Saltar para o conteúdo

Eles é que são os presidentes da junta Liberal

26 Outubro, 2022

O deputado Rui Rocha, da Iniciativa Liberal, é conhecido pelo seu apurado sentido de humor. Esta semana protagonizou um notável número de stand-up-comedy que continua em palco para os apreciadores do género.

A leitura política que se faz da saída de Cotrim de Figueiredo da liderança da IL, do imediato anúncio da candidatura de Rui Rocha, seguido do apoio público formal a Rui Rocha por parte de Cotrim de Figueiredo é a de que os dois políticos estavam e estão mancomunados e trabalharam nos bastidores à sucapa de toda a gente um arranjinho, uma maquinação de passagem de poder no partido entre amigos.

Rui Rocha apresenta-se como um futuro líder forte para disputar eleições no país, mas ao promover um cambalacho ardiloso para chegar a presidente da Iniciativa Liberal demonstrou a sua fraqueza e receio de concorrência. Assumir esta contradição é inegavelmente uma boa piada de Rui Rocha.

A tramoia entre Cotrim e Rocha torna evidente que um pequeníssimo número de pessoas na cúpula da IL se considera dono do partido, sentindo-se legitimado na tentativa de criação de um protectorado para um futuro presidente da Iniciativa Liberal em desrespeito por outros potenciais candidatos à liderança, mas sobretudo por passar um atestado de menoridade e desconfiança à generalidade dos militantes, vistos como incapazes de fazerem escolhas políticas internas acertadas. O apurado sentido de humor de Rui Rocha ficará por isso sublinhado quando vier criticar a falta de democraticidade do Bloco de Esquerda, ao mesmo tempo que na Iniciativa Liberal usa métodos estalinistas-leninistas na luta pelo poder.

O deputado da IL apresentou-se de forma supersónica como candidato ao lugar de Cotrim de Figueiredo, sem sequer ter apresentado previamente uma moção estratégica ou um programa de candidatura. Será por isso também uma gargalhada geral quando Rui Rocha acusar André Ventura de ser um arrivista de ego exacerbado, ou depreciar o Chega como um partido sem ideias e oportunista.

Intrigas palacianas com intenção de condicionar a escolha livre dos militantes para um novo líder, assim como orientar as manifestações de apoio de simpatizantes na direcção conveniente a quem sai e quer continuar a tutelar o partido é uma novela pouco aprazível a liberais.

Os ingénuos chegam agora à conclusão de que um partido liberal é, na sua essência, igual a todos os outros partidos.

A minha crónica-vídeo de hoje, aqui:

15 comentários leave one →
  1. freakonaleash permalink
    27 Outubro, 2022 09:08

    Está bem observado sim senhor!

    Gostar

  2. Augusto Faria permalink
    27 Outubro, 2022 11:49

    Estavas à espera de virgens? Isso só no paraíso.

    Gostar

  3. Mário Marques permalink
    27 Outubro, 2022 12:07

    Todos os deputados dos partidos representados na AR, tem que obedecer às directivas dos partidos que “por acaso” têm os mesmos donos em comum, o que estranho é ainda haver pessoas que se admiram com as posições tomadas por eles. Criem um novo partido INDEPENDENTE desta corja, e aí vão ver se não é verdade o que eu digo.

    Gostar

  4. freakonaleash permalink
    27 Outubro, 2022 13:15

    Ainda gostava de perceber qual a fixação do Ventura pela TAP na esfera pública! Orgulho bacoco na bandeira à la PZP!? Orgulhosamente sós à la Salazar!? Jobs for the boys à la PX (partido xuxialista)!?

    Gostar

    • 27 Outubro, 2022 23:41

      Ora nem mais freak, a TAP deveria era ser vendida e “privatizada” para o estado chinês, tal como o governo psd/cds do Passos Coelho fez à EDP. Isso sim é que era.

      Gostar

      • freakonaleash permalink
        28 Outubro, 2022 09:19

        Bom, bom é andarmos todos coercivamente a pagar os altos ordenados e mordomias dos amiguinhos dos partidos (xuxialistas de esquerda ou xuxialistas democratas, é me igual) que estão nessas empresas!
        Isto é que é progresso!
        A mim pouco me interessa a quem privatizam, desde que cumpram com o contrato de serviço público e sejam devidamente fiscalizados!

        Gostar

      • André Silva permalink
        28 Outubro, 2022 12:49

        Guincha e grunhe para aí até te cansares, p0rc0 cãomunista.

        Gostar

      • 28 Outubro, 2022 21:14

        Esta vem mesmo a calhar.
        A isto deve ser o que você chama de “cumprimento com o contrato de serviço público”.

        “Medina pede ao Parlamento 500 milhões de euros para indemnizar EDP e custos com PPP.
        É quase tanto quanto o apoio financeiro concedido à TAP em 2022, que ascendeu a 600 milhões de euros”

        https://www.dinheirovivo.pt/economia/medina-pede-ao-parlamento-500-milhoes-para-indemnizar-edp-e-custos-com-ppp-15287568.html

        Gostar

      • 28 Outubro, 2022 21:29

        Já agora a razão pela qual a TAP não está privatizada é da responsabilidade de Passos Coelho porque deliberadamente iniciou tarde e deixou processo se arrastar até ao final da sua governação sem o concluir, levando depois o governo do PS a reverter o processo. Isso e a RTP com o ministro adjunto Relvas e o Miguel Poiares Maduro que andaram andaram com discussões de remodelação ou de privatização e final a única coisa que alteraram foi o desenho logotipo da RTP.
        E ainda se lembra da “grande transformação tecnológica” da mudança da transmissão analógica de televisão para a TDT do Miguel Relvas do potencialidade do aumento de oferta de mais canais de TV ? Pois, pois é.

        Gostar

      • 28 Outubro, 2022 21:38

        Oh André Silva meta outra cassete pá. Que maluquinho retardado. Você só sabe rosnar e ainda tem a imbecil desfaçatez de acusar os outros do que você só sabe fazer.

        Gostar

    • lucklucky permalink
      29 Outubro, 2022 16:24

      O Ventura vê tudo pelo prisma da nação, ele provavelmente quereria uma companhia de navegação maritima de bandeira, etc..

      Gostar

  5. voza0db permalink
    27 Outubro, 2022 18:37

    Qualquer escravo boçal tuga que quer ir para o “parlamento” passa automaticamente a ser identificado como salafrário/corrupto. Nada de novo portanto nesta fraude de designação “Iniciativa Liberal”!

    Gostar

  6. André Silva permalink
    28 Outubro, 2022 12:50

    Blá blá blá mamões???

    Gostar

  7. JgMenos permalink
    29 Outubro, 2022 14:39

    Que chatice!
    Tanto ego fica por exalta!
    Tantas seitas ficam por formar!
    Oh!!! Mar democrático quão cedo te cobres do ridículo!

    Gostar

  8. Luis Simões permalink
    31 Outubro, 2022 11:08

    A politica hoje com aqueles que se conhecem , para além de serem uns ignorantes em potência , não tem a percepção de quem são na sua maioria a concorrência , Então quando está Costa presente no Parlamento só há um que lhe faz frente nesta altura , quer se queira quer não , que é Ventura , da bisserie que é o Costa com uma falta de educação e postura para o lugar que ocupa para além de um mentiroso compulsivo , se atira a toda a concorrência com uma arrogância só quando do Sócrates , ate apareceram um Ministro com cornos etc. Para além de um Presidente do Parlamento Santos Silva , sem a moral de chamar atenção alguém , toda a gente se deve lembrar de uma reunião do PS onde Vieira da Silva chegou de um encontro com uma Comissão de Trabalhadores , o hoje presidente do Parlamento segundo da hierarquia deste País de corruptos ladrões de uma seita famile-gate , para além dos Maçons , disse para Vieira , então aquilo parecia uma feira de gado , è nisto que os Portugueses se revêem, muito diferente da ordem e respeito , é uma País socialista virado para aa Venezuelisação com um também Presidente da Republica alinhar assinando tudo que Costa lhe põe a frente de uma corrupção quando o Tribunal de Contas alerta para aquele diploma , dá-me ideia que Marcelo já não lê nada , quando de um anterior diploma que depois veio dizer aquilo que é seu costume de vulgaridades que nem o conhecido Américo Tomaz o fazia , que foi o pior Presidente que se teve , Marcelo está a ultrapassa-lo de todas as maneiras , para mim nesta altura ficara o Presidente das selfies e dos banhos marítimos e pouco mais .

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: