Saltar para o conteúdo

Climategate

22 Novembro, 2009

Emails trocados entre os mais importantes cientistas proponentes da tese do aquecimento global antropogénico foram divulgados na internet (por supostos hackers) . Os emails podem ser pequisados aqui.

Para se perceber este escândalo, é preciso ter em conta o seguinte:

1. As instituições públicas americanas são obrigadas a divulgar toda a informação que possuam a quem quer que a peça de acordo com o
Freedom of Information Act. Regras semelhantes existem no Reino Unido.

2. Nos últimos anos várias instituições científicas receberam pedidos para divulgar informação científica (dados, código, resultados intermédios, emails). Esses pedidos foram em muitos casos recusados.

Os emails divulgados até ao momento contêm indícios de:

1. manipulação de dados para reforçar a tese do aquecimento global;

2. manipulação do processo de peer review, incluindo conspiração para boicotar jornais, rejeitar artigos de outros cientistas e forçar a demissão de editores de jornais importantes.

3. planos para ocultar informação ao público e boicotar regras de transparência das instituições em que trabalham e dos jornais onde publicam. Isto inclui planos para atrasar divulgação de informação e planos para destruir informação, inlcluindo emails.

4. planos para destruir a reputação de cientistas que defendem posições contrárias às suas.

5. conflito de interesses entre as posições políticas destes cientistas e a necessidade de eles fazerem um trabalho imparcial.

6. Manipulação do processo de selecção dos autores e papers que são considerados para os relatórios do IPCC.

7. Orientação da investigação para que ela produza resultados pré-determinados (favoráveis à tese do aquecimento global antropogénico).

Um resumo dos emails mais importantes pode ser lido aqui.

87 comentários leave one →
  1. Fuas Roupinho permalink
    22 Novembro, 2009 18:14

    Em Portugal o PGR arquivava tudo!

    Gostar

  2. balde-de-cal permalink
    22 Novembro, 2009 18:24

    na republica stercuraria socialista do rectângulo
    como escreve Montaigne nos Essais:
    as fezes cheiram bem ao próprio

    Gostar

  3. 22 Novembro, 2009 18:42

    todas as fés são alimentadas por manipulações… e já se sabe que anda meio mundo a enganar outro meio… uns porque querem vender o peixe deles e outros porque querem puxar a brasa à sua sardinha!…

    ouvido atento, olho vivo e pé ligeiro não chega, para escapar a manipulações de capelas!…

    Gostar

  4. JMG permalink
    22 Novembro, 2009 18:48

    Oxalá isto seja silenciado e a propaganda pró-aquecimento global continue, de preferência ampliada. Eu quero comprar uma casa à beira-mar e não há maneira de os proprietários acreditarem que o nível das águas vai subir. Por isso os preços não baixam, que seca.

    Gostar

  5. mile permalink
    22 Novembro, 2009 18:51

    Tenho lido vários posts neste chat e chego à conclusão que é composto por indivíduos de direita que devido à sua falta de tacto, lucidez, cultura, inteligência e também devido ao efeito “ Mária vai com as outras” servem os interesses das esquerda.
    Ou seja combatem a “bovinidade” com a propagação da “assisinidade”
    O aquecimento global é uma teoria inventada para mobilizar o ocidente para tomar iniciativas para eliminar a sua dependência do petróleo árabe. Assim as democracias deixariam de estar
    reféns de uns ditadores assassinos que rezam de cu para o ar.
    A esquerdalha foi ao engano embarcou na onda, mobilizou os seus melhores elementos que investem como toiros contra as companhias petrolíferas
    Portanto o aquecimento global existe e é necessário criar um fundo especial de protecção para os operários das fabricas de aquecedores e de skis que vão ficar desempregados até 2015.

    A despropósito 1 – sabe quanto custo descornar uma vaca? 75 euros

    A despropósito 2 – seria lamentável que aquelas “prateleiras” que existem na escolas da Suécia para ao alunos guardarem os skis deixassem de ter uso. Como acontece nalgumas escolas do Algarve.
    Com efeito essas escolas algarvias possuem essas prateleiras pois foram construídas segundo projectos fornecido pela Suécia. No entanto devido ao aquecimento global deixaram de ter serventia pois durante a construção das escolas, o clima no Algarve aqueceu tanto que até deixou de nevar.

    Gostar

  6. Eduardo F. permalink
    22 Novembro, 2009 18:56

    Este é um assunto delicado. Exposição pública de “conversas electrónicas” privadas sobre matérias relevantes para todos. Tem, em vários sentidos, paralelismo com o caso das escutas a Vara em que o PM aparece como interlocutor. Estamos perante um conflito de direitos que suscita, naturalmente, perplexidades e extrema posições.

    Situo-me neste particular ao lado de Pacheco Perreira, pelo que de seguida cito o seu artigo na revista Sábado, alvo de críticas viperinas e acéfalas na blogosfera.

    «Se esse passo fosse dado [penalizar os jornalistas e o jornal pela violação do segredo de justiça], seria muito mais eficaz a protecção do segredo, porque tornaria matéria de grande ponderação fazer o jogo do violador apenas para subir nas vendas. Um jornalista e o jornal pensariam com muito cuidado se haveria justificação séria para o fazer e essa preocupação, mesmo que induzida pelo receio das consequências, seria bem-vinda e tornaria o jornalismo mais responsável. Mesmo assim, se eu fosse jornalista ou responsável por um jornal, haveria ocasiões em que não hesitaria em violar o segredo de justiça, pagando todas as consequências, caso o interesse público e a relevância dos factos a revelar fosse suficientemente importante e impedisse um mal maior, como seja a denegação da justiça, ou a indevida protecção dos poderosos, ou a corrupção da justiça».

    Gostar

  7. anonimo permalink
    22 Novembro, 2009 19:18

    na próxima quadratura o pachanço leva uma gravata garfielizada em apoio ao disparate global.

    Gostar

  8. Anonimo permalink
    22 Novembro, 2009 19:23

    #7

    Felizmente que a fossilização está localizada. Consigo.

    Gostar

  9. 22 Novembro, 2009 19:29

    Afinal, sempre existem grandes conspirações apoiadas por quase todos os Media e poderes políticos do planeta! Não se trata apenas de algumas centenas de meteorologistas aldrabões. Trata-se de muito mais do que isso.

    Gostar

  10. Dazulpintado permalink
    22 Novembro, 2009 19:34

    Mais um negócio escuro desmascarado… onde é que isto vai parar.

    Gostar

  11. anonimo permalink
    22 Novembro, 2009 19:41

    ainda falta o saraiva vir cobrar alguns créditos para o sol sob a forma de pressões do al gore para não gastarem papel com o assunto a bem do arrefecimento bancário.

    Gostar

  12. 22 Novembro, 2009 19:44

    O Aquecimento Global é um mito. Apenas uma pequena minoria de cientistas acredita que somos a principal causa.

    Gostar

  13. Critico permalink
    22 Novembro, 2009 19:47

    Era uma vez o Al Gore ….
    Mais uma vez, manipulação das massas,porque continuam com os chemtrails? Isso faz bem á atmosfera?
    Ainda acredito que com tamanha lavagem nos média ainda consigam a meta de por todos a pagar taxas de carbono.

    Gostar

  14. Laranjada . Ovarense permalink
    22 Novembro, 2009 19:50

    Foi por isso que ainda não publicaste nada de jeito sobre o assunto em revistas cientificas, Mirandinha?

    Gostar

  15. anonimo permalink
    22 Novembro, 2009 19:58

    #12 – pois, a poluição é uma miragem das sociedades industrializadas.

    Gostar

  16. Aires Ferreira permalink
    22 Novembro, 2009 20:08

    Bem… agora talvez consideres algumas das coisas para as quais te chamei a atenção há uns anos…

    A.F.

    Gostar

  17. Anónimo permalink
    22 Novembro, 2009 20:12

    2. Nos últimos anos várias instituições científicas receberam pedidos para divulgar informação científica (dados, código, resultados intermédios, emails). Esses pedidos foram em muitos casos recusados.

    Muitos dados inicialmente foram recusados, mas muitos foram depois fornecidos, penso que sabe disso. É preciso não esquecer que por exemplo no hadcrut os dados que eles tinham não eram deles, mas fornecidos por instituições de todo o mundo, comprometendo-se a não divulgarem esses dados a terceiros. Há muitos países onde dados climáticos são vendidos e não são públicos, Portugal por exemplo. Se você recebe dados de acordo com essa condição não os pode fornecer a terceiros, é natural que uma instituição nesta circunstância não os forneça.
    Noutras situações os dados não foram fornecidos porque quem os pedia não era cientista ou não usava os canais adequados para pedir esses dados, por exemplo, usando os canais do próprio peer review.

    1. manipulação de dados para reforçar a tese do aquecimento global;

    Pode dar um exemplo concreto dessa manipulação ?

    2. manipulação do processo de peer review, incluindo conspiração para boicotar jornais, rejeitar artigos de outros cientistas e forçar a demissão de editores de jornais importantes.

    Aqui tem um ponto, concordo. Mas acho que isto não era novidade para ninguém, você mesmo escreveu sobre isso no passado JM, e escreveu bem. Acho mal, mas isto é normal num grupo acossado e que se protege e tenta influenciar os outros. Não é ciência, mas é previsível. Quem não o faz ?

    3. planos para ocultar informação ao público e boicotar regras de transparência das instituições em que trabalham e dos jornais onde publicam. Isto inclui planos para atrasar divulgação de informação e planos para destruir informação, inlcluindo emails.

    Você sabe o que foi destruído ? Se não sabe o que foi destruído, como avalia a importância de num email entre milhares refere, apaguem uns emails ? Se a sua mailbox fosse parar à Internet e os seus emails dos últimos 10 anos encontrassem um email em que você pede a outrem para apagar qualquer coisa, como é que eu sei que isso é importante ?

    4. planos para destruir a reputação de cientistas que defendem posições contrárias às suas.

    Aqui também tem um ponto, mas “destruir” parece-me uma palavra demasiado forte. Importa-se de explicar porque o uso dessa palavra. Tal como num dos pontos anteriores, influenciar outros até certo ponto é normal e expectável em qualquer actividade humana, e os cientistas são humanos como os outros

    5. conflito de interesses entre as posições políticas destes cientistas e a necessidade de eles fazerem um trabalho imparcial.

    Importa-se de dar exemplos ? Um cientista em conversa por email do domínio privado não pode ter uma opinião politica ? Estranho, assim você aproxima-se da Margarida Moreira ex.Dren. E também estranho você no post não condenar a publicação de emails privados quando o fez a quando do Publico/Cavaco Gate.

    6. Manipulação do processo de selecção dos autores e papers que são considerados para os relatórios do IPCC.

    Já é o 3º ponto que você fala do mesmo. Um grupo que influencia o que se passa à sua volta. Condenável é certo, mas escusa de se repetir.

    7. Orientação da investigação para que ela produza resultados pré-determinados (favoráveis à tese do aquecimento global antropogénico).

    Importa-se de exemplificar ?

    Gostar

  18. 22 Novembro, 2009 20:14

    Acho bem que se saibam destas coisas. E que o autor do post ( que em nome dos direitos de propriedade intelectual deve ser do género de menino que defende tudo quanto sejam leis anti pirataria e anti partilha gratuita de ficheiros) seja suficientemente solidário para nos revelar os links não de um, mas de uma catrefada de e-mails privados, indiscriminadamante.
    Com a vantagem que se vai acabar aquela conversa de sacristia sobre quão horrífica é a violação de e-mails privados. Isto sim, é ética da pura.
    Há, como em tudo na vida, excepções, como por exemplo aquele caso de um e-mail privado que contribuiu para esclarecer uma manigância das bítimas do “clima de asfixia”. Esse continuará no index e a ser de bom tom condenar.
    É também bonito assinalar a coincidência de neste mesmo dia o PC defender a preservação das escutas feitas a propósito do Face Oculta para que possam eventualmente ser usadas “noutros processos”. Parafraseando o ditado, Stupid Minds Spy Together.

    Gostar

  19. OLP permalink
    22 Novembro, 2009 20:14

    Claro que existem conspirações e campanhas como a que muitos promovem pela extermínio de certos povos e depois põem a culpa nos outros.(8)
    Agora a verdalhada materialista dialéctica desde já se prepara para culpar os outros ( o capitalismo) das conspirações que eles promoveram e das quais são militantes activos.
    É a velha história do relojoeiro sempre actual. Vende o que não tem esperando pagar com o dos outros.

    Gostar

  20. 22 Novembro, 2009 20:17

    Ninguém comenta isto? Sócrates vai processar José António Saraiva, director do Sol?

    E as pressões acabaram?

    – Não. Aí eles passaram a fazer pressão ao outro sócio, que era o José Paulo Fernandes. E ainda ao Joaquim Coimbra. Não falimos por um milagre. E, finalmente, quando os angolanos fizeram uma proposta irrecusável e encostaram o BCP à parede, eles desistiram.

    – Foi um processo longo…

    – Foi um processo que se prolongou por três ou quatro meses. O BCP, quase ironicamente, perguntava: “Então como é que tiveram dinheiro para pagar os salários?” Eles quase que tinham vontade que entrássemos em ruptura financeira. Na altura quem tinha o dossiê do ‘Sol’ era o Armando Vara, e nós tínhamos a noção de que ele estava em contacto com o primeiro-ministro. Portanto, eram ordens directas.

    – Do primeiro-ministro?

    – Não temos dúvida. Aliás, neste processo ‘Face Oculta’ deve haver conversas entre alguns dos nossos sócios, designadamente entre Joaquim Coimbra e Armando Vara.

    – Houve então uma tentativa de ataque à liberdade de imprensa?

    – Houve uma tentativa óbvia de estrangulamento financeiro. Repare–se que a Controlinveste tem uma grande dívida do BCP, e portanto aí o controlo é fácil. À TVI sabemos o que aconteceu e ao ‘Diário Económico’ quando foi comprado pela Ongoing – houve uma mudança de orientação. Há de facto uma estratégia do Governo no sentido de condicionar a informação. Já não é especulação, é puramente objectiva. E no processo ‘Face Oculta’, tanto quanto sabemos, as conversas entre o engº Sócrates e Vara são bastante elucidativas sobre disso.

    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=052E9153-4DED-4A04-82F1-1325F060A529&channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009&h=5

    Gostar

  21. 22 Novembro, 2009 20:17

    o segundo de seis vídeos interessantes para compreender o que é o “aquecimento global”:

    Gostar

  22. 22 Novembro, 2009 20:22

    e o terceiro, depois se vos interessar, procurem no Youtube:

    Gostar

  23. Anónimo permalink
    22 Novembro, 2009 20:22

    Nisto tudo é preciso não esquecer que os cientistas que não acreditam no aquecimento global causado por nós, são financiados pelos lobbies das indústrias do petróleo através da fachada de ‘Institutos de Investigação’, p. ex. http://www.exxonsecrets.org/html/personfactsheet.php?id=17

    Gostar

  24. 22 Novembro, 2009 20:25

    O Piscoiso tinha aqui um comentário. Censura ou apagou-o?

    Gostar

  25. OLP permalink
    22 Novembro, 2009 20:36

    Claro anónimo 23
    Nós já sabiamos que tudo quanto é esquerdalhada verde-avermelhada sempre foram financiados pelo grande capital.
    Ou não daria o materialismo dialéctico para justificar tudo isso e imputar as responsabilidades nos outros.

    Gostar

  26. OLP permalink
    22 Novembro, 2009 20:39

    Claro anónimo 23
    Nós já sabíamos que tudo quanto é esquerdalhada verde-avermelhada sempre foram financiados pelo grande capital.
    Ou não daria o materialismo dialéctico para justificar tudo isso e imputar as responsabilidades nos outros.

    Gostar

  27. Anónimo permalink
    22 Novembro, 2009 20:39

    Zé Preto disse
    22 Novembro, 2009 às 7:44 pm

    O Aquecimento Global é um mito. Apenas uma pequena minoria de cientistas acredita que somos a principal causa.

    Mito é a sua inteligência. O aquecimento global é real, qualquer pessoa minimamente informada o sabe. Nem mesmo os cépticos põe isso em causa, só os trauliteiros de opinião que sabem tanto do assunto como uma dona de casa sabe de engenharia de pontes. O alguns cépticos questionam são as suas causas. Agora falar em mito, por amor de Deus, está na pré-história da discussão.

    Gostar

  28. 22 Novembro, 2009 20:43

    #24.
    Foi censurado mas entrou pelas traseiras.

    Gostar

  29. Anónimo permalink
    22 Novembro, 2009 20:44

    #27 OLP

    ???????????????????

    Gostar

  30. Eduardo F. permalink
    22 Novembro, 2009 20:58

    Rui David #18) dixit:

    «Com a vantagem que se vai acabar aquela conversa de sacristia sobre quão horrífica é a violação de e-mails privados. Isto sim, é ética da pura.
    Há, como em tudo na vida, excepções, como por exemplo aquele caso de um e-mail privado que contribuiu para esclarecer uma manigância das bítimas do “clima de asfixia”. Esse continuará no index e a ser de bom tom condenar.»

    Espero que, pelo menos pelo meu comentário #6, me seja dada alguma latitude para falar sobre “violação de e-mails privados”.

    O que o DN fez ao publicar a troca de e-mails entre jornalistas do Público, foi divulgar publicamente quem era a fonte da notícia, quando o próprio Público já tinha anunciado que a fonte da notícia original provinha da presidência. Essa identificação precisa da fonte veio satisfazer algum direito superior à violação da correspondência que se verificou? Não creio, pelo contrário. Como aliás o próprio Marcelino, pelo seu próprio punho, abominava.

    Gostar

  31. 22 Novembro, 2009 21:08

    Mas qual é a credibilidade disto??? Se amanhã abrissem um site com os e-mails pessoais do João Miranda também escreveria um post?

    Gostar

  32. 22 Novembro, 2009 21:14

    Já se sabe que nesta questão do aquecimento global há tantas teorias quanto os grupos interessados.

    Afinal é um dos principais temas que alimenta o circuito internacional de conferências cientificas sobre o ambiente.

    Há quem ganhe com a queima dos combustíveis fósseis, com o desaparecimento das florestas, com a criação bovina, com as lareiras. Em África e na Índia ninguém ganha muito com a queima generalizada de biomassa para cozinhar os alimentos, que segundo os cientistas também contribui muito para o problema.

    Confesso que tenho dúvidas e quanto mais leio mais me afundo nelas.

    Sei que a temperatura do Planeta mudou muitas vezes e que vai continuar a mudar e sei, também, que os dados científicos registados sobre temperaturas são insuficientes para permitirem conclusões incontestáveis.

    Mas assusta-me a velocidade a que as calotes polares vão desaparecendo, mesmo que não consiga estabelecer uma relação directa com a acção humana.

    Pelo menos aconselhar-se-ia uma atitude de dúvida, que nos fizesse moderar os consumos que, muitos pensam, podem provocar um aquecimento global.

    Gostar

  33. Anónimo permalink
    22 Novembro, 2009 21:28

    Quando a busca do unanimismo utiliza métodos censórios, é tudo menos liberal.

    Piscoiso

    Gostar

  34. lucklucky permalink
    22 Novembro, 2009 21:28

    “O Aquecimento Global é um mito. Apenas uma pequena minoria de cientistas acredita que somos a principal causa.”

    Pode haver aquecimento global sem sermos a principal causa. Até podemos ser a causa pela qual o Aquecimento Global se existir não é maior. O Conhecimento sobre o clima ainda é muito primário e nem hoje temos estações estações e as que existem com qualidade suficiente para medir a temperatura sem efeitos locais. Conseguimos provavelmente fazer uma História das Temperaturas com erros de 5ºC-10ºC mas não com erro de 1ºC. Como a Clique Idieológica do clima quer vender mudanças de 0.X-2ºC. Nem hoje sabemos a temperatura do planeta terra.

    Primeiro: o mais provável é ter sido uma fuga e não hacking. Quem colocou os ficheiros na net assinou FOIA(Freedom of Information Act) e disse que os colocava para se saber o que se estava a passar.

    Para se perceber como alguns daqueles “cientistas” são muito pouco científicos:

    – Preferem ilegalmente destruir os dados para não os entregar ao público e a outros cientistas que não estejam de acordo com a causa.

    – Dizer que quem quer os dados os quer para descobrir erros – Supostamente descobrir erros é Ciência mas a criatura com o importante cargo de Director não o percebe.

    A juntar a tudo ainda temos:
    – Recentemente uma das instituições de pesquisa do clima disse que os ficheiros sobre História do Clima da Terra onde tinha baseado os cálculos tinham “desaparecido”.

    Alguém comprava um carro em segunda mão a esta gente?
    É que eles só querem afectar toda a Economia e Sociedade…

    Gostar

  35. anonimo permalink
    22 Novembro, 2009 21:29

    o aquecimento lobal foi adjudicado ao godinho com cunha do al gore e os emails revelam que o miranda recebeu 10 000 para acções de influênciamento.

    Gostar

  36. tina permalink
    22 Novembro, 2009 21:31

    Os ranhosos de esquerda voltaram. Acho que o Blasfémias devia ter um dispositivo automático de bloqueio contra eles. Por exemplo, se der 2 erros ortográficos por linha, elimina-se automaticamente o comentário. Se tiver mais do que 1 insulto por linha, elimina-se o comentário. Se não conseguir mostrar raciocínio coerente, elimina-se o comentário. Se registar mais de 1 mentira por linha, elimina-se o comentário. Assim não tinhamos de passar por cima de tantos cócós que a esquerda vai deixando.

    Gostar

  37. Critico permalink
    22 Novembro, 2009 21:32

    Que o planeta esta em fase de aquecimento é notório,agora não aceitar que as entidades politicas e certos senhores se tem aproveitado bastante desse facto para ccriar ainda mais ruido é cómico.
    Já agora pergunto porque alguns tão dedicados em irradicar fontes de aquecimento continuam a lançar quantidades astronómicas de gazes e componentes tóxicas para a atmosfera? E chemtrails? Ainda nada?
    Outra coisa que me intriga são determinados Governos ecológicos que não tem mão em “descarregadores corruptos” de toxicidades em Africa.
    C’est La Vie

    Gostar

  38. 22 Novembro, 2009 21:33

    # 36

    Mas assim eu deixava de me poder rir com os comentários da Tina.

    Gostar

  39. Critico permalink
    22 Novembro, 2009 21:33

    34#

    Belo comentário.Conciso e directo.

    Gostar

  40. anonimo permalink
    22 Novembro, 2009 21:35

    a barbie da marmeleira dedicou o pugrama d’hoje para fazer publicidade ao câmara corporativa.

    Gostar

  41. 22 Novembro, 2009 21:35

    #33
    O piscoiso ainda julga que isto é um blogue liberal Ah ah ah

    Gostar

  42. tina permalink
    22 Novembro, 2009 21:35

    “Mas assusta-me a velocidade a que as calotes polares vão desaparecendo, mesmo que não consiga estabelecer uma relação directa com a acção humana.”

    Vá aos “Mitos climáticos” e vai perceber que não é nada assim. Os media só usam o gelo que derrete para as notícias. O que aumenta, ignoram. Haverá grandes diferenças entre a Antártica e outras regiões, por exemplo.

    Gostar

  43. 22 Novembro, 2009 21:37

    #42
    Ó Tina, olhe para o copo de uísque. Vê o gelo a derreter ou a formar-se?

