Saltar para o conteúdo

W. *

4 Novembro, 2008
by

George W. Bush é a personagem central destas eleições. Bush foi o centro da campanha de Obama, o seu único pretexto para apregoar a mudança. Para McCain, o fracasso de Bush foi o fantasma que nunca conseguiu exorcizar.
No filme de Oliver Stone, entre a discórdia dos Bush, pai e filho, percebe-se a rotura entre a velha direita americana e aquilo que ficou conhecido por neo-conservadorismo. A primeira centra-se numa visão de Estado Mínimo e era protagonizada por políticos fiéis a regras da prudência e da ética. A segunda foi uma amálgama de voluntarismo simplista e religioso misturado por peritos em marketing político e que qualquer um podia representar.
A sede de afirmação de Bush perante si próprio levou-o mais longe do que o seu mérito faria supor. Infelizmente, nestes últimos oito anos houve demasiada história para tão pouco homem.
Após as eleições, será o tempo de a direita americana conseguir recuperar da lógica de jardim-infantil em que tem andado imersa.

* VISTO POR, CM, 3.XI.2008

34 comentários leave one →
  1. Luís Lavoura permalink
    4 Novembro, 2008 11:31

    Por Velha Direita e por Jardim Infantil entende-se provavelmente o presidente Ronald Reagan, aquele que nunca teve bem consciência das decisões que a sua administração tomava por ele. Aquele que era apenas o ator que dava a cara perante o povo em eleições.

    O CAA desculpe, mas isso que você diz de Bush poderia ter sido dito de Reagan. Um homem seriamente afetado pela senilidade na presidência.

    Gostar

  2. anónimo permalink
    4 Novembro, 2008 11:45

    Algum livro ja há escrito sob este assunto que ainda leva mas para atrás do jardim-infantil.

    Este haveria de ser o fim do ciclo. Ciclo ou de que tudo començou (e por tanto tuda a gente devería ser excluida e nao-votada ou (botada) embora)com a era NIXON; (de feito muitos dos colaboradores do G.W. Bush lá començaram a sua carreira política)que deu neste decepcionante epilogo…

    Gostar

  3. Anónimo permalink
    4 Novembro, 2008 11:46

    Pode ser a personagem central, mas a mim parece-me é que já ninguém se lembra dele há meses.

    Gostar

  4. lucklucky permalink
    4 Novembro, 2008 11:49

    Resumindo os atentados cada vez mais graves da Al Qaeda nos anos 90 não aconteceram a degradação da situação no Iraque durante todos os anos 90 também não aconteceu e o Iraq Liberation Act não existiu? Tudo durante a “Paz” e finalmente o 11 de Setembro não existiu.

    Isto é, nessa visão autista os Problemas não mudam não aumentam de gravidade e não aparecem novos e por isso os actos e atitude deve continuar a ser os mesmos de sempre.

    Curiosamente pela ordem de ideas exposta a maioria dos Países Europeus estavam Governados por neo-neo-conservadores-conservadores durante a intervenção na Sérvia e no Kosovo, é que aí nem sequer estavam a ameaçar e atacar a Europa directamente como a Al-Qaeda e o Iraque faziam com os EUA.

    Que o autismo chegue a ignorar os benefícios de já não ter Saddam para começar uma próxima guerra, continuar a cooperar com terrorismo ou simplesmente impedir o futuro dos Iraquianos com consequèncias inevitáveis, de Bin Laden estar de rastos em popularidade no mundo muçulmano e ter perdido a aura a seguir á subida em flecha a seguir ao 11 de Setembro precisamente pelo combate que lhe fez Bush, e de inúmeros recursos da Alqaeda terem sido gastos a combater no Iraque em vez de atentados por todo o mundo é mais um retrato de gente narcisista que pensa que tem almoços e segurança grátis. O CAA só tem Paz porque está sentado sobre um monte de cádaveres dos que morreram para os que vinham a tivessem.

    When You Go Home, Tell Them Of Us And Say,
    For Their Tomorrow, We Gave Our Today.

    Gostar

  5. Anónimo permalink
    4 Novembro, 2008 11:56

    ~Ficaram sem Sadam e agora possuem dois países com xiitas fundamentalistas lado a lado depois do genocidio dos sunitas. O Iraque já exige que os estados unidos só podem ficar se assinarem que nunca utilisaram o país para invadir países vizinhos. O autismo de facto é enorme!

    Gostar

  6. Arsénio permalink
    4 Novembro, 2008 12:06

    O Lucklucky disse muito bem o que precisava ser dito. Eu lembro-me bem do que se dizia por cá de Reagan quando ele esteve na Casa Branca. Por isso prefiro esperar e deixar assentar a poeira.

    Gostar

  7. alice permalink
    4 Novembro, 2008 12:12

    É o Bush, senhores, ou de como a arrogância e estupidez se juntaram num tipo, por levá-lo aos maiores crimes, de forma arbitrária e vingativamente, sem lhe faltar o apoio de muita gente igualmente despeitada e prepotente, a provar que assim deus fez tudo, o bem e o mal, como o poder de se trocarem a proveito. E maior cabeçudo não o fez já a História, certamente, para além da amostra de um Calígula, o Nero, coitado, perseguido pela cristandade, se não no pobre de um Hitler, demente.

    Gostar

  8. Anónimo permalink
    4 Novembro, 2008 12:12

    “…e de inúmeros recursos da Alqaeda terem sido gastos a combater no Iraque”

    Pois essa foi a ideia. Ainda bem que escolheram o pobre Iraque. Podiam ter escolhido outro qualquer, mas coitado foi logo o menos bélico de todos. A ideia luminosa. Não sabia onde estava a al-qaeda e no Afeganistão aquilo tinha montanha que nunca mais acabava. Então o que fazem escolhem a vitima de que pensam ficar com o petroleo e a industria imobiliaria para reconstruir o país para pagar os custos, tentam levar a europa junto para diminuir os custos da empreitada, e bombardeiam aquilo tudo. A seguir o que acontece, a resistencia iraquiana adere à al-qaeda e já está. Encontraram a al-qaeda com quem lutar. Cabecinhas pensadoras!

    Gostar

  9. alice permalink
    4 Novembro, 2008 12:23

    degradação da situação no Iraque durante todos os anos 90 também não aconteceu, do lucky-luck

    pa dezer o embargo injusto e prepotente dos states do bush velho sobre o Iraque, com a cumplicidade hipócrita da onu, que não viu nisso a manha americana de tanto envolver o país de sofrimento que só uma ajuda externa ajudaria a fazê-lo renascer das cinzas, o que o busha e cheney, com o woolf e rooms à frente, interpretaram por invasão e guerra dementes.

    e nunca o Sol viu tamanha injustiça no mundo banha, dia a dia, desde há milhões de séculos.

    e mais sempre houve gente sacana e de alguma forma demente.

    só nunca tanto.

    Gostar

  10. alice permalink
    4 Novembro, 2008 12:26

    O Busha e o porco.
    Mas que gordo que ele está, manel, a pedir tacho já no Natal, se não rebenta.

    Gostar

  11. 4 Novembro, 2008 12:38

    Oliver Stone fez um dos melhores filmes sobre a aventura americana no Vietnam, ele que o sentiu na carne, pois esteve lá. Agora vem com este epitáfio de Bush. Não irei ver, ou só verei quando chegar à TV.
    Espero que algum dia venha a fazer um filme sobre os americanos no Iraque, quando a tropa sair de lá.
    Ou mesmo sobre Guantanamo, que ilustrariam melhor o consulado de Bush.
    Quase arriscaria que “W” é o primeiro de uma sequela.

    Gostar

  12. lucklucky permalink
    4 Novembro, 2008 12:43

    “Ficaram sem Sadam e agora possuem dois países com xiitas fundamentalistas lado a lado depois do genocidio dos sunitas. O Iraque já exige que os estados unidos só podem ficar se assinarem que nunca utilisaram o país para invadir países vizinhos.”

    Percebe a contradição no que escreveu? Fundamentalistas a dizerem á América que podem ficar…

    “Pois essa foi a ideia. Ainda bem que escolheram o pobre Iraque.”

    Diz bem pobre Iraque. Havia disparos constantes entre a a zona Curda protegida pelos EUA e o resto do País nas mãos de Saddam ou já esqueceu?

    Gostar

  13. Anónimo permalink
    4 Novembro, 2008 12:45

    ” ou já esqueceu?”
    Esses disparam continuam, nunca se podem esquecer.

    Gostar

  14. Anónimo permalink
    4 Novembro, 2008 12:51

    “Fundamentalistas a dizerem á América que podem ficar..”
    Carago! Creio que até Bush já entendeu que naõ podem partir porque o governo iraquiano é um perigo e que o governo iraquiano só os quer ali até acabar o gencoidio dos sunitas. Estão presos no Iraque. E até foram roubados pelos primeiros dirigentes que lá estiveram que desviaram os fundos.

    Gostar

  15. lucklucky permalink
    4 Novembro, 2008 13:19

    http://ap.google.com/article/ALeqM5gHKhaujmA3X1ULhQ_Nf6cY2ZxrUgD9448NK00

    Suheir Abbas, a 20-year-old Arabic literature student at Baghdad University, doesn’t like that some of her female classmates come to class in revealing clothes.

    “We live in a free country and everyone is free to wear whatever they want,” she says. “But we live in a Muslim country, and the feelings of others must be respected.”

    A frase em cima é “We live in a free country and everyone is free to wear whatever they want” é um passo gigante nos conceitos de uma pessoa conservadora.

    Gostar

  16. Anónimo permalink
    4 Novembro, 2008 13:32

    Ó Luckyluck isso no Iraque quanto às roupas já era assim no tempo de Sadam nas universidades.

    Gostar

  17. 4 Novembro, 2008 13:53

    Luís Lavoura,

    O seu comentário (nº 1) confirma as minhas suspeitas de que V. é uma desgraça intelectual.

    Gostar

  18. 4 Novembro, 2008 14:19

    CAA,

    Tens a certeza que não viste o Karl Rove ajoelhado a rezar ao lado de um empregado de mesa portugues pseudo-italiano que não quis falar contigo?

    Gostar

  19. Michael Moore permalink
    4 Novembro, 2008 14:44

    Para a Alice palermice e a esquerda troglodita aqui vai : o Bush fez o que tinha a fazer, mostrou aos fundamentalistas islamicos que a América não vai ficar calada cada vez que for atacada. O Saddam foi o 1º e a seguir provavelmente virá o Irão, pela mão do Messias Obama. E nessa altura a esquerda troglodita também virá para a rua gritar pelo símio do presidente iraniano …..a alice palermice abriu uma garrafa de champanhe no 11/09 mas o Bush fez-te engolir a rolha que ainda tens atravessada no gasganete………

    Gostar

  20. maloud permalink
    4 Novembro, 2008 14:49

    O CAA está a referir-se a um jardim infantil numa casa de horrores? ou no Conde Ferreira {equivalente ao Júlio de Matos para os lisbonenses}?

    Gostar

  21. Anónimo permalink
    4 Novembro, 2008 14:54

    “O seu comentário (nº 1) confirma as minhas suspeitas de que V. é uma desgraça intelectual.”

    hahahahahahhahahahaha

    hahahahahhahahahahaha

    Muito bem CAA, muito bem! Es um comico!

    Gostar

  22. anónimo permalink
    4 Novembro, 2008 14:55

    Este Michael Moore na realidade deve ser o Miguel Mur.

    porque o Michael Moore (o verdadeiro) sempre escreve mais subtil e com traço mais fino…

    Gostar

  23. George Bush permalink
    4 Novembro, 2008 14:57

    O talibã Mulah OmAR está morto, o Bin Laden ou está morto ou vive em cavernas como uma barata, o Saddam está a fazer pó, os filhos do Saddam idem idem, o Kadafhi desistiu logo do programa nuclear, os terroristas que queriam matar americanos estão em Guantanamo ( só uma parte, infelizmente ), a Siria levou com umas bombardas em cima , dos israelitas em Setembro de 2007 e meteu a viola no saco, o Michael Moore está milionário à conta da esquerda infantilizada europeia….e ainda dizem que o Bush não fez nada de jeito….obrigado Bush e até sempre.

    Gostar

  24. 4 Novembro, 2008 15:06

    Ó troglodita travestido de Michael Moore, porque é que os países atacados pela América hão-de ficar calados, quando a América também não fica calada quando é atacada ?

    Gostar

  25. 4 Novembro, 2008 15:09

    É o Miguel Mouro, man.

    Já agora fiquei a saber qual é o Julio de Matos do Porto (é o Conde Ferreira). Bravo! Aprendia alguma coisa hoje.

    Deve ser no Conde Ferreira que o CAA vive.

    Rui Silva

    Gostar

  26. maloud permalink
    4 Novembro, 2008 15:36

    Não falhe o tiro, Rui Silva. O W é que devia viver no Conde Ferreira. Pelo menos desde que foi governador do Texas.

    Gostar

  27. Anónimo permalink
    4 Novembro, 2008 15:37

    Quantas Americanos morrem por ano devido ao terrorismo?

    Em acidentes de carro morrem cerca de 43000/ano.
    Homicídios são na ordem dos 17000/ano (Americanos que matam Americanos).
    Medicamentos prescritos são 16400% mais mortíferos que o terrorismo.

    Espera-se que todos os buxecos, na defesa intransigente da vida humana, apoie a invasão da sede da General Motors, a extinção dos automóveis, o bombardeamento nuclear da indústria farmacêutica e todas as coisas malvadas que matam Americanos.

    Já agora, o que é que o Iraque teve a ver com o 11 de Setembro?

    Gostar

  28. 4 Novembro, 2008 16:15

    O W é um baril. A sério.

    Ele foi pura e simplesmente o homem errado na local errado à hora errada.

    Mas acredito que o gajo faça um barbecue porreiro no rancho dele no Texas. É que os americanos fazem uns grelhados do caraças. E os texanos fazem molhos como mais ninguem no mundo! IIIIAAAAA!

    Mantenho que o lugar do CAA é no Conde Ferreira.

    Gostar

  29. lucklucky permalink
    4 Novembro, 2008 16:39

    “Ó Luckyluck isso no Iraque quanto às roupas já era assim no tempo de Sadam nas universidades.”

    Só se fosse com um agente da Mukhabarat a acompanhar o jornalista para onde quer que fosse…

    Se tivesse havido mais 11 de Setembros quem teria mais probabilidades de ganhar seria o militar McCain. Será por Bush já ter feito uma parte do combate que Obama pode ganhar.

    Gostar

  30. roídodefundo permalink
    4 Novembro, 2008 18:06

    lucklucky, acredite nos super heróis que quizer, mas os ianques vão acabar por se pirar do Iraque, e deixar os indigenas aos tiros uns aos outros.
    No Afeganistão muito provávelmente vão ser forçados a deixar o país, que ficará ingovernável.
    E vá dizer que a Al Qaeda gastou os recursos no Iraque, aos Madrilenos e aos Londrinos.

    Gostar

  31. Fernando permalink
    4 Novembro, 2008 18:11

    Caro CAA
    Felicito-o pela participação no programa da RTP-N (Antena Aberta) sobre as eleições americanas. Como sempre, foi esclarecedor.

    Gostar

  32. 4 Novembro, 2008 19:08

    “CAA Diz:
    4 Novembro, 2008 às 1:53 pm
    Luís Lavoura,
    O seu comentário (nº 1) confirma as minhas suspeitas de que V. é uma desgraça intelectual.”

    Mas isso, caro CAA, é uma coisa que toda a gente sabe há muito tempo, aqui no Blasfémias.
    O gajo é uma melga analfabeta, não sabe nada de coisa de nenhuma e permite-se semear disparates por tudo quanto é blog.
    E não há “dum-dum” que o remova, chiça!

    Gostar

  33. 5 Novembro, 2008 11:58

    Caro Fernando,

    Muito obrigado.

    Gostar

Trackbacks

  1. cinco dias » Vamos perder

Indigne-se aqui.