Saltar para o conteúdo

um cadáver não alimenta ninguém por muito tempo

25 Janeiro, 2020
by

img_797x448$2020_01_15_14_18_27_615739A velha lenda (ou mito?) do “CDS-partido-de-quadros”, se é que alguma vez existiu no mundo real (e, como Portugal é um país onde eles não abundam, é capaz de ter tido algum fundo de verdade), há muito que se desvaneceu. Como o partido, desde o cavaquismo, tem vindo a ameaçar a extinção, com alguns momentos de aparente recuperação, mas sempre feitos em torno de carismas solitários, os caciques que, ao longo de décadas, foram dominando as estruturas locais agarram-se. com unhas e dentes, aos pequenos poderes que ainda sobravam, e montaram os seus feudos e senhorios onde só entra quem eles autorizam. Hoje, em razão disso e por causa disso, o CDS não é um partido em que o aparelho tem uma grande influência, como acontece neles todos: o CDS é, ele mesmo, quase apenas e só, um aparelho partidário. Ora, como o instinto de sobrevivência é o primeiro de qualquer espécie, e no «homos caciquencis» é apuradíssimo, é natural que o CDS saia deste congresso com um líder eleito pelo seu aparelho, para o preservar e manter influente. Todavia, há aqui um enorme erro de percepção: é que o CDS, se não muda, não sobrevive. E um cadáver não alimenta ninguém por muito tempo.

4 comentários leave one →
  1. Arlindo da Costa permalink
    26 Janeiro, 2020 00:21

    O CDS é o único partido não-socialista em Portugal.

    Por isso é o querem abater.

    Liked by 1 person

  2. Perigoso Neoliberal permalink
    26 Janeiro, 2020 04:05

    …e ganhou o tal do Chico. Parece que ainda há uma réstia de esperança para quem acredita (eu não) que os partidos tradicionais fazem parte da solução contra a hegemonia da esquerda no retângulo.
    Por insónia e curiosidade mórbida vi mais deste congresso do que seria recomendável e o que vi de entulho naquela agremiação diz-me que o tipo tem uma missão impossível em mãos. Os próximos dois anos hão-de ser engraçados e este respeito.

    Liked by 1 person

  3. Beirao permalink
    26 Janeiro, 2020 09:25

    Ganhou o Chicão, e ainda bem. É novo, com sangue na guelra e, pelo que me apercebi, o rapaz não tem medo de afirmar-se de direita e dar combate a sério á esquerdalhada que ilegitimamente assaltou o poder e está destruindo o país. Fora com a canalha traidora!

    Liked by 1 person

  4. 26 Janeiro, 2020 11:03

    Se assim for Chicão, de quem esteve no interior do Palácio de Cristal para ti como futuro do partido, mostra que o CDS nuca nasceu com Basiliscos Hortas ou Fritas do Admiral, mas com: Anacoreta Correia e Adelino amaro da Costa!!!

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: