Saltar para o conteúdo

em defesa do capitalismo

8 Março, 2021
by

Capitalismo, no Observador:

“Mas, afinal, o que é isto do liberalismo e do capitalismo, e quando é que os tivemos por cá a destruir a economia e a vida dos portugueses?”.

16 comentários leave one →
  1. Weltenbummler permalink
    8 Março, 2021 10:50

    durante o prec

    Gostar

  2. FreakOnALeash permalink
    8 Março, 2021 10:54

    Portugal rumo à Alemanha RDA!

    Gostar

  3. 8 Março, 2021 11:24

    É o capitalismo que dá cabo disto tudo.
    ABAIXO O CAPITALISMO!

    Enviado do iPhone de Diogo Carriço

    Gostar

  4. Atento permalink
    8 Março, 2021 16:24

    Quem cá descobrir algum socialismo – gestão da sociedade e dos meios de produção pelos trabalhadores – queira por favor indicar onde está.

    Quando se constata isto, o direitalha típico costuma dizer que é uma gradação: não será ‘socialismo puro’ – até porque é utópico, impossível, inconcebível, etc. – mas é na mesma socialismo, tanto que governa o partido “socialista”.

    Curiosamente, não aplicam a mesma lógica ao capitalismo: embora Portugal seja uma economia de mercado inserida um mundo capitalista, onde roda no poleiro o centrão PS-PSD-CDS que serve os mesmos DDT, e sendo realmente governado por Troikas e ‘mercados’, aqui já não há gradação.

    Ou é 100% capitalista, seja lá a distopia que isso for, ou não conta: não pode ser capitalista. É a chamada lógica da batata.

    Gostar

    • chipamanine permalink
      8 Março, 2021 16:43

      Ó homem vc estacionou no século passado? As suas definições são desse tempo. Vc não percebeu que hoje o que há é socialismo do século XXI com as sua derivações “regionais”? e culturais?
      Este socialismo do século XXI empancou definitivamente no ultra capitalismo servidor do estado de preferência despótico (a única coisa que mantém do século passado e faz questão de aprimorar).
      Não acredito que vc não tenha percebido isso mas tão só queira levar uma suposta discussão para um terreno estéril para poder passar o social-fascismo politico pelos pingos da chuva.

      Liked by 2 people

    • Atento permalink
      8 Março, 2021 16:56

      Não, não percebi: o que é o ‘ultra capitalismo do estado’? E se os trabalhadores controlam zero, como é isso socialista?

      Por outro lado, o que é então capitalismo? Se não é o controlo do mundo, de países e governos pelo grande capital, pelos ‘mercados’ e grandes multinacionais, afinal o que é?

      Afinal que raio de capitalismo é o vosso? Deixe-me adivinhar: coisa nenhuma, para nunca ser responsável por nada? E só os comunas é que arranjam desculpas e são utópicos?

      Gostar

      • 8 Março, 2021 17:29

        desAtento … recitar Das Kapital 200 anos depois dá nisto … uma “boca foleira” cheia de irracionalidade e sem qualquer adesão com a realidade tipo … KostaVirus!

        Gostar

      • chipamanine permalink
        8 Março, 2021 19:52

        este Desatento julga que a conversinha do socialismo que não existe, nunca existiu e nunca existirá é que é o socialismo só imaginário nas cabecinhas “pensadoras” deles.
        Ó homem acorde. Todas as experiencias socialistas com mais de um século começaram exactamente como vc diz que quer o seu imaginário socialismo e deram no que deram. Recentemente , há trinta anos depois de terem verificado que a prática do socialismo (tal como vc acha que está a apresentar uma novidade hoje) só levava à fome e à miséria a pratica socialista adoptou a estratégia contrária , a do ultracapitalismo estatal sob férrea ditatorial e assassina politica socialista, tanto quanto assassina ditatorial e miserável tinham sido (alguns mantem-se) socialismos anteriores.
        E como se constata o ultracapitalismo adoptou o regime explorador ditatorial do socialismo capitalista.
        Esta é a realidade repetida e verificada.
        Claro que depois de um “bom baseado” (pode ser “ideológico”) vc acha que a sua “viagem” é a primeira a mais iluminada e capaz de alcançar. Tome nota: milhões como vc já fizeram essa “viagem” e sob o efeito do estupefaciente é que vc julga que “descobriu a pólvora”
        Torna-o infantil e um pouco bobo esse suposto argumentário rebatido desgastado e só não vê o seu próprio ridiculo o próprio por estar sob efeitos “anestesiantes e sonhadores”
        Isso é como uma droga que só não tem consciência dela o drogado.
        Para bem da sua saúde mental …desintoxique-se.

        Liked by 1 person

      • chipamanine permalink
        8 Março, 2021 20:04

        Eu já ouvi essa conversinha milhares e milhares de vezes durante décadas. Sempre repetida , sempre igual, com apenas alterações terminológico-dialécticas . Este discurso é repetido há dois séculos e agora por uma geração ou duas que acham que descobriram a pólvora intelectual ideológica .quando no fundo é apenas “vira do disco o toca o mesmo”

        Liked by 1 person

      • Atento permalink
        8 Março, 2021 20:25

        Sim sim, não fuja: o que é então capitalismo?

        Se não é o controlo da economia, de países e governos pelo grande capital, pelos ‘mercados’ e grandes multinacionais, afinal o que é?

        Se para vocês até o Mamão Salgado, o Bill Gates ou o Bezos são ‘socialismo’ (!), afinal o que não é socialismo?

        Se não querem tirar dinheiro e poder aos mamões, se isso também é ‘socialismo’, afinal que raio querem? O que é que estaria bem?

        Gostar

      • chipamanine permalink
        8 Março, 2021 21:34

        Mais uma vez. Supostamente vc quer levar a suposta discussão para a teoria e a dialéctica marxiana. Não não. Não caio nessa pois já tive centenas de casos iguais ao seu sempre repetidos , sempre da mesma forma de fugir à realidade (aquela que descrevi com dois rumos), da miséria ou do ultracapitalismo sempre assessorado por ditaduras assassinas.
        As suas “preocupações” manifestadas são de um menino imberbe ( birrento tb) que desconectou um dos hemisférios cerebrais do outro. Quando pensa com um deles os neurónios ao quererem fazer a ligação com o outro hemisfério fazem ricochete e vc fica fechado nele. A realidade não lhe interessa, A história repetida nos vários rumos que ela tomou também não. A única coisa que “existe” para si é essa obsessão que esse semi-cérebro lhe provoca e que o afasta da realidade.
        Acredite que isso pode vir a tornar-se uma doença psiquiátrica ou mesmo neurológica. Trate-se

        Liked by 1 person

      • Atento permalink
        8 Março, 2021 22:30

        Ou seja: como não tem resposta chama nomes ao interlocutor.

        Tá certo, ó chupaminha. Vê? Também sei.

        Gostar

      • chipamanine permalink
        9 Março, 2021 18:00

        Não lhe chamei nenhum nome que vc não seja. Assuma-se ou aguente a parada. Deixe de ser birrento e ofendidinho. Não, não lhe darei resposta a aquilo que vc quer ……fantasias sonhadas no meio de uma “viagem”. Isso serve para gastar saliva num misticismo que só a dita “viagem” lhe dá prazer. Eu sigo os meus passos e não vou em “raves” metafísicas estimuladas por químicos ideológicos ou outros.

        Liked by 1 person

  5. 8 Março, 2021 17:50

    Esse artigo é de facto muito acima da média…

    Gostar

  6. Chopin permalink
    8 Março, 2021 18:25

    ” E se os trabalhadores controlam zero, como é isso socialista?”

    Sr Atento, pode citar um regime socialista onde os trabalhadores controlem a economia?

    Liked by 1 person

    • Atento permalink
      8 Março, 2021 18:43

      Exacto, Chopin: então são socialistas como? Em quê?

      Se é pelo controlo do Estado, então é ‘capitalismo de Estado’, ou ao serviço do Estado, como disseram acima. Socialismo não é certeza. O nome que se atribuem é irrelevante. A Coreia do Norte também se diz ‘democrática’ sem o ser.

      Então e que capitalismo é o vosso? Não é isto que temos?

      Se capitalismo não é o controlo do mundo, da economia, de países e governos pelo grande capital, pelos ‘mercados’ e grandes multinacionais, afinal o que é?

      Liked by 1 person

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: