Dúvidas
27 Fevereiro, 2009
será que agora que o governo decidiu assim algumas das pessoas que me criticaram quando escrevi esta crónica mantêm os seus comentários?
9 comentários
leave one →
será que agora que o governo decidiu assim algumas das pessoas que me criticaram quando escrevi esta crónica mantêm os seus comentários?
O melhor é condenar de facto os pedófilos em vez de os condenar a um registo criminal, que é o que agora acontece, com tribunais a permitirem a docentes condenados continuarem a dar aulas. Todo o resto é folclore à volta deste problema. A classe política primeiro tipifica determinados crimes como muito graves e depois sustenta na lei a possibilidade de serem passíveis de pena suspensa, como uma espécie de crime isento à primeira. Pura e simplesmente, esquecem-se de aplicar a suspensão a tipos de crime e optam pelo tamanho da pena em anos de cadeia, metendo pedofilia, contrabando e downloads ilegais de música no mesmo saco. Isto enoja.
GostarGostar
Mas será que uma pessoa depois de 20 anos sem qualquer tipo de incidência deverá continuar a ser apontado ?
Será a pedofilia uma doença ? E tem cura ?
É que se não tem estas pessoas devem ser internadas.
GostarGostar
Para mim, o caso Casa Pia tem tanto de porco e hipercondenável da parte dos pedófilos, como tem de prostituição da parte de algumas das “vítimas”. Vamos lá a ser sério, porra.
GostarGostar
E será que as disposições em questão se aplicam a pedófilos de outras nacionalidades que se pavoneiam por terras lusas?
GostarGostar
Quem condenou foram as outras pessoas deste blog e que portanto nem apoiavam o governo
GostarGostar
Esteve muito bem, Helena!
GostarGostar
A decisão do Governo é errada por diversos motivos. Uns do foro material outros do foro sistémico.
A decidir desta forma o governo assume que a prisão não é forma de trazer o criminoso para o são convivio da sociedade. Assumindo tal, dizendo que o pedófilo é inressocializavel, está a abrir a porta para outras formas de punição entrarem no sistema.
Desta forma parte do sistema no qual se baseia a pena, a ressocialização, perde o seu fundamento.
Outra coisa que sempre me causou algum incomodo é assumir que alguem não é passivel de se ressocializar, sem que ao menos se tenha tido o trabalho de tentar.
Hoje sabemos que uma alta percentagem dos abusadores foram abusados. Sabendo isso, o que nos dá o sistema em termos de intervenção imediata sobre os abusados?
Hoje tambem sabemos que a pedofilia é uma compulsão. Sabendo isso qual a acção do sistema no sentido de tratar essas pessoas?
Essa deveriam ser as verdadeiras respostas do sistema!
Retirar ou não retirar do registo criminal é um paliativo que acalma algumas almas, que não reputo de mal intencionadas, mas que não impede um pedófilo de se casar e ter filhos, de se casar com quem adoptou, de interagir com crianças, de ser amigo de alguem que tem um ATL e de vez em quando dar lá uma ajuda etc.
Em suma um tiro ao lado, tipico de quem legisla para a plateia, tipica legislação que permite que em Portugal alguem que furte um carro topo de gama seja condenado em pena mais pesada do que alguem que cortou um braço ao vizinho!
É uma conversa muito interessante mas que não cabe no espaço do comentário.
GostarGostar
algumas das pessoas que me criticaram
contei 2 (num universo de 36 comentários) discordâncias de método. o que as pessoas lhe criticam é o seu fundamentalismo.
presuntos acompanhados de àgua benta cada qual toma o que quer.
GostarGostar
A repeito de toda essa conversa de os pedófilos poderem ser reabilitados ou não (ver comentário 2), era conveniente definir primeiro o que é um “pedófilo” (como escrevi aqui, não há nenhum crime no código penal chamado “pedofilia”)
GostarGostar