Saltar para o conteúdo

“Desunir é perder” *

16 Junho, 2009
by

Manuela Ferreira Leite (MFL) foi escolhida para líder do PSD perante uma estratégia de refugo cujo cenário exclusivo era a vitória de Sócrates nas Legislativas. Foi por isso que quatro Vices do PSD tudo fizeram para que Rangel não fosse candidato às Europeias: MFL deveria suster-se no papel de pré-derrotada que estes lhe tinham reservado.
Agora, os mesmos que viam MFL como a antecâmara do líder que realmente desejam (Rui Rio) usam todos os meios para condicionar a lista de deputados. Pacheco Pereira não esconde os seus alentos neo-estalinistas em purgar todos os que pensem diferente: preocupa-se mais com o ‘day after’ das Legislativas do que em as ganhar.
Mas o PSD só terá sucesso se souber agregar todas as suas orientações para as batalhas do Outono.

* Ontem, no Correio da Manhã

67 comentários leave one →
  1. Oscar Alho's avatar
    16 Junho, 2009 13:04

    “o reforço do “combate político” contra uma “direita neoliberal” e uma “esquerda demagógica e populista” como estratégia para vencer as próximas legislativas,o importante é reforçar a dimensão política do nosso discurso e travar os combates que devem ser travados, nomeadamente o combate a uma direita que representa um modelo neoliberal falhado e um combate contra partidos à esquerda que representam uma forma de esquerda arcaica de partidos meramente tribunícios ou partidos demagógico-populistas….”

    Toma lá CAA…

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Junho, 2009 13:12

    Grande filme lol

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Sebastião Pestana permalink
    16 Junho, 2009 13:15

    Começam as manobras.

    Os Passoscoelhistas já pediram nos seus blogues (Delito de Opinião e Corta Fitas) um lugar de deputado para Passos Coelho.

    Agora CAA vem pedir para Menezes e/ou seus apaniguados.

    É contra isto que JPP, fala e bem.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Pifas permalink
    16 Junho, 2009 13:16

    O PSD não tem a mínima hipótese. Os exames estão a ser tão fáceis, e as médias vão ser tão boas, que os a malta entra nas calmas toda para a universidade. Assim sendo os jovens de 18 anos levantam já vôo e só aterram lá para Novembro. Não vêm a tempo de votar. O que diminui a votação no BE. Os pais PSD vão de férias para Cancun e apanham a gripe o que os vai reter na cama. O peso relativo da terceira idade aumenta e o PS aproxima-se outra vez da maçonaria absoluta. o PSD entra em convulsão e Rui Rio é eleito o homem mais sexy do ano. Durão Barroso candidata-se ao Óscar de melhor actor secundário e recebe o prémio das mãos de Nancy Reagan. Sócrates inaugura a quarta travessia do Tejo entre Alverca e Cacilhas.

    Gostar

  5. Piscoiso's avatar
    16 Junho, 2009 13:23

    Um terço da pizza (PSD no Parlamento) em distribuição.
    Pacheco corta as fatias.

    Gostar

  6. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    16 Junho, 2009 14:00

    Quando foi para bater na liderança de Manuela Ferreira Leite, o CAA não apelava à união de todos no partido. Pelo contrário, tudo servia para destruir quaisquer hipóteses de vitória que a pobre líder do PSD pudesse obter. Agora que a mulher ganhou, apela à união do partido em tempo de fazer as listas e qualifica de purga neo-estalinista o discurso de um dos poucos apoiantes de sempre da líder. Enfim, dá para rir. Muito.

    Gostar

  7. Zé Preto's avatar
    16 Junho, 2009 14:08

    O poder do Voto em Branco

    SE VOTAREM EM BRANCO, ou seja, se não escreverem absolutamente nada no boletim de voto, é muito mais eficiente do que risca-lo.

    Nenhum politico fala nisto.

    Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes nas listas.

    A legislação eleitoral tem esta opção para correr com quem não nos agrada, mas ninguém fala disso.

    Não risquem os votos, porque serão anulados e não contam para nada.

    >
    > A maioria de votos em BRANCO anula as eleições….. e demonstra que não queremos ESTES políticos!!!

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Junho, 2009 14:08

    Quando foi para bater na liderança de Manuela Ferreira Leite, o CAA não apelava à união de todos no partido. Pelo contrário, tudo servia para destruir quaisquer hipóteses de vitória que a pobre líder do PSD pudesse obter. Agora que a mulher ganhou, apela à união do partido em tempo de fazer as listas e qualifica de purga neo-estalinista o discurso de um dos poucos apoiantes de sempre da líder. Enfim, dá para rir. Muito.

    Ora nem mais. Este CAA volta e meia dá nisto, uma enorme gargalhada.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Junho, 2009 14:12

    E para que é que o CAA quer que o psd ganhe?

    Gostar

  10. Piscoiso's avatar
    16 Junho, 2009 14:28

    >i>” Agora que a mulher ganhou…”
    error
    Quem ganhou foi Rangel.

    Gostar

  11. Unreal's avatar
    Unreal permalink
    16 Junho, 2009 14:46

    Realmente não se pode ter memória de elefante, neste país. Só esquecendo muita coisa antes dita se poderá aceitar um post destes como sendo honesto.

    Gostar

  12. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    16 Junho, 2009 15:01

    “Desunir é perder” *

    É mentira !!

    Dividir para reinar, é o que está a dar !!

    Gostar

  13. Luis Melo's avatar
    16 Junho, 2009 15:04

    Caro CAA,

    Ouvi-o, numa conferência na minha cidade, dizer que estava muito zangado com o PSD e com MFL porque nada faziam para vencer José Sócrates e o PS.

    Queria, a propósito deste post, perguntar-lhe se – depois da vitória nas europeias e da dinâmica que se tem criado à volta do PSD – mudou de opinião em relação a MFL.

    Já agora dizer-lhe que este tipo de juízos que faz, à volta da direcção do PSD (que duvido que sejam verdade. Esses papeis não cabem em Rui Rio, Aguiar Branco, etc), não contribuem em nada para a derrota de José Sócrates. Deve concordar comigo, não?

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    16 Junho, 2009 15:07

    O caa está enganado. Por este andar ainda vai ao casamento de braço dado com o pedroso.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    a prima do picoiso permalink
    16 Junho, 2009 15:10

    # 5, priminho, a tua mangedoura continua farta, mas olha que não há erva que sempre dure.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    agonia permalink
    16 Junho, 2009 15:13

    # 7, compreende-se o desespero, no entanto não é com o voto em branco que se resolve o descalabro. Estes são os políticos que temos, temos que escolher os menos maus, não há outros à vista.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    a prima do picoiso permalink
    16 Junho, 2009 15:22

    «Onde quer estar Portugal quando a crise acabar?» No pântano.
    «Precisamos de uma visão que ultrapasse o pátio da aldeia, que veja mais longe». O sr. silva refere-se a boliqueime ou ao largo dos ratos. Ele continua à espera que o sr. presidente do conselho veja mais longe enquanto isso lhe der esperanças de ser reeleito.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    16 Junho, 2009 15:23

    Discordo.
    Manuela Ferreira Leite foi eleita líder do PSD.
    Eu fui um dos que nela votou e nada estou arrependido.
    A minha primeira intenção seria votar Pedro Passos Coelho (mais jovem; dinâmico; apelativo ao voto popular): mudei de opinião durante a campanha eleitoral.
    Porquê? Porque nunca entendi o PSD como um Partido exclusivamente Liberal que não é e nunca foi. O PSD é a eterna federação de 4 correntes ideológicas, muitas vezes contraditórias entre si: a Social-Cristã; a Social-Liberal; a Social-Tecnocrática e a Social-Democrata. É isso a Social-Democracia Portuguesa!
    Manuela Ferreira Leite vai ser a próxima Primeira-Ministra de Portugal. E, quando o for, deverá ser, sobretudo, capaz de federar as várias tendências do Partido, ao colocar o interesse nacional acima de tudo.
    Deverá «Social-Democratizar» o PSD! Por Portugal!

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    mussulo permalink
    16 Junho, 2009 15:32

    # 19, bem dito e bem visto Kolchak, até do mussulo se percebe.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    jupiter permalink
    16 Junho, 2009 15:38

    “A probabilidade de, nas próximas eleições legislativas, Portugal se poder tornar ingovernável é alta e perigosa para a democracia.” Mário Soares, “Diário de Notícias”, 16-06-09.
    A última vez que o país esteve praticamente ingovernável foi quando esta lástima foi primeiro ministro, ele já nem se lembra, claro que nafarrros é confortável e lisboa aldeia propícia para mandar uns bitaites. Terá já perdido a confiança nos serviços secretos do gol na protecção da sua casinha?

    Gostar

  21. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 15:43

    Luís Melo,

    «Queria, a propósito deste post, perguntar-lhe se – depois da vitória nas europeias e da dinâmica que se tem criado à volta do PSD – mudou de opinião em relação a MFL.»

    Não. MFL continua igual ao que era, com as mesmas insuficiências, como a imagem do pior que o Governo Durão-Portas ostentou, sem ideias novas, sem qualquer evolução no modo como vê o País. Durante o ano em que foi líder teve uma boa decisão: a escolha de Rangel contra a vontade da sua direcção. Mas não é uma andorinha que faz a Primavera.

    «Já agora dizer-lhe que este tipo de juízos que faz, à volta da direcção do PSD (que duvido que sejam verdade. Esses papeis não cabem em Rui Rio, Aguiar Branco, etc), não contribuem em nada para a derrota de José Sócrates. Deve concordar comigo, não?»

    Não. Não vale a pena derrotar Sócrates para lá colocar seres da mesma criação, com os mesmos (des)valores só que de cor alaranjada. O que diferencia um Costa de um A.Preto? O que distingue um Pinho/Lino de um Arnaut? A derrota de Sócrates terá de ser o fim de um modo de fazer política e de tratar os assuntos do Estado.

    Quanto aos ‘papeis’ dos que andaram em reuniões no Alto Minho, e não só, a conspirar contra a escolha de Rangel, desculpe a franqueza, mas informe-se melhor…

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    a prima do picoiso permalink
    16 Junho, 2009 15:43

    Irão. “Foreign reporters confined to bureaux”.
    Primo, que pena o teu amigo não se seguir sempre os bons exemplos até com os chatos dos nacionais a começar pela manuela. Ainda estará a tempo?

    Gostar

  23. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 15:54

    José barros,

    «Quando foi para bater na liderança de Manuela Ferreira Leite, o CAA não apelava à união de todos no partido. Pelo contrário, tudo servia para destruir quaisquer hipóteses de vitória que a pobre líder do PSD pudesse obter. Agora que a mulher ganhou, apela à união do partido em tempo de fazer as listas e qualifica de purga neo-estalinista o discurso de um dos poucos apoiantes de sempre da líder. Enfim, dá para rir. Muito.»

    Ria-se à vontade – mas é um riso com pouco siso.
    Eu não ‘apelo’ a nada nem a coisa nenhuma – não sou do PSD. Eu analiso os factos políticos. E, nessa dimensão, considero que um PSD que ostracize as suas tendências internas será redutor e perdedor. Pelo contrário, apesar da desgraça política que é MFL, se esta souber unir o seu partido para as eleições poderá aproveitar a decadência do socratismo.

    As “hipóteses de vitória que a pobre líder do PSD” possa vir a ter dependerão daquilo que esta fizer enquanto Oposição. Até agora fez muito pouco.

    Mas não é isso que está em causa no texto.

    JPP e os seus acólitos (parte deles, pelo menos) sabem muito bem que será um erro eleitoral que as difernças internas do PSD não se reflictam nas listas dos deputados – mas isso nada lhes importa.

    Como escrevi, o que os faz correr não é derrotar Sócrates mas sim decidir quem mandará no PSD no Congresso a realizar no início de 2010…

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Junho, 2009 15:59

    “O que diferencia um Costa de um A.Preto”
    é o contrário do que parece, o costa é moreno e o preto é branco e usa mala.

    Gostar

  25. pedro sousa's avatar
    pedro sousa permalink
    16 Junho, 2009 16:26

    Pegando no seu estilo Sr CAA; o que diferencia MFL de josé socrates? é fácil… o carácter (se bem que pouca nas suas palavras[não o é]) deveria ser suficiente para excomungar politicamente socrates…mas ainda assim o discurso “os outros são iguais…”, confirma a tendência de alguns comentaristas (pondo o seu interesse pessoal sempre na frente[sim digo isto com vigor porque sei que o Sr CAA é bastante inteligente], colocam-se num limbo de opinião entre algo politicamente correcto e convicções próprias…se houvesse mais MFL que socrates o país não estaria tão mau, para mim essa é a única verdade…os ladrões andam lá, eu sei, mas não são primeiro da lista e isso basta-me…fique bem

    Gostar

  26. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 16:29

    25,

    «é o contrário do que parece, o costa é moreno e o preto é branco e usa mala.»

    Falava de Alberto Costa.

    Gostar

  27. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 16:32

    26,

    Pedro Sousa,

    Não tem razão, quanto a mim.
    Claro que há diferenças entre MFL e o arteiro que faz de primeiro-ministro. Mas MFL é política profissional há vinte e tal anos. Ocupou os mais altos cargos públicos, desde Sec. de Estado a ministra da Educação e das Finanças – foi péssima em todos eles.

    Por isso, querer fazer alguma diferença com alguém que faz parte da mobília mais carunchosa deste regime não me parece grande receita, mas é só a minha opinião…

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    16 Junho, 2009 16:36

    Lá vem o CAA , não escondendo o seo veneno a MFL, meter uma cunha a esta para que os boys “liberais” passiatas-coelhones entrem na lista…

    Eu dava-lhes era uma enxada para vergarem a mola…

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Junho, 2009 17:12

    Os eleitores comem o que os partidos lhes põem nos pratos. Por exemplo, no círculo do Porto, em 2005, os eleitores que votaram na lista do PSD decidiram quantos candidatos seriam eleitos: 12. Mas os chefes Santana Lopes e Marco António já tinham decidido quais eram esses 12. Marginalmente, os eleitores só decidiram eleger o Sérgio Vieira e não eleger o Miguel Santos. Os militantes do PSD não decidiram nada. As concelhias, exceptuando a do Porto, também não decidiram nada. Neste contexto, os deputados são os assessores dos chefes e faz todo o sentido a perspectiva da limpeza dos infiéis, que nem sequer foi inventada pelo Pacheco Pereira. Esta perspectiva já era bem conhecida nos meandros do PSD do Porto.
    Discordando desta perspectiva, na última alteração estatutária, um grupo de militantes do Porto (eu próprio, o Paulo Mora

    Gostar

  30. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    16 Junho, 2009 17:13

    Eu não ‘apelo’ a nada nem a coisa nenhuma – não sou do PSD. Eu analiso os factos políticos. E, nessa dimensão, considero que um PSD que ostracize as suas tendências internas será redutor e perdedor. – CAA

    O que o CAA está a analisar são as listas do PSD antes de estas estarem elaboradas. É uma espécie de astrologia política que de factual tem muito pouco.

    As “hipóteses de vitória que a pobre líder do PSD” possa vir a ter dependerão daquilo que esta fizer enquanto Oposição. Até agora fez muito pouco. – CAA

    Pois, a acreditar nas suas análises políticas, a mulher já devia estar “politicamente enterrada” umas cinquenta vezes. Os eleitores parecem ser de outra opinião. Importava a um analista político tentar perceber a razão disso mesmo.

    Talvez tenha que ver com a identificação por parte de Ferreira Leite do desemprego com uma questão de sobrevivência das pequenas e médias empresas, muito antes de os economistas lhe darem razão; ou possivelmente, com as medidas anti-crise avançadas pelo PSD (pagamento imediato das dívidas do Estado, pagamento pelas empresas do IVA somente depois da emissão da factura, redução da taxa social única), elogiadas pela generalidade dos economistas e até por alguns blogues liberais, ou ainda com a oposição ao programa de obras públicas deste governo, programa esse elogiado por esse defensor-mor de elefantes brancos, Luís Filipe Menezes.

    Se a mim me é permitida alguma astrologia política, em jeito de juízo de prognose felizmente póstuma, aqui vai:

    1) Com Menezes na liderança do partido, o PSD acusaria o PS de ainda não ter avançado com o TGV e com o Aeroporto de Alcochete, culpando esses atrasos pelo agravamento da crise interna e pelo desemprego galopante.

    3) De manhã, a seguir ao pequeno-almoço, Menezes exigiria uma nova constituição, de pendor liberal; à tarde, depois do almoço, culparia o governo por não ter ido mais longe na tentativa de salvar a Quimonda e todas as empresas que, em geral, ameacem insolvência.

    2) Com Menezes na liderança do partido, Pacheco Pereira teria sido expulso do partido, como exigido por alguns apoiantes do antigo líder do PSD, num processo de purga neo-estalinista aplaudido pelos seus seguidores.

    Por isso rio. Com muito siso.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    16 Junho, 2009 17:17

    (continuação)
    Paulo Morais, Carlos Brito, José Puig, Luís Rocha, etc.) propusemos que os candidatos a deputados fossem escolhidos pelos militantes em eleições primárias. Recentemente, o mesmo Luís Rocha e outros, noutra sede, fizeram igual proposta. Para nós, limpar o grupo parlamentar é coisa que não tem sentido. Pelo simples motivo que achamos que não deve caber aos chefes a formação do grupo parlamentar.

    Gostar

  32. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 17:30

    «O que o CAA está a analisar são as listas do PSD antes de estas estarem elaboradas. É uma espécie de astrologia política que de factual tem muito pouco.»

    Errado. A análise incide sobre os esforços de condicionamento estalinista que JPP está a exercer na elaboração dessa listas.

    «Pois, a acreditar nas suas análises políticas, a mulher já devia estar “politicamente enterrada” umas cinquenta vezes. Os eleitores parecem ser de outra opinião. Importava a um analista político tentar perceber a razão disso mesmo.»

    Muitos analistas o têm feito. E quase todos chegaram à mesma conclusão antes mesmo dos resultados eleitorais serem conhecidos: Paulo Rangel. Foi a grande decisão do ano de liderança de MFL e foi a que a salvou.

    «Talvez tenha que ver com a identificação por parte de Ferreira Leite do desemprego com uma questão de sobrevivência das pequenas e médias empresas, muito antes de os economistas lhe darem razão; ou possivelmente, com as medidas anti-crise avançadas pelo PSD (pagamento imediato das dívidas do Estado, pagamento pelas empresas do IVA somente depois da emissão da factura, redução da taxa social única), elogiadas pela generalidade dos economistas e até por alguns blogues liberais, ou ainda com a oposição ao programa de obras públicas deste governo,»

    Bom, eu tenho tentado manter a conversa num nível não muito distanciado da realidade – mas se o José Barros julga que os eleitores decidem o seu voto pelo que apontou nesse texto temo enveredar no reino da fantasia e do ‘wishful thinking’.

    Quanto a Menezes – ainda está na fé de que quem julga MFL uma má política anda a soldo do ex-líder?

    se sim, ou é ingenuidade ou coisa pior. Em qualquer dos casos, ria à vontade…

    Gostar

  33. Pagador's avatar
    Pagador permalink
    16 Junho, 2009 18:08

    Ou o PSD arranja uma doutrina clarinha e se compromete com ela ou perde.Claro que muitos PSD´s querem lá saber se ganham ou perdem.Já são ganhadores, já estão sentados na mesa do orçamento…
    É bom que tratem de mobilizar o zé povinho com ideias cá da casa e em favor dos da casa senão irão um dia com a restante merda…

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    16 Junho, 2009 18:09

    MFL é uma pessoa honesta, tem feito o que poucos seriam capazes, elaborou um plano bem estruturado que tem vindo a ser realizado eficazmente, muitos continuam a fazer orelhas moucas ao programa que ela tem delineado para ter o desplante de acusar que ela não tem idéias, os mesmos ineptos que procuram copiam algumas das suas medidas sorrateiramente sempre que podem. MFL tem cometido erros ao longo da sua carreira política, curiosamente já reconheceu alguns e parece mais capaz de emendar a mão que muitos arrivistas. Reduzir o seu acerto à escolha de Paulo Rangel é miopia difícil de corrigir. MFL surpreendeu muita gente, eu próprio incluido, neste momento ela tem todas as condições para ser primeira ministra de um país em avançado estado de decomposição. Se vai ainda a tempo, isso é outra história. Por contabilizar estão os estragos e os buracos causados pelos ratos em tudo quanto é sítio. Vai demorar tempo.

    Gostar

  35. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 18:20

    «Reduzir o seu acerto à escolha de Paulo Rangel é miopia difícil de corrigir.»

    Admito que sim.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Sebastião Pestana permalink
    16 Junho, 2009 18:33

    Pergunto-me se o CAA sabe quem é o Gandalf, a personagem que usa para designar JPP.

    É que Gandalf é um mago que tem como objectivo destruir o mal. Ora não me parece que seja isso que CAA pensa, ou quer que pensem que pensa, de JPP.

    Ou será mais um caso tipo Passos Coelho que lê livros que não existem? Ou seja, será mais um caso de profunda ignorância e ridiculo?

    Gostar

  37. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    16 Junho, 2009 18:35

    Muitos analistas o têm feito. E quase todos chegaram à mesma conclusão antes mesmo dos resultados eleitorais serem conhecidos: Paulo Rangel. Foi a grande decisão do ano de liderança de MFL e foi a que a salvou. – CAA

    Mais um erro de análise. Pese embora Rangel tenha sido um bom candidato, ninguém votou nas eleições a pensar nas europeias. Todos os eleitores – e isso também é pacífico entre os analistas – votaram a pensar nas legislativas, o que significa que votaram em maior número no PSD porque confiam mais em Ferreira Leite do que em Sócrates. Aliás, basta ver que o PSD recuperou votos em relação a 2005, o que significa que há muitos eleitores a quem não passava pela cabeça votar em Santana ou Menezes e que votam em Ferreira Leite. Por que razão? Por uma questão de credibilidade e coerência. E outra coisa: enquanto Menezes se acompanhava do Ribau, Ferreira Leite faz-se acompanhar por Paulo Mota Pinto ou Pacheco Pereira. É o pormenor que faz toda a diferença.

    Bom, eu tenho tentado manter a conversa num nível não muito distanciado da realidade – mas se o José Barros julga que os eleitores decidem o seu voto pelo que apontou nesse texto temo enveredar no reino da fantasia e do ‘wishful thinking’. – CAA

    A grande opção das próximas eleições é entre um modelo de desenvolvimento baseado nas obras públicas e outro baseado no apoio às pequenas e médias empresas. Não se falará noutra coisa, até porque as questões que mais afectam os portugueses (desemprego, à cabeça da lista) passarão inevitavelmente por aí. A mim, quem me parece distante da realidade é o CAA que ultimamente parece querer cair sistematicamente no mesmo erro dos analistas políticos portugueses (Costas e companhias): prender-se com a politiquice, as pequenas tricas partidárias como se isso fosse minimamente relevante para o sentido de voto dos eleitores. Depois, acontece-lhes – aos analistas – o mesmo que aconteceu aos sondageiros. Com o consequente descrédito.

    Gostar

  38. Largo do Padrão's avatar
    Largo do Padrão permalink
    16 Junho, 2009 19:12

    O mais espantoso de tudo isto e que mostra o abandalhamento intelectual do CAA e de muitos outros que não escondem a dor de corno do resultado de Ferreira Leite contra tudo o que disseram, é que a frase “estalinista” de JPP é só esta :

    “O que Manuela Ferreira Leite hoje precisa para competir de forma mais perfeita com o PS é restituir a honra governativa perdida do PSD, um partido que deu ao país governos como os da AD e os de Cavaco Silva, mas que para muitos portugueses tem essa reputação manchada. Para isso, precisa da maior liberdade, porque tem autoridade política que veio de fora, do voto, e precisa de a usar rapidamente nas opções mais difíceis, antes que o tempo exerça a sua usura. Precisa de escolher listas de deputados qualificadas, constituindo equipas com gente velha e nova, mas que seja reconhecida pelo país, pelos grupos profissionais, pelas elites e pelo homem comum, pelos que precisam de melhor política, como dedicados, capazes, impolutos e estando ali pelo interesse público.”

    Só isto. Nem percebem a carapuça que estão a enfiar.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Junho, 2009 19:15

    CoM o resultado das Europeias, Paulo Rangel é o principal candidato a suceder a MFL, se não agora pelo menos a médio prazo.

    É natural que PPC LFM e outros se inquietem.

    Mas JPP sabe muito bem como isto é….e CAA é a prova mais do que provada disso.

    No PS, a sucessão de Sócrates vai ser muito pior.

    o sátiro

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Tomas Begonha permalink
    16 Junho, 2009 19:17

    Só não sei como o Correio da Manhã continua a gastar dinheiro consigo, CAA.
    Os textos discrepantes do jornal são todos seus.
    O CAA parece um catavento ou catabento.

    Gostar

  41. Largo do Padrão's avatar
    Largo do Padrão permalink
    16 Junho, 2009 19:18

    Se o CAA soubesse alguma coisa sobre o que está a falar, do estalinismo, saberia que a verdadeira técnica estalinista é a da “amálgama” que ele utiliza para atacar JPP. Talvez alguém lhe mande os estudos sobre o comunismo em que o JPP analisa essas técnicas no PCP, que se aplicam ao CAA que nem uma luva. Fazia-lhe bem estudar e apredner mais, senão sai-lhe o Gandalf errado porque do Tolkien também não sabe nada.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Junho, 2009 19:20

    “Quando foi para bater na liderança de Manuela Ferreira Leite, o CAA não apelava à união de todos no partido. Pelo contrário, tudo servia para destruir quaisquer hipóteses de vitória que a pobre líder do PSD pudesse obter. Agora que a mulher ganhou, apela à união do partido em tempo de fazer as listas e qualifica de purga neo-estalinista o discurso de um dos poucos apoiantes de sempre da líder. Enfim, dá para rir. Muito.”

    Em cheio!!!

    Gostar

  43. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 19:39

    37,

    «Pergunto-me se o CAA sabe quem é o Gandalf, a personagem que usa para designar JPP.»

    Pergunte-se, pergunte-se. Mas, por acaso, a foto é do Saruman o mago que se aliou com Mordor…

    Gostar

  44. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 19:43

    Largo do Padrão (???),

    Fico à espera das suas lições acerca de Estaline e de Tolkien.
    E do Gollum, talvez a espécie que mais pulula nos comentários a soldo em blogues – que os do ‘situacionismo’ quer os que lhe pretendem suceder para fazer o mesmo.

    Gostar

  45. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 19:45

    41,

    «Os textos discrepantes do jornal são todos seus.»

    Continue a tentar. Um dia talvez enxergue. Espere e nunca desespere.
    Faça o que diz o Branquinho: “Nunca baixe os braços”. Nem o resto.

    Gostar

  46. Largo do Padrão's avatar
    Largo do Padrão permalink
    16 Junho, 2009 19:50

    Deixe-se de rodeios que é o que fazem os fracos. Tenha lá a coragem de explicar onde é que está o estalinismo da frase do JPP que deu origem a este alarido todo:

    “O que Manuela Ferreira Leite hoje precisa para competir de forma mais perfeita com o PS é restituir a honra governativa perdida do PSD, um partido que deu ao país governos como os da AD e os de Cavaco Silva, mas que para muitos portugueses tem essa reputação manchada. Para isso, precisa da maior liberdade, porque tem autoridade política que veio de fora, do voto, e precisa de a usar rapidamente nas opções mais difíceis, antes que o tempo exerça a sua usura. Precisa de escolher listas de deputados qualificadas, constituindo equipas com gente velha e nova, mas que seja reconhecida pelo país, pelos grupos profissionais, pelas elites e pelo homem comum, pelos que precisam de melhor política, como dedicados, capazes, impolutos e estando ali pelo interesse público.”

    Ou enfiou a carapuça?

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Tomas Begonha permalink
    16 Junho, 2009 19:55

    Sim, sim, CAA.

    Faça como diz o Menezes, mas com mais veemência:
    “A minha honra e dignidade não permitem continuar, nunca matei pelas costas”.
    “Estou farto, basta!”.

    Gostar

  48. Largo do Padrão's avatar
    Largo do Padrão permalink
    16 Junho, 2009 19:56

    Quanto ao Gandalf leia aqui as suas próprias palavras: https://blasfemias.net/2009/03/25/politica-atarantada/#comment-128626

    “Ou pensa (desculpe lá a presunção!) que estes e outros jornais e TV’s disseram que era a U. de Verão por indicação expressamente situacionista, como ensina o V. Gandalf?”

    E há mais. Já chega de desonestidade intelectual!

    Gostar

  49. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 20:00

    47,

    Se não percebeu não serei eu a exercer a tentativa impossível de lhe ‘explicar’.

    ‘Coragem’? Um ser que assina ‘largo do não sei quantos’ fala-me em ‘coragem’!!??

    Era só o que faltava estar a perder tempo e paciência com anónimos…

    Gostar

  50. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 20:01

    48,

    Para quem parece não gostar do autarca de Gaia não há dúvida que V. decorou muito bem as suas deixas…

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Tomas Begonha permalink
    16 Junho, 2009 20:09

    CAA, 51

    Parafraseando-o,

    para quem não gosta da Líder do PSD e de JPP V. decora muito bem os seus hábitos.
    E olhe que o hábito faz o monge…

    Gostar

  52. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 20:18

    52,

    Não é tanto questão de ‘não gostar’ – é mais de julgar que não serve para a função.

    Gostar

  53. Largo do Padrão's avatar
    Largo do Padrão permalink
    16 Junho, 2009 20:46

    Que cómodo! Isto está sempre cheio de anónimos, quando alguém o aperta nas suas contradições e ignorâncias, não responde a anónimos que é o que fez sempre por aqui acima. Não responde porque não tem resposta, só isso. Cobardia é o que é.

    Gostar

  54. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 21:19

    Não é qualquer ‘largo’ que me aperta porque o quer…

    Gostar

  55. Gonçalo Marques's avatar
    16 Junho, 2009 21:44

    Caro CAA

    O “Gandalf” do PSD – ou será mais “Saruman”? – não faz questão especial de esquecer que o seu código político-genético passa pela esquerda MRPP …

    Que, curiosamente (não sendo eu de esquerda, há que dar o braço a torcer quando o adversário tem mérito) acabou por (en)formar figuras de “primeira água” como o actual Presidente da Comissão Europeia – Durão Barroso, Saldanha Sanches(!?), José Lamego (!?) … etc …

    Mas o mais importante neste momento – se me permite – não está em analisar este seu sentimento (é um “feeling” legítimo, que eu respeito) estilo “Zandinga-Gabriel Alves”, mas concentrarmo-nos no essencial:

    – JPP tem denunciado (e BEM!) o “situacionismo” que reina na comunicação social (com o mérito raro de apresentar casos concretos, que publica no seu fantástico “blog” Abrupto) – depois dele muitos se levantam, mas “não os vejo fazer nada” no espaço público
    – JPP tem produzido pensamento e reflexão de grande qualidade política (não repete lugares comuns e procura, sempre, cultivar-se e melhorar)
    – JPP tem previsto (certeiramente!) a queda gradual do socretinismo! E, de facto, o tempo começa a dar-lhe razão

    O grande problema de JPP é o seu temperamentalismo na forma como encara a vida do partido.

