Saltar para o conteúdo

Imprescindível!

12 Maio, 2008
by

Ambição, por Fernando Alexandre no Destreza das Dúvidas.

46 comentários leave one →
  1. Vitor Oliveira's avatar
  2. Piscoiso's avatar
    12 Maio, 2008 22:45

    O Major está no Prós&Contras a vender não sei quê.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Maio, 2008 23:06

    “Não há na sociedade portuguesa outra actividade ou sector que tenha alcançado semelhantes feitos”

    Mas é que há. No desporto o atletismo por exemplo é bem melhor que o futebol.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Maio, 2008 23:10

    Pior ainda que no futebol é o major ser político e daquele partido que diz que o mais portugues de todos.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Maio, 2008 23:12

    Porque raio é que dao tempo de antena a estas pessoas na tv.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Maio, 2008 23:14

    “Mas é que há. No desporto o atletismo por exemplo é bem melhor que o futebol.”
    E sem necessidade de totonegócios, fugas aos impostos, compras de árbitros.
    Só espero, sinceramente, que as outras actividades nacionais não sigam o exemplo dos futebóis.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    balde-de-cal permalink
    12 Maio, 2008 23:29

    o que é bom sai do rectângulo. ficam as lástimas, sobretudo na politica

    Gostar

  8. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    12 Maio, 2008 23:32

    A ambição só existe porque no futebol o mercado é livre os resultados mandam e a competição é feroz, logo tem vantagem ser ambicioso porque ser ambicioso compensa. A discriminação proporcionada pela competição possibilita a construção de reputação, aumenta a qualidade onde fazer nada e o pouco esforço levam á derrota.
    Ao contrário o Ministério da Educação quer igualdade acima de tudo. Como não há discriminação e é impossível construir reputação num sistema sovietizado os resultado expectavéis são mediocridade, ignorância e incompetência a rodos.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Maio, 2008 23:34

    lucklucky , mas quais resultados mediocres!!! Anda distraído. Onde é que os resultados sao mediocres se em tantas modalidades se ganham medalhas? Muito mais que no futebol. Ma é que muitas mais e com muito menos investimento e lucros. O que seria se ganhassem tanto como no futebol.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Maio, 2008 23:36

    E quanto ao ministério de educaçao, o que tem feito e muito contestado é introduzir as avaliaçoes da escola e a competitividade. Mas anda tudo a protestar.

    Gostar

  11. nuno castelo-branco's avatar
    12 Maio, 2008 23:37

    Do antigo regime, dizia-se: Fado Futebol e Fátima. E agora como é? Mariza, camané, Cátia Guerreiro. Bola a abrir o telejornal, interrupção do mesmo a meio para mostrar a chegada de um treinador ao aeroporto e fecho do noticiário com uma história de “putices” de um ou outro jogador + apitos finais, apitos dourados, Carolinas, etc.
    e…
    Fátima. lembram-se do senhor padre ir confessar um senhor primeiro ministro à sede do partido? E hoje em dia, Fátima tem mais ou menos peregrinos’ Fazem o favor de repetir?

    Gostar

  12. mariarroba's avatar
    mariarroba permalink
    12 Maio, 2008 23:56

    Concordo inteiramente com o texto de Fernando Alexandre quando refere a projecção internacional do futebol português – quer no que diz respeito a jogadores, quer quando se fala de técnicos – excelência, como ele diz, tão pouco copiada em outras áreas da sociedade portuguesa. E também concordo quando realça o papel que o FCPorto e a sua gestão tiveram no desenvolvimento do nosso futebol. Por ser precisamente assim, é que se torna incompreensível a necessidade de envolver o clube em trocas e baldrocas, em ‘carolinas’, ‘frutas e quinhentinhos’. Não sou portista mas se fosse ficaria profundamente desiludida com os dirigentes que não souberam perceber, primeiro, que a competência basta e que só a competência serve; segundo, que representando os pergaminhos do clube não podem deixar o nome do FC Porto envolvido em lamentáveis e suspeitos procedimentos. Quem culpar pelo facto de se ter penalizado a melhor equipa portuguesa, equipa que à época da suspeita foi apenas e só campeã nacional e europeia? Quem limpa a honra daqueles jogadores? Quem culpar pelos telefonemas comprometedores da honestidade dos portistas gravados pela PJ? Será que há um gosto patológico pela linha que nos divide da marginalidade? É uma pena que ‘tendências’ pessoais vinculem as instituições. E há nódoas que ficam.

    Gostar

  13. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    13 Maio, 2008 00:09

    A ambição só existe porque no futebol o mercado é livre os resultados mandam e a competição é feroz, logo tem vantagem ser ambicioso porque ser ambicioso compensa. A discriminação proporcionada pela competição possibilita a construção de reputação, aumenta a qualidade onde fazer nada e o pouco esforço levam á derrota.
    Ao contrário o Ministério da Educação quer igualdade acima de tudo. Como não há discriminação e é impossível construir reputação num sistema sovietizado os resultado expectavéis são mediocridade, ignorância e incompetência a rodos. – Lucklucky

    Há exemplos de “ministério da educação” no futebol. No Benfica, o treinador desculpa-se: primeiro com as arbitragens, depois com o suposto facilitismo de uma outra equipa e, por último, com os “timings” da Comissão Disciplinar na triste história do apito. A exemplo da educação nos últimos trinta anos, não falta imaginação fértil para a desculpabilização do insucesso. Talvez por isso seja, de facto, o clube mais português de todos.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Maio, 2008 00:35

    “Talvez por isso seja, de facto, o clube mais português de todos.”

    Pelo contrário, o clube que paga a árbitros não deve ser de cá.

    Gostar

  15. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    13 Maio, 2008 00:49

    “Talvez por isso seja, de facto, o clube mais português de todos.”

    Pelo contrário, o clube que paga a árbitros não deve ser de cá. – anónimo

    E, veja lá, até ganha Ligas dos Campeões.

    Qual apito dourado? É o apito mágico.:)

    Gostar

  16. Piscoiso's avatar
    13 Maio, 2008 00:58

    Disse o Dias Ferreira que é condenável o Pinto da Costa ter recebido em casa um árbitro, na véspera do jogo.
    E se fosse na ante-véspera ?
    E se o recebesse na garagem ?
    E se o árbitro também fosse leiteiro ?

    Gostar

  17. Piscoiso's avatar
    13 Maio, 2008 01:04

    O major, só pela maneira de falar aos gritos, é já uma forma de coacção.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    bob dyl permalink
    13 Maio, 2008 01:06

    E se o Dias Ferreira fosse pessoa que qualquer pudesse tratar sem sair dali mais que f. não podia acontecer que alguém, viandante ou amigo, parassepara o cumprimentar, olá, caro amigo!

    Gostar

  19. mariarroba's avatar
    mariarroba permalink
    13 Maio, 2008 01:19

    de acordo com José Guilherme Aguiar no ‘prós e contras’ não há adepto que não feche os olhos á batota desde ques eja a favor dos eu clube ou selecção. Que os adeptos pensem assim, compreendo; agora, que os dirigentes promovam a batota até ao limite do legal e para lá dele, já me custa um bocadito mais.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    13 Maio, 2008 01:29

    O Dias da Cunha já consegue articular duas palavras seguidas sem ter de se concentrar.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    13 Maio, 2008 01:30

    Muito

    Gostar

  22. Piscoiso's avatar
    13 Maio, 2008 01:40

    O Cunha Leal parece arrancado dos “Sopranos”.

    Gostar

  23. Piscoiso's avatar
    13 Maio, 2008 01:44

    “Eu hoje não vejo ninguém nos restaurantes com os árbitros.”, disse o major.

    Mudaram de sítio.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    bob dyl permalink
    13 Maio, 2008 01:58

    Oh, ninguém promove isso, mas é da paixão, sem ser desportivo coexiste co a paixão do futebol. E di-lo mais vezes o fernandi Seara, eu gosto que o árbitro se engane a favor do Benfica, gosto, compreendo que não é justo, maas gosto e até o desejo. Sou feliz com isso. Não tolero é que um prejudique o meu clube. De resto, tudo bem.

    Epreparem aí os dedos a ver quem não sente assim.

    Gostar

  25. MJRB's avatar
    13 Maio, 2008 02:29

    Muito bem, a análise.

    Muito bem, no que concerne a uma actividade que em quase todos os países atrai multidões. Uma actividade “de massas”.

    NO ENTANTO, DEVE-SE REALÇAR QUE NÃO SÓ NO FUTEBOL O GÉNIO E A INTELIGÊNCIA DE PORTUGUESES SE IMPÔS NO MUNDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS.
    Exemplos há, muitos, na Ciência, na Música, nas Artes Plásticas, na Economia, no Humanismo, na Política, entre outras actividades.
    Alguns, só alguns nomes: Maria João Pires, António e Ana Damásio, Saramago, Vieira da Silva, Belmiro de Azevedo, exportadores de Vinho do Porto, Fernando Nobre, Aristides de Sousa Mendes, Agostinho da Silva, Mário Soares, Amália, Álvaro Cunhal, Julião Sarmento, Sisa Vieira, entre tantos, tantos outros !!

    …Mas o futebol é que manda, eu bem sei….

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Maio, 2008 02:48

    Não conheço o autor do texto, bloguisticamente falando.
    Penso que seja liberal.
    O que não admira.
    Vemos os erros e falácias (para falar mais caro) que comete .

    ” Eu gostava, por exemplo, de ver os nossos governantes garantirem nas nossas escolas estruturas que permitissem aos nossos alunos ambicionarem estar entre os melhores do mundo. ”

    Porque os nossos governantes devem garantir as nossas escolas seja o que for, e não os Pais ?

    Curiosamente, fala de ambição, mas depois quem culpa ? Os governos.
    Já eu e Tina, entre outros, dissemos e provámos várias vezes que são os Pais que tem que participar nas escolas.
    Evidente, que como o conceito é estranho (tanto que eram raros os comentadores a defenderem o mesmo) os pais não vão aceitar isto de animo leve. Nem percebem, qual políticos dos anos 80 perante Gonçalo R Teles, do que se fala aqui.
    (animo, Tina, estou a comparar-nos ao Ribeiro Teles)
    E como tal, culpam o governo pelo mau funcionamento das escolas.
    O povo, até é bastante unânime. 59 % do povo português, acha que os pais é que são culpados pela violência nas escolas (quando feita por alunos).
    Mas há a tendência de culpar sempre ou o ME, ou os Professores, e se encarar as escolas como meros depósitos de Crianças, alias, tal como se faz com tantos velhos.
    Como há uma certa consciência (que não responsabilidade) diz-se que deve ser o Estado a tratar dos filhos deles.

    ” Em particular, gostava que os autarcas do Norte do país definissem objectivos para as escolas dos seus concelhos em termos de posições nos rankings das escolas nacionais. ”

    Aqui vem outra vez o modelo stalinista. Já uma vez expliquei, que isto era o pior que podia acontecer. Parece que este nosso amigo quer o Major , a Fátima, o Avelino, a tomar conta dos filhos dele. E assim os pais, especialmente no Norte, podem ser totalmente irresponsáveis.
    Mais um liberal.

    ” Gostava ainda de ver o Governo português definir objectivos e estratégias para colocar os estudantes portugueses entre os melhores nos exames internacionais PISA. ”

    Pronto, é o Governo, qual Cuba com os seus médicos (mas apenas de olhos) que define quando devem cair ou não os nossos filhos, tipo PISA. Quem coloca objectivos e estratégias para os vossos filhos, qual Stalin, ou Hitler, é o Governo.
    Sinceramente, para os disparates que leio, muito bonzinhos tem sido os governantes portugueses, especialmente os do ME
    Isto em qualquer país, já andava tudo a recitar de cor os hinos partidários.

