Saltar para o conteúdo

Evolução da propaganda

3 Março, 2008

Ver com atenção este trailer do Inconvenient True. Em particular as imagens que ilustram a emissão de CO2 (na verdade aquilo que se vê não é CO2), as imagens do gelo a cair no mar e a representação gráfica da inundação da Florida.

Agora comparar com este video de 1958:

Em 50 anos, a forma escolhida para assustar as pessoas com catástrofes evoluiu muito pouco.

29 comentários leave one →
  1. 3 Março, 2008 01:01

    Propaganda João ? Eu continuo sem perceber a sua obstinação em não entender que este assunto está cientificamente resolvido. E digo-lhe mais, se podemos acusar de propaganda estes vídeos então a comparação que está a fazer do ponto de vista cientifico é exactamente o quê? Explicação racional ? E sim é verdade que há mais de 50 anos que se postula esta hipótese. Há 50 anos era apenas uma hipótese, hoje infelizmente já passou muito para além disso. Não se trata de assustar as pessoas. Trata-se de um problema real que se não for endereçado já será sem retorno. Mais uma vez remeto-o para a revista americana Scientific Americain que creio estar acima de qualquer suspeita e convido-o a ler os artigos e já agora convido-o a fazer a análise comparada daquilo que se dizia há bem menos tempo para perceber como a comunidade cientifica evolui de opinião. Pode fazê-lo com os arquivos da dita revista . Há de reparar que de uma postura de cepticismo se evoluiu à medida que os dados começaram a não deixar dúvidas como convém a qualquer processo cientifico.

    Gostar

  2. Anónimo permalink
    3 Março, 2008 02:35

    “este assunto está cientificamente resolvido.
    Fernando Vasconcelos”

    Convido-o a rever a sua posição.
    E que não há nenhuma prova científica de que haja aquecimento global por razões antropomórficas.

    Gostar

  3. 3 Março, 2008 02:35

    Sim, mas apesar de tudo trata-se de assustar com base na verdade.

    Gostar

  4. fvaz permalink
    3 Março, 2008 04:28

    É incrivel de facto. Até os glaciares alinham nesta onda de alarmismo. Derretem como gelados de crianças. Nos Alpes. Na Gronelândia. Nos Andes. Na Patagónia. No Alaska. O Kilimanjaro já não tem neve? Mas aquilo não fica em África? E a Antárctida? Está feita com o Gore. Gore já se sabe, é género cinematográfico. De terror.

    Já o género favorito do João Miranda é a comédia.

    Gostar

  5. balde-de-cal permalink
    3 Março, 2008 08:30

    ainda não compreendi como este país de sábios está no actual estado de agonia. toda a gente sabe de tudo menos eu. os meus quase 77 permitem-me verificar que ao longo das décadas ouvi explicações diversas destes sábios para o mesmo fenómeno.é o descrédito dos que gritam lá vem lobo.os ecotalibans olham para o universo como algo de estático.em politica têm a mesma posição.

    Gostar

  6. Zenóbio permalink
    3 Março, 2008 08:36

    O João Miranda teria vivido bem no tempo de Galileu. Possivelmente, lá no fundo o JM ainda acredita que o sol gira em volta da terra.
    Negar factos cientificamente provados, por mero despeito ideológico nunca será a atitude mais inteligente.

    Gostar

  7. 3 Março, 2008 09:16

    O que é interessante é que eles só mostram o lado negativo do que eventualmente poderia acontecer. Por exemplo, já li algures que África beneficiaria muito com estas alterações climáticas e que o deserto do Sarah deixaria de existir para se tornar numa área verdejante. Mas a única maneira que eles conseguem chamar a atenção é criar medo nas pessoas, cada um só pensa no que lhe pode acontecer. Sabem jogar muito bem com isso, parecem vendedores de seguros.

    Gostar

  8. 3 Março, 2008 09:55

    Mas há algum post do Comissário Miranda
    Que não seja propaganda ?

    Gostar

  9. lucklucky permalink
    3 Março, 2008 10:47

    Vai ficar na história esta manipulação da ciência para fins políticos: O desejo de controle das pessoas por uma burocracia mundial.

    Veja-se este exemplo de mudanças climáticas de 1830:

    http://omniclimate.wordpress.com/2008/02/26/leopardi-1832-onclimate-change/

    “It is certain that seasons’ natural order is worsening. Here in Italy it is common saying and lamentation that the half-seasons have disappeared; and in this confusion, it’s without doubt that the cold is advancing. I have heard my father that in his youth, in Rome, on the morning of Easter Sunday, everybody would change into summer clothes. Nowadays whoever can afford not to sell his shirt, I can tell you he’s very careful not to abandon any winter piece of clothing”. This is what Magalotti wrote in 1683.”

    Para ler em Italiano Ver o parágrafo 39:http://www.leopardi.it/pensieri.php

    ——————————————-
    Outra mentira vinda dos jornais e das agências é de que a passagem entre o Alaska e a Sibéria se abriu pela primeira vez: O exemplo da mentira aqui: http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/6995999.stm

    Ora Amundsen fê-lo no inicio do Século:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Roald_Amundsen

    Este barco também o fez nos anos 40:
    http://www.vancouvermaritimemuseum.com/page216.htm

    E muitos outros o fizeram em vários períodos do Séc XX.

    Gostar

  10. ... permalink
    3 Março, 2008 10:48

    Parabéns Tina, por me fazer começar o dia a sorrir. Afinal o aquecimento global é maravilhoso para a nova pradaria so Sarah!!

    Gostar

  11. Filipe permalink
    3 Março, 2008 12:37

    Factos:

    Em 1958 2+2=4
    Em 2008 2+2=4

    Gostar

  12. JoãoMiranda permalink
    3 Março, 2008 12:56

    ««Factos:

    Em 1958 2+2=4
    Em 2008 2+2=4»»

    Claro. E o melhor veículo para conhecer os factos é o Inconvenient True, que afirma basear-se nas últimas descobertas da ciência, mas que por outro lado diz o mesmo que um filme com 50 anos. Até os erros são os mesmos. Imagens de vapor de água condensado para ilustrar as emissões de CO2, imagens de um glaciar em plena actividade para ilustrar o degelo, inundação de áreas que só seria possível se o degelo demorasse centenas de anos.

    Gostar

  13. Anónimo permalink
    3 Março, 2008 16:29

    Gráfico com a evolução das temperaturas segundo 4 formas diferentes de medição (2 terrestes + 2 satélites)

    O que mostra o gráfico ? Mostra uma tendência de descida desde o ano 2002. Isto é uma fraude ? Não não é. A fraude é o Sr.Gore e muchachos.

    Basta ter um pouco de neurónios para perceber que não é do CO2. Não é preciso ser cientista, até um puto de 10 anos chega lá se olhar para os factos. Aos que Deus não agraciou com um cérebro, se quiserem eu ajudo. Quantos gases de estufa existem ? Muitos. Qual é o mais importante ? Vapor de água ? Qual é a percentagem do CO2 entre estes gases ? Cerca de 10-20%. Qual é a percentagem destes 10-20% do CO2 na atmosfera que tem origem no homem ? 1 para 11,000.

    Se mesmo assim não compreendem onde está a fraude, paciência, comprem ou aluguem um cérebro.

    Gostar

  14. Anónimo permalink
    3 Março, 2008 16:56

    É incrivel de facto. Até os glaciares alinham nesta onda de alarmismo. Derretem como gelados de crianças. Nos Alpes. Na Gronelândia. Nos Andes. Na Patagónia. No Alaska. O Kilimanjaro já não tem neve? Mas aquilo não fica em África? E a Antárctida? Está feita com o Gore. Gore já se sabe, é género cinematográfico. De terror.

    Olhe para esta imagem muito bem:

    A imagem é de ontem. Sabe o que mostra ? A maior cobertura de gelo e neve do hemisfério norte dos últimos 30 anos (desde 1978).

    E a Antárctida?

    A Antárctida teve no Inverno passado (nosso Verão) a maior cobertura de gelo desde que há registos (desde 1965).