    JPP não gosta de Santana Lopes e Menezes e deixa que essas antipatias pessoais se sobreponham às valorações políticas e aos méritos que estes seus companheiros deveriam merecer da sua parte!

    Mas daí a dizer que ele vai tentar condicionar a lista de deputados e entregar o poder de bandeja a Rui Rio, se me permite, não me parece …

    Repare que MFL fez uma renovação de quase 100% nas listas ao Parlamento Europeu (apenas manteve Carlos Coelho, que muito bem conhece os meandros de Bruxelas), ao passo que o PS manteve TODOS os anteriores eurodeputados e acrescentou o Vital candidato (que se revelou um imenso “flop”)!

    Em suma: JPP é um homem inteligente, com larga experiência política e um quadro de alta valia do PSD, mas confunde frequentemente as questões pessoais com interesses superiores

    Gostar

  56. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 22:28

    Gonçalo Marques,

    «- JPP tem denunciado (e BEM!) o “situacionismo” que reina na comunicação social (com o mérito raro de apresentar casos concretos, que publica no seu fantástico “blog” Abrupto) – depois dele muitos se levantam, mas “não os vejo fazer nada” no espaço público»

    Não concordo.
    Juntar nesse ‘índice…’ os media que defendem o poder socratista e aqueles que JPP julga defenderem Passos Coelho, pôr tudo no mesmo saco, é revelador de uma má fé que já está para além da redenção.

    Gostar

  57. CAA's avatar
    16 Junho, 2009 22:34

    «- JPP tem previsto (certeiramente!) a queda gradual do socretinismo! E, de facto, o tempo começa a dar-lhe razão»

    Novamente errado.
    JPP faz parte dos que acarinhavam o cenário que garantia a invencibilidade de Sócrates em 2009. O seu esforço em colocar MFL onde ela está apenas é explicado pela ideia de que é preciso alguém de confiança para passar o testemunho a Rui Rio – em 2010.

    Se Sócrates ganhar é porque o PSD andou externamente adormecido (internamente em turbulência) durante os últimos anos, a fazer uma oposição miserável, sem apresentar alternativas à governação socratista, deixando o arteiro sozinho na arena.
    E isso não foi por acaso FOI UMA ESTRATÉGIA PREPARADA, PREMEDITADA, COM AUTORES E EXECUTANTES CONHECIDOS. MFL, para JPP e os seus, era a provisoriedade que interessava. O combate a Sócrates ficaria para a próxima legislatura.
    Uma vergonha.

    Gostar

  58. dutilleul's avatar
    dutilleul permalink
    16 Junho, 2009 22:45

    #34:
    “…apesar da desgraça política que é MFL”

    Creio que está profundamente enganado; MFL não é nenhuma “desgraça política”.

    MFL tem o estilo e um “modo de ser” que é politicamente imbatível no actual clima de opinião (que, ao contrário do que às vezes parecem crer, não é ditado pelo CAA, pelo Corta Fitas, pelo DO, ou por qualquer outro grupo de comentadores políticos).

    Abuso da sua paciência se lhe pedir para articular uma ou duas das razões do seu juízo?

    Provavelmente abuso.
    Esperemos então pelo resultado da grande sondagem.

    As “desgraças políticas” não ganham eleições, pois não?

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    16 Junho, 2009 22:54

    Meu caro CAA
    (Coloco aqui o que já escrevi noutro local para o caso de não ter lido).

    Já andamos nisto há algum tempo, eu também não considero que a líder do PSD seja perfeita, mas a sua desvalorização constante e permanente da mesma é exagerada, já muitos posts atrás lhe pedi que não fosse tão contundente para não ter de emendar tanto o discurso quando o PSD ganhar as eleições legislativas (não sou militante do PSD) quanto à autenticidade penso que percebeu muito bem o que quis dizer. Manuela Ferreira Leite dificilmente diz o contrário do que pensa e não vai atrás das ideias que não defende (casamento dos homossexuais, foi uma vós contra a construção dos estádios para o euro, não pretende a alta velocidade neste momento) mesmo que sejam muito populares; relembremos também as escolhas que fez que levantaram critica como Paulo Macedo e Paulo Rangel. Autenticidade é isso mesmo actuar de acordo com aquilo em que se acredita (seja certo ou errado), isso contrasta certamente com aquele autarca de Gaia que em alguns momentos defendeu cujo discurso é do mais errático que conheço. Lamento, pois sabendo-o uma pessoa informada
    não percebo tanta falta de objectividade na análise, pelo que tem escrito penso que deve ser o seu córtex regionalista a sobrepor-se, mas honestamente deixe lá essa dos sulistas elitistas afinal os dois homens mais ricos do país até são do Porto e o clube mais exclusivo (queque) do país até está no Porto. Não seja nortista elitista e vai ver que nesta matéria passará a ser mais objectivo. Cumprimentos.

    Gostar

  60. Gonçalo Marques's avatar
    16 Junho, 2009 23:29

    Caro CAA

    Eu acredito que JPP apoia legitimamente MFL, apesar da sua (conhecida) simpatia por Rui Rio.

    Note-se que, desde 2004, JPP considera que a ida de Durão Barroso para Bruxelas e a má experiência do Governo Santana Lopes (ai se a comunicação social fosse séria …) foram os mais sérios golpes na credibilidade do PSD e que, em muito, levaram os eleitores a castigar o partido com os 29% de 2005.

    JPP sempre desconfiou de candidatos “populares” como Lopes e Menezes e, por isso, preferia um estilo mais “majestaticamente” sóbrio – disse-o no Abrupto várias vezes – o que nos leva à pista de MFL.

    Que a sua postura é incorrecta, sem dúvida: veja-se o que fez ao símbolo do partido quando Menezes ganhou! É uma atitude indigna de um intelectual e, sobretudo, de alguém que milita na família social democrata ou outra!

    MAS, CAA: devo concordar que o combate de JPP ao “passos-coelhismo”, nesta época, deveria “ficar na gaveta” para outros carnavais …

    Julgo que MFL se está a rodear de gente jovem e que parece ter algo a mostrar, como Biancard Cruz e outros “jotas” e está a promover uma renovação de quadros que é tão necessária ao partido quanto ao país …

    Ao contrário de si, estou mais optimista (apesar de ser suspeito, claro)

    Um grande abraço azul e branco, carago!

    Gostar

  61. dutilleul's avatar
    dutilleul permalink
    16 Junho, 2009 23:31

    Não é que tenha muita importância, mas o comentário 54 era dirigido a CAA e foi feito a propósito do comentário 24 (se não me engano outra vez).

    Gostar

  62. dutilleul's avatar
    dutilleul permalink
    16 Junho, 2009 23:37

    mas o comentário 59, 59 era o que eu queria dizer…

    Gostar

  63. Susana Canas's avatar
    Susana Canas permalink
    16 Junho, 2009 23:56

    CAA

    Está claro que leu o seu Tolkien há muito tempo e também se esqueceu do que escreveu há bem pouco tempo:

    O Gandalf dos pequeninos

    É Gandalf ou é Sauron?

    E não é só aqui que ora diz uma coisa ora pretende que disse outra…

    Gostar

  64. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    17 Junho, 2009 00:28

    autarca de Gaia que em alguns momentos defendeu cujo discurso é do mais errático que conheço. Lamento, pois sabendo-o uma pessoa informada – #60

    He he. Ainda me lembro de o ver um dia de manhã defender um processo constituinte para mudar de constituição no sentido do liberalismo e à tarde pedir mais investimento público e criticar a obsessão do défice das contas públicas. O Menezes não faz por mal; o problema é que não sabe mais do aparenta e que é manifestamente pouco ou nada.

    Ainda agora estava a ver o Luís Filipe Vieira e a pensar no populismo. O homem confessou – sem se aperceber disso – que contrata e despede treinadores porque o público da Luz o pressiona num ou noutro sentido. Nisto pensei nesta discussão e lembrei-me que certa parte do PSD ainda não percebeu que Menezes e Santana foram para o partido uma espécie de Luís Filipe Vieira, ou seja, o tipo de pessoas insuficientemente seguras das suas opiniões que, dia sim, dia sim, atiram umas medidas para o ar a ver se colam. Aparentemente, o esquema funciona bem: se a proposta pegar, mantém-se o discurso; se a coisa não pegar, é fácil, passa-se a defender o contrário. O problema surge depois e é de memória, porque dificilmente esta gente se lembra do que disse há mais de duas semanas. É então que o ridículo dos “novos ciclos que se anunciam todos os anos”, da equipa com a coluna vertebral da selecção nacional que não consegue ter um convocado na “equipa de todos os nós” se torna insuportável. O mesmo acontecerá fatalmente com Sócrates, que é um populista muito mais hábil em comparação com os visados neste comentário.

    Gostar

  65. Largo do Padrão's avatar
    Largo do Padrão permalink
    17 Junho, 2009 00:41

    Foi o mesmo CAA que escreveu iato em Março, o mesmo que vem agora dizer que nunca chamou Gandalf ao JPP, o mesmo que fazia estas brilhantes análises:

    “JPP não percebe que ao fazer de Gandalf da Hobbitelândia que é este PSD e ao brincar a fazedor de líderes, pura e simplesmente, rebentou com as hipóteses de apear Sócrates e a sua pandilha do poder. Ao não reconhecer o enorme erro que é Ferreira Leite quase garantiu a maioria absoluta a este PS. E ao transferir a verdadeira disputa eleitoral para daqui a 4 anos está, cinicamente, a hipotecar o País.”

    É por estas e por outras que você não chega aos calcanhares do JPP.

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Junho, 2009 01:36

    Caro CAA, Vc. faz cada pirueta para bater na Ferreira Leite, que eu já há muito deixei-lhe de levar a sério.

    Mas deixe lá. Até já subscreve artigos escritos pela senhora do copo-de-bagaço! Perdão, Viske de Sangalhos. O que mostra que sabe mudar de ideias quando lhe convém.

    Mas tome nota. Nas Legislativas, a par do Pinócrates, Vc. será um dos grandes derrotados. Abra os olhos, porque, tão depressa se sobe na escada da fama, como se cai com tamanho trambolhão. E Vc., a cada dia que passa, arrisca-se a cair e não tornar a levantar.

    Quem avisa, amigo é. 😉

    por anti-comuna

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    17 Junho, 2009 16:40

    caro anti-comuna

    e com aquele volume todo … não levanta não

    Gostar

Indigne-se aqui.