    ” A falta de ambição é para mim a principal causa do atraso económico português. ”

    Concordo. Especialmente a ambição simples e simplória de até, educar os filhos.

    “Não sei como é que se torna um povo mais ambicioso, ”

    Talvez com mais casos Casa Pia, Maddie, Rui Pedro, e tantos de violência que tem passados na escola, um dia, se perceba.

    ” mas sei que não é desvalorizando os feitos daqueles que deveriam merecer a nossa admiração. ”

    Em nome da Tina, e se ela permite, de quem discordarei de umas coisas, mas noutras como esta não, agradeço.
    Só a vejo a ela a falar disto.

    (óbvio que não me comento a mim próprio)

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Maio, 2008 02:53

    “E, veja lá, até ganha Ligas dos Campeões.”

    Mas quem é que diz que a vigarice só existe em Portugal?
    Para lhe dar um exemplo bem objectivo: o seleccionador português dá um murro (frustrado) num jogador da equipa adversária em pleno estádio, perante milhares de espectadores e milhões de telespectadores.
    Castigo?

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Maio, 2008 03:06

    Diz-se nos mentideros que o preço de alguns árbitros lá fora até é bem mais baixo.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    balde-de-cal permalink
    13 Maio, 2008 07:17

    o almeida tantos mete dó. o socialismo foi jogado na sarjeta
    PQP

    Gostar

  30. José SIlva's avatar
    13 Maio, 2008 09:41

    As maiores verdades de sempre do futebol Português

    http://norteamos.blogspot.com/2008/05/alienao-desportiva-no-norteia.html

    Gostar

  31. Elcaseiimunitates's avatar
    Elcaseiimunitates permalink
    13 Maio, 2008 09:41

    “Mas quem diz que a vigariçe so existe em Portugal?”
    Quem o diz são precisamente os vigaristas que querem fazer crer que vigaristas em Portugal são “os outros”(e fora tb).
    Não há maior vigaro que esse.

    Gostar

  32. AAC's avatar
    AAC permalink
    13 Maio, 2008 10:34

    Só mesmo os liberais para considerarem este futebol podre de sucesso. Aliás ,ele é o espelho da vossa ambição. Sem controlo de quem quer que seja, associações privadas regularam os seus próprios interesses da forma deficiente que agora se vê. Um antro de corrupção, jogo sujo e sem leis, onde qualquer concorrência entre clubes foi anulada nas próprias instancias desportivas com o poder intolerável dos 3 grandes, a subverter qualquer noção de competição ou concorrência leal. É dominado por uma luta entre 3 carteis, onde um tem sido mais forte (a.k.a. move-se melhor na lama). Ainda queriam a nossa economia assim???

    Gostar

  33. tina's avatar
    13 Maio, 2008 10:48

    Como o Anónimo bem diz, o problema das escolas em Portugal passa primeiro por um problema da sociedade. Basta ver que dentro dos alunos portugueses, aqueles que tiveram piores classificações foram os das classes mais desfavorecidas. As classificações dos outros alunos foram dentro da média. Por isso, estar a culpar escolas, ministérios, etc, é uma perda de tempo. Enquanto formos um país pobre, teremos uma classe média baixa/pobre que nunca se distinguirá pela actividade intelectual. Eu própria desespero com alguns destes miudos quando os tento ajudar nos estudos. As medidas mais importantes a tomar são o encarreiramento dos repetentes para cursos práticos evitando que percam mais tempo e ao mesmo tempo que estraguem as turmas boas. A avaliação dos professores e a participação dos pais já está a acontecer. Só quando medidas básicas como estas forem tomadas é que podemos tentar ser mais ambiciosos.

    Gostar

  34. tina's avatar
    13 Maio, 2008 10:56

    Quanto ao futebol português, é muito bom sim senhor, mas aquilo do Pinto da Costa oferecer prostitutas aos árbitros, é a maior pouca vergonha que se possa imaginar. Que nível tão baixo, que homem tão reles, mafioso dos anos 50. Está tão ultrapassado e o Porto ainda se agarra a ele em vez de o expulsar de vez, parece que realmente aí no Norte ainda é tudo um pouco atrasado. Eu nem posso ver a cara do homem, causa repulsa.

    Gostar

  35. Piscoiso's avatar
    13 Maio, 2008 11:10

    Ó Tina, não seja ingénua, porque a prostituição é uma profissão em que se aluga temporariamente a utilização de uma parte do corpo. E não só os homens que usam esses serviços, nem é apenas no futebol, nem só no FCP.
    Mas já sabemos que o sexo para si é tabú.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Ai Jesus! permalink
    13 Maio, 2008 11:25

    É… a produtividade do futebol é extraordinária. De milhares de praticantes e técnicos conseguimos exportar meia dúzia. E não estou com isto a dizer que o futebol não tenha conseguido feitos assinaláveis, agora, daí a dar como exemplo supremo a seguir…. tenham paciência. Se formos a ver bem o tal ensino tem produzido mais exportações do que o futebol. De qualquer maneira, comparar o futebol e os seus métodos com a educação é fazer um esforço muito grande, não? Se calhar sou só eu…

    Vamos também fazer no ensino um “arranjo” de umas meninas para levantar a moral dos estudantes e professores, ou outras estratégias comummente usadas pela trupe futebolística.

    Gostar

  37. Piscoiso's avatar
    13 Maio, 2008 11:30

    Os estudantes não precisam recorrer a oferta externa.

    Gostar

  38. tina's avatar
    13 Maio, 2008 11:58

    Piscoiso, eu tenho a certeza que isto escandaliza todos, que o presidente de um clube deveria ter mais nível do que isso, e que ele só lá continua porque é um pequeno ditadorzinho numa grande aldeia que é o Porto.

    Gostar

  39. Piscoiso's avatar
    13 Maio, 2008 12:07

    Há um café das minhas redondezas, de um portista ferrenho, que entre uma enorme diversidade de bibelots do FCP expostos, tem uma foto encaixilhada, onde se vê o Papa II a receber Pinto da Costa, tendo ao lado uma prostituta.
    Porque hoje é o dia 13 de Maio.

    Gostar

  40. GLORIOSO SLB's avatar
    13 Maio, 2008 14:06

    esse texto está todo deturpado: a realidade é que o fcp canibalizou ao longo de 25 anos os recursos de todo o sector através de corrupção a rodos que lhe permitiu sistematicamente estar presente na alta roda do futebol europeu ganhando experiência

    depois aconteceu o alinhamento planetário mourinho que deu 1 título da liga dos campeões (a UEFA qualquer equipa pode ganhar como se vê pelos sucessivos finalistas dos últimos anos)

    Gostar

  41. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    13 Maio, 2008 14:30

    «(a UEFA qualquer equipa pode ganhar como se vê pelos sucessivos finalistas dos últimos anos)»

    excepto o SLB….

    Gostar

  42. GLORIOSO SLB's avatar
    13 Maio, 2008 15:17

    Caro Gabriel,

    O facto de o Benfica não ter ganho a Taça UEFA neste novo formato apenas indica o quão mal este anda, graças por um lado à má gestão desportiva dos seus dirigentes e graças à tal canibalização ilícita pelo fcp dos maiores recursos provenientes do sector…

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    bob dyl permalink
    13 Maio, 2008 15:37

    ó tina,
    ganha lá
    tino, rapariga.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    13 Maio, 2008 16:27

    Recusei-me a ver os pros e contras, quando verifiquei que tinha que gramar o major das batayas e o secretario, dos desportos!
    Não perdi nada, porque o meu estomago não sofreu uma beliscadura
    às gordurisses, que foram derramadas!
    Com o dinheiro dos contribuintes a RTP, colocou no ar, u major das batatas, gastando do erário publico sem o minimo rebuço!

    Gostar

Trackbacks

  1. A destreza das dúvidas :: Ambição: ideia 1 :: May :: 2008
  2. A destreza das dúvidas :: Ambição 2 :: May :: 2008

Deixe uma resposta para mariarroba Cancelar resposta