Saltar para o conteúdo

Acaba por não ser surpresa…

15 Agosto, 2013

Mais de 500 mortos no massacre de ontem no Cairo…

Quando a União Europeia e os EUA apoiaram os golpistas, podia-se adivinhar que estes sentiriam ter mão-livre para «restabelecer a democracia» pela única maneira que conhecem: pela força das balas.

Já em 1991 na Argélia tinham feito o mesmo, com os calamitosos resultados que se conhecem. Isto de «restaurar democracias» apoiando o derrube de governos eleitos é sempre complicado pela contradição óbvia.

122 comentários leave one →
  1. Renato permalink
    15 Agosto, 2013 15:22

    “Restaurar democracias”?

    Gostar

    • und permalink
      15 Agosto, 2013 19:27

      restaura-se a democracia argelina matando a oposição….é simples

      como dizia o outro do PS quando se matam 100 mil eles ficam finos

      Gostar

      • und permalink
        15 Agosto, 2013 19:40

        EM SOCRATES SIMPLEX

        A RECONSTRUÇÃO DA REALIDADE

        ASSENTA EM DOIS PRINCÍPIOS OU PRINCIPIA SOLIDUS

        PRIMO: DESPREZO PELOS SISTEMAS DE FÉS BACOCAS

        E POR VEZES ABSURDAS EM DEUSES BARBUDOS OU INVISÍVEIS

        DA PIOLHEIRA MAL EDUCADA

        OU DO REBOTALHO HUMANO SEMI-ANALFA

        SECUNDUS : EXTERMINAÇÃO DOS IRREDUTÍVEIS

        QUE TENTAM ACERTAR NO GOLIAS DO EXÉRCITO

        POIS DAVID É MUITO BONITO MAS É DE PEDRA

        JÁ GOLIAS É A ÚNICA EXPORTAÇÃO DOS U.S OF A

        ALÉM DA INFLAÇÃO MUNDIAL MAS ESSA É OUTRA MONSTRUOSIDADE

        QUE NÃO SE PODE METER NO PANTEÃO DA JUDEIA

        É UMA GAJA MAIS GREGA.

        E ALBERTO JOÃO E OUTROS GORDOS

        QUEREM UMA MADEIRA EGÍPCIA..CONTINENTAL..

        MAS MAIS CARNAVALESCA QUE A DITA DURA SEM CARNAVAL

        NÃO VALE….

        Gostar

  2. 15 Agosto, 2013 15:41

    Fascinante é achar-se que é a democracia que está em causa quando se confrontam ideologias totalitaristas. É esse conceito que rege Angola como Rafael Marques denuncia.
    Os mortos são sempre de lamentar em qualquer circunstancia e devem ser evitados, assim como é lamentável oprimir populações com programas de “reajustamento” ou condicionar o acesso ao trabalho fazendo-o depender de uma remuneração de todo inaceitável.

    Gostar

    • 15 Agosto, 2013 17:28

      Já que se alonga tanto nos seus lamentos, o seu raciocínio e a comparação idiota que estabelece também é de lamentar, mas não é de surpreender.

      Gostar

      • RCAS permalink
        15 Agosto, 2013 17:35

        Quem é que é o idiota Aladdin? esse espelho!…

        Gostar

      • und permalink
        15 Agosto, 2013 19:44

        Ó FILHA MAIS VALE A DITADURA DO PROLETARIADO EGÍPCIO

        QUE TENTA QUEBRAR AS PPP’S ECONÓMICAS EGÍPCIAS

        OU AS BRASILEIRAS DOS TRANSPORTES E ENERGIA

        DO QUE A DITA DURA DOS MILITARES QUE MESMO QUANDO É MOLE

        SÓ AGRADA A RABETAS COMUNAS ANTI-SOCIAIS VULGUS r’CAS

        OU aRr’cuas?

        Gostar

      • RCAS permalink
        15 Agosto, 2013 20:17

        und
        Quando começas a chocalhar essa “esapécie” de neurónios és um autêntico desatino… cheira-me que esse teu trauma, é sinónimo de vitima de pedofolia!!!
        É não é?, pronto, pronto, não chores mais… a gente compreende!

        Gostar

      • und permalink
        15 Agosto, 2013 20:26

        sim tu és um dos da maioiria flatulenta

        agente conhece-te sentas-te ao lado esquerdo de ceausescu e dás o se au ses cu do lado direito do generalato sem medo

        és assim una quimera de francisco que é franco e metaxas que é grego….

        agente cospe-te mais tarde tá…ó ami de toutes les regimes

        e dietas

        Gostar

      • 15 Agosto, 2013 22:16

        São Ladino? ladino são? Questão fraturante.

        Gostar

      • und permalink
        16 Agosto, 2013 00:32

        se são são ladinos

        se é é ladino ou talvez saladino

        aprenda a iscrivê pô,,,,,

        Gostar

  3. neotonton permalink
    15 Agosto, 2013 15:43

    Restabelecer democracias? “restaurar” democracias? Acho que há um desconhecemento generaliçado dos países africanos no seu pasado mais recente…
    Bom. Bem que haja algum economista etíope do FMI para compensar o peso de tanto a
    tleta kenyata e etíope para destacar.:)

    Gostar

  4. tric permalink
    15 Agosto, 2013 15:46

    Gostar

  5. PiErre permalink
    15 Agosto, 2013 15:54

    Ao menos o H. Hitler sempre respeitou a democracia que o elegeu e tudo correu bem… Os eleitores que o elegeram também o respeitaram até ao fim…
    O Gabriel Silva é que já está esquecido disto quando fala em democracia.

    Gostar

    • 15 Agosto, 2013 19:18

      O H.Hitler era o pai do A.Hitler?

      Gostar

    • rtn261953 permalink
      15 Agosto, 2013 21:05

      Está a insinuar que os governos islamistas da Tunísia, Marrocos, Turquia, e de Morsi não são democratas. ? Consegue identificar uma só razão concreta ? Ou vai comnfirmar que é um ignorante ? Exijo uma resposta clara, porque estão em causa as vidas de milhares de egípcios…

      Gostar

      • 15 Agosto, 2013 21:32

        as vidas dos egípcios nem sequer valem o preço do petróleo em alta

        e muito menos a desvalorização do dólar

        ou a inflação galopante

        exiges democraticamente à moda tunisina

        de pistola em punho?

        a 1ª república tal como esta que diz ser já a 3ª eram e são democráticas

        mas tal como na tunísia é uma democracia de merda

        para os votantes o phoder dá apenas a ilusão da democracia

        mas democracia só económica

        a outra é mais baratinha mas mata mais os pobrezinhos

        azar dos pobrezinhos né…

        já sey

        exiges que os boçais e cretinos se retirem

        democraticamente

        claro

        democraticamente

        agente

        obedece a vossa senhoria

        passe bem bossacelência e os seus

        Gostar

      • André permalink
        16 Agosto, 2013 08:23

        Quando o histórico de pacifismo dos islamitas egípcios é de queimar igrejas coptas, acho que é algo que baste para pôr em causa o conceito deles de democracia.

        Gostar

      • PiErre permalink
        16 Agosto, 2013 09:32

        “Exijo uma resposta clara,”
        .
        É pá, vai fazer exigências à puta que te pariu!

        Gostar

      • rtn261953 permalink
        17 Agosto, 2013 00:24

        Não há resposta clara, pelo que concluo que estou a falar com ignorantes. A democracia é o que o direito constitucional diz que é, não o que burros querem à revelia de qualquer justificação racional. A Tunísia e o Egipto de Morsi são democracias, tiveram eleições limpas e ponto. É só grunhedo aqui.

        Gostar

  6. rtn261953 permalink
    15 Agosto, 2013 16:10

    O Egipto a ferro e fogo. Pelo menos centenas de mortos na repressão dos democratas em todo o Egipto. O liberal El Baradei demite-se do “governo” golpista. A resistência islâmica começou a assaltar esquadras e a apoderar-se de armas. A guerra civil começou e não será ao estado de emergência decretado pela palhaço Al Sissy a impedir o seu alastramento. Aqueles que não respeitaram a escolha nas urnas do povo pagarão caro. Deus é grande.

    Gostar

    • Tiradentes permalink
      15 Agosto, 2013 17:40

      Onde é que vc viu democratas? No Egipto? hahahahahah nem o eleitos quanto mais os golpistas.

      Gostar

      • rtn261953 permalink
        15 Agosto, 2013 20:22

        Nas legislativas (limpas) de há um ano, os islamistas tiveram mais de 75% dos votos. A Irmandade teve 52% e os salafistas da Al Noor 25%. FACTO. Quem tem medo da democracia ? Os observadores internacionais certificaram que as eleições foram 100% limpas, Só um ignorante a desconversar é que o pode negar.

        Gostar

    • und permalink
      15 Agosto, 2013 19:47

      nem o eleitos é grego

      em português escreve-se nem o eleito

      ou nem os eleitos

      democracia significa que o grego mais votado ganha

      no caso de Socrates ganhou cicuta e um freeport e um empréstimo da CGD para pagar em 2222 b.c claro

      Gostar

  7. rtn261953 permalink
    15 Agosto, 2013 16:13

    Mais de 2000 mortos em todo o Egipto hoje, e mais de 10000 feridos. Al Sissy, o carniceiro kafir e agente dos sionistas terá o fim dos cães raivosos
    http://www.islametinfo.fr/2013/08/14/video-egypte-des-milliers-de-morts-suite-a-un-massacre-de-larmee-egyptienne/

    Gostar

  8. rtn261953 permalink
    15 Agosto, 2013 16:14

    Gostar

  9. tric permalink
    15 Agosto, 2013 16:44

    é preciso parar a aliança wahhabi-kurds-israelo-turco no Iraque…Syria…Egipto…Vivam as Forças Armadas do Egipto !
    .

    Gostar

    • tric permalink
      15 Agosto, 2013 17:41

      os wahhabis querem controlar grandes partes do Iraque, Siria e o Egipto, os kurdos querem formar o seu pais com parte do Iraque e da Siria…os Israelitas querem os Golans e parte do Sinai e que Jerusalem seja a sua Capital…os Turcos esses…pertencem a NATO!

      Gostar

    • rtn261953 permalink
      15 Agosto, 2013 20:25

      Só um nazi é que dá vivas à bandidos armados que massacram manifestantes que exigem a restauração da democracia. Cale-se e não diga mais disparates. Qual whabita, qual carapuça ? Whabitas são os sauditas que apoiam com biliões o miserável golpe militar, seu ignorante.

      Gostar

      • und permalink
        15 Agosto, 2013 20:29

        com biliões? ora se o egipto é 50% dos petrodólares dar biliões para proteger o seu e os super-petroleiros é o que se chama de esmolaa

        e o tric não fala só escreve

        e só escreve quando caga

        lá no sanatório só tem papel quando…..

        Gostar

  10. licas permalink
    15 Agosto, 2013 17:58

    as mesmas causas levam aos mesmos efeitos . . .
    Desde o Revolução Francesa que o Ocidente chegou à conclusão óbvia:
    a Política e a religião correspondem a ordens de posicionamento distintas
    do cidadão. A única maneira de conceder liberdade plena a todos é a de erradicar
    preceitos religiosos da constituição civil. O erro/abuso da Irmandade Muçulmana
    ´e a de que esta norma é uma *violência* aos crentes . . .
    Quanto à legalidade da existência do partido Islâmico é aí que está o busílis. . .

    Gostar

    • rtn261953 permalink
      15 Agosto, 2013 20:28

      Cale-se sua ignorante. Quem decide NAS URNAS se quer um democracia islamista ou uma autocracia secularista são os árabes e ninguém mais. E eles tem escolhido sempre os islamistas,, de Marrocos à Turquia e mesmo além, quando têm umas eleições livres. Vá estudar.

      Gostar

      • licas permalink
        15 Agosto, 2013 21:51

        Por sua própria designação *democracia islamita*
        é um absurdo semântico. NEM MAIS.
        TAL QUAL a democracia cristã.
        rtn261953 acha próprio e desejável que preceitos exclusivamente
        de ordem religiosa obriguem TODOS os cidadãos do país:
        VEJAM O ANALFABETO!

        Gostar

  11. Fincapé permalink
    15 Agosto, 2013 18:05

    Realmente, com maiorias islâmicas não é possível a democracia. Os radicais não toleram qualquer desvio. Os mais inteligentes, mais racionais e mais a favor da liberdade podem lutar contra os intolerantes, mas nunca os vencerão. A sua essência é ditatorial, política e religiosamente. A sua essência não admite o pensamento livre, não consegue conviver com quem pense diferente. Oprimem cristãos, oprimem ateus, oprimem agnósticos e oprimem-se a eles próprios. E, sem vergonha nenhuma, escrevem-no nas suas constituições e nas suas leis. São o pior inimigo da liberdade e da criatividade. Eles até entram na cama dos casais, aconselhando como fazer sexo e como lidarem uns com os outros. Representam a idade das trevas que muitos julgavam ser coisa do passado. Combater essa indigência mental que não produz um livro, um quadro, uma canção, enfim, que não produz nada de bom, parece apenas possível através dos exércitos. No entanto, isso também não é possível. Os radicais manipulam os insensatos, que são muitos e não têm objetivos na vida. Para eles, radicais e intolerantes, tudo de bom que a humanidade produziu, literatura, música, dança e muitos setores da arte ou estão impedidos ou são fortemente condicionados.
    Assim, no Egito, como nos outros países muçulmanos, os que lutam pela libertação da mulher, pelas liberdades individuais e pela democracia estão condenados ao fracasso. Sendo melhores, iverão o inferno na terra sob o jugo dos piores.

    Gostar

    • Aladdin Sane permalink
      15 Agosto, 2013 18:38

      Totalmente de acordo. O seu discurso não é “politicamente correcto”, mas constata as evidências.

      (Aproveito para dizer que o “e aos piores também” não se destinava a si, em concreto. “Você sabe do que é que eu estou a falar” :))

      Gostar

      • Fincapé permalink
        15 Agosto, 2013 19:33

        Não se preocupe, Aladdin. Se não usássemos algum humor isto era uma monotonia. 🙂

        Gostar

      • und permalink
        15 Agosto, 2013 19:49

        ó filha dentro do islamismo há muitas correntes

        de resto o califado foi muito mais tolerante com as outras fés

        do que o reyno de portugal ou mesmo o dos al gharb’s

        Gostar

      • RCAS permalink
        15 Agosto, 2013 20:42

        Fincapé
        Óptimo!

        und
        Vês ? quando tomas os comprimidinhos certos, e fazes o que a mamã pede, pondo de lado a passa, consegues assentar e sincronizar esses neurónios passados (coisa rara), a partir daí até não és parvo de todo… dizes umas coisinhas com jeito!
        Vá lá … esforça-te, anda!

        Gostar

      • ora permalink
        15 Agosto, 2013 20:46

        já tu nem com viagra a pões de pé e depois vens ou vens-te(sem mexer o cu) para aqui lugar inexistente a babares-te no teclado

        e agente não toma comprimidos como tu ….

        agente não dá bago às PPP´s do SNS

        Gostar

    • rtn261953 permalink
      15 Agosto, 2013 20:36

      Cale-se ignorante insolente. As estatisticas provam exatamente o contrário. Os islamistas são democratas e buscam sempre o poder pelas urnas, apesar de todas as repressões: Na Argélia ganharam em 1992 nas primeiras eleições livres e uma semana depois foram depostos por um sangrento golpe militar. Em 2006 o Hamas ganhou em eleições livres e foi o que se viu. Na Turquia houve 3 golpes contra os islamistas até que Erdogan meteu os militares golpistas na ordem (cadeia). E ganharam na Tunísia em Marrocos, no Iraque, no Irão, etc. derrubando assassinos corruptos e baixa a cueca à Mossad e à CIA, como o nazi Al Sissy.Vá estudar, seu Relvas da internet

      Gostar

      • Fincapé permalink
        15 Agosto, 2013 21:00

        Só dizes asneiras. Para ti, alguém impor a religião e as suas regras a outros é democracia? Para um ser inteligente isso não é democracia. Não consegues viver sem impor as tuas regras e assuntos de fé aos outros. Todos os ignorantes fizeram isso ao longo da história. Como se um deus, seja ele qual for, vos desse essa confiança.

        Gostar

      • 15 Agosto, 2013 21:23

        VÁ LÁ NÃO CHATEEIS O TÊ IRMÃO

        no fundo no fundo soys farinha do mesmo saco

        ou já não é fino chamar saco ao capuz do KKK?

        Gostar

      • Fincapé permalink
        15 Agosto, 2013 21:33

        Às vezes tens piada. Outras és demasiado confuso. Coisas de mais dentro da cabeça e que não consegues controlar. Tens de aumentar a RAM. 😉
        Ainda há pouco tempo um muçulmano turco expressou as suas preocupações perante um grupo em que eu me encontrava das políticas aparvalhadas do Erdogan. É disso que se trata, pá! Open your mind! 😉

        Gostar

      • ora permalink
        15 Agosto, 2013 21:39

        às vezes pareces ser capaz de receber educação

        outras nem pareces perceber o que escreves

        outras pá é ser velho e ser chamado de rapaz em pás mas não en pax

        diminuitivo de rapaz século XIX deu pá

        tal como o camocho para abanar a caveira são 5 euros hoy en dia

        13.Nós exigimos que a imprensa dê publicidade adequada a esta resolução.
        14.Nós exigimos a instituição de grupos de controle operário móveis.
        15.Nós exigimos que a produção artesanal seja autorizada desde que não utilize mão de obra assalariada.
        Os Flip The Moron Kan Guru
        Também Pouco Mudam
        Na Realidade in The Moron or Lemingue RUN
        Só Mudam as Runas e às vezes nem isso

        Posted by Que saudades do calor do deserto incerto…..

        No commentarás El Rey Cazador De Heilefantes

        :Infinitivo pessoal. –_–, não leias tu, para ler eu. lê tu, para sunt sanum são, quando eles lereM, Que raio de lemingues é que?se eles lessem, São? rivum rideo rio moron moroni flip…

        open o quê

        my mind

        e isso abre-se à cacetada né…..

        aceitar fés alheias só abrindo mesmo a….

        Gostar

      • Fincapé permalink
        15 Agosto, 2013 21:48

        Fazes cada confusão! Quem nem sempre percebe o que escreve és tu. A tal RAM, percebes? 😉
        ———-
        “outras pá é ser velho e ser chamado de rapaz em pás mas não en pax”
        – Não serás velho, mas, se fores, os meus parabéns. Também quero ser, um dia! E o tempo está a acelerar. 😉

        Gostar

      • licas permalink
        15 Agosto, 2013 21:59

        Falando de Nazis: Amedhjad (e outros tantos aqui no blog)
        é aluno dileto de Hitler quando se trata de Israelitas.

        Gostar

      • RCAS permalink
        15 Agosto, 2013 22:13

        rtn261953
        “Os islamistas são democratas e buscam sempre o poder pelas urnas”
        OK! explique-me então, mas bem explicadinho essa coisa digna das trevas, que são as burkas e a sharia?
        Nós católicos, passámos pela idade das trevas, que foi a inquisição, mas soubemos livrarmos dela, constituindo estados laicos.
        Vocês perderam quase por completo, aquilo que constituiu uma civilização arabe avançada, que trouxe a civilização à Europa no tempo do Califado!
        Congelaram no tempo, e querem reviver a idade das trevas com burkas e sharias.
        Estado comandado pela religião NUNCA vai longe! antes pelo contrário!
        É dos livros!

        Gostar

      • Fincapé permalink
        15 Agosto, 2013 22:41

        Por exemplo, no Irão a democracia é isto:
        “O Líder Supremo ou Guia Supremo é o chefe de Estado do Irã. É eleito pela Assembleia dos Peritos para um mandato vitalício, em função dos seus conhecimento de teologia islâmica…”, Wikipédia.
        Eles é que decidem quem pode ser candidato à presidência do Irão. E quem é que os elegeu a eles? Ninguém. Ou elegem-se entre eles. Eh! Eh! Eh!

        Gostar

      • und permalink
        16 Agosto, 2013 00:29

        bom atão vou fazer-te uma analoggia ou outra loggia qualquer

        e não te preocupes que já és velho

        todo o bicho e bicha da internet é velha

        ponho a ana loggia ali debaixo do tric porque aqui tens a companhia de muito rabeta celibatário anarco sindicalista fora da lista

        e acreditas em cada cousa que davas um bom moron amarikano

        inté acreditas numa tal de wiki

        isse é qué fé ahn

        ó kaffir

        todas as estruturas de phoder elegem inter-pares

        ou se calhar achas que nalgum país eras eleito presidente da república só por seres maluco

        bom na Líbia podias

        e esqueci-me do Eanes do Mali

        ok phodias

        mas precisas de muitos malucos na populaça

        ah esquecia-me pensava que era grego

        ok ganhaste

        Gostar

      • und permalink
        16 Agosto, 2013 00:37

        e o rabeta tem razão estados como o vaticano e os estados unidos da A

        não vão longe

        o ideal é ser-se ateu dum estado ateu que seja seu como enver hoxa

        se os japoneses e os norte-coreanos se livrassem dos templos iam longe

        Gostar

      • Fincapé permalink
        16 Agosto, 2013 01:15

        🙂 Contigo, um empate já não é mau.

        Gostar

  12. Aladdin Sane permalink
    15 Agosto, 2013 18:09

    É uma grande idiotice vir para aqui comparar massacres ocorridos em regimes repressivos com reajustamentos da economia e desemprego ocorridos noutros países, apenas por se achar que a agenda desses pseudoactivistas para aí deve dirigir as atenções. Há gente que nunca sairá do “espírito Woddstock”, fingindo agora esquecer-se do júbilo demonstrado aquando das “primaveras árabes”.

    Attention whores com a capacidade de raciocínio de uma casca de batata.

    Gostar

  13. JDGF permalink
    15 Agosto, 2013 18:42

    O Egipto de acordo com o caminho que começou a ser trilhado nas últimas horas está a atirar pela borda fora toda e qualquer possibilidade de encontrar-se com a democracia.
    A máquina militar depois de muita expectativa arrancou numa senda repressiva e será difícil pará-la.
    Hoje são os defensores da Morsi que morrem na rua, amanhã serão aqueles que vieram há algumas semanas atrás à praça Tahir pedir a sua demissão.
    As FFAA e as holdings comerciais e industriais que lhe estão associadas não vão permitir devaneios, nem contemporizar com idílicas ‘primaveras’. É 40% do PIB egípcio que está em jogo…

    Gostar

    • und permalink
      15 Agosto, 2013 19:55

      pois filha se estivesse na democracia militar à argelina ou à Pinochet

      o PIB até subia né

      viviam na miséria na mesma mas o PIB subia como no Brasil dos coronéis da borracha e café…..

      COM DEMOCRATAS COMO TU VAMOS LONGE

      ANDAMOS À PROCURA DUMA NOITE MENOS ESCURA

      DUMA NOITE MENOS FRIA

      ONDE NÃO SINTO A AGONIA

      Gostar

  14. manuel permalink
    15 Agosto, 2013 18:51

    Os europeus já não são o centro do mundo . Temos de admitir que os nossos valores eivados de etnocentrismo ,são irrelevantes fora da europa.

    Gostar

    • Aladdin Sane permalink
      15 Agosto, 2013 19:00

      – não são apenas os nossos valores que estão “eivados de etnocentrismo”;
      – ao menos que se mantenham nas fronteiras da Europa, onde quer que elas se situem (do Atlântico aos Urais?)

      Gostar

  15. lica permalink
    15 Agosto, 2013 18:52

    a democracia é muito bonita mas é enquanto o rio corre pró mar.

    Gostar

  16. alberto permalink
    15 Agosto, 2013 19:05

    O texto tem algo de “complexo de branco”. Uma mistura de culpa e superioridade. Quando dos conflitos na ex-Jugoslávia, apesar dos vários interesses e influências externas em jogo, responsabilizaram-se os intervenientes. Vários, foram condenados.
    Mas sempre que a “coisa” sucede fora do Ocidente, os intervenientes passam a pobres coitados , a quem o dito Ocidente concede “mãos-livres”.
    São os “bons selvagens” do Rousseau.
    Se já nem no Blasfémias prepondera o pensamento livre de preconceitos e liberal no que concerne à responsabilidade individual, a coisa começa a ficar realmente perigosa… e não é de estranhar o “lixo” de alguns comentários, porque se há algo que atrai as moscas, é o “esgoto”.

    Gostar

    • Aladdin Sane permalink
      15 Agosto, 2013 19:15

      Creio que o texto pretende sobretudo responsabilizar os Estados e as instituições internacionais que a dada altura apoiam “movimentos”, golpes de estado ou insurreições que pretendem derrubar ditadores e que, chegados ao poder, mal se distinguem do regime anterior. Não se trata de desresponsabilizar os “nativos”, mas sim de alertar para algumas tentativas desastradas, por infrutíferas, de tentar instaurar aquilo que se pretenderia ingenuamente tomar como democracia. Dito isto, tem razão quando refere o “complexo de branco”.

      Gostar

      • alberto permalink
        15 Agosto, 2013 20:40

        Gabriel Silva não deixou lugar a dúvidas: referiu-se estritamente aos “golpes” contra forças vitoriosas em eleições. E sempre existirão forças externas a favor, na maioria dos casos, não no interesse da coisa em si, mas para confrontar as forças externas contra. Mas o que Gabriel Silva reporta são os comportamentos. Aí, são pessoas boas (ou pessoas más “deixadas à vontade”), movidas por má influências. E meter a União Europeia na coisa – onde coexistem países com interesses conflituantes – é para o “Mal” não ficar sózinho. Para disfarçar o anti-americanismo.
        E o “post” seguinte, sobre o Google, diz tudo… como se os CTT pudessem garantir que o carteiro não leia a correspondência, ou, o condómino, que a porteira não encoste o ouvido à porta.

        Gostar

  17. 15 Agosto, 2013 19:24

    a deriva egipcia para fora do controle de Israel/Usa já se sabia que terminava com o exercito(formado em W.P.) a cumprir para aquilo que tem sido pago desde Mubarak. Basta ver o apoio do protector de Israel (Assad) que destroi o país todo mas não perde o apoio de Londres.

    Gostar

    • und permalink
      15 Agosto, 2013 19:59

      Ó FILHA DEVES ANDAR JANADA

      NEM NENHUM DOS ASSAD’S FEZ PAZES COM ISRAEL DAÍ O PESSOAL DA ONU NA FRONTEIRA

      NEM FORAM PROTECTORES DO QUE SEJA

      DE RESTO A MOSSAD ESTÁ DANDO APOIO AOS REBELDES DEIXANDO CARREGAMENTOS DE ARMAS PASSAR A ESCASSAS CENTENAS DE METROS DO SEU ALCANCE

      O REGIME QUE SURGIR PODE TER MUITOS MÁRTIRES

      MAS MUITO POUCOS TANQUES E MÍSSEIS

      ESTÁ A GASTAR UMA RESERVA DE 50 ANOS

      MAIOR QUE A DOS ASSAD’S SÓ A DO KADAHFI

      Gostar

  18. carlusant permalink
    15 Agosto, 2013 19:32

    A questão é muito complexa, não há dúvida que os interesses econômicos do Ocidente falam mais alto ao tratar dessas questões (Obama não pode classificar de golpe porque senão os EUA teriam que cortar a ajuda que sustenta a aliança). No entanto, a própria natureza das culturas orientais é completamente avessa ao princípio democrático. Enquanto se houver a pressão de estabelecer democracias no oriente… haverá conflitos em que a população civil será a mais afetada.

    Gostar

  19. Rodrigo Castelo permalink
    15 Agosto, 2013 20:01

    E a propósito : alguém se lembra do discurso de Junho de 2009,lido no Cairo pelo “entertainer” da Casa Branca, na presença do Rais, em que ” o leite e o mel ” eram mais que assegurados – desde que, bem-entendido, Mubarak fosse afastado?…
    Uma das maiores infâmias da “diplomacia” ianque , com os fatídicos resultados bem à vista.

    Gostar

    • licas permalink
      15 Agosto, 2013 22:10

      A *doença anti-Yanque* até dá para justificaer
      Hosni Mubarack . . . MAS QUE CÁFILA . . .

      Gostar

  20. lucklucky permalink
    15 Agosto, 2013 20:08

    Continua a confusão entre a Democracia a Liberdade.

    A Democracia no Egipto é apenas a Tirania dos Islamistas.

    Falta menos liberdade ao Egipto com um ditador a la Mubarak que com os Islamistas.

    “governos eleitos é sempre complicado pela contradição óbvia.”

    Governos eleitos que não são mais que ditadores da maioiria.

    Gostar

    • ora permalink
      15 Agosto, 2013 20:20

      ó filha se a maioria quer ser tiranizada e ter o pão mais baratucho e as empresas dos militares com açaimo

      trocas o deng xiao ping pelo mao-tsé-tsé né

      és daqueles que batem palmas quando o exército mata uns milhares à vista

      e mete os restantes em estádios de futebol para os dinamizar culturalmente

      são comunas

      são islamistas

      são pobrezinhos

      são gentes com crenças muito estranhas

      não pensam como a gente de bons costumes

      democraticamente é metê-los nas câmaras de gás

      ai não temos gás é afoga-los como gatos

      desde que não sejam gatos sagrados tudo bem….pois

      Gostar

    • ora permalink
      15 Agosto, 2013 20:23

      gostei muito da tua maio iria

      freud explica que a maioiria é uma daquelas cousas híbridas entre o golpe de mão no coiso militar e a ânsia de salazar pelo cerejeira às costas

      uma quimera dos 28 de maio que cantam nas covas d’iria iria mas já foi…

      Gostar

    • rtn261953 permalink
      15 Agosto, 2013 20:40

      Seu burro nazionista, onde é que com Morsi havia presos políticos, 7 canais TV e jornais encerrados, partidos na clandestinidade e centenas de civis morftos nas ruas ? Diga, senão vou chamar-lhe aldrabão sempre que aqui aparecer…

      Gostar

  21. Gabriel Silva permalink*
    15 Agosto, 2013 20:26

    caro lucklucky
    Há-de de conceder que não costumo fazer tal «confusão» de conceitos. Precisamente no texto chamo a atenção para a hipocrisia de estados ou grupos de estados intervirem nos assuntos internos de outros, o que naturalmente altera a relação de forças numa situação que deveria ser resolvida apenas pelos próprios. Acresce que quem usa habitualmente tal confusão de conceitos são esses estados e dirigentes. E depois tem de andar aos papeis quando as coisas descarrilam.

    «Governos eleitos que não são mais que ditadores da maioiria.»: não necessariamente, se existirem os necessários contra-poderes. Ora no caso concreto tais contra-poderes foram dinamitados internamente e igualmente por força do apoio externo. Que tem sido dado conforme o vento sopra, sem medir as comsequencias de que uma intervenção externa, ainda que meramente politica, tem necessariamente efeitos internos e eles não controlam tais efeitos. Pelo que a prudencia aconselharia a poucas ou nenhuma palavras e deixar os locais resolver a situação. Mas agora é tarde. Mesmo que pretendam tirar o cavalinho da chuva, já se molharam.

    Gostar

    • und permalink
      15 Agosto, 2013 20:31

      escreve-se há-de conceder

      pois o de de….só em caso de de de

      deplicações

      Gostar

    • und permalink
      15 Agosto, 2013 20:32

      e transcrever os erros da maioiria

      é maioritariamente obtuso

      Gostar

    • ora permalink
      15 Agosto, 2013 20:42

      É A argélia foi uma década de democracia baril que já vai em 22 anos

      UM BLOGUE PARA INCONGRUÊNCIAS VÁRIAS DE PESSOAL QUE ACHA O SNS MUITO BOM MAS FOGE DELE COMO O DIABO DO ARMÉNIO CARLOS QUE É UMA CRUZ – PRÓ SNS EU? VÃO VOCÊS CARAGO
      Thursday, 15 August 2013
      QUANDO A DEMOCRACIA NÃO SERVE OS MELHORES INTERESSES DO POVO , OU SE ABATE O POVO OU SE PÕE A DEMOCRACIA NO ESTADO DE EMERGÊNCIA OU COMO SÓ ARES DIRIA NA GAVETA
      HOW LONG IS FOREVER?

      22 anos da dita dura is short ?

      Gostar

    • alberto permalink
      16 Agosto, 2013 12:17

      Caro Gabriel Silva, realmente não confunde os conceitos, mas princípios, sendo discriminatório nos exemplos. Estados interferem, não para espalhar o “bem” (nem o mal), mas na medida dos seus interesses. É isso que, na nossa insignificância a nível mundial, exigimos ao MNE. E hipocrisia existe, se ignorarmos tal realidade.
      Insisto: o seu argumento é racista. Neste momento, fruto da situação, muitos estados interferem na política interna portuguesa. A diferença existe em ainda não termos começado aos tiros. Outros países, devido a características culturais, civilizacionais, religiosas ou políticas, com ou sem interferência externa, desatam aos tiros. E quando acabarem as munições, sai catanada.
      Em Maputo, 1977, houve uma encontro entre grupos “progressistas”. À “margem”, sem hipocrisias, concluiu-se que os maiores inimigos dos palestinos eram os países árabes – pela ameaça de democracia e direitos das mulheres – e pior que o neocolonialismo – Na época, a grande “acusação” aos tais estados que você considera (hoje) hipócritas – era a ausência de neocolonialismo: os territórios (nações ou não) ignorados, aqueles que não interessavam nem ao menino Jesus.
      Pois esses espaços “livres” da influência dos “blocos”, eram onde as populações mais sofriam
      Angola, por exemplo: a corrupção grassava e a prepotência impunha-se em nome do marxismo. Hoje, a corrupção grassa e a prepotência impõe-se, em nome do mercado livre. Mudaram as influências, manteve-se o comportamento.
      Ser ou não ser influenciado… não é a questão. Podem mudar as “moscas”, mas a merda é a mesma

      Gostar

  22. rtn261953 permalink
    15 Agosto, 2013 20:42

    O governo de Morsi era tão democrático como o de Erdogan na Turquia, seu modelo, que até é membro da NATO. Há gentinha ignorante que fala de cor.

    Gostar

  23. 15 Agosto, 2013 20:45

    Para as urnas foram os que morreram.

    Gostar

    • ora permalink
      15 Agosto, 2013 20:49

      não foram porque vão amortalhados como dom sevastião

      a madeira é um bem escasso

      excepto se fores um alberto João….

      e democracia implica respeitar as opiniões de todos os atrasados mentaes

      mim respeita todos muito

      mesmo o rabeta comuna anti-social e o jão vasco gon salves salves gama gama

      da gama alta da cruz gamada ao Carlos o chacal arménio que assassina de cruz

      Gostar

  24. rtn261953 permalink
    15 Agosto, 2013 20:47

    Manifestantes carbonizados enquanto dormiam nas tendas de Rabaa: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=571007036291999&set=a.496852267040810.1073741842.494240773968626&type=1&theater

    Gostar

    • ora permalink
      15 Agosto, 2013 20:52

      é o que dá ser preguiçoso

      deitar cedo e cedo erguer dá saúde a quem sobreviver

      Ago 13

      || A con paração de diferenças sociais é abusiva mas irresistível

      Por josé simões, às 09:44 | comentar

      A mulher que, sozinha, enfrenta os bulldozers. Egipto, Cairo, Praça Rabaa al-Adawiya, 14 de Agosto de 2013.

      O homem que, sozinho, enfrenta os tanques de guerra. China, Pequim, Praça Tiananmen, 5 de Junho de 1989.

      Para memória futura, foto reportagem no Daily Mail e na The Atlantic.

      tags: egipto, irmandade muçulmana, islão, mohamed morsi, praça tahrir, primavera árabe

      PDFEmail

      .

      « post anterior início

      1 comentário:

      o rapaz em tianamen pertence à élite do regime vigente

      tem algo de seu nomeadamente dois sacos de compras

      a mulher pertence à piolheira nada tem de seu além da sua fé

      e é da fé em dias melhores que os golpes de estado e os contra-golpes se apoiam

      nisso e nas montanhas de mortos

      e no terror que causam nas vizinhanças abastadas

      assim foi 1789 assim é 2013 e seguintes….

      Gostar

  25. rtn261953 permalink
    15 Agosto, 2013 21:09

    Acho cretino e boçal mandar piadas foleiras a proposito da tragédia egípcia…

    Gostar

    • 15 Agosto, 2013 21:21

      PODES ACHAR O QUE QUISERES

      MAS SÓ ENQUANTO NÃO RESTAURARMOS A DEMOCRACIA EM PORTUGAL

      DEPOIS DE RESTAURADA PODES ESCREVER O QUE QUISERES

      MAS SÓ NA CLANDESTINIDADE

      TRAGÉDIAS NESTE MUNDO Ó PALERMA

      NASCEM 70 MILHÕES TODOS OS ANOS

      E MORREM OUTRAS TANTAS

      TRAGICOMÉDIAS NASCEM UMAS 70 MIL EM GRUPOS DE MILHARES

      انتباهكم

      يا أبناء القردة والكلاب

      15 Ağustos 2013 Perşembe

      THE REPUBLICAN YES WE CAN GUARD HERD OF BRUTES ARE FINE BOYS WITH NICE BOOTS AN LOOT’S

      THEY ONLY HAVE A STRETCH OF SAND

      AND

      SAND IN SAC’S AND RUDIMENTAR FLAME

      THEY DON’T HAVE NO SHAME

      THEY DON’T HAVE A NAME

      AND THEY DON’T DIE FOR FAME

      AND NO ONE SPOKE A WORD AGAIN

      AND THEY BLEED AND DIE IN VAIN

      LIKE UNTERMENSCH

      IN AL GHARB OR NOT

      THEY DRESS

      THE SAME MONSTROUS SHARD

      OF QUARTZ ……..

      A STRETCH OF LIME IN THE OPEN SAND

      TERROR CLATTERED IN THE STREET

      AND THE MEN TROW STONES

      AND MACHINES SCRUBBED THE FLOORS

      WITH BLOODY BONES

      o rapaz em tianamen pertence à élite do regime vigente

      tem algo de seu nomeadamente dois sacos de compras

      a mulher pertence à piolheira nada tem de seu além da sua fé

      e é da fé em dias melhores que os golpes de estado e os contra-golpes se apoiam

      nisso e nas montanhas de mortos

      e no terror que causam nas vizinhanças abastadas

      assim foi 1789 assim é 2013 e seguintes….

      Gönderen RTN261953 São Canhões? Sabem mesmo a manteiga… :

      Etiketler: AND FOR FAITH AND FOR FOOL, THE SAME WAVE OF SPRING WITH SHARDS OF LEAD

      Gostar

  26. licas permalink
    15 Agosto, 2013 22:28

    rtn261953 HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    15 Agosto, 2013 21:09
    Acho cretino e boçal mandar piadas foleiras a proposito da tragédia egípcia…
    _________________

    O INFERNO SÌRIO, por outro lado tem todo o apoio
    da gente * de bem* . . .
    Assad , só porque sofre do Síndroma do Poder Absoluto prefere
    assassinar o seu povo e escaqueirar o país se demitir ( mas como tem
    o apoio do Putin, os que cá ainda estão lutando na Guerra Fria, acham bem . . .)

    Gostar

    • und permalink
      16 Agosto, 2013 00:44

      o país se demitir fica assaz assad

      ASSAD não luta sozinho contra uma maré popularucha

      há muitas facções e tem-se massacrado antes do sultão começar a esfolar christãos e drusos e os franceses a bombardearem a soldadesca sultanesca por amor à pele dos christãos

      Morsi não tinha phoder nenhum

      e Assad tem o que os alauitas lhe delegaram para manter a clique económica militar e civil

      o mesmo fizeram os Tutsis durante 200 anos para terem as cabras dos hutus e montarem-lhe as vacas anãs

      ódespois os Hutus decidiram que afinal os tutsis eram baratas de 1 metro e 80 e exterminaram-nas

      safaram-se os tutsis mais baixinhos

      Gostar

  27. tric permalink
    15 Agosto, 2013 23:52

    Força !!!
    .

    Gostar

    • und permalink
      16 Agosto, 2013 00:57

      FORZA ITHALIA

      OK ANaloGIA ANALÓGICA COM POUCA LÓGICA Nº 33 DA ANA LOGGIA MOZART

      IMAGINEMOS QUE SE TINHA ELEITO NA HOLLY LAND OF HOLANDE

      UM CÉSAR DE NOME CAVACUS SILVANUS

      UM TYPO COM MUITO POUCO PHODER

      POYS TAL COMO MORSI

      TINHAM-LHE DADO UMA QUADRIGA PARA FAZER A RODAGEM

      E UM PALACETE NO CAIRO ONDE GRITAVA MUITO MAS MUDAVA MUITO POUCO

      ATÉ PODIA TER GRITADO QUE A CONSTITUIÇÃO ERA UMA MERDA

      E MUDADO A CONSTITUIÇÃO DE FIO A PAVIO

      QUE DO ALTO DESTAS PIRÂMIDES COM OLHO QUE TUDO VÊ

      NEM UM AVENTAL MUDARIA NAS PPP’S DE RECONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA

      HAVERIA ALMIRANTES METIDOS EM NEGÓCIOS DE SUBMARINOS

      GENERAIS FILHOS DE TAL E TAES QUE COMO OS DEMAIS DE BONS COSTUMES

      TERIAM O MONOPÓLIO DAS CARNES GORDAS E DOS CURTUMES

      E NAS OBRAS DOS TAPUMES

      E DAS SOBRAS OS COSTUMES

      E DOS FOGOS OS LUMES

      E DAS AREIAS …….NÃO FAÇO A MÍNIMA IDEIA

      MAS TAMBÉM DEVIAM ARRECADAR UMAS COUSAS

      ENFIM NUM PAÍS DE DEMOCRACIA VIRTUAL

      ENCALACRADA EM TEIAS DE INTERESSES VÁRIOS

      UMA SOCIEDADE QUE MUDA COM A TIRANIA ISLAMITA NUM ANO

      É CERTAMENTE UM MILAGRE DIGNO DA COVA D’IRIA

      CÁ OS NOSSOS ISLAMITAS ESTÃO HÁ 39 NO PHODER

      E ATÉ AGORA NÃO CONSEGUIRAM MUDAR NADA

      ALGUMAS MÁS LÍNGUAS DIZEM

      QUE É A VONTADE DE DEUS….

      É SÓ ARES DE MUDANÇA NESTA DANÇA

      Gostar

  28. JCA permalink
    16 Agosto, 2013 00:48

    .
    Estes dizem:
    .
    =Religious People Are Less Intelligent Than Atheists, Concludes New Study
    http://www.huffingtonpost.co.uk/2013/08/13/religious-people-less-intelligent-atheists-_n_3747511.html?utm_hp_ref=mostpopular
    .
    =Christian family home after ill-fated Pacific voyage to escape US tyranny
    “Couple rescued after setting off for Kiribati in a small boat with two young children to flee ‘state control’ of religion”
    http://www.theguardian.com/world/2013/aug/15/christians-pacific-voyage-rescue-kiribati
    .
    Entretanto lá pelo Egito respeitando as outras religiões parece que esão a incendiar as igrejas coptas, creio que já vai numas 12.
    .

    .

    Gostar

    • und permalink
      16 Agosto, 2013 01:07

      NÃO TE PREOCUPES QUE A ESSE RITMO DEMORAM AÍ UNS 60 ANOS A QUEIMAR TODAS
      AFINAL HÁ UNS 9 MILHÕES A CUADOPTAR CUOPTAS

      um blogue para os justiceiros e pessoal que lincha por conta própria e por avença partidária
      Thursday, 15 August 2013
      DA DEMOCRACIA PARA A DEMOGRAFIA EM GRAFFITI’S DE CHUMBO QUENTE É COISA DE BOA GENTE DE BONS COSTUMES E TAL E ASSIM SENDO SE NÃO LHES FAZ BEM TAMBÉM, NÃO LHES DEVE FAZER MAL AFINAL SER EGÍPCIO É SER NORMAL COMO É NATURAL JÁ SER EGÍPCIO E QUERER SER COPTA É OPTAR POR SALTO MORTAL

      Gostar

  29. tric permalink
    16 Agosto, 2013 01:20

    O Estados Unidos cancelaram exercicios militares com as Forças Armadas Egipcias, Portugal deve propor que não se importa de os substituir…tal como, Portugal se deve reunir o mais rapidamente possivel com a Russia Cristã!! A NATO está a falhar em toda a linha…como é possivel darem o aval á estratégia Americano-Turca-Israelita de colocar regimes AlQedas em toda a extensão da margem sul do Mediterranio!!?? simplesmente inacreditavel…como é possivel a Europa do Sul apoiar esta estratégia Israelo-americana!!!??? os israel-EUA só podem estar a gozar…e a Europa está completamente dominada pelos israelos-Qatar-Americanas-turcos, só pode, para ir na onda…a NATO em vez de defender a Europa de ameaças, promove-as…NATO dos Judeus!!
    .

    Gostar

  30. JCA permalink
    16 Agosto, 2013 05:08

    Anti-government protests rock Bahrain amidst tight security
    http://rt.com/news/violence-bahrain-protests-opposition-469/
    .
    US sends warship to Bahrain amid regime crackdown
    http://www.presstv.ir/detail/2013/08/15/318793/us-warship-in-bahrain-amid-crackdown/

    Gostar

  31. André permalink
    16 Agosto, 2013 08:33

    Gabriel, lembra-se daquelas críticas que muitos anti-democratas fazem de que o povo, por vezes, escolhe mal? Neste momento isso é visível para quem acompanha a situação egípcia do exterior.
    Não nos vamos iludir, os extremistas ganharam as eleições. Merecem estar no poder, independentemente de nos últimos tempos terem andado a destruir a liberdade de quem não tem a mesma religião que eles. Ainda que as forças estatais devessem tentar pôr fim a essa situação (não o fizeram por motivos ideológicos, bem, parece-me que a democracia não está a funcionar como devia). Agora, andarmos aqui a badalar que eles são democratas é treta. Eles têm o apoio de uma maioria, mas não significa que respeitem as liberdades das minorias coptas e laicas. Será que o Gabriel se está a esquecer que Hitler foi democraticamente eleito (e reeleito), ou que Lenine foi colocado no poder pelo povo? Nenhum desses dois era democrata, mas ambos foram apoiados por uma larga maioria (apesar de Lenine ter enfrentado uma guerra contra o exército branco, que mesmo apoiado por potências estrangeiras conseguiu ser derrotado pelo exército vermelho, por aí se vê o apoio dos populares) e ambos implementaram medidas anti-democratas.
    Eu confesso-lhe, se para assegurar um determinado nível de liberdade a todos, tiver de colocar um ditador no poder (que não os deixe andar à pancada), não tenho problema nenhum em fazê-lo. Infelizmente esta situação já ultrapassou os limites.

    Gostar

    • und permalink
      17 Agosto, 2013 02:27

      chamar extremista à irmandade

      deve ser para chamar hiper-extremista aos salafistas

      ou ao grupo mais extremista do islão que segue um tipo morto em 1750 e picos

      a reforma mais sanguinária desde calvino é seguida pelos mais pobres dos pobres que ficaram ricos e apoiam a visão mais extremista do islão que converteu povos que alienavam a presença da mulher como impura e logo para servir e não para ser vista

      Gostar

  32. antonio permalink
    16 Agosto, 2013 08:38

    “Isto de «restaurar democracias» apoiando o derrube de governos eleitos é sempre complicado pela contradição óbvia.”…..é mais ou menos como aceitar o governo de partidos islamicos que dizem que a democracia é como um autocarro que se apanha e que se abandona depois das eleições ( alteração da constituição, substituição dos juizes por amigos, perseguição aos jornalistas, perseguição de minorias, imposição da sua religião forçando-a aos aos outros, apoio ao terrorismo.. ) …e fingir que são respeitáveis e legitimos.

    Gostar

  33. tric permalink
    16 Agosto, 2013 19:51

    Gostar

  34. Buiça permalink
    17 Agosto, 2013 00:11

    Donde se conclui que a “democracia” não é possível em países não-seculares em que há partidos com programa religioso.
    Ou que Democracia não é sinónimo de sufrágio universal.

    Gostar

  35. rtn261953 permalink
    17 Agosto, 2013 00:30

    Então a Alemanha não é democrata, com um governo DEMOCRATA-CRISTÃO ? Deixem-me rir. A islamofobia não dá para mais…

    Gostar

  36. rtn261953 permalink
    17 Agosto, 2013 01:00

    E a Grécia em que a religião oficial é o cristianismo ortodoxo, não é democrata ? E o Reino Unido que é oficialmente anglicano, devendo o rei também sê-lo ? E os EUA em que está na própria moeda “in God we trust” e o Presidente é empossado jurando sobre a Bíblia ? Que ignorância….

    Gostar

  37. rtn261953 permalink
    17 Agosto, 2013 01:02

    Isto tresanda a burros islamófobos a zurrar sem nexo. Ide estudar, meninos…

    Gostar

    • Fincapé permalink
      17 Agosto, 2013 02:04

      Mas algum dos países que referes subjuga a mulher por razões religiosas ou obriga algum cidadão à prática de qualquer religião? Ou apedreja mulheres? Ou as obriga a determinados trajes? Ou impede as pessoas de beberem cerveja ou outra qualquer bebida a seu gosto? Ou impede um casal de andar de mão dada na rua? Ou pretende criar transportes diferenciados por sexo, como o Erdogan quer fazer (estive lá, não vale a pena negares)?
      E o que é que tem cada pessoa exigir privacidade quanto à sua vida religiosa com a islamofobia?
      Os teus amigos incendiaram recentemente mais de doze igrejas no Egito. Isso é o quê? Cristianofilia?

      Gostar

      • und permalink
        17 Agosto, 2013 02:20

        ó filha se não o faz agora já o fez antes

        o crime da aldeia velha tem pouco mais que uns lustres

        as mulheres mortas à facada por traírem o marido e a santidade do casamento foi apenas há uns

        deixa cá ver uns 2000 minutos atrás no passado futuro desmemoriado

        in god we trust

        obrigar não obriga mas ser ateu inda leva a despedimento

        assim como ensinar a evolução

        impede de beber com leis secas e proibição de mulheres em bares

        proibição legal e moral

        a mão na coisa

        a coisa na mão 2$500 de multa

        a segregação por sexos existiu em muito país católico e protestante

        e em alguns permanecem ainda as escolas que não são mistas

        o queimar de igrejas e de mesquitas e de sinagogas

        tem sido uma diversão popular nos últimos 1000 anos

        logo é tradição

        como a tourada ou queimar judeus e hereges

        e fica mal dizeres que estiveste lá a subsidiar o regime

        se bem me lembro nos anos 80 se um pai nos via apalpar a filha no Algarve

        tinhamos de fugir bastante senão aconteciam-nos coisinhas más

        e se a filha estivesse despida com um tipo em cima

        dava em casamento forçado ou numa coça monumental

        tive um colega que casou aos 18 com uma de 15 e não era cigano

        e não viveram felizes para sempre

        mas têm muitos meninos

        Gostar

      • Fincapé permalink
        17 Agosto, 2013 02:27

        Mas houve uma evolução significativa.
        Há uma dezenas de anos, as mulheres também não podia entrar nas igrejas sem o cabelo coberto.
        E nos países muçulmanos?

        Gostar

      • rtn261953 permalink
        17 Agosto, 2013 11:33

        Subjugadas por razões religiosas ? Que disparate ! Não vê na televisão as egípcias e manifestarem-se e a morrer como os homens ? Se lhes perguntar se querem andar de mamas ao léu todas dirão que isso está bem para o putedo feminista ocidental, grande consumidor de vibradores, pornografia, psiquiatras, abortos, divórcios e sobretudo SOLIDÃO e INSATISFAÇÃO. Não para elas que são muito mais felizes e que tem famílias fortes e maridos cumpridores. O problema delas é o mesmo dos homens, verem-se livres do ditador genocida. E o que isso tem a ver com a luta entre democracia e ditadura militar (o problema aqui) ? Os muçulmanos escolhem sempre o islamismo quando podem votar livremente. Até Marrocos já tem um governo islamista. Quem é você para lhes pregar que a ideologia decadente do ateísmo jacobino ocidental é melhor para eles ? O islão é o caminho, para A Irmandade.. E são eles que mandam porque ganharam as eleições. E quem lhes rouba essa vitória democrática pagará com a morte. A guerra civil contra o novo faraó kafir é a única saída.

        Gostar

      • Fincapé permalink
        17 Agosto, 2013 21:23

        “E são eles que mandam porque ganharam as eleições.”
        – O Hitler também ganhou eleições. E olhe que muitos (não todos, obviamente) muçulmanos gostavam muito dele. Até lhe dedicaram nomes de ruas.
        ———-
        “Não para elas que são muito mais felizes…”
        – Mesmo aquelas que combatem derozmentr o Morsi que lhes queria tirar a liberdade de viverem a sua vida?
        ———
        “Os muçulmanos escolhem sempre o islamismo quando podem votar livremente…”
        – Escolhem? Todos? Que estranho Morsi não ter 100% dos votos. Mas ele estava a tratar de os ter nas próximas eleições. 😉
        ———
        “Quem é você para lhes pregar…”
        – Eu não prego nada. Eu opino. Ainda posso, ou você também já tomou conta do meu país?
        ———
        “…a ideologia decadente do ateísmo jacobino ocidental é melhor para eles ”
        – Quando se refere a eles, continua a pô-los todos no mesmo saco como se cada um não pensasse por si? Deveria ter maior consideração por eles, como eu tenho.
        – E, já agora, ateísmo não é nenhuma ideologia. Quanto muito é a ausência de ideologia. Ou incapacidade para crendices. Mas é melhor perguntar a quem se dedica a essas coisas que não é o meu caso. O meu caso é mais de não compreensão das opressões desmioladas e descabidas. Ou seja, sou a favor da liberdade de pensamento e das práticas religiosas. Sou, portanto, contra os indivíduos que queimam igrejas.
        ———
        “… pagará com a morte.”
        – Aprecio a vossa tolerância. Mas compreendo melhor Jesus Cristo.
        ———
        E não diga que defendo todas aquelas mortes ou a ditadura militar, porque não é verdade. Defendo a democracia, a tolerância, o respeito pelos eleitos. Mas defendo também o respeito pelos que perderam as eleições livres, mas que poderão ganhar da próxima vez. Não compreende isto?

        Gostar

    • Fincapé permalink
      17 Agosto, 2013 20:24

      “E são eles que mandam porque ganharam as eleições.”
      – O Hitler também ganhou eleições. E olhe que muitos (não todos, obviamente) muçulmanos gostavam muito dele. Até lhe dedicaram nomes de ruas.
      ———-
      “Não para elas que são muito mais felizes…”
      – Mesmo aquelas que combatem derozmentr o Morsi que lhes queria tirar a liberdade de viverem a sua vida?
      ———
      “Os muçulmanos escolhem sempre o islamismo quando podem votar livremente…”
      – Escolhem? Todos? Que estranho Morsi não ter 100% dos votos. Mas ele estava a tratar de os ter nas próximas eleições. 😉
      ———
      “Quem é você para lhes pregar…”
      – Eu não prego nada. Eu opino. Ainda posso, ou você também já tomou conta do meu país?
      ———
      “…a ideologia decadente do ateísmo jacobino ocidental é melhor para eles ”
      – Quando se refere a eles, continua a pô-los todos no mesmo saco como se cada um não pensasse por si? Deveria ter maior consideração por eles, como eu tenho.
      – E, já agora, ateísmo não é nenhuma ideologia. Quanto muito é a ausência de ideologia. Ou incapacidade para crendices. Mas é melhor perguntar a quem se dedica a essas coisas que não é o meu caso. O meu caso é mais de não compreensão das opressões desmioladas e descabidas. Ou seja, sou a favor da liberdade de pensamento e das práticas religiosas. Sou, portanto, contra os indivíduos que queimam igrejas.
      ———
      “… pagará com a morte.”
      – Aprecio a vossa tolerância. Mas compreendo melhor Jesus Cristo.
      ———
      E não diga que defendo todas aquelas mortes ou a ditadura militar, porque não é verdade. Defendo a democracia, a tolerância, o respeito pelos eleitos. Mas defendo também o respeito pelos que perderam as eleições livres, mas que poderão ganhar da próxima vez. Não compreende isto?

      Gostar

    • Buiça permalink
      18 Agosto, 2013 01:33

      secular. vem em qualquer dicionário

      Gostar

  38. tric permalink
    17 Agosto, 2013 01:55

    Gostar

  39. und permalink
    17 Agosto, 2013 02:22

    e os anos 80 que nos deram tanta DST e tanta tipa expulsa de casa pelos paes

    para aumentar a prostutuição infanto-juvenil em lisboa e recta de pegões

    está a um suspiro dos anos…a que chegámos

    logo finca finca mas com arjumentos desses pareces o tric pá

    e se calhar inté és

    Gostar

    • Fincapé permalink
      17 Agosto, 2013 02:31

      Não sou, nem pareço. Sou a favor das liberdades individuais e não sou anti-judeu. 😉

      Gostar

    • Fincapé permalink
      17 Agosto, 2013 02:35

      Escrevi atrás que estive recentemente com turcos que, apesar de muçulmanos e pacifistas, eram contra as medidas do Erdogan. E explicaram porque é que o tipo comprava petróleo à Venezuela, tendo-o ali à mão mais barato. Os combustíveis na Turquia são dos mais caros do mundo, sabias?

      Gostar

  40. licas permalink
    17 Agosto, 2013 06:56

    On 1 March 1924, at the Assembly, Mustafa Kemal said
    “ The religion of Islam will be elevated if it will cease to be a political instrument, as had been the case in the past.
    _______________

    Querer-se voltar aos anos 20 parece ser o que rtn261953 almeja . . .
    Quem é o SUÍNO?

    Gostar

  41. rtn261953 permalink
    17 Agosto, 2013 11:37

    Kemal “Atatturk” era um terrorista ditador que nunca foi eleito , que perseguiu os islamistas e que odiava o islão, porque eta crjpto-judeu e homossexual. Pertence ao passado . Hoje a Turquia islamista e democrática (os golpistas militares estão finalmente na prisão) é a potência que mais cresce na Europa e será a segunda, logo depois da Alemanha, dentro de uma década.

    Gostar

    • Fincapé permalink
      17 Agosto, 2013 21:27

      Além do prazer mórbido pela subjugação das mulheres, ainda fomentam mentiras e boatos. Fosga-se!

      Gostar

  42. licas permalink
    17 Agosto, 2013 11:56

    Essa de inventar biografia . . . à toa e à medida (?)
    Sabe, analfa(betinho); *Atatturk* significa Pai da Turquia e foi ele
    o principal impulsionador da Democracia conquistada dos Paxás
    chefes de estado corruptos e brutais.
    NÓ SABEMOS a razão dos Stalinistas serem todos pelo Islão:
    Anti-Yanques do Mundo, uni-vos: inimigo do meu inimigo é,
    ipso facto, meu amigo. . .
    AINDA n\ao se compenetraram que a Guerra Fria acabou . . .
    É a lógica carneiral na sua manifestação mais primitiva . . .
    MERDA PARA TAIS DINOSSAUROS . . .

    Gostar

  43. Aladdin Sane permalink
    17 Agosto, 2013 12:18

    “rtn261953”

    “Subjugadas por razões religiosas ? Que disparate ! Não vê na televisão as egípcias e manifestarem-se e a morrer como os homens ? Se lhes perguntar se querem andar de mamas ao léu todas dirão que isso está bem para o putedo feminista ocidental, grande consumidor de vibradores, pornografia, psiquiatras, abortos, divórcios e sobretudo SOLIDÃO e INSATISFAÇÃO. Não para elas que são muito mais felizes e que tem famílias fortes e maridos cumpridores. O problema delas é o mesmo dos homens, verem-se livres do ditador genocida.”

    Não é este o tipo de discurso que costuma ser apodado de “salazarista” ou “salazarento”? Espero que alguém aproveite o “famílias fortes e maridos cumpridores” para as próximas legislativas.

    Gostar

  44. licas permalink
    17 Agosto, 2013 13:40

    Unconditional, unrestricted sovereignty belongs to the people.[6]
    —Mustafa Kemal Atatürk
    ________
    Continuo na lição de História . . . colando de Wiki.

    Se para o Aladdin Sane *eles* é que estão certos, na hipótese de ser casado
    (ter mulher) e ela lhe for infiel então só se sentirá completamente vingado se a
    vir num buraco, com a cabeça de fora, os algozes atirando-lhe pedras até
    ficar com os miolos esparramados; ASSIM É QUE É CIVILIZAÇÃO !!!
    Sane o que prova : está muito inseguro do tal *cumprimento* para o
    relacionamento seja assegurado pelo terror.
    (mas não haverá mamas ao léu todas dirão que isso está bem para o putedo feminista ocidental, grande consumidor de vibradores, pornografia, psiquiatras, abortos, divórcios)

    Gostar

  45. licas permalink
    17 Agosto, 2013 21:06

    Puxe pelos miolos, carago. Aludi (afirmei) que aqueles
    como Vc. defendem o castigo da infidelidade das esposas
    da maneira que fazem os Islamitas ortodoxos NÃO É MAIS
    DO QUE INSEGURANÇA do macho. Nem que seja pelo terror não se importam
    que o relacionamento sobreviva.
    TÁ?

    Gostar

Indigne-se aqui.