Saltar para o conteúdo

Seja lamechas, mande flores e corações

5 Julho, 2020

Eu tenho pensado muito, normalmente mais do que o que seria saudável, acerca do papel das redes sociais nas propagandas dos partidos e dos inúmeros opinadores mais afectos a partidos e outros mais independentes. Durante algum tempo andei convencido que havia discussões, como em troca de argumentos, mas não existe nada disso, só a ilusão de que existe.

Hoje, tenho a visão mais benigna das redes de sempre. Implica disciplina e nem sempre consigo tê-la: se nos afastarmos daquilo para que são demasiado usadas, como a propagação de notícias, comentários ao governo, comentários derrogatórios sobre a oposição ou sobre partidos pequenos. As redes são boas para contactarmos familiares e amigos, para enviarmos ramos de flores virtuais, para nos congratularmos por este ou por aquele fazerem parte da nossa vida. Para enviarmos uma citação de alguém melhor que nós, para colocarmos uma canção que nos enche as medidas, para mostrarmos coisas de que gostamos e para sermos lamechas quando tem que ser.

Mudar o mundo é demasiado ambicioso. Já é bom quando conseguimos educar os filhos para os nossos valores, e isso só se faz rindo e chorando em iguais quantidades, confessando o que nos dói e partilhando as gargalhadas.

Não sei se estou no meio de uma crise existencial. Sei é que carpir sobre o que não podemos mudar só nos traz infelicidade. Se há um rumo para a felicidade, não sei, mas parece-me que a haver é o de celebrar as pequenas coisas e ter capacidade para ignorar as grandes que não conseguimos alterar.

Da crise monumental em curso já ninguém nos tira.

12 comentários leave one →
  1. Expatriado permalink
    5 Julho, 2020 12:07

    Mande flores para os funcionários públicos como forma de se sentirem apoiados nos sacrifícios, despedimentos e desemprego, que fazem nesta crise que os afecta de sobremaneira.
    Pois então…

    Gostar

    • Rocco permalink
      5 Julho, 2020 12:25

      Urge arranjar maneira de fazer esses “moiros de trabalho” contribuir para que não tenhamos que vender os oiros que ainda estão cá em casa para pagar mais impostos para lhes pagar as mesadas!… Se a constituição permite que nos tirem liberdades básicas (?) terá de permitir que 100 ou 200 mil deles sejam postos no olho da rua, por serem excedentários (mesmo que eles achem que não).

      Gostar

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      5 Julho, 2020 19:51

      Crisântemos seria adequado.

      Gostar

  2. 5 Julho, 2020 13:37

    Sim, mudar o mundo é demasiado ambicioso, mas é essa a ambição que estou a viver quando a minha prioridade é passar os meus valores aos meus rebentos.
    🌹🌺🌻🌼🌷⚘❤🧡💛💚

    Gostar

  3. LTR permalink
    5 Julho, 2020 14:18

    Isto é o ponto a que nós chegámos:

    “Iniciativa Liberal quer ouvir ministra da Presidência sobre monitorização de ódio na internet…O deputado único da Iniciativa Liberal quer esclarecimentos urgentes da ministra da Presidência na AR.”

    E pelos vistos tem de pedir licença para assistir.
    É a oposição que temos. Não há outra.

    Liked by 1 person

  4. MJRB permalink
    5 Julho, 2020 14:21

    Eu, desde há anos e para não me aborrecer nem entediar, entretenho-me só a colocar uns bitaites. A falar com algumas pessoas, radicalmente diferente.
    Praticamente toda a “classe” política tuga não me merece respeito nem demasiada atenção. Muito rasca, vulgar, incompetente. Goza com o maralhal, de mim leva desprezo.

    Ninguém consegue colocar no cerebelo do RRio que nunca será PM ?

    A “crise monumental em curso”, para muita populaça-NADA tem um antídoto no início de Agosto: a final da Champions em Lisboa e no Porto. Depois se verá, “enquanto o pau vai e vem folgam as costas”.

    Liked by 2 people

  5. MJRB permalink
    5 Julho, 2020 14:38

    VCunha,
    alegre-se: hoje, o biquini faz 74 anos !

    Gostar

    • jppch permalink
      5 Julho, 2020 16:45

      Cuidado com o que afirmou, apesar de verdadeiro ainda vai ter a brigada dos costumes do BE e afins à perna…. e o V Cunha a pensar onde andava na natação nessa altura… há 74 anos o que perdeu

      Gostar

      • MJRB permalink
        5 Julho, 2020 18:19

        “À perna”, do BE, só me interessaria a Mortágua, em mini-biquini. Depois avaliaria a outra perna e o resto.
        Por o que li não só hoje, a surgimento do biquini em França (claro, só mais tarde e com censura no Portugal-dos-bons-costumes), deve ter sido no mínimo uma excitação é uma excitação é uma excitação… Creio que o VCunha aprovaria imediatamente.

        Liked by 1 person

  6. Albano Silva permalink
    5 Julho, 2020 19:02

    Percorria o seu “caminho de Damasco”?
    Fico satisfeito por suspeitar que, afinal, “viu a luz”.

    Gostar

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      5 Julho, 2020 20:03

      Deixe estar que os membros daquelas agremiações de pantomineiros chamadas PCP, BE, PS, PEV e PAN podiam ir ver a luz e caminhar no sentido da luz.

      Gostaria de dizer que o nosso ministro-primo (primo de todos os outros) é como o ananás. O ananás tem saldo calórico negativo, pois leva mais a processar do que as calorias que contém. No caso do Costa, já inerentemente sem valor, torna-se extremamente negativo quando num cargo público. Por exemplo, na Câmara de Lisboa, a redução da dívida que ele conseguiu — e só no fim do seu consulado — veio devido a receitas extraordinárias — venda de património da Câmara ao Governo. Isto é, do bolso esquerdo para o direito. Sem essas receitas duvidosas, a dívida teria subido de 965 milhões para 1.160 milhões em 2009 e daí para mil duzentos e muitos.

      Liked by 1 person

  7. pmanuelp37 permalink
    6 Julho, 2020 14:00

    As redes são boas… Pois são, mas vai ser preciso saber escrever nas entrelinhas como no tempo dos coronéis da Comissão. Ora o tempo dos coronéis às tantas e inesperadamente (?) acabou. As entrelinhas que reformaram os coronéis reformados acabarão por reformar o pulhiticamente correcto. Leiam História, sobretudo o da Grécia Antiga, a da Democracia e dos Tiranos, de Pericles o Democrata até Platão, o anti democrata que procurava o Tirano esclarecido.. Tudo dá a volta. Só o que me chateia é que não vou cá estar para ver. Mas vivi 37 anos num regime honesto – não se pode ter tudo numa vida só…

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: