Saltar para o conteúdo

Futebol aparte….

11 Maio, 2008

 

…. ANTÓNIO BARRETO escreve, hoje, no Público, um texto incontornável (também disponível, na íntegra, aqui).

Na realidade, sendo um excelente artigo a pretexto de futebol, não é bem (ou só) de futebol que trata. Um excelente contributo para uma análise sociológico-política do espectáculo-desporto-indústria  mais popular da actualidade.

Já agora, para quem não leu, um pequeno parágrafo:

Não é admissível que um clube do Norte provinciano exerça uma hegemonia quase sem falhas. O Porto haveria de pagar.

35 comentários leave one →
  1. 11 Maio, 2008 20:18

    Primeiro, ou um dos primeiros textos analíticos escrito por quem “não vai à bola” e sintomático do que se passa.

    Gostar

  2. JOÃO CARLOS permalink
    11 Maio, 2008 20:37

    pAGAR ????? só se for a árbitros e outros que tais. Em Espanha, Itália e outros países que tem organizações profissionais, o FCP tinha ido parar à segunda divisão…..não vale a pena tapar o sol com a peneira nem fazer de nós parvos.Estejam caladinhos, e gozem o vosso campeonato ganho, mas mostrem algum vergonha na cara.

    Gostar

  3. Anónimo permalink
    11 Maio, 2008 21:05

    Imaginem qual é o tema do prós e contras de amanha..

    Gostar

  4. 11 Maio, 2008 21:18

    No Prós&Contras, punha de um lado o Valentim Loureiro, o Pinto da Costa e o Emplastro.
    Do outro lado, punha o Ricardo Costa, o Filipe Vieira e o Paraty.

    Gostar

  5. 11 Maio, 2008 21:21

    JOÃO CARLOS,

    ninguém tapa o sol com uma peneira, até mesmo porque, que eu saiba, ainda há outras investigações em curso.

    Além disso, em Itália (em Espanha não sei) – se estivesse informado sobre os rspectivos sistemas – veria que a sanção eventualmente aplicável por situações como aquela que alegadamente é imputável a PC, não seria significativamente diferente (tendo inclusivamente existido casos de tentativas de aliciamento a árbitros, “visitas a cabines”, sancionadas com suspensão de dirigentes). Agora, há que ser rigoroso – coisa que já vi que o JOÃO CARLOS não é – e não encher a boca com falsas analogias e com o que não se sabe…Sendo que em Itália há jurisdição desportiva própria e autónoma (não é um órgãos administrativo)há muitos e muitos anos.

    Voltando à vergonha ou á falta dela: que tal começarmos pelo minuto 26 da 1ª parte, da festa de hoje?

    Gostar

  6. 11 Maio, 2008 21:48

    Como habitualmente, o «Retrato da Semana», de António Barreto, está disponível no blogue dele desde as 20h [aqui].
    .

    Gostar

  7. Elcaseiimunitates permalink
    11 Maio, 2008 21:50

    È o que dar ler a Bola João Carlos.
    Fica-se com a ideia que até se sabe umas cositas.
    Afinal o mundo é feito de muitas mais mas duvido que as alcance.
    Mas se é tao informado explique-me como é que um orgao de disciplina vai buscar uma certidão ao ministerio publico com um despacho de arqivamento que diz textualmente que nao há indicios de corruopção e de coacção tendo isto resultado de investigaçoes da nossa super polocia PJ mais a nossa super procuradora justiceira dona Mizé e esse CD vê nesse mesmo processo e pune o Boavista.
    Note que o supra-citado orgao de suposta disciplina nao tem meios de investigaçao e apenas e tao só acrescentou ao processo mais meia duzia de declaraçoes abonatorias aos investigados.
    Foi vc tambem que disse que mais valia ter pessoas bem colocadas na Liga do que bons jogadores de futebol?
    Entao amanhe-se.

    Gostar

  8. 11 Maio, 2008 21:56

    Pois é, Elcaseiimunitates (das 9 h. 50 m. pm)! Já me tinha esquecido dessa:

    “Foi vc tambem que disse que mais valia ter pessoas bem colocadas na Liga do que bons jogadores de futebol”?

    Gostar

  9. 11 Maio, 2008 22:03

    Trata-se de uma frase arrepiante.
    Se repararem bem, ao Norte já tudo foi roubado, ou melhor, só falta mesmo o vinho do Porto e … o FCPorto e as suas vitórias.
    Da outrora mais rica região de Portugal o que subsiste? Por incompetência própria (empresários “domésticos”! e sem arrojo e visão), por dirigentes que se vendem às luxúrias da capital (ministros e deputados), por outros que nada fazem ou ajudam a piorar (Rui Rio, que se prepara mais cedo ou mais tarde a entrar por lisboa com todas as honras do eixo Lisboa-Cascais, muito pelo trabalho contra po FCP), apenas nos restam, volto a dizer, o vinho do Porto e o FCPorto.
    É pois, óbvio, que a “eles”, à corja lisboeta composta pelos políticos carreiristas e “carteiristas”, pelas balofas e sebentas figurinhas do jet-set, que vêm o país da sua janela, é óbvio que querem tudo aos seus pés…
    Um país que afinal são dois, lisboa e vale do tejo e o resto, um país em que o primeiro ministro sanitário é simultaneamente presidente da câmara lisboeta, tantos são os investimentos públicos de milhões naquela cidade, é um país condenado, como o provam os recentes estudos que dão esta terra como uma das piores da europa…
    Assim, alguém, aparentemente isento, afirmar que o “Porto haveria de pagar” aponta aquilo que significa o ódio que “eles” nos têm. Dizia muito recentemente um actual ministro que “em lisboa há racismo face ao Porto”. Está tudo dito. Querem que faça um desenho?
    Temos um processo encetado por uma cidadã lisboeta cujo trem de cozinha foi provavlmente pago pelo dinheiro recebido pelo marido, funcionário de um presidente de um clube que escreve a meias um livro incriminatório mas com pouco substracto pois caso contrário a escritora a meias teria ido presa por confessar o ataque bárbaro contra um cidadão… Todavia as suas linhas já serviram para incriminar o presidente do FCPorto… Contradições que não percebemos se olharmos a forma como almoços e jantares e escutas telelefónicas de um presidente de um clube da 2ª circular lisboeta foram totalmente desprezados por alguém que foi colocado no CD da Liga com um único objectivo: fazer o Porto pagar….
    Justiça é cega, mas não no estado lisboeta…
    Eu tenho um sonho: um Condado Portucalente sem o cancro sulista e elitista.
    Depois veríamos a quem “eles” roubariam…

    Gostar

  10. balde-de-cal permalink
    11 Maio, 2008 22:03

    não entro no norte contra sul, na abandonado provincia vs país suburbano

    Gostar

  11. Mialgia de Esforço permalink
    11 Maio, 2008 22:28

    MJRB,

    Welcome back!!!

    Gostar

  12. 11 Maio, 2008 23:07

    Tudo o que é bom em Portugal e não é de Lx paga ou é desprezado. Desde que a Times publicou no seu ranking de melhores universidades do mundo a UCbr à frente da Nova e da Católica que o orçamento para Cbr tem vindo a diminuir, que os estudos e projectos são dados às univ. de lisboa (como o do arrendamento), pq será?

    Gostar

  13. 11 Maio, 2008 23:11

    Já agora pq não se investiga o jogo Benfica-Belenenses em que aquele jogador da segunda equip e contratado pela primeira não só jogou muito mal como ainda fez umas faltas cirúgicas e completamente idiotas à frente da área?

    Gostar

  14. 11 Maio, 2008 23:13

    Mialgia De Esforço,

    Grato. Mas só de passagem, esta minha incursão no Blasfémias. Não quero sujeitar-me a mais insultos de “democratas” afunilados com pensamento (só) partidário. Embora, se eu quisesse, ripostaria.

    Parabéns também para si, pelo seu FCP campeão.
    E Jesualdo muito merece estes êxitos pessoais. Extraordinário Homem e bastante bom treinador, desprezado pelo meu SLBenfica…

    Leia com atenção o que António Barreto escreveu.

    Prevejo que de facto o mundo do futebol em Portugal vai entrar em polvorosa. Temo pelas consequências, que possivelmente atingirão o meu Clube. O mundo não é quadrado…

    Abraço

    Gostar

  15. Mialgia de Esforço permalink
    11 Maio, 2008 23:23

    MJRB,

    Faça como o outro: só me ofende quem eu quero!

    Agradecido pelos parabéns.

    Só há pouco li o artigo, muito bom como é habitual em AB. E quem vir nele só futebol, não consegue ver muito mais além.

    Não creio que o seu palpite se venha a concretizar. Já se “puniu” quem interessava e o resto varre-se para debaixo da alcatifa…

    Abraço e espero continuar a ler os seus comentários.

    Gostar

  16. maloud permalink
    11 Maio, 2008 23:25

    MJRB
    Raramente comento, mas gostava muito de o ler. Espero poder continuar a fazê-lo.

    Gostar

  17. 11 Maio, 2008 23:28

    Mialgia,

    …E a quem serve estas “coisas” do futebol, “percebíveis” e discutidas diariamente pelas pessoas ?
    O que as distrai ? O que as instiga ao ódio e à vingança ?
    O que as anestesia ?

    Esta sociedade portuguesa proporciona um extraordinário trabalho a qualquer bom sociólogo !

    Corrupção, favores velados ou claros no mundo da banca, da indústria, da política, da construção civil, dos tráficos&não só, parece não existirem em Portugal.

    Há alguma inveja de pessoas pelo mundo lisboeta e “sulista”.
    Mas também há desconfiança, retaliação, inveja de pessoas (bem instaladas) em Lisboa sempre que, especialmente no Porto, alguma instituição alcança merecido reconhecimento público e estabiliza por méritos próprios, o seu futuro. Dou-lhe três exemplos: Serralves, Casa da Música e Teatro Nacional de S.João — arre, arranham muita gente por aqui, estejam elas no Palácio da Ajuda, no Bairro Alto ou no Lux.
    (Já nem falo do Vinho do Porto….)

    Gostar

  18. 11 Maio, 2008 23:29

    Diria que, à parte algumas vendas nos olhos, há qualidade nos textos do blog; na maioria deles, pelo menos, ou seja, ficando um ou outro à parte. À +arte isso, o blog é bom, é, é.

    Gostar

  19. 11 Maio, 2008 23:30

    Ranking com todos os títulos nacionais e internacionais tirados da Wiki:

    1º FC Porto – 112 Títulos (Séniores: 2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes, 2 Taças / Ligas dos Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia; 23 Campeonatos Nacionais, 17 Taças de Portugal, 15 Supertaças de Portugal; Juniores: 19 Campeonatos Nacionais; Juvenis: 17 Campeonatos Nacionais; Iniciados: 13 Campeonatos Nacionais; Infantis: 2 Campeonatos Nacionais);

    2º SL Benfica – 108 Títulos (Séniores: 2 Taças / Ligas dos Campeões Europeus, 1 Taça Latina, 1 Taça Ibérica, 31 Campeonatos Nacionais, 27 Taças de Portugal, 4 Supertaças de Portugal; Juniores: 22 Campeonatos Nacionais; Juvenis: 13 Campeonatos Nacionais; Iniciados: 4 Campeonatos Nacionais; Infantis: 3 Campeonatos Nacionais);

    3º Sporting CP – 78 Títulos (Séniores: 1 Taça das Taças, 18 Campenatos Nacionais, 18 Taças de Portugal, 6 Supertaças de Portugal; Juniores: 12 Campeonatos Nacionais; Juvenis: 11 Campeonatos Nacionais; Iniciados: 9 Campeonatos Nacionais; Infantis: 3 Campeonatos Nacionais);

    4º Boavista FC – 19 Títulos (Séniores: 1 Campeonato Nacional, 5 Taças de Portugal, 3 Supertaças de Portugal; Juniores: 4 Campeonatos Nacionais; Juvenis: 1 Campeonato Nacional; Iniciados: 3 Campeonatos Nacionais; Infantis: 2 Campeonatos Nacionais);

    5º CF Belenenses – 6 Títulos (Séniores: 1 Campeonato Nacional, 3 Taças de Portugal; Juniores: 1 Campeonato Nacional; Iniciados: 1 Campeonato Nacional);

    6º Vitória de Setúbal – 5 Títulos (Séniores: 1 Supertaça Ibérica, 3 Taças de Portugal, 1 Taça da Liga);

    7º Académica de Coimbra – 5 Títulos (Séniores: 1 Taça de Portugal; Juniores: 3 Campeonatos Nacionais; Juvenis: 1 Campeonato Nacional);

    8º SC Braga – 3 Títulos (Séniores: 1 Taça de Portugal; Juniores: 1 Campeonato Nacional; Juvenis: 1 Campeonato Nacional);

    9º Vitória de Guimarães – 3 Títulos (Séniores: 1 Supertaça de Portugal; Juniores: 1 Campeonato Nacional; Iniciados: 1 Campeonato Nacional);

    10º Leixões SC – 2 Títulos (Séniores: 1 Taça de Portugal; Juniores: 1 Campeonato Nacional);

    11º Beira-Mar – 1 Título (Séniores: 1 Taça de Portugal);
    CS Marítimo – 1 Título (Séniores: 1 Taça de Portugal);
    Olhanense – 1 Título (Séniores: 1 Taça de Portugal);
    Estrela da Amadora – 1 Título (Séniores: 1 Taça de Portugal);
    Carcavelinhos – 1 Título (Séniores: 1 Taça de Portugal);

    16º Alverca – 1 Título (Juniores: 1 Campeonato Nacional);
    Unidos Barreiro – 1 Título (Juniores: 1 Campeonato Nacional);
    18º Craks Lamego – 1 Título (Juvenis: 1 Campenato Nacional).

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_Nacional_de_T%C3%ADtulos

    Gostar

  20. 11 Maio, 2008 23:39

    Mialgia,

    não espere que “a coisa” Apito Dourado termine aqui.

    Vai haver mais e severas punições.
    (Faz parte do “projecto”…. E alguém tem que justificar publicamente e perante superiores hierárquicos, o que escreveu e disse sobre corrupção no futebol.)
    “Isto” é muito bem estruturado, acolitado.
    Pior será se um dia alguém disser toda a verdade: afinal, muitos mais clubes (justiceiros incluídos) têm telhados de vidro bem fino…

    Maloud,

    Também grato a si pela consideração. Mas estou só de passagem, por hoje.

    Apeteceu-me cumprimentá-los desta forma.

    Gostar

  21. portela menos um permalink
    11 Maio, 2008 23:49

    Mas quem tem a culpa que a velha ordem do futebol – Valentim Loureiro e Pinto da Costa – esteja a Norte? Um pouco de dignidade e ter-se-iam demitido, já, de todos os cargos. E os Burros são do Sul?

    Gostar

  22. Mialgia de Esforço permalink
    11 Maio, 2008 23:51

    MJRB,

    Os telhados de vidro só não os vê quem não quer. Mas já se deve, certamente, ter apercebido, que nesta piolheira de país este conceito de “justiça muito selectiva” é o que mais agrada ao poder. O que interessa é fazer passar a mensagem de que as “instituções funcionam”.

    Como o pessoal quer é bola, vai sendo adormecido e coisas menores como o caso Casa Pia, Operação Furacão (provavelmente, seria melhor mudar o nome para Corrente de Ar) “will slowly fade into oblivion.” Por exemplo, as contas da Expo 98 já não as vemos nem com uma ordem de exumação!!!

    Gostar

  23. 11 Maio, 2008 23:56

    “Futebol á parte…” é o título.

    Não sei quem é o (a) PMF, mas escreve mal como o raio, supondo que o raio o saiba.

    Gostar

  24. 12 Maio, 2008 00:09

    Mialgia,

    se fossem só esses casos por si referidos…

    Imagine que algum presidente dum clube era detido depois de decisão final dum/a juíz/a e sem recurso.
    Nessa mesma semana, imagine também que, por exemplo, um conhecido banqueiro ou um “alto” político, era detido. Sem apelo.
    QUEM É QUE O PAÍS DISCUTIA, “COMPREENDIA” (“o caso”) E PUNIA DE IMEDIATO ? A QUEM SERVIA ESSES LONGOS TEMPOS EUFÓRICOS ?

    Gostar

  25. 12 Maio, 2008 00:13

    são uns pândegos, estes tripeiros. Não se enxergam

    Gostar

  26. Agapito Dourado permalink
    12 Maio, 2008 01:47

    São condenados por corrupção, assumem (não recorrendo) o crime e não se demitem, e o Sul é que tem a culpa? Guerra Norte-Sul, quando o Benfica é o clube com mais adeptos na região Norte?

    MJRB
    Acredite que também gostaria de felicitar os portistas pelo título deste ano, mas enquanto tiverem à frente um corrupto sem a mínima dignidade não consigo.
    Mas tem razão quanto à severidade das próximas punições. Não só as que poderão vir dos tribunais civis como até as da própria UEFA.

    S
    Esqueceu-se dos títulos das “velhas glórias” e dos “solteiros e casados”… 🙂

    Gostar

  27. 12 Maio, 2008 02:03

    Fafe:

    tem razão.

    Gostar

  28. Luis Moreira permalink
    12 Maio, 2008 02:08

    MJRB

    Seja bem vindo!Mas esta questão da corrupção do futebol mostra coisas muito desagradáveis.Repare toda a gente clama por prisão para os corruptos,mas quando se apresentam alguns toda a gente desata a ter opiniões.Se é nosso, aqui del rei que isto é uma injustiça ou, no máximo,onde estão os outros? Se é dos outros,a justiça funcionou e ficamos por aqui!

    Ora i) há corrupção no futebol ii)nunca são apanhados todos os corruptos e apanhar alguns é melhor que nenhum iii)devíamos aplaudir a Justiça.

    Temo que nas outras áreas,se houver resultados, o aplauso não seja generalizado!

    Gostar

  29. 12 Maio, 2008 03:04

    “são uns pândegos, estes tripeiros. Não se enxergam” – Anónimo das 12.13 am.

    Quem? O António Barreto?

    Gostar

  30. 12 Maio, 2008 03:05

    Agapito Dourado,

    De facto o SLBenfica tem muitíssimos adeptos no Norte. Oh, se tem !!
    Em 1993-94, tinha mais adeptos do que o FCP. E no Porto-cidade e área metropolitana, mais do que o próprio FCP.

    Depois, e esta é também outra realidade, o FCP foi mais privilegiado, apoiado, por outra geração.
    E o seu marketing político junto das comunidades, no país e no estrangeiro, está muito melhor organizado e actuante do que o SLB.
    E nem lhe digo a quantidade de adeptos e de sócios pagantes que o FCP tem actualmente….

    Não tenho quaisquer constrangimentos em parabenizar os portistas por este campeonato. E Jesualdo bem o merece !

    Quanto às futuras punições a PCosta e ao FCP, aguardemos.
    A UEFA só pode punir se alguém lhe fizer chegar os dossiers e denunciar o/s caso/s.
    O problema de PC está em MJMorgado, essencialmente em MJM…

    Gostar

  31. 12 Maio, 2008 03:10

    Mr. Luís Moreira,

    grato e sensibilizado pelas boas-vindas. Mas estou só de passagem, é um modo de vos saudar.

    Resumindo, muitos Benfiquistas me têm confidenciado ao longo dos anos: “precisamos é dum Pinto da Costa no Benfica !”
    Advirto-os que estão a legitimizar os métodos de PC, mas não querem saber, só desejam títulos.

    Eu, como Benfiquista, não atirarei a primeira pedra. Por consciência e respeito pelo passado e futuro do Clube.

    Abraço para si.

    Gostar

  32. 12 Maio, 2008 08:44

    Porque não confrontar o artigo de A.Barreto,com o que já escreveu J.Pacheco Pereira sobre o mesmo assunto?
    Seria muito mais democrático,e podíamos ficar muito mais esclarecidos!
    Á mulher de César não basta se-lo!
    A seguir a 74 houve um conhecido banqueiro do Norte,de seu nome Pinto de Magalhães,porque a populaça andava muito agitada,decidiu ir passar férias para o Brasil,será que não estará na hora do presidente corrupto fazer o mesmo?
    Assim aproveitava e limpava a nódoa nas águas quentes do Nordeste!
    E tem nas hostes portuenses, um personagem que escreve semanalmente no pasquim ” A Bola “que por ser frequentador assíduo dessas bandas,poder-lhe-ia de certo fornecer umas óptimas dicas!

    Gostar

  33. 12 Maio, 2008 17:33

    Ou seja, e para terminar:

    Se PCosta fosse presidente dum dos grandes de Lisboa, e com o mesmo palmarés que conseguiu para o seu FCP, não estaria hoje punido e à espera de decisões do MPúblico.
    Seria um herói intocável — mesmo se perante algumas denúncias de qualquer Carol…

    Acertei na mouche, ou necessitam de (histórica) explicação ?

    Gostar

  34. 13 Maio, 2008 09:01

    O ‘Sorumbático’, blogue de António Barreto, oferece um exemplar do livro policial «Morte no Estádio» [v. aqui] ao autor do melhor comentário que, nele, venha a ser feito a esta crónica («Futebol») até às 20h da próxima sexta-feira, dia 16 de Maio.

    Gostar

  35. 14 Maio, 2008 01:03

    “ii)nunca são apanhados todos os corruptos e apanhar alguns é melhor que nenhum”

    Sim, excepto se isso for para permitir a outros corruptos ocuparem o lugar deixado vago pelos primeiros. Nesse caso é usar o sistema de justiça para favorecer a corrupção, e não para puni-la ou para acabar com ela. E isso faz toda a diferença.

    (O facto é que todos conhecemos as escutas de Luis Filipe Vieira. E essas davem direito a uma punição iguais às do Porto ou Leiria. Por que motivo usaram umas e não as outras?)

    Gostar

Indigne-se aqui.