Saltar para o conteúdo

Não há é abaixo-assinados que cheguem

16 Novembro, 2020

Algumas pessoas que seguem sobretudo as redomas das redes sociais poderão ter notado um certo desaguisado à direita a propósito de um abaixo-assinado subscrito por 52 personalidades e publicado no jornal Público com título “A Clareza que Defendemos”.

Parece-me um erro considerar que um simples abaixo-assinado possa ser a fonte de celeuma. No mundo em que ainda penso viver – ou talvez seja apenas uma ilusão -, umas pessoas abaixam-assinam coisas, outras abaixo-assinam coisas diferentes. Para mim está tudo bem desde que cada um ache que o que deve dizer é o que realmente abaixo-assina. Tenho a certeza que foi o caso, pelo menos sobre as que conheço da lista de 52 pessoas.

É perfeitamente indiferente se eu concordo com o abaixo-assinado, se discordo dele ou se não me aquece nem me arrefece. Conhecendo algumas pessoas, poderei dizer-lhes o que penso, mas não me sinto com vontade, ímpeto ou qualquer motivação para discordar de tal forma a abaixo-assinar algo em contrário. Não que a minha assinatura sirva particularmente para alguma coisa, mas deixem-me imaginar que há um único átomo no mundo que vai reagir ao que eu penso ou ao que eu não penso. Porém, se alguém sente que deve manifestar o seu desacordo, abaixo-assine-se o que for necessário.

O que me parece ser a origem do abaixo-assinado não é se este ou aquele partido representa valores que se rejeitam e sim ter sido criada, com a Geringonça, a necessidade para que algumas pessoas clarifiquem não estarem dispostas a cooperar com toda e qualquer força da convencionada direita. Isso não me parece nada mal: parece-me até uma consequência lógica do acordo contra-natura do PS com os bloquistas e comunistas. É sempre bom lembrar o evento aberrante que inicia estas coisas.

Que as pessoas se zanguem por coisas destas é que me ultrapassa. Perante um panorama de haver eleições nos próximos seis meses, o resultado para governo está mais do que traçado e não passa por qualquer força a que se tenha convencionado chamar direita, por muito que a própria direita se pegue com o termo. No máximo, um titulozinho de vice-PM para o doutor Rio e já se pode afirmar que uns 7 em cada 10 eleitores gostam é disto assim.

Publiquem abaixo-assinados. Publiquem contra-abaixo-assinados. Publiquem opinião e publiquem contra-opinião. Bolas, publique-se tudo e um par de botas. Se há algo que falta na opinião publicada é um valente bardamerda dirigida ao outro que anteriormente publicou. Pelo menos, é assim que as pessoas aqui dos subúrbios resolvem as suas questões. Está bem que não é através de publicações, mas que se ouvem bem as declarações, isso ouve-se. E graças a Deus que assim é.

11 comentários leave one →
  1. voza0db permalink
    16 Novembro, 2020 21:06

    Suspeito que esta palhaçada está relacionada com a inexistente “democracia” pelo que só serve para rir.

    Liked by 1 person

  2. marão permalink
    16 Novembro, 2020 21:36

    Menos mal, as personalidades servem para açucarar o cano de descarregar.

    Liked by 1 person

  3. Ferreior permalink
    16 Novembro, 2020 22:55

    Politica, futebol e outras cenas, pode-se ter opinião, ser contra ou a favor, mas digo todo o que é extremista que só consegue ver uma cor é daltónico. Nem um partido tem todos os seus afiliados com as mesmas ideias, nem um clube todos os sócios com a mesma opinião, apesar de todos quererem o melhor ou não, para os mesmos. Nem todos os dirigentes lideram nem mobilizam todos, existem e sempre onde existir carneiros, ovelhas leiteiras, ovelhas negras, cordeiros e outros animais tais como lobos, cães de guarda, pastores e outras espécies e o rebanho lá continuará a existir na Natureza Democrática, Monárquica, Ditatorial, Republicana, Socialista, Anarquista ou outra qualquer….
    Atribuir um nome apenas e só, vale o valor que poderá ter por quem o lê, as variáveis são tantas e com tantos “pesos” e ainda por cima variam no tempo, que o que foi já não é e o que é já foi ou deixará de ser.
    Certo que a procissão ainda vai no adro, se o padre vai nela ou se é o diácono, uma beata, um crente , um ateu ou outro, o tempo o dirá ou apenas o que se sabe da pessoa, o que transparece, mas o interior apenas e nem sempre só quem carrega o corpo o conhece e por vezes nem esse pois o seu conhecimento varia com o tempo.
    Vamos dar mais um tempo e voltar a analisar todas as variáveis.

    Gostar

  4. 17 Novembro, 2020 07:19

    Certeiro, como sempre.

    Gostar

  5. Weltenbummler permalink
    17 Novembro, 2020 09:52

    como dizia Brito Camacho
    ‘só mudam as moscas’

    Gostar

  6. Expatriado permalink
    17 Novembro, 2020 10:09

    Ventura limpou o chão com o “esperto “ Tavares.

    Liked by 2 people

    • weltenbummler permalink
      17 Novembro, 2020 10:42

      o tareco filho parecia o camone joe bidé, o xéxé

      Gostar

  7. 17 Novembro, 2020 15:11

    Quem assina coisas assim leu livros a mais (para a sua inteligência) e viveu de menos. Podem ser óptimos nas universidades (?) por onde andam, mas tenho dúvidas que conseguissem ganhar a vida a gerir uma mercearia de bairro: falta-lhes aprender a lidar com a realidade. (Declaração de interesses: já fui assim aos 20 anos. Depois a vida em quatro países diferentes – um deles no Golfo – andar em trabalho pelo Leste europeu antes da queda do Muro e pelo Magreb no tempo do Khadafi e do Boumedienne e, sobretudo, saber que tinha de pôr pão na mesa para três filhos, curou-me. Aos 83 as utopias e as ideologias deixam de ter razão de ser: passamos a saber distinguir o possível da ilusão.)

    Liked by 2 people

  8. FreakOnALeash permalink
    18 Novembro, 2020 09:43

    Estimo que essas e outras personalidades que se julgam mais bem pensantes que os demais mortais aprendam a ser humildes e que se phodam! Querem acabar com o Chega…façam oposição como deve ser e denunciem todos os dias 24 sobre 24 “Como é possível que numa República Democrática tenham assento parlamentar partidos que defendem ditaduras comunistas!?”…Ganhem vergonha na cara mas é!

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: