BLASFÉMIAS

A Blasfémia é a melhor defesa contra o estado geral de bovinidade

Dizer a verdade

Publicado por JoaoMiranda em 13 Fevereiro, 2008

Sócrates hoje no Parlamento:

«Nunca assinei nenhum projecto que não fosse da minha responsabilidade. A notícia do Público é uma falsidade, é falsa. Todos os projectos que assinei são da minha responsabilidade»

Sócrates escolhe as palavras sempre que fala deste tema. Diz “assumo a autoria”, não diz “fui eu que fiz”. Diz “os projectos que assinei são da minha responsabilidade”, mas não diz “os projectos que assinei foram feitos por mim”.

130 Respostas para “Dizer a verdade”

  1. retro visor Diz:

    Claro, o homem tem pinta… não só veste como, também, fala “Armani”… É tudo uma questão de estilo.

  2. Piscoiso Diz:

    Será que os fatos da autoria de Armani, foram feitos por Armani ?
    balha-nos noça ceñora

  3. CCz Diz:

    Também reparei no pormenor da linguagem, por isso estranho ningué, lhe perguntar “mas foi o senhor que os fez?”

  4. Sofia Ventura Diz:

    Faz lembrar o Bill Clinton que nos ensinou que, afinal, o sexo oral não é sexo.

  5. Piscoiso Diz:

    Foi um momento que se perdeu, até porque ele já devia ter uma resposta engatilhada.

  6. Anónimo Diz:

    Pode nao ter sido. Pode ter sido o autor da ideia e do projecto e outro fazer o trabalho de chapa de desenhar a ideia no papel e bater o relatório à máquina para depois ele assinar. Como Armani. E depois? É ele o autor.

    Se calhar tinha secretária. lol

    Já estou a especular.

  7. Anónimo Diz:

    Ainda bem que nao tinha de ser ele a fazer o trabalho da construçao civil e de pintar as paredes… lol

  8. Diacono Remédios Diz:

    Parece não ser ilegar, mas eticamente é reprovável.Foi com de Santana Lopes como PM que foi feito o negócio com a Groudforce. Agora, Santana Lopes é assessor dessa mesma empresa.

    http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Empresas&CpContentId=298054

    http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=324961&visual=26

  9. Psicoiso Diz:

    Diácono (dos santinhos) Remédios.

    Mas este senhor gajo não é deputado da nação?
    Ou é doputedo?
    Tudo à solta, nação valente i mortal.
    Ás armas.

  10. otto klismo. Diz:

    ninguém que seja sério pode acreditar em aldabrões.
    não tirei cursos dominicais, nem fiz ouras coisas mais.
    nunca tive sonhos. só projectos. mas não eram como estes.

  11. MJRB Diz:

    Depois do que o “Público” editou sobre a licenciatura e sobre estas assinaturas que permitiram a edificação daquelas casas, e dada a magnitude das “ofensas” ao “bom nome” de quem nessas épocas desempenhava já relevantes cargos que ascenderam Sócrates a PM, este só tem uma coisa a fazer: colocar em tribunal o “Público” e os jornalistas.
    Mas não o vai fazer — porque é melhor “ficar assim”, passará ao esquecimento…
    E também não o vai fazer, porque teria titubeantes, anedóticas, inconsistentes “provas” de que praticou o contrário…

  12. Anónimo Diz:

    Se ele colocasse em tribunal, o resultado seria mais uma vez acusaçoes de atentado à liberdade de expressao, perseguiçao aos jornalistas, querer controlar os media todos, perseguir os fracos.. :)

    O melhor é mesmo mandar à fava

    Ou entao esperar que acabe o mandato de PM e entao quando tiver tempo para tratar de assuntos pessoais, meter o processo em tribunal. O PM deve é estar empenhado com assuntos mais sérios. Ainda por cima ia ser à custa do dinheiro publico.

  13. Mialgia de Esforço Diz:

    Se o Grande Timoneiro o diz, ninguém tem motivos para duvidar da sua palavra. Afinal, este homem nunca mentiu, não é?

    Mas lá que foi cómico vê-lo a bufar de raiva, isso foi. E não pareceu que fosse de indignação.

  14. tina Diz:

    Não acho nada errado com o princípio de alguém assumir a responsabilidade pelo projecto dos outros. Afinal, se alguma coisa correr mal eles têm de assumir e o problema é deles. É como o fiador num empréstimo, por exemplo. O que está muito mal é apenas certos arquitectos ou engenheiros poderem assinar projectos. Todos os profissionais com cursos reconhecidos oficialmente deveriam poder assinar projectos.

  15. MJRB Diz:

    Mialgia De Esforço,

    aliás, eu tenho uma tese-convicção: se as pessoas aparecem nas televisões, é “porque têm valor”…
    Assim sendo, se Sócrates surge quase diariamente nas tv’s é porque tem valor acrescentado. E se diz que é mentira, é porque é verdade; e se afirma que é verdade é porque foi mentira. Sócrates sabe o que faz e o que diz.

  16. MJRB Diz:

    Oooppssss… Não foi bem isso o que eu quis escrever, foi…, foi…mas agora não sou capaz de escrever o contrário.

