Saltar para o conteúdo

Aos Sábados no DN

16 Janeiro, 2009

GUERRA EM GAZA

43 comentários leave one →
  1. F. Teixeira's avatar
    F. Teixeira permalink
    16 Janeiro, 2009 14:10

    Há cerca de 8 anos, Clinton, Ehud Barak e Arafat estiveram à beira de concretizar um plano de delimitação de fronteiras dos territórios palestinianos e Arafat, por fim, cedeu àqueles que querem a destruição de Israel e não aceitou o acordo. Esta é a lógica árabe não moderada e a do Irão. Enquanto ela se mantiver, muitas Gazas voltarão a acontecer.

    Gostar

  2. Antonio Cunha's avatar
    16 Janeiro, 2009 14:24

    Hamas defende a eliminação do Estado de Israel e o regresso dos palestinianos aos territórios que detinham há 60 anos. Estes objectivos são utópicos e irrealistas. O Hamas é neste momento o principal obstáculo à paz.

    Gostar

  3. Anónima's avatar
    16 Janeiro, 2009 14:32

    Muito bem João Miranda, subscrevo cada palavra!

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Xelb permalink
    16 Janeiro, 2009 14:40

    Desde 48 que os árabes dizem que “vão atirar os judeus ao mar”

    Gostar

  5. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    16 Janeiro, 2009 14:41

    Eu gostava que o senhor João Miranda me adoptasse.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    16 Janeiro, 2009 14:52

    1

    Certo.

    E JM certissimo.

    Gostar

  7. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    16 Janeiro, 2009 15:07

    “Esta é a lógica árabe não moderada e a do Irão.”

    É preciso não esquecer durante mais de 20 anos o que o apoio da União Soviética e da Extrema Esquerda fez aos Palestinianos. É só imaginar o que seria Portugal ou a Europa dominados pelas FP-25, Brigadas Vermelhas e Bader-Meinhof.

    Gostar

  8. Mula da Comprativa's avatar
    Mula da Comprativa permalink
    16 Janeiro, 2009 15:29

    As FP-25 andam por aí.Onde estão as mil armas em boas mãos?
    Somando aos FP-25 temos já as zonas africanas libertadasdonde saem os cobradores de impostos em especial ouro.
    E ai de quem resista.Os amigos das FP-25 colocados no aparelho de estado dão a cobertura aos “coitadinhos” e quem defender a sua propriedade vai dentro sem apelo nem agravo.Estamos ou não numa ditadura?

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    16 Janeiro, 2009 15:29

    Nóz cá tivemos perto da nossa intifada, andaram armados, só que os militares, nomeadamente o Ten Cor. Hugo Loureiro o que é hoje General, defendeu a democracia, mandou o conselho da revolução ás ortigas e afins.

    Havia muita gente interessada nisso.

    Conquistar o poder com o desmenbramento do Estado… quer-me parecer como hoje, por assalto

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    16 Janeiro, 2009 15:31

    desmembramento – assim é que é

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
  12. Desconhecida's avatar
    16 Janeiro, 2009 15:52

    Os ataques permanentes á Drª Nelinha, é um ataque ao Prof (que é hoje PR), foi ele o mentor com dinheiro, as carradas, do deserto economico e de investigação na ciencia, como digo, foi um deserto.

    Limitou-se a dar guarida aos cartozinhos laranja

    Merecíamos melhor, pelo meio timoneiro, nem para isso deu.

    Gastou-se o dinheiro que não era nosso e o que feito, foi a 0bra do regime, D. Manuel fez melhor, explendor de Mosteiro dos Jeronimos, que ha perdura seculos.

    Gostar

  13. e-ko's avatar
    16 Janeiro, 2009 15:54

    sim, as premissas são essas… e é só o triunfo da lei do mais forte! a criação do estado de Israel não implicava obrigatóriamente a ocupação massiva do território palestiniano e da forma como se tem processado! 60 anos de existência do estado de Israel só têm contribuido para manter a região em conflito permanente e para uma radicalização das diferentes tendências de muçulmanos!

    parece que já se esqueceram que não gostámos nada da ocupação de Olivença pelos espanhóis e que ainda hoje muito pelo se herissa quanto a esta questão… ora os palestinianos hoje, em muitos territórios nem água potável têm para as suas necessidades quotidianas!

    agora Israel quer acabar o que começou há quase um mês, enquanto Bush está ainda na Casa Branca e que Obama não entra em funções… que mundo!

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    16 Janeiro, 2009 16:06

    País de “robbers” quanto mais ricos mais sacadores são

    O barril desce em todos mercados, o preço de venda Gasolina/gasoleo sobe

    Por isso vendemos a portuguesissima GALP por tuta e meia.

    Um “cartel”, a cartelização de um bem

    Quem é o responsável pelo cartel? é o consumidor anonimo?

    Sua Excelencia é que podia dizer

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    16 Janeiro, 2009 16:10

    http://transparencia-pt.org/?search_str=porto

    Esta listagem foi vendida como despesa do Governo.

    Não apanho que seja da Administração Publica, mas sim da Administração Central.

    Ou estou a ver mal?

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anonimo permalink
    16 Janeiro, 2009 16:18

    .
    A guerra em Gaza foi prevista pela “Guerra” do nosso grande Solnado.
    .
    Espera aí um ano que eu levei na tromba, preciso agora de me recompôr. Daqui a 1 ano vamos começar outra vez a porrada. No caminho morreram uns putos e tal e coisa mas não azar. Até foi porreiro aparecerem uns Messieus a apoiar a malta, até os gajos do retratom passaram na TV. A malta ganha a dois carrinhos: as gajas vão parir mais putos e o pessoal apareceu na foto. Ganda pinta.
    .
    Desculpem hoje apeteceu-me relembrar os tempos de puto no recreio da Primária. Se chamam as estas dialecticas “politicamente correcto” ou “politicamente incorrecto”, eh pá isto putos e gajas “é bagaço”.
    .
    Atenção, isto é ironizatr com a desgraça. Penintecio-me já. Francamente jogar assim com a Vida Humana …..

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    ordralfabetix permalink
    16 Janeiro, 2009 16:30

    Eu estou a concordar muito com o JM, o que me deixa preocupado.

    Apenas acrescentaria ao Hamas como obstáculo à paz, os radicais judeus que não aceitam o estado Palestiniano e querem os colonatos de volta a Gaza e à Cisjordânia. Aliás, não foi o Hamas que matou Rabin.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Ruben permalink
    16 Janeiro, 2009 16:42

    .
    JM dou-lhe os meus Parabens. Mais uma vez. Pela capacidade de discutir a questão da Educação.
    .
    A desproposito acrescento:
    .
    1- Nos Colegios “malditos Privados” os meninos vestem todos igual. Uns fato de treino, outros uma fardas, não encontro outro nome para evitar ferir susceptibilidades. Nas Publicas (também tenho filhos lá) vejo os IPods, os Nikes e a competição das Marcas. Afinal quem é mais igualitário ?
    .
    2- Nos “malditos Privados” vejo gente com 4 e 5 filhos que não passa férias no Estrangeiro. Que poupa para por os seus filhos melhor. Também vejo lá alguns (poucos) ricaços. O que vejo na Escola Publica do outro meu filho, à porta brutas motonas, filhos de Ministros etc etc.
    .
    O que não vejo nas “malditas escolas privadas”, os filhos dos mais pobres que o Estado impede de as frequentar, paga-lhes nas Publicas e acabou-se. Escolha tá quieto.
    .
    E o que vejo nas “malditos Privados”, fundamentalmente da classe mèdia baixa à média, a impedirem-se de fèrias na estranjeirola, mariscadas pá alegrar a malta, cervejolas dpois das 5 (o antigo “five o’clock tea) para terem os seus filhos mellhor. E nabos (aos olhos politicamente correctos) arrotam nos Impostos para os filhos dos ministros e dos putos das motocas e ainda arrotam com a Educação dos Filhos sem receberem nenhum do Estdao.
    .
    Ora bem. Choca mas não arrefece. Bora lá como dizem os mais novos.
    .

    Gostar

  19. OLP's avatar
    OLP permalink
    16 Janeiro, 2009 16:48

    E diria mais….
    Os portugueses são o principal obstáculo (acho que os espanhóis dariam de borla) á restauração do califado al-andaluz.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    16 Janeiro, 2009 16:57

    Eu sou testemunha.

    Fui tratada no S. Jose, há 1 ano, de 5 estelas, por 2 vezes.

    Agradeço ao pessoal auxiliar,enfermeiros(a), medicos(ª).

    Com o equipamento do melhor que há, as horas pontuais para os exames, a comida, os cuidados que tiveram em mim, acho que devo um reconhecimento publico, coisa que o faço aos meus amigos.

    Fui tratado do melhor que há no mundo

    É justo quando algumas pessoas dizem por dizer.

    Nem sabem a revolução naquele sector do AVC.

    O meu obrigado aquele pessoal, dia 27 lá estou para visita-los

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    16 Janeiro, 2009 17:08

    É justo quando algumas pessoas dizem por dizer

    Quis dizer:

    É justo, quando algumas pessoas dizem mal, por dizer

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Ruben permalink
    16 Janeiro, 2009 17:11

    .
    #20
    .
    nem todos os Portugueses, especialmente a “eliste” (não é elite” mas “eliste”), tem a superioridade de agradecer. Parabéns aos Serviços, cumpriram aquilo para que o País lhes paga.
    .
    Não nego que outros Hospitais fariam o mesmo, Privados ou Publicos. A divergência, ou temos LIBERDADE de escolha ou não temos. O fundamntal é que o Estado, não, os Impostos de todos nós, sejam geridos por quem nos governa RESPEITANDO a LIBERDADE DE ESCOLHA EM IGUALDADE DE CIRCUNSTÂNCIAS,sejam os menos pobres ou os mais ricos, por forma a cada um escolhar o que quizer em termos de Saude e Educação, do pior ao melhor.
    .
    Mascarem-na como quizerem, Comunista/Socialista/Social Democrata/ Centro Direira/CentroEsquerda/ Extrema daqui ou dali/ azul ou amarela/ Bloco daqui/ Bloco dali, mas tão só;
    .
    LIBERLISMO AVANÇADO com DIREITOS SOCIAIS INTOCAVEIS. É a margem, o risco a não pisar.

    Gostar

  23. Mula da Comprativa's avatar
    Mula da Comprativa permalink
    16 Janeiro, 2009 17:12

    Que oa gajos do hamas não dêm parte de fraco pá!Olhem as 72 virgens pá!E os trabalhos do BE em os apoiar pá!A esses e aos africanos dos bairros sociais “portuguesíssimos” da silva e que não andam satisfeitos com a merda do RSI que lhes dão…

    Gostar

  24. celestine's avatar
    celestine permalink
    16 Janeiro, 2009 18:02

    Tamém digo, os judeus e os americanos são, no momento e onde quer que seja, eles sozinhos, o maior obstáculo à paz, dado o seu poder bélico extremo e a demagogia de don policarpo.

    Gostar

  25. celestine's avatar
    celestine permalink
    16 Janeiro, 2009 18:13

    Aliás, não foi o Hamas que matou Rabin.

    Aliás não foi o Hamas que evitou e atrapalhou e não concede soberania à Palestina para assim não usufruir do direito que compete aos estados soberanos. Não, foram os judeus ricos da Street e os Ingleses, piratas, ladrões de terras e quanto foi sítio a explorar, por esse planeta, com o apoio da cáfila de quantos descendentes das cruzadas se pariu.

    De modo que é um regabofe, o tiro a canhão, à bomba, a mísseis teleguiados daquela maquinaria judia sobre a manbteiga de Gaza e alguns muito poucos calhaus.

    Esta a paz de que o JM fala, ali escrevendo, cum caray.

    Gostar

  26. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    16 Janeiro, 2009 18:29

    #13 E-Ko

    “60 anos de existência do estado de Israel só têm contribuido para manter a região em conflito permanente e para uma radicalização das diferentes tendências de muçulmanos!”

    Pois é, mas a verdade é que, com Israel ou sem Israel, aquela região estaria sempre em conflito permanente. Os islamitas são assim, andam sempre às turras uns com os outroa.

    Gostar

  27. Jorge Pinto's avatar
    16 Janeiro, 2009 19:06

    Parabéns pelo excelente artigo, JM.
    Felizmente, ainda há no “Blasfémias” gente que pensa.

    Gostar

  28. celestine's avatar
    celestine permalink
    16 Janeiro, 2009 20:19

    … u-u-ui…
    gente que pensa?
    Tá bem, vendida ao mais forte, serviçal, isso sim!

    Gostar

  29. celestine's avatar
    celestine permalink
    16 Janeiro, 2009 20:28

    Eh, está tudo minado,
    diz ali a Deborah Esther Lisptad,

    http://citadino.blogspot.com/2009/01/terrorismo-psicolgico-sionista-numa_15.html

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    hujio permalink
    16 Janeiro, 2009 20:36

    a criaçao do estado de israel foi o maior entrave à paz na região desde o império romano.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    hujio permalink
    16 Janeiro, 2009 20:41

    hoje em dia a manuntenção de uma palestina com um estatuto dúbio, sem exercito, sem subsistência e sem responsabilidade é o maior entrave à paz na região.

    Gostar

  32. ZORRO's avatar
    16 Janeiro, 2009 21:05

    O Sr. João Miranda é um lírico:

    Segundo a sua douta opinião os judeus ficam com a Palestina e os maometanos vêm para a Península Ibérica, afinal também nós os expulsámos!

    Realista mesmo, é Israel devolver o que roubou, pilhou, espoliou e matou!

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    16 Janeiro, 2009 21:26

    «Os líderes israelitas aceitam a criação de um Estado palestiniano em troca de garantias de paz.»

    Isso não é verdade.
    Os líderes israelitas aceitam um colonato – e não um Estado – palestiniano, sem direito à auto-determinação, sob controlo e gestão encapotados, que eles pretendem liderar de forma indirecta através de figuras-de-proa.

    Gostar

  34. Levy's avatar
    Levy permalink
    16 Janeiro, 2009 21:30

    Concordo plenamente. Dos seus artigos todos, foi do que gostei mais até hoje.

    Gostar

  35. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    16 Janeiro, 2009 21:57

    A expulsão de meio milhão de Portugueses de África é motivo para continuar uma Guerra?
    E os 2 milhões de Alemães?
    E os Polacos?

    “Aliás, não foi o Hamas que matou Rabin.”

    A morte de Rabin não evitou a limpeza étnica de Gaza feita pelo exército israelita em 2005: A limpeza étnica que expulsou Judeus que sempre lá estiveram.

    No entanto o Assassinato de Sadat, que fez a Paz com Israel, pela Jihad Islâmica foi recebido com tanta felicidade que só um País membro da Liga Árabe enviou um dignatário ao funeral.

    Entretanto para quem não sabe, está tudo combinado:

    “..Arab League officials announced Wednesday night that they still did not have the necessary legal quorum to convene an emergency Arab League summit in Doha on Friday to discuss Israel’s offensive in Gaza…”

    http://www.jpost.com/servlet/Satellite?cid=1231950851809&pagename=JPost%2FJPArticle%2FShowFull

    Gostar

  36. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    17 Janeiro, 2009 00:02

    o seu texto termina com “Hamas é neste momento o principal obstáculo à paz” mas, também poderia ter terminado com “Hamas é neste momento o principal obstáculo à paz, para além das eleições em Israel no dia 10 de Fevereiro”

    de qualquer modo aparenta ser um texto mais civilizado do que um post de um tal JCD – com carrinhos de bebé – editado ontem no Blasfémias e que ficará como a coisa mais asquerosa que se terá dito sobre o conflito.

    Gostar

  37. OLP's avatar
    OLP permalink
    17 Janeiro, 2009 09:35

    E diria mais…..
    E porque não um Hamas ibérico?

    Gostar

  38. José Esteves's avatar
    José Esteves permalink
    17 Janeiro, 2009 10:36

    Enquanto aparenta distanciamento, o João Miranda sabe que está grosseiramente a inverter as posições de recusa de solução pacífica desde há muitos anos?

    Pode documentar o que escreveu sobre “o principal obstáculo à paz”, ou é apenas um fuzzy feeling?