    Gostar

  15. jotabil permalink
    3 Março, 2008 17:57

    Caros

    Mas aprendi que a era cenozóica….além da agnostozóica, da paleozóica e da mesozóica….continha em si quatro períodos glaciares e que estávamos a sair do quarto.
    Tudo parece indicar de que assim sucedeu. Já não é verdade aquilo que aprendi?…Agora tenho que contar com o factor humano como interventor à dimensão cósmica?….hum!!!!
    O Al Gore que volte a estudar a geologia como deve ser e que se deixe de trêtas…o planeta terra atravessa no seu movimento de translacção regiões vastas e diversas do universo, basta uma variação infinitésimal dos factores que determinam o equilibrio do universo nessas regiões para que a terra mude de clima radicalmente. Qual será o fim que se pretende obter com esta propaganda sobre o homem-massa?.
    Talvez o homem tenha instrumentos capazes de influenciar o caminho da natureza…..como …por exemplo…a força da desintegração nuclear….mas isso é apenas um instrumento cuja acção ainda não domina, totalmente, nos seus efeitos….e que a natureza com mais ou menos tempo neutralizará…o homem não pode ser tão visionário….e apenas existem fins mercantis nesta dimensão de mêdo sugestionado por uma propaganda para o grupo alvo dos incultos….ou que nunca viram, nascer o sol nas abarcas das serranias….ou talvez..parir uma coelha.
    Ele há cada um!!!!!!

    Gostar

  16. Justica permalink
    3 Março, 2008 19:21

    A imagem é de ontem. Sabe o que mostra ? A maior cobertura de gelo e neve do hemisfério norte dos últimos 30 anos (desde 1978).

    Esta gente não se safava em tribunal.
    Ouça, para se saber se é a maior cobertura de gelo (e não neve!) dos ultimos 30 ou 50 anos, tem que aprensentar todos os mapas da NASA dos ultimos 30 a 50 anos.
    Isto se a NASA os tiver, ou o Google Maps. Que não têm. A ultima ida a lua foi em 72.

    Como se forja «factos»? Pega-se numa foto e diz-se: ” esta foto do ano passado prova que nos ultimos 30 anos houve o maior gelo de sempre no Alasca e arredores”.
    E os patinhos caem que nem moscas.

    Até acredito que haja mudanças climáticas devido a poluição, mas este exagero e falta de senso é confrangedor.

    Gostar

  17. 3 Março, 2008 19:36

    Importante – petição pelo cessar fogo em Gaza:

    http://www.avaaz.org/en/gaza_ceasefire_now/4.php?cl=58283944

    Gostar

  18. Mafu permalink
    3 Março, 2008 20:24

    Sim Sofia…é sobre os misseis que o Hamas envia todos os dias para Israel ás dezenas? Vamos lá cessar esse fogo!!

    Gostar

  19. 3 Março, 2008 20:26

    Mafu,

    Bora!

    Gostar

  20. 3 Março, 2008 20:27

    PS: deixei-lhe resposta mais completa no post acima.

    Gostar

  21. fvaz permalink
    3 Março, 2008 20:42

    http://www.nnvl.noaa.gov/IPY/quickscatice.mov
    http://www.star.nesdis.noaa.gov/star/IceSymposium.php
    http://www.arctic.noaa.gov/soa2006/

    Anónimo:

    O curioso é que a sua fonte também promove simpósios alarmistas com o título: “Impact of an Ice-Diminishing Arctic on Naval and Maritime Operations” e tem videos com o título “animation of diminishing polar ice from 2005-2007”.

    E, convém recordar, dessa agência (governamental)já foi afastada gente que publicou estudos não alinhados com Washington.

    Gostar

  22. 3 Março, 2008 20:48

    “A imagem é de ontem. Sabe o que mostra ? A maior cobertura de gelo e neve do hemisfério norte dos últimos 30 anos (desde 1978).”

    Mas então como é que isso encaixa com a teoria de que o gelo no Ártico não tem vindo a decrescer desde 1978?

    Gostar

  23. 3 Março, 2008 21:23

    queria dizer “que o gelo no Ártico TEM vindo a decrescer”…

    Gostar

  24. Anónimo permalink
    4 Março, 2008 13:36

    Anónimo:

    O curioso é que a sua fonte também promove simpósios alarmistas com o título: “Impact of an Ice-Diminishing Arctic on Naval and Maritime Operations” e tem videos com o título “animation of diminishing polar ice from 2005-2007″.

