“Vitória dos corruptos”
20 Fevereiro, 2009
«A luta contra a corrupção tem reflexos eleitorais? As pessoas mudam o sentido de voto quando têm a certeza de que a sua escolha política está imersa em práticas duvidosas (ou mesmo se já não oferece dúvidas algumas)?», hoje, no Correio da Manhã.
21 comentários
leave one →

“Os portugueses gostam de condenar a corrupção em voz alta”…e praticam-na em voz baixa. Essa é que é a questão, meu caro.
GostarGostar
…seja naquela repartição, no outro guichet, com o IVA, sem esquecer o IRS e IRC, do mais pobre ou mais rico, o favor, a factura do restaurante ou do escritório de advogados ou do consultório médico. Pequena ou grande. Uma tradição latina…ou humana, eu sei lá
GostarGostar
São todos corruptos. Olhe para que é que se vai votar numa pessoa se depois aparecem uns jornalistas a vasculhar a vida e a encontrar o preço da casa do vizinho, ou sabe-se lá que mais? Mais vale votar é naquele que já se sabe a história. Puxa… se não for uma coisa é outra histórinha qualquer. lol
É demais.
GostarGostar
Na, num país em que as pessoas, de desgraça, se habituam à condição de desde sempre perderem, abúlicas e sem vontade, até gozam e rejubilam de ver alguém, os boys do PSD e PS, ganhá-lo de largo, às boas, por cima de qualquer a honestidade.
GostarGostar
O problema é que há quem os enfrenta onde deveria ser que é nos tribunais.Mas o que acontece que nem a julgamento chegam pois o ministério público arquiva tudo.Eu tb tenho aqui uma preciosidades para mostrar á comunicação social.Mas tb tenho uma empresa falida por ordem do presidente da camara ninguém mais me pagou.O meu gerente de banco roubou-me 200 mil euros foi despedido mas eu não recebi o meu dinheiro.Há esqueceu-me de dizer que o meu gerente fazparte da concelhia do PS.E o presidente da camara é PS.E fora a perseguição aos meus filhos e por ai a fora.É isto que acontece quem tem coragem de os denunciar.Nós vivemos num pais vergonhoso.Quem defende estes senhores e vota neles é igual ou piores que eles.Esta gentalha criou uma rede mafiosa que controla tudo e todos inclusive o ministério público desde a base ás cúpulas.Por tudo isto as pessoas têm medo.Mas a mim não me calam e espero ansiosamente pelo dia em que inevitavelmente a rebelião acontecerá e estarei na frente para fazer a minha vingança.E esse dia não está longe.
GostarGostar
FMSá,
Exactamente isso !
Está no ADN social da maioria dos portugueses, O ESQUEMA para pedir e usufruir do favorzinho e do favor, do jeitinho e do dá-me jeito, da cunha, da corruptela, da corrupção…. Desde sempre foi assim !
Depois, há o pequeno intrujão que admira o médio intrujão, e estes agacham-se e reverenciam-se perante o mega-intrujão.
E a vigarice: o pequenino vigarista idolatra o médio vigarista, e estes, se safos pelas prevaricações “experimentais”, aspiram “à vida” sumptuosa, desafogada do mega-vigarista.
Mais o “estatuto social” que certo dinheiro proporciona…
————–
Mr. CAA,
A vigarice, a corrupção se praticada por detentores de cargos públicos, não muda substancialmente o sentido de voto. Só poucos ficam irados com essas abusadoras criaturas e…condenam-nos pelo voto.
Acresce outro “pormenor”: muita gente vota pelos partidos que nas aldeias, vilas e cidades arranjaram o tacho, o emprego, a especial licença camarária e até…(in)significante protagonismo local, etc, etc.
Ainda: os que na administração pública local, regional ou em Lisboa, estão gratos ao partido do governo –este ou outro– pelo emprego, pelo emprego de familiares ou de amigos, pela conivência partidária, etc&tal.
A maioria da sociedade portuguesa está conluiada. Nada a fazer, por enquanto.
Há uma maneira de os avisar: Abstenção em massa ! Mas…
GostarGostar
ponha lá o bpn na lista e vá-se preparando para o bpp.
GostarGostar
8,
Pois. Infelizmente.
GostarGostar
MJRB,
Por falar em intrujão, eu cá prefiro o esturjão…
GostarGostar
Da-Se, 9
Claro: também prefiro esturjão !
E recordo-me que por acaso, há anos no Algarve, comi esturjão com um intrujão de alto calibre na nossa mesa… Preferi de longe o esturjão e desprezei o intrujão que se abancou…
GostarGostar
Engraçado, cortaram o 1º post enviado por mim.Incomoda assim tanto?
GostarGostar
Existe, de facto, qualquer coisa em nós que se não compreende.
Num dos livros que mais me marcou – «Cartas d’El-Rei D. Carlos» -, escrevia, em 1925, o honestíssimo e obviamente desiludido João Franco de Castelo Branco, esta frase demolidora sobre os portugueses:
«Num País que não sabe ou não quer escolher, um regime representativo, monárquico ou republicano, é um verdadeiro paradoxo».
