Saltar para o conteúdo

Não se pode perguntar ao procurador Lopes da Mota

20 Maio, 2009

mais aos doutores  Alberto Martins e Alberto Costa o que pensam sobre a suspensão desta professora?

44 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    José permalink
    20 Maio, 2009 11:44

    Pela minha parte gostei de ler os argumentos jurídico-administativistas do jurista Paulo Veiga Moura. Já apreciou os deveres violados pela visada: “violou o dever de prossecução do interesse público, de lealdade e de respeito e de urbanidade no trato com os alunos, por causa da linguagem totalmente desapropriada”.

    Então já que estamos nisto, pela minha parte considero que “o especialista em Direito Administrativo da Função Pública” violou os deveres de reserva da sensatez, da correcção académica e do recato aliado à presunção de inocência que um processo disciplinar também assegura.

    Portanto, violador que viola violador, violado fica.

    Gostar

  2. Luis Melo's avatar
    20 Maio, 2009 11:47

    Superliga “incompetete-mor: Maria Lurdes no 4º lugar

    “Não conheço o suficiente do caso, mas o que me parece é que é um caso extraordinário”

    Não conhece o suficiente?! Basta ver as notícias. Todos os portugueses conhecem o caso muito bem. Sra. Ministra, caso queira passar a conhecer o caso melhor, veja aqui.

    “Também temos de ser capazes de olhar para esta exposição com reserva, procurando relativizar as coisas”

    Relativizar as coisas?! A Sra. Ministra quer que se deixe passar um caso em que uma professora agride, ameaça, e insulta alunos e pais? Uma professora arrogante, prepotente, mal educada, sem civismo nem sentido de responsabilidade.

    “Sinto que tenho responsabilidades, deveres e que me respeita, me interpela e que tenho alguma coisa a fazer para além da rotina de trabalho prevista”

    Se tivesse a consciência do que é responsabilidade política, já se tinha demitido do governo. Não só por este caso, mas também depois de tudo o que aconteceu nos últimos anos.

    Mais 3 pontos para a Ministra na Superliga Incompetente-Mor

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    José permalink
    20 Maio, 2009 11:54

    Quantos professores assim não haverá e ainda piores? Que ensino é este?

    Qual a avaliação que terá sido feita a esta professora?. Não ponho em causa o mério pedagógico da mesma porque o exemplo do vídeo não chega para me elucidar, mas ainda assim ponho em causa o método de avaliação porque tenho a certeza que foi avaliada com nota superior, o que demonstrará a inutilidade dessa avaliação pelos pares.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Maio, 2009 12:45

    A professora “passou-se” simplesmente isso e possivelmente foi provocada para isso, não se vê o “antes”. Nestes comentários nota-se a raiva aos professores, contudo, foi a única classe que fez frente a este estado de atitudes governamentais, nomeadamente e principalmente na educação.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    José permalink
    20 Maio, 2009 12:48

    Anónimo:

    Calma! Não tenho raiva nenhuma aos professores, antes pelo contrário e no caso concreto tento ser cauteloso na análise. O que me incomoda é o método de avaliação e saber quantos professores haverá muito pior que este caso…

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Maio, 2009 13:02

    Os professores estão perante 30 crianças, acha que elas não sabem denunciar situações graves? O problema coloca-se ao contrário, situações de média gravidade existem muito poucas. Os pais das criancinhas querem é notas e os professores não se vendem.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Maio, 2009 13:05

    pois claro, ainda não percebeste como é que funcemina o corporate damage control.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Maio, 2009 13:15

    “Os pais das criancinhas querem é notas e os professores não se vendem.”
    grande momento de inspiração ou será plágio ao mnogueira.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Maio, 2009 13:18

    pergunta-lhe como é que são avaliados os magistrados.

    Gostar

  10. Anonimo's avatar
    20 Maio, 2009 13:24

    O Lopes da Mota é “ALTO” funcionário do governo do Sócrates. Suspeito de uma das maiores violações do Estado de Direito. O Costa está implicado e o Zézito tb.
    Não foi suspenso.

    A professora é uma zeca.
    Foi de imediato suspensa.

    Os professores são uma temida «corporação de interesses».

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    José permalink
    20 Maio, 2009 13:42

    Se os professores fossem avaliados como o são os magistrados, muitos já não eram professores há muitos anos…

    Vai uma aposta?

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    José permalink
    20 Maio, 2009 13:45

    O procedimento administrativo para analisar o caso de Lopes da Mota e o utilizado para analisar o caso da professora são diferentes, porque diferentes são os estatutos.