    E, convém recordar, dessa agência (governamental)já foi afastada gente que publicou estudos não alinhados com Washington.

    Então veja lá a sua sorte. Eu podia recorrer a fontes obscuras financiadas por lobby’s, mas para sua sorte, recorro a dados de fontes crediveis. E faço-o porque não estou a inventar nada, estou a apresentar factos. Não me interessa discussão religiosa nesta matéria, interessa-me discutir factos que apresentei (descida das temperaturas nos últimos anos por ex.) e do qual não encontro grande eco nem grandes explicações nos sitios do costume, os tais habitualmente alarmistas para o que se está a passar actualmente no hemisfério norte e que se passou o ano passado no hemisfério sul. O mais curioso é que nas últimas semanas os Media tem sido inundados de notícias sobre estudos, mas datados, estudos que não tiveram ainda em conta o último ano, o que não deixa de ser curioso, pois percebe-se que há uma agenda mediática global mas não se percebe muito bem quem controla essa agenda.

    O Ártico teve um rombo incrivel em Setembro passado. Sim, é um facto, um mínimo histórico. Mas o que é este mínimo histórico ? É um mínimo desde que há registos, ou seja, desde há algumas décadas. E o que representam décadas no clima da Terra ? Nada !

    Falou-se tanto do Ártico e da abertura Passagem do Noroeste. Será que ninguém tem alguns neurónios para pensar em porque raio aquilo se chama de “Passagem” há tantos séculos ? E se tanto se falou dos mínimos do ano passado, porque é que agora ninguém fala na recuperação em curso ?

    De acordo com os dados, a recuperação no Ártico é boa, mas ainda está com anomalia negativa, mas já se ultrapassou os niveis dos últimos 3 anos pelo menos, já não é mau. Ainda estamos um pouco longe dos valores de há 10 ou 20 anos, mas como só temos registos fiáveis desde os anos 70 a questão das médias e das anomalias é relativa, pois os registos podem ter-se iniciado num ciclo com muito gelo no Ártico.

    Anomalias no Hemisfério Norte desde 1978:

    Mas se observar as anomalias globais, dos 2 hemisférios, verá que aqui há uns meses houve anomalia positiva e mesmo agora estamos muito próximos da média. O que não deixa de ser surpreendente, pois era suposto estarmos num processo irreversível e nunca num cenário de recuperação e até com anomalias positivas…. Que eu saiba o CO2 lançado pelo homem para a atmosfera cresce constantemente.

    Anomalias globais:

    Gostar

  25. Anónimo permalink
    4 Março, 2008 13:45

    Mas então como é que isso encaixa com a teoria de que o gelo no Ártico não tem vindo a decrescer desde 1978?

    Tina, o gráfico que apresentei era cobertura de gelo + neve. E aqui há dias foi a maior dos últimos 30 anos no hemisfério norte. Quanto ao gelo do Ártico propriamente dito, veja a resposta anterior. Ainda está abaixo da média mas deu-se uma excelente recuperação nos últimos meses. Claro que esse facto será sempre minimizado pelos do costume, as boas notícias não interessam, mas não escapa uma única má notícia para depejar nos Media.
    Não tenho agora aqui a fonte, mas penso que foi a mais rápida recuperação de gelo no Ártico desde que há registos, foi surpreendente, e seguramente que apanhou muitos cientistas desprevenidos e poucos são os que tem falado no assunto.

    Gostar

  26. Afonso Azevedo Neves permalink
    4 Março, 2008 15:23

    Ambientalismo como uma religião aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Vv9OSxTy1aU&feature=related ( o CAA vai adorar esta)

    Aquecimento Global aqui: http://www.youtube.com/watch?v=noec6Xkx73k

    Gostar

  27. 4 Março, 2008 17:12

    Obrigada.

    Gostar

  28. Jandui permalink
    30 Junho, 2008 20:34

    em 1200, os vinkings ocuparam a Groelândia: na época uma ilha sem gelo ou com gelo somente no topo das grandes montanhas…

    2007 foi o ano mais frio deste século.
    Observa-se que 2008 deve ser mais frio que 2007.

    Enfim, a terra está a esfriar…

    será que é devido ao aquecimento global hehehe

    Gostar

Trackbacks

  1. Michael Crichton e o aquecimento global «

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: