Embargados
Há um país que se antecipou a todos os outros e sem qualquer hesitação proibiu por tempo indeterminado todos os voos de e para o México. Ao fim de 48 horas as autoridades desse país autorizaram excepcionalmente alguns voos para que os mexicanos pudessem regressar ao seu país. Falo de Cuba naturalmente e das medidas que aí foram tomadas para combater a gripe suína, mexicana, A ou o que lhe quiserem chamar. O regime dos irmãos Castro goza certamente da melhor imprensa do mundo, pois não só este fecho de fronteira ou embargo passou praticamente incógnito, como por ironia foi decidido poucos dias antes das celebrações do 1º de Maio naquela ilha, onde o tema dominante dos discursos foi, como é hábito há décadas, a contestação ao embargo norte-americano. Não deixa de ser paradoxal que, apresentando-se o regime cubano como contrário ao capitalismo, apresente como a única e obsessiva razão do seu falhanço o facto de não ter relações comerciais com os EUA. Sendo certo que Cuba mantém essas relações com todo o restante mundo, onde aliás compra 80 por cento dos alimentos consumidos na ilha. Outra constante desta data em Cuba é a presença de delegações que representam sindicatos do restante mundo, nomeadamente de países europeus. De Portugal apenas encontrei o rasto a Armanda Fonseca, que preside à Associação de Amizade Portugal-Cuba e que, como não podia deixar de ser, defendeu o fim do embargo norte-americano. Do embargo de Cuba ao México nem uma palavra, mas valha a verdade que em Cuba também ninguém lhe deve ter perguntado o que pensava sobre tal assunto. O que contudo aqui na pátria poderíamos aproveitar com esta viagem a Havana da presidente da Associação de Amizade Portugal-Cuba era sermos elucidados sobre como reagiram os trabalhadores cubanos às declarações de Salvador Valdés Mesa, presidente da única central sindical do país, que lhes disse que tinham de ser mais disciplinados, trabalhar mais e poupar mais. E para quê tudo isto? Para viverem melhor? Terem mais direitos? Não. Muito prosaicamente para construírem o socialismo “sob a direcção do Partido Comunista de Cuba, de Fidel e Raúl”. Aplique-se esta frase a Portugal, Espanha, França etc. e talvez se torne mais óbvio o reino cadaveroso que dá pelo nome de Cuba socialista
Os aterros de Sócrates (Cova da Beira, Maiorca…)
Mais uma vez o nome de José Sócrates está envolvido num processo judicial relacionado com corrupção, tráfico de influências, compadrios, etc. E mais uma vez não parece ser por acaso. Todos os arguidos e testemunhas são pessoas próximas do Primeiro-Ministro. Como fugir? não pode.
Já começa a ser, no mínimo, vergonhoso termos um líder do governo que está permanentemente sob suspeitas. Já não há ética na política? Será que as pessoas não se enxergam? Se José Sócrates fosse um “homenzinho” já tinha feito alguma coisa. Demitir-se? não sei, talvez.
Esta questão do aterro não me surpreende, talvez seja parecida com outra que conheço de perto: o processo do aterro que Sócrates aprovou em Maiorca (Figueira da Foz). Aterro que depois de muita luta, trabalho e diligências do Presidente da Junta local, foi suspenso.
Esse aterro ficava a menos de 1000 metros da povoação mais próxima (ilegal); distava menos de 1000 metros do Rio Mondego (ilegal); ficava abaixo do nível do mar (correndo sérios riscos de ser inundado em caso de cheias); situava-se numa antiga pedreira na qual nascia água (várias moto-bombas gigantes não conseguiam retirar toda a água).
Como pôde Sócrates aprovar e defender este tipo de aterros quando era secretário de estado ou Ministro do ambiente?
GostarGostar
Comparar o embargo a Cuba com o embargo de voos para o México é, no mínimo, ridiculo. E só explicável por outas motivações.
Sugerir que Cuba é o único país a suspender voos para o México é além do mais MENTIROSO:
http://www.chron.com/disp/story.mpl/sp/nws/6405962.html
http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1123948
Argentina, Perú e Equador também suspenderam. A Helena “esqueceu-se” de o referir. E já agora porque não fala então de violação de direitos humanos por as autoridades chineses terem colocado um hotel em Hong Kong de quarentena? Porque seria ridículo.
Pois é. Como este post o é.
Declaração de interesses: Fidel é um tirano e tenho pena da miséria em que, por causa dele, vive o povo cubano.
GostarGostar
Cuba começou por proceder como a Argentina – suspendeu por dois dias no fim dos quais a suspensão poderia ou não manter-se. No fim dos dois dias anunciou suspensão por tempo indeterminado.
GostarGostar
http://www.elcomercio.com.pe/noticia/281551/suspension-vuelos-mexico-al-peru-se-mantendra-hasta-nuevo-aviso-ratifico-ministerio-salud
http://www.chron.com/disp/story.mpl/sp/nws/6405962.html
“Suspendidos hasta nuevo aviso” no Peru. E a Argentins “mantendrá suspendidos”. Qual a diferença para suspensão por tempo indeterminado?
GostarGostar
Quase tão bons como o nosso amado líder só los manos Castro e el Chavez.
GostarGostar
“Foi um erro também houve suspensao com México do Perú mas agora ja muita gente conhece que há um pais nomeado Perú” paresce que diz a Hmatos:
http://www.elcomercio.com.pe/noticia/283720/miss-panamena-que-respondio-que-confucio-invento-confusion-dijo-que-estaba-nerviosa
GostarGostar
Parabéns pela sua escrita sobre o Paraíso na Terra.
É assim mesmo, sem tirar nem por!
