Saltar para o conteúdo

Quadratura do círculo

29 Julho, 2009

Ontem foi divulgado um estudo de Ricardo Reis, (que em 2007 era apresentado como «nova estrela da economia nacional» ….), e no qual se pretenderia demonstrar que os governos de maioria psd seriam mais despesistas do que os governos do ps. De imediato a oposição à oposição sai a terreiro apontando dedo acusatório. O que de todo não se compreende, pois que o dogmatismo cainesiano vigente defende precisamente que para «combater a crise» será de todo necessário gastar, gastar e gastar, e muito, o dinheiro dos contribuintes. Assim, o ps estará afinal a fazer a apologia de que o psd é o partido melhor preparado e com melhor tradição para combater a crise, isto, de acordo com a sua própria ideologia socialista.

53 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Julho, 2009 12:37

    a politiquice é isso mesmo. Andam às voltas e não fazem nenhum. É por isso que são uns quadrados paralelipideos à volta do circulo. É a dinamite cerebral. Bum! O cerebro já foi e ficou em mil pedacinhos.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Julho, 2009 12:42

    Boa lógica.
    A seguinte poderia ser esta: os economistas julgam-se os melhores feiticeiros da aldeia. Em África são respeitados por causa do mistério que os rodeia e da incerteza das profecias e adivinhações que tanto podem resultar certas como erradas.

    Por cá, o mistério é nenhum: os economistas sabem tanto do futuro como um qualquer varredor de rua.

    Aliás, nos anos oitenta a revista Economist fez o teste: perguntou a vários especialistas as suas opiniões sobre o futuro económico. Os que acertaram mais, passados anos, foram precisamente os garbage-men…

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Julho, 2009 12:47

    Aliás, o tema já foi debatido por aqui, neste blog, em 15.10.2008. Na altura escrevi, citanto:

    Sobre o poder mediático dos economistas, aqui há uns anos recortei um pequeno artigo do Público que guardei. Não sei dele, mas lembrei-me há uns dias atrás, por causa desta girândola de vaticínios.
    Fui procurar na net e digitei: The economist garbage men. Lembrava-me que o artigo falava nos homens do lixo e na revista. Pois aqui, está mais um milagre da Net. Em poucos segundos, tenho não só o artigo mas informações complementares. Aqui fica, tirado daqui.
    O artigo tem uma moral implícita

    An experiment from The Economist, titled, “Garbage In-Garbage Out: Economic Forecasting, The Accuracy of the Dustmen’s Predictions,” puts the need for anticipation in perspective:

    In 1984, a questionnaire was sent to four ex-Finance Ministers, four Chairmen of multinational firms, four students at Oxford and four London Dustmen (referred to in the U.S. as Garbage men).

    Ten years later the predictions were compared to the actual results and the British Garbage men outperformed the ex-Finance Ministers and the Oxford students while equaling the foresight of the multinational business executives on a number of key economic predictions. (The Economist, June 3, 1995)

    The garbage men did a better job of anticipating what would happen than the government officials and Oxford students. Knowing what things are going to look like in advance can help you make the right decisions. Anticipation is natural. Everyone does it every day.

    Gostar

  4. Piscoiso's avatar
    29 Julho, 2009 12:49

    Ricardo Reis só conheço este, que assim escrevia:

    Cada coisa a seu tempo.
    Não florescem no Inverno os arvoredos,
    Nem pela Primavera
    Têm branco frio os campos.

    Gostar

  5. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    29 Julho, 2009 12:52

    O problema fundamental do país é a indevida intromissão do Estado nas actividades económicas, em vez de as deixar evoluir livremente. Isso provoca comportamentos aberrantes que se manifestam nas práticas de cunha, compadrio, nepotismo, partidarismo, tráfico de influências, etc., que só distorcem e atrofiam o desenvolvimento do país.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    29 Julho, 2009 12:53

    A lógica vale o que vale. Mas tanto o PS como PSD preocupam-se em responder o mais depressa possível ao adversário, apontando as suas incongruências ou criticando as suas políticas, que nem páram para pensar naquilo que dizem. O resultado acaba por ser contradizerem-se a si próprios muitas vezes. Realmente não é brilhante.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    a prima do picoiso permalink
    29 Julho, 2009 13:10

    # 4 primo, não te conhecia essa veia poética. Estarás a preparar a declamação para o casório da câncio? Se ele quer dar 200 euros por cada filho, porque não 400 ao filho da minha tia para pagar a assessoria blogueira, que ao mentir ele diz gostar tanto.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Julho, 2009 13:11

    Exacto. Já uma vez alguém aqui disse que o novo paradigma económico socialista mundial podia dizer que por exemplo se uma obra pública derrapa para o dobro ou triplo, isso é de aplaudir, pois mais dinheiro foi injectado na economia.

    Gostar

  9. e-ko's avatar
    29 Julho, 2009 13:11

    Gabriel,

    a lógica do seu post é muito retorcida… porque não dá o link para que as pessoas possam ter a informação inteira e direita? aqui vai o que vem hoje no público:

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1393696&idCanal=12

    josé,

    até concordo que nestas duas décadas démos demasiada importância ao que nos diziam os economistas tanto os de cá do burgo como os mais mediáticos do planeta, mas se for ler o tal estudo, verificará que não se trata de uma adivinhação mas de uma análise sobre coisas já praticadas durante as tais duas décadas e que são verificáveis.

    Gostar

  10. Paulo Quintela's avatar
    29 Julho, 2009 13:31

    Muito boa lógica. Para alguém que em vez de pensar pelo próprio neurónio, prefere o calor do grupo.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    29 Julho, 2009 13:54

    A culpa é da cabrinha, a corisca t’a sempre a fugir do curra!!.Bom, tambem é minha que ainda não alteei os muros), volta e meia, fica á solta, bumba, asneira feita.
    E quem paga é o dono, eu,(nos).

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    29 Julho, 2009 13:56

    Eu assumo, tragam-me a cabrinha,
    assim como assim pago sempre.

    (….milhão é tentação….)

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Julho, 2009 14:07

    o cagasentensas não consegue ver a diferença entre o que já choveu e as previsão de chuva para os próximos meses. o importante é o que ele pensa sobre o assunto, até porque chuva de ontém não molha hoje.

    Gostar

  14. Pedro Lascasas's avatar
    Pedro Lascasas permalink
    29 Julho, 2009 14:13

    Desde que o PSD saia por cima qualquer raciocínio é válido. Até os mais escabrosos como o que aqui fornece.

    Quanto fanatismo !!!

    Gostar

  15. Aldegundes Casanova's avatar
    29 Julho, 2009 14:14

    Ricardo Reis só conheço um, o heterónimo de Fernando Pessoa e mais nenhum.
    Personagem virtual, portanto.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Julho, 2009 14:18

    O artigo da Economist referia um acontecimento passado, mas com prognose póstuma. Limitou-se a concluir que quem acertou nas previsões colocadas anos antes, foram os almeidas e não os ferreiras putativos.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    29 Julho, 2009 14:27

    #16
    Meu caro José,
    “PRÒGNOSE”, pior ainda, e isto tocou aqui nos ombros, mas eu carrego,

    “JUIZOS DE PROGNOSE”
    Sabes que é uma forma de “decidir” acderca da vida de pessoas, familia, emprego, LIBERDADE,(presos), etc?.

    Eu sei, na pele, mas pede-se “traduções”

    Gostar

  18. Jorge Silva's avatar
    Jorge Silva permalink
    29 Julho, 2009 14:29

    Conversa da treta, aposto que nem leu o estudo, não vá o diabo tece-las e apanhar um grande melão nessa cebeça formatada.

    Gostar

  19. e-ko's avatar
  20. Piscoiso's avatar
    29 Julho, 2009 14:55

    #15.

    Gostar

  21. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    29 Julho, 2009 15:00

    Qualquer mosca sem valor,
    pousa com a mesma alegria.
    Na cabeça dum doutor,
    como em qualquer ,porcaria !

    Por aqui, podemos concluir dos grandes economistas, que só sabem que nada sabem !

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Julho, 2009 15:04

    #16 – não acertas uma. toma as gotas ou fuma um charro, continuarás burro mas com a sensação de inteligente.

    Gostar

  23. bulimundo's avatar
    29 Julho, 2009 15:06

    Bem divirtam-se com o blá blá…enquanto isso o resto está air pela pia abaixo..ciao….

    http://www.youtube.com/watch?v=0o2LWpNmdaI

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    LA-C permalink
    29 Julho, 2009 15:40

    Gabriel,
    aquele artigo dificilmente pode ser considerado um estudo. Foi apenas, e nao acredito que Ricardo Reis tenha pretensoes a mais do que isso, um pequeno calculo feito com os dados disponiveis e que, facilmente, qualquer um pode replicar.
    Quanto ao artigo propriamente dito, a partir do ultimo post do Riacrdo Reis no blogue da SEDES, pode-se chegar nao so ao artigo como aos dados e as contas que Ricardo Reis fez.

    Gostar

  25. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    29 Julho, 2009 15:41

    “Sempre que sobe o défice os impostos acompanham
    por Bruno Faria Lopes, Publicado em 28 de Julho de 2009”

    “A tendência de crescimento da carga fiscal tem sido constante, acompanhando o peso da despesa pública (ver gráfico na página 17), mas o ritmo de subida é maior depois de saltos no défice orçamental. Os exemplos são muitos. Em 1992, depois do ano eleitoral (primeira maioria de Cavaco Silva) em que o défice subiu para 7,2% do PIB, o peso da carga fiscal na economia subiria de 30,9% para 33,1%. Na sequência da crise orçamental de 2001 (ainda com António Guterres), a carga fiscal subiria de 34,8% para 36% em 2003, já com o governo de Durão Barroso. No último pico de crise orçamental o comportamento foi o mesmo: depois de apurada uma estimativa para o défice de 6,8% pelo Banco de Portugal, o governo Sócrates subiu a carga fiscal de 35,2% para 37,8% do PIB.”

    Ricardo Reis também diz isto

    “Ou seja, em Portugal, quando a despesa sobe e surge um défice, em média isso leva, nos anos seguintes, a um aumento dos impostos que cobrem quase a totalidade do aumento inicial”, escreve o economista Ricardo Reis no ensaio publicado hoje pelo i. “O Estado vai aumentando no tempo, e a carga fiscal seguindo-lhe. Assim vamos, de défice em défice, de aumento em aumento na despesa.”

    http://www.ionline.pt/conteudo/15392-sempre-que-sobe-o-defice-os-impostos-acompanham

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Julho, 2009 15:42

    #17:

    A prognose neste caso é póstuma. Ocorre naqueles juízos que se efectuam a posteriori à ocorrência dos factos para concluir a eventualidade de verificação das hipóteses anteriores, colocadas também nessa altura anterior.

    Nos crimes de perigo abstracto deve fazer-se uma prognose póstuma para se entender se houve crime.

    Coloca-se ainda nos casos de análise das circunstâncias da causalidade adequada, em direito penal, conforme ensinava Figueiredo Dias. E que se enuncia assim:

    Deve ter-se em conta a pessoa média que colocada nas circunstâncias concretas em que estava o agente, acharia previsível que da conduta derivasse aquele resultado.

    Aprende, ferreira.

    Gostar

  27. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    29 Julho, 2009 16:03

    Já o “grande” economista Salazar tinha um imposto sobre os isqueiros que era prá malta da altura, não ter a mania das grandezas…………por isso cá na Merdaleja, tudo como dantes quartel general em Abrantes !!

    Agora, só vejo salazarentos e aleijados !!!

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Julho, 2009 16:18

    Salazar tinha um imposto sobre isqueiros e não só.
    O que ele não tinha era uma caterva de impostos com hoje têm os que dele fazem pouco.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Julho, 2009 16:28

    Aliás, nem era bem imposto directo, mas sim uma licença