Saltar para o conteúdo

maioria silenciosa?

16 Janeiro, 2015
by

maioria silenciosaNão me surpreendem por aí além os últimos resultados das sondagens, com o PS praticamente a par dos partidos da coligação. Nem se pode propriamente dizer que o resultado socialista seja uma quebra provocada pelo recente caso Sócrates, porquanto as intenções de voto se mantêm no patamar médio dos últimos meses, a.C e d.C,, o mesmo é dizer, antes de Costa e depois de Costa. O que me parece é que os portugueses não são parvos, ou não há tantos parvos como alguns julgam, e que existe uma significativa percentagem de eleitores que sabe muito bem o que aconteceu neste país, para os quais não são suficientes dois dedos de conversa para ficarem convencidos de que, afinal, nada de muito grave se passou antes do governo de Passos Coelho. Se esse número de eleitores silenciosos é uma maioria ou uma minoria, logo se verá. Mas desconfio que esta relutância do PS em falar claro aos portugueses sobre o que lhes aconteceu e sobre como lhes poderá assegurar que não voltará a acontecer, lhe irá sair caro.

43 comentários leave one →
  1. manuel permalink
    16 Janeiro, 2015 20:41

    Concordo com a sua análise. Penso que a seguir às eleições Gregas a nossa situação vai esclarecer-se e o PS vai ter de sair do “armário”.

    Gostar

  2. 16 Janeiro, 2015 20:42

    aC/dC ? Não, obrigado.
    AC/DC ? Gosto.

    De facto, a maioria silenciosa (da qual a populaça-NADA também faz parte) é que vai decidir se o aventureiro, desonesto, irresponsável e lírico ACosta prossegue a política e a administração tipo JSócrates.

    Gostar

  3. 16 Janeiro, 2015 21:11

    A sem vergonha dos jornais ao encomendarem sondagens, e quando digo encomendarem é isso mesmo, não tem limites.
    A comparação entre estas duas mostra onde pode chegar a manipulação.

    http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/2015_01_16_sondagem_cm.html
    http://expresso.sapo.pt/sondagem-psd-e-cds-aproximam-se-do-ps=f906582

    Cada um “sonda” da maneira que lhe dá mais jeito.

    Gostar

  4. PiErre permalink
    16 Janeiro, 2015 21:40

    Os artigos de Miguel Ángel Belloso nos Diário de Notícias às sextas feiras são muito elucidativos.

    Gostar

  5. manuel branco permalink
    16 Janeiro, 2015 21:45

    Lá a conversa sobre o ps é consigo. Já a maioria silenciosa e o boneco remem para a manif de 28 de setembro de 1974, para o partido liberal, o partido progressista e o partido democrático trabalhista. Dá para perceber o seu liberalismo e d os calmantes tomados na madrugada do dia 25 de abril de 1974.
    Talvez seja de lembrar quem enfrentou os cornos do touro posto à solta pelo homem do pingalim. Cavaco inexistia, Sá carneiro não se percebeu o papel e depois adoeceu gravemente, Freitas do Amaral era o herdeiro de Caetano. E quem foi que enfrentou Cunhal? O velho Soares, Magalhães Mota, Sousa Tavares pai, Natália correia, vera lagoa , Helena Roseta e por aí. E a igreja, claro. Nesse tempo o futuro grande leader do Caramulo descia a Lisboa para ver o seu santo maior, o camarada Álvaro Cunhal.

    Gostar

    • PiErre permalink
      16 Janeiro, 2015 22:04

      Ena! tanta gente junta!…

      Gostar

      • Filipe permalink
        17 Janeiro, 2015 00:16

        Pena não ser no campo pequeno, com o Otelo a liderar.

        Gostar

  6. Portela Menos 1 permalink
    16 Janeiro, 2015 23:46

    Existe uma significativa percentagem de eleitores que sabe muito bem o que aconteceu neste país, para os quais não são suficientes dois dedos de conversa para ficarem convencidos de que, afinal, nada de muito grave se passou com o governo de Passos Coelho e Paulo Portas.

    Gostar

    • Filipe permalink
      17 Janeiro, 2015 00:16

      Sim, adoraram o 44.

      Gostar

    • Tiradentes permalink
      17 Janeiro, 2015 07:41

      O que de grave se passou neste país foi a duplicação da dívida mais uns 30% escondida na gaveta, com os Carlos Santos Silvas deste país a arrecadarem as suas percentagens.
      É uma parte significativa de eleitores que gosta de ser literalmente enrabada não sendo gays.
      A Rabitfobia e a Doorsfobia é apenas um síndrome associado ao prazer metafísico da primeira tara.

      Gostar

    • Bolota permalink
      17 Janeiro, 2015 12:50

      Filipe e Tiradentes,

      O que fez o 44 e que fez Carlos Silva legitima o que fizeram Paulo Portas e Passos Coelho??? Quando estes se forem embora a Portugal resta-lhe o nome e mesmo assim…

      Gostar

  7. 16 Janeiro, 2015 23:55

    E o “babush” a dizer que não queria ganhar por poucochinho.

    Sabia-lhe a pouco.
    Segurinho com poucochinho

    Tudo gente (à) séria.
    Vai arrasar…

    Gostar

  8. 17 Janeiro, 2015 01:57

    Portela, 23:46

    Portugal não foi governado entre 2005 e 2011. Sobretudo de 2008 a 2011, os tugas não foram intrujados, vilipendiados, usados, abusados. JSócrates & tais nunca existiram.

    Como eu o compreendo…perante a hipótese de ACosta ser PM…

    Gostar

  9. 17 Janeiro, 2015 02:11

    “Má sina” nossa, termos governantes parvos, ignorantes, incompetentes e freteiros: Mesquita Nunes, secretário de estado do turismo, afirmou ontem que o desenvolvimento do turismo (e com mais turistas) no Porto e no Norte deve-se a uma “estratégia” do governo…
    Rui Moreira já lhe respondeu, e bem !
    (in Público de hoje)

    Gostar

  10. Zegna permalink
    17 Janeiro, 2015 08:47

    Para mim as sondagens são tretas muitas manipuladas pela comunicação social depende que jeito e para quem vão servir . Tenho pena de muitos portugueses não usarem o direito ao voto e alegarem não existir alternativas , não escolherem nada e reclamarem ao mesmo tempo e dedicam-se a manifestações parvas e sem utilidade nenhuma . Nas ultimas eleições europeias 60% de abstenção ? Este numero é quem nada quer ou seja nada também vai ter . A democracia funciona com votos e com escolhas . O povo português que não vota destrói por completo quem aposta na mudança . Quem nada escolhe nada vai ter . Os direitos básicos dos portugueses como cidadãos e trabalhadores estão a ser destruídos por completo , quando todo for destruído se calhar também as outras escolhas acabaram.

    Gostar

  11. Almeida permalink
    17 Janeiro, 2015 09:10

    “Não me surpreendem por aí além os últimos resultados das sondagens, com o PS praticamente a par dos partidos da coligação”.

    Onde estão essas sondagens?

    Gostar

    • 17 Janeiro, 2015 09:53

      Que pergunta mais disparatada.
      Siga os links que coloquei, peça a alguém para fazer as somas, e vai ver que encontra a resposta.

      Gostar

      • Almeida permalink
        17 Janeiro, 2015 10:19

        Você é um brincalhão. Sondagem do CM, 6 pontos de diferença. Sondagem do Expresso, 11 pontos. O desejo não é uma regra do cálculo.

        Gostar

      • 17 Janeiro, 2015 12:45

        Por acaso nem é bem assim.
        Se aproveitarmos o melhor da duas, e é perfeitamente legítimo fazer essa manipulação porque é os que todos os jornais fazem, teremos Coligação 38,8% e PS 37,9%.
        São números para assustar.
        Mas mesmo os seus 6 pontos de diferença quando o presidente da CML quer uma maioria absoluta, também são números de assustar.
        Acho que na verdade, Eles ficaram assustados.

        Gostar

      • Almeida permalink
        17 Janeiro, 2015 17:44

        Pois aí é que você se engana. Com as eleições ainda distantes, com todos os tiros no pé que o PS tem dado, com poucos trunfos ainda jogados pelo PS (pois, o Portas tem uns telhados de vidro…) a manutenção desta diferença permite-nos recear pela inevitabilidade da maioria absoluta PS. Essa é que é essa…

        Gostar

      • 17 Janeiro, 2015 21:05

        A hipótese de o PS ter maioria absoluta é um bocadinho menor do que a do Benfica na próxima época ser campeão europeu.

        Gostar

  12. 17 Janeiro, 2015 14:11

    Almeida
    e
    fado,

    Então, e a abstenção ? E os nulos ?, que devem ser expressivos ?

    Gostar

    • Almeida permalink
      17 Janeiro, 2015 17:46

      Claro que sim. As sondagens são simples tendências que não permitem a conclusão do rui a.

      Gostar

  13. BEIRAODOS SETECOSTADOS permalink
    17 Janeiro, 2015 16:09

    Aproveito a citação de Mark Twain, publicada no Público: “If voting made any difference, they wouldn’t let us do it.”

    Tão claro, não é?
    Vao ver que, depois das elecoes, continuara tudo na mesma. Mudam as mosca mas a m….e mesma!

    Gostar

    • manuel permalink
      17 Janeiro, 2015 17:06

      Concordo, desta vez vou votar, mas o voto não vai resolver nada. Vamos ficar com uns 7 grupos parlamentares, pelo menos, e os partidos do “centrão” ou não terão maioria, ou será escassa.

      Gostar

  14. Portela Menos 1 permalink
    17 Janeiro, 2015 16:27

    só tenho pena de ser sistematicamente colocado em modo ” comentário espera moderação”; não se desse esse pormaior e mais idiotas úteis como filipe e tirandentes teriam mais oportunidades de brilhar 🙂

    Gostar

    • Bolota permalink
      17 Janeiro, 2015 20:28

      fossem apenas o filipe e tirandentes…entras no Blasfémia e apanhas com uma serie de posts de Helena Matos, um mais absurdo que o outro.

      Gostar

      • 17 Janeiro, 2015 21:08

        Mas porque é que o senhor vem visitar um sítio pelo qual sente repulsa?
        Não parece uma atitude muito inteligente, salvo se é masoquista.

        Gostar

      • Bolota permalink
        18 Janeiro, 2015 13:15

        Fado, nem sou inteligente nem sinto repulsa e quando sentir mando-te dar uma volta.
        O que eu disse foi que:( fossem apenas o filipe e tirandentes…entras no Blasfémia e apanhas com uma serie de posts de Helena Matos, um mais absurdo que o outro.) e sobre isto não disseste nada

        Gostar

      • 18 Janeiro, 2015 13:30

        Mas o que é que há a dizer.
        Eu gosto de visitar este blog, gosto de ler todos os autores, gosto de ler todos os comentadores, mesmo aqueles que se consideram burros e não acho nenhum post absurdo.
        Aliás o que é um post absurdo?

        Gostar

      • Bolota permalink
        18 Janeiro, 2015 14:36

        O que é um post absurdo? É um post escrito por alguém que critica aquilo que permanentemente alimenta.

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        19 Janeiro, 2015 01:54

        (…) post absurdo? um post escrito por alguém que critica aquilo que permanentemente alimenta (…) by Bolota

        Há muito que não lia uma definição de ironia tão … bonita 🙂

        Gostar

    • 17 Janeiro, 2015 20:31

      “Deixe lá”, pior estive eu, sempre advertido nos posts de VCunha e não só.
      Curiosamente por ocasião do Natal, VC compadeceu-se e retirou a advertência.

      Portela,
      então, o ACosta tem tomates para a pretendida função, ou nem uma coisa nem outra, tomates e função ?

      Gostar

      • 17 Janeiro, 2015 20:31

        Acima, para portela

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        19 Janeiro, 2015 01:56

        nunca fui adepto desse clube, sócio só do Sporting 🙂

        Gostar

    • manuel permalink
      17 Janeiro, 2015 22:08

      MJRB: um grupo para o partido do Marinho, outro para o Tavares e não sei se o PAN e Phodemos e outra porcarias não terão grupo.

      Gostar

      • 17 Janeiro, 2015 23:19

        Talvez o do MPinto eleja um ou dois deputados. Com os votos dos que ele já gozou com recentes declarações. A populaça-NADA não se importa de eleger populistas e futuros pajens do poder.

        O Livre, o PAN e o P(h)odemos não têm hipóteses de eleger deputados.

        Gostar

  15. 17 Janeiro, 2015 23:25

    manuel,

    rectifico: o Livre, porque integrado nas listas do P”S”, elege 1 (Tavares) ou 2 deputados. O P(h)odemos elege 1 (Joana ou Oliveira).

    Gostar

    • manuel permalink
      17 Janeiro, 2015 23:57

      Não concordo , o do Marinho já tem mais que o CDS/PP. E os outros partidos: livre, Pan e Phodemos vão ter votações relevantes.

      Gostar

      • 18 Janeiro, 2015 03:04

        O do Marinho “já tem mais” do que o C”DS”. As sondagens, certas sondagens, são quantidades encomendadas para excitar a populaça-NADA.
        O Livre, o P(h)odemos e o PAN obterão votos residuais. Os dois primeiros terão 1 ou 2 candidatos, se se anicharem nas listas do P”S”. Foi para isso que o Livre foi criado…

        Gostar

Trackbacks

  1. Nuvens no horizonte de António Costa… (2) | O Insurgente
  2. maioria silenciosa 2 | BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.