  17. JN Diz:

    Aprecio menos o fura vidas que nos chegou a PM.
    Mas duma coisa estou certo.
    Não existe ilegalidade nenhuma naquilo que fez e diz. Mesmo que os proprietários digam que nunca o viram.
    O assunto não é mesmo nada grave.

    Grave é o presidente da ANET e da Ordem dos Engenheiros esclarecerem que a assinatura de favor não é um crime.
    É sim senhor e grave. Pode dar cadeia e tudo.

    A única coisa interessante desta estória é mostrar a falta de qualidade para o ofício do nosso PM. Que por sinal nem é muito grave, também.

    Digam o que disserem o nosso PM até que se está a safar muito bem. Até parece uma campanha de esclarecimento. E não de perseguição.

  18. MJP Diz:

    Assume a responsabilidade dos projectos como assume a responsabilidade da descida da taxa de mortalidade infantil de 14 para 5, ou que já não nascem bébes em maternidades com mesmos de 15 mil nascimentos por ano!
    Assim é fácil assumir responsabilidades! tudo aldrabice mas dito com um ar muito convencido.

  19. Anónimo Diz:

    Terá dito aquilo que alguns esperavam. Agora é só esperar que apareça a “notícia” a explicar o contrário, que não deve demorar muito tempo. Eu cá gostei foi do discurso daquela pérola de plástico chinês que dá pelo título de “líder do grupo parlamentar do partido socialista”. Gosto da maneira como repete as ladaínhas do 26 de Abril de 74 como se ainda estivesse a comemorar o nascimento deste regime a que chama democracia. Nunca perco um discurso do senhor, porque ele é mesmo único.

    Nota: o querido líder anda um pouco nervoso.

  20. MJRB Diz:

    JN,

    está a safar-se, está!… Com a oposição que tem, com o povo-NADA que lhe vai dar nova vitória em 2009…

    As assinaturas de favor podem ser puníveis.

    Sócrates revelou, para além de tudo o mais, falta de gosto, se é que viu e leu o que assinou… Se anteviu as consequências daquelas casas, é porque não tem classe alguma, ajudou a assassinar o património urbano, e a pouca cultura que hoje patenteia é parcialmente falsa e sem substância — o que é um facto !
    Quer um exemplo ? Este: na cerimónia de inauguração do Museu Berardo, afirmou que o roteiro da arte moderna e contemporânea na Europa começa (pela qualidade) em Lisboa… “Esquecendo-se” de Serralves e de Madrid…
    Enfim, “é o que temos”…e vai fazer outra legislatura, essa, muito mais acintosa e gravosa para os portugueses.

  21. Anónimo Diz:

    Eu gostei foi da resposta que ele deu à questão do sindicalista condenado.
    Parecia o Salazar a falar da guerra em África e de um mundo que só existe numa cabaça.

  22. Anónimo Diz:

    O povo e o PSD parecem não ter reparado que é evidente que no TGV, OTA e noutras obras ele também vai assinar, por nós. Não é o passado que interessa, é a possibilidade de o que se passou no passado acontecer no presente.

  23. MJRB Diz:

    Fixem isto: Sócrates não é um democrata !
    Sócrates “tem que viver” com esta democracia.
    Sócrates tolera a democracia e a liberdade doutros !

  24. Tiago Azevedo Fernandes Diz:

    A questão é: o(s) funcionários(s) da Câmara receberam ou não algum dinheiro pelos “projectos cujo responsável é José Sócrates”?

  25. Anónimo Diz:

    Tiago,

    A questão é que o país já sabe quem ele é e as rosas já estão bastante pálidas, de vergonha.
    Portanto, Habemus Circus.

    Mas há mais: a elevação da fasquia do criminalmente admissível em função das actividades de Sócrates é de tal ordem, que vai ser muito difícil os tribunais julgarem em consciência outros cidadãos por casos semehantes, excepção feita aos casos tipo DREN, ao do sindicalista de ontem e ao da associação empresarial vasculhada logo a seguir ao momento em que fizeram queixa-crime contra o ministro das finanças.

  26. André Verneuil Diz:

    As casas são lindas, ainda vai voltar a assinar mais daquelas, não tarda nada, os donos das habitações queriam era ir lá para dentro que na beira alta faz frio, nem sabiam de nada, quem assinou, ou deixou de assinar, os jornalistas do “público” são irresponsáveis, ele nem move um processo visto ser magnânimo, prontos!

  27. Piscoiso Diz:

    Ronald Reagan também não era bom actor, e nem por isso deixou de ser eleito para presidente dos EUA.

  28. lucklucky Diz:

    Mas foi Governador da Califórnia…

  29. All-facinha Diz:

    Ah, mas as casas são muito confortáveis.

  30. MJRB Diz:

    All-Facinha:
    “Ah, mas as casas são muito confortáveis.” — são, sim senhor, muito confortáveis na Califórnia. E diferentes…

  31. MJRB Diz:

    Reagan foi um vulgar actor e um mau presidente.
    Sócrates foi um péssimo “projectista” e é um PM sem projecto global para Portugal.

