Saltar para o conteúdo

Sete

19 Agosto, 2008
by

A Microsoft corre atrás do prejuízo. O Windows 7 vai ser lançado bem mais cedo que o previsto, numa tentativa de minimização da tragédia do Vista. Tragédia só para alguns. Há quem goste muito, muito do Vista.

105 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Agosto, 2008 10:24

    É só comigo ou clicando na ligaçao da tragédia do vista , o clique passa a janela e abre-me um programa de instalaçao de programas? Tal nunca me tinha acontecido.

    Gostar

  2. jcd's avatar
    19 Agosto, 2008 10:38

    No meu linka para uma notícia da Computerworld:

    Vista: 1 em cada 3 PCs corporativos voltou para o XP

    Dados da xpnet mostram que cerca de 35% dos PCs que foram comprados com o Vista tiveram o sistema operacional trocado pelo XP.

    Por IDG News Service

    Ao encerrar a comercialização do Windows XP, no final de junho, a Microsoft deu aos seus clientes a opção de fazer um downgrade do Vista para o XP, ainda que fosse necessário adquirir uma licença do novo sistema operacional da empresa. Pois bem, de acordo com dados da comunidade exo.performance.network (xpnet), voltada para usuários de sistemas baseados em Windows, cerca de 35% dos equipamentos vendidos com Vista tiveram seus sistemas operacionais “rebaixados” para o XP.

    “O número é extremamente alto, até mesmo para o impopular Vista”, afirmou Randall C. Kennedy, um colaborador da Infoworld cuja empresa, Devil Montain Software, desenvolveu a ferramenta Windows Sentinel e analisa dados da xpnet.

    A idéia de fazer um downgrade não é nova para grandes companhias, que possuem ambientes nos quais pode levar um bom tempo para desenvolver e implantar novos softwares.

    Mas, por conta de uma mudança nessa política, usuários finais também puderam migrar do Vista para o XP. A maioria dos fabricantes oferece esse tipo de serviço, sem custo, que é utilizado em grande escala por pequenos empresários e gamers.

    Gostar

  3. Lord Jeremias's avatar
    19 Agosto, 2008 10:45

    e que tal deixar as “windowzices” e experimentar o linux? há praticamente 6 meses que deixei o windows e até agora anda não me arrependi… experimentei várias distribuições, e gostei particularmente do Kubuntu e do Linux Mint, sendo este com último que decidi ficar.
    rápido, estável, com um interface bem mais atraente e agradável que o windows, com todo o software que precisamos e com acesso grátis a mais, e dá para instalar no mesmo disco que o windows, enquanto não se experimenta e se faz a mudança total.

    ontem liguei o windows para ver o software do telemóvel. há quase um mês que não lhe pegava. resultado? antivirus cuja licença tinha expirado entretanto, avisos de segurança, desinstalar o antivirus velho, reiniciar,arranjar um antivirus novo, instalar , reiniciar, fazer um scan… horas nisto. já só desejava o meu rápido, seguro e estável linux onde não tenho de me preocupar em fazer o trabalho de segurança q a microsoft não fez…
    experimentem:
    http://www.kubuntu.org/
    http://www.linuxmint.com/

    Gostar

  4. luikki's avatar
    19 Agosto, 2008 10:46

    e quando já se sabia que o vista era um completo fracasso, o “nosso” “engenheiro” escolheu o vista para os portáteis que “deu”…
    é garantido que o “sete” vai ter a mesma “qualidade” do vista!
    e mais uns milhões de utilizadores inocentes vão dar a ganhar mais uns milhões à ms…

    Gostar

  5. Justiniano's avatar
    Justiniano permalink
    19 Agosto, 2008 10:49

    Há deficientes para tudo!!
    O Vista tem o “dom” de nos ensinar(forçar) a “arrancar”-“estirpar”-“obliterar” um sistema operativo! Coisa que nunca tinha feita até ao Vista! Maior fiasco desde a roda quadrada!

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    arrebimbaomalho permalink
    19 Agosto, 2008 10:59

    Por essas e por outras é que adquiri recentemente um MAC…funciona na perfeição, e com o novo sistema operativo o Leopard que funciona que é um mimo!

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    TutanoPreto permalink
    19 Agosto, 2008 11:02

    Mas porque razão bizarra, existindo o Mac OS, alguém ainda se lembra de utilizar o windows??!!

    Gostar

  8. fidel's avatar
    fidel permalink
    19 Agosto, 2008 11:05

    “já só desejava o meu rápido, seguro e estável linux onde não tenho de me preocupar em fazer o trabalho de segurança q a microsoft não fez…”

    Este é um dos camaradas que qualquer dia vai ser apanhado na curva.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Agosto, 2008 11:14

    “No meu linka para uma notícia da Computerworld”

    deve ser só comigo… deve o meu pc ter apanhado um constipaçao viral.

    Tinha lido uma noticia de que a micrsoft ia terminar com o windows e começar com novo sistema.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Agosto, 2008 11:15

    Assim que Jobs desaparecer, o que apesar de tudo espero não aconteça, mas temo que sim, que vai suceder à Apple?

    A companhia americana parece demasiado Jobs-dependente.

    Gostar

  11. Lord Jeremias's avatar
    19 Agosto, 2008 11:17

    TutanoPreto Diz:
    19 Agosto, 2008 às 11:02 am

    Mas porque razão bizarra, existindo o Mac OS, alguém ainda se lembra de utilizar o windows??!!

    Tutano, pq o Mac OS só funciona nos computadores MAC…o pc que tem em casa não vai correr o mac.. logo nem toda a gente tem dinheiro, vontade ou interesse em gastar mais de 1000€ num mac novo.

    Gostar

  12. Lord Jeremias's avatar
    19 Agosto, 2008 11:18

    “fidel Diz:
    19 Agosto, 2008 às 11:05 am

    Este é um dos camaradas que qualquer dia vai ser apanhado na curva.”

    Camarada Fidel, importa-se de explicar essa?

    Gostar

  13. JP Ribeiro's avatar
    JP Ribeiro permalink
    19 Agosto, 2008 11:19

    Por mais que a Microsoft diga ou faça (e eles são grandes mestres no marketing- no mundo informático não existe melhor nessa estranha arte), o windows é irreformável. Porque é uma manta de retalhos feita por departamentos que nem falam uns com os outros, e porque já não é possível voltar ao original.

    É até espantosos que os utilizadores de windows considerem normal aceitar que os computadores fiquem gradualmente mais lentos (tal a quantidade de patches e de lixo que a Microsoft nos mete dentro do sistema cada vez que fazemos um update ao windows).ou esperar 5 minutos por um restart.

    As alternativas que existem não são nenhum bicho de sete cabeças: Linux, ou para os mais exigentes o OS X.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    ordralfabeletix permalink
    19 Agosto, 2008 11:28

    É o fim da MACacada.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Emanuel permalink
    19 Agosto, 2008 11:44

    Pela primeira vez, estive vai não vai para fazer um downgrade do Leopard para o Tiger. Se a Apple não dificultasse a opção de downgrade…

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    19 Agosto, 2008 11:52

    “As alternativas que existem não são nenhum bicho de sete cabeças: Linux, ou para os mais exigentes o OS X”

    Para os mais exigentes … xxxBSD. De onde deriva o OS.X 😉

    Link

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    19 Agosto, 2008 11:52

    Curioso é também o renascer dos grandes sistemas mainframe, que por acaso também “correm” linux’s. É mais barato um sistema central, do que ter e gerir uma empresa com 1000 pc’s…

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Agosto, 2008 12:20

    Nota-se que o Jcd não é um dos infelizes proprietários dum iPhone3G com problemas de recepção.

    Gostar

  19. Piscoiso's avatar
    19 Agosto, 2008 12:37

    O Vista é desmasiado* exigente.

    Gostar

  20. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 12:40

    Já que há por aqui experts aproveito para fazer a pergunta:

    O que é que aconselham: Mac ou PC?

    (contando com o problema das incompatibilidades dos programas e tudo o resto, claro)

    Gostar

  21. Piscoiso's avatar
    19 Agosto, 2008 12:45

    Depende da utilização a dar ao electrodoméstico.

    Gostar

  22. jcd's avatar
    19 Agosto, 2008 12:48

    “Nota-se que o Jcd não é um dos infelizes proprietários dum iPhone3G com problemas de recepção.”

    Não, não sou. Mas sou um feliz proprietário de um Mac.

    Gostar

  23. Luís Ferreira's avatar
    19 Agosto, 2008 12:48

    Pois eu uso – apenas – Linux há uns seis ou sete anos.

    Já experimentei várias distribuições. Experimentei a SuSE (alemã), Mandrake (francesa), Debian (sem pátria) e finalmente, por onde fiquei desde 2002 ou, talvez, 2003, a Gentoo (sem pátria). Não tenho qualquer problema. Contudo a Gentoo não é para o utilizador médio. Quando eu digo utilizador médio falo de alguém que tem uns pequenos conhecimentos e que, pelo menos, sabe instalar um Windows. A Gentoo precisa de estudo.

    Para este tipo de utilizador pode experimentar a Sabayon http://www.sabayon.org/ , italiana de origem . Vai a um dos mirrors nacionais, faz o download da iso e prepara um DVD ou um CD com ela. Atenção que gravar uma iso não é copiar uma iso para o suporte. Os programas de gravação sabem gravar as iso, que são imagens de CD ou de DVD.

    http://cesium.di.uminho.pt/pub/sabayon/
    http://ftp.nux.ipb.pt/pub/dists/sabayon/
    http://darkstar.ist.utl.pt/sabayon/

    Existem opções portuguesas de Linux. A Caixa Mágica e a Alinex.
    A Caixa Mágica tem origem no ISCTE (perceba-se lá porquê…)

    http://www.caixamagica.org/pag/a_index.php

    A Alinex tem origem na Universidade de Évora

    http://www.alinex.org/

    Um texto de ajuda para instalar a Alinex

    … e deixem de usar a treta do windows porque ficam dependentes de um fabricante e dos seus erros e humores e são muitos milhões de euro que saem todos os anos de Portugal para os bolsos do Bill. Para desbaratar dinheiro já bastam os nossos governantes inteligentes.

    Com o Linux têm a liberdade de escolher as aplicações que querem ou não usar, é segura, vírus passa a ser coisa do passado, apoiam o desenvolvimento nacional, as universidades, e finalmente a forçam as empresas de telecomunicações portuguesas a desenvolver parcerias com as diferentes equipas de desenvolvimento das universidades portuguesas para adequarem os seus routers e modems, transferindo tecnologia.

    Estas simpáticas empresas forçam o cliente a usar Windows para poder usar os seus dispositivos o que é uma coisa que não cabe na cabeça de ninguém.

    A distribuição mais conhecida entre os principiantes é a http://www.ubuntu.com/ . Mas para usar esta, é melhor usar a Alinex, já que são idênticas.

    Para quem não sabe se existe muito ou pouco software para Linux, veja, para o caso da Gentoo:

    http://packages.gentoo.org/categories/

    .

    Gostar

  24. Lord Jeremias's avatar
    19 Agosto, 2008 13:01

    Zazie:
    portáteis? MAc. sem dúvida..fazes tudo o que fazes normalmente com um pc: net, mail, música evideos, office (e nem precisa de ser microsoft), messenger e ainda uns joguinhos sem qualquer das inconveniencias.. qq coisa mais especifica que só há em windows, ou consegues através do software de virtualização ou instalas o windows em paralelo e o mac ajuda a fazer isso já de raiz.
    tem um incoveniente que é o preço pelo hardware, bastante mais caro olhando apenas para essa vertente que um pc. mas de qq modo, no computo geral do “serviço de computador pessoal” sai-te bem mais barato que teres um pc sempre cheio de problemas, incompatiblidades, incongruencias e problemas de segurança recorrentes.

    nos desktop sinceramente acho que os mac são demasiado caros e com poucas possibilidades de upgrade, versatilidade e claro, jogos…. para isso mais vale comprar um pc de linha branca, feito à medida, ou home-made mesmo, e instalar uma distribuição de linux, com o winxp em dualboot para os jogos.

    tb há portáteis com linux já de série, a dell, a lenovo e mais uns têm alguns modelos. podes ver mais em: http://wiki.ansol.org/PortateisSemSO
    embora aí sinceramente não sei se valerá a pena. ainda não vi com anteção os modelos e preços e claro está, que os macs tem sem duvida algumas vantagens, especialmente começa-se a notar em termos de “market conformity”,a maior parte dos periféricos, modems 3g usb já vem preparados de raiz para mac. é um assunto que ainda nao estudei com atenção.

    Gostar

  25. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 13:04

    O uso é para ser distribuído entre PC fixo e portátil. O factor principal é gráfico- para bom trabalho de imagens e uso de programas genéricos online.

    Tenho opiniões contrárias- há quem me garanta que é bem provável que venha a ter problemas de incompatibilidade e maior dificuldade com o MAC, ainda que, no trabalho, tenha MAC.

    Gostar

  26. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 13:06

    Lord:

    Jogos estão fora de questão. O problema é mesmo incompatibilidades uma vez que tenho PC fixo. E sei que um portátil não substituiu um fixo porque tende a aquecer muito mais.

    A ideia é portátil mas mesmo para uso portátil, continuando a partilhar trabalho no PC fixo. Daí a minha dúvida.

    Thanks

    Gostar

  27. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 13:08

    nos desktop sinceramente acho que os mac são demasiado caros e com poucas possibilidades de upgrade

    É precisamente esse o problema que me dizem.

    Obrigada, vou ver o link.

    Gostar

  28. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 13:13

    O uso é mesmo esse- trabalho de escrita e trabalho de imagem, com necessidade de fazer projecções incluindo texto, imagens, partes de filmes, montagens de filmes; ficheiros de som.

    E tem acontecido levar trabalho feito em PC e depois tentar projectar com MAC e muitos não abrem.

    Gostar

  29. JDC's avatar
    JDC permalink
    19 Agosto, 2008 13:32

    Lord Jeremias, sobre o comentário 12

    A arquitectura de software do Linux, de facto, faz com que seja muito difícil a criação de vírus. Mas isso não quer dizer que eles não existam! São é extremamente complexos… A única razão pela qual eu não conheço, nem você deve conhecer, alguém que tenha apanhado um vírus no linux é por este sistema ainda não ser mainstream. Deixe só o prato da balança equilibrar-se a ver se não aparecem uns geniozinhos a criar vírus só pelo gozo de o conseguir…

    Gostar

  30. Ibn Erriq's avatar
    Ibn Erriq permalink
    19 Agosto, 2008 13:44

    Afinal não, não sou o único 😉

    Afinal há muita gente em Portugal, para além dos meus amigos, a usar Linux no Desktop!

    Gostar

  31. Luís Ferreira's avatar
    19 Agosto, 2008 13:55

    Zazie (28)

    Pois essa é mais uma razão para não usar windows. Direi, quase que moral.
    A microsoft tenta sempre que pode não usar formatos universais para aprisionar os utilizadores ao windows.

    Se fosses, o que não me parece, hábil no informatiquês, eu explicava-te como contornar essas situações. Por exemplo, para as apresentações, uma forma de trabalho que podes ter é preparar a apresentação na aplicação que quiseres (deve ser a aplicação preferida do nosso primeiro: o Powerpoint) e exportas para pdf. Pronto! Problema resolvido: O mac sabe ler.

    Se fosses bastante boa a lidar com estas questões, não tinha dúvidas, apontava-te, por exemplo, para o Beamer – http://latex-beamer.sourceforge.net/ – o Prosper – http://amath.colorado.edu/documentation/LaTeX/prosper/ – entre outros, que os há e bastantes.

    Sempre que puderes não uses formatos que não sejam universais e abertos – http://www.openformats.org/main – em vez de usares formatos proprietários.

    Gostar

  32. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    19 Agosto, 2008 14:03

    Olha Mac Fanboy preocupado com o Vista e o Windows. Que estranho.

    “E sei que um portátil não substituiu um fixo porque tende a aquecer muito mais.”

    Um portátil pode muito bem substituir um fixo.

    “E tem acontecido levar trabalho feito em PC e depois tentar projectar com MAC e muitos não abrem.”

    Se é para video grava em quicktime e atenção aos codecs.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    19 Agosto, 2008 14:04

    JDC Diz:
    “A única razão pela qual eu não conheço, nem você deve conhecer, alguém que tenha apanhado um vírus no linux é por este sistema ainda não ser mainstream.”

    Ao contrario do Windows todas as distribuições baseadas em *nix (linux, BSD, OS.X, etc) incentivam fortemente, quando não obrigam mesmo, os utilizadores a usarem contas sem privilégios de administrador para o uso diário. E é isto que faz TODA a diferença. Uma infecção numa conta sem privilégios, por muito aborrecida que seja, causa um estrago incomparavelmente menor do que na “habitual” conta única do Windows com todos os privilégios de administração.

    (E agora podia discorrer um bocado sobre a quantidade de jogos que existem para Windows, um dos últimos trunfos da M$oft para continuar a despachar Windows, onde é praticamente obrigatório usar uma conta admin mas sendo este um blog pouco técnico ficamos por aqui! ;))

    Também é um facto que o maior canal de propagação de malware é a “engenharia social” apoiada na boa fé e inexperiência dos utilizadores e não uns especiais dotes “sobrenaturais” dos programadores. 😉

    Gostar

  34. O Silva's avatar
    O Silva permalink
    19 Agosto, 2008 14:13

    Eu até mudava para Mac ou Linux, mas nas areas em que trabalho só há algum software para linux e não com as capacidades do software em windows.
    Depois vem a compatibilidade de projectos já existentes e compidadores de codigo, apesar de ser tudo linguagem C, cada compilador tem a sua mania e os seus truques… era preciso rever todos os codigos fonte e em alguns casos reiniciar novos desenhos de hardware… e quem paga? Eu? naaa… nem o Vista cá entra, não consegue ter a mesma performance do já usado XP….

    Gostar

  35. O Silva's avatar
    O Silva permalink
    19 Agosto, 2008 14:15

    O Mac é excelente para quem trabalha em graficos ou musica (é mesmo o melhor que há!), o linux para quase tudo o resto, mas ainda tem muito que pedalar… ou aproveitar as menos valias do windows…

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    19 Agosto, 2008 14:17

    lucklucky Diz:
    “Um portátil pode muito bem substituir um fixo.”

    Pois pode. Depois de se lhe acrescentar tantos extras que fica ainda mais fixo do que o próprio fixo. Pelo triplo do preço e com metade do valor. 😉

    Depois de se lhe ligar o monitor e o teclado externos mais um cooler razoável para portáteis e de preferência com hub USB para não esgotar logo as entradas e depois de ainda ligar o stack de discos externos para armazenamento e backups até quase substitui o fixo. Mas ficou fixo! 😉

    E se nos desktops se pode ir actualizando com a adição de novas placas e discos, à medida que estas vão descendo de preço para valores quase simbólicos logo que aparece uma nova geração, nos portáteis troca-se o disco e aumenta-se a memoria (em alguns, não todos). Mais nada. E quando avaria qualquer coisa mais complicada após os 2 anos compra-se um portátil novo. Os fabricantes e revendedores agradecem… 😉

    Mas lá que pode substituir até pode… 🙂

    Gostar

  37. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    19 Agosto, 2008 14:22

    “O Mac é excelente para quem trabalha em graficos ou musica (é mesmo o melhor que há!)”

    Depende dos programas que usas. E se incluires 3D não é.

    “Pois pode. Depois de se lhe acrescentar tantos extras que fica ainda mais fixo do que o próprio fixo. Pelo triplo do preço e com metade do valor. etc etc”

    Exagero pateta.

    Gostar

  38. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 14:29

    Doe J,

    Pois, esse é um dos problemas que também sei.

    O outro diz respeito aos filmes. Porque eu preciso de usar de tudo. Não são apenas montagens feitas por mim, são também excertos de filmes que existem online. E não tenho tempo para fazer conversões.

    Por isso mesmo tenho preferido os PCs, porque está tudo de feição para eles.

    Mas, se soubesse que podia fazer o mesmo, ou ainda melhor- em matéria de imagem e trabalho tipo power point, com um mac portátil, é óbvio que ia para ele.

    Porque PC fixo já tenho. E portátil velho pc idem. Mas está a precisar de ir de férias.

    Gostar

  39. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 14:30

    Não se trata de substituir nenhum fixo por portátil. Preciso é de um portátil que dê para conjugar com o pc fixo que tenho.

    Gostar

  40. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 14:32

    Agora a chatice de powers point com montagens e excertos de filmes, nos mais diversos formatos, e idem para ficheiros de som e depois passo para o MAC e tenho tido azares. E eu mais gente.

    Gostar

  41. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 14:33

    powerpoints

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    19 Agosto, 2008 14:42

    lucklucky Diz:
    “Exagero pateta.”

    Exagero? Um bocado! ;
    Pateta? Será mesmo? 🙂

    Os portáteis designados de “desktops replacements” custam de 1500 para cima e andam pela media dos 2,5 a 3 kg. Abaixo disso são compromissos. Acima são disparates. 😉

    DQQM, a melhor aposta para mim e nesta altura do campeonato é a compra de um desktop razoável e um netbook de gama media/alta. Conjugado com um router wifi juntam a verdadeira portabilidade dos netbooks à comodidade e possibilidade de upgrade futuro (2/3 anos) no desktop.

    Com os mesmo 1500 euros dos tais “desk replacements” faz-se a festa e ainda sobram uns trocos para umas colunas porreiras, uma impressora já preparada para funcionar em rede, um monitor melhorzinho e não se dá cabo das costas a acartar com o “tijolo”.

    Just my 2 cents, anyway! 😉

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    TutanoPreto permalink
    19 Agosto, 2008 14:50

    Zazie,

    Qualquer que seja a utilização que pretenda dar ao bicho um Mac é SEMPRE melhor (o 3d é discutivel).
    O único argumento que um fã da Microsoft pode utilizar é a questão do preço.

    E hoje, com a adopção do intel, consegue ter os dois sistemas operativos (windows e mac os) a correrem no mesmo Mac.
    Algo absolutamente impossível de fazer num pc…

    A nível de longevidade não existe comparação possível. Tenho um Power Book da Apple que funciona na perfeição (edição de vídeo, som e imagem), e sem “tunning” absolutamente nenhum, há 7 anos.
    Alguém consegue fazer o que quer que seja num pc portátil com 7 anos?

    Conheçem algum modelo da Ferrari barato?

    Gostar

  44. Piscoiso's avatar
    19 Agosto, 2008 14:50

    No meu trabalho, comecei com DOS e actualmente é tudo Windows. Porque se fosse Mac, teria em casa, pelo menos um portátil Mac.
    Num desktop, com um disco grandinho, até se pode ter os dois. Num portátil, pode ser complicado, por falta de espaço.
    Pessoalmente não tenho preferências. São simples ferramentas. Para cada tipo de trabalho, ou de “oficina”, utiliza-se o mais adequado.

    Gostar

  45. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 14:59

    TutanoPreto:

    E que Mac me aconselhava? Macbook Pro?

    Não ia ter problemas em continuar a partilhar trabalho feito em PC?

    Porque o meu problema é esse- tenho trabalho em PC e não tenciono substituir o pc fixo pelo portátil porque sei que não aguentam as mesmas horas ligados.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    19 Agosto, 2008 15:06

    TutanoPreto Diz:
    “Qualquer que seja a utilização que pretenda dar ao bicho um Mac é SEMPRE melhor”

    E é sempre sarilho garantido quando se precisa de interagir com outros sistemas operativos.

    “A nível de longevidade não existe comparação possível.”

    Quanto à tal longevidade também não é segredo nenhum. Os componentes dos Macs sempre foram topos de gama, embora mais caros dos que os equivalentes do PC. Se comparar um Mac com um PC equivalente o resultado final não anda longe.
    Lá na chafarica faz-se montagem e sonorização de vídeos/filmes num Mac já com 6 anos e que continua a dar conta do recado. Mas custou na altura quase o dobro do preço que custaria um PC equivalente e não esteve isento da sua quota parte de sarilhos.

    (O mais difícil de descobrir foi uma porta firewire que queimava as controladoras dos discos externos como se não houvesse amanha. Claro que as culpas era sempre apontadas à “má qualidade” dos discos até que alguém se lembrou de pronunciar as famosas e heréticas palavras finais:
    “E se o problema for do Mac?…”) 😉

    Gostar

  47. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    19 Agosto, 2008 15:07

    Os portáteis designados de “desktops replacements” custam de 1500 para cima e andam pela media dos 2,5 a 3 kg. Abaixo disso são compromissos. Acima são disparates. 😉

    Não não custam…consegue-se apanhá-los a 1000.
    Um portátil dual core com 15.4″ consegue ser melhor que um desktop de há dois anos e XXXXX vezes uma SGI de há 7. Por isso são só desculpas.

    “Porque o meu problema é esse- tenho trabalho em PC e não tenciono substituir o pc fixo pelo portátil porque sei que não aguentam as mesmas horas ligados.”

    A não ser que seja um mau portátil e quase já não há disso podes deixá-lo ligado todo o dia. Claro não é para colocá-lo ao sol de verão.

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Agosto, 2008 15:11

    O meu portatil fica 24/7 ligado. Não é mac, e nunca dá problemas.

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    19 Agosto, 2008 15:11

    O meu portatil fica 24/7 ligado. Não é mac, e nunca dá problemas.

    Gostar

  50. Piscoiso's avatar
  51. caodeguarda's avatar
    19 Agosto, 2008 15:16

    Na empresa já pedi por várias vezes o downgrade do Vista ou ou aumento da memória do meu portátil… em minha casa não entra o vista… que em falta de qualidade só é batido por outro sistema que já tive a inflicidade de ter, o windows millennium…

    Quanto ao MAC (tenho um powerbook g3 velhinho e o meu primeiro pc foi um mac com 1mega de memória e um disco externo de 20 megas… uma bomba para a época – idos de 80) é giro mas falta ainda muita coisa para ser verdadeiramente substituto ao pc, pelo menos em termos empresariais…

    Gostar

  52. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    19 Agosto, 2008 15:17

    “Qualquer que seja a utilização que pretenda dar ao bicho um Mac é SEMPRE melhor (o 3d é discutivel).”

    Díscutível?

    Design: Rhino, AliasStudio ,ICEM
    CAD mecânico: ProE, Inventor, Solidworks, CATIA
    CAD arquitectura: Autocad, Revit
    Animação e rendering: 3DsMax,Softimage XSI, Maya(existe para o Mac mas vai sempre atrás da versão Windows).

    Isto são só exemplos de programas fundamentais nas suas actividades. Em algumas há outras opcções para Mac como o Cinema4D para animação e render mas para outras áreas não.

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    19 Agosto, 2008 15:18

    lucklucky Diz:
    “A não ser que seja um mau portátil e quase já não há disso podes deixá-lo ligado todo o dia. Claro não é para colocá-lo ao sol de verão.”

    Boa noticia! Pena que o “novo” portátil da maria (1 ano) não a tenha lido ainda. Tem uma nvidia 8400M que bate nos 80/85ºC praticamente em idle. A placa gráfica aguenta perfeitamente estas temps mas o resto da maquina, enfiada naquele espaço diminuto, não vai gostar nada da companhia.
    O disco com uma temp constante de 50ºC e up não vai durar o que devia se estivesse abaixo dos “normais” 40º. Assentar as mãos ao lado do touch pad é melhor que um cafezito para aquecer no inverno. E não é propriamente um “charuto feira do relógio”.
    É um ASUS que custou cerca de 1400 já regateado.

    Foi azar!…

    http://gizmodo.com/5021713/lots-of-nvidia-laptop-graphics-cards-are-overheating-dying

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    TutanoPreto permalink
    19 Agosto, 2008 15:28

    # lucklucky

    Se tiver que usar especificamente esses programas todos, tem mesmo que usar um pc, não há dúvida.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    TutanoPreto permalink
    19 Agosto, 2008 15:30

    Zazie,

    Depende do diheiro que quiser gastar. Eu claro que ia para o macbook pro. Mas o ibook serve as necessidades de 90% da população mac. Queremos é ter sempre um carro maior que a garagem…

    Quanto às compatibilidades, não há razão nenhuma para haver problemas. Quando os há, a culpa é sempre dos pcs:)

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    19 Agosto, 2008 15:32

    “Um portátil dual core com 15.4″ consegue ser melhor que um desktop de há dois anos e XXXXX vezes uma SGI de há 7. Por isso são só desculpas.”

    Comparar desktops de há 2 anos com os portáteis de hoje é bem visto. Nem me ia lembrar dessa. 😉

    Quanto é que custa mesmo custa um desktop dual core HOJE? E um quad core sem exageros do GPU? 🙂
    (E não estou a falar dos charutos de serie vendidos em grandes superfícies com componentes de 3º categoria mas embalados em muita publicidade “porta-a-porta”)

    Gostar

  57. Piscoiso's avatar
    19 Agosto, 2008 15:32

    Lucky, talvez venha a ter razão quando os discos rotativos derem lugar às memórias flash.
    Porque o atrito daquela coisinha à voltas, gera um calor do caraças, por mais dissipador que haja.
    As peças móveis num pc, estão mesmo em vias de extinção.
    Menos calor, menos avarias, menos consumo de energia.
    Para satisfação lucky.

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    19 Agosto, 2008 15:36

    Piscoiso Diz:
    “Lucky, talvez venha a ter razão quando os discos rotativos derem lugar às memórias flash.”

    Daqui a uns anos, não muitos, sem duvida. Mas hoje ainda não é bem assim. Tanto em velocidade de escrita/leitura como em capacidade bruta. Lá chegaremos. 🙂

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    TutanoPreto permalink
    19 Agosto, 2008 15:37

    Zazie,

    Ainda quanto às compatibilidades, e como disse num comentário anterior, os novos macs (intel) permitem a instalação dos dois sistemas operativos. Se chegar a casa e não conseguir abrir um qualquer ficheior no mac os, quase instantaneamente muda para o windows e voilá.

    (acho que já merecia uns trocos pela propaganda descarada)

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
  61. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    19 Agosto, 2008 16:17

    “Se tiver que usar especificamente esses programas todos, tem mesmo que usar um pc, não há dúvida.”

    🙂 eram só uns programas de referencia para aquelas áreas.

    “Comparar desktops de há 2 anos com os portáteis de hoje é bem visto. Nem me ia lembrar dessa. ;)”

    Porquê? não faz o trabalho? qualquer portátil com dual core é superior a um desktop de topo mono-CPU de há dois anos.

    “Boa noticia! Pena que o “novo” portátil da maria (1 ano) não a tenha lido ainda. Tem uma nvidia 8400M que bate nos 80/85ºC praticamente em idle. A placa gráfica aguenta perfeitamente estas temps mas o resto da maquina, enfiada naquele espaço diminuto, não vai gostar nada da companhia.”

    Troque essa coisa, faça um buraco na caixa 🙂 ou chateie a Nvidia, a justiça por cá é que não funciona. Não é um caso normal uma empresa como a Nvidia falhar assim como vê pela notícia.

    “Lucky, talvez venha a ter razão quando os discos rotativos derem lugar às memórias flash.”

    eh? onde falei eu de discos e memórias? mas sim é verdade, já há por cá a venda SSD’s(não necessáriamente memória flash mas outras) e as novidades podem ser lidas aqui http://www.techzonept.com/showthread.php?t=128639&page=22

    Comparação de 14 SSD
    http://www.tomshardware.co.uk/flash-ssd-hard-drive,review-31258.html

    Gostar

  62. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 16:27

    ok, ok, obrigadinha a todos.
    Acho sempre muita piada a estes “debates entre as facções pró Mac e pró PC.

    Mas ainda resta uma pertinente reserva levantada pelo Doe J quanto ao uso de outros programas.

    ………
    Thanks ao Luís Ferreira pelas dicas. Eu não sou muito boa nisto mas aprendo depressa.

    Gostar

  63. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 16:34

    Só mais uma pergunta ao Luís Ferreira:

    Eu tenho pó aos powerpoint. O problema é que é difícil fazer de outra maneira se precisamos de projectar texto juntamente com imagens, sons, excertos de filmes.

    Mas há sempre a grande chatice de não se poder aumentar as imagens. Isto, usando o velho Office. Mas quem tem MAC tem o mesmo problema, pelo que tenho visto entre colegas.

    Porque o que eu queria era poder projectar, aumentando as imagens, fazendo zooms, toda essa treta e a seguir os filmes e mais o texto.
    Em tempos fiz isso com a velha maquineta da Amiga- quando não havia mais nada.

    Gostar

  64. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 16:37

    Até parecia que se estava num plateau dos movies
    “;O)

    A Amiga tinha excelentes potencialidades mas foi trocidada.

    Gostar

  65. goodfeeling's avatar
    goodfeeling permalink
    19 Agosto, 2008 16:53

    Zazie.

    Há Mac que permitem dual boot. Ou seja, arranca-se como Mac, ou como PC, conforme o que se necessita.

    Linux, anyone?

    Pior do que o vista , talvez o millenium ou o Win 4.0.

    O pior do vista é que para o novo S.O. é necessaário comprar outro computador. Incrementode despesa sem incre,mento de utilidade.

    E o SP2 é tão estável.. para quê mudar. E o XP nem corria todos os jogos (a parte lúdica é muito importante).

    Gostar

  66. goodfeeling's avatar
    goodfeeling permalink
    19 Agosto, 2008 17:01

    “Um portátil dual core com 15.4″ consegue ser melhor que um desktop de há dois anos e XXXXX vezes uma SGI de há 7. Por isso são só desculpas.”

    Um desktop dual core consegue ser n vezes melhor que um portátil de há dois anos..

    ou

    Um desktop de há dois anos actualiza-se para um dual core por um quarto/metade do preço que custa um portátil actual?

    Gostar

  67. goodfeeling's avatar
    goodfeeling permalink
    19 Agosto, 2008 17:02

    Nos orçamentos da minha chafarica, para actualizar o meu PC de há 4 anos (com placa grafica de média gama incluida, ficava em 600 euros…)

    Gostar

  68. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    19 Agosto, 2008 17:15

    Para comprar um portátil ver por exemplo as críticas em http://www.notebookforums.com.
    Incluí Mac e PC’s e com dezenas de milhar de posts já se tem um boa quantidade de crítica.

    “Porque o que eu queria era poder projectar, aumentando as imagens, fazendo zooms, toda essa treta e a seguir os filmes e mais o texto.”

    Podes usar uma daquelas aplicações para ver imagens,video como o Xnview ou o Irfanview.

    Gostar

  69. goodfeeling's avatar
    goodfeeling permalink
    19 Agosto, 2008 17:20

    Windows 7 com lançamento antecipado?

    Conselho de amigo… experem pelo Service Pack 2 antes de correrrem para as lojas….

    Gostar

  70. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 17:22

    Many thanks, Luck

    Eu sei que não há nada de mais pacífico que introduzir uma conversa de maquinetas num grupo de homens.

    Uma vez, ia tendo uma bruta de uma chatice numa boleia, e safei-me porque os distraí com perguntas técnicas acerca da cilindrada do carro e outras coisas do género.

    Até se esqueceram das ideias tristes que já estavam a entrar em cena…

    ehehe

    Gostar

  71. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Agosto, 2008 17:23

    Já que há aqui tantos utilizadores de linux, alguém que tenha experiência pode-me dizer qual é o melhor sistema operativo para programar? Entre windows e linux. Só tenho experiência com windows e a maioria dos compiladores são muito pesados/complexos ou excessivamente restritos, pelo menos em C.

    Gostar

  72. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 17:26

    Podes usar uma daquelas aplicações para ver imagens,video como o Xnview ou o Irfanview.

    isso eu sei, mas como incorporo com texto? o Problema é que estas coisas têm de ser rápidas na sequência. E estar a numerar imagens ainda me dá mais trabalho que espetá-las no powerpoint, incorporando logo o ficheiro de som ou o excerto do filme, quando é caso disso.

    Mas sei que para mostrar detalhes é sempre uma treta.

    Gostar

  73. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 17:29

    Quando trabalhava com a maquineta da Amiga, até chegámos a fazer a meias, com ajudante, a dar ares de Hollywood, mas nem sempre posso fazer essas macacadas muito giras.

    Gostar

  74. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    19 Agosto, 2008 17:35

    Texto por cima das imagens ou a seguir? se for por cima usa um editor de imagem, se for a seguir podes guardar o texto em ficheiro de imagem, mas sim implica numerá-las para depois as veres em sequência. Mas se dá mais trabalho que no PP então não conheço alternativa, já que não é muito da minha área.

    Gostar

  75. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    19 Agosto, 2008 17:43

    lucklucky Diz:
    “Porquê? não faz o trabalho? qualquer portátil com dual core é superior a um desktop de topo mono-CPU de há dois anos.”

    Não fiz realmente o trabalho todo. Esqueci-me de colocar bem visivel as tags de “Irony mode: ON/OFF” 🙂
    Assumi, ao que percebo erradamente, que só por brincadeira se lembrasse de vir comparar preços/capacidades de desktops com 2 anos e laptops de hoje.

    Mas afinal porque não fazê-lo com laptops e desktops da mesma geração? Não era disso que aqui se falava? Ou complica a sua teoria de que os laptops “podem” substituir os desktops por um custo/valor similar? 🙂

    “(…) ou chateie a Nvidia, a justiça por cá é que não funciona.”

    Pois não funciona. Mas é um factor a ter em conta quando se compram maquinas para usar CÁ. A possibilidade de ter azar e gastar dinheiro num sarilho tem que estar presente se precisa mesmo de usar o que vai comprar. Ou não? 🙂

    zazie Diz:
    “Acho sempre muita piada a estes “debates entre as facções pró Mac e pró PC.”

    É um passatempo de muitos anos e muita gente e com contornos quase religiosos. Está para durar. 😉

    Gostar

  76. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 17:56

    Luck

    O texto tem de ser em separado porque, muitas vezes, ou são citações acerca dos autores que estou a tratar, ou complementos. Não dá para incorporar nas imagens. É mesmo aquela treta que se faz no powerpoint e que dantes se fazia com transparências.

    São coisas que implicam rapidez e não pode haver falhas ou demorar. E tem sempre de completar o aspecto artístico que está em questão.

    Com ajudantes faz-se bem porque se usam várias máquinas e ora entra o filme, ora passa a foto, ou o texto, etc. Mas sozinha não pode ser assim e daí recorrer à treta do powerpoint, enquanto projecto.

    Gostar

  77. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 17:59

    É um passatempo de muitos anos e muita gente e com contornos quase religiosos. Está para durar. 😉

    ehehe Pois é, Doe. Uma vez estava com dúvidas idênticas e juntei os técnicos numa loja que há ao pé de mim e foi uma coisa maluca. Cada um a contradizer o outro.

    Gostar

  78. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    19 Agosto, 2008 18:02

    zazie:

    O que pede é uma função de software e não de hardware. O que vai sair na projecção é o mesmo que se passaria no seu ecran. Right? So bear with me on this one. 😉

    Assim de repente e ainda sem pensar muito no assunto faça aí uns testes com o seu powerpoint habitual mas misturado com uma das ferramentas de acessibilidade do Windows. (Assumindo que está em Windows). Chama-se Magnifier e está algures em:

    Start, All Programs, Accessories, Accessibility

    Se já tentou esta via e não resultou procura-se melhor. 🙂

    Gostar

  79. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    19 Agosto, 2008 18:16

    “Mas afinal porque não fazê-lo com laptops e desktops da mesma geração? Não era disso que aqui se falava? Ou complica a sua teoria de que os laptops “podem” substituir os desktops por um custo/valor similar?”

    Só estava a buscar os portáteis mais fraquinhos. Eu sei que um desktop terá sempre mais capacidade mas para aquilo que a Zazie queria o protátil é suficentmente bom com a vantagem de ir para a varanda trabalhar 🙂

    “Pois não funciona. Mas é um factor a ter em conta quando se compram maquinas para usar CÁ. A possibilidade de ter azar e gastar dinheiro num sarilho tem que estar presente se precisa mesmo de usar o que vai comprar. Ou não?”

    Fair enough…:) mas se se ler as críticas antes de comprar uma grande parte dos potenciais problemas desaparecem.

    Zazie se guardares o texto em formato de imagem(.jpg por exemplo) não é diferente de outras imagens, depois é só numerares. É só vê-las de seguida. Agora pode é não ter todas as funcionalidades do Powerpoint.

    Gostar

  80. goodfeeling's avatar
    goodfeeling permalink
    19 Agosto, 2008 18:35

    Tirando a publicidade.

    Asus EEEPC – +/-250€ + disco externo +/-100€

    Dá prefeitamente para escrever comentários no Blasfémias…

    O magalhães para quem não tem putos na escola, mas melhor…

    Gostar

  81. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    19 Agosto, 2008 18:43

    “o protátil é suficentmente bom com a vantagem de ir para a varanda trabalhar”

    Claro que só posso falar por mim mas tendo as minhas 3 full sized towers a jeito troco de imediato a varanda pelos LCDs de 22”, teclados fullsize de 105 keys e os ratolas ópticos com fio e tapete. (Nada de wireless que só servem para gastar pilhas e dar delays aos movimentos.) 😉

    “mas se se ler as críticas antes de comprar uma grande parte dos potenciais problemas desaparecem.”

    A não ser que aconteça exactamente o que descrevi. Aparecerem os relatórios dos problemas mais de 1 ano depois de já termos a maquina, quando elas começaram mundialmente a queimar devido aos excessos de aquecimento. E neste caso até “joguei pelo seguro” ao recomendar a compra da mais fraca 8400M em vez da 8600GT-M (que na altura era a que me fazia babar à frente das benchmarks publicadas 😉 )

    Gostar

  82. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 18:50

    Ok, Doe, já vi isso do Magnifier. Depois experimento no meio de uma projecção.

    Many thanks

    Luck- Numerar imagens já fiz, mas imagine o que
    é numerar umas 200 para uma sessão… fónix, sem contar com o resto. Não dá, é de se ficar marado. Prefiro seleccionar detalhes e mostrá-los depois ampliados… no jardim, no jardim…que ainda é melhor

    “;O)

    Gostar

  83. Luís Ferreira's avatar
    19 Agosto, 2008 18:54

    Anónimo (71)

    Eu tenho a certeza que é o Linux!

    1. Tens compiladores e interpretadores de todas as linguagens
    2. Estes compiladores e interpretadores seguem os padrões das linguagens, o que te confere compatibilidade.
    3. Se o projecto for grande (e se C ou C++) for a linguagem de eleição e se tiveres outras máquinas podes distribuir a compilação pelas duas (ou três, ou quatro, ou… quanto mais melhor) reduzindo na mesma proporção o tempo de compilação com pequenas aplicações como o distcc – http://distcc.samba.org/ .
    4. Tratando-se de open source o preço dos compiladores é ZERO.
    5. Abundância e qualidade de bibliotecas.

    Confere – http://packages.gentoo.org/categories/?full_cat

    .

    Gostar

  84. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    19 Agosto, 2008 19:31

    zazie Diz:
    “Ok, Doe, já vi isso do Magnifier. Depois experimento no meio de uma projecção.”

    Experimentar no 1/2 da projecção é muito má ideia! 😡

    DQQM já fiz aqui uns testes rápidos, (nem me lembrava que tinha o PP viewer instalado) e o resultado é fraco porque o acessório é bastante limitado. Não é facil de ligar e desligar e torna-se bastante intrusivo o que não deve ser nada agradável com audiências à frente. 😉

    Já procurei outra solução (o google é nosso amigo ;)) e cá está ela ->>

    Magical Glass
    http://freestone-group.com/magg.htm

    Muito fácil de definir o valor do zoom e da janela onde o mostra, fácil de ligar e desligar mesmo com o PP em 1º plano/full screen e hot keys para tudo e configuráveis a gosto. É pouco exigente se configurado em default mas para os melhores resultados convém um placa gráfica média (c/Pixel Shader 3.0) e os drivers do fabricante instalados (Nada de drivers genéricos M$ ;)).

    Grátis para uso não comercial mas aceitam doações e nada como um email a perguntar-lhes valores para uso em trabalho remunerado. 🙂

    Depois mando factura pelos serviços de busca no google. 😛

    Gostar

  85. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 19:49

    Experimentar no 1/2 da projecção é muito má ideia! 😡

    ahahah
    Tem razão. V. é uma simpatia e fico-lhe muito agradecida pelas dicas. Cá em casa não há experts nestas coisas e eu é la me vou desenrascando por tentativas.

    Mas, o problema com as imagens, nem é apenas o facto de não poder mostrar detalhes. É que ficam limitadas àquela treta da superfície do power point. E há imagens que têm mesmo de ser mostradas com bom tamanho. Não sabia é que podia incorporar o Magic Glass no powerpoint. Também tenho de formatar o zé grandão e instalar versão mais actualizada do Office.

    Many thanks. Já tenho por aqui uma súmula de informática. V.s sabem muito destas coisas

    “;O)

    Gostar

  86. zazie's avatar
    19 Agosto, 2008 19:52

    Quanto a Mac ou PC só v. é que levantou as mesmas objecções que também me dizem em relação aos problemas com outros sistemas operativos. E há quem garanta que são pertinentes…

    Gostar

  87. João Sousa's avatar
    João Sousa permalink
    19 Agosto, 2008 20:12

    Há uns três anos, um dos meus clientes estava indeciso entre comprar um pc e um mac (portátil). Na altura, analisei os preços das várias gamas e conclui que, para máquinas com características/qualidade semelhantes, os preços entre Mac e PC eram muito aproximados.

    Para mim, a ideia de que os Mac são caros baseia-se muito no facto de a Apple simplesmente não competir na gama mais baixa do mercado. Ou, dizendo de outra forma, a Apple não compromete a qualidade dos seus equipamentos para baixar o preço.

    Mas como já aqui foi referido (e bem), trata-se de uma ferramenta. Em última análise, aquilo que se deve questionar é: o que vou fazer? De que programas necessitarei? Qual ou quais as plataformas que possuem esses programas? E não esquecer que num Apple com OS X se pode colocar o Windows, enquanto o inverso não é – legalmente – possível.

    Posso garantir que todos os meus clientes que adquiriram Mac estão satisfeitos, têm uma vida produtiva e não pretendem voltar atrás.

    Gostar

  88. Piscoiso's avatar
    19 Agosto, 2008 21:27

    Posso adiantar que Sócrates levou um Mac para férias.

    Gostar

  89. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    19 Agosto, 2008 21:43

    zazie Diz:
    “É que ficam limitadas àquela treta da superfície do power point.”
    “Também tenho de formatar o zé grandão e instalar versão mais actualizada do Office.”

    De powerpoint e apresentações tenho muito pouca experiência. Sempre embirrei com o programa e, sempre que possivel, fiz questão de o não instalar até por ele ser um bom meio de propagação de vírus. O Powerpoint Viewer sempre serviu para os gastos que se limitam a poder ver as tralhas humorísticas, ou com ambições a tal, que me mandam aos quilos. 😉

    Mas já que vai formatar uma maquina porque não, antes disso, aproveitar para testar o “new kid on the block” já que não traz tanta bagagem de suposta retro-compatibilidade com os quase 20 anos que o PowerPoint já leva?

    OpenOffice em PT
    http://pt.openoffice.org/index.html
    que traz o Impress – Apresentação de Slides

    ou em Eng
    http://www.openoffice.org/

    A principal queixa acerca dele é trazer poucos templates mas que se resolve facilmente com mais um pulinho à net:

    http://smalldataproblem.org/ooextras/downloads/simpress/
    e/ou
    http://extensions.services.openoffice.org/

    Gostar

  90. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    19 Agosto, 2008 21:57

    zazie Diz:
    “Quanto a Mac ou PC só v. é que levantou as mesmas objecções que também me dizem em relação aos problemas com outros sistemas operativos.”

    É simples. Tenho experiência pessoal com os sarilhos que a coexistência “supostamente pacifica” de Macs e PCs consegue inventar num ambiente de escritório onde são todos utilizadores e não há administradores de sistemas ou sequer “curiosos mais atrevidos”. 😉

    O mais giro disto é que aqui há uns tempos pus lá um Ubuntu “à experiência” e foi um sucesso.
    Não só a usarem-no como para mim a configura-lo. Detectou tudo o que tinha a detectar, incluindo as impressoras de rede, bem mais depressa e com menos chatices que qualquer um dos OS.X ou Windows XP que por lá existem. 😉

    Gostar

  91. Desconhecida's avatar
    iSeries permalink
    19 Agosto, 2008 22:25

    discute-se muito! pc’s, mac’s, unix’s é preciso saber para que se quer o aparelho de processar informacao… esta serie de videos é divertida e vale a pena ver!

    Gostar

  92. Desconhecida's avatar
    iSeries permalink
    19 Agosto, 2008 22:28

    aqui:

    Gostar

  93. jcd's avatar
  94. Luís Ferreira's avatar
    20 Agosto, 2008 00:30

    Zazie amanhã respondo-te. Hoje não dá. Desculpa-me.

    Gostar

  95. zazie's avatar
    20 Agosto, 2008 00:42

    Obrigada, Luís. Se eu ligasse a audiências ou tivesse sitemeter, já tinha feito um post com esta pergunta

    ehehehe

    Dá sempre bruto debate e é bem útil.

    Many thanks. Quando comprar o bicho (e não vai ser para já) faço uma dedicatória. Quiçá, até lhe dava o nick inspirado no nome de um de v.s; se o meu Zé Grandão fixo, não levar a mal.

    Gostar

  96. zazie's avatar
    20 Agosto, 2008 00:43

    Thanks também ao JCD, por parte do lobbie Mac.

    Gostar

  97. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    20 Agosto, 2008 12:12

    iSeries Diz:
    “esta serie de videos é divertida e vale a pena ver!”

    Os vídeos são giros, sem duvida. Mas, descontando obviamente o hype presente em qq campanha publicitária, põem em causa um conceito fundamental na informática e que tende a ser ignorado até ao dia em que nos estala na cara. A redundância. 😉

    Gostar

  98. Desconhecida's avatar
    iSeries permalink
    20 Agosto, 2008 15:36

    A redundância? Dois iseries 🙂

    É claro que não se dispensam pc’s para algumas funções, mas centralizar processamento faz muito sentido.

    Gostar

  99. Luís Ferreira's avatar
    20 Agosto, 2008 17:47

    Zazie (63,95)

    Olha andei a ver e é possível e fácil embeber video e som no formato pdf.
    A questão é mesmo o software que estás em condições de usar.
    Deixo-te aqui este endereço, para tu poderes ver o outro lado das coisas.

    http://www.miwie.org/presentations/presentations.html

    Faz falta a aprendizagem do LaTeX nas escolas portuguesas, ao contrário do que acontece noutros países mais afastados do terceiro mundismo, cá só se fala nas ferramentas pobres: words e companhia.

    http://www.latex-project.org/
    http://www.tug.org/texshowcase/

    .

    Gostar

  100. zazie's avatar
    20 Agosto, 2008 20:25

    Muito obrigada, Luís Ferreira,

    Estas suas indicações são uma maravilha.

    Quanto a aprendizagens é mais baldanço meu, ou o contrário. Meter-me a fazer coisas que nem me exigiram.

    Mas é um facto que toda a malta se limita ao word e depois as coisas ficam fraquinhas.

    E eu sei que o efeito técnico, aliado a um tema artístico, tem outro impacto e não se torna “chato”.

    Gostar

  101. zazie's avatar
    20 Agosto, 2008 20:30

    Quanto aos videos, a necessidade de misturar com o pdf prende-se com o facto de também ter de gerir projecções paralelas de filmes (e música) que não estão no pdf.

    Ou seja, trabalho sempre com mais do que uma máquina e muitas vezes com slides à mistura.
    Daí precisar de tornar mais eficazes todas estas coisas, para não se perder o ritmo.

    Um dos problemas por resolver até é mesmo a qualidade de imagem, que é sempre superior em diapositivos, comparada com as digitalizações. Mas aí, o powerpoint até as melhora.

    Gostar

  102. jcd's avatar
  103. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    21 Agosto, 2008 20:40

    D’oh!…

    e

    😉

    Gostar

  104. carla micaela's avatar
    16 Outubro, 2008 01:33

    oi eu que ria um cite que tiverse algo para faz montagens com as foto que eu tenho so que eu nao estou encontrano vosei podera mim ajudar u cite que fssa efeito nas fotos
    beiiijoss

    Gostar

  105. carla micaela's avatar
    16 Outubro, 2008 01:35

    [violet]oi como vao as coisas !!!!!!!!!!!

    Gostar

Deixe uma resposta para Doe, J Cancelar resposta