    Gostar

  44. anonimo permalink
    22 Novembro, 2009 21:39

    oh miranda! já ias nos 100 comentários se não censurasses tanto.

    Gostar

  45. tina permalink
    22 Novembro, 2009 21:44

    Não vale a pena perder tempo em ciência com a esquerda. O máximo que eles conseguem atingir é o princípio de Lavoisier. A partir daí é tudo um buraco negro para eles. Um graaaaaande buraco!..

    Gostar

  46. anonimo permalink
    22 Novembro, 2009 21:54

    as sopeiras são fãs do lavoisier por causa da panela de pressão

    Gostar

  47. Miguel Sampaio permalink
    22 Novembro, 2009 21:57

    Não sei se sabem, mas desde o último fim-de-semana eu estou em greve de fome à espera que o PM se demita.

    Alguém me pode informar quando é que vai acontecer tal desiderato?

    Gostar

  48. anonimo permalink
    22 Novembro, 2009 22:01

    #47 – “Alguém me pode informar quando é que vai acontecer tal desiderato?”

    por mim podes desideratar à vontade

    Gostar

  49. 22 Novembro, 2009 22:13

    Ó Tina,

    Você desculpe, mas ainda pensa que a esquerda come criancinhas?

    Por acaso você acha que a faculdade de pensar é uma prerrogativa da direita, suponho que liberal, ou que o bando do engenheiro da treta tem ideias de esquerda?

    Assim você só consegue baixar o nível dos comentários…e depois queixe-se que a ofendem. Deixe de ser tão primária, esqueça as etiquetas e concentre-se nas ideias.

    Espero que este comentário esteja dentro dos limites estabelecidos no #36 do seu índex!

    Se não estiver use o seu “mousepad”, que deve ser azul e, sempre que vir AB, faça “scroll” !

    Gostar

  50. A. R permalink
    22 Novembro, 2009 22:24

    “Você desculpe, mas ainda pensa que a esquerda come criancinhas?” Comeram na Ucrânia na grande fome de Estaline e comem na Coreia do Norte tal é a fome.

    Gostar

  51. tina permalink
    22 Novembro, 2009 22:24

    AB

    Desculpe se o ofendi pessoalmente. Não era essa a minha intenção (prefere assim, que eu seja simpática e não diga o que penso mesmo lá no fundo?)

    Gostar

  52. JP Ribeiro permalink
    22 Novembro, 2009 22:30

    Uma palavra de agradecimento ao Rui G. Moura do blog “Mitos Climáticos” que anda há anos a denunciar a aldrabice do aquecimento global. É que há muitos cientistas sérios que não embarcaram nessa negociata.

    Gostar

  53. Morcão permalink
    22 Novembro, 2009 22:32

    O Prof.Dr. CAA desligou os comentários, mas já está a dar forte e feio na canalha do Benfica!

    Gostar

  54. Anónimo permalink
    22 Novembro, 2009 22:33

    Já se sabe que nesta questão do aquecimento global há tantas teorias quanto os grupos interessados.
    ———————————–

    Não é bem assim. Alguns anos a acompanhar esta problemática, distingui 3 grupos:

    a)Causa antropogénica
    Há uma teoria, causa antropogénica, muito estudada ao longo de muitos anos por muita gente e simulada com sucesso em modelos. No clima não é possível a experimentação, dependemos da simulação para as projecções no futuro, mas esses modelos englobam física elementar que conhecemos e experimentamos e melhoramos há décadas. Não são perfeitos, mas é o que temos, melhoram com o tempo.

    b) Teorias alternativas e cepticismo
    Há uma ou outra teoria alternativa por pessoas com alguns créditos com algum suporte, algum pé para andar. Mas essas estão muito mais longe de ser comprovadas do que em a) e foram muito menos escrutinadas do que a) Não incluo nesse grupo pessoas que tem uma qualquer teoria mas nem sequer a publicam no peer review, pessoas que apenas publicam uns post’s nuns blogues ou livros vivendo ou fazendo disso profissão sem arriscarem submeter-se ao peer review. Não é com estes que a ciência funciona.

    Incluo neste grupo cépticos sérios, como o Steve McIntyre, muito referido nestes emails. O Steve não tem nenhuma teoria, dedica-se a demonstrar sobretudo que a teoria a) tem erros num dos seus suportes, a dendroclimatologia, focando-se na possibilidade deste aquecimento actual poder não ser inédito e ter ocorrido há algumas centenas de anos e se assim for teria que haver uma teoria para esse facto que não existe. Grande parte da polémica em torno destes emails está relacionada com isto.

    c) Negacionismo
    Há ainda os negacionistas, que falam em tudo o que apareça desde que seja contra a) É o caso de conhecidos bloggers ou colunistas como o do Anthony Watts, Michael Crichton, James Delingpole e centenas de outros, e que em Portugal também tem as suas imitações muito baratas e completamente desinteressantes, são apenas um montra de tudo o que apareça contra a) O JM também poderia pertencer a esse lixo mas salva-se porque é das maiores cabecinhas da blogosfera e de forma inteligente até questiona coisas oportunas não se enquadrando bem na restante manada, mas volta e meia resvala também para este tipo de lixo sem espessura intelectual. Este tipo de bloggers ou colunistas de opinião, falam de centenas de coisas diferentes, desde o sol aos raios cósmicos. Esta manada pensa que é ceptica, uma coisa saudável, mas são apenas negacionistas, e muitos vivem financeiramente das suas opiniões serem o que são, desde a coluna de opinião ao livro que lançam no mercado. São às centenas a fauna que compõe este grupo. São também os que fazem mais barulho, ironicamente, os que menos percebem do assunto. Estas pessoas falam do aquecimento global como falam da invasão do Iraque sem que nunca tenham sequer ido à tropa ou sentido o frio duma arma ou o medo numa frente de batalha. Puro vaporware.

    Gostar

  55. 22 Novembro, 2009 22:37

    Cara Tina,

    Não, não me ofendeu. Mas essa visão a preto e branco da esquerda/ direita, irrita-me.

    Porque,como o PCP e o Bloco, ignora a complexidade de um tempo em que esses simplismos dualistas já nada significam.

    Gostar

  56. anonimo permalink
    22 Novembro, 2009 22:38

    #50 – ora pega lá duas receitas do pantagruel bíblico:

    deuteronomio 28:53
    e comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der o senhor teu deus, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão.

    ezequiel 5:8-10
    como punição, o senhor fará com que as pessoas comam a carne de seus próprios filhos, filhas, pais e amigos.

    Gostar

  57. tina permalink
    22 Novembro, 2009 22:41

    Pelos primeiros emails vê-se logo que é só política. Uma vontade acérrima que o seu lado ganhe, combinando todos os truques típicos de uma Máfia.

    “Phil Jones writes to University of Hull to try to stop sceptic Sonia Boehmer Christiansen using her Hull affiliation. Graham F Haughton of Hull University says its easier to push greenery there now SB-C has retired.(1256765544)
    Michael Mann discusses how to destroy a journal that has published sceptic papers.(1047388489)
    Tim Osborn discusses how data are truncated to stop an apparent cooling trend showing up in the results (0939154709). Analysis of impact here. Wow!Phil Jones describes the death of sceptic, John Daly, as “cheering news”.(1075403821

    Gostar

  58. 22 Novembro, 2009 22:43

    Jorge Jesus, numa entrevista há pouco, desculpa-se da derrota por o golo ser de bola parada.
    Em que lugar estaria na Liga, se o Benfica não tivesse marcado golos de bola parada?

    Gostar

  59. 22 Novembro, 2009 22:44

    Caro Anónimo #55,

    Acho que o seu comentário dá à discussão do assunto uma densidade que o meu não tinha, já que se limitava a aconselhar que na questão do aquecimento global, que é séria, seria aconselhável algum bom senso e muita prudência.

    Obrigado!

    Gostar

  60. Per Caso permalink
    22 Novembro, 2009 22:47

    Eu destruo, tu arquivas, cegamente, sem mostra da menor prova em contrário, que a tal nos obriga a jura feita ao olho eterno da santíssima irmandade.

    Gostar

  61. 22 Novembro, 2009 22:48

    O CAA continua a bater e a fugir.

    Agora até chamou o Dom Afonso Henriques!

    Gostar

  62. Não compareço à dose diária permalink
    22 Novembro, 2009 22:53

    Pois….Um dia quis comprar um chouriço….
    Dirigi-me a um hiper para o fazer….
    Comecei por ver quanto custava um chouriço de carne corrente…..x.
    Dei uns passos adiante e havia um outro chouriço com o mesmo aspecto mas que dizia carne extra e custava x+y.
    Mais uns passos à frente e havia outros de carne de porco bísaro…o aspecto era idêntico aos outros e custava x+y+z.
    A seguir deparei-me com chouricos de barrancos, de porco preto ..e mais um adicional respectivo ao preço. Seguiu-se depois o aspecto de um chouriço biológico e mas um adicional ao custo do chouriço que queria comprar….e no meio do embaraço lá me decidi por um deles na inteira convicção de que não decidia nada…dado que eram todos iguais…havia apenas um factor de publicidade naquilo
    Comprei mais umas vitualhas e acerquei-me das caixas para pagar e lá entrei numa. Eis senão quando douconta que a menina não me dava sacos para guardar os géneros.
    -Então não há sacos?!!! perguntei.
    – O Senhor entrou numa caixa ecológica se quiser sacos tem de pagar dois centimos por cada…esclarece a menina da caixa.
    Lá requeri os sacos e lá paguei…e seguir pude rever para mim, por este exemplo sintomático, o cenário onde me encontro, simples papalvo kafkiano de uma realidade que construiram para mim para me esportularem como recolectores inevitáveis mais umas parcas mais valias que somadas vão engordar nos santuários os que se julgam fora da lei dos suburbanos.
    Como se o que aprendi na geologia fosse apenas um logro…ou o meu sistema de crênças estivesse todo errado e a terra não tivesse as quatro eras que aprendi e a última não integrasse os períodos glaciários…e que o homem de Neander que viveu entre o terceiro e o quarto período nem sequer andava de mota para poder alterar o clima.
    Devem ter aumentado o narcótico da dose diária para terem a certeza de que estamos semi-vivos.

    cumps

    Gostar

  63. 22 Novembro, 2009 23:04

    Ó Não Compareço… #63,

    Isso é aquilo a que se chama um comentário com muitas proteínas!

    Gostar

  64. Eduardo F. permalink
    22 Novembro, 2009 23:11

    Caro Anónimo #55,

    A juntar aos que bem descreveu, há ainda um grupo a assinalar: o da carneirada ululante da amálgama do “politicamente correcto”.

    Gostar

  65. anonimo permalink
    22 Novembro, 2009 23:25

    #63 – eu também sou assim, podem-me roubar nos xóriços, mas no polietileno vou aos arames.

    Gostar

  66. Per Caso permalink
    22 Novembro, 2009 23:44

    By other side, diz um “O Aquecimento Global é um mito.”
    Tanto que maioria vai nessa, alegremente, distante daquele monte, Kilimanjaro, que, de 1920 a 2000, já perdeu 85% da chalota que lhe cobria a cuca de neve.

    Depois, a espaços de milhares, milhões anos, ciclos glaciares revezam-se, ao máximo, descendo ao Mediterrâneo e costas de África e, mínimo, recolhidos ao topo da Noruega, da Groenlândia e Círculo Polar Ártico, para então retrocederem.
    E quem lá sabe, estaremos ao fim de um que sobe, sobe, joaninha, para daqui a centenas de anos, retroceder, Europa abaixo, como lhe pertence, e encantado da vida, sem cuidados com alarmes da Ciência, da Bolsa e Economia.

    Ma chi lo sa, cercados num mero ciclo da evolução da Terra e da Vida?!

    Gostar

  67. Amonino permalink
    23 Novembro, 2009 00:13

    .
    ‘AQUECIMENTO GLOBAL’:
    .
    World’s Most Extreme Public Transportation?
    http://englishrussia.com/?p=2495
    .
    AQUECIMENTO GLOBAL:
    .
    Herman Van Rompuy: Europe’s first president to push for ‘EURO TAX’, mais Impostos:

    Herman Van Rompuy, Europe’s first president, is to join forces with the European Commission to push for sweeping new tax raising powers for Brussels.

    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/eu/6622886/Herman-Van-Rompuy-Europes-first-president-to-push-for-Euro-tax.html
    .
    Nervous young men ‘being forced’ to take VIAGRA

    Read more: http://www.belfasttelegraph.co.uk/news/local-national/nervous-young-men-8216being-forced8217-to-take-viagra-13898908.html#ixzz0XXuG31Sf
    .
    The VATICAN joins the search for ALIEN LIFE
    The Vatican’s Pontifical Academy of Sciences is holding its first ever conference on alien life, the discovery of which would have profound implications for the Catholic Church.
    .
    http://www.telegraph.co.uk/science/space/6536400/The-Vatican-joins-the-search-for-alien-life.html
    .
    The collisions are expected to reveal tantalising signs of new physics that could include EXTRA DIMENSIONS OF SPACE and “SUPERSYMMETRY”, a theory that calls for every particle in the universe to have an invisible partner.

    ‘The existence of higher dimensions will be evident and the extraterrestrial origin of ours perhaps will be revealed’
    .
    http://www.guardian.co.uk/science/2009/nov/18/cern-lhc-startup
    .
    O Mundo a nossa volta está sempre a girar. PROACTIVIDADE. Não está EMBASBACADO, ou parado depois dos almoços, como na moribunda costa mais ocidental da Europa, junta ao Cabo da Roca.
    .
    A Comunicação Social do nosso burgo tem de ser mais deasafidora: tem de espicaçar a curiosidade do NOVO e a ansiedade de MAIS conhecimentos dos nossos sucessores, os nossos mais miudos. REVELAR.
    .
    Andar OUSADAMENTE para a frente, romper o véu do Futuro para o NOVO conceito de Sociedade que aguarda por nós.
    .

    Gostar

  68. lucklucky permalink
    23 Novembro, 2009 01:08

    O Anónimo 55 é simplesmente um mentiroso:

    Isto é totalmente falso e você sabe-o: “Há uma teoria, causa antropogénica, muito estudada ao longo de muitos anos por muita gente e simulada com sucesso em modelos. No clima não é possível a experimentação, dependemos da simulação para as projecções no futuro, mas esses modelos englobam física elementar que conhecemos e experimentamos e melhoramos há décadas. Não são perfeitos, mas é o que temos, melhoram com o tempo.”

    e no 3) caso não saiba Michael Critchon não era um “colunista”.

    “Tanto que maioria vai nessa, alegremente, distante daquele monte, Kilimanjaro, que, de 1920 a 2000, já perdeu 85% da chalota que lhe cobria a cuca de neve.”

    Informe-se…a neve desapareceu por falta de precipitação não por causa do calor.

    http://allafrica.com/stories/200805260817.html

    Gostar

  69. tina permalink
    23 Novembro, 2009 08:06

    “The minister for Natural Resources and Tourism, Ms Shamsa Mwangunga, says contrary to reports that the ice caps were decreasing owing to effects of global warming, indications were that the snow cover on Africa’s highest mountain were now increasing.

    “Among the signs of more snow is the decrease in temperatures in areas surrounding the mountain, heavy rainfall this year and increased precipitation and spring water flow on the slopes of the mountain,” she pointed out.

    Gostar

  70. NEEEEE permalink
    23 Novembro, 2009 12:14

    Tenho um vizinho que é cientista, professor universitário na área do clima, sempre me tem dito que não há aquecimento global. Diz que essa treta é um negócio e mais nada.

    Gostar

  71. Anónimo permalink
    23 Novembro, 2009 12:50

    Tenho um vizinho que é cientista, professor universitário na área do clima, sempre me tem dito que não há aquecimento global. Diz que essa treta é um negócio e mais nada.

    Então pode ter o prazer de lhe dizer que é um cientista e professor merdoso, qualquer pessoa minimamente informada sabe que há aquecimento global, pode é questionar se as suas causas são naturais ou não.

    Gostar

  72. 23 Novembro, 2009 14:07

    “Então pode ter o prazer de lhe dizer que é um cientista e professor merdoso,”

    Não há “aquecimento global”.

    Há dias mais quentes, dias mais frios. Anos mais quentes, anos mais frios. Décadas mais quentes, décadas mais frias. Séculos mais quentes, séculos mais frios.

    Não há “aquecimento global”.

    As variações nos períodos referidos são superiores ao “aquecimento gloal”.

    Se comparar, por exemplo, com o período quente medieval, há arrefecimento global ACENTUADO. Claro que s gang do IPCC tudo fez para ‘reciclar’ o período quente medieval.

    Gostar

  73. lucklucky permalink
    23 Novembro, 2009 15:25

    Só um pequeno olhar sobre os problemas das estações no Pacífico.

    http://chiefio.wordpress.com/2009/11/01/new-zealand-polynesian-polarphobia/

    “In:

    http://chiefio.wordpress.com/2009/10/29/ghcn-pacific-basin-lies-statistics-and-australia/

    we saw that in 1992-93 there were 401 net thermometers deleted from the entire Pacific Region. The same number as removed in Australia. If Australia were removed from the statistics, the Average Pacific Temperature stabilized a great deal. Further, we found that Australian thermometers migrated north over time, toward the hot equator.

    Here, we will look more closely at New Zealand and the rest of the Pacific Ocean. In particular, taking New Zealand out of the whole record leads to even greater temperature stability in the Islands. If the half of the planet that is the Pacific Basin is not warming, it can hardly be “Global” nor “Warming”. When we look more closely at New Zealand, we find more thermometer changes. “Global Warming” is an artifact of thermometer change (both modification history and location) over time…”

    Gostar

  74. JCP permalink
    23 Novembro, 2009 16:09

    #14
    Oh Laranjada o Mirandinha é cientista?
    É bom que se saiba, para evitar comprar-lhe um carro em 2a mão!
    Apre!

    Gostar

  75. Tribunus permalink
    23 Novembro, 2009 18:00

    Um tipo escreveu que quem escreve neste blog è de direita e serve a esquerda! tegulará bem da cabeça? felizmente que aparece de tudo
    e è asse pluralismo de opiniões que dá riqueza.
    O gajop serásocialista? no partido socialista è que a rapaziada è carneirada, nunca coloca em duvida o hitler, obedece e acabou!
    Ser socialista republicano è ser isto? ou aquilo è uma agencia de empregos? comer e calar?

    Gostar

  76. Não compareço à dose diária permalink
    23 Novembro, 2009 18:05

    As causas são de natureza cósmica. Se assim não fosse como é que se podem entender os períodos de galciação na idade da terra?
    Que se saiba, estamos a sair do quarto período glaciário.
    Que causas para estes factos?
    Todos sabemos que o mar adriático, resultou de um imenso glaciar.
    Porque não podemos admitir que o movimento de translacção da terra e da via Láctea percorrem espaços siderais imensos e que isso pode determinar condicionalismos climáticos diversos?
    A natureza tem um poder neutralizador imenso. Somos uns visionários na nossa ambição de dominarmos o planeta.
    Sim, já possuimos conhecimento para podermos modificar, embora de forma descontrolada, o cerne do Universo, ao tocarmos na dinâmica nuclear da matéria. Mas isso é imensamente perigoso e ainda estamos quase cegos nesse campo.
    Mas apenas aí estamos no limiar da mudança que podemos provocar.
    No Resto é a natureza que determina a variação. Basta que nos levantemos numa manhã de sol sem angulos de betão armado por perto, para admirarmos o esplendor da natureza onde apenas somos tolerados.
    A propaganda utiliza a nossa tendência para a ficção para nos condicionar nos procedimentos no sentido de pagarmos mais valias para sairmos dos medos provocados.

    cumps

    Gostar

  77. Brasileiro permalink
    25 Novembro, 2009 15:09

    Há aquecimento global?

    Há variação natural da temperatura, às vezes sobe, às vezes desce. Passamos por um ciclo de subida, que aparentemente já cessou. Desde 1998 até 2008 a temperatura tem descido. A rigor, aparentemente não há aquecimento global AGORA. Houve um certo aquecimento por quase dois séculos (com várias subidas e descidas). Causas antropogênicas? Essa é ótima, permite cobrar mais impostos, subsidiar outras fontes de energia e implantar um governo mundial !!! Nenhum político socialista rejeitaria uma oportunidade dessas !!!

    Ninguém sabe realmente as causas (devem ser muitas), sabemos ao certo que é cíclico. E agora, todos sabem também que há intituições científicas aparelhadas pro eco-mafiosos.

    Gostar

  78. Brasileiro permalink
    25 Novembro, 2009 15:15

    Noto que alguns negam ainda que houve manipulação de dados. Só pode negar quem não leu os e-mails (e, em particular, os comentários de um programador junto ao código que escrevia). Mas vários cientistas já apontavam falhas graves nos modelos e nos dados. Há muitos artigos sobre isso, por parte de cientistas muito qualificados.

    Gostar

  79. 3 Dezembro, 2009 18:57

    O princípio do fim está próximo!
    Ecotretas
    http://ecotretas.blogspot.com/2009/12/vou-nao-vou-nao-vou.html

    Gostar

  80. Hacker permalink
    5 Dezembro, 2009 01:42

    O mais interessante disto tudo é os “hackers” terem logo consigo sacar os emails e divulgá-los à saciedade e à sociedade tão perto desta maravilhosa altura estival lá para os lados de Copenhaga.

    Coincidẽncia. Pura coincidência, de certeza absoluta.

    Gostar

  81. Hacker permalink
    5 Dezembro, 2009 01:43

    consigo = conseguido

    Gostar

  82. 5 Dezembro, 2009 08:07

    “Coincidẽncia. Pura coincidência, de certeza absoluta.”

    Se foi a CIA, abençoada CIA.

    Gostar

  83. Rita permalink
    15 Dezembro, 2009 00:33

    Enquanto não destruírem o planeta por completo não há descanso.

    O homem contamina a atmosfera, as águas, o solo. Destrói a floresta, os habitats, a biodiversidade e os ecossistemas. Elimina espécies vegetais e animais. Introduz novas espécies onde não são necessárias.A Mãe Natureza está em equilíbrio, nós destruímos esse equilíbrio.

    Sim, existem catástrofes naturais que a Natureza se encarrega de trazer. Mas em nada são comparáveis aos erros que a mão do homem provoca.

    Acredito que estas questões de aquecimento global tenham sido aceleradas por “nós”.

    Gostar

  84. Gilson Leite de M. permalink
    8 Abril, 2011 11:16

    Não é de agora que somos manipulados pela imprensa neo-colonialista. O planeta passa pelas eras de aquecimento e esfriamentos naturalmente, mesmo que jornais ingleses não queiram. Isso é ciência pura e a contribuição do homem na geração de CO2 é mínima. Aliás o gás mais importante que compõe a atmosfera não é o CO2, uma vez que seu percentual é de apenas 0,03%. Sem nenhuma dúvida é mais uma da imprensa manipuladora que hoje se testa, para a nossa felicidade, com a liberdade da INTERNET. Leiam Molion.

    Gostar

Trackbacks

  1. Quinta do Sargaçal – Hackers expuseram 13 anos de e-mails de cientistas climático +
  2. Doomsday « BLASFÉMIAS
  3. Ambiente « Lux Lucet in Tenebris

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: