Handicapping
3 Abril, 2008
Finalmente uma boa notícia para o futebol português. A introdução de handicaps. A equipa que ganha quase sempre começará o campeonato com alguns pontos de atraso (por exemplo, seis). O campeonato ficará mais equilibrado. Ao contrário do que é habitual, poderá ser disputado até ao fim.
60 comentários
leave one →

Tendo em conta que os 3 campeonatos anteriores se decidiram nas últimas 2 jornadas, o comentário sai um pouco ao lado.
GostarGostar
cretinices.
Em vez de se preocupar com as vigarices que possibilitaram vitórias quando o equilibrio existia, tenta esconder porque lhe interessa. O sr. é desonesto.
GostarGostar
Estando apenas e causa supostamente a época de 2003/2004 as seguintes tambem são ao lado.
Ou não?
2004/2005
2005/2006
2006/2007
2007/2008
Será que sei contar?
e não esquecer que nestas ultimas tres tivemos vergonhosas e arrepiantes arbitragens (beira-mar? belenenses?) que deram pontidos de aproximaçao.
Mas concordo com os handicaps.
O FCP deveria por regra e não por estas razões, iniciar os campeonatos não com seis mas com dez pontos negativos, nos proximos dez anos.
Teriamos um campeonato disputado a seis pontos no final mais coisa menos coisa o que elevaria a qualidade geral do futebol das outras equipas.
Isso sim é que era tomar medidas certas.
O resto é folclore sem prespectiva de futuro.
GostarGostar
25 anos de roubos descarados “desculpados” com 6 pontecos. Ainda este campeonato a roubalheira foi monumental, mesmo com tantos pontos de avanço. Entende-se agora o porquê, foi tudo feito em coligação com esta liga azul-verde para que o fóculporto não sofra nada e possam dizer que puniram a corrupção azul e branca. A máfia é fortissima e tem todos os componentes italianos. Gente infiltrada nos juizes, PJ, claques, tudo… Miséria de país. E depois há bom tuga os chicos espertos como o PdC são sempre admirados.
GostarGostar
Se não fosse pedir muito, pode-se investigar o campeonato de 2004-2005?
GostarGostar
Era bom. Aquela defesa do Baía dentro da baliza ficou sempre atrevessada. Para já não falar no escandaloso Penafiel-Benfica e os jogos com o Estoril onde os da linha de Cascais podiam fazer tudo menos tirar olhos.
GostarGostar
Na irlanda o PM é suspeito de corrupção. Pois bem, o que fez? Demitiu-se. O que se faz cá? PdC é elevado a heroi, porque no fundo o tuga admira o chico-esperto
GostarGostar
6 pontos por corrupção. 6 pontos por erro administrativo. são comparáveis, claro!
GostarGostar
Não precisa de investigar. Basta um pouco de memória.
GostarGostar
Andy Capp era um boneco desenhado por Reginald Smythe, que o Primeiro de Janeiro deu à estampa com o nome de
“Zé do Boné”
GostarGostar
Se isto fosse um País decente deviam baixar de divisão! Foram 25 anos de vergonhosa corrupção perpetrada pelo FCP e o seu «capo» presidente!
O “Handicapping” de que fala, foi o que os outros clubes sofreram nas últimas décadas de terror: sem “Frutinhas”, sem “Cafés com Leite”, sem “Guímaros”, sem “Calheiros”, sem “Guardas Abeis”, sem “Apitos Dourados”, etc., como é que podiam ganhar? Como!?
GostarGostar
Em Itália, a “Vecchia Signora” fez trafulhice e desceu de divisão. A questão foi resolvida no espaço de meses, a sentença aplicada e a vida continuou. O que vale é que lá é que são mafiosos e corruptos e aqui são tudo bons rapazes…
GostarGostar
Tanto funciona que meteram Vale e Azevedo na prisão.
GostarGostar
25 anos de corrupção? Antes ou depois do 25 de Abril? E também foi assim que ganhamos duas ligas dos campeões! Para o anos há mais!!! LOL LOL
GostarGostar
Tadinho do fêcêpê… é tão perseguido…
Se os outros clubes quiserem mesmo competir com o FCP o melhor que tinham a fazer era pagar o mesmo preço que que o FCP aos árbitros.
Estaria assim estabelecido um princípio liberal de livre contrato entre as partes, acabando com essa infame intromissão de instâncias externas aos clubes.
GostarGostar
No país onde as vitimas do caso Casa Pia vão ser interrogadas pela quinta vez para se certificarem que não estão mesmo a mentir, só porque existe uma consideração pública por alguns dos arguidos, seria de esperar que no futebol fosse diferente?
Como alguém disse neste blog há dias, vivemos no país Utopia. Onde tudo é como queremos que seja. Só quando o estrangeiro nos entra pelas televisões e portas adentro é que percebemos o quão ridículo somos.
GostarGostar
Só não quer ver quem não quer…a começar pelos jornalistas que há muitos anos que sabem de tudo isto e não têm coragem de contar o que sabem. O penta (lembram-se?) que grande farsa…
Só não acredita quem é parvo!
Eu das poucas vezes que fui ao Porto, presenciei nessa mesma noite logo a seguir ao jogo F.C.Porto – Lens (no ano em que o Porto foi campeão na taça uefa) o Sr. Reinaldo Teles e Cia. com os àrbitros do jogo na putice!
Se fazem isso com àrbitros internacionais imaginem com os daqui!
GostarGostar
Mal vai o campeonato em que o segundo, até à data, classificado já não se contenta com a subtracção de seis pontos ao primeiro e nem de dez ou dezasseis, se só queria vê-lo humilhado num trambulhão para a segunda.
Saudades de quando o fascismo não tolerava outro título para ofertar aos pais de família.
E tá tão fraco, tão fraquinho o Benfica que nem com polícia, tribunais e políticos, juntos à tradição gloriosa, chegam pa levantar a galinhola.
Me perdonem, caros adeptos, mas por mim não me importa que o Benfica pene enquanto não merecer mais que o que mostra, uma tristeza. Que nem ajudado, é verdade, confessem, porra, nem ajudado e levado de carrinho, ao menos por cada três equipas de arbitragem em cinco, merece ir além da miséria em que caiu desde que da cadeira caiu também outro.
E santantónio me ajude de ainda ser maluquinho por galinheiro. Já doença de família, não tem dúvida.
GostarGostar
“Na irlanda o PM é suspeito de corrupção. Pois bem, o que fez? Demitiu-se. O que se faz cá? PdC é elevado a heroi, porque no fundo o tuga admira o chico-esperto”
Este está a referir-se, tudo o indica, ao do pó branco dos pneus.
GostarGostar
Dívida fiscal
Ferreira Leite despachou a favor do Benfica
04.06.2002 – 10h31 João Ramos de Almeida
O Governo negou ter feito um acordo com o Benfica. A ministra das Finanças mostrou-se chocada com as acusações de conluio. Na verdade, Manuela Ferreira Leite despachou como o clube pretendia.
As acções da SAD foram aceites como garantia para impugnação da sua dívida fiscal do Benfica.
Ao contrário do que afirmou aos deputados, a ministra de Estado e das Finanças, Manuela Ferreira Leite, teve uma intervenção directa no “dossier” fiscal do Sport Lisboa e Benfica. A ministra assinou um despacho em que corroborou o parecer da administração tributária sobre a avaliação das acções da sociedade desportiva (SAD) do clube. Dessa forma, interpretou a lei no sentido favorável ao clube, ao aceitar esses títulos como uma garantia idónea para a impugnação da dívida fiscal por parte do Benfica.
olhaem lá galinholas
GostarGostar
Assim até o Mamassoude era campeão!!!
Relativamente ao ano que o Benfica foi campeão:
1) Benfica – Braga ( 0-0) Golo limpo invalidado a um avançado João Tomás do Braga. Quando instado a comentar o lance, por um jornalista, Jesualdo Ferreira escudou-se no já dogmático “não comento arbitragens…”. Árbitro: JOÃO FERREIRA.
2) Académica – Benfica (0-1) Golo de Nuno Gomes precedido de uma situação de fora-de-jogo. Árbitro: PAULO PARATY.
3) Guimarães – Benfica (1-2) Ficou por marcar mais uma grande penalidade contra o Benfica, sendo “substituída” por um livre, mesmo à entrada da área, do qual resultou o 2º golo do Benfica. Árbitro: JORGE SOUSA.
4) Gil Vicente – Benfica (1-1) O golo do Benfica surge 1, 5 minutos depois do tempo de compensação através de mais uma simulação de livre. Árbitro: DUARTE GOMES.
5) Marítimo – Benfica (1-1) Simulação, livre inventado e golo. Árbitro: BRUNO PAIXÃO, pois claro!
6) Benfica – Estoril (2-1) Karadas no seu melhor e na única coisa que sabe fazer… mergulho, penalty e… a tal vitória do costume. Árbitro: PAULO PEREIRA
7) Benfica-Rio Ave (3-3) O golo que dá o empate ao Benfica mais uma vez é marcado a partir de posição irregular. Ordens da APAF? Árbitro: NUNO ALMEIDA
8) Nacional-Benfica (0-1) Mais uma grande penalidade que ficou por assinalar a favor dos nacionalistas. Árbitro: BRUNO PAIXÃO, pois claro!
9) Benfica-União de Leiria (1-1) Já depois de ultrapassado o tempo de compensação, o árbitro transforma uma falta cometida por Karadas, a favor da equipa da Luz, resultando daí o golo da APAF que faria o empate. Árbitro: JOÃO FERREIRA.
10) Estoril-Benfica (1-2) Penalty por assinalar a favor do Estoril, 1ª expulsão aos 20’ pelo apalavrado Rui Duarte, 2ª expulsão ‘por palavras’, antes da reviravolta. Este jogo do Algarve, encontra-se sob investigação da PJ. Árbitro: HELIO SANTOS, o amigo!
11) Benfica-Belenenses (1-0) Mais um penalty ridiculamente assinalado a favor do Benfica, e um por assinalar para cada lado. Árbitro: MÁRIO MENDES, o super mário!
12) Benfica-Sporting (1-0) Golo em falta na marcação de uma falta simulada no local certo. Mais uma obra de arte de… Árbitro: PAULO PARATY.
13) Boavista-Benfica (1-1) Grande penalidade da ordem, super duvidosa, tendo ficado por assinalar uma outra contra o Benfica, quando Diogo Valente se dirigia para a área encarnada. Árbitro: PEDRO HENRIQUES.
14) Só foi pena a final da Taça de Portugal, depois de 11 anos hibernados, apenas conseguiram sair da toca por uma semana, para cedo regressarem, digerindo uma dobradinha à moda de Setubal! Fez-se justiça com a vitória do Setúbal, que deveria ter defrontado a Oliveirense, mas por vontade própria do sr Bruno Paixão que, após os seus 3 penaltys e dois cartões vermelhos, decidiu que quem ia à final era o seu clube do coração. É por estas e por outras que o sr. Vieira mandou gravar um DVD e reconheceu que «o futebol português lhe metia nojo». Parabéns, sr Filipe Vieira.
15) Não admira portanto que jornalistas como Ferreira Fernandes tenham escrito: “ASSIM NÃO QUERO! Este ano é para esquecer. Cá estarei para o ano, para sair à rua, gritando pelo meu Benfica que ganhou um campeonato, o primeiro limpamente ao fim de uma dúzia de anos. Sou benfiquista e estou incomodado. Envergonho-me pelos favorecimentos ilegítimos que, esta época, o Benfica teve. Sendo benfiquista, não posso dizê-lo? Não importa, digo-o na mesma. Irritam tantos anos sem ganhar um campeonato, mas não me ofendam!”
GostarGostar
“Nherie Diz:
….
Eu das poucas vezes que fui ao Porto, presenciei nessa mesma noite logo a seguir ao jogo F.C.Porto – Lens (no ano em que o Porto foi campeão na taça uefa) o Sr. Reinaldo Teles e Cia. com os àrbitros do jogo na putice!”
Desculpa lá a pergunta: para presenciares o Reinaldo na putice tu estavas onde? Numa igreja, não? Compreendi-te…!!!
GostarGostar
Eu por mim tanto descia o Benfica (/me benze-se) como descia o Porto ou seja quem for que tenha estado envolvido nestas negociatas e putedo. Acima de tudo gosto de ver futebol e do bom, o que vem sendo cada vez mais difícil na nossa Liga. Valha-nos a SportTv e os belíssimos espectáculos que a Premier League nos proporciona.
Que o Porto é corrupto todos o sabemos. É o sistema que temos tido nos últimos anos, desde sempre quiçá. Infelizmente é assim que funciona a coisa, dado que o Benfica ou o Sporting também só conseguem ganhar quando fazem o mesmo.
GostarGostar
Jorge Coroado confirma Howard King
Jorge Coroado:
“Na minha altura eram pessoas ligadas aos clubes que nos ofereciam favores sexuais. Uma pessoa esperava-nos no aeroporto e tratava de tudo.”
Correio da Manhã
Howard King:
“Nessa noite (anterior ao jogo entre o Sporting e o Dínamo Minsk) levaram-me a um clube, em Lisboa, onde se encontravam muitas raparigas das mais belas e bonitas. O fulano que me acompanhava disse: “Escolha!” Respondi que não compreendia o que aquilo significava mas ele esclareceu: “De entre todas estas raparigas, você pode levar consigo a que mais lhe agradar.” E eu claro, escolhi uma loira, alta, a mais bela mulher que vi em toda a minha vida”
Uns anos mais tarde, Mr King regressa a Portugal para dirigir o Benfica – Sparta de Praga. Eis as suas afirmações:
“O valor dos presentes que me enviaram excedeu em muito o limite de 40 libras (cerca de 10 contos) a que estamos autorizados. Fui almoçar com o delegado da UEFA a esse encontro, que era, simultaneamente o Presidente do Comité de Arbitragem da UEFA, que ao ver as prendas que eu recebera disse imediatamente: “Você está a colocar-se em situação difícil”. Claro que concordei mas a arbitragem do dia seguinte não deu margem para reparos. Não lhe falei no entanto, na rapariga que esteve comigo na noite anterior. Ela não me pediu dinheiro e eu, como é natural, nada lhe ofereci.”
A Bola
GostarGostar
““Na irlanda o PM é suspeito de corrupção. Pois bem, o que fez? Demitiu-se. O que se faz cá? PdC é elevado a heroi, porque no fundo o tuga admira o chico-esperto”
Este está a referir-se, tudo o indica, ao do pó branco dos pneus.”
O marfim agora vem em po?
GostarGostar
O Que Tu Queres Sei Eu!, eu nem sou lampião, mas olhe que isso foi há pouco tempo e está aí muita mentira nesses jogos…olhe que as pessoas têm memória. É curioso não referir o SLB-FCP.
GostarGostar
Apito Dourado’: Rendimentos
Presidente do FC Porto com salário milionário
Pinto da Costa ganha por mês cinco vezes mais do que disse à juíza do Tribunal de Gondomar e à Relação do Porto, no âmbito do ‘Apito Dourado’, depois de ter sido detido para primeiro interrogatório em Dezembro de 2004. O dirigente do FC Porto garantiu nessa altura que auferia dez mil euros mensais da SAD portista e repetiu-o depois variadas vezes. Para corroborar a versão do presidente, a SAD do Porto emitiu um comunicado em que confirmava a mesma quantia.
As declarações de IRS, consultadas pelo CM, indicam que Pinto da Costa não disse toda a verdade. No ano de 2005 o presidente dos azuis-e-brancos declarou cinco vezes mais do que disse à juíza. Um total anual de 697 mil, 229 euros e 13 cêntimos, rendimentos de trabalho dependente e cujo pagador consta como sendo a SAD do FC Porto, com morada no Estádio do Dragão, entrada Poente, porta 3. O total, dividido por 14 meses, dá uma quantia mensal de aproximadamente cinquenta mil euros.
Aquela declaração revela também um aumento substancial no ordenado do número um dos azuis–e-brancos nos últimos anos. Em 2003 a SAD apenas lhe tinha pago 269 mil euros. No ano seguinte os montantes subiram para 360 mil euros, valor que quase duplicou no ano seguinte.
As últimas declarações, de 2006 e 2007, dão também conta de que os salários se mantêm nos mesmos valores – 697 mil. Ainda segundo o CM apurou, Pinto da Costa não tem qualquer viatura em seu nome. OToyota Lexus em que habitualmente se faz transportar está em nome da SAD, sendo utilizado devido à sua qualidade de presidente do conselho de administração.
Na última declaração de rendimentos o presidente apresentou também a compra de duas casas. Uma em São Mamede de Infesta, Matosinhos, avaliada em 415 mil euros, e um prédio rústico em Árvore, Vila do Conde, com um valor residual.
A casa onde morava com Carolina, na Madalena, em Gaia, também não lhe pertencia. Estava em nome da imobiliária de Cedofeita, da qual é sócio e que apresenta lucros bastante baixos. Em 2005, por exemplo, Pinto da Costa apenas declarou rendimentos desse negócio na ordem dos 7500 euros. Nos anos seguintes a mesma imobiliária nem sequer lhe trouxe qualquer mais-valia. O escritório do Porto também está registado em nome de terceiros.
BOAVISTA DEFENDE-SE COM MORGADO
Maria José Morgado, responsável pela reabertura de vários processos do ‘Apito Dourado’ relativos ao Boavista, é agora argumento de defesa dos axadrezados nos processos abertos pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes.
Isto porque os três jogos em que os boavisteiros são acusados de coacção à equipa de arbitragem foram já arquivados pelo Ministério Público, dois deles sob a coordenação da equipa especial de Morgado. ‘Esses despachos serão a nossa melhor defesa’, asseverou Álvaro Braga Júnior, presidente da SAD boavisteira, em conferência de imprensa.
Braga Júnior seria complementado pelo presidente Joaquim Teixeira, que não coloca a hipótese de o clube ser condenado com a descida de divisão. ‘Estamos convictos de que temos o conforto da razão do nosso lado’, referiu.
Despreocupação partilhada pelos advogados aos quais o Boavista entregou o caso, Adelina Trindade Guedes, igualmente administradora da SAD, e Carlos Quaresma. Para Quaresma, o ponto central é se a alegada coacção foi ou não consumada. ‘Para nós nem sequer há ilícito. Mas a haver é preciso aferir se a coacção foi consumada. Se sim, a sanção prevista é a descida de divisão, caso contrário a pena fica pela perda de pontos e multa’, sublinhou o advogado.
O clube do Bessa é acusado de coacção aos árbitros dos jogos Benfica-Boavista (3-2), Belenenses-Boavista (1-1) e Académica-Boavista (0-0), todos da época 2003/04. Já João Loureiro, então presidente, é acusado apenas nos dois primeiros, sendo que no jogo com a Académica terá sido o major a exercer influência sobre a equipa do árbitro Jorge Sousa.
‘MAIS VALE PERDER PONTOS AGORA’
Lobo Xavier defende que ‘mais vale perder os pontos agora’, evitando arrancar a próxima época com menos seis pontos. O administrador da SAD portista afirmou que o clube tem de ‘fazer o possível para que tenha o menor prejuízo’, defendendo assim que o FC Porto não deve recorrer da nota de culpa emitida no âmbito do processo disciplinar instaurado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
O administrador da SAD fez ainda questão de salientar que ‘não é o clube ou os adeptos que estão envolvidos’ nas acusações que têm surgido a público.
Considerou ainda ser louvável que, ‘sem prejudicar o clube, Pinto da Costa se defenda sozinho das acusações’. ‘Se aceitar a penalização não quer dizer que aceite os factos’, concluiu.
DISCURSO DIRECTO (Soares Franco, presidente do Sporting, critica lentidão da Justiça)
‘ESPERA NÃO É BENÉFICA’
– Como reage às acusações ao FC Porto e a Pinto da Costa?
Soares Franco – Não há condenações e nós só reagimos a condenações.
– E ao facto de só três anos depois os clubes poderem ser punidos?
– Lamentamos a pouca celeridade. Esta espera não é benéfica para o futebol português.
– Refere-se à justiça desportiva?
– Celeridade implica as duas justiças. A justiça desportiva deve ser mais rápida a actuar.
– O FC Porto deve ser punido esta época ou na próxima?
– Gostávamos que o próximo campeonato não começasse coxo.
– Dias da Cunha deixou os dossiês do ‘Apito Dourado’ em Alvalade?
– Essa é uma questão privada do Sporting. Dias da Cunha lutou para que o processo fosse aberto e somos o único clube que não está implicado.
PORMENORES DOS PROCESSOS
FC PORTO
O clube portista é acusado de tentativa de corrupção nas partidas com Estrela da Amadora e Beira–Mar em 2003/04, ilícito disciplinarmente punido com a derrota e a subtracção de três pontos por cada jogo.
PASSIVIDADE
O FC Porto não deve protestar a nota de culpa resultante do ‘Apito Final’, de forma a ser punido já esta época onde, sem seis pontos, continuaria com a vantagem de dez pontos sobre o segundo classificado.
COACÇÃO
O Boavista é acusado de coacção a árbitros em três jogos de 2003/04. O delito é punível, segundo o Regulamento Disciplinar da Liga de Clubes, com descida de divisão e multa que vai dos 50 aos 200 mil euros.
PERITO
O julgamento do ‘Apito Dourado’ continua hoje, em Gondomar, estando o dia reservado para o perito de arbitragem Adelino Antunes continuar a analisar os jogos do Gondomar na temporada 2003/04.
CAROLINA GANHA PROCESSO
Carolina Salgado viu mais um processo contra si ser arquivado. Desta vez os queixosos eram António Araújo, empresário, e NunoSantos, segurança de Pinto da Costa. Ambos contestavam a utilização abusiva de duas fotografias onde apareciam e que tinham sido publicadas no livro da ex–companheira do presidente dos azuis-e-brancos. O Ministério Público diz que Carolina agiu na convicção de que as podia publicar. Logo a sua conduta não é censurável criminalmente. ‘Pertenciam ao arquivo pessoal da arguida, mostrando-se afastada a censurabilidade de tal erro’, lê-se no despacho.
NOTAS
HERANÇA CADA VEZ MAIS PESADA
‘Admito que este processo pode condicionara entrada de investimentos no clube.’O lamentoé de Joaquim Teixeira, presidentedo clube axadrezado,que herdou um passivo elevado da direcção presidida pelo advogado João Loureiro
PERITO OUVIDO NO TRIBUNAL
‘Que se apure os culpados. Se houve alguém que fez mal ao futebol português que seja penalizado’, disse ontem Paulo Bento (Sporting)
PAÇOS DIZ-SE ATENTO
Fernando Sequeira, presidente do Paços de Ferreira, actual penúltimo classificado da Liga, disse estar atento ao ‘Apito Final’
LEIRIA NEGA SUSPEITAS
A SAD da União de Leiria negou ‘frontal e veementemente’ a acusação de tentativa de corrupção constante no processo disciplinar
http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181&contentid=9E6E819D-AE43-4940-B8CC-D0ABAC9E8608
Pelos vistos não ganhava os tais 10 mil euros por mês 😀
GostarGostar
Poispois disse:
“Desculpa lá a pergunta: para presenciares o Reinaldo na putice tu estavas onde? Numa igreja, não? Compreendi-te…!!!”
e????
GostarGostar
“Nherie diz:
e????”
Espero que tenhas aproveitado.
GostarGostar
ó chefe mouro.
by bussola
Há um novo jornalismo que se chama fazer o que se quer, e o título que se quer, desde que venda.
Esta primeira página do Correio da Manhã é um desses casos. Lendo-se a peça há uma citação atribuida a um “actual dirigente”, nem diz se é da SAD ou do clube e que critica a “passividade”.
Eu, que conheço bem os métodos que se utilizam no CM, admito até que nenhum dirigente do FC Porto falou ao jornal – mas o porteiro também serve, para esta gente. E, se falou, e se criticou a passividade, estava a criticar o quê, se o o FC Porto ainda não podia ter feito mais do que fez, que foi dar a notícia – em primeira mão, aliás, o que é de notar.
O título de dentro é, aliás, igualmente notável: “Dirigentes criticam passividade”. Ora, só há lá notícia – a ser verdade – de um dirigente. E nem se diz que é da SAD. Mas, como sempre, o CM não deixa que os factos atrapalhem um título para vender. Esses são os métodos de Octávio Ribeiro. Um dia ainda alguém vai fazer a históroia deste ano sw siewxção do jornal.
O Correio da Manhã há muito que ultrapassou os limites do jornalismo já nem digosério, digo apenas com um mínimo de vergonha, em relação ao “Apito Dourado”. Ontem até falava em irradiação de dirigentes e árbitros, quando isso já não é possível no desporto portuguêshá muito tempo. Vale tudo e ai de quem queira fazer uma rectificação (estou a falar de jornalistas de lá, do Correio da Manhã).
E relembro apenas uma coisa: nos casos em que a justiça desportiva puniu árbitros por determinadas actuações, nunca puniu clubes nem dirigentes destes. Posso relembrar o caso de Inocêncio Calabote, de um Benfica-Sportig mais recente. Nesses casos nunca houve, aliás, escândalos públicos.
GostarGostar
“Que o Porto é corrupto todos o sabemos. É o sistema que temos tido nos últimos anos, desde sempre quiçá. Infelizmente é assim que funciona a coisa, dado que o Benfica ou o Sporting também só conseguem ganhar quando fazem o mesmo.”
Todos o sabemos de ouvir dizer, é claro. Que para isso pagou o meu presidente larachas boa maquia à romancista.
De mais, sabemos como depois veio tudo em filme à Benfica.
E ainda porque a Mizé Morgado, benfiquista, leu o dito romance, viu certamente o filme e não cessa de os levar à letra, na sua sanha de vingança clubística, numa clara intenção de instalar o medo entre as hostes portistas, à medida que lá empurra o seu presidente para a humilhação prepotente, qual cordeiro temeroso, dado como juízes (e procuradores) são “senhores absolutos” nesta terra de tradição fascista e inquisidora. Não é verdade isto? Que, lá falte dobrar-se a defesa, ainda, facto é que com tal industrialização de forças vivas do Benfica, já a opinião pública é livre de permitir-se, à vontade, terçar os mais incríveis veredictos de vingança, enquanto um homem teme, só, de defender-se, com medo do que mais lhe venha em cima.
A lembrar tempos de Don João e Manel, quando a mão universal da Inquisição lavrava a seu bel-prazer, em medonho regabofe.
E no entanto nunca os clubes da sigunda Circular de Lisboa deixaram de fruir do mais largo e arbitrário rol de benfeitorias, ainda agora, está à vista e é sabido.
GostarGostar
Ó Chefe, se o Presidente do FC Porto ganha tanto, só, é pouco, diante do que já fez pelo Clube, maior entre quantos sabemos depois que isto foi reino a partir de Don Afonso Henriques.
Agora, o Lobo Xavier diz isso? Que melhor é perder já… quê? Ele é parvo? Não é por certo um portista.
Um portista sabe que joga para ganhar, que por regra é o melhor e não faz batota, de la triche. De mais, um portista não se demite do seu presidente. E quem meteu esse de Xavier na SAD não sabe o que fez, se um traidor não é portista.
E o Porto podia até avançar com dez pontos de diferença, injusto, é certo, mas a tempo de ainda terminar com sete ou oito de avanço.
Isto contando que, sempre, os árbitros e ajudantes, maioria lamnpiões, aí a dois terços ou mais, como é sabido, favorecem, mesmo inconscientes, o galinheiro. Foi assim sempre, sempre há-de ser, mais algumas gerações, como sermos católicos, confessar-nos, desde a infância, para depois sermos manhosos, falsos e corruptos, desde que descobrimos que deus e o diabo são uma treta e o que vale é ser-se esperto, benfiquista.
Que é ser Português, ao menos dois terços ou mais, é sina.
GostarGostar
O problema não é ele ganhar pouco ou muito, o problema foi ele ter MENTIDO.
Há jornais mais facciososo que JN e JOGO neste país??? Lembro que o JOGO tinha um tal de Pato (Tavares Telles) que combinava noticias com o padrinho capo de mafia Pinto da Corrupção… VERGONHOSOS.
GostarGostar
Olha a grande coisa…
Tamém o Bieira, orelhas, disse que esta era a melhor equipa do nosso clube, e era, mesmo, mas ele então não sabia, mentindo de alguma maneira. E tamémo Beiga chamou pinóchio a não sei quem, sendo-o ele, primeiro. É dos negócios de homens grandes.
E tu bais-te abaixo, ó chefe, por tão pouca coisa?
GostarGostar
o CAA não comenta?
GostarGostar
Mas está tudo parvo?
Mas falam aqui do Benfica e do Sporting que sempre foram beneficiados…mas quando? Onde? Quantos campeonatos ganharam estes clubes juntos nos últimos 20 anos? Quatro? Cinco?
Mas beneficiados no quê???!!!
Falam que o benfica era o clube do antigo regime? Mas quando? Onde? O Sporting também não ganhava campeonatos? O Porto não ganhava campeonatos?
Naquela altura ganhava quem tinha melhores equipas e faziam a diferença, o Sporting nos anos 50 e o benfica dos 60. Ou também foram os àrbitros que deram o 3º lugar em inglaterra 66? O Porto também ganhava nos anos em que tinha boa equipa…até o Belenenses dos tempos do Matateu, a diferença estava nos orçamentos! E nessa altura os clubes de Lisboa tinham orçamentos superiores.
Essa mesma diferença nos orçamentos que fez com que as equipas do porto nestes últimos anos ganhassem titulos europeus e fossem a base da selecção nos últimos anos. Com a diferença de qualidade das equipas do Porto nestes últimos anos a corrupção na arbitragem feita por PC foi só para não lhe perder o jeito!
No entanto os finais dos anos 80 e principalmente os de 90…esses sim deviam ser investigados! Quantos titulos nacionais tinha o Porto antes de aparecer o Pinto da Costa e quantos ganharam depois?
E o qual foi o segredo? Arranjou sempre quem o encobrisse…Andou sempre de braço dado um dos presidentes dos grandes de Lisboa que o ajudaram a ganhar tantos campeonatos! Quem não se lembra das alianças PC/Sousa Cintra, depois este deu-lhe com os pés, andou de braço dado com o Manuel Damásio, tendo inclusivamente proposto o nome deste para presidente da Liga. Depois, apareceu o Vale e Azevedo, entretanto (quem é que pensam que lhe fez a folha?), andou de braço dado com Santana & Roquette e mais tarde ainda com o Dias da Cunha. Assim que este lhe tirou o tapete dos pés ficou descalço porque o Vilarinho e o LFV viraram-lhe as costas. E o que é que aconteçeu? Apito Dourado!
Isto ao pé do Porto dos anos 90…é brinquedo de criança!!!
GostarGostar
A acusação que recai sobre o FC Porto vem confirmar as minhas melhores suspeitas: não sabemos corromper. Segundo a acusação, houve tentativa, não houve resultados. Somos maus a corromper. Estamos para a corrupção, assim como o Benfica para o futebol: não ganhamos nada. E esta é uma falha que devia dar que pensar ao nosso Presidente.
GostarGostar
ó Chefe mas pouco…
Aproveita e pede ao orelhudo que devolva o quadro do Pinto da Costa, que a Carolina lhe ofereceu sem autorização do dono! E já agora pergunta ao Orelhudo pq é tão estúpido e aceitou o quadro, já agora a troco de quê? De favores sexuais não deve ter sido, pq ele diz há boca cheia que é um homem prezado e de família, tal como os capos da Sicilía!!!
GostarGostar
ó Chefe mas pouco…
Aproveito para te dizer que como Portista, qd começei a ouvir o buzz relacionado com o Apito Dourado inicialmente fiquei apreensivo, depois preocupado, depois esperançado, entretanto desiludido e agora orgulhoso! Passo a explicar-te estas mudanças do meu estado de alma:
Apreensivo, pq o Porto estava de facto a ganhar muitos campeonatos com os melhores jogadores, mas não deixava de ser muitos campeonatos e qd ouvi pela 1ª vez que o meu Presidente tinha sido escutado em situações menos ecléticas, fiquei apreensivo… bom, estamos em Portugal um país de invejosos e qd dizem que dos 10 Milhões de Portugueses invejosos, 6M são do SLB e 3M são do Sporting dei um desconto face à veracidade e ou gravidade das situações publicadas…
Preocupado, pq quebraram o segredo de justiça e disseram que o Presidente do meu clube tinha estado mais de 1 ano sob escuta… é pá, até eu, se tivesse estado sob escuta um ano pelo menos o divórcio já tinha e se calhar algum processo crime (tu claro que não… pq és um anjinho)!
Esperançado, pq (já foi à 5 anos, na altura ainda tinha vinte e tal anitos) acreditava nas instituições judiciárias do meu País e pensei, bom, já ouço falar em corrupção no futebol há tantos anos (principalmente que o FCP começou a ganhar), via os jogos todos os fim de semana, com erros de arbitragem graves, generalizados mas principalmente a favorecer o SLB (qd os factos se tornaram públicos decorria a famosa época em que o SLB viria a ser Campeão após 11 anos de jejum) tive a ingenuidade de pensar que é agora que as impolutas instituções judiciárias do meu País vão investigar o mundo do futebo Português e vão pôr tudo em pratos limpos!
Desiludido, confirmei a minha ingenuidade! Afinal o Apito Dourado tinha parido um rato, então não é que as nossas instituições judiciárias apesar de no processo despoletado em Gondomar e através das escutas terem percebido que o processo era um fenómeno nacional não decidiram fazer uma investigação generalizada e prossegui-la nas épocas seguintes, atendendo aos indícios analisados e apurados???? Não! Ficaram-se por ali… Porquê? O meu Pai (por acaso Benfiquista) vendo-me naquele estado de incompreensão, aproveitou e deu-me outra grande lição de Economia e filha da putic*, disse-me:
Filho como deves saber mas provalvemente já esqueçes-te, todos os recursos são escassos… os inspectores da PJ são escassos, o profissionalismo é escasso, líderes de qualidade especialmente na Admin. Publica são escassos, etc… então Filho, alguém tem de definir prioridades e alocar os recursos em conformidade!
Então e quem definiu que a prioridade era parar por ali a investigação-perguntei eu.
Aí já não te posso ajudar pq o sistema judicial Português é tão opaco e corporativo que ninguém se chega à frente (é o segredo de justiça…). Mas filho, atendendo ao corolário de todo o processo, pelo menos podemos renovar uma certeza que tínhamos implicita!
Qual?
A de que ainda assim, se existem inspectores, procuradores, etc.. que trabalham e justificam minimamente os impostos que pagamos, esses profissionais trabalham muito mais, perto do Rio Douro do que do Tejo!!
É verdade!!
Orgulhoso!! Pq tive o meu Presidente sob escuta e escrutínio total (inclusive até filmaram… haja recursos!!) durante pelo menos 1 ano, 12 meses, 365 dias e o que encontraram com indícios de possível criminalidade, foram factos, como:
Ter sido escutado sobre fruta e chocolate para a equipa de Arbitragem do FCP- Estrela da Amadora… (lembro-me de ter visto o jogo e nada foi comentado, mais uma vitória natural da equipa que se sagrou campeã europeia nesse ano).
Ter recebido em casa poucos dias antes o árbitro do jogo Beira-Mar – FCP que empatámos…
Ora sob a liderança do Presidente de um clube de futebol Português, mais escutado e escrutinado da história levantam estes indícios referentes ao ano em que naturalmente fomos Campeões Nacionais e Europeus, passei a valorizar muito mais, todos os outros títulos conquistados e a conquistar!!!
Ao contrário do SLB e do SCP, que no tempo do Calobote nem domingo desportivo havia (era só pela rádio) roubaram campeonatos a torto e a direito! Mas nem é preciso recuar ao tempo do Calabote, tenho bem presente na memória os Livres directos na cabeça da área para o André Cruz finalizar… o estoril gate, do Jardel amordaçado em Campomaior, do campeonato do Boavista (teríamos sido hexa-campeões…) com a cumplicidade dos media e dos outros 9 Milhões…
Com o Apito Dourado comprova-se a tese de José Maria Pedroto 1 campeonato ganho pelo Porto vale por três do SLB ou SCP, se já temos 23 (a contar com este) é só fazer contas!!
FCP A vencer desde 1893
GostarGostar
Vamos passar por cima da clara contradição de o João Miranda não discutir políticas internas do Vaticano e discutir políticas internas da Liga de Futebol Português, eu pergunto-lhe (já que faz críticas à política da Liga):
O que seria um castigo que não consideraria ridículo? Pode dizer?
GostarGostar
“Preocupado, pq quebraram o segredo de justiça e disseram que o Presidente do meu clube tinha estado mais de 1 ano sob escuta… é pá, até eu, se tivesse estado sob escuta um ano pelo menos o divórcio já tinha e se calhar algum processo crime (tu claro que não… pq és um anjinho)!”
Ó Meme, agora, imagina só um ano de escutas à procuradora mizé ou outra personagem assim intocável de polícias e juízes e diz-nos lá que achas, se ao menos não cabia alguma coisa secreta, por mínima, a resguardar da pública Media como da gente má que vai neste mundo…
Caramba, que até os anjos têm cu, ao contrário do que dizem orelhudos, coitadinhos!
Mas ele há muita inveja benfiquista, espécie de hipocrisia.
GostarGostar
jason statham
Um castigo que não seja ridiculo é a prisão do capo da mafia e grande timoneiro azul-dourado.
O Iatola Pintomeni já lançou a sua fataw.
😀
GostarGostar
ó chefe,
voçe lê muito o pasquim “correio do manha”.
trate-se.
GostarGostar
É oficial!!!
Pinto de Costa já acabou de homologar o seu 3º Título Mundial!!
O de Presidente de um clube de futebol, mais escutado e filmado por instituições judiciáias!
Parabens Presidente!!
É pena que ao Orelhudo e Sousa Frango, nem os agentes da PJ conseguem “escutar”! Pudera só dizem merd* e não se aprende nada :)))
O Bagulho que ao que parece tudo escutou e se tiver 2 neurónios aprendeu, deve estar a posicionar-se na pole-position para as próximas eleições do inglório e amargurado SLB… e aí Dragões teremos razões para vir a estar preocupados!!! Durante um ano o inspector Bagulho ouviu o Papa ou Iatola (dependendo da crença e latitude), no entanto a repetir-se o que se tem passado nos últimos anos, o inspector deve preferir vender os cd`s… não há perigo! O orelhudo ouve bem mas percebe mal!! :))))
GostarGostar
Bagulho à escuta um ano?
É ter vício e é ser lapa, pa barulho sem-vergonha, cum caraças! Enquanto orelhudo disse, fez o que bem entendeu, que nem lhe deram crédito noutro sumarento apito.
E isto é perseguição discricionária, gente, é vergonhoso, prepotente e completamente injusto.
A defesa o lembrará, por certo, que essa banda benfiquista nem é tola, apesar do galinheiro, mas até era engraçado que o Real e Barcelona do Porto fosse parar à terceira…
Talvez forte, sim, mas, oh, que lá justo ou mais injusto, era o que eles mereciam, pa aprender.
E nós cá todos a rir-nos, iss’é quera bem feito!…
GostarGostar
eu gosto muito do traficante de PÒNEUS.
GostarGostar
Como pode um adepto de um clube ficar orgulhoso por o seu clube assumir que corrompeu árbitros?
E já agora porque não assumem os “quinhentinhos” do Reinaldo ao Guímaro e as férias do Calheiros no Brasil? E as revelações do Barata e do compadre Saturnino? E as benzeduras a árbitros em jogos em que o dito clube nem era interveniente (Gil v.- Sporting; Moreirense-Sporting; Nacional-Benfica)?
Falta de vergonha é o que é. Também, de um clube que teve a Carolina como 1ª dama imaculada ( e tão defendida que ela foi do “Oh Orelhas tou aqui”) não se deve esperar muito.
GostarGostar
É certo que eles ganham muitas vezes. O Ben Johnson também era quase invencivel. E a Florence Grifith Joyner. Mais a Marion Jones.
É bem certo que ganhavam. Mas não eram vencedores. Porque ganharam com batota.
A Marion Jones devolveu as medalhas. A Grifith Joyner não. Morreu antes se se provar que era batoteira.
GostarGostar
Previsiveis como sempre estes adeptos Benfiquistas. O FCP só ganha, desde há 25 anos à custa de corrupção, árbitros comprados, fruta, etc… Já eles sempre ganharam com total limpeza! Mas eu pergunto. Se houveram alguns jogos comprados por PC, porque raio não conseguia o Benfica, com mais facilidade que o FCP comprar árbitros. Afinal, por uma qustão de lógica, a maior parte dos arbitros também deverão ser Benfiquistas, tal como os restantes Portugueses. Até lhes fariam um desconto. E já agora, os títulos Europeus também foram ganhos com corrupção? O Benfica e os seus adeptos transformaram-se num caso do foro psiquiátrico, que se traduz basicamente naquela criança que está sempre a queixar-se, porque os outros meninos são maus que não a deixam ganhar.
GostarGostar
Mas se o P. Costa é assim tão corrupto, porque é que é tão frequente ouvir adeptos lampiões a dizer que o que o Benfica precisava era de um Pinto da Costa. Vá lá alguém entender esta gente
GostarGostar
Falta de vergonha é o que é, diz Fvaz.
E diz bem.
Também, de um clube que tem a Carolina como 1ª romancista e heroína de filme prò galinheiro (“Oh Orelhas, tou aqui”) não se deve (nem pode) esperar muito, nem uma vitorinha sem ficção do árbitro.
GostarGostar
“Também, de um clube que tem a Carolina como 1ª romancista e heroína de filme prò galinheiro (“Oh Orelhas, tou aqui”) não se deve (nem pode) esperar muito, nem uma vitorinha sem ficção do árbitro.”
Não me parece que tenha sido o clube a fazer o (lamentável) filme. De qualquer modo esse tal clube também não me merece grande consideração. Mas, apesar de ter sido apanhado em escutas, ainda não vi dirigentes desse clube a aceitaram que são culpados de corromper árbitros. Como o tal outro clube vai fazer.
GostarGostar
Os arbitros portugueses sao mesmo os melhores: uns fazem batota a troco de presentes, outros a troco de mulheres, e outros, mesmo so porque lhes da na gana, Paraty [?] (ou sera que a razao porque ele teve os casos arquivados, e porque recebeu dinheiro suficiente para pagar um bom advogado?)
GostarGostar
Animis Opibisque Parati.
GostarGostar
“Também, de um
clube que tem Carolina
a 1ª romancista e heroína
em filme de galinheiro lampião
(“Oh Orelhas, tou aqui”)
não se deve (não se pode)
esperar vitorinha sem ficção.”
GostarGostar
Genial
http://videos.sapo.pt/rK8o8bj1CYoD5dS4qsy4
GostarGostar
Genial
é genial como
o Vale & Azevedo,
em jogo alternativo
co orelhudo dos póneus,
põe o emplastro a cantar
Benfica, ò bufas tu, ó
bufo eu e, num choradinho
malandro de polícias,
tribunais, põe toda a gente
a ler carolina, a ver o
filme da pinhão, ò bufas
tu, ó bufo eu, lampião?!
GostarGostar
As certezas aqui sobre a corrupção são tantas que só quem as pratica pode estar certo delas.(?)
De tanta investigação está um processo em julgamento e outro para ser julgado.
Mas aqui não…já estao julgados e se possivel condenados de preferencia mortos na fogueira da inquisição.
Não falta quem descredite tambem das investigações e os proprios tribunais, caso e antecipadamente dos julgamentos não venha a resultar a pena que eles já proferiram.
Engraçado e tragico é que essa desacreditação já não vale para as escutas dos inquisidores quando apanhados a combinar arbitros e beijos na boca.
O facto dos dois ultmos presidentes já terem sido julgados e condenados (um por processos no proprio clube outro na sua vida pessoal/profissional) não tem importancia nenhuma.
O anátema esse sim só tem importancia sobre a suspeiçao. Sobre as coisas concretas apenas desculpabilizações.
E quer esta gente que este país funcione, que tenha justiça, que se acredite nele (país) e neles (pessoas), que os levem a sério, como gente produtiva, capaz e minimamente informada.
Será que alguem de bom senso não põe em questão como é que uma liga de futebol levanta dois processos a um clube, depois de a PJ e o ministerio publico os terem investigado e terem arquivado os mesmos “factos”? (apenas exemplo)
Porque será que a propria liga não instaurou um processo disciplinar a um seu funcionario quando este se esquece de por num requerimento a solicitar investigação a palavra “dopping” e com isso se mande arquivar o mesmo processo e que as instituiçoes internacionais acabam por punir apesar de tudo?
O descalabro financeiro da instituiçao começou com o rico presidente Damasio, fizeram e desfizeram equipes, destruiram o amgo do proprio clube, tinham e tem presidentes criminosos, treinadores que a levaram a um atoleiro mas…. a culpa….a eterna culpa..é sempre dos outros.
GostarGostar
ó FVaz
O que eu quis dizer com orgulho e está devidamente contextualizado, é que no caso do meu clube que tantos títulos ganhou e que durante todos esses anos foi alvo de todas as intrigas e suspeições, afinal e depois ter sido escutado e filmado durante pelo menos 365 dias 24 sobre 24 horas, o inimigo público nº1 de Portugal, Jorge Nuno Pinto da Costa, está indiciado pelo que está…
Enquanto que o Orelhudo, se tivesse sido escutado 1 semana, já há muito tinha ido dentro!! E as corrupções futebolísticas eram uma gota no oceano da vida desse senhor… de vendedor de Pneus a um dos mais poderosos empresários imobiliários do País (de Lisboa ao Algarve), deve ter sido um milagre!!! Até pq de gestão… os últimos anos publicamente à frente do SLB têm demonstrado que não tem grandes predicados de liderança de pessoas e gestão. Claro que isto tb não passa de suspeições é um facto!! No entanto a arbitrariedade está lá! Pq é que um é investigado, escutado e o outro não?
Com o 25 de Abril o campo futebolístico endireitou, já o campo judicial e mediático esquecendo o político, estavam e continuam completamente inclinados!!! Mas vão endireitar!!
GostarGostar
“Com o 25 de Abril o campo futebolístico endireitou, já o campo judicial e mediático esquecendo o político, estavam e continuam completamente inclinados!!! Mas vão endireitar!!”
De chaves de ouro
assim, e não só de apitos,
é que se precisa, olé!
GostarGostar