Saltar para o conteúdo

Era só o que faltava

22 Novembro, 2009

Von Rompuy no discurso de aceitação de nomeação:

«2009 is also the first year of global governance, with the establishment of the G20 in the middle of the financial crisis. The climate conference in Copenhagen is another step towards the global management of our planet

Se é esse o objectivo político, então, quem aprecie a liberdade, apenas pode desejar que tal venha a resultar num rotundo fracasso.

32 comentários leave one →
  1. anónimo permalink
    22 Novembro, 2009 15:30

    “…quem aprecie a liberdade, apenas pode desejar que tal venha a resultar num rotundo fracasso.”

    está a referir-se à liberdade de poluir?

    Gostar

  2. anonimo permalink
    22 Novembro, 2009 15:32

    “…quem aprecie a liberdade, apenas pode desejar que tal venha a resultar num rotundo fracasso.”

    está a referir-se à liberdade de poluir?

    Gostar

  3. 22 Novembro, 2009 16:00

    Os jornais agora até oferecem dvds com filmes.
    Ontem deu-me para rodar um desses dvds, o filme “O Barbeiro” dos irmãos Coen, em que entra o mauzão do Gandolfini dos Sopranos e uma das primeiras aparições de Scarlett Johansson, que fazem papéis secundários.
    O papel principal é interpretado por um sóbrio mas rigoroso Billy Bob Thornton, no papel de um barbeiro.
    O tema é a Justiça.
    O barbeiro comete um assassinato, ainda que em legítima defesa mas sem testemunhas. Os investigadores acabam por incriminar a mulher do barbeiro, que se mantém calado, acabando por confessar ao advogado de defesa. Este não acredita na história do barbeiro, julgando que é para safar a mulher. A mulher é presa e suicida-se na cadeia. O barbeiro é entretanto incriminado num outro crime em que não participou, sendo condenado à morte.
    O curioso do filme é que o personagem principal passa o filme todo a fumar cigarros uns atrás dos outros!

    Gostar

  4. 22 Novembro, 2009 16:29

    Eu aprecio (muito)a liberdade e não desejo que a “global governance” resulte num rotundo fracasso.

    TERRA há só uma!

    Para problemas Globais, as soluções só podem ser Globais.

    Von Rompuy tem razão, assim a Europa o compreenda.

    Gostar

  5. Pedrovski permalink
    22 Novembro, 2009 16:31

    Discordo. Não pode apenas ficar-se pelo desejo. Tem de fazer mais, porque, se tal não acontecer, o que esse senhor lançou foi as bases para uma ditadura mundial.

    Quanto ao fim do mundo e aquecimento global, nada como ler isto…
    http://mitos-climaticos.blogspot.com/2009/11/climategate.html

    Gostar

  6. 22 Novembro, 2009 16:50

    Na sua infinita incultura, o sr. Sócrates é apenas uma erupção local de um vasto fenómeno global, cada vez mais preocupante e ameaçador, por pôr em risco conquistas democráticas alcançadas sobretudo a partir da segunda metade do séc. XX.
    Mais cedo do que se pensa, isto será uma evidência para toda a gente, aqui e no estrangeiro.

    Gostar

  7. 22 Novembro, 2009 16:51

    “Se é esse o objectivo político, então, quem aprecie a liberdade, apenas pode desejar que tal venha a resultar num rotundo fracasso.”

    Só tenho isto para lhe dizer: a ditadura de mercado em que vivemos há-de enterrar-nos, a nós e à nossa “liberdade”. Você é apenas mais um iludido com a “Liberdade” que fareja.

    Gostar

  8. 22 Novembro, 2009 17:27

    #4 Pedrovski

    Não percebi do que é que discorda? Discorda do #3 ou do “Post”?

    Não falemos do clima, que é mais ou menos como falar do tempo…

    Falemos antes de recursos finitos, de crescimento/estagnação demográfica,de detritos, de acesso a tratamentos de saúde e a medicamentos, do nuclear, de corrupção, de produção e tráfico de drogas, de terrorismo, de fome…

    Vamos fechar-nos no conforto europeu e ignorar o resto, mesmo quando o resto nos chega às praias em vagas sucessivas à procura de oportunidades, ou deixamos a caridade habitual e passamos a encarar estes problemas como habitantes da TERRA na relação com outros habitantes da TERRA?

    Pode ser assustador pensar a governação à escala planetária, tendo em conta a dimensão dos problemas. Mas não nos resta outra alternativa. Este não é um assunto para pessoas com medo.

    Mas para perder o medo basta perceber o essencial: e o essencial é que, a prazo, globalmente, precisamos tanto dos outros como os outros precisam de nós.

    Gostar

  9. Dazulpintado permalink
    22 Novembro, 2009 17:54

    #8
    “Falemos antes de recursos finitos, de crescimento/estagnação demográfica, de detritos, de acesso a tratamentos de saúde e a medicamentos, do nuclear, de corrupção, de produção e tráfico de drogas, de terrorismo, de fome…”

    Isto também é como falar do tempo.

    …”ou deixamos a caridade habitual e passamos a encarar estes problemas como habitantes da TERRA na relação com outros habitantes da TERRA?”

    Tão bonzinho que ele é. A mesma bondade daqueles que, há trinta anos, usaram o este discurso para acabar com os pobres em Portugal,com resultados que se conhecem.

    Gostar

  10. 22 Novembro, 2009 18:11

    Esperar que seja um fracasso não é uma solução. O comunismo também estava destinado a fracassar, no entanto, até esse fracasso foi a barbárie e a desgraça que se sabe. Não desejo para ninguém a espera inerte pelo fracasso da governação glboal, tal como não desejo o fracasso da social-democracia e do Estado social-corporativista moderno. Quanto mais rápido, melhor.

    Gostar

  11. Fuas Roupinho permalink
    22 Novembro, 2009 18:18

    Com o arquivo e ocultamento das certidões, parece que o «regular funcionamento das instituições» da insólita «democracia portuguesa» está assegurado…

    O próximo passo será reunir o plenário da Conferência Episcopal onde este lavrará auto para ser entregue à Congregação da Doutrina e Fé da Santé Sé, onde será declarado beato o Sr. Inginheiro.

    Oremos.

    Gostar

  12. Amonino permalink
    22 Novembro, 2009 18:23

    .
    -CLIMAGATE:
    .
    -Climategate: the final nail in the coffin of ‘Anthropogenic Global Warming’?
    .
    http://blogs.telegraph.co.uk/news/jamesdelingpole/100017393/climategate-the-final-nail-in-the-coffin-of-anthropogenic-global-warming/

    MANIPULAÇÃO DOS DADOS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL:
    .
    Climate scientists accused of ‘manipulating global warming data’
    Some of the world’s top climate scientists have been accused of manipulating data on global warming after hundreds of private emails were stolen by hackers and published online.
    http://www.telegraph.co.uk/earth/environment/climatechange/6619796/Climate-scientists-accused-of-manipulating-global-warming-data.html

    ALTERAÇÕES CLIMATERICAS HUMANAS EM LARGA ESCALA
    .
    até Chavez para não falar na China, nos chemtrails etc etc.
    .
    Chavez to ‘seed’ clouds with rain
    http://www.independent.co.uk/news/world/americas/chavez-to-seed-clouds-with-rain-1821269.html
    India tells West to stop eating beef
    .
    A INDIA ACUSA AS VACAS:
    .
    India has urged the West to give up eating beef to reduce the greenhouse gas emissions responsible for global warming.
    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/india/6615422/India-tells-West-to-stop-eating-beef.html

    CARROS ELECTRICOS E O AQUECIMENTO GLOBAL:
    .
    Are electric cars an environmental con-trick?
    An environmental group has warned electric cars could increase carbon emissions.
    http://www.telegraph.co.uk/motoring/news/6543998/Are-electric-cars-an-environmental-con-trick.html

    AQUECIMENTO GLOBAL pela propria Natureza:
    .
    http://www.associatedcontent.com/article/479845/earths_heat_possible_culprit_in_greenlands.html?cat=58
    .
    Economia: criação duma nova àrea para funcionar como ‘silicon valley’, os yuppies etc com uma diferença importante: não tem sequer tempo de EXCLUSIVO; há vários aparelhos produtivos universalistas antagónicos prontos para a disputa ‘taco-a-taco’.
    É o mundo multipolar que nasceu do experimentalismo da globalização,
    .
    o ‘olho do furacão’ da actual Crise destruidora dos aparelhos produtivos duma parte do Mundo que arrasa os tecidos empresariais de Produção e elimina a rede de Emprego para empobrecer os Consumos internos. Donde só se sai com um NOVO conceito de sociedade assente no Liberalismo Avançado com Direitos Sociais intocàveis mas desengordurados dos excessos do meio da piramide até ao topo.
    .

    .

    Gostar

  13. Eduardo F. permalink
    22 Novembro, 2009 18:24

    Caro Rui Botelho Rodrigues,

    Estive a passar os olhos pelo seu blog e confesso que fico perplexo com o seu comentário #10. O que seria para si a fórmula do governo global?

    Gostar

  14. 22 Novembro, 2009 18:44

    #9 Dazulpintado

    Eu é que sou o “bonzinho” e você é que está Dazulpintado?

    Não seja cínico (pessoa que não acredita em nada) e, se o quer ser, pelo menos mude o “nick”!

    Pintado de azul não liga. De amarelo? Talvez!

    Gostar

  15. Pedro Esteves permalink
    22 Novembro, 2009 19:02

    “cínico (pessoa que não acredita em nada)” ?????????? céptico talvez

    Gostar

  16. 22 Novembro, 2009 19:44

    Caro Eduardo F.

    para mim nenhuma fórmula de governo global é uma boa fórmula. prefiro governação local e limitada. e honestamente não entendo a perplexidade.

    Gostar

  17. Critico permalink
    22 Novembro, 2009 19:54

    Só o nome G20 suscita uma comichão de hipocrisia.
    Pergunto na minha ingenuidade, alguém acredita que aqueles senhores zelam pelos interesses colectivos?
    Será a tão aclamada New World Order apelidada assim por Bush pai e por Kissinger? Agora esta noticia intrigou-me.

    Gostar

  18. Dazulpintado permalink
    22 Novembro, 2009 19:58

    #14, AB
    Cínico eu? Cínicos são aqueles que, a pretexto de ajudar os pobrezinhos, se estabelecem bem na vida, consumindo os recursos que lhes eram destinados.
    E o AB, a que ONG pertence, pode dizer-nos?

    Gostar

  19. Anonimo permalink
    22 Novembro, 2009 20:00

    Caro Rui Botelho Rodrigues,

    «para mim nenhuma fórmula de governo global é uma boa fórmula. prefiro governação local e limitada».

    Então estamos de acordo! Mas então, quando dizia em #10 «Quanto mais rápido, melhor», a que se referia?

    Gostar

  20. amónio permalink
    22 Novembro, 2009 20:03

    o garfield virou anonimo

    Gostar

  21. Eduardo F. permalink
    22 Novembro, 2009 20:03

    Peço desculpa, o comentario 19 é meu.

    Eduardo F.

    Gostar

  22. 22 Novembro, 2009 20:06

    Quanto mais rápido for o fracasso (do governo global e da social-democracia) melhor. Esperar pelo seu fracasso inevitável é pior do que ajudar a precipitar o fim desse sistema.

    Gostar

  23. Eduardo F. permalink
    22 Novembro, 2009 20:10

    Caro Rui Botelho Rodrigues,

    Grato pela clarificação cujo sentido subscrevo integralmente. É o que tento fazer, humildemente, aqui no Blasfémias e no dia a dia na “esfera” da minha influência.

    Gostar

  24. 22 Novembro, 2009 20:14

    Caro Eduardo,

    vai se fazendo o que se pode como se pode. mas esta escalada no poder das organizações supra-nacionais desde que esta crise rebentou põe novos e mais duros obstáculos às pessoas que desejam ser livres. apesar de tudo não estou optimista.

    Gostar

  25. 22 Novembro, 2009 20:15

    #18

    Nenhuma!

    Gostar

  26. 22 Novembro, 2009 20:33

    #15 Pedro Esteves

    “o cínico não acredita em nada”.

    Há outras definições, mas acho que esta caracteriza bem os cínicos de hoje, que já nem na virtude acreditam, que que era a única coisa em que os cínicos antigos acreditavam.

    O céptico adopta uma atitude incrédula em relação a um domínio do conhecimento ou a um dogma.

    Mas se não estiver de acordo ficaremos semanticamente discordantes. Ninguém se vai importar muito com isso…

    Gostar

  27. lucklucky permalink
    22 Novembro, 2009 21:34

    A Tirania a chegar pelos Estatistas. O Socialismo e a Social Democracia cairão pela corrupção e pobreza que naturalmente geram. A única vantagem que têm sobre o Comunismo é que o seu ciclo dura mais tempo. Mas qualquer delas não é sustentável.

    Gostar

  28. Amonino permalink
    22 Novembro, 2009 22:24

    .
    Lá dizia Einstein nos ultimos anos da sua vida: “Deus é a Força Cósmica libertada das Teologias. Uns chamam-lhe Buda, outros Deus, outros Jeová, outros o Espirito … outros … e outros. Mas as Teologias são meras invenções dos Homens que fizeram os seus Tempos”.
    .
    E Leonardo da Vinci pondo a pedra de fecho: ” a simplicidade é a maximo da sofiticação do Pensamento Humano”.
    .
    E depois da ERA INDUSTRIAL, estamos a entrar na ….. ERA DAS ENERGIAS, do simples, em que as polémicas energéticas actuais são ainda véus do Obscurantismo passando que sobrepõem o Futuro que nasce por debaixo e por cima dele. Por conseguinte os fanatismos e as seitas das Fés, prós e contras, assentes em teologias espelhadas nas Governanças estão condenados à extinção. São um não Futuro imediato. É a crise, o ‘ceremonial’ do NOVO conceito de sociedade a ‘rebentar as àguas’. É o sec XXI. Tão só.
    .

    .

    Gostar

  29. 23 Novembro, 2009 16:43

    Governo mundial?

    É espantoso ver, nestes comentários, a quantidade de leitores que aparentemente até concordam com o tal governo mundial porque só há uma Terra.

    Mas como seria esse governo mundial? Seria à imagem da União Europeia, formado por políticos e burocratas que resolvem os problemas entre si e só se dignam consultar o resto da maralha, isto é, os cidadãos da UE, quando estão certos de que eles vão concordar com o que já foi decidido e por vezes até implementado?

    Isto é? Seria um Governo ditatorial ou um governo democrático?

    Bom, se não fosse democrático eu e creio que a maioria dos cidadãos, estou contra.

    Mas e se fosse genuinamente democrático?

    Bom, no mínimo 20% da humanidade é de religião muçulmana (ver, por exemplo http://www.religioustolerance.org/isl_numb.htm ou http://islamicweb.com/begin/results.htm) e, pior, o número de muçulmanos cresce mais rapidamente do que a população da Terra, portanto dentro de 10 anos serão mais de 20% e dentro de 50 muito mais.

    Num governo mundial democrático o peso da opinião muçulmana seria determinante e dentro de algum tempo começariamos a ter partes da sharia obrigatórias a nível mundial…

    Gostava de saber se os entusiastas do governo mundial concordam com isto ou se quando pensam em governo mundial estão a pensar num Grande União Europeia, tão anti-democrática como a actual?

    É lirismo pensar que alguns milhares de milhões de muçulmanos, budistas, hindus, etc., iriam aceitar tal coisa!

    Gostar

  30. Critico permalink
    23 Novembro, 2009 20:42

    Caro O Raio,vou tentar ser o mais conciso e concreto possível e dentro das minhas possibilidades responder-lhe á duvida,em primeiro lugar aconselho-o a fazer a sua analise nomeadamente a declarações feitas, e somente darei dois exemplos, mas certamente existiram mais, investigue por New World Order, pelo discurso de introdução ao conceito feito por Bush pai, depois poderá dar uma vista de olhos em declarações de Henry Kissinger, depois aconselho-o a ver uns vídeos do senhor, este senhor sim, merece respeito, Aaron Russo e dai retirará as sua elacções.

    Agora passando á New World Order, não passa nada mais nada menos que um governo ditatorial mundial, na realidade a velha ordem, um Império Anglo-Americano,acredite as elites mundiais visíveis, porque haverão certamente outras por detrás da cortina, são ainda mais podres do que possa imaginar, ao analisar a história, e mais detalhadamente a história recente encontra inúmeras incongruências.
    Quanto á União Europeia,os seus propósitos seriam bons á priori, mas se reparar nos avanços feitos, nota que basicamente estão a retirar liberdades descaradamente.

    Mas de todo não o quero influenciar, pesquise, critique e formule a sua própria opinião.Espero ter sido util.
    Boas pesquisas.

    Gostar

  31. 23 Novembro, 2009 21:07

    #30 O Raio,

    Desculpe lá mas o Governo Mundial não é para amanhã, mesmo a UE, com tantos anos de existência (1950, Comunidade do Carvão e o Aço) só agora elegeu um Presidente que, de facto, ainda não preside a nada e só serve para dar ideia que estamos a avançar.

    É o agravamento dos problemas que só globalmente podem ser resolvidos, que obrigará as Nações a encontrar as soluções que podem responder às perguntas que coloca no seu comentário.

    E a ideia em si não é nova. A Sociedade das Nações, primeiro, e a ONU, depois, já apontavam para a abordagem conjunta de problemas numa perspectiva global. Claro que os resultados não são brilhantes e, provavelmente, mesmo com uma organização de novo tipo também demorarão a sê-lo.

    Mas é exactamente porque estas coisas levam tempo que é preciso começar o mais depressa possível.

    Quanto às questões de religião: nós,no Ocidente, estamos a fazer o nosso caminho (laicização), eles terão de fazer o deles.

    Mas as dificuldades que se adivinham assustam. Concordo!

    Gostar

Trackbacks

  1. Herman Von Rompuy e a cimeira de Copenhaga « O Insurgente

Indigne-se aqui.