    Gostar

  39. Adalberto Aronson's avatar
    Adalberto Aronson permalink
    17 Janeiro, 2009 12:06

    Um debate bastante mais informado .

    Gostar

  40. Adalberto Aronson's avatar
    Adalberto Aronson permalink
    17 Janeiro, 2009 12:08

    Correcção:

    Um debate bastante mais informado aqui:
    http://www.democracynow.org/2009/1/8/former_amb_martin_indyk_vs_author

    Gostar

  41. Adalberto Aronson's avatar
    Adalberto Aronson permalink
    17 Janeiro, 2009 12:32

    Já agora: convém perceber quem é esta gente que representa os interesses «dos Estados Unidos» em tudo o que diz respeito à «Pequena Democracia do Médio Oriente»:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Martin_Indyk

    Gostar

  42. Adalberto Aronson's avatar
    Adalberto Aronson permalink
    17 Janeiro, 2009 16:45

    E, já agora, porque não uma rápida visita a esta justa entre os judeus (sim, já fui plantar uma árvore), para se perceber bem de que espécie de «democracia» é que estamos a falar:
    http://www.informationclearinghouse.info/article21761.htm

    O fim do estado judeu na Palestina vai ser uma êxodo populacional similar ao que se verificou na Argélia durante a descolonizaação, à medida que os actuais israelitas forem percebendo que a sua grande oportunidade de conseguir um estado judeu ao lado de outro árabe na Palestina foi lançada borda fora pela intransigência de Yehud Barak nas negociações com o (entretanto muito provavelmente assassinado, como tantos outros) Yasser Arafat.

    É pena, mas Israel só por si encarrega-se de cancelar a hipótese do duuplo estado. Ou seja, os nossos filhos vão ter de aturar durante muito tempo o novo choradinho do “segundo Holocausto” que vai ser inventado pelos habituais especialistas na matéria…

    Gostar

  43. José Esteves's avatar
    19 Janeiro, 2009 11:18

    Uma primeira parte do artigo apresenta-se como de distanciamento, elevação do nível da discussão por meta-discussão. Conclusão aparente do autor: as discussões que pegam na história do conflito
    – arriscam promoção de insulto e propaganda,
    – e pouco ou nada contribuem para a sua resolução pacífica.

    Talvez essa conclusão não passe de impressão minha, embora coerente com outra: a de, propondo-se depois descer à abordagem do próprio conflito, descartar história em redelimitação do debate propícia à abordagem light com atractores ‘esquerda’/’não-esquerda’.

    De um mero principiante nnestas questões, algumas perguntas:

    – Em que contexto estão, esses ‘romantismos não realistas’? A referência é sociológica (a la “o que a esquerda pede” / “o que a cuteness do underdog inspira”) ou diz respeito a exigência efectivas de partes mais ou menos directamente envolvidas no conflito?

    – Estamos, no contexto dos últimos ataques, a falar de defesa? Que solução de paz (nova ou antiga) estão os líderes israelitas “dispostos a aceitar”? O que está mal contado em
    http://www.amconmag.com/article/2009/jan/26/00006/
    http://www.lrb.co.uk/web/14/01/2009/papp01_.html
    http://www.guardian.co.uk/world/2009/jan/07/gaza-israel-palestine
    (e, eventualmente, corrigido no DN)?

    – Pode deduzir-se do seu artigo que a administração cessante dos EUA potenciou o que “é neste momento o principal obstáculo à paz”?
    http://www.vanityfair.com/politics/features/2008/04/gaza200804?printable=true&currentPage=all

    – Relativamente a recusas de paz, consegue dar as respostas que Martin Indyk não deu a Norman Finkelstein
    há alguns dias?
    http://www.democracynow.org/2009/1/8/former_amb_martin_indyk_vs_author

    – Um avião de combate pode em alguma situação ser considerado instrumento de terrorismo? a) quando usado em ataque ‘convencional’? b) quando ‘sonic booms’ são usados para intimidação?
    http://www.btselem.org/English/Gaza_Strip/Supersonic_booms.asp

    – Um cerco/bloqueio é um acto de paz?

    Gostar

Indigne-se aqui.