Saltar para o conteúdo

O emergentismo

23 Agosto, 2021

Esta semana no Observador tratei do emergentismo «O emergentismo tornou-se a zona de conforto de boa parte dos nossos governantes: Biden fez a América cair em Cabul, mas, em Novembro, na Cimeira do Clima, lá estará a querer salvar nada menos que o planeta. Não por acaso, catástrofes pelas quais até há pouco se pediam responsabilidades aos governos – como os incêndios ou os mortos nas inundações – passaram a ser apresentadas como uma consequência das alterações climáticas, logo fatalidades que só desaparecerão quando no Ocidente, e só no Ocidente, nos tivermos libertado do pecado das emissões, do automóvel, dos aviões, dos bifes, do banho diário… As grandes burocracias que nos governam têm no emergentismo a sua verdade conveniente: não são eles que falham, são os povos que não cumprem.»

20 comentários leave one →
  1. Weltenbummler permalink
    23 Agosto, 2021 08:54

    salvem os governantes não o planeta vivo que se caga nos seus delírios e incompetência.
    gugu ainda respira e se peida

    Liked by 1 person

    • carlos rosa permalink
      23 Agosto, 2021 14:25

      A Catarina Martins também percebe muito de Clima, não é só o Costa e o Biden.
      E também percebe muito de máscaras. Até tirou um curso.
      O Francisco Louçã tem olho para o negócio.

      Gostar

  2. Weltenbummler permalink
    23 Agosto, 2021 09:38

    lembra
    Fahrenheit 451 por Ray Bradbury

    Gostar

  3. Beirão permalink
    23 Agosto, 2021 10:41

    Não podia Helena Matos ser mais objectiva e certeira.
    Está geração de políticos incompetentes e irresponsáveis, que vergonhosamente têm vindo a empurrar o Ocidente para o poço da desgraça e da ignomínia, não pararão de inventar as mais desbragadas mentiras e invencionices com vista ‘a desculpabilizacao das suas criminosas actuações como governantes, lançando as culpas sobre os cidadãos que não passam de ignara gentinha que nada aprende…
    E a manada, acéfala e idiotizada pela cs ao serviço do desgoverno e que Kosta comprou por uns míseros milhões de euros, dá ao rabinho e acena com a cabeça.
    Estamos bem f.

    Liked by 3 people

  4. Expatriado permalink
    23 Agosto, 2021 11:41

    Não?

    https://www.foxnews.com/politics/cartoons-slideshow

    Gostar

  5. lucklucky permalink
    23 Agosto, 2021 15:16

    Tudo o que foi proporcionado pelo capitalismo é para ser atacado.

    Gostar

  6. FGCosta permalink
    23 Agosto, 2021 15:36

    O facto de serem reais não impede que se exagere incomensuravelmente. As alterações climáticas são o sonho húmido de qualquer político: permitem com grande à vontade impor regras, proibir coisas e, sobretudo, aplicar taxas e impostos e descartar culpas de má gestão, tudo à conta de algo que irá acontecer daqui a 20 ou 50 ou 100 anos. Tudo com o grandioso pretexto de querer salvar o mundo e a Humanidade. E se acontecer alguma das desgraças e por acaso algum deles cá estiver, pode sempre atribuir à culpa aos outros, de preferência os seus adversários políticos ou inimigos ideológicos. É de facto algo que nem os maiores autores de romances de ficção nem um Maquivel remake conseguiriam lembrar-se. Como pode uma classe com a honestidade dos políticos resistir a explorar o filão?

    Gostar

  7. Expatriado permalink
    23 Agosto, 2021 15:53

    Pediu à raposa para tomar conta do galinheiro. Isto promete…

    https://video.foxnews.com/v/6269137894001#sp=show-clips

    Gostar

  8. Expatriado permalink
    23 Agosto, 2021 16:15

    Se Trump fosse o actual POTUS está entrevista seria mostrada permanentemente em todos os canais de TVs cá do sítio mal frequentado.

    https://www.foxnews.com/media/former-uk-commander-in-afghanistan-says-biden-shouldnt-be-impeached-he-should-be-court-martialed

    Gostar

  9. Mauritano permalink
    23 Agosto, 2021 16:47

    Sorrir e acenar, sorrir e acenar!

    Gostar

  10. becas permalink
    23 Agosto, 2021 22:56

    Ainda não percebi o que é a alteração climática nem o que alterou no clima e o porquê dessa alteração ou o que provocou essa alteração .Também seria bom saber o que deve mudar nas nossas vidas para não haver alteração .

    Gostar

    • carlos rosa permalink
      23 Agosto, 2021 23:49

      Não alterou NADA.
      Um aldrabão é um aldrabão. Mal educado, mal formado.
      Se houver uma concentração mais elevada de CO2 numa determinada zona, há uma estimulação da fotossíntese pelas plantas para equilibrar aos valores normais da atmosfera.
      Guterres e outros aldrabões,
      só percebem de milhões.
      O que fazem na governança,
      é só a pensar na pança.

      Gostar

  11. JgMenos permalink
    24 Agosto, 2021 00:33

    Para ser quadro da função pública é suposto prestar provas de algum tipo.
    Para ter cargo político basta pagar quotas a partido e valer votos ou fretes a quem os obtenha.
    No final mandam os políticos nos funcionários ou por lei ou por domínio hierárquico.

    Resultado: uma imensa massa de ignorantes, corruptos, oportunistas, toscos, infestam a ‘coisa pública’; nem é certo que alguns saibam ler!

