorismo e impreparação, e não qualquer outra causa de ordem conspirativa, teorias para as quais, de resto, não costumo ter qualquer predisposição intelectual. Mas, se dúvidas pudesse haver, o Carlos Guimarães Pinto, que é um dos tipos mais capazes da sua geração, dissolveu-as todas. O Iniciativa Liberal é, hoje, uma agremiação política inteligente, séria nos seus pressupostos e finalidades, eficaz e que está a pôr muita gente a pensar neste país. Essa é a razão pela qual o partido está a ser temido e atacado: porque está a pôr as pessoas, muitas pessoas, a pensar. Um dia, numa troca de palavras escritas entre mim e o Carlos, ele disse-me que nunca tinha conseguido chegar a tanta gente como desde que era presidente do partido. Na altura, não fiquei convencido. Hoje, estou certo de que tinha toda a razão.
Por conseguinte, como posso eu deixar de votar num partido que diz, e diz bem dito, aquilo que eu ando a dizer há décadas? Não posso, evidentemente. Sobretudo numa altura política em que, nem o CDS, muito menos o PSD, dizem o que eu penso que deve ser dito. E é por essa razão, para além das anteriormente aduzidas, que apoio e votarei, nas próximas eleições, no Iniciativa Liberal.

Pois, pois, Rui a.
Já sabia que o sr não conhece o caminho.
GostarGostar
O IL tem feito uma boa campanha, sobretudo visual. O cartaz mais o espantalho AC-DC ao lado colocado no Saldanha, é extraordinário !
Vai eleger 1 deputado. Ainda não tem “músculo” para mais.
GostarLiked by 1 person
O AC-DC foi ao hospital de Viana com uma dor. À falta de um sopapo no cachaço tipo Marinha Grande, a partir de hoje angariou mais uns votos de “socialistas” condoídos, solidários.
Ouve-se de quando em vez que com a doença doutros não se brinca — pois eu estou-me marimbando com a dor do tipo que não quer melhorar o funcionamento dos hospitais, que tem destruído o SNS, que despreza a doença dos tugas em geral.
GostarLiked by 1 person
Há, apesar de tudo, uma grande diferença entre Rio e Costa… mas nem Rui Rio explora essa divergência. Quanto a Assunção Cristas, sem duvida melhor que Nuno Melo, Mota Soares ou Telmo Correia… mas Adolfo Mesquita Nunes seria de longe a figura que o CDS precisava para conquistar a direita, com ele provavelmente IL e Aliança seriam esvaziados, com ele a deriva de votos do PSD para o PS poderia ser estancada…
GostarLiked by 1 person
Vamos lá ver:saiu o Portas que era maricas e agora querem lá por o Adolfo que até confessou que quer casar/amancebar-se com outro adolfo! Onde é que isto vai parar! Ao menos a Cristas tem 4 filhos!
GostarLiked by 1 person
ou voto psd ou o monhé fica sozinho em campo
GostarLiked by 1 person
Eu deixo-os pousar, comçou pelo D21, depois IL, Aliança, Chega, todos a cavalgarem a direita vazia. Mas quem foi com principios liberais e colocou a Sociedade a falar foi a IL, nem sequer cairam na tentação de se juntarem a outros, nada, assim fez o caminho, assim eu escolhí. Não é um embuste, é puro e defende ideais liberais com toda a força, como por exemplo, esvaziar o Estado. O Estado está gordo, muito gordo e não pára de engordar.
GostarLiked by 1 person
Não sei porque não podem os liberais votar no PSD de Rui Rio?
O que impede o PSD de fazer uma política liberal?
Mais partidos para quê? Só servem para dividir os portugueses às direitas.
Só temos um partido de Direita em Portugal. É o PNR. Que, sendo forte, é muito pequeno.
Os amigos de Portugal, de Esquerda ou de Direita, nestas eleições devem votar PSD.
É o único que pode vencer o ditador trafulha.