  32. As Farpas » Blog Archive » Dizer mesmo a verdade Diz:

    [...] Aqui. [...]

  33. Beirão Diz:

    Esperemos que os resultados no país sejam mais “jeitosos” do que as casas…(aqui também assume certamente a responsabilidade)

  34. rb Diz:

    E ainda o nosso parlamento a perder tempo com estas merdices. Já agora, por falar no Público, o João Miranda leu o editorial de hoje, do Paulo Ferreira?

  35. Ronaldo Diz:

    Reagan foi apenas o melhor presidente dos EUA nos últimos 50 anos.

  36. André Verneuil Diz:

    Os sinais:
    A areia já não disfarça os buracos do alcatrão
    Os piaçabas fizeram greve junto das sanitas
    Quando os políticos falam, registam-se epidemias de vómitos
    As vmers perdem-se nos matagais do interior
    O preto passou a ser definitivamente a cor da moda
    As olheiras dos professores são de mau augúrio para os alunos
    Os incentivos para os cirurgiões são um bem inestimável
    A palavra seriedade pode desencadear gargalhadas incontroláveis
    Pior que a subida do pão, a da cerveja
    As cimenteiras desesperam de não poder emitir as dioxinas todas
    Não chove, mas se chovesse era precisamente a mesma coisa

  37. André Verneuil Diz:

    Os sinais:
    A areia já não disfarça os buracos do alcatrão

  38. André Verneuil Diz:

    Os sinais:
    A areia já não disfarça os buracos do alcatrão
    Os piaçabas fizeram greve junto das sanitas
    Quando os políticos falam, registam-se epidemias de vómitos
    As vmers perdem-se nos matagais do interior
    O preto passou a ser definitivamente a cor da moda
    As olheiras dos professores são de mau augúrio para os alunos
    Os incentivos para os cirurgiões são um bem inestimável
    A palavra seriedade pode desencadear gargalhadas incontroláveis
    Pior que a subida do pão, a da cerveja
    As cimenteiras desesperam de não poder emitir as dioxinas todas
    Não chove, mas se chovesse era precisamente a mesma coisa

  39. Piscoiso Diz:

    As casas, certamente que as projectou de acordo com o gosto dos proprietários.
    As políticas, serão ao gosto de quem nele votou.
    Ponto final, parágrafo.

  40. Sofia Ventura Diz:

    «A questão é: o(s) funcionários(s) da Câmara receberam ou não algum dinheiro pelos “projectos cujo responsável é José Sócrates”?»

    Mais, a questão é: foram os técnicos que fizeram os projectos que decidiram depois, na Câmara, pela sua aprovação?

    Se sim:

    1) Quanto é que o Socrates ganhou?
    2) Já que falhou o primeiro crivo de fiscalização, se calhar, devia-se ir lá ver da conformidade das obras com as exigências legais.

  41. Pêndulo Diz:

    Algum dos proprietários se queixou da casa que tem? Algum se sentiu lesado com o projecto? Algum disse que lhe mostraram uma coisa e afinal o projecto era outra?
    Ou será que aquelas pessoas quiseram mesmo casas assim? E se o quiseram podem tê-las? Podemos nós definir o gosto estético dos outros?

    A assinatura de favor(ao que ouço não é favor, é paga) é que é o busílis. Agora se as casas são feias ou não é irrelevante.

  42. Fado Alexandrino Diz:

    Vamos imaginar um gabinete de arquitectura como o de Siza Veira , Tomás Taveira ou outros dos grandes.
    Alguém pensa que todos os desenhos, cáculos e outros pormenores são feitos pelos mesmos.
    Então neste caso estes também são aldrabões porque o projecto no fim é de Siza Vieira e não consta lá os nomes das dezenas de empregados que trabalharam no mesmo.
    Dois pesos e duas medidas?

  43. Sofia Ventura Diz:

    «A questão é: o(s) funcionários(s) da Câmara receberam ou não algum dinheiro pelos “projectos cujo responsável é José Sócrates”?»

    Mais, a questão é:

    Foram os técnicos que fizeram os projectos que depois decidiram pela sua aprovação na Câmara?

    Se sim:

    1) Na medida em que falhou o primeiro crivo de fiscalização, se calhar, vale a pena ir ver se as obras estão em conformidade com as exigências legais;

    2) Quanto é que o Socrates ganhou com isso?

  44. Fado Alexandrino Diz:

    Vamos imaginar um gabinete de arquitectura como o de Siza Veira , Tomás Taveira ou outros dos grandes.
    Alguém pensa que todos os desenhos, cáculos e outros pormenores são feitos pelos mesmos.
    Então neste caso estes também são aldrabões porque o projecto no fim é de Siza Vieira e não consta lá os nomes das dezenas de empregados que trabalharam no mesmo.
    Dois pesos e duas medidas?

  45. Anónimo Diz:

    Ficámos todos a saber a nova marca de Portugal: “Mamarrachos by Sócrates”.

    Porto das Carnes, Guarda.

  46. J Diz:

    Nova marca de Portugal: “Mamarrachos by Sócrates”.