Ah, e viva o sindicalismo livre e democrático. (Claro que não me posso referir a Cuba… esse aí… é de sentido único e ditatorial, como todos sabemos!)
GostarGostar
Afinal parece que o unico partido onde ainda há liberdade de expressão é o que está no governo, a ver pela votação do financiamento dos partidos.
GostarGostar
Os internacionalistas cá do burgo, os tais que lutaram contra o fassismo, que trairam para “entregar” as colónias, a origem de todos os males Portugueses,os que acamaradavam com os inimigos de então, agora viraramo bico ao prego.Quer-se dizer o internacionalismo deu uma volta de 180º.Agora a moda é colonizarem-nos.Importarem guerrilhas de antigamente para cá e em nome de coisas inimagináveis desdizendo tudo o que defenderam então.Por sua vez os ex-colonizados não fogem para Cuba, para a Russia, para a China.É para aqui que com as boas leis “dadas” pelos agora colonizadores os Portugueses têm que arcar com mais um império , dos bons, sem mácula por se limitarem a pagar em dinheiro e segurança.Estes traidores de ontem e de hoje que vão para a puta que os pariu…
GostarGostar
Tantos países da América Latina que suspenderam os voos e vem se queixar que um país ainda por cima um país que é uma ilha cancelou os voos. E mete politica no assunto. Que atraso de vida.
GostarGostar
Se por desgraça, em Portugal aparecesse uma gripe-helénica, é muito natural que todos os países com bandeiras onde houvesse encarnado, proibissem voos para cá.
GostarGostar
“Plagiámos” este post para o nosso novo blog, caso não deseje retiraremos logo que possível.
Cumprimentos
GostarGostar
A minha tia Lucrécia também tirou uma fotocópia.
GostarGostar
Podem ter suspenso mas o que (sendo uma ilha??) deveriam ter feito era suspender o correio vindo os EUA com aquelas notas infectas e porcas (suínas) lá dentro porque dinheiro do grande capital só pode trazer virus malignos para aquele povo saudável e feliz.
Isso não fizeram …porque será?
GostarGostar
A Helena está enganada:
o país que vende mais alimentos a Cuba (que tem óptimas condições para a agricultura) são os USA!
Dados do Min Comércio Cubano.
A mafia dos Castro devia agradecer aos USA o embargo/bloqueio:
assim estão livres dos podres capitalistas!
Se os Castro odeiam tanto o capitalismo USA, porque andam sempre a pedir o fim do bloquieo?
Querem ser contaminados???
E porque aceitam os milhões de US$ de remessas dos exilados políticos cubanos nos USA???
Não é dinheiro dos traidores da Revolução?
Só mesmo com “media” paranóicos, desesperados, histéricos em defender os carrascos Castro e afins é que estes “pormenores” são escondidos nas toneladas de lixo debaixo do tapete podre da esquerda.
GostarGostar
os fazedores noticias andam tristes.
Não é, que ainda não se verificou, um caso da celebre epedemia suina.
Elimine as nodoas
GostarGostar
8 Maio, 2009 às 5:00 pm
http://noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/992149.html
Paula Teixeira da Cruz: Santana Lopes sem perfil de “rigor” para gestão da cidade
30 de Abril de 2009, 12:01
A presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Paula Teixeira da Cruz (PSD), reitera que Santana Lopes não tem o perfil de “rigor” e “ascetismo” que defende para a presidência da autarquia da capital.
——
Se o proprio partido pensa o que pensa do Pedro, o que pensará o Mustafá?
GostarGostar
647.1
Uma senhora muita seria e credível, disso não há duvida…os outros não são
GostarGostar
Antes o Santana do que o soba António.
GostarGostar
Quer dizer, ante a pandemia medonha criada para vender o químico encomendado pelo Rooms, o Cheney e o Bush, leva-se a mal que um país cuide do seu povo, evitando o contacto ´necessário à onda de mortandade. E chama-lhe a Helena Matos não-sei-quê, tal um pecado. Ó Helena, nem eu quero vê-la morta antes de tempo, querida.
GostarGostar
Há dois lugares onde os intelectuais e outros de esquerda deviam ir: à Madeira e a Cuba.
À Madeira, para verem como o “nosso dinheiro” (o dos continentais, claro) tem sido bem ou razoavelmente aplicado. Teriam também que “andar no tempo” 30 anos para trás para que a diferença fosse clara. Na comparação com o “contenente”, a Madeira também vgence, em organização e limpeza, pelo menos.
A Cuba para verem como os camaradas escaqueiraram o centro histórico de Havana, construindo uma série de mamarrachos de 40 ou mais andares que permanecem inacabados. Podem também ver o campo cubano, atrasado e pobre. Aí “andam no tempo” 50 anos para trás. Ah! E as famosas estâncias (ex. Varadero) que os camaradas foram obrigados a aceitar para que a miséria não fosse maior… um bocado “mitras”, perdem sem apelo nem agravo para Punta Cana na República Dominicana, ali ao lado.
Vão lá e vejam.
GostarGostar
“20- Ingenuidade ou patetice.
Então acha que Cuba fica imune ao vírus se não tiver contactos com os USA???
Então e Chávez, Equador, Nicarágua, China, etc, etc, etc.
Vc é muita tótó!
GostarGostar
.
Eu só gostava de entender como há gente que aplaude associações a países que vivem desgraçadamente sob regiméns socialistas ou, se preferirem, comunistas, que sofrem desalmadamente.
É que, a coisa é esta, apoiam-se tais associações com o intuito de socorrer os povos que estão sob a pata dessas ditaduras para, afinal, as organizações não governamentais (ONG) ajudarem os carrascos.
E ainda há muita, muita gente que não viu que está a ser enganada bem à vista de todos.
Nuno
GostarGostar