GostarGostar
Que deus nos proteja
GostarGostar
Já devia ter protegido. Andou distraído ou então conivente.
GostarLiked by 1 person
“Procuradores acusam Ivo Rosa de minar Processo Marquês” — in Público de hoje.
O arco íris cada vez mais próximo e nítido para o regime.
GostarLiked by 2 people
Quando entro no Marquês de Pombal vejo no anúncio da IL “ADSE para todos”. O CDS faz o mesmo. Isso cheira mais a socialismo do que liberalismo. Quer a IL que todos sejam funcionários públicos? Isso também queria o Estaline ou o Fidel… Querem acabar com o SNS (que aliás a austeridade já acabou com ele)? Mais parece estar-se ante uma grande mama (a tresandar a populismo) do que propriamente a promover o liberalismo. Que grande trapalhada!!! Acho que já “CHEGA” de mama….
GostarGostar
A ADSE (se nao for tornada obrigatoria) e uma boa forma de transitar do desastre atual para um sistema liberalizado em que as regras do mercado funcionem. Nao e a solucao perfeita, mas e muito melhor que a que temos.
GostarLiked by 1 person
Que eu saiba atualmente nem os funcionário públicos são obrigados a ter ADSE. Pelas minhas contas, nos moldes atuais, não teria interesse em aderir a esse seguro de saúde, no entanto será sempre mais uma alternativa ao mercado existente.
GostarGostar
Atenção à conjugação do verbo “haver” na passagem “…parece-me que todos temos mais a ganhar em que hajam liberais…”
GostarLiked by 2 people
Duas recentes evidências: O AC-DC não anda tranquilo, mostra irritação, por causa dos últimos –e futuros ?!– episódios Tancos e da subida do PSD; o PC e o BE ao não quererem ou tratarem levemente o caso Tancos nas Legislativas será que sabem e encobriram algo incómodo para a ainda geringonça e para o chefe AC-DC ?
GostarGostar
Haha, o partido dos memes. Aposto que vai ter menos votos que o PCTP-MRPP.
GostarGostar
Não gostamos destes políticos que temos, a maior parte muito mediucres e que vivem dos arranjos dos partidos. Nunca fizeram nada na vida além de arranjinhos dos partidos. Andam nas câmaras, em empresas dos estados, depois são secretários de estado, ministros, ….são uns craques especialistas de tudo são eles que ficam com o poder de decidir sobre o destino do estado.
Com isso vão aumentando o tamanho do estado, que é o que os alimenta e lhes dá poder.
Acabamos muitas vezes por não dar o voto aos novos, com ideias diferentes e desligados desta mediucridade, pois pensamos que não tem peso para mudar nada no sistema. Mas qualquer mudança tem de começar assim, por um princípio!
Se conseguirmos pôr um deputado da IL no parlamento, será esse princípio.
Contém comigo!
GostarGostar
Se não fosse a circunstância de votar no meu partido de sempre, sou impedernidamente conservador, seria, de facto, o Liberal que levaria o meu voto.
Á ACrisras falta-lhe máquina partidária é um pouco mais de convicção nos comícios e combates políticos.
GostarGostar
Abraço, Rui.
GostarLiked by 2 people
Fora do círculo de Lisboa, votar na IL é um voto no lixo. A IL, o CHEGA ou Aliança não elegerão deputados. Com pena minha, a verdade é que o voto útil de Direita é no CDS.
GostarGostar
Ora aqui está o cerne da questão. Fora dos grandes círculos, votar num partido pequeno é voto para o lixo. Que fazer? Votar no mal menor (CDS), que tem feito um trabalho admirável nos debates e é o único a fazer oposição (ainda que pouca)? Ou dar agora mais poder à esquerda e votar num partido pequeno na esperança que daqui a 4 anos convença mais gente a votar no mesmo graças ao número de votos?
Eu estou nesse impasse.
GostarGostar