Saltar para o conteúdo

Se a moda pega

25 Julho, 2008

O parecer de Freitas do Amaral já está on-line, aqui:

«[…] não posso deixar de chamar a atenção para o temível precedente que constituiria legitimar a conduta do presidente de um órgão colegial que, só para defesa do seu prestígio e para manter o seu cargo, bem como para não perder votações quando está em minoria, encerra antecipadamente as reuniões sem marcar as seguintes, impedindo assim o debate e a votação de propostas de que discorda. Se a moda pega, que se passará a seguir nas autarquias locais, nos institutos públicos, nas entidades autónomas e, por contágio, porventura também nas associações, fundações e sociedades de direito privado? O problema deveria merecer a atenção do Ministério da Justiça.»

26 comentários leave one →
  1. MJRB's avatar
    25 Julho, 2008 14:15

    Mais ou menos “isto”, o que eu previ.
    Irrebatível por parte do presidente do CJustiça da FPF.

    (Fiquei decepcionado com alguns termos vulgares, banais, constantes do parecer).

    Gostar

  2. portolaw's avatar
    portolaw permalink
    25 Julho, 2008 14:15

    o parecer é do Domingos Amaral, não é?

    Gostar

  3. Bruno - Planetas's avatar
    25 Julho, 2008 14:19

    Gostei sobre tudo da forma como o Jurista foi, grosseiramente, maniatado a montante na elaboração do dito parecer!

    Demita-se Sr. Madail, pelo amor de Deus

    Gostar

  4. Kosta de Alhabaite's avatar
    25 Julho, 2008 14:23

    Trata-se de uma opinião “encomendada” pela FPF.
    Certamente arranjar-se-iam outras tantas em sentido diverso à opinião daquele cujo filho, Domingos Amaral, na revista “GO”, já antecipava esta resposta…
    O que prevalece é uma pergunta: como podem vários advogados, com avenças pagas por quem lhes der mais, e no caso de Pinto da Costa, culpabilizar alguém que foi vítima de uma conspiração, tal como FOI PROVADO e DESMONTADO por um tribunal civil!!?? Que justiça é esta? Como pode um órgão, pelos vistos ferido de morte, como adianta o sapiente Amaral-pai, condenar alguém que se encontra inocente!?
    Já todos percebemos este racismo nacional contra o Porto, aliás, à boa maneira saída do Estado-Centralista-Novo, tudo o que é do Porto e tem sucesso é vítima de inveja e maldicência. A Sonae e Belmiro já viram juntar-se a balofa nata do eixo Lisboa-Cascais no caso da Telecom e o Pinto da Cpsta e o FC Porto assistem agora a esta montagem vergonhosa do Ministério Público, industriado por uma senhora cujo marido é funcionário do presidente de um clube lisboeta rival do Porto, retirar coisas de um contexto e com elas fazer um caso. Aliás, como Nortenho, Portucalense e Portista, gostaria de saber porque motivo, a ÚNICA e INEQUÍVOCA chamada de um presidente (do benfica) a escolher árbitros não foi ainda investigada! No resto, de podem ir…

    Gostar

  5. jm's avatar
    25 Julho, 2008 14:24

    Nada que já não se soubesse. No invicto e pouco nobre reino da batota valeu, vale e continuará a valer tudo.

    Gostar

  6. MJRB's avatar
    25 Julho, 2008 14:30

    Este parecer é tão-sómente uma opinião, não uma decisão.

    E, creio, que sem a assinatura do presidente e do vice-presidente do CJustiça, a decisão dos restantes membros deste órgão não pode ser aceite…como decisão.

    Gostar

  7. Luís Lavoura's avatar
    Luís Lavoura permalink
    25 Julho, 2008 14:40

    Tem toda a razão Freitas do Amaral.

    Estávamos lixados se os presidentes de órgãos colegiais (coletivos), sempre que não gostassem das decisões que o coletivo estivesse prestes a tomar, tivessem o direito de encerrar a sessão ou de, de outra qualquer forma, desrespeitar a Ordem de Trabalhos.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Manel da Avó permalink
    25 Julho, 2008 14:46

    “que, só para defesa do seu prestígio e para manter o seu cargo, bem como para não perder votações quando está em minoria, encerra antecipadamente as reuniões sem marcar as seguintes, impedindo assim o debate e a votação de propostas de que discorda.”

    Na moche…

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Manel da Avó permalink
    25 Julho, 2008 14:47

    “Estávamos lixados se os presidentes de órgãos colegiais (coletivos), sempre que não gostassem das decisões que o coletivo estivesse prestes a tomar, tivessem o direito de encerrar a sessão ou de, de outra qualquer forma, desrespeitar a Ordem de Trabalhos.”

    Mais outra, na moche.

    Completamnente de acordo.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Bafo D'Onça permalink
    25 Julho, 2008 14:52

    Não percebi…
    Então agora é por o Presidente do CJ não ter gostado das decisõs do colectivo….
    Não me parece que tenha sido votada qulquer decisão quando estave reunido todo o CJ.
    Ao que parece só houveram decisões depois do presidente e vice presidente do CJ terem dado a reunião por encerrada..
    Isto de pareceres vale o que vale.
    Agora o slb vai pegar no parecer do FAmaral e levar novamente o caso á UEFA?? Ia ser giro (os tipos da UEFA “-Outra vez estes chatos, da-se…!)
    Joguem mas é á bola e deixem-se de pereceres.
    Porque ao quique hoje tambem lhe pareceu que o FCPorto é a melhor equipa, mais estavel, mais compacta, mais estruturada, enfim, o campeonato ainda não começou e já o FCPorto está à frente!
    Só falta uma norma que impessa o FCPorto de começar com 0 pontos… pela cabeça desta gente, o FCPorto devia começar com -15 pontos em nome da competitividade do futebol portugues… não ha pachorra!
    Bafo’s

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Faccioso permalink
    25 Julho, 2008 14:55

    CAA!! CAA!! CAA!! CAA!!

    Gostar

  12. Tiago's avatar
    25 Julho, 2008 14:59

    aguardemos com serenidade o douto parecer do caa

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Julho, 2008 15:12

    É tão comovente ver os adeptos do FCP defenderem Pinto da Costa como se ele fosse uma virgem inocente…

    Gostar

  14. Kosta de Alhabaite's avatar
    25 Julho, 2008 15:15

    Curiosidades: para uns, este parecer PAGO, é válido.
    Gostaria pois de lembrar outro ilustre professor, Marcelo Rebelo de Sousa, que DE GRAÇA, disse exactamente o contrário.
    Tirem as ilações…
    Já agora, a propósito deste Freitas, NASCIDO em GUIMARÃES?, relembre-se aquela história daquela viagem de turismo a Praga, em jacto do estado (pago por nós) que queria passar no Aeroporto sem ir ao detector de metais. O funcionario de Serviço obrigou-o a ir e nem com uma chamada para o embaixador e este presente no aeroporto o funcionario cedeu, não sendo pressionado pelos superiores a fazê-lo pois apenas estava a cumprir regras, o seu dever. Este agora zeloso Amaral ameaçou o funcionário dizendo que ia pagar caro pelo sucedido, só que se esqueceu que estava num país que não era Portugal nem mediaval e que respeita o estado de direito. Em suma é esta pessoa com estas atitudes que é professor de direito e que queria passar por cima da lei.
    Persiste a pergunta: como podem uns advogados, mesmo avençados, persistir num julgamento sumário, quando um TRIBUNAL CIVIL, desmontou a conspiração contra Pinto da Costa ao provar que a ÚNICA testemunha mentira!?
    E INEQUÍVOCA chama do Vieira a escolher árbitros? Inquérito? Não, porquê?

    Gostar

  15. Tiago's avatar
    25 Julho, 2008 15:21

    se a mensagem não nos aprouver…mate-se o mensageiro.

    Gostar

  16. Piscoiso's avatar
    25 Julho, 2008 15:29

    O parecer do dr. Freitas tem areia demais para a minha camioneta.
    Ainda consegui ler metade, mas depois fui ver se estava a chover e já não soube onde ia. Saltei para o fim, onde acabo por ler que compete à direcção da FPF, etc e tal. Enfim, lá tem o Madail ter de dar o rabo à seringa a que andava a fugir, isto é, decidir. Que vai passar a batata para a Assembleia Geral para eleger novo CJ, já que este está paralisado, segundo o douto parecer.
    Agora vai começar outra guerra de tentar meter no novo CJ, gente afecta ao clube A ou B, para as decisões do CJ favoreçam A ou B.
    Entretanto faltam 3 reforços ao Benfica… no CJ ?

    Gostar

  17. MJRB's avatar
    25 Julho, 2008 15:32

    Kosta De Alhabaite,

    Este parecer é tão-só…um parecer.
    Mas pode ser utilizado (como uma opinião, entre muitas oputras) por exemplo pelo SLBenfica e pelo VGuimarães se por acaso entenderem recorrer nas instâncias do futebol português e uefeiro. Que…devem apreciar a…opinião.

    Conta VC., que na revista “GO”, de DAmaral, sugiu a notícia do parecer de FAmaral. Nãi li, nem duvido de si. Mas assim foi, FAmaral cai mais um bocado do “plinto”, onde uma opinião pública e a comunicação social o tem colocado, e endeusado.

    Note-se: FAmaral é invariavelmente um “situacionista”.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    LUIS permalink
    25 Julho, 2008 15:34

    Caro Kosta de Alhabaite, se calhar voçê é portuense e não portucalense, mas adiante. Eu realmente fico atónito com as coisas que voçê escreve, que a reunião do CJ foi uma palhaçada todos nós sabemos, no entanto foi causado pelo Sr Presidente do CJ, o mesmo que é ex atleta do GOndomar, e vereador da mesma câmara. E o senhor vem defender o Sr Pinto da Costa como se ele fosse uma virgem inocente, quer inquéritos ás escutas do Vieira, mas as do seu presidente e dos seus acompanhates , essas já são ilegais e não contam.
    Os testemunhos directos de arbitros, meninas de profissão duvidosa, e da parola da Cartolina Salgado, esses são todos falsos, porque o que conta é a palavra do Papa certo?
    Olhem sabem que mais? voçês merecem os Pintos das Costas, os Vieiras, os Salvadores, os Jacintos Paixões e toda essa corja de corruptos que andam no futebol português. Merecem porque estão a defende-los cegamente e vao com eles até ao fim do mundo.
    Continuem.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Julho, 2008 15:38

    A menos que o presidente do CJ tenha confessado o que aqui está escrito, a elaboração do parecer transformou-se num julgamento e o parecer é a sentença.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Julho, 2008 15:40

    Para quando a opinião do douto CAA?

    Gostar

  21. Luís Lavoura's avatar
    Luís Lavoura permalink
    25 Julho, 2008 16:06

    Informo que sou adepto fidelíssimo e de longa data do Futebol Clube do Porto, e que estou plenamente de acordo em que é ridículo penalizar este, ou o seu presidente, por uma fruta que terá sido doada a um árbitro antes de um jogo que, de qualquer forma, o FCP iria ganhar sem dificuldade.

    Só que, neste parecer, o professor Freitas do Amaral tem toda a razão: quando há um órgão coletivo, do qual é convocada uma reunião para que se tome uma decisão, o presidente desse órgão não pode, sem motivos extremamente fortes, interromper ou cancelar essa reunião a meio, impedindo a prossecução da Ordem de Trabalhos. A vontade do presidente não se pode sobrepôr à vontade do coletivo do órgão, sob pena de não termos um órgão coletivo mas meramente uma ditadura do seu presidente. O presidente tem apenas o seu voto singular, que quando muito pode constituir um voto de qualidade em caso de empate.

    Gostar

  22. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    25 Julho, 2008 16:38

    ” Kosta de Alhabaite Diz:
    25 Julho, 2008 às 3:15 pm
    Curiosidades: para uns, este parecer PAGO, é válido.
    Gostaria pois de lembrar outro ilustre professor, Marcelo Rebelo de Sousa, que DE GRAÇA, disse exactamente o contrário.”

    O ilustre Professor Bambo também trabalha DE GRAÇA.

    Gostar

  23. Kosta de Alhabaite's avatar
    25 Julho, 2008 17:42

    Caro MJRB, obrigado por repara uma vez mais no meu comentário “tertuliano”.
    A revista GQ não trazia o parecer, ter-me-ei expressado mal, trazia apenas um artigo de opinião do filho de Freitas do Amaral, artigo esse corrosivo e na linha do que “QUER” O benfica… Acho que percebe. Assim como percebe que, lá diz o adágio popular, “tal pai … tal filho”, isto no que se refere às apreciações e opiniões… A minha formação académica é económica, não tenho portanto capacidade crítica para julgar o parecer de Freitas, tenho contudo que reparar na necessidade daquele de afirmar que não pretende julgar os visados na perspectiva desportiva (razão ou não), mas lendo o parecer, ele fá-lo amiúde, quase que tomando as dores do benfica e seus lacaios minhotos…

    Quanto ao Sr. Luis, tenho a dizer-lhe que um dos meus passatempos, é a genealogia, e posso portanto afirmar-lhe que 83% da minha família é originária do Condado Portucalente, sendo a família mais próxima residente no Porto há 4 gerações, por isso…
    já agora, para que conste, tenho mais de 30 anos de sócio do FCPorto…
    Quanto à sua referência da origem do presidente do CJ deixe que lhe diga que você está na onda daqueles que acham que tudo o que tem o selo do Porto e do Norte (pelos vistos com a exlusão recente do guimarães, visto no último campeonato pelo benfica como sendo beneficiado pelas arbitragens…, pois é, tão suspeitos e inimigos que eram…), dizia têm o selo do Norte e do Porto são suspeitos…
    Por cá já percebemos que da janela de alguns, só conseguem ver o seu quintal, e as couves dos outros não prestam…
    Para fim de conversa, digo a todos os críticos: não acho que hajam agentes desportivos inocentes. Aqui e ali uma conversa (Canal Caveira, às portas de lisboa, o Sapo e o Veiga do benfica, o Pinto de Sousa e Pinto da Costa). Agora não sou tolo. Em vários meses de escutas (não permitidas nesta caso pela CONSTITUIÇÃO !!) houviram PC a falar de fruta e chocolates. Resultado: PROCESSO DO MP. Ouvimos Vieira a ESCOLHER ÁRBITROS! Resultado: NADA!
    dEPOIS FICAMOS A SABER QUE UM tribunal civil, ANALISOU E INVESTIGOU E PROVOU QUE A ÚNICA TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO MENTIRA! Resultado: uns quantos advogados pagos pelas associações de futebol de Lisboa, Castelo Branco, Santarém, Faro decidem manter um castigo absurdo face à decisão do Tribunal Civil (POR UMA JUIZ QUE NÃO É DO PORTO!) .
    É esta justiça que querem?

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Troglodita permalink
    25 Julho, 2008 23:46

    MJRB

    Você enoja de tanto lamber os adeptos do porto fc.

    ARREEEEEE

    Gostar

  25. mafaldinha's avatar
    mafaldinha permalink
    26 Julho, 2008 00:20

    Troglodita:

    Já leu o parecer???? Se conseguir ler as afanosas 137 páginas, com espírito limpo, talvez conclua que aquilo não é um parecer!!!

    Arre!

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    26 Julho, 2008 10:15

    “se a moda pega” isto não é do Professor!

    Gostar

Deixe uma resposta para portolaw Cancelar resposta