GostarGostar
Vá lá que se esqueceu do SIRESP…
GostarGostar
O post está mesmo a jeito para uma boca do género:
Os portugueses mostram a mesma indiferença em relação aos políticos corruptos que o CAA demonstra em relação a certos dirigentes desportivos corruptos.
GostarGostar
O post é sobre o FCP?
GostarGostar
Chefe
A propósito do seu comentário sobre se o texto se dirigia ao FCP, sugiro a leitura da seguinte notícia:
“Águias querem FC Porto excluído
ANA PROENÇA
O Benfica quer que a UEFA volte a apreciar os factos que levaram, na época passada, a Comissão Disciplinar a condenar o FC Porto à perda de seis pontos e a uma multa de 150 mil euros. Para os encarnados há motivos legais para que o FC Porto possa ser excluído da Liga dos Campeões na próxima temporada, isto depois de a CD da Liga ter indeferido, esta semana, os processos de revisão do caso Apito Final, interpostos por FC Porto e Boavista. Este assunto foi abordado no programa de ontem da Benfica TV “A Jornada”. João Gabriel, director de comunicação dos encarnados, sustentou as pretensões do emblema encarnado, que está disposto a enviar uma queixa à UEFA, caso esta não actue por si própria: “A CD foi clara: indeferiu, dizendo que os requerimentos não invocam circunstâncias ou meios de prova novos, que fossem susceptíveis de demonstrar a inexistência dos factos considerados provados, pressuposto imprescindível para a revisão do processo. Como esta decisão não é susceptível de recurso para o Conselho de Justiça, a UEFA, se quiser, pode voltar a levantar a questão da interdição do FC Porto em provas europeias no próximo ano”, defendeu o responsável benfiquista”.
Notícia de hoje do Jornal “O JOGO” (www.ojogo.pt)
– E agora pergunto? Afinal quem é que é corrupto? Afinal quem é que já se está a preparar para querer ganhar na secretaria? Afinal quem é que está mais interessado nos lugares da Liga? Afinal quem é que gosta de golpes baixos em vez do antagonismo leal e salutar?
– E tudo isto porque, afinal, apenas o Campeão vai ter este ano acesso directo à Champions
GostarGostar
O sr. Vieira, em vez de ter gasto, atirado pela “janela” da SAD milhões de Euros entre 2001 e a actualidade em contratações desnecessárias (de Peixe, jogou só 45’…) a Makukula, e mais uns oitenta e muitos jogadores sem classe para o SLBenfica, deveria ter aplicado esses montantes na aquisição de jogadores com experiência e noutros mais novos mas com elevada “margem de progressão”.
O sr. Vieira não tem moralidade acima de qualquer suspeita, para invocar leis e exigir justiça.
GostarGostar
Caríssima MJRB
Eu acrescentaria ao rol dos perdulários, se me permite: “Kikin Fonseca”, Marcel, Marco Ferreira, Gonzalo Bergessio, isto para citar apenas alguns exemplos de memória
O Sr. Vieira deveria varrer a entrada da sua porta (para não falar no interior da casa, claro) e, só depois, se deveria preocupar com a do vizinho
Vieira é o símbolo de um certo Portugal: mediocremente serôdio, analfabeticamente manhoso
GostarGostar
Mr. Gonçalo Marques,
Embora levemente, tirou muito bem o “retrato” ao sr. Vieira.
A lista, a quantidade de jogadores absolutamente desnecessários contratados pela criatura entre 2001 e a actualidade, é impressionante !
E Vc. nem imagina porque é que muitos deles foram contratados, à margem das necessidades dos plantéis época após época…
É o Benfica-à-Vieira que me faz lembrar o “Benfica-à-Benfica” e “Um escudo é um escudo” de Azevedo…com algumas diferenças e objectivos, claro.
GostarGostar
Parece que o post é mesmo sobre o fcp
GostarGostar
O que une os Benfiquistas?
A crítica ao clube que nos últimos 25 anos:
– compra os melhores jogadores, os melhores treinadores e que domina de forma completa o campeonato
– representa condignamente Portugal no Estrangeiro – 2 Taças dos Campeões, 2 Intercontinentais, 1 Supertaça Europeia, 1 Taça Uefa (com favorecimento da arbitragem, claro!)
– tem o maior preestígio na Europa e junto dos amantes de bom futebol
– tem a melhor organização directiva (Mourinho que o diga, pois no Chelsea não teve o sucesso que obteve no FCP)
O que podemos concluír: os benfiquistas não se alimentam das suas vitórias, alimentam-se da mesquinhez e da mediocridade, tal como muitos Portugueses (aliás, não admira, porque pelas contas de muitos mais de 50% da população é benfiquista)
Fez-se luz na minha cabeça: AGORA PERCEBO PORQUE ESTÁ PORTUGAL TÃO MAL
GostarGostar