    Liked by 1 person

  12. Desalinhado permalink
    24 Agosto, 2021 07:01

    Áustria e Suíça recusam-se a receber refugiados afegãos. Felizmente que ainda há países europeus que defendem a matriz europeia e não cedem ao bom samaritanismo da hipocrisia.
    A Europa transformou-se numa espécie de enfermeira de serviço que vai curar os “dói-dói” de países que não se sabem governar.
    Um dia cairá a ficha a todos mas já será tarde. Só restará a pergunta inconveniente que ninguém quer colocar agora: E a Europa? Quem vai ajudar a Europa?

    Gostar

    • Andre Miguel permalink
      24 Agosto, 2021 08:50

      É esperar pelas eleições francesas para Marine Le Pen chegar ao Eliseu. Já faltou mais.

      Gostar

    • 24 Agosto, 2021 10:53

      Nota muito curiosa! Alguns destes refugiados, que já estavam na UE (Alemanha por ex.) foram ao aeroporto (RMS) receber familiares, fazendo-se transportar num belo mercedes, pelo que desta vez não se trata de refugiados pobretanas!
      Mas fico curioso, qual será o sector de actividade que eles desenvolviam lá no Afeganistão, que lhes permite ter um mercedes na UE ?
      Porque raio estavam os “maridos”/”namorados” na UE, e as “mulheres”/”namoradas” no Afeganistão à mercê dos Talibans?
      – Tanta coisa por explicar, tanta coisa para investigar, e os jornalistas da treta entretidos com os fait-divers do costume …

      Liked by 1 person

  13. 24 Agosto, 2021 11:44

    A Administração Trump fez reuniões com os Talibãs para preparar a saída dos soldados, sem a presença do Governo Legítimo do Afeganistão,. Depois a Administração Trump marcou uma data para a retirada e divulgou-a amplamente para que nenhum talibã tivesse desculpa para não se preparar esse evento, e para que o Governo Legítimo de Cabul ficasse a saber que ia ser abandonado no processo de retirada.

    Porém, no jornal O Observador, com a maior lata deste mundo, afirma-se que foi Biden que “deixou a América cair em Cabul”.

    Faz lembrar a sede de ir ao pote em Portugal, e a lata de divulgar a sete ventos que tinha sido o PS a forçar a chegada da trica… uma vez que que não havia nenhuma crise económica mundial, etc, etc…

    É por estas e por outras semelhantes que a Direita Portuguesa perdeu toda a credibilidade, e atirou o PS para os braços do Bloco e do PCP. Até a Sra. Merkel (que de esquerdista não tem nada) vê a situação política em Portugal desta forma…

    Gostar

    • Duarte de Aviz permalink
      24 Agosto, 2021 19:27

      Vá ao Yutube e procure o video com o Socrates está a perguntar ao Luís se ficava melhor assim ou com orelhas de burro.
      Falar de governo legítimo no Afeganistão é menos verosimel que a história da carochina. Legítimo é o meu primo que lá esteve a defender as costas a ladrões e corruptos que o Obama protegeu durante 8 anos, sem fazer nada para acabar com os Talibãs. O Trump falou com os Talibãs como falou com o Kim e com o Xi e com a Merkel. Veja como atuou na Síria, e no Iraque e como lidou com o Irão.
      Só um imbecil (muito bem Tony Blair) tem o topete de desculpar o senil Biden nesta hitória de horror, que só agora está para começar,
      A América e a Europa vão pagar com língua de palmo a eleiçao fraudulenta de uma pandilha de idiotas. Resta a esperança que acabem todos impedidos ou em tribunal marcial.

      Gostar

  14. Expatriado permalink
    24 Agosto, 2021 12:04

    O vídeo do SEAL reformado exemplifica o que um verdadeiro POTUS faria para acabar de vez com o circo afganistano (e outros que são pretendentes a fazer o mesmo).

    https://www.foxnews.com/world/retired-navy-seals-post-about-afghanistan-imagining-he-was-president-goes-viral

    Gostar

  15. Vasco Silveira permalink
    25 Agosto, 2021 19:30

    Anónimo disse…
    CARO SENHOR
    Entre início de de Maio (4/05) e meados de Agosto (16/08), a cobertura nacional de vacinação teve um aumento brutal.
    No entanto todos os indicadores referentes à doença tiveram aumentos significativos. Será possivelmente a variante Delta que o justificam, mas então a vacinação serve para quê?
    OU PORQUE SE CONTINUA A VACINAR PERANTE ESTA LEITURA CLARA DO SEU INSUCESSO

    Vacinação: 26% – 78% A COBERTURA AUMENTOU 3 VEZES
    Casos (por M): 38 – 226 AUMENTOU 6 VEZES
    Mortes (por M): 0,15 – 1,23 AUMENTOU 5 VEZES
    Mortalidade em infectados (%) :0,32 – 0,57 AUMENTOU 1,7 VEZES

    Melhores cumprimentos
    Vasco Silveira

    Dados:https://ourworldindata.org/explorers/coronavirus-data-explorer?zoomToSelection=true&time=2020-12-31..latest&facet=none&pickerSort=asc&pickerMetric=location&hideControls=true&Metric=Confirmed+deaths&Interval=Cumulative&Relative+to+Population=true&Align+outbreaks=false&country=USA~GBR~CAN~DEU~ITA~BRA~SWE~IND~JPN~OWID_WRL~P

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: