Mentiras

«A presidente do conselho executivo do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, Ana Paula Travassos, explicou ontem ao PÚBLICO que foi contactada telefonicamente pela equipa de apoio às escolas em Portalegre e pelos próprios serviços centrais do ME informando-a de umas filmagens que iriam ser realizadas no âmbito do projecto e-escolinhas. O objectivo do ministério era perceber o impacto que o computador Magalhães estava a ter em termos pedagógicos e como estava a ser utilizado pelos alunos.

“Nada mais me foi dito”, garante a presidente do agrupamento a que pertence a escola do primeiro ciclo frequentada pelos alunos filmados. E completa: “Foi com base nesta informação que pedimos autorização aos pais para a realização das filmagens. Nunca imaginámos a utilização posterior das imagens”.

O coordenador da área educativa de Portalegre até acompanhou as gravações, tendo a empresa produtora dado a informação que trabalhava para o ministério, acrescenta Ana Paula Travassos.».

«Maria de Lurdes Rodrigues garante que imagens não foram responsabilidade do ministério»

Vitalino Canas: «Houve ausência de comunicação suficiente por parte da produtora contratada para elaborar o tempo de antena».

70 Comentários

  1. Posted 1 Maio, 2009 at 13:42 | Permalink

    O objectivo do ministério era perceber o impacto que o computador Magalhães estava a ter em termos pedagógicos e como estava a ser utilizado pelos alunos. – É uma frase que aparece no Público, sem aspas, não sendo por isso citação, mas uma interpretação da jornalista.
    A produtora, segundo disse estava a trabalhar para o PS.
    Contactou o Ministério da Educação, pedindo autorização para as filmagens. O ME autorizou e procedeu em conformidade, informando a presidente Travassos.
    Após as filmagens, foi feita uma edição das imagens recolhidas, sendo retirada a presidente Travassos do filme, por ser pouco fotogénica.
    O resultado está à vista.

  2. Anónimo
    Posted 1 Maio, 2009 at 13:52 | Permalink

    só para ver se entendo esta mega-fraude nacional, quantos pais se sentem lesados?

  3. Posted 1 Maio, 2009 at 14:03 | Permalink

    Os pais que aproveitem esta dádiva do gang do Zézinho e peçam-lhe uns dinheiritos para as férias:

    art.º 199º do Código Penal – “gravação ilícita e utilização de gravação ilícita”

    art.º 197º b do Código Penal – “o crime de utilização ser praticado através de meio de comunicação social”

    Isto é tão ilícito como o Freeport! Foi por coisas destas que o primo surfista foi curtir umas ondas espirituais para a China.

  4. Cretino só
    Posted 1 Maio, 2009 at 14:05 | Permalink

    Este piscoiso é um dos avençados dos socretinos, é um zelador pago para controlar e condicionar a opinião pública. Ignorem-no a partir de hoje.Façam de conta que ele não existe. É uma vergonha o que este governo faz com os nossos impostos.

  5. Anónimo
    Posted 1 Maio, 2009 at 14:23 | Permalink

    e a miss travassos, representante da comunidade educativa local, que contestou o acontecimento, tem procuração dos queixosos para reclamar.

  6. Posted 1 Maio, 2009 at 14:39 | Permalink

    A minha dúvida neste caso, continua a ser se o direito à imagem das crianças foi devidamente resguardado.
    Partindo do princípio que os pais autorizaram a filmagem dos filhos, resta a utilização que é dada ao filme.
    Porque na sua boa fé, os pais autorizaram que os seus filhos aparecessem ao lado de programas como Chuva de Estrelas, ou do Festival dos Pequenos Cantores.
    Aparecerem num programa de propaganda política, sem levarem pelo menos um avental, é que está mal.

  7. José Manuel Santos Ferreira
    Posted 1 Maio, 2009 at 14:45 | Permalink

    Ora bem

    Aqui está uma coisa muito importante

    Não têm nada que dizer

    Parecem os impotentes que só têm tesão de mijo

  8. Anónimo
    Posted 1 Maio, 2009 at 15:15 | Permalink

    Crianças levadas a mentir para o tempo de antena do PS

    Pais e professores desconheciam o verdadeiro objectivo do vídeo sobre as vantagens do ‘Magalhães’.

    Professores e pais da escola primária de Castelo de Vide, onde foram filmadas crianças a utilizar o Magalhães para um tempo de antena do PS, estão “indignados” e exigem mais do que um pedido de desculpas do primeiro-ministro. Todos querem saber quem foi o responsável pela “mentira e pelo engano” de que dizem ter sido vítimas.

    “Se soubesse que era para um partido não tinha assinado porque a política não é coisa para crianças. Sinto-me enganada porque não foram verdadeiros connosco”, revolta-se Cristina Lindo, mãe de uma aluna do 1º ano.

    Na carta enviada aos pais pelo conselho executivo do agrupamento, pedindo autorização para a recolha de imagens, nunca é referido o verdadeiro objectivo do filme. “Amanhã, dia 17 de Abril, desloca-se à escola uma equipa de televisão a fim de realizar uma reportagem no âmbito do computador Magalhães”, limitava-se a dizer o pedido de autorização.

    Na escola, nem as professoras das duas turmas filmadas sabiam a verdade. Laura Cardinho até gravou um depoimento sobre as vantagens pedagógicas do pequeno portátil, pensando que a reportagem tinha sido encomendada pelo Ministério da Educação, tal como lhe foi dito pelo Conselho Executivo e pela própria equipa de filmagens.

    “Sinto-me utilizada. Se eu ou a minha colega tivéssemos a mínima suspeita de que era para um tempo de antena, a equipa de filmagens nunca teria sequer entrado na sala de aulas”, disse ao Expresso a professora.

    Laura Cardinho conta ainda como algumas das respostas dadas pelos alunos no tempo de antena, transmitido na RTP no dia 22, foram “conduzidas” pelos entrevistadores. “Queriam que um menino dissesse que fazia muitas pesquisas na Internet com o Magalhães. Aí eu não deixei porque era uma mentira. Nem o menino nem a sala de aula sequer têm Internet”, relata a professora.

    Perante a polémica, o porta-voz do PS afirmou quarta-feira que o próprio secretário-geral, José Sócrates, já tinha enviado por escrito um pedido formal de desculpas aos pais “das crianças involuntariamente abrangidas” pela recolha de imagens.

    Vitalino Canas admitiu que, apesar de todos os depoimentos das crianças terem sido “devidamente autorizados” pelos encarregados de educação, nem todos tinham “conhecimento ou a noção exacta do destino” do filme, o que diz ser “da responsabilidade directa da empresa contratada”.

    Ao Expresso, o responsável da Bebop, firma a quem o PS encomendou a realização do vídeo, recusou fazer comentários, garantindo apenas não ter recebido, até ao momento, qualquer reclamação por parte de pais ou professores da escola.

    Já o director regional de Educação do Alentejo, José Verdasca, rejeita responsabilidades nesta matéria, assegurando não ter feito nenhum contacto com a escola ou com a empresa de audiovisuais Bebop. De acordo com o responsável, a ideia inicial era recolher depoimentos de apenas dois irmãos, cuja família tinha sido informada do objectivo das filmagens.

    “Sem se aperceber que o que tinha sido solicitado a essa família tinha outro fim, a escola estendeu o âmbito das filmagens”, afirma, adiantando que a direcção regional está a ponderar a instauração de um processo disciplinar ao conselho executivo do agrupamento.

    Certo é que as explicações dadas até ao momento não satisfazem pais e professores. “Queremos saber quem foi o responsável por esta mentira”, exigem os encarregados de Educação. A professora Laura Cardinho resume: “Não nos chega um pedido de desculpas. Alguém errou e tem de ser responsabilizado por isso”.
    http://www.aeiou.expresso.pt/criancas-levadas-a-mentir-para-o-tempo-de-antena-do-ps–=f511913

  9. Posted 1 Maio, 2009 at 15:24 | Permalink

    Piscoiso, Vitalino, ME, é tudo uma indústria (bem paga e melhor oleada) de transformação da Mentira em verdade.

  10. Anónimo
    Posted 1 Maio, 2009 at 15:24 | Permalink

    quem é que se queixa? os professores ou os pais dos alunos?

  11. Pirata Somali
    Posted 1 Maio, 2009 at 15:30 | Permalink

    Há desculpas de lana caprina, esta foi uma delas. Dá a ideia de que os spin doctors estão com spins desajustados, porque já parte da máquina do PS se preparava para mais esta guerrinha quando surge o PM de joelhos, humílimo, a peregrinar a desculpa aos pais das crianças usadas e abusadas.

    O script da produção, entretanto, como toda a gente viu punha uma criança a dizer: “O meu melhor amigo é o Magalhães.”

    Bem isto é trágico. Se a mensagem a passar é que o melhor amigo das crianças portuguesas é o Magalhães, e por inferência, quem o “deu” – é porque se quer fazer das crianças autistas, associais, com uma máquina como “melhor amigo.”

    Ou alguém anda muito distraído no PS, ou se pensam de facto assim – que o “melhor amigo” de uma criança é uma máquina – então o caso assume uma patologia gritante, e chegámos aos dias de Orwell e da Laranja Mecãnica abençoados pela máquina partidária.

  12. professora
    Posted 1 Maio, 2009 at 15:37 | Permalink

    Esclarecimento

    Toda e qualquer actividade, não constante do horário lectivo de um aluno, é, obrigatoriamente, em todas as escolas do país, alvo do consentimento expresso dos pais dos alunos POR ESCRITO, com a assinatura do Encarregado de Educação do aluno, no texto de autorização onde é sempre especificado a actividade e todos os aspectos relacionados. É, assim, em todas as visitas de estudo, passeios escolares de fim de ano, a título de exemplo.
    No 1º ciclo é habitual um fotógrafo pedir autorização para realizar sessões de fotografias aos alunos. Os pais/E.E. são informados por escrito e autorizam ou não.

    Estes procedimentos são lei.

  13. Posted 1 Maio, 2009 at 15:38 | Permalink

    O Zézito e o Gang que se cuidem!

    “O cabeça-de-lista socialista às eleições europeias foi agredido e insultado durante a manifestação do 1º de Maio da CGTP. Segundo a SIC Notícias, Vital Moreira tentava cumprimentar Carvalho da Silva, mas depois acabou por ser agredido por várias pessoas que entretanto se juntaram no local.”

  14. professora
    Posted 1 Maio, 2009 at 15:45 | Permalink

    Ah! As escolas do 1º ciclo não têm Internet.

  15. ordralfabetix
    Posted 1 Maio, 2009 at 15:47 | Permalink

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1218525

    Há gente (comunista) que não aprende. Graças a eles Vital ensaia Marinha Grande (II)

  16. Scriptor Calamus
    Posted 1 Maio, 2009 at 15:49 | Permalink

    Sorte teve o Vital de não deixar lá a tripa. Mas a verdade é que os banhos de multidão sem segurança acabaram.

  17. Scriptor Calamus
    Posted 1 Maio, 2009 at 15:50 | Permalink

    Pais de semi-crucificados!

  18. ordralfabetix
    Posted 1 Maio, 2009 at 15:57 | Permalink

    http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/511913

    “De acordo com o responsável, a ideia inicial era recolher depoimentos de apenas dois irmãos, cuja família tinha sido informada do objectivo das filmagens.
    “Sem se aperceber que o que tinha sido solicitado a essa família tinha outro fim, a escola estendeu o âmbito das filmagens”, afirma, adiantando que a direcção regional está a ponderar a instauração de um processo disciplinar ao conselho executivo do agrupamento.”

    Quem quiser percebe o que aconteceu. O chico-espertismo do PS e a ânsia de protagonismo das professoras (libertando o emplastro que há nelas).

    A produtora de video contactou uma família para entrevistar 2 irmãos. Esses pais sabiam para que fim eram as filmagens. As professoras, no seu voluntarismo, estenderam as filmagens a outras crianças e a elas próprias, pois então. A produtora aproveitou manhosamente.

    E o PS, na sua sanha propagandista usou o material. Poderia até nem saber da tramóia de Castelo de Vide. Terra de acolhimento de Carlos Melancia, modelo da transparência na política.

    O título de toda a história poderia ser “Tudo Bons rapazes”.

  19. Lusitana Antiga Liberdade
    Posted 1 Maio, 2009 at 16:16 | Permalink

    Ito é: Portugal no seu melhor.

  20. professora
    Posted 1 Maio, 2009 at 16:22 | Permalink

    Esclarecimento ao # 19

    Os órgãos de gestão das escolas obedecem HIRARQUICAMENTE ás direcções regionais, serviços centrais e governamentais. Quando lhes é dada uma instrução TÊM DE OBEDECER. Claro.

    Foi o caso.

    Quando um serviço central e regional dá uma instrução a um conselho executivo de uma escola, o conselho executivo da escola obedece.
    Não tem o poder de dizer … “Não”.

    Há escolas onde, neste momento, existem conselhos executivos fantoches. Os professores estão fartos de avisar a sociedade civil. Quem os ouve?

    Tentarei postar (aqui), ao longo deste dia, alguma informação sobre este assunto, cujos resultados presentes e futuros são da maior gravidade, PARA TODOS OS CIDADÃOS.

  21. tina
    Posted 1 Maio, 2009 at 16:27 | Permalink

    “Queriam que um menino dissesse que fazia muitas pesquisas na Internet com o Magalhães. Aí eu não deixei porque era uma mentira. Nem o menino nem a sala de aula sequer têm Internet”, relata a professora.

    Este governo é doentiamente mentiroso. Obcecado pelo poder, não vê mais nada à frente. Estamos a ser comandados por um louco ao leme.

  22. OLP
    Posted 1 Maio, 2009 at 16:37 | Permalink

    Os resultados também já estão á vista de todos com a chuva de ovos acicatada por outrem.
    “Da utilização” e “da utilização” dos meninos estudantes já tínhamos aprendido que não só a pouca vergonha deste governo faz o seu “uso e abuso”.

  23. Anónimo
    Posted 1 Maio, 2009 at 16:59 | Permalink

    Neste momento Portugal já está como na Coreia do Norte: tudo gira à volta de Sócrates, do mundo virtual que brota da sua cabeça, dos abusos de poder, das mentiras e das grosserias dos generais de barro do partido. Quando esta criaturar partir, vai deixar o país em cacos, em guerra, teso como um carapau e cheio de compromissos para cumprir (pagar).

  24. manuel vaz
    Posted 1 Maio, 2009 at 17:05 | Permalink

    Tenho de tirar o chapéu á professora: “Aí eu não deixei”. Ou é brazuca, ou está altamente elucidada sobre a equivalência relativistica do espaço/tempo.

  25. Posted 1 Maio, 2009 at 17:15 | Permalink

    Devia ouvir todas as partes para apimentar a notícia

    Alexandre Reina, sócio-gerente da BEBOP, garante que nunca mentiu a ninguém nem se apresentou na escola como vindo do Ministério da Educação (ME). “Nunca trabalhámos para o Ministério da Educação, como é que diríamos que éramos do Ministério da Educação?”, questiona.

  26. Posted 1 Maio, 2009 at 17:21 | Permalink

    Se a moda pega, as produtoras cinematográficas estão lixadas.
    Amanhã, vem a Emma Thompson reclamar porque não deu autorização, nem ninguém lhe disse que o filme com ela ia ser exibido no CinemaCity Campo Pequeno Praça de Touros.

  27. Posted 1 Maio, 2009 at 17:24 | Permalink

    Quem tolera o ocorrido, e defende os ABUSADORES DO MINISTÉRIO E DO PS, é porque já rapa, ou pretende rapar algum “tacho”. Ingénuo não será. Carácter não tem.
    Tudo permitirá, desde que umas migalhas lhes caiam na boca.

  28. ordralfabetix
    Posted 1 Maio, 2009 at 17:34 | Permalink

    “Quem tolera o ocorrido”

    O que ocorreu ao certo MJRB? Sabe? É que há versões contraditórias. O que penso que aconteceu descrevo no # 19.

    Não sou ingénuo. Tenho carácter. e não pretendo rapar tacho algum. nem sequer dar o meu voto ao PS nas 3 eleições que se avizinham.

    Mas como penso pela minha cabeça e não parto de pressupostos viciados para fazer o meu julgamento, não me apesso a condenar o PS:

    Houve abuso? Houve. De quem? Da produtora? Do PS? Do ME? Não sei.

    Houve excesso de entusiasmo das professoras? Houve. Claro que sim. Afinal era para a TV. A professora diz que tinham de obedecer. Mas o pedido era para duas crianças prestaram o seu depoimento. E elas foram tão zelosas a obedecer que alargaram o leque dos meninos que falaram para as câmaras e não deixaram de se mostrar. Até devem ter feito como o outro “Pai vou aparecer na TV”.

  29. Posted 1 Maio, 2009 at 17:39 | Permalink

    Ordral,

    É a sua presunção do ocorrido.

  30. Posted 1 Maio, 2009 at 17:47 | Permalink

    #28.
    Pôr as coisas nos termos em que vc pôe, faz tabela para si, ao pretender que a defesa de um argumento implica “tacho”. Vc. lá sabe as águas em que se move, mas não generalize.
    O que eu vejo nesta cena, é um partido contratar uma empresa cinematográfica para lhe fazer um vídeo de publicidade a um computador, para utilização em propaganda partidária.
    O local de filmagem é uma escola e a produção da empresa pede autorização ao Ministério da Educação. Sendo que as filmagens incluíam figurantes de menor idade, alunos da escola a filmar, tal facto teria de ser salvaguardado pelos responsáveis da escola, junto dos pais dos alunos. A utilização que é dada às filmagens, é sempre descrita em termos genéricos, do género de “divulgação televisiva”, por exemplo, até porque o produtor pode vir a ter mais clientes da exibição do filme, que ainda desconhece.
    Tudo o resto não passa da luta política-partidária, em busca do voto, mesmo rastejando.

  31. Anónimo
    Posted 1 Maio, 2009 at 17:50 | Permalink

    “O objectivo do ministério era perceber o impacto que o computador Magalhães estava a ter em termos pedagógicos”?

    Penso que em termos pedagógicos a maleta tem estado a sofrer um grande impacto. São erros por todo o lado. Em termos económicos os impacto ee “sofrido” pelas operadoras de telecom a quem os otários dos paizinhos vão pagar os aumentos dos gestores.

  32. Posted 1 Maio, 2009 at 18:00 | Permalink

    31,

    Nenhuma, mesmo nenhuma “tabela” para mim. Está enganadíssimo.

    Vc. é que respondeu às “migalhas”, não necessitava, para reafirmar a sua legítima interpretação do ocorrido.

    O PS, não precisa “rastejar”, “em busca do voto”. Porque está no poder e do poder tem uma noção absolutista, basta-lhe, como também este caso comprova, usar as suas influências.

  33. Posted 1 Maio, 2009 at 18:04 | Permalink

    #33.
    Vc acha que o PS rasteja. Parabéns. Que bom proveito lhe faça.

  34. Anónimo
    Posted 1 Maio, 2009 at 18:05 | Permalink

    #30 – já que sabes tudo, deves saber quem e quantas são as vítimas e os queixosos.

  35. Posted 1 Maio, 2009 at 18:18 | Permalink

    34,

    Vc. tem o direito a também interpretar propositadamente mal, o que outros escrevem !

    35,

    Continue assim.

    34
    e
    35,

    Bom proveito lhes faça.

  36. Posted 1 Maio, 2009 at 18:40 | Permalink

    #36.
    Resquícios benfiquistas.

  37. ordralfabetix
    Posted 1 Maio, 2009 at 19:21 | Permalink

    “É a sua presunção do ocorrido”

    Todos presumimos, ou não? Por isso é que digo que não podemos condenar baseado em presunções…

  38. professora
    Posted 1 Maio, 2009 at 20:00 | Permalink

    Repito.

    Não é possível SEQUER a entrada de um elemento estranho numa qualquer escola do país, sem se identificar e justificar a quem se dirije e outros dados pertinentes, quanto mais alguém a realizar filmagens a alunos …

    E somente uma ordem hierárquica do ME, com justificação pedagógica óbvia, poderia permitir a entrada e posterior recolhe de imagens de alunos.

    Obviamente … que a recolha de imagens, para a propaganda do socrates, foi solicitada pelo próprio PS e pela ME.
    Não seria possível de outra forma.

  39. Anónimo
    Posted 1 Maio, 2009 at 20:06 | Permalink

    quem é que se queixou, foram os pais ou os professores?

  40. professora
    Posted 1 Maio, 2009 at 20:12 | Permalink

    # 40

    Os pais.

    Os professores deveriam ter ficado … totalmente siderados.

  41. professora
    Posted 1 Maio, 2009 at 20:14 | Permalink

    Sem os pais, os professores NÃO ABREM O BICO, nestas circunstâncias. Foi uma ordem superior.
    Há terror, nas escolas. Os empregos … estão em jogo.
    Têm medo de tudo e de todos.

  42. Anónimo
    Posted 1 Maio, 2009 at 20:14 | Permalink

    quantas queixas e nomes?

  43. Posted 1 Maio, 2009 at 20:20 | Permalink

    $ 43

    Não sei quantos pais não tiveram medo de represálias …!

  44. Posted 1 Maio, 2009 at 20:30 | Permalink

    COMO AS FALTAS BAIXARAM “MILAGROSAMENTE”…
    (…)
    Em conclusão este Estatuto criou um mecanismo que premeia os alunos absentistas, transmitiu aos alunos e aos pais que não é importante assistir às aulas, ser pontual e cumpridor e transmitiu aos alunos e aos pais a mensagem de que tanto faz ir às aulas como faltar sem justificação, porque, no final, o aluno absentista e desleixado tem sempre mais uma prova de recuperação à sua espera…

    Nota: as diferentes situações verificadas em diferentes Escolas, no que se refere à aplicação do Estatuto do Aluno, só são possíveis porque a lei permite diferentes interpretações.
    Maria do Rosário Gama (Presidente do Conselho Executivo … da melhor escola Secundária Pública do país, segundo os tais rankings que a malta muito gosta)

    Sobre a redução do absentismo e abandono escolar, até em jornais nacionais pagos por todos, o ME está a publicar anúncios sobre este assunto.

  45. Anónimo
    Posted 1 Maio, 2009 at 20:36 | Permalink

    #44 – pois é, cheira a freeprof do princípio ao fim, ele é alunos abusados e violentados, vítimas e indignação por todo o lado, muita conversa e depois não há queixas por causa das represálias. tadinhos dos siderados.

  46. Posted 1 Maio, 2009 at 20:44 | Permalink

    # 46

    Está a fugir ao assunto.

  47. Posted 1 Maio, 2009 at 20:53 | Permalink

    Nas escolas do 1º ciclo, eventualmente com alguma excepção que desconheço, não existe Internet.

    Sócrates disse que o ónus seria das autarquias, do pagamento das mensalidades. A Associação Nacional de Municípios informou que as autarquias não tinham orçamentos para tal.

    Assunto arrumado.

  48. Anónimo
    Posted 1 Maio, 2009 at 20:56 | Permalink

    #47 – com nomes e queixas investigadas não há fuga possível.

  49. Posted 1 Maio, 2009 at 21:06 | Permalink

    Mesmo no mundo da fantasia
    há pessoas desonestas,
    a cultura da hipocrisia
    tem consequências funestas!

    Aos pequeninos querem ensinar
    a mentir descaradamente,
    esta forma de encenar
    é de carácter deprimente!

    O jovem mexilhão inocente
    enganado por gente crescida,
    revela uma atitude indecente
    de uma ditadura renascida!

  50. Posted 1 Maio, 2009 at 21:07 | Permalink

    # 49

    Os pais queixaram-se.
    De outro modo não existiria forma de se saber a verdade.

    http://www.aeiou.expresso.pt/criancas-levadas-a-mentir-para-o-tempo-de-antena-do-ps–=f511913

  51. Posted 1 Maio, 2009 at 21:12 | Permalink

    # 47

    http://www.jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1161337

    Neste caso, noticiado no início de Março, os pais fizeram chegar queixa ao sr PGR. Queixa sobre a actuação de um inspector da IGE, exactamente o organismo de investigação (o das “queixas”), autónomo dentro da orgânica do ME.

  52. Posted 1 Maio, 2009 at 21:22 | Permalink

    Sócrates mentiu mais uma vez: na maioria dos países europeus, a escolaridade obrigatória não vai até aos 18 anos

    http://www.ocantinhodaeducacao.blogspot.com/2009/04/jose-socrates-mentiu-mais-uma-vez-na.html

  53. Anónimo
    Posted 1 Maio, 2009 at 21:34 | Permalink

    a senhora professora ou é distraída ou aldrabona:

    #51 – “Se soubesse que era para um partido não tinha assinado porque a política não é coisa para crianças. Sinto-me enganada porque não foram verdadeiros connosco” suposta citação de Cristina Lindo, mãe de uma aluna do 1º ano, queixa não existe, quanto muito queixou-se aos jornais e ao guinote.

    #52 – a queixa aqui é contra a investigação da instrumentalização que os professores fizeram dos alunos para fins corporativos.

    já deviam ter aprendido a defender ideias de forma mais consistente.

  54. Posted 1 Maio, 2009 at 22:22 | Permalink

    # 54

    Muito bem. Os pais assinaram um documento a autorizar a captação das imagens dos seus filhos para um estudo «pedagógico» do ME. A(s) escola(s) cumpriram os procedmentos em vigor.

    A questão dos “ovos” teve lugar fora da escola.

    Se os professores, por todo o país, não pusessem “água na fervura” os adolescentes já tinham depenada totalmente a ministra. Á pedrada.
    Detestam-na.

    O que lhes fez, eles não perdoam.

  55. Posted 1 Maio, 2009 at 22:31 | Permalink

    A senhora professora não se importa de pôr aí um link com as suas habilitações?
    É que a sua conversa não convence.

  56. Posted 1 Maio, 2009 at 22:36 | Permalink

    “já deviam ter aprendido a defender ideias de forma mais consistente.” # 54

    Se houve profissionais que demonstraram, publicamente, durante estes 4 longos anos, em massa, a sua posição clara contra a “grande mentira”, foram os professores.

    Há que reconhecê-lo. Não acha?

    Todos falam sobre Educação menos os actores da Educação, aqueles que têm a formação, a experiência e o conhecimento da Escola e do Ensino – os professores.

    Reconhece algum professor nos debates nos meios de comunicação social sobre Educação?

  57. Posted 1 Maio, 2009 at 22:39 | Permalink

    Então os professores são actores da educação?
    Representa bem.

  58. vvaughn
    Posted 1 Maio, 2009 at 22:49 | Permalink

    #31

    Piscoiso,
    Vc ja foi topado. Vc e um dos camisas negras do santos silva. Vc é sabujo. Vc é melhor sumirse daqui e ir pro cafe do seu bairro enganar velhinhas ou rondar as e-escolinhas pra enganar criancinhas. Quiça a casa pia. Irra que nojo, vomitório. xoo, chucha carracento!

  59. Posted 1 Maio, 2009 at 22:58 | Permalink

    Factos. A realidade indesmentível. Verificável.

    “Os números do PISA. Quem é quem com melhores resultados a Matemática, Ciências e Leitura?

    O Estudo Internacional que avalia as competências dos alunos até aos 15 anos, através de
    exames de matemática, Ciências e Leitura, vulgarmente conhecido por PISA, dá-nos a
    seguinte resposta:
    Finlândia: 1º em Ciências; 2º em Matemática; 2º em Leitura. Canadá: 3º em Ciências; 4º em
    Leitura; 4º em Matemática. Coreia do Sul: 11º em Ciências; 1º em Leitura; 4º em
    Matemática. Japão: 6º em Ciências; 15º em Leitura; 10º em Matemática. Noruega: 33º em
    Ciências; 25º em leitura; 29º em Matemática. Espanha: 31º em Ciências; 35º em Leitura;
    32º em Matemática. França: 25º em Ciências; 23º em Leitura; 23º em Matemática.
    Portugal está à frente da Espanha, com resultados muito semelhantes aos de França. Os
    países mediterrânicos, Portugal, Espanha, França, Grécia, Turquia e Itália, têm
    resultados semelhantes. Encontram-se a meio da tabela ou um pouco mais para trás. Ao
    contrário do que o Governo de Sócrates quis fazer crer, os alunos portugueses tiveram, em
    2006, um desempenho muito razoável nos testes do PISA.
    http://www.profblog.org/2009/02/os-numeros-do-pisa-quem-e-quem-com.html

    Os dados são referentes a 2006 (!)
    Pergunta óbvia: Em que outros sectores da vida nacional, os portugueses obtêm tamanho êxito?

    Porque «mentiu» ao povo português, Sócrates e MLR!?

  60. Posted 1 Maio, 2009 at 23:08 | Permalink

    eheheheh
    passaram-se!

  61. Posted 2 Maio, 2009 at 00:49 | Permalink

    «A minha dúvida neste caso, continua a ser se o direito à imagem das crianças foi devidamente resguardado.
    Partindo do princípio que os pais autorizaram a filmagem dos filhos, resta a utilização que é dada ao filme.
    Porque na sua boa fé, os pais autorizaram que os seus filhos aparecessem ao lado de programas como Chuva de Estrelas, ou do Festival dos Pequenos Cantores.
    Aparecerem num programa de propaganda política, sem levarem pelo menos um avental, é que está mal.»

    Piscoiso, já que repetidamente vem com o mesmo argumento, com algumas variantes, lá tem que levar a mesma cassete (já me atribuíram os loiros, que tenha o proveito também) lol

    1. A autorização do uso de imagem é específica para um fim. O que foi anunciado não corresponde ao uso efectivo. (É preciso transcrever aqui o tem sido divulgado?!)

    2. Os pais que autorizam os filhos participarem em programas televisivos fazem-nos em consciência. O que não se verificou no tempo de antena do PS.

    3. Trabalho infantil nada tem a ver com uso ilegal de imagens.

    Vc procura relativizar e desviar a conversa. Não sei quais são as suas motivações mas é claro o seu propósito de compor a situação favoravelmente ao PS.

  62. Posted 2 Maio, 2009 at 01:15 | Permalink

    O meu argumento baseia-se na prática comum em produção cinematográfica.
    eheheh. Não tem a ver com política. Se acredita ou não é lá consigo.
    Os termos de autorização do uso da imagem constituem um contrato assinado.
    . A autorização do uso de imagem é específica para um fim.” – escreve vc.
    A “especificidade” é descrita no contrato e obviamente depende dos termos em que está redigida.
    Tem aí o documento que a produtora entregou no Ministério da Educação?
    Se calhar é por causa destes burocratas que a indústria cinematográfica em Portugal está num marasmo.

  63. Posted 2 Maio, 2009 at 02:35 | Permalink

    Confusões entre estado e partido

    http://www.fliscorno.blogspot.com/2009/05/confusoes-entre-estado-e-partido.html

  64. anti-liberal
    Posted 2 Maio, 2009 at 05:29 | Permalink

    6:29 am

    Isto não são horas para conversas de chacha.
    Ainda se trabalhassem…

    Nuno

  65. Ibn Erriq
    Posted 2 Maio, 2009 at 09:00 | Permalink

    Mas ninguém cala este astroturfer chamado Piscoiso?

    Não há uma tag especifica para astroturfer?

  66. Posted 2 Maio, 2009 at 09:06 | Permalink

    Faça um abaixo assinado com os vários nicks seus.

  67. Ibn Erriq
    Posted 2 Maio, 2009 at 09:22 | Permalink

    Pois está feito, já que o único Nickname que uso é este mesmo.

  68. Carlos
    Posted 2 Maio, 2009 at 10:02 | Permalink

    Já não percebo nada. Se o PSD quer fazer filmagens nas escolas que ganhe primeiro as eleições. Se ter uma maioria absoluta com os votos dos portugueses nem dá poderes para isto, para que é que serve?
    Ora batatas. sejam democratas e aceitem os resultados das eleições que escolheram o PM.

  69. Ibn Erriq
    Posted 2 Maio, 2009 at 12:54 | Permalink

    Que raciocínio tão à frente carlos. Agora as maiorias absolutas dão para o que se bem entender.

  70. Posted 2 Maio, 2009 at 18:48 | Permalink

    «Piscoiso,
    Vc ja foi topado. Vc e um dos camisas negras do santos silva. Vc é sabujo. Vc é melhor sumirse daqui e ir pro cafe do seu bairro enganar velhinhas ou rondar as e-escolinhas pra enganar criancinhas. Quiça a casa pia. Irra que nojo, vomitório. xoo, chucha carracento!»

    Não podia estar mais de acordo com vvaughn, que sarna-súcia este Piscoiso avençado carraça do ASS!


3 Trackbacks

  1. [...] no Portugal é um país estran…Zé Preto no CidadaniaDLB no CidadaniaZé Preto no Mentirasprofessora no [...]

  2. Por BLASFÉMIAS em 2 Maio, 2009 às 19:42

    [...] Lidos Marinha Grande?MentirasLuta de ClassesPortugal é um país estranhíssimoLavagem de dinheiro legalEm Sintra não comem [...]

  3. Por Sorry « BLASFÉMIAS em 2 Maio, 2009 às 22:31

    [...] Lidos Marinha Grande?MentirasPortugal é um país estranhíssimoLuta de ClassesEm Sintra não comem frango?*É genéticoLavagem [...]

Afixar um Comentário

Os campos necessários estão marcados com *

*
*

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 22.203 other followers