Sinais
Posted by Gabriel Silva em 8 Junho, 2009
236.028 cidadãos (duzentos e trinta e seis mil e vinte e oito, ou 6,63%) deram-se ao trabalho de se deslocarem às urnas para…não escolher nenhum partido.
| john moon em Sócrates e o Freeport | |
| Freeport: tudo está … em Sócrates e o Freeport | |
| JP Ribeiro em Sócrates e o Freeport | |
| LR em Sócrates e o Freeport | |
| Tiradentes em Sócrates e o Freeport |
Posted by Gabriel Silva em 8 Junho, 2009
236.028 cidadãos (duzentos e trinta e seis mil e vinte e oito, ou 6,63%) deram-se ao trabalho de se deslocarem às urnas para…não escolher nenhum partido.
Publicado em 8 Junho, 2009 às 5:10 pm e está arquivado em União Europeia. Pode seguir as respostas a esta entrada através do RSS 2.0 feed. Pode deixe uma resposta, ou trackback do seu prórpio site.
fidel disse
e quem é que os pode censurar? A pobreza das escolhas é tanta que só mesmo votando em branco.
Anónimo disse
Vá lá que pelo menos para esses o louçã não é a “solução”…
Francisco disse
Esses, sim, foram os votos de protesto contra a maioria dos políticos que temos e que ainda se não aperceberam que estão a cair num perigoso descrédito. Não limpem, duma vez por todas, as casas partidárias do lixo instalado e o destino final será um qualquer aterro sanitário…..que até pode ser o da Cova da Beira.
Tiago Órfão disse
O descontentamento dos portugueses com todos os políticos é evidenciado por esta votação, mas há quem prefira chamar descontentamento com o governo, que se há-de fazer?
Alguma vez a percentagem de nulos e brancos tinha sido tão grande? Os votos brancos davam para eleger um deputado, se calhar o 22º lugar devia ficar era vazio. Onde está a terceira via? Porque é que os políticos estão a atirar os portugueses para cima do BE e da CDU? Depois queixem-se…
VOZ DO POVO disse
E SE A ESSES JUNTAR OS 63% DE ABSTENÇÃO EM PORTUGAL (A MAIOR DA UNIÃO)
FICA LOGO A CONHECER QUEM FOI O GRANDE VENCEDOR E OS GRANDES DERROTADOS DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS
DAQUI RESULTAM 2 COISAS ÓBVIAS E QUE NENHUM CHAMADO “POLITÓLOGO” DEVERÍA FINGIR QUE NÃO VÊ:
1 – A ABSTENÇÃO FOI O GRANDE VENCEDOR
2 – O POVO CAGOU** PARA AS ELEIÇÕES EUROPEIAS E PARA OS PARTIDOS (TODOS)
**palavra usada pelo comum dos mortais, o mesmo se aplica a roubalheira – é assim mesmo que o povo identifica estas coisas e é assim mesmo que o povo diz delas.
Piscoiso disse
A minha tia Felismina, que é PSD, levou a prole toda, devidamente industriada para votar no Partido dela… e todo o pessoal votou em branco excepto ela.
Francisco disse
A Tia Felismina não é aquela senhora que as televisões mostraram, quase toda a manhã, a votar, a distribuir sorrisos, em salameleques por tudo que era povinho votante e, contra o que lhe é habitual, a responder às perguntas dos jornalistas?
Anónimo disse
pois é
A abstenção, os votos em branco, os votos do BE e os votos do CDS, são para mim os principais destaques destas eleições. Quanto ao resto é o filme do costume, ou é o PS o mais votado ou é o PSD.Sem qualquer mais valia para o nosso país.
Quanto à abstenção, eu se fosse político ficava bem preocupado e com algum receio.
Vital e Ferreira Leite, ainda foram os únicos que mencionaram a forte abstenção nos discursos eleitorais. Mas depressa passaram à frente. Ferreira Leite disse mesmo que “os portugueses manifestaram claramente o desejo de mudança”…
P.S. Existem outros países dos 27 em que a abstenção foi maior do que cá. Abstenções na ordem dos 70%…
José Barros disse
Esse é um dos aspectos que, mais uma vez, o jornalismo político, um dos derrotados de ontem, não soube perceber. Falando-se com as pessoas, em especial, as mais velhas, rapidamente se percebe que muitas decretam a falência do regime. Por outras palavras, há quem veja o país a caminhar para uma ditadura. São esses que votam em branco. É um voto contra o regime. Nas próximas eleições, quando houver menos abstenção, é que se verá, de facto, a dimensão deste voto.
tonibler disse
Eu, por exemplo. É sempre importante ir à mesa de voto, nem que seja para desenhar um granda bastos ou colar macacos no boletim.
Paulo disse
Estava a ver que ninguem dizia nada…
para alem disso revolta-me o facto dos votos brancos e nulos raramente aparecem nos resultados das eleições…serão votos menores? Sinceramente em Portugal acho que o voto em branco é a coisa mais decente que um cidadão pode fazer.
C. Medina Ribeiro disse
Foi em branco que eu votei (o que não sucedeu pela primeira vez), exercendo o direito a um voto tão legítimo e válido como outro qualquer.
Foi por isso que fiquei siderado quando hoje li este ‘post’ de J. Medeiros Ferreira, por quem tenho grande estima, e que contactava nos bons tempos em que o seu blogue aceitava comentários:
«Houve uma equipa de intelectuais que inaugurou o regime democrático propondo o voto em branco. Averbaram uma grande derrota moral perante o desejo de seis milhões de portugueses de participarem activamente nas escolhas decisivas de então.
Pois agora que ninguém apelou ao voto em branco eis que ele sobe para 4, 6% , ou seja mais de 150.000 amigos do PS que não querem ainda mudar de clube ou desistir».
-
“Amigos do PS”, os que votaram em branco?!
Espero que a expressão seja irónica – e, mesmo assim, será de um estranho humor; de contrário, só pode ser delirante ou – como é o meu caso – quase ofensiva!
Tia Ernestina disse
11,
“(…)branco é a coisa mais decente que um cidadão pode fazer”.
Eu prefiro preto.
Zé Leitão disse
É verdade, nem nos jornais aparecem devidamente identificados. Um tipo que saber dos votos em branco e tem que ir ao site da CNE…… e se calhar já não é mau.
É muito claro que o regime está em crise. Mas os políticos fingem que não é nada com eles.
Como se explica, perante esta abstenção, que os políticos rejubilem com os resultados?! No entanto não é novidade. Alguns ainda se lembram da “festa ” do PS nas eleições intercalares para a CM de Lisboa.
A ver vamos quem vai votar nas legislativas…
Pinochet disse
Ainda vão ter saudades de mim.
Abaixo os socialistas socretinos corruptos e ladrões!
fado alexandrino disse
Foi um voto de censura.
Uma coisa que aqui no arrastão pela pena inflamada do CAA também se faz a todo o momento.
É melhor olharem para a própria casa antes de atacarem os outros.
Carlos Loureiro disse
O conteúdo de alguns dos votos nulos pode ser consultado aqui
JP disse
Sinceramente esta conversa já enjoa.
Então mas o voto em branco muda alguma coisa? Altera o que quer que seja? Manda alguma mensagem objectiva? Mandar vir com “os políticos” mas não mexer uma palha para alterar nada é que é coerente?
Então em 13 partidos (13!!) ninguém consegue arranjar um único que o represente? E se não, então que tal meter o corpo a mexer e fazer pela vida mudando alguma coisa? Ah pois, é difícil, é muito mais fácil ficar no sofa a mandar postas contra “os políticos”.
E depois metê-los todos no mesmo saco. Como se todos fossem iguais. O CDS é igual ao Bloco? O PS é igual ao PNR? E o MEP, é igual à CDU? Se não, então porquê meter todos no mesmo saco? Se sim, então porquê escolher tanto?
Sinceramente, que desculpas mais esfarrapadas e que desperdício de cidadania.
Quanto ao facto da a abstenção ser tão alta, explica bem o atraso do país e o estado geral da Europa. Preferem ficar à espera que chova do que partir para a luta e mudar as coisas – veja-se o exemplo recente dos EUA. É a derrota por antecipação, como vou perder mais vale não jogar.
Sim senhora, grandes exemplos.
Anónimo II disse
e assim é que deve ser. votam em branco, mas votam. merecem o meu respeito.
Anónimo II disse
“Então em 13 partidos (13!!) ninguém consegue arranjar um único que o represente?”
há pessoas que não se revêem em nenhum deles, de tão maus que são.
Anónimo II disse
“E se não, então que tal meter o corpo a mexer e fazer pela vida mudando alguma coisa?”
foi o que eles fizeram. levantaram a peida do sofá e foram votar. em branco.
lucklucky disse
Os votos em branco deveriam significar lugares vazios na Assembleia. O sistema político devia estar desenhado para despedir a classe caso esta não corresponda aos desejos do Cidadão ou quando este pensa que já não são mais precisos.
Pifas disse
Se o voto fosse de braço no ar acabavam-se os votos brancos. Mas sempre se podia continuar a votar nulo fazendo um manguito. Isto potenciaria aliá o poder deste voto. Penso que o voto de braço no ar respeita a democracia dado que ela é tanto mais transparente quanto menos secreta for.
lucklucky disse
“Se o voto fosse de braço no ar acabavam-se os votos brancos. Mas sempre se podia continuar a votar nulo fazendo um manguito. Isto potenciaria aliá o poder deste voto. Penso que o voto de braço no ar respeita a democracia dado que ela é tanto mais transparente quanto menos secreta for.”
Precisamente o que os gangsters useiros e vezeiros na intimidação querem.
Pifas disse
lucklucky disse:
“Precisamente o que os gangsters useiros e vezeiros na intimidação querem.”
Não está a confundir com “Mãos no ar!” ?
Ou são traumas do PREC? O mesmo sistema que garante contra a intimidação na votação secreta garante o voto de braço no ar. Veja que com o voto secreto são muitas as formas de fraude que se proporcionam.
João disse
Eu só gostava de saber como é que partidos que defendem os pobres e as causas sociais aprovam calmamente um aumento dos subsídios às campanhas ou obras no Parlamento. Com gajos assim lá dentro, como é que se pode confiar?
Zé Abstémio disse
Eu votei em branco. Pelo que vejo votei nos melhores políticos.
João Bombeiro disse
Se votar no BE desse direito a ir para a cama com a putativa deputada, eu até votava três vezes seguidas.
dói muito? isso passa disse
só não fui votar em branco porque me tinha comprometido com o partido da abstenção
Ensaio Geral disse
Não branqueiem os votos em branco…
Foi infrutífera a minha procura pela grande imprensa nacional dos resultados dos votos em branco. Nem na televisão nem imprensa escrita consegui apurar as percentagens daqueles votos (4,6%), apesar de publicarem alegremente a percentagem do PNR (0,37%…
Man disse
Eu recuso-me a votar em branco. Eu tenho opinião e, manifesto-a no boletim de voto, nem que seja desenhando um das caldas.
Não branqueiem os votos em branco | rjcp.pt disse
[...] dos resultados dos votos em branco. Nem na televisão nem imprensa escrita consegui apurar as percentagens daqueles votos (4,6%), apesar de publicarem alegremente a percentagem do PNR (0,37%), numa das televisões aliás [...]