Como gado *
António regressava a Portugal num avião da TAP atrasado, claro. O seu destino era o Porto mas teve de aterrar em Lisboa: política da companhia pública. Após desembarcarem, cerca de 50 pessoas foram informadas que já não havia voo para o Porto.
Mas a TAP, generosa, tinha aprontado um transfer, ou seja, uma camioneta para levar os infelizes estrada acima.
“E as malas?“, perguntou António. A questão foi recebida com surpresa pela menina de serviço – “vão depois buscá-las aos perdidos e achados“. Indiferente aos protestos, a menina virou as costas.
Mas um segurança, que tinha presenciado tudo, disse para verem os tapetes rolantes das bagagens: e lá andavam estas, pacatamente.
São ofensas assim que explicam a urgência de mudar muita coisa na TAP e na ANA.

Possivelmente estarei enganado, mas esta cena não é exactamente igual às que já existiam antes do 25 de Abril sobre os voos do Porto a terminar no aeroporto de Lisboa? Só falta haver fiscais iguais aos de antigamente.
GostarGostar
Eu tenho o meu avião privado. Não utilizo transportes públicos.
GostarGostar
Já na saúde é o mesmo, no entanto o meu cão quando tem de ir ao veterináruo recebe cuidados de nível muito superior. Quando vê o vet até abana a cauda, coisa rara nos utentes do SNS.
Terá que ser sempre assim, medo e cobardia como antigamente ?
GostarGostar
Talvez por isso acontecer, é que o investimento estrangeiro não quer vir para o Porto (ugal):
Portugal atraiu menos IDE em 2007, diz Unctad
Portugal registou uma quebra de quase 50% na entrada de IDE, no ano passado, ficando entre os cinco países da zona euro (EA-13) em que o investimento directo estrangeiro diminuiu em 2007, indica o relatório anual da Unctad.
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=2&id_news=104751
GostarGostar
“Portugal atraiu menos IDE em 2007, diz Unctad”
Se calhar é por isso que o menino de ouro mudou de cassete.
GostarGostar
Grande admiração !
Desde sempre, TAP = Take Another Plane !!!
GostarGostar
O meu amigo que me narrou a cena incluiu mais pormenores que não cabiam no espaço do artigo: logo no desembarque estava uma menina com uma folha A4 com os dizeres “PORTO”. Depois gritou para a seguirem. E afastou-se em passo muito rápido com toda a gente, homens, mulheres, velhos, crianças, a correrem a trás da ‘princesa’. Atravessaram o aeroporto e chegaram a alugar onde outra menina os informou que tinham de ir de camioneta (o resto é mais ou menos igual ao que escrevi)
Não sei se já viram os perdidos e achados de Lisboa ou do Porto… Eu já e só tenho pena de não ter levado uma máquina fotográfica para a ocasião.
GostarGostar
O António que se conforme, pois então. Já me aconteceu bem pior. E se não fosse ter-me deslocado aos achados da Portela palpita-me que ainda hoje estaria à espera da bagagem.
GostarGostar
“Não sei se já viram os perdidos e achados de Lisboa ou do Porto… Eu já e só tenho pena de não ter levado uma máquina fotográfica para a ocasião.”
Pelo que percebi aquilo deve dar qualquer coisa como um contentor de bagagem por dia.
GostarGostar
“Não sei se já viram os perdidos e achados de Lisboa ou do Porto… Eu já e só tenho pena de não ter levado uma máquina fotográfica para a ocasião.”
Não me diga que a UM, não lhe paga para ter um telemóvel com máquina fotográfica?
GostarGostar
A menina da folha A4 é tripeira.
GostarGostar
A menina da folha A4 é boa.
GostarGostar
Não tenho a certeza de que António não tivesse outras opções.
Recentemente tomei um avião da TAP com destino a Viena e escala em Milão. O avião chegou atrasado a Milão e perdi a conexão para Viena. Como já não havia outra ligação nesse dia, fiquei alojado por uma noite, muito confortavelmente, no hotel Crowne Plaza do aeroporto de Milão, com jantar e dormida integralmente pagas pela TAP. Não gastei um tostão do meu bolso e, pela primeira vez na minha vida, desfrutei de um hotel daquela qualidade. Não considero que tenha ficado a perder nada.
GostarGostar
A menina da folha A4 tem sempre o rei na barriga.
GostarGostar
Vá lá CAA, ande lá com o post sobre a renda do Vale e Azevedo. Habemus mudança.
GostarGostar
O Luís Lavoura andava a passear,não?
GostarGostar
O transporte aéreo já hoje está sujeito a regras muito apertadas, a nível europeu, de satisfação aos passageiros.
É claro que, com uma frequência indesejável, há atrasos. Os quais muitas vezes não são culpa da TAP nem dos aeroportos portugueses. As mais das vezes, são culpa da saturação do espaço aéreo no centro da Europa. Mas, pecisamente nesses casos, as companhias aéreas são obrigadas, por legislação europeia, a satisfazer o melhor possível as necessidades dos clientes.
GostarGostar
Dazulpintado, não, não andava a passear. No dia seguinte de manhã, o vôo Milão-Viena foi cancelado devido a o aeroporto de Milão estar coberto de nevoeiro. Tive que ficar um dia inteiro à espera do vôo da tarde. Mais uma vez, pagaram-me o almoço no restaurante do aeroporto e não tive que gastar um tusto. Foi um bocado chato, mas não foi grave. Ia em Viena em trabalho, foi apenas um dia que perdi.
GostarGostar
Recentemente vim de Estocolmo para Lisboa. Ao meu lado um sueco com a filha pequena, que ia para o Porto. Estava muito preocupado porque o avião ia atrasado.
Quando aterrámos em Lisboa faltavam 5 minutos para a hora do avião para o Porto. O homem estava aflito. Pois bem, na pista, à saída da escada, estava uma senhora a chamar os passageiros para o Porto e a metê-los num autocarro à parte. O avião Lisboa-Porto foi atrasado só para esperar uma dúzia de tipos que vinham de Estocolmo. O serviço foi de uma eficiência que me surpreendeu. Os passageiros nem tiveram que ir ao terminal, foram desviados logo ali na pista do aeroporto.
Dizer mal é um desporto nacional. E queixar-se das malvadezes lisboetas é um desporto portuense. Em ambos os desportos, a razão costuma ser bem pouca.
GostarGostar
Se forem para os Açores, fornecem um miserável “hot-dog” num pão ainda mais miserável e com “CACA- Cola” . !
Chiça…! Portuga sofre !
GostarGostar
Caro Carlos Abreu Amorim,
Felicito-o (sinceramente) pelo seu regresso à lucidez.
Falta apenas reconhecer que se enganou no seu apoio a Sarah Palin, e inerentemente a John McCain…
GostarGostar
Pois a mim já aconteceu pior… vindo no voo de Luanda, deparo-me com um controle de passaporte e bagagem no aeroporto de Lx e a meniana da Tap a fazer queixa dos “mauzões” dos securitas que não davam prioridade aos passageiros em trênsito… bem lá passamos o controle e quando chegamos ao terminal 2 já só havia lugar para 3 passageiros no voo de ligação, “mas todos os passageiros têm lugar no voo a seguir, já garantimos isso” dizia a menina da ground force… fui um dos 3 “sortudos” a entrar a horas no avião… que seguiu vazio e com uma hora de atraso (cabiam todos os pasageiros deixados em terra e entravam a tempo)… a minha bagagem só seguiu para o Porto no último voo do dia (chegou pela meia-noite) bem como todos os passageiros que tinham o lugar trancado no voo a seguir ao meu… é a qualidade de antendimento e de serviço… é uma companhia do terceiro mundo, está tudo dito…
GostarGostar
Luís Lavoura,
Qual foi a parte do avião ter como destino o Porto e ter sido a rota alterada a meio para Lisboa para melhor servir os interesses da TAP que não percebeu? Ou foi a parte de que a TAP providenciava uma camioneta para os levar ao Porto depois de ter desviado a rota do AVIÃO que os levaria lá, tendo em conta que foi isso o serviço pelo qual pagaram? Terá sido a parte das malas seguirem à parte dos passageiros e quem as quisesse que as fosse buscar ‘aos perdidos e achados’?
GostarGostar
“Recentemente vim de Estocolmo para Lisboa. Ao meu lado um sueco com a filha pequena, que ia para o Porto. Estava muito preocupado*
É bem feito. Quem viaja de Estocolomo para o Porto ( e uma vez que a Ryanair não chegou a aquecer o lugar) deve fazê-lo na Lufthansa via frankfurt para evitar preocupações.
GostarGostar
A mim já me aconteceu, na TAP, melhor que ao Lavoura e pior que ao António.
Mas o pior foi tão mauzinho, que foi a última vez que voei na TAP.
GostarGostar
Luís Lavoura,
«Dizer mal é um desporto nacional. E queixar-se das malvadezes lisboetas é um desporto portuense. Em ambos os desportos, a razão costuma ser bem pouca.»
Cada um fala das experiências que suportou. Eu só voo na TAP se não tiver outro remédio. O meu amigo jura que não volta a cair noutra.
Quanto às malvadezas: a TAP tem desviado linhas internacionais que sempre vinham ao Porto para Lisboa. Por exemplo, as da Europa do norte e do Brasil. Já regressei do Brasil num voo em que cerca de 70% dos passageiros queriam vir para o Porto. Chaegamos a Lisboa perto das 4h da manhã e fecharam-nos numa sala perto de 2.30h, sem podermos sair dali, sem um café nem uma água, mais de 100 pessoas, até os libertarem para o avião…
Há outro desporto nacional, sabe – é o de dizer que, afinal, as coisas não estão nada mal, que o País até está a ir para a frente, sob o paradigma da sabujice…
GostarGostar
««Quando aterrámos em Lisboa faltavam 5 minutos para a hora do avião para o Porto. O homem estava aflito. Pois bem, na pista, à saída da escada, estava uma senhora a chamar os passageiros para o Porto e a metê-los num autocarro à parte. O avião Lisboa-Porto foi atrasado só para esperar uma dúzia de tipos que vinham de Estocolmo. O serviço foi de uma eficiência que me surpreendeu. Os passageiros nem tiveram que ir ao terminal, foram desviados logo ali na pista do aeroporto.»»
Ou seja, deduz-se que o avião para o Porto tem que esperar por uma dezena de aviões vindos de vários pontos da Europa. Ou seja, atrasa sempre. São as consequências do hub-and-spoke.
GostarGostar
João Alves,
«Felicito-o (sinceramente) pelo seu regresso à lucidez.
Falta apenas reconhecer que se enganou no seu apoio a Sarah Palin, e inerentemente a John McCain…»
Considerar que quando alguém escreve qualquer coisa com que V. não concorda é enveredar pela ‘falta de lucidez’ parece-me pequenino…
Mas talvezo problema seja outro: V. não percebeu. Eu nunca apoiei Sarah Palin – apenas não gostei do tom dos ataques que a afrontaram. E aprecio o McCain há muitos anos.
GostarGostar
“Quanto às malvadezas: a TAP tem desviado linhas internacionais que sempre vinham ao Porto para Lisboa.”
É caso para perguntar se não sabe o porquê da Ota!
E onde ficava a carga.
GostarGostar
Caro Luís Lavoura
Nem mais e o amigo CAA tem um particular azedume à TAP. De tal forma que não é preciso muito para verificar que a história está inquinada. Como é que a menina respondeu aquilo quando era notório que as malas estavam nos tapetes?
Mais: “O seu destino era o Porto mas teve de aterrar em Lisboa: política da companhia pública.” Como é que isso pode ser política?
E, para dizer mal da TAP, há tanta coisa mais “interessante.
Adiante…
GostarGostar
«Nem mais e o amigo CAA tem um particular azedume à TAP. De tal forma que não é preciso muito para verificar que a história está inquinada. Como é que a menina respondeu aquilo quando era notório que as malas estavam nos tapetes?»
A história é verdadeira e foi-me contada por um amigo que a viveu. Já lhe liguei para vir cá comentar (não tem hábito de blogues)
GostarGostar
Na verdade, quase parece que os atrasos da TAP são programados… acontecem sistematicamente nos mesmos voos, por estarem à espera das ligações atrasadas que vêm sempre do mesmo sítio, etc, etc.
GostarGostar
«Mais: “O seu destino era o Porto mas teve de aterrar em Lisboa: política da companhia pública.” Como é que isso pode ser política?»
É. Má, muito má, mas é a política da TAP: esvaziar o aeroporto Sá Carneiro de voos internacionais. Ao mesm tempo que a ANA lhe apara o jogo e tenta afastar a concorrência.
Deixem a gestão ficar cá em cima e vão ver as companhias que aparecem a querer ficar…
GostarGostar
nunca tive grandes problemas em voos Porto – *inserir o nome duma qq cidade europeia*, mas quando viajei via lisboa…pqp existem sempre atrasos.
GostarGostar
Todo o burro come palha,é preciso é saber dar-lhe !
Não há cão nem gato que não dê palpite sobre aquilo que não conhece…
Irra !
GostarGostar
Metade, ou mais, dos passageiros deveria ser tratado como gado, pois não merece mais do que isso.
Os psis que expliquem o fenómeno, que julgo ser mundial mas que pelo que tenho visto nos afecta particularmente:
Vai um burro vestido qualquer num táxi e a 2 ou 3 quilómetros do aeroporto e vira imediatamente especialista em gestão de aeroportos e companhias aéreas, controlo de tráfego aéreo, catering e, sim ouvi muito, manutenção e pilotagem de aeronaves. Vão na TAP e são portugueses: Deus nos livre !
Uma Alitalia ou XL da vida que os deixe em terra distante!
GostarGostar
Eu também já tomei um avião da TAP. Mas caíu-me mal, ou antes, aterrou-me mal, mas os sais de frutos salvaram-me do desastre da carga fora.
GostarGostar
Deixe-me adivinhar: quer privatizar a TAP e a ANA.
GostarGostar
Caro CAA,
Também sigo e simpatizava com o McCain. Agora acho que a sua decisão de se tornar “running-mate da Palin” na corrida para a Presidência é mais do que suficiente para não votar nele (mesmo que fosse a única maneira de aspirar à eleição).
Concordo muitas vezes consigo – esta da TAP é mais uma, e é um assunto importante – mas na questão Palin/McCain penso mesmo que você não está a ser lúcido. Perdoe-me ter opinião sobre isso.
João Alves
GostarGostar
Digam lá: não é sensato EXIGIRMOS a independência da corja lisboeta? Talvez assim este País ainda tenha solução.
Este é um exemplo de inúmeros em que o Porto e o Norte é tratado com desdem pelo centralismo. Num país sem rumo, sem projecto, sem destino é fácil perceber que num pequeno reino a Norte, o Condado Portucalense, ainda existam PESSOAS capazes de pegar neste país e dar-lhe a volta. O resto é a carneirada elista do eixo lisboa-cascais, cuja janela tem pequenos horizontes e não passam da 2ª circular…
GostarGostar
Se for verdade, existe razão para falar mal. E acredito que se aprenda com os erros.
A TAP tem o melhor gestor do país, se não lá estivesse estava como a Alitalia.
Se a TAP não vê o Porto como estratégico é porque não-lhe interessa e ponto final, parte das gentes
do Norte mostrar que são uma mais-valia e deixar-se de queixinhas e aproveitar tudo para a queixinha. Façam-se homens!
GostarGostar
Pinto da Costa à Presidência !!!!!!!!!!
GostarGostar
blogdaping Diz:
“Pinto da Costa à Presidência !!!!!!!!!!”
Provavelmente fazia melhor que o sr. silva…
GostarGostar
Regionalização já.
GostarGostar
Parece que já aí andam uns boys a fazerem-se ao posto da TAP.
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000090-0000-0000-0000-000000000090&contentid=E9842587-68E9-4FD1-9BDA-C0C67B3E4E81
Deve ser isso que o CAA quer há tanto tempo, a saída de uma excelente equipa de gestão cujo contrato se aproxima do fim e que fez um bom trabalho na Tap, empresa respeitada cá e lá fora, de contrário esta empresa seria uma Alitália há muito tempo.
Os numeros que vi aqui há uns tempos num forum sobre as ocupações da Tap para o Brasil a partir do Porto desmentem completamente o CAA. Acrescente-se também a saída já anunciada da Iberia do Porto. Algumas pessoas dão mais importância ao Porto do que ele tem na realidade. Como se a Tap quisesse intencionalmente perder negócio. Ridículo ! Saloio !
Não gosto nem desgosto da Tap, já me senti bem e mal tratado, na Tap como em quase todas as companhias onde já andei. Não é das melhores mas também não é das piores.
GostarGostar