Arthur Antunes Coimbra
21 Junho, 2008

A hipótese mais falada (até agora).
Pelo menos, deve lembrar-se que uma equipa, por mais fabulosa que pareça ser, nunca será ganhadora sem um bom guarda-redes e um bom ponta de lança! Tal como a “sua” selecção de 1982.
33 comentários
leave one →

meu caro, no caso da nossa selecção deste europeu, os elos mais fracos ~foram o guarda-redes e o defesa-esquerdo. não foi o avançado que jogou bem, como aliás fez sempre que foi chamado a jogar nos grandes eventos de selecções.
GostarGostar
“…não foi o avançado que jogou bem…”
Completamente de acordo. Bons tempos que já lá vão na Fiorentina equipa.
Um ponta de lança moderno, é um jogador apto a suportar cargas dos “gorilas” centrais adversários. Sem cair a pedir penalty, que é feio e anti-desportivo.
Nuno Gomes tem imensas qualidades, e o golo marcada à Alemanha demonstrou-o. O que não tem é poder de choque. Dá-se mal com o contacto físico. Tal como o Ricardo, curiosamente.
GostarGostar
Vocês não acreditam que vem aí “um” Camacho…
GostarGostar
É espanhol ou argentino.
GostarGostar
Este?
http://en.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9ctor_C%C3%BAper
GostarGostar
Madail disse que fala português.
Com o acordo ortográfico, até pode ser dos Palop.
GostarGostar
Ponta de Lança pode adaptar o Ronaldo já que para as alas tem o Simão, o Nani e (se não estiver amuado) o Quaresma,
Guarda-redes é mais probemático. O Ricardo não é famoso, mas não há grandes alternativas. Nem o Quim. E o Rui Patrício é muito verde. Há um tal de Daniel Fernandes, matulão de 1.95 e 24 anos que jogou no PAOK e foi neste defeso transferido para o Bochum por 1.1M€. Nas poucas aparições nas selecções jovens não esteve mal.
Mais problemático é o lugar de defesa esquerdo. O melhor que se poderá arranjar será adaptar o Miguel Veloso ou o Bruno Alves. Nos jovens um Antunes é um bluff. Deu nas vistas porque marcou um golo de livre ao Porto, mas na Roma nem jogou e nas selec~oes fi sempre fraquinho.
O novo seleccionador pode recuperar o Tiago e o Caneira, que fizeram falta no Euro, e promover jovens como o Pelé ,Manuel da Costa, João Pereira, Manuel Fernandes.
Em relação ao Zico fez bom trabalho no Fenerbahce e no Japão e foi um grande jogador. Mas, já que o Queirós e o Mourinho não podem, preferia o Rijkaard ou o Clemente. Este agradaria aos portistas porque é inimigo de estimação do Scolari.
GostarGostar
“Este?”
Esse, Tonibler, já teve melhores dias, mas também não estava mal.
GostarGostar
A selecção de scolari acabou !
~Entretanto “Cebola” deixa o Benfica e ruma ao Porto.
GostarGostar
O Madail disse que ENTENDIA português, não disse que falava português…
GostarGostar
Boa aquisição, do MRodriguez.
Inabilidade negocial de RCosta ? Sem Euros para o recontratar, mas por 4 anos ?
“Antecipação” do FCP ? — e como justificar, por parte de RCosta essa “antecipação”, se tinha o jogador “na mão” ?
Mais um bom jogador que sai, deste modo….
GostarGostar
Mais um para o museu:
http://www.record.pt/noticia.asp?id=792371&idCanal=106
Uma nova forma de desportivismo. Sempre a inovar:
http://www.record.pt/noticia.asp?id=792372&idCanal=106
GostarGostar
Não é difícil perceber que “Cebola” escolheu quem lhe dá mais… “cebolas”.
Mas os timings também contam e é aí que a estrutura organizativa faz a diferença, por mais boa vontade que Rui Costa tenha.
GostarGostar
Mialgia de Esforço,
Parabéns pelo sétimo título consecutivo — é obra !
Se o autocarro foi incendiado, lamento.
Não é com retaliação sobre retaliação que o desporto atrai mais presenças nos recintos e fideliza os que habitualmente lá vão. E torna-se cada vez mais um ambiente perigoso ! Para além do crime, punível.
GostarGostar
Pressinto (desde há muito) que RCosta não está apto para o cargo.
Foi manifestamente usado por Vieira, para ultrapassar os reais desconhecimentos sobre futebol e será no próximo ano um determinante trunfo eleitoral. E o Rui embarca nisso…veremos porquê.
Contemos quantos meses as relações entre os dois são “estáveis”.
Óbvio que a partir de amanhã vem aí desculpa estudada para justificar a saída de MRodriguez para o FCP.
GostarGostar
Desde meados de Maio se sabia das intenções do FCP em contratar o jogador.
E Vieira, sei-o, tranquilizava os seus mais directos colaboradores e “conselheiros”, dizendo-lhes que “Cebola” ia renovar.
Mr.Piscoiso,
de facto trata-se de estrutura e de gestão, o que manifestamente o SLBenfica tem, mas deficiente, complexa, desordenada. E nestas questões de negócios-contratações de jogadores, sejam eles portugueses ou estrangeiros, ainda há uns quantos dirigentes na Luz que pensam que o nome Benfica vale muito…
E Vieira está mal acompanhado. Repito, especialmente para os Benfiquistas distraídos: Vieira está mal acompanhado por assessores por si escolhidos ! Veremos quais as consequências…
(Tenho concluído algo sobre a pesença de algumas criaturas na Sad, que não posso revelar aqui).
GostarGostar
PMF:
“(…) nunca será ganhadora sem um bom guarda-redes e um bom ponta de lança!”
Talvez quisesse dizer sem um bom guarda-redes OU um bom ponta de lança (se é que no futebol actula ainda há essa coisa a que se chama pl). Basta ver quantos bons g-r tinham as selecções brasileiras, campeãs do mundo.
GostarGostar
Grande jogo de bola este Holanda-Rússia. E o banho táctico que o Hiddink deu ao Van Basten! Que grande equipa, composta por jogadores sem muita experiência de fases finais. Tal qual o Scolari, não?
Ó Madaíl, já ouviste falar no Hiddink?
GostarGostar
Mialgia,
Hiddink está bem seguro por Abramovich. E Madail quer um treinador que fale e entenda (qualquer coisa) português. Por que será ?
Ou, por outras palavras, quer um seleccionador que o “entenda”. Tal qual Vieira: por muitos anos que estivesse como presidente do SLBenfica, nunca (!) um treinador que não falasse (com ele) português-ou-quase, entraria no SLB.
Vem aí “um” Camacho para a selecção — eu tenho avisado…
Excelente jogo, sim senhor ! A Rússia merece !
GostarGostar
MJRB,
E que tal o Ashavin? Por acaso, já o tinha visto várias vezes. Pena é que tenha mau feitio. A esta hora, os grandes clubes europeus já estão a fazer propostas loucas. Só que neste momento os clubes russos estão compradores e não vendedores.
GostarGostar
“Mas os timings também contam”
Já há meses se falava na ida de Rodriguez para o Porto. Irá substituir o Quaresma?
“Ó Madaíl, já ouviste falar no Hiddink?”
O Hiddink tem contrato com a Rússia até 2010. É pena porque não fala mas entende português. E já esteve “n” vezes na lista de Sporting e Benfica.
GostarGostar
Hiddink secou a Laranja !
GostarGostar
Mialgia,
Esse jogador russo foi, para mim, uma revelação quase total. Já tinha lido algo sobre o seu talento, creio qu num texto de LFreitas Lobo. Mas nunca o vi jogar.
Se o que hoje fez –e não é fruto do acaso nem dum só jogo– tiver “acompanhamento” dum muito bom treinador e psicólogo…Temos extraordinário jogador !
Actualmente, a capacidade económico-fimamceira dos clubes russos e de alguns outros dos países emergentes, não é a mesma dos tempos em que o SLBenfica ia buscar baratucho o Iuran ou o Kulkov… Como sabe, hoje compram e se necessário pagam bem.
Abramovich e outros que tais estão cada vez mais a criar um “império” no futebol não só nos seus países. E não ficarei espantado se…
GostarGostar
Mr. Piscoiso,
Foi de facto extraordinária a “movimentação” táctica dos russos e de Hiddink !
Mais a frieza temporal, sempre conjugada ao segundo, com a vontade de vencer.
GostarGostar
Esta Russia é quase a mesma que enfrentou Portugal nas qualificações para o Mundial de 2006. E o Arshavin foi metido no bolso pelo…Paulo Ferreira.Num jogo aliás, que bem que serve para mostrar que nós até temos jogadores que correm e se esforçam, quando querem (ou podem).
É preciso não esquecer que o campeonato na Russia está ainda a um terço e enquanto os outros já só têm força de ir da piscina para a toalha e vice-versa, os russos têm um poder físico que nesta altura, pode ser decisivo.
Quanto à nossa selecção, o grande problema é mesmo o do guarda-redes. E tem que ser resolvido com urgência. Senão, nem em 2010 marcamos presença. Vamos jogar com a Suecia e a Dinamarca, duas equipas de futebol aereo à là Germania.
GostarGostar
“(…)Esta Russia é quase a mesma que enfrentou Portugal(…)”.
Pois é. E é a prova de que uma boa equipa não é, apenas, a soma de bons jogadores. O nosso problema não foi só o Ricardo- foi uma dinâmica de conjunto deficientemente assimilada. É curioso que ninguém fala no 1º golo que sofremos frente à Alemanha. Um grande golo, sem dúvida, mas dois defesas nossos acompanharam toda a jogada sem pressionarem e impedirem o cruzamento: Bosingwa e Pepe…
GostarGostar
“(…)Esta Russia é quase a mesma que enfrentou Portugal(…)”.
E no entanto na altura foi dito que a qualificação de Portugal se deveu a estarmos num grupo de marretas.
De Portugal 9 dos que jogaram nesse dia estiveram no Euro. Dos russos só cinco estão no Euro (
Malafeyev; Ignashevich Anyukov Arshavin Sychev) e desses só 3 foram titulares.
Para recordar:
Portugal – Ricardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade e Paulo Ferreira; Costinha, Maniche (Petit 73’) e Deco; Cristiano Ronaldo (Boa Morte 86’), Simão e Pauleta (Nuno Gomes 66’).
Rússia – Malafeyev; Yevseyev, Bugayev, Ignashevich e Sennikov (Gusev 45’); Aldonin (Buyarintsev 72’) e Smertin; Anyukov, Arshavin e Sychev (Kirichenko 45’); Bulykin.
Golos: 1-0 – por Pauleta aos 25’. 2-0 – por Cristiano Ronaldo aos 39’.3-0 – por Deco aos 44’.
4-0 – por Cristiano Ronaldo aos 69’.4-1 – por Arshavin aos 79’.5-1 – por Simão aos 81’.6-1 – por Petit aos 89’.7-1 – por Petit aos 90’.
PS: Em o Jogo dizem que o próximo seleccionador é este:
http://en.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Pekerman
Parece-me uma excelente escolha. É o Carlos Queirós argentino, depois de ano à frente das selecções jovens comandou a selecção da Argentina no Mundial 2006.
GostarGostar
Por acaso, Ordralalfabeletix, estava a referir-me ao Russia-Portugal (0-0) onde jogaram mais do que os 5 que referiu. O Pavlyuchenko estava no banco e o Arshavin e o Bilyaletdinov bem tentaram no início, mas controlamos o jogo como nunca mais vi a Selecção fazer desde então. E nesse jogo, até o Ricardo fez uma extraordinária defesa ( coisa rara nos dias de hoje…). O que eu acho é que deste 2004 andamos a regredir aos poucos (mais nitidamente desde o Mundial 2006) e um dos grandes culpados, apesar das suas qualidades, foi mesmo o treinador.Ao contrário de outras equipas, que evoluiram mais do a maioria pensava.
Se vier o Pekerman seria interessante, mas desconfio que quem vier vai ter que por ordem nos empresários e afins.E isso não vai ser fácil.
Infelizmente, até já estou a ver o Ricardo levar um golinho ou dois do Ibrahimovic ou do Bentner. O nosso grupo de qualificação é perigoso(a Hungria está a subir e também não vai ser pera doce), tendo em conta as nossas fragilidades de agora. Que venha então o Pekerman e ponha o Ricardo a apanha-bolas.
GostarGostar
“Que venha então o Pekerman e ponha o Ricardo a apanha-bolas.”
De acordo. E que transforme um grupo de jogadores que jogam como matraquilhos numa equipa com sentido táctico. E, se não for pedir muito, que analise os adversários. Aquelas coisinhas que é suposto um treinador saber fazer.
GostarGostar
“até o Ricardo fez uma extraordinária defesa ( coisa rara nos dias de hoje…).”
O Ricardo voltou a fazer defesas extraordinárias neste Euro (2 com a Suiça). O problema dele é outro.
GostarGostar
“numa equipa com sentido táctico”
Isso é coisa que não falta a Pekerman. Que transformou o sistema argentino de jogar com 3 centrais (curiosamento com Lucho a lateral/médio direito) num elástico 4-2-3-1 que se transformava em losango.
http://jogodirecto.blogspot.com/2006/06/o-colectivo-caa-fantasmas.html
GostarGostar
“O nosso grupo de qualificação é perigoso”
Não mais que o de qualificação para o Euro 2008 ( tínhamos a Polónia e a Sérvia, presentes no Mundial e a Bélgica e a Finlândia melhores que a Hungria) e para o Mundial 2006 (Eslováquia, Rússia e Letónia,com lugar no Euro 2004).
Agora temos a Suécia,já com o Larsson e o Ljunberg em curva (muito) descendente, e a Dinamarca que até parece ter melhores valores individuais que a Suécia mas ficou atrás da Irlanda Norte(!) na qualificação para o Euro. Da Hungria nem vale a pena falar (6ª atrás de Bósnia e Moldávia.
E além do mais temos um calendário favorável, (bem) negociado por Scolari. Até meteu ameaças de recurso à FIFA.
GostarGostar
Continua por aqui no blogue dos Dragões o massacre ao Ricardo e ao Scolari.
Fala-se muito menos da defesa FCP que é simplesmente patética nas bolas paradas.
E já agora, serei o único a achar que O MELHOR JOGADOR DO MUNDO esteve (muito) abaixo dos serviços mínimos? Foi muito pouco para quem quer usar o título que pertenceu ao Maradona, ao Zidane, ao Ronaldo ou ao Matthäus (só para falar dos que levaram as suas equipas às costas até títulos mundiais ou europeus).
GostarGostar