    Mas concordo que num e noutro caso, deveria existir coerência de princípios e não existe, aparentemente, porque o superior hierárquico dos professores tem uma bitola diferente da do superior hierárquico do magistrado.

    Mas é chocante, também concordo.

    Gostar

  13. professora's avatar
    20 Maio, 2009 13:52

    # 11

    Vai uma aposta, claro. Nem queira comparar.

    Para começar.
    Os professores são avaliados DE IMEDIATO de 45mn/90mn, todos os dias, por dezenas de alunos.
    Os professores são terríveis entre si. Espreitam qq indício de algum seu colega … falha no mínimo pormenor, da sala paredes meias!!! E os alunos contam TUDO. Tudo. Aos professores.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Maio, 2009 14:04

    avaliação de magistrados!!! yac…yac… tsse…tse… só se for em espanha quando vão aos camarelos e mostram o cartão para pedir desconto.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Maio, 2009 14:11

    Repare-se nas “notícias” para distrair que vão aparecer a seguir a esta [banalidade] porque vai ser engraçado ver a “máquina do rato”: “O procurador-geral da República deu instruções para que as diligências que impliquem cooperação judiciária internacional no caso Freeport não tenham a intervenção do Eurojust, organismo presidido por Lopes da Mota, alvo de um inquérito por alegadas pressões neste processo”.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    José permalink
    20 Maio, 2009 14:25

    “Os professores são avaliados DE IMEDIATO de 45mn/90mn, todos os dias, por dezenas de alunos.”

    Ai é? Quantas vezes foi preciso a esta professora ( cito este caso de acordo com o que li e ouvi, mas apenas por isso) ser avaliada para ter esta avaliação agora? Quantas? Foi-o todos os dias, como diz? E que resultados obteve essa famosa avaliação na hora?

    A propósito disso, também os magistrados e advogados e profissionais que lidam com pessoas, são avaliados da mesma maneira: as pessoas com quem lidam também os avaliam. O problema está em saber a diferença quanto aos instrumentos de avaliação. Se esta professora não fosse filmada e gravada ( mesmo ilegalmente como foi) não havia qualquer avaliação. Até já li por aí que era responsável por um departamento de Saúde, na escola…

    Aqueloutros que mencionei, são e podem ser avaliados na hora, mesmo na hora, com recursos e requerimentos e participações em cima, para as instâncias superiores.

    Veja bem: nem tem comparação, isso de que fala.

    Quanto aos magistrados, resta dizer que na última reunião do CSMP foram punidos nove. Um deles com uma pena de inactividade por um ano. Sabe porquê? Porque um dia, nas férias se lembrou de colocar à venda na Net, um bilhete para um concerto da Madonna que tinha e não lhe servia. A ASAE apanhou-o…e foi assim.

    Quer comparar?!

    Prossigamos então:

    Os professores podem avaliar-se entre si, já sei. Os magistrados não. `TÊm inspectores como o que avaliou o caso Lopes da Mota, chamado Santos Silva ( já falamos disso aqui). Avaliou de modo impecável segundo pressinto. Rigoroso e isento, como me parecia que iria ser.

    E os professores? Como é que esta professora foi avaliada, por quem e como?

    Quer continuar a comparar? Pode fazê-lo que daqui a pouco volto ao assunto se quiser.

    Gostar

  17. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    20 Maio, 2009 14:27

    Foi você que disse que os professores são os inúteis mais bem pagos deste país…..??

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Maio, 2009 14:37

    agora baralhamos avaliação profissional com comportamento manhoso e criminal.

    Gostar

  19. Piscoiso's avatar
    20 Maio, 2009 15:10

    Pode-se inferir pela amálgama de comentários que a filmagem de todas as aulas iria melhorar o ensino, pois haveria matéria para se expurgarem os incompetentes.
    E quem diz profs, diz qualquer profissão.
    Mas não é líquido.
    Por exemplo os árbitros fartam-se de mostrar ao mundo a sua incompetência, filmados por uma carrada de câmaras, até em alta definição… e nada lhes acontece.

    Gostar

  20. Zé Preto's avatar
    20 Maio, 2009 15:20

    Então o DVD do Freeport não é válido para prender o Zézito e esta gravação áudio já serve para suspender a professora? E a aluna que gravou durante as aulas? Também não leva um processo disciplinar?

    Gostar

  21. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    20 Maio, 2009 15:33

    A aluna já está com um processo em cima ooooooooooooo
    Pata negra !!

    Gostar

  22. nimo's avatar
    20 Maio, 2009 15:35

    Gostaria de ouvir toda a gravação da aula (não tem imagens e é pena) como ouvi (e vi) o DVD do Smith e Pedro a afirmarem que o Zézito era corrupto.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    20 Maio, 2009 15:38

    Falam falam e não dizem nada! Claro que é condenável o palavreado da professora, mas reparem que o que chega até nós está fora de contexto! Já me falaram (sobrinhos meus) de insultos tipo “filha da puta” para uma professora nas aulas. Se o país fosse perfeito, um aluno com insulto deste gabarito seria posto fora da aula. Por outro lado, ninguém liga aos alunos, que *gostam* desta professora.

    Gostar

  24. Anonimo's avatar
    20 Maio, 2009 15:48

    Muito grave.

    “A presidente do Conselho Executivo da escola, Noémia Brogueira, disse hoje à Lusa que adoptou aqueles procedimento [gravação da aula por uma aluna menor] na sequência das queixas que recebeu “recentemente” de duas encarregadas de educação de alunas da turma”

    http://www.ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1381403&idCanal=58

    Gostar

  25. Tiago C.'s avatar
    20 Maio, 2009 15:59

    Na TV dizia-se que o «conselho directivo» tinha sido «reeleito» (ontem) o que significa que a actual é Directora e parece ser a anterior presidente do conselho executivo (PCE).

    Vários problemas se colocam de imediato:

    – se existiam queixas anteriores porque não agiu a PCE quando as escolas dispõem de todos os meios para o fazerem e podem, em qualquer momento, fazer intervir até a IGE ;

    – o procedimento “gravação de aulas sem autorização” é expressamente proibido nos espaços escolares, seja por quem for;

    – gravação de aulas por menor é especialmente grave;

    – ao que parece o regulamento Interno da Escola reforça a lei – proibição expressa de uso de telemóvel ou outro meio audio ou video na escola;

    – a PCE/Directora tomou esta decisão (gravação da aula) com ou sem pedido de autorização expressa da directora da DREN, a conhecida Maggy.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    20 Maio, 2009 16:14

    ah! A espiar um trabalhador!?!?! Fogueira com ela!

    Gostar

  27. Nimo's avatar
    20 Maio, 2009 16:33

    «Não se pode perguntar ao procurador Lopes da Mota mais aos doutores Alberto Martins e Alberto Costa o que pensam sobre a suspensão desta professora?»

    Ora. Pensam que a professora pertence a uma corporação muito perigosa.
    Tal como os chefes Zézito e a dona Maria.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    20 Maio, 2009 17:07

    Todos os personagens desta estória são raia miúda, podem bem ser acusados, processados, lixados, despedidos, multados, queimados, mas nunca “alegados” como bem descritos são aqui:

    Crónica do reino designado Onde o Que Não Pode Ser Já É*

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Maio, 2009 18:52

    Mas a gravação da aluna serve de elemento de prova?
    .
    Estava validada e autorizada por um juiz?
    .
    A professora ainda os vai pôr todos em tribunal.
    .
    ccz

    Gostar

  30. Anónimo's avatar
    20 Maio, 2009 18:53

    O nosso Portugal português

    Uma professora foi suspensa preventivamente em resultado de um video devidamente forjado e gravado ilegalmente por alunas, sem que qualquer processo disciplinar tenha sido concluído. Apesar disso, sem qualquer decoro, fala-se em penas de repreensão, multa, suspensão de funções e até de demissão.

    Um membro de um organismo internacional nomeado pelo Governo é acusado de exercer pressões sobre os magistrados aos quais foram confiadas as investigações do caso Freeport. É aberto processo disciplinar, fala-se nas suas suspensão e demissão, mas o caso é tratado com todo o melindre e é facultada ao senhor em causa a decisão de se manter ou não em funções, apesar do seu cargo ser de confiança política. Lá continua, obediente à voz do dono.

    O Governador do Banco de Portugal, o servidor do Estado que aufere o salário mais elevado de todos, falha clamorosamente na sua missão de fiscalização e regulação do mercado, permitindo que as administrações de pelo menos três bancos (BCP, BPN e BPP) desenvolvessem negócios escuríssimos que resultaram no enriquecimento ilícito dos seus membros. O erro custa milhares de milhões de euros ao país mas, apesar disso e dos indícios de que o erro poderá não ter sido cometido tão ingenuamente assim, não se fala nem de demissão, nem de multa, nem de prisão, nem de absolutamente nenhuma sanção para o senhor. Falhou, como qualquer funcionário que recebe mensalmente 500 euros e tem responsabilidade proporcional. Ponto final. Lá continua.

    Um conselheiro de Estado é envolvido no lamaçal de enriquecimento ilícito permitido pela pueril ingenuidade do senhor Governador do Banco de Portugal. Lá continua de pedra e cal no Conselho de Estado. Anda por aí à solta a movimentar-se na angariação de mais obras públicas e outros negócios com o Estado que lhe permitam aumentar ainda mais o seu parco pecúlio.
    http://www.opaisdoburro.blogspot.com/2009/05/o-nosso-portugal-portugues.html

    Gostar

  31. Anónimo's avatar
    20 Maio, 2009 19:14

    Professora louca: Mais de 50 transmissões na SIC
    Cerca de 100 vezes mais do que a Sic fala do caso Freeport, em média, por dia.
    Sobre o Freeport, o maior caso de corrupção da história portuguesa porque envolve uma das mais altas figuras do Estado, que a policia inglesa considera formalmente o principal suspeito, fala-se uma vez dia sim dia não.
    Esta peça da professora louca está a ir para o ar, tal como eu ontem “adivinhava”, de 10 em 10 minutos na Sic Notícias e em todos os noticiarios da Sic generalista.
    Foram mais de 50 emissões só nesta estação durante as últimas 24 horas.
    A quem interessa isto?
    http://www.joaotilly.weblog.com.pt/

    Gostar

  32. Anonimo's avatar
    20 Maio, 2009 19:25

    Tavira: Professor do filho de autarca afastado desde 5.ª feira
    Suspenso sem saber porquê

    Sandro Colaço, professor de Expressão Corporal do ATL da Escola Básica de Santa Luzia,
    Tavira, foi suspenso pela autarquia, na quinta-feira, depois de um acidente durante uma
    aula que envolveu o filho do presidente da câmara, Macário Correia.

    “Era um exercício normalíssimo, supervisionado por mim”, explica o docente, que diz não
    saber por que razão está suspenso. A turma tinha terminado o ensaio da peça ‘Inspector
    Tótó’ e, no exercício seguinte, com os alunos de olhos vendados, o filho do presidente da
    Câmara de Tavira feriu o lábio.

    “O professor é muito querido, é boa pessoa e não é justo ir para a rua por o acidente ter
    sido com quem foi”, desabafa uma das empregadas, sob anonimato.

    Sandro Colaço “tem feito as festas mais lindas desta vila e todos os alunos têm um enorme
    carinho por ele”, diz a coordenadora da escola. Aida de Jesus, que também desconhece
    oficialmente o motivo da suspensão, acrescenta que “toda a escola está em choque, todos
    têm plena confiança no trabalho do professor e respeitam-no”.

    As aulas de Expressão Corporal estão agora a ser leccionadas pela professora de Expressão
    Plástica e há alunos que reclamam pelo regresso de Sandro Colaço.

    Macário Correia não comentou a suspensão do docente. “São assuntos internos da câmara,
    envolvendo um familiar e por uma questão de ética e boa educação não presto declarações”,
    disse.
    http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=6FAB8CF8-23D0-4487-958B-16A1E9C82F2C&channelid=ED40E6C1-FF04-4FB3-A203-5B4BE438007E

    SIC efectou uma reportagem no local. Alunos e pais tomaram a defesa do professor.
    A reportagem não foi transmitida por ordens «superiores». De cima.

    Gostar

  33. Pedro C.'s avatar
    20 Maio, 2009 19:36

    Claro que se pode e deve perguntar. Só que ninguém vai responder.
    Off topic: Quem concedeu ao PGR poderes para suspender as actividades do Eurojust quanto à coordenação das polícias comunitárias?

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    José permalink
    20 Maio, 2009 19:57

    Ninguém concedeu ao PGR esses poderes e o DCIAP se quiser pode pedir ao Eurojust o que entender. A não ser que o PGR tenha emitido uma directiva ao mesmo, como julgo deverá ter acontecido. Aí já pode proibir.

    Mas…o que vale o Eurojust? Nada. Pouco. Tinha aliás, muito pouco que fazer. Lopes da Mota deu-lhe o tiro de misericórdia. E isso não lhe perdoarão, ou muito me engano.

    O que conta é a Rede Judiciária Europeia e os seus pontos de Contacto informais, como já existem.

    Bye bye Eurojust.

    Gostar

  35. Ora bolas's avatar
    20 Maio, 2009 20:51

    “Quantos professores assim não haverá e ainda piores?” – pergunta o sr. José.

    Portanto, havendo a suspeita de existirem outros professores “assim” ou “ainda piores”, não se deve fazer nada.
    Um energúmeno que assaltou uma casa não deve ser incomodado porque não falta quem tenha assaltado três ou quatro…
    Uma inteligência, esta amostra de jurista.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    José permalink
    20 Maio, 2009 21:02

    Ó Burro! É isso que interpretas do que está escrito?

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    José permalink
    20 Maio, 2009 21:07

    Desculpe lá o exagero que até me excedo…mas é demais essa interpretação do que se escreve.

    Gostar

  38. Anonimo's avatar
    20 Maio, 2009 21:13

    A gravação e a professora

    “A professora parece-me maluca. Isso, em si, não quer dizer grande coisa: alguns dos melhores professores que tive eram tidos como malucos. Admito, ainda, que pela conversa da professora ela seja do tipo em que seria aconselhável não frequentar garotos de 12 anos. Sobre ela, nada mais digo. Agora, esse escândalo levanta uma outra questão. No meu tempo, nós, os miúdos de 12 anos, comentávamos, entre nós, os professores malucos (as professoras malucas, também, mas, essas, era mais as pernas). Não se levavam as maluquices dos nossos professores aos pais e, muito menos, à rua e jornais. Nem estou a ver nenhum dos pais a pedir a um de nós: “Saquem- -lhe [ao professor maluco] uma maluquice que sirva de prova…” Foi bom ter vivido os meus 12 anos antes da popularização do gravador, fiquei sem memória de experiência de espião a soldo. Vão dizer-me que a gravação da professora de Espinho vai permitir que ela deixe de dar aulas e que isso é bom. Tudo bem. Mas eu digo-vos que é melhor ainda que, aos 12 anos, eu não tenha tido quem me fizesse espião a soldo”.
    http://www.ocantinhodaeducacao.blogspot.com/2009/05/gravacao-e-professora.html

    Gostar

  39. Luís Marvão's avatar
    20 Maio, 2009 21:21

    “Cerca de 100 vezes mais do que a Sic fala do caso Freeport, em média, por dia.”

    Tratando-se da SIC, não é de surpreender ;)Ou dito de outro modo, é a prova dos nove!
    Fico espantado com o teor de alguns (felizmente, não todos) comentários por aqui se fazem (e tb noutros lugares da blogosfera). Apenas vimos uma parte do vídeo, uma parte!, meus senhores,e logo saem os julgamentos apressados,o “mata e esfola” mediáticos (o que dizer da SIC, por exemplo). Será que a docente cometeu uma falta assim tão grave, para justificar tão grande clamor? Para que seja decretada a sua suspensão? Bem, mas isto sou eu que fujo da justiça popular como o diabo da cruz!

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    José permalink
    20 Maio, 2009 21:37

    Luís Marvão:

    pelo que está no video, não cometeu. Mas o estilo de dar aulas não é o mais adequado. E aposto que passou em todas as disciplinas pedagógicas com nota alta…

    Gostar

  41. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    20 Maio, 2009 22:00

    A professora do sexo é uma doida varrida. Como tal, devia ser internada em S. Bento.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    21 Maio, 2009 00:52

    .
    Parece evidente que essa Senhora Professora está doente. Com o celebre “sindrome do doutorismo português”. A arrogância do ‘posso-quero-e-mando/só eu sei, o resto são todos analfabetos’. Porque tenho o passaporte para o Poder; paletes de diplomas….. Um surto epidémico corporativista histórico que ainda não foi irradicado do meio universitário. Quando se descreve pelas Europas, Americas e Asias é gargalhada geral, e, espanto nos meios cientifico-académicos onde esta gente aparece sempre subserviente e de “rabinho encolhido”, salvo raras excepções.
    .
    Por isso, qual a surpresa com este caso ? O corporativismo abafa o assunto. Reformem a Senhora que é culpada e vitima porque na Universidade nunca lhe ensinaram que doutores só em Medicina.
    .

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    21 Maio, 2009 00:58

    Pergunta do jogador lógico:
    Ainda não percebi as regras do jogo as gravações valem ou não valem?

    Resposta do jogador experiente:
    Depende, há vários tabuleiros.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Maio, 2009 12:43

    #42 – os tabuleiros confraternizam em tomar em dia de festa.

    Gostar

Deixe uma resposta para Luís Marvão Cancelar resposta