Saltar para o conteúdo

“Organizado só o crime”

5 Setembro, 2008
by

Por Paulo Morais, no JN.

47 comentários leave one →
  1. maria s. costa's avatar
    maria s. costa permalink
    5 Setembro, 2008 17:33

    Acho que o PM tem razão. O que o Procurador Geral da República anda a fazer, juntando polícias, dirigentes e etc. é para inglês ver; e para aparecer nos jornais.

    Gostar

  2. Alexandre Baptista's avatar
    Alexandre Baptista permalink
    5 Setembro, 2008 17:37

    O Paulo Morais devia falar do que percebe, se é que percebe de alguma coisa e deixar estes assuntos para especialistas. Não acha, CAA?

    Gostar

  3. CAA's avatar
    5 Setembro, 2008 17:51

    «O Paulo Morais devia falar do que percebe, se é que percebe de alguma coisa e deixar estes assuntos para especialistas. Não acha, CAA?»

    Não.

    Gostar

  4. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    5 Setembro, 2008 18:06

    Agora falta a opinião de um padre, de um médico, de um electricista e de um varredor sobre questões de segurança interna.

    Treinadores de bancada não faltam.

    Gostar

  5. CAA's avatar
    5 Setembro, 2008 18:44

    Pois claro, os ‘especialistas’ têm dado um resultadão…

    Gostar

  6. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    5 Setembro, 2008 18:47

    “Lisboa é, juntamente com Helsínquia (na Finlândia), a capital mais segura da Europa (…)”
    (http://dn.sapo.pt/2007/02/21/cidades/lisboa_e_helsinquia_estao_ex_aequo_s.html)

    Pelos vistos têm.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 18:53

    O que ele diz é a verdade crua e nua, a que a política se esquiva, proque a política que temos hoje não é política pela nação, é um jogo em que cada um tenta fugir da melhor maneira às suas responsabilidades sem perder as regalias. Quando alguém fala de política, incomoda.

    Gostar

  8. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    5 Setembro, 2008 18:57

    Quantos atentados terroristas tivemos nos últimos 10 anos?

    Claro que isto com experts de bancada, como o seu caso, a coisa andava muito melhor.
    Acontece que não é com comentários de café que se melhora isso. Nem (neste caso) é com comentários de blog (que não diferem em nada às conversas de tasca) que se melhora a segurança, a´saúde, a educação, etc.
    Pessoas que passam o DIA INTEIRO em frente ao computador a criticar tudo e todos são pessoas que estão na sociedade a fazer núimero. São uma nulidade social.

    Eu, como até das conversas de tasca que ouvia no café da minha aldeia tenho saudades, venho aqui ler estes comentários.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 19:12

    Pinto,

    O MAI tem um blog, de gritos.

    Gostar

  10. ZARCO's avatar
    ZARCO permalink
    5 Setembro, 2008 19:14

    O Pinto do comentário 8 deve ser um dos que passa o dia a navegar nos blogues, não?

    Gostar

  11. Piscoiso's avatar
    5 Setembro, 2008 20:17

    Desculpe lá, ó Pinto, mas não estou sentado na bancada, mas numa cadeira giratória executivo.
    Sobre as qualificações de cada um, nada se sabe.

    Gostar

  12. tancredo's avatar
    tancredo permalink
    5 Setembro, 2008 20:32

    Penso que o Paulo Morais é especialista em corrupção autárquica,não é?
    Oh CAA, eu até o costumo ver a RTPn,onde o ilustre,é convidado,penso que pago,com frequência.Sendo facto que é professor universitário, não faz de si ou de quem quer que seja, especialista em todas as matérias.A inteligência não se mede pelo nível académico, ou mede?O nível académico só confere mais conhecimentos sobre aquela matéria,que o comum.Se o Pinto é especialista em assuntos de Polícia,porque não ouvir e tomar por verdadeiras as suas afirmações?
    Quando dá aulas o entendido na matéria é o digníssimo ou são os seus alunos?

    Gostar

  13. tancredo's avatar
    tancredo permalink
    5 Setembro, 2008 20:35

    Piscoiso:
    “Sobre as qualificações de cada um, nada se sabe.”
    Sabe o que isso é?
    Ou só é válido para os outros?Caríssimo,tino no capacete!

    Gostar

  14. Piscoiso's avatar
    5 Setembro, 2008 20:44

    Tan credo:
    Não estou aqui como alcoviteira(o), leio os comentários pelo que está escrito e só isso me interessa. O que está escrito e não quem os escreve.
    Se anda aí o Cavaco Silva com um nick, ou mesmo que apareça o nick “cavacosilva”, é-me indiferente.
    Vc é tan crente !

    Gostar

  15. Anónimo's avatar
    Anónimo permalink
    5 Setembro, 2008 21:06

    Impecável, o artigo de PM.
    Em evidente (e desconcertante!) contraste com as posições aqui defendidas pelo autor do post e pelo seu “confrade” JM.

    Gostar

  16. tancredo's avatar
    tancredo permalink
    5 Setembro, 2008 21:56

    Piscoiso:
    Vc é divertido.Tem algum programa na televisão?Se o Herman e o João Baião têm, porque não Vc?Ah, já agora ainda falta o Goucha.

    Gostar

  17. Zé da Póvoa's avatar
    Zé da Póvoa permalink
    5 Setembro, 2008 22:12

    A verdade é que o Dr. Paulo Morais esteve 4 anos na Câmara do Porto com o pelouro das obras e diz que sabe de muitas negociatas, mas de concreto não sustenta nenhuma. Ora bolas!

    Gostar

  18. tancredo's avatar
    tancredo permalink
    5 Setembro, 2008 22:21

    Parece o Sá Fernandes de Lisboa

    Gostar

  19. bene dixit's avatar
    bene dixit permalink
    5 Setembro, 2008 22:27

    Organizado é o crime,
    além do poder organizado,
    o Governo, que privilegia os
    ricos, contra os trabalhadores
    e os pobres, enquanto manieta
    os agentes da ordem, que
    intimida e prende, depois de arredondar as leis
    à feição dos bandidos, pobres e ricos, no que ao menos
    exerce alguma justiça. Que até eu já disse, poças,
    eu sou um cobarde, qual militão scolaris,
    senão falava a algum amigo securitas
    que me dissesse a hora de abastecer o multibanco,
    que precisado estou de uns trocos como nunca.

    Gostar

  20. bene dixit's avatar
    bene dixit permalink
    5 Setembro, 2008 22:30

    E quem
    não precisa
    de fazer pela vida,
    hoje em dia?!

    Gostar

  21. dazulpintado's avatar
    dazulpintado permalink
    5 Setembro, 2008 22:57

    “Na sequência duma missão clara e bem definida, é imperioso que polícias e tribunais se entendam e articulem. Há meios humanos e financeiros em quantidade bastante. Falham a organização e as políticas. Vá, organizem-se. Até porque quanto mais o país se desorganiza, mais o crime se organiza.”

    E, parece,os criminosos não são calaceiros!

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    5 Setembro, 2008 23:07

    Ora aqui está o Giugliani outra vez ;-).
    Que tal os pilha-galinhas?

    Gostar

  23. dazulpintado's avatar
    dazulpintado permalink
    5 Setembro, 2008 23:13

    A segurança, é um assunto demasiado sério para ser tratado por polícias.

    Gostar

  24. bene dixit's avatar
    bene dixit permalink
    5 Setembro, 2008 23:35

    A sigurança é um açunto demasiado sério pra ser tratado polícias…

    ó azukpintado, saberás dizer-me de que és feito, para usares de tal bordão feito por algum deputado da assembleia?

    Não, a sigurança é caso de advogados e tribunícios, feitos a a arranjar trabalho que os sustente, soltando os criminosos de gasoinas postas à namorada e gasolineiras, como a bancos, carjackings, tudo junto, pa dar trabalho a esses mangas, que os soltem, de modo a voltar ao meso, conquanto o estúpido povo assista impávido e assim pague. Ó seu impávido patife.

    Gostar

  25. bene dixit's avatar
    bene dixit permalink
    5 Setembro, 2008 23:37

    A segurança, é um assunto demasiado sério para ser tratado por polícias.

    Com vírgula e tudo, após o sujeito…

    Este deve ser um daqueles mangas dados a copiar frases feitas!

    Gostar

  26. bene dixit's avatar
    bene dixit permalink
    5 Setembro, 2008 23:38

    E ele há gente burra
    como covencida opa carago!

    Gostar

  27. dazulpintado's avatar
    dazulpintado permalink
    5 Setembro, 2008 23:50

    Tu andas é com a albarda muito apertada…

    Gostar

  28. tancredo's avatar
    tancredo permalink
    6 Setembro, 2008 00:23

    bene dixit.
    Se te achas burro, os outros não têm que ser teus semelhantes, não é chamon?

    Gostar

  29. dazulpintado's avatar
    dazulpintado permalink
    6 Setembro, 2008 00:30

    Chegou o arrombado, vou-me embora.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Setembro, 2008 02:35

    Gostei do texto. Apoiado. Nem sempre concordo com o Paulo Morais, mas hoje acertou em cheio.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Palmira Lopes permalink
    6 Setembro, 2008 11:35

    “A integridade física de Rui Mateus estaria alegadamente ameaçada, havendo fortes indícios de que terão sido feitos contactos com indivíduos ligados ao mundo do crime, para se encarregarem desta «operação» (…). As pressões eram muitas, a começar com as «recomendações de amigo» de Almeida Santos, que o Presidente da República enviara apressadamente de Marrocos e com quem reuniríamos regularmente a partir do dia 17 de Maio em sua casa. Por outro lado eu estava a ser «olhado» como um traidor à causa «soarista» (…).
    Rui Mateus

    Gostar

  32. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    6 Setembro, 2008 11:48

    5. CAA:
    Pois claro, os ‘especialistas’ têm dado um resultadão…

    6. Pinto:
    “Lisboa é, juntamente com Helsínquia (na Finlândia), a capital mais segura da Europa (…)”
    Pelos vistos têm.

    Fraco consolo os outros:
    a) Serem piores que nós na segurança;
    b) Serem melhores do que nós na Estatística;
    c) Acharem mais do que nós que vale a pena apresentar queixa de pequenos crimes.

    Cada um escolha a opção que der mais jeito para fazer valer o seu ponto de vista mas não hajam dúvidas de que o Paulo Morais (especialista ou não) acertou na mouche.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Setembro, 2008 12:47

    “A segurança, é um assunto demasiado sério para ser tratado por polícias.”

    E os comentários são um assunto demasiado sério para ser tratados por comentadores

    Gostar

  34. Carlos III's avatar
    Carlos III permalink
    6 Setembro, 2008 13:22

    E eu a julgar que a segurança era um assunto que dizia respeito a toda a cidadania portuguesa.

    Gostar

  35. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    6 Setembro, 2008 14:14

    Joaquim Amado Lopes, para si é irrelevante termos a capital mais segura da Europa? É indiferente? A segurança já não é importante?

    “c) Acharem mais do que nós que vale a pena apresentar queixa de pequenos crimes.”

    Sabe como é que foi feito o estudo? NÃO. Por isso diz asneira.
    Só lhe digo que não foi a mera comparação de procesos crime.

    Gostar

  36. anabela's avatar
    6 Setembro, 2008 14:54

    Acção social escolar ou MAIS UM INSULTO AO POVO PORTUGUÊS????

    (Uma situação criticada por Jorge Pires, do PCP, que questiona o “real impacto” do aumento dos apoios: “É preciso ver que, para ficar no escalão A da ASE, a família do aluno tem de ter um redimento per capita de 135 euros, valor já muito abaixo do limiar de pobreza”.

    “É verdade que é um valor baixo”, assumiu o governante. “Mas que ainda abrange muita gente.”)

    A Campanha do pêsse Para as Legislativas está em Bom Ritmo…! Isto promete…

    PEDRO SOUSA TAVARES DN
    Educação. A nova fórmula de cálculo da acção social escolar, associada aos índices do abono de família, pode triplicar este ano para mais de 700 mil os alunos beneficiados. Mas também há quem vá perder, a partir de 2009, o direito a refeições e manuais grátis. Governo diz que casos são residuais

    Há alunos que vão perder a maioria dos apoios actuais

    “V.”, mãe de três filhos, divorciada, tem um rendimento mensal próximo dos mil euros, entre a pensão do ex–marido e os abonos dos menores. Até agora, contabilizadas receitas e despesas, incluindo avultados gastos de saúde, a sua situação permitia-lhe ter acesso ao escalão A da acção social escolar (ASE)- aquele que garante refeições pagas a 100% e apoios superiores aos 90% nos manuais escolares, além de outras regalias. Mas, pelas novas regras, com os mesmos rendimentos, arrisca-se a cair para o C, cujos benefícios se resumem à aquisição de computadores.

    Este ano lectivo, graças a uma cláusula nas regras constantes de um despacho de Julho do Ministério ds Educação, reforçadas ontem por um projecto de decreto-lei do Conselho de Ministros, ainda beneficiará das condições actuais. Mas, a partir de 2009/10, se nada mudar, não terá outro recurso senão começar a pagar centenas de euros pelo que até agora tinha de graça.

    O caso, relatado ao DN por Albino Almeida, da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), ilustra a preocupação actual de várias famílias – a hipótese de que uma reforma que trouxe “muita satisfação” aos pais, “pelo significativo aumento do número de alunos abrangidos pela ASE”, possa vir a deixar alguns numa situação bem pior do que aquela em que se encontravam.

    Casos “são residuais”

    Em causa está o facto de as categorias da ASE passarem a ser indexadas aos escalões do abono de família. A medida é favorável na maioria das situações, em que passa a ser possível aceder aos escalões mais abrangentes da ASE com redimentos que antes não eram contemplados. De resto, o Governo estima que o número de alunos beneficiados nos escalões A e B triplique, dos actuais 238 mil para 700 mil, dos quais 400 mil no escalão A.

    Um crescimento que, a concretizar-se, permitirá apoiar metade dos 1,4 milhões de alunos do País, do pré–escolar ao secundário, e terá um impacto financeiro de 73 milhões de euros, elevando para perto de 200 milhões as verbas injectadas na ASE.

    Porém, desaparece a possibilidade de se deduzirem despesas, como a saúde, que acabam por reduzir o real poder de compra dos beneficiários. Aém disso, os tectos para aceder à ASE acabarão por ser inferiores aos que eram praticados por algumas câmaras.

    Ao DN, Jorge Pedreira, secretário de Estado adjunto e da Educação, defendeu que os casos “serão residuais”, com “um impacto quase nulo nos trabalhadores por conta de outrém. Quando passamos de um universo de 200 e tal mil beneficiários para 700 mil, não pode haver dúvidas sobre as vantagens”.

    Para o governante, o que está em causa é uma “uniformização política” das condições de acesso aos apoios. “Por um lado, não faz sentido que se usem duas fórmulas de cálculo de rendimento, uma para o abono de família e outro para a ASE”, considerou. “Por outro, pelos descontos que permitia, a ASE acabava por ser pouco transparente.”

    Jorge Pedreira lembrou, no entanto, que a cláusula que vigora este ano lectivo “permite salvaguardar direitos adquiridos”, prometendo que “dentro de um ano, a situação será reavaliada e se houver casos que justifiquem alterações elas serão feitas”. Quem “naturalmente” não beneficiará destas condições são os pais que só agora cheguem à acção social escolar, aos quais “serão aplicados os novos índices”.

    Uma situação criticada por Jorge Pires, do PCP, que questiona o “real impacto” do aumento dos apoios: “É preciso ver que, para ficar no escalão A da ASE, a família do aluno tem de ter um redimento per capita de 135 euros, valor já muito abaixo do limiar de pobreza”.

    “É verdade que é um valor baixo”, assumiu o governante. “Mas que ainda abrange muita gente.”

    Gostar

  37. anabela's avatar
    6 Setembro, 2008 15:07

    Acção social escolar ou MAIS UM INSULTO AO POVO PORTUGUÊS????

    «(…) Uma situação criticada por Jorge Pires, do PCP, que questiona o “real impacto” do aumento dos apoios: “É preciso ver que, para ficar no escalão A da ASE, a família do aluno tem de ter um redimento per capita de 135 euros, valor já muito abaixo do limiar de pobreza”.

    “É verdade que é um valor baixo”, assumiu o governante. “Mas que ainda abrange muita gente.”»

    http://www.dn.sapo.pt/2008/09/05/sociedade/nova_accao_social_escolar_exclui_alg.html

    Maria Lisboa
    Setembro 6, 2008
    Só é pena é ter sido necessário criar as condições necessárias a que seja preciso este alargamento, duplicando e/ou triplicando os apoios.

    O governo e a sociedade deveria ficar feliz era se fosse anunciado o contrário.

    O contentamento e os elogios deviam vir de medidas que tivessem feito diminuir a necessidade destes apoios e não vangloriarem-se da generosidade dos seus feitos depois de terem aumentado o número de “necessitados”.

    Gostar

  38. dazulpintado's avatar
    dazulpintado permalink
    6 Setembro, 2008 16:26

    Anónimo 33.

    “E os comentários são um assunto demasiado sério para ser tratados por comentadores”

    Especialmente comentadores anónimos.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    6 Setembro, 2008 18:09

    O ar imbecil. com que um sr., andou a destribuir pistolas novas aos policias dá vontade de rir! o imbecil, gasta uma pipa de dinheiro, para os policias levarem com um extiniot no focinho e não atirarem nos ladrões a abaterem-nos, pelo facto de terem assaltado propriedade privada e roubado! para que servem afinal as pistolas? para gastarem dinheiro ao contribuinte?

    Gostar

  40. Anónimo's avatar
    Anónimo permalink
    6 Setembro, 2008 18:15

    Dazulpintado:

    “Especialmente comentadores anónimos”.

    E você, se não é anónimo, é o quê?

    Gostar

  41. dazulpintado's avatar
    dazulpintado permalink
    6 Setembro, 2008 20:39

    “E você, se não é anónimo, é o quê?”

    Sou aquele a quem um dos Anónimos se dirige fazendo perguntas.

    Gostar

  42. Anónimo's avatar
    Anónimo permalink
    6 Setembro, 2008 20:54

    Uma inexistência, portanto.

    Gostar

  43. dazulpintado's avatar
    dazulpintado permalink
    6 Setembro, 2008 21:31

    Inexistente? Pois sim, se isso faz um anedota sentir-se menos imbecil.

    Gostar

  44. tancredo's avatar
    tancredo permalink
    6 Setembro, 2008 22:35

    Dazulpintado:
    Sibilino,como habitualmente ah!

    Gostar

  45. dazulpintado's avatar
    dazulpintado permalink
    7 Setembro, 2008 00:03

    Claro Tancredo, vc topa qualquer um, né?

    Gostar

  46. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    7 Setembro, 2008 13:41

    Pinto, para si é irrelevante o que os outros escrevem quando decide responder-lhes? É indiferente? As palavras dos outros já não são importantes?

    Leu o meu comentário até ao fim e tentou percebê-lo? NÃO. Por isso diz asneira.

    Gostar

  47. tancredo's avatar
    tancredo permalink
    7 Setembro, 2008 18:28

    Dazulpintado:
    Sou do Sporting,como sabe.

    Gostar

Deixe uma resposta para anabela Cancelar resposta