Palpite para as Directas
Da outra vez acertei na mouche, mas agora isto está muito imprevisível. O dobro dos candidatos, mais 14.000 eleitores, cerca de 12.000 indecisos, eleições a decorrer dutante o dia que pode trazer muitos militantes idosos a votar, constituem variáveis capazes de inverter qualquer sondagem, previsão ou simples “contagem de espingardas”, como se diz em “aparelhês”.
Duas “certezas”, ambas relacionadas com os últimos: Patinha Antão terá entre 1% e 3%, seguindo-se-lhe Santana com um score entre 15% e 20%. Na memória dos militantes, ainda está fresca a “derrota vergonhosa” de 2005 que propiciou a 1ª maioria absoluta ao PS e isto ser-lhe-á fatal, provocando muito desvio de votos, mesmo à boca das urnas, de antigos fiéis. Terá a suas melhores votações no distrito de Braga, potenciada por uma grande concentração em Fanalicão e, eventualmente, no Algarve. Poderia um dia ter algumas veleidades se se dispusesse a uma longa “travessia do deserto” de alguns anos, mas isso é algo que a sua natureza rejeita: tudo o que seja estar mais de 2 meses sem palco torna-se-lhe insuportável.
Qualquer um dos outros candidatos poderá ser o vencedor e serão decisivos os cerca de 12.000 indecisos que se estimava haver ontem. Tratar-se-á, sobretudo, de militantes anónimos não enquadrados nos “sindicatos de voto”. Não há certezas sobre a distribuição etária daqueles, dado que pode ser relevante: quanto mais idosos, maior a propensão em votar em Manuela Ferreira Leite, que para eles simboliza o retorno a um cavaquismo disciplinador. Em termos distritais, Pedro Passos Coelho ganhará com alguma folga no distrito do Porto, MFL vencerá em Lisboa mas a pequena distância dos outros 2 contendores. Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria, os distritos que se seguem em termos de nº de eleitores, irão ser decisivos. E nestes, a única débil certeza existente é que MFL ganhará em Coimbra, sendo total a incerteza nos restantes.
O meu palpite é que ocorrerá à última hora uma opção maciça daqueles eleitores indecisos por PPC ou MFL. Representarão, por si só, mais de 20% dos prováveis votantes, que estimo em cerca de 54.000, o que representará uma afluência da ordem dos 70%, mais 10 p.p. do que nas últimas Directas. Isto poderá representar para o vencedor uma percentagem da ordem dos 45%, deixando o challenger a cerca de 10 pontos.
Enfim, puros palpites, com base em parcas observações do PSD profundo. Daqui a 3 horas já se poderão apurar os desvios. Agora, vou votar.

O meu prógnóstico só depois do jogo.
GostarGostar
O meu prognóstico é de que o futuro será depois.
GostarGostar
MFL
PPC
PSL — e o “menino guerreiro” que aprenda de vez.
LFM — não foram os “sulistas, elitistas e liberais” que o expulsaram, mas sim as suas incapacidades naturais para o cargo.
GostarGostar
Em Pessegudo quem ganha é o Pessecrates, mesmo as eleições do maior partido da oposição.
GostarGostar
o caa pode dizer-lhe o que sabe sobre o sindicato de voto do gaioso de quem vai continuar a fazer o trabalho de agit-prop. sócrates pode estar descansado porque no psd os amigos de menezes fazem o trabalho por ele
GostarGostar
Balde-De-Cal,
…essa agit-prop que V. antevê, talvez não venha a concretizar-se se MFLeite vencer.
MFLeite põe –porque pode, e sabe– na ordem as minudências opinativas, das quais Menezes é líder por enquanto e só entre poucos, que ainda o escutam.
Daqui a uns meses, ninguém já se lembra de Menezes, e se ele pensa que é escutado e seguido, só prova a ligeireza com que avalia o mundo do PPD.
GostarGostar
Neste preciso memento em que te escrevo, colegas de todas as regiões do país estão a caminho de Lisboa — deixando para trás a família, os amigos e um fim-de-semana de descanso — para tentarem encontrar um rumo para todos nós, para tentarem remar contra esta maré de rebaixamento de humilhação. A nós, que ficámos no aconchego dos nossos lares, cabe-nos respeitar e dar força a essa dádiva, a esse denodo.
A FORÇA DE TODOS ESTÁ NO “NÃO” DE CADA UM. Luís Costa In dardomeu.blogspot.com, 31 de Maio
http://criticademusica.blogspot.com/
GostarGostar
No Porto, parece que ganhou Flopes! E esta hein?
GostarGostar
“Derrota vergonhosa”
Ainda bem e ainda nao despachamos o Audi A8, consome 20l aos 100.
Posta a venda, ninguem o compra.
E a gestão de Pedro. fo no >Governo , foi na CML e CMFFoz.
Não ha duvida, e um artista portuguas
GostarGostar
Agora já posso estar tranquila pois dos 19 votos cá de casa só um vai pro PCP, por defeito. Os outros ficaram ou em branco ou CDS pois na Rainha dos 6% que a elite do psd consegui transferir pro Santana e assim ele passar a culpado de todo e que ninguém por cá votará…Não gostamos de traíras!
Se aparecer um partido democrático, possivelmente vote, pois elee vale muito para mim, não o dou a qualquer um…Por isso votei em branco para PR.
MJRB, daqui a um ano será o beija-mãos ao Sócrates, uma das maiores desgraças que os cavaquistas deram ao país, pois foram eles quem o alimentaram a papinhas, depois veremos o que sobra …
GostarGostar
A Goes,
de certo modo, há um “cavaquismo” em, e pró-Socrates.
Mas “os tempos” estão duros, hirtos e crispados. Já assim irreversíveis.
Com MFLeite candidata a PM ( e apesar de muita “coisa” que possa acontecer PARA O ELEITORADO, inclusivé umas benesses e promessas), Sócrates que se cuide !
Apesar de MFLeite ter muitos e incrustrados pecados e pecadilhos. Creio que apesar de tudo, é mais sensível ao estado social da maioria dos portugueses, do que o actual PM. E isso conta ! Muito !
GostarGostar
O texto “do Anónimo” 11
é de minha autoria.
GostarGostar
Votaram 43 mil. os indecisos ficaram em casa.
GostarGostar
CL,
Mais cerca de 12.000 do que nas últimas directas. Isso terá feito a diferença.
GostarGostar
Sócretinos no Poder!!!
GostarGostar
Errata a 14,
Não foram mais 12.000, mas apenas mais 5.000 novos votantes. Podem, mesmo assim, ter feito a diferença.
GostarGostar