    Porto das Carnes, Guarda.

  47. J Diz:

    Mamarrachos by Sócrates, since 1990.

  48. André Verneuil Diz:

    Batista Bastos diz a verdade aqui (DN, 13-02-2008):
    Na realidade, há muitíssimo poucos socialistas no PS; no Governo, parece-me que nenhum. Observo aquelas figuras, marcadas por uma espécie de misticismo barroco, e pergunto-me: que tem feito pelo País esta gente de manejos burocráticos e de cerviz dobrada ante o Príncipe? Nada. Pior: tem cometido o mais condenável de todos os crimes - o socialicídio.
    Não é de agora, o delito. Com José Sócrates, socialista de ocasião, propagandeou-se a “esquerda moderna” como justificação de todas as malfeitorias ideológicas, sociais, morais e éticas. Mas ele resulta de uma génese política malformada. As “tendências” no PS, desenvolvem-se, exclusivamente, com palavras e frases protocolares. E os poucos que pertencem a uma genealogia oposta são marginalizados ou tidos como anacronismos.
    Há, nesta gente, falta de garra, de honra, de competência, de credibilidade, de integridade, de vergonha. Trabalhadores precários: 1.700.000. População empregada: 5,2 milhões de pessoas. Desempregada: cerca de meio milhão. Dois milhões de portugueses na faixa da pobreza. São conhecidos os vencimentos escandalosos, as mordomias, as pensões de reforma não apenas no “privado” como no “público”. O regabofe na sociedade portuguesa é mais do que revoltante. O PS é uma desgraça. O Governo “socialista” uma miséria. E ambos têm de saciar imensos e sôfregos apetites.

  49. Piscoiso Diz:

    «A questão é: o(s) funcionários(s) da Câmara receberam ou não algum dinheiro pelos “projectos cujo responsável é José Sócrates”?»
    SV

    O responsável por um projecto de uma casa particular, executa um trabalho para o proprietário da casa e não para a Câmara Municipal. Se o proprietário, paga ao projectista, o projecto, e paga também ao funcionário da Câmara, para o projecto ser aprovado, o projectista não tem nada com isso.

  50. rb Diz:

    Eu acho que continuar a discutir este tema - eu sei, não quero falar do que não me interessa, sou um anpaniguado do governo, pertenço à central de bloggers, etc …- é lavrar num erro. Porque é uma discussão estéril. Nunca Sócrates vai confessar qualquer pecado, nem nunca o Público - um watch dog de primeira - vai “”"provar”"” o que quer que seja. É claro que pode sempre aparecer a neta da prima de algum dos proprietários, já falecidos, a dizer que não se lembra do Sócrates a não ser da televisão.
    Mas, pronto, podemos sempre continuar a discutir o sexo dos anjos enquanto o país vai-se afundando. É Portugal …

  51. portodocrime Diz:

    Ninguem liga o Porto Canal?
    ah…………
    só os Portuenses.

  52. none Diz:

    É Portugal…
    todos discutem, todos têm opinião, todos sabem bem ‘o que passa’…
    Acções, manifestações, revoluções, e outras confusões são para os outros. Alguém há-de vir e mudar tudo isto. Cremos que D. Sebastião vem aí, ou outro de qualquer outro nome, e nos irá salvar destes problemas, e irá lidar ele com essas confusões.
    É Portugal, é tudo ‘falado’, é tudo deixado para outro fazer.

  53. Tiago Azevedo Fernandes Diz:

    Piscoiso, eu explico.

    Hipótese: o dono da obra paga a Sócrates (o “responsável”), que paga ao funcionário da Câmara (o tal que não podia assinar) para lhe fazer o projecto. Isto não é crime? Ou no mínimo contra toda a ética?

    Ou ainda: o dono da obra paga ao funcionário da Câmara (o tal que não podia assinar) para lhe fazer o projecto, e este, por sua vez, paga a Sócrates para “assumir a responsabilidade” e apenas assinar. Ou então nem paga, porque ele é porreiro, pá, e assina de graça.

    Hipóteses mirabolantes? Sem qualquer relevância para avaliar aquilo que Sócrates hoje diz?

  54. Piscoiso Diz:

    Caro Tiago, vc pode apresentar as hipóteses mais mirabolantes que quiser, sobre quem quiser. Não sendo provadas, não passam de exercícios estéreis.

  55. Tolstoi Diz:

    Caros animadores da tertúlia blasfémica não será difícil identificar os infiltrados a soldo da nomenklatura , proponho que não se lhes responda.
    Mesmo que mudem de nome, são fáceis de identificar são fanáticos defensores do primeiro ministro, perante qualquer critica ou situação, a sua escrita e fundamentação segue a linha de Mário Lino e a ética e estética de Sócrates.

  56. Tiago Azevedo Fernandes Diz:

    Piscoiso: certo. Por isso é que importa esclarecer devidamente o assunto, que é importante. A mim não me interessa nada saber o que Sócrates fez há 20 ou 30 anos, a não ser na medida em que isso permite saber como ele se comporta hoje. O que eu quero saber é se ele hoje mente. Eu não teria nenhum problema num cenário em que uma das minhas hipóteses se confirmava mas Sócrates tinha imediatamente reconhecido que sim, que tinham sido erros de juventude.

  57. Piscoiso Diz:

    Do clube dos mexericos/alcoviteiras/difamaticatórias…
    é que não faço parte.

  58. Anónimo Diz:

    Neste momento cabe ao PSD fazer alguma coisa. Não há mais ninguém que possa dar a pedrada no charco, e tem que ser depressa porque o país não aguenta esta engenheirada de terceira categoria. Basta ver o que está a contecer nos grandes hospitais para perceber a monstruosidade da eleboração de “reformas” a todo o custo e de qualquer maneira. E estamos prestes a entrar na fase do estouranço do dinheiro e dos contratos. Menezes parece mais um submarino do PS dentro do gabinete da câmara de gaia do que outra coisa.

  59. Tiago Azevedo Fernandes Diz:

    Ah, e convém não esquecer que aquilo que o Público afirma é sustentado em testemunhos muito credíveis, com documentos de suporte sólidos e nunca desmentidos como sendo falsos (nem os testemunhos nem os documentos). Ou seja, é apenas a palavra de Sócrates e do actual presidente da Câmara contra todas as outras evidências.

  60. Piscoiso Diz:

    Quais testemunhos credíveis, quais documentos sólidos, quais evidências ?
    Pode fazer em banda desenhada ?

  61. Tolstoi Diz:

    A Justiça portuguesa é um fenómeno interessante eu diria mesmo um “case study”.
    Eu quero ver o que vai acontecer quando o desemprego chegar aos 9,5 %, as acções do BCP valerem 90 cêntimos, os maiores investidores portugueses investirem só no estrangeiro. Sócrates vai afirmar que a culpa é dos governos anteriores.

  62. Tiago Azevedo Fernandes Diz:

    “Pode fazer em banda desenhada ?”

    Posso:http://porto.taf.net/dp/node/3555

  63. Tiago Azevedo Fernandes Diz:

    O link não saiu bem…
    http://porto.taf.net/dp/node/3555

  64. rb Diz:

    Piscoiso,
    Testemunhos credíveis, não, “testemunhos muito credíveis”.

    PS: há pouco vi a peça da sicn sobre a interpelação de Santana a Sócrates. Foi corajoso, Santana. Mas o Sócrates atirou-se a ele duma forma que ele quase não soube onde meter o rabo. Depois, ironia das ironias, a peça sobre os serviços jurídicos à empresa privatizada pelo próprio há bem pouco tempo. Há coisas fantásticas, não há?

  65. José Chouriço Diz:

    Fez ele muito bem o Sr. Engº, no lugar dele fazia o mesmo. Atão, alguém faz o trabalho todo e ele só tem que assinar, e ser responsável, claro está, pelas marquizes e os ladrilhos, e ainda recebe uns cobres. O homem Sr. Engº fez pela vida, demonstra que no fundo era/é esperto, e que aproveitou o que as lacunas do lodo camarário permitia/permite. No fundo, não nos podemos queixar de não termos um PM esperto. Mas como dizia a minha avó, que era lá dos lados da beira alta, espertos são os ca… pazes de nos fazer sentir burros. O verdeiro problema não são as casas e a sua estética, mas o frio que quem lá vive deve rapar.

  66. rb Diz:

    Sim, eu também não percebo qual o espanto pelos projectos arquitectónicos do nosso engenheiro. Só quem nunca saiu da formosa capital ao norte do país, por ex, quanto mais ao interior, o fino bom-gosto do nosso emigrante. Um chalé!

  67. rb Diz:

    é que não conhece “o fino bom-gosto do nosso emigrante”, queria eu dizer

    PS: vamos mas é dormir

  68. Piscoiso Diz:

    As tretas do link já toda a gente leu e comentou. É chover no molhado.

  69. José Chouriço Diz:

    Sr Piscoiso, mesmo com tanta chuva no molhado parece que a seca é das piores dos últimos anos… não será mesmo porque achamos que a chuva só nos faz falta quando a não temos? O Sr Engº PM sabia o que fazia… e não era chuva, ou melhor foi uma chuva de assinaturas, no molhado claro está.

  70. Piscoiso Diz:

    Já sobre as maledicências
    E suas repercussões
    Esperem vossas excelências
    Resultado em eleições.

  71. RV Diz:

    “Não acho nada errado com o princípio de alguém assumir a responsabilidade pelo projecto dos outros”.

    Tina, entre achar e errado e haver ilegalidade há uma enorme distância. Isto genericamente falado, como o fez também.

    Sobre o debate ontem no Parlamento: usando um habitual trocadalho, foi para lamentar. O PSD levou o tema que Sócrates já antevia e tinha devidamente preparado. Até concordo com o Piscoiso, é chover no molhado. Não por achar irrelevante o tema mas por nada acrescentar e, adicionalmente, desviar a atenção de coisas sérias que se estão actualmente a fazer, como o assassinato da escola pública na forma como a conhecemos.

  72. Doe, J Diz:

    Piscoiso Diz:
    “As políticas, serão ao gosto de quem nele votou. Ponto final, parágrafo.”

    Quais politicas?
    As anunciadas durante a campanha eleitoral ou as improvisadas nos dias seguintes ás eleições?
    Reticencias.

  73. Piscoiso Diz:

    Se não votou nele, e ele mudou de política, passe a nele votar.

  74. Diacono Remédios Diz:

    MJRB Diz:
    13 Fevereiro, 2008 às 8:54 pm

    Fixem isto: Sócrates não é um democrata !
    Sócrates “tem que viver” com esta democracia.
    Sócrates tolera a democracia e a liberdade doutros !

    É na juventude que se constroem os alicerces para a vida. Sócrates construiu os seus alicerces políticos na juventude social democrata. Vejam só o resultado que deu…
    Fracos professores que teve…

  75. Doe, J Diz:

    Piscoiso Diz:
    “Se não votou nele, e ele mudou de política, passe a nele votar.”

    Afinal, nas eleições Portuguesas elege-se o candidato ou o programa por ele apresentado?
    Se a eleição se destina a aprovar ou a recusar um programa eleitoral os desvios a esse mesmo programa retiram a legitimidade a quem o apresentou.
    Se a eleição se destina a aprovar o candidato independentemente do programa apresentado para que serve a campanha eleitoral e apresentação do programa?

  76. Doe, J Diz:

    Piscoiso Diz:
    “Se não votou nele, e ele mudou de política, passe a nele votar.”

    E o Sr. Pinto de Sousa não mudou de politica porque nunca teve uma.

  77. Diacono Remédios Diz:

    André Verneuil

    Na realidade, há muitíssimo poucos socialistas no PS; no Governo, parece-me que nenhum.

    Socrates nunca me enganou. Foi do PPD, infiltrou-se no PS e aplica a política do PPD. Logo não há socialistas no PS nem no govcerno…

  78. josé Manuel Faria Diz:

    Câmara da Guarda vai investigar. Já não há respeito.

  79. Nelson Silva Diz:

    A Câmara da Guarda vai investigar para concluir que a conclusão é aquela que lhe dá mais jeito concluir.

  80. Nelson Silva Diz:

    A Câmara da Guarda vai investigar para concluir que a conclusão é aquela que lhe dá mais jeito concluir…

  81. Lololinhazinha Diz:

    Continua tudo distraído com a terrível questão de saber se o homem desenhou, ou não desenhou, as casinhas referentes aos projectos que assinou.
    Enquanto isso…

  82. Piscoiso Diz:

    “O Sr. Pinto de Sousa não mudou de politica porque nunca teve uma.
    Tá bem. Ninguém vai votar Pinto de Sousa para lhe fazer a vontade.

  83. Sofia Ventura Diz:

    Piscoiso,

    «A questão é: o(s) funcionários(s) da Câmara receberam ou não algum dinheiro pelos “projectos cujo responsável é José Sócrates”?
    SV»

    Não era esta a minha pergunta. Eu peguei nesta e adaptei-a.

  84. Sofia Ventura Diz:

    As minhas questões eram estas:

    «Mais, a questão é:

    Foram os técnicos que fizeram os projectos que depois decidiram pela sua aprovação na Câmara?

    Se sim:

    1) Na medida em que falhou o primeiro crivo de fiscalização, se calhar, vale a pena ir ver se as obras estão em conformidade com as exigências legais;

    2) Quanto é que o Socrates ganhou com isso?»

  85. Piscoiso Diz:

    Se sim

    Antes de se chegar a esse “sim”, terá de se averiguar se foram os técnicos da Câmara que fizeram os projectos.
    Como Sócrates já afirmou que é o autor de todos os seus projectos, até prova em contrário, não passa de especulação.

  86. Sofia Ventura Diz:

    «Como Sócrates já afirmou que é o autor de todos os seus projectos, até prova em contrário, não passa de especulação.»

    Piscoiso,

    Toda esta questão se põe, obviamente, no pressuposto que não foi o Socrates a fazer os projectos. Não fosse esse o caso, e não havia nada a discutir.

    Por outro lado, ser-se “autor” de alguma coisa… dá para tudo. Por exemplo: os advogados estão impedidos de assinar peças processuais que não tenham sido por si elaboradas, no entanto, toda a gente sabe que isto é do mais comum. Se perguntar ao advogado quer assinou determinada peça (sem que a tenha, efectivamente, feito) se é o autor da mesma, ele responde-lhe, cabalmente, que sim - e tem lá a assinatura que o prova.

  87. Sofia Ventura Diz:

    Mas pergunto-lhe, supondo que é verdade que os projectos forma feitos pelos técnicos que os aprovaram na Câmara, é ou não relevante apurar o que eu dizia em 1) e 2)?

  88. Maria Marques Diz:

    Eu estou em crer que se se descobrisse que Sócrates fez em tempos alguma coisa como desviar fundos para outros países (no tempo em que isso era proíbido), espancar a empregada ou dedicar-se a tráficos diversos ainda haveria aqui comentadores a considerarem que Sócrates está inocente e que tudo não passa de uma conspiração de X ou Y.

    Sóctates, tendo ou não recebido dinheiro pelos projectos que assinou, responsabilizando-se ou não pelos projectos que assinou (é indiferente, se não se responsabilizasse seria responsabilizado pela câmara), ajudou técnicos da Câmara da Guarda a exercerem uma actividade profissional que lhes estava vedada pelo seu trabalho na Câmara e que exerciam porque conseguiam que os projectos fossem aprovados rapidamente (poelos próprios). Isto mostra a seriedade de Sócrates.

    E o subsídio de exclusividade que recebeu da AR enquanto era director técnico de uma qualquer empresa, alguém me sabe informar se já foi devolvido na totalidade e actualizado?

  89. Piscoiso Diz:

    Mas concerteza !

  90. André Verneuil Diz:

    Picoiso a primeiro ministro já. Um sucessor digno do sr. sousa mesmo que não seja engenheiro, estou na primeira linha para votar nele desde que o ouriço não falte com as suas musiquinhas.
    Sem música nada feito.

  91. Sofia Ventura Diz:

    «Piscoiso Diz:
    14 Fevereiro, 2008 às 1:56 pm
    Mas concerteza !»

    Na eventualidade este comentário ser uma resposta ao meu, então, se calhar, havendo indícios (o que não é o mesmo que prova), cabe investigar - só assim se consegue acautelar os interesses públicos descritos em 1) e 2).

  92. Lololinhazinha Diz:

    Investigar? Mas isto está tudo prescrito!!

  93. Sofia Ventura Diz:

    Investigar? Mas isto está tudo prescrito!!

    Não sei de que datas são as assinaturas e, portanto, se já não lhe poderá ser assacada responsabilidade penal.

    Mas, o que importa é que a responsabilidade política não prescreve! As consequências criminais, às tantas, são irrelevantes.

  94. Lololinhazinha Diz:

    Sofia,

    Esta história tem mais de vinte anos. É do tempo em que só haviam 3 ou 4 pessoas com poderes para assinar os tais dos projectos. Se não assinassem projectos de que não fossem autores (os projectos, na altura eram feitos pelos chamados “desenhadores”) não se construíam casas. Até porque desses 3, dois, com grande probabilidade, estavam impedidos de assinar por serem fiscais nas Câmaras.
    Não se pode importar a realidade actual para vinte anos atrás e analisar os factos ao abrigo da mesma lógica. É por isso que acho que esta história está demasiado empolada.

  95. Sofia Ventura Diz:

    «É do tempo em que só haviam 3 ou 4 pessoas com poderes para assinar os tais dos projectos.»

    Se me disser que haviam 2 ou 3 amigos na zona em condições de assinar, acredito.
    Se me quiser convencer que só haviam 2 ou 3 técnicos em condições de fazer (e assinar, obviamente) os projectos, é mais difícil.

    O facto é que, se as pessoas que fazem os projectos estão impedidas de os aprovar - elas próprias, é por razões óbvias que saltam à vista de qualquer um.

  96. rb Diz:

    Sofia Ventura Diz:
    14 Fevereiro, 2008 às 12:41 pm

    Sofia Ventura,

    Eu ainda mais longe, se toda a gente sabe que há engenheiros que trabalham nas Câmaras e fartam-se de assinar projectos de colegas que trabalham noutras (tipo: eu assino os teus tu assinas os meus), que estão podres de ricos, têm altos carros e altas casas, e nunca nenhum foi apanhado nas malhas da justiça até hoje?
    Esta é que devia ser uma boa questão para discutir.

    PS: quem lhe disse que os advogados estão impedidos de assinar o que outros advogados fazem?

  97. rb Diz:

    como é que “nunca nenhum foi apanhado nas malhas da justiça até hoje?”, dizia eu (este teclado é marado).

  98. rb Diz:

    Se ainda hoje isto se passa e nada acontece, como é que querem provar que Sócrates o fez há um quarto de século atrás, sendo que naquele tempo as facilidades eram bem maiores?

  99. Lololinhazinha Diz:

    “quem lhe disse que os advogados estão impedidos de assinar o que outros advogados fazem?”

    RB,

    Parece que o estatuto da ordem dos advogados (se não directamente, pelo menos, numa interpretação manhosa)debita uma palermice qualquer sobre isso.
    Claro que é mesmo uma palermice porque não há qualquer razão lógica que justifique que o advogado não possa responsabilizar-se por uma peça processual que não foi redigida por si. Aliás, como bem lembra a Sofia, é prática mais do que frequente entre advogados.

  100. Sofia Ventura Diz:

    «PS: quem lhe disse que os advogados estão impedidos de assinar o que outros advogados fazem?»

    Diz no nosso Estatuto! Ai! Não me diga que estve menos atento que eu nas prodigiosas aulas de deontologia profissional - pergunta retórica (assisti a uma aula e fuji, para nunca mais voltar).

  101. Lololinhazinha Diz:

    Isto é uma tontaria. Se alguém recebe dinheiro para fazer aprovar um projecto, obviamente, deve ser punido criminalmente (juntamente com quem pagou). O resto, vulgo assinaturas de projectos por parte de quem não é autor, por si só, é matéria que não deve ter qualquer dignidade penal.

  102. Lololinhazinha Diz:

    Ai, ai, Drª Sofia!!
    E as folhas de assinaturas? Como é que resolvia esse problema? É melhor não responder…
    Lol

  103. Sofia Ventura Diz:

    http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=318721

    Há dias que nos cobrem a todos de vergonha, mas uns mais do que outros.
    Nestas alturas, gostava de acreditar na existência de um Céu e de um Inferno.

  104. Sofia Ventura Diz:

    «Ai, ai, Drª Sofia!!
    E as folhas de assinaturas? Como é que resolvia esse problema? É melhor não responder…
    Lol»

    Não me apanha, Lololinhazinha. No meu tempo a assistência não era obrigatória, mas dava créditos que nos permitiriam, depois, em certo número e em função da nota no exame escrito, dispensar da prova oral de agregação.

    Bati com os costados na oral, mas não me apanharam mais lá! Sou má, muuuitoooo má.

  105. Sofia Ventura Diz:

    «Isto é uma tontaria. Se alguém recebe dinheiro para fazer aprovar um projecto, obviamente, deve ser punido criminalmente (juntamente com quem pagou).»

    A tese é que foi isso que se passou:

    Sócrates terá recebido dinheiro (ou favores) para assinar projectos de pessoas que não os podiam submeter a aprovação porque iam decidir sobre eles.

  106. rb Diz:

    Lololinhazinha e Sofia Ventura,

    Eu nunca vi tal coisa escrita, em relação aos advogados, mas posso estar enganado ou desactualizado. No entanto, ainda noutro dia ouvi o Judíce dizer que fazia isso vezes sem conta.

  107. Sofia Ventura Diz:

    http://www.publico.clix.pt/videos/?v=20080214090307&z=1

    Definitivamente, está tudo maluco!!!!!!
    Vão ver este vídeo.

  108. rb Diz:

    Se alguém recebe dinheiro para fazer aprovar um projecto, obviamente, deve ser punido criminalmente (juntamente com quem pagou).
    Não me parece que seja esse o caso, embora não ponha as mãos no fogo por nenhum engenheiro camarário.

    O resto, vulgo assinaturas de projectos por parte de quem não é autor, por si só, é matéria que não deve ter qualquer dignidade penal.

    Não é bem assim, se um engenheiro camarário não pode assinar projectos no concelho em que trabalha é para evitar que não seja tentado pelos tais subornos. Ora, se ele contorna isso pedindo para outro assinar por ele, lá vai por água a baixo aquilo que a incompatibilidade visava proteger.

  109. rb Diz:

    “Vão ver este vídeo.”

    USA …

  110. Lololinhazinha Diz:

    Rb,

    É razoável. Quando uma regra é estúpida as pessoas normais tendem a esquecer-se que ela existe.

    E Sofia,

    Dê graças todos os dias pela sorte que teve no estágio. Eu tive que apanhar com aulas obrigatórias, sessenta assistências a audiências, mais não sei quantas presenças, exame a uma carrada de matérias e oral obrigatória. E a cereja em cima do bolo ainda foi ser obrigada a fazer um trabalho sobre esse lindo e formidável tema que é a deontologia!

  111. Sofia Ventura Diz:

    «No entanto, ainda noutro dia ouvi o Judíce dizer que fazia isso vezes sem conta.»

    Ha! Ha! Ha!

    Lembra-se do episódio do processo disciplinar quando, depois de lhe terem alargado o prazo para alegações, o Conselho Superior o advertiu que tinha de concluir e o Sr. Dr. decidiu que falava o tempo que quisesse; lembra-se das declarações relativas à devida obrigatoriedade de consulta do Estado às 3 (ou 5, não me lembro) maiores sociedades de advogados…

    I rest my case. Deontologia profissional oblige!

  112. Sofia Ventura Diz:

    «Dê graças todos os dias pela sorte que teve no estágio. Eu tive que apanhar com aulas obrigatórias, sessenta assistências a audiências, mais não sei quantas presenças, exame a uma carrada de matérias e oral obrigatória. E a cereja em cima do bolo ainda foi ser obrigada a fazer um trabalho sobre esse lindo e formidável tema que é a deontologia!»

    Credo Lololinhazinha,

    Tire conforto na ideia que, depois de passar por tudo isso, só pode ter o acesso directo ao Paraíso garantido.

  113. rb Diz:

    “Quando uma regra é estúpida as pessoas normais tendem a esquecer-se que ela existe.”

    Mas não me parece estúpido impedir que os engenheiros que aprovam os projectos num determinado concelho não possam ser os seus autores. Há um claro conflito de interesses. O problema é, como de costume, a difícil ou quase impossível prova destas coisas. A não ser o Público e o Cerejo que pelos vistos provam tudo (mesmo que tenha sido há 25 anos!).

    Para mim, a bem da transparência, e já agora do combate à fuga fiscal, seria preferível que os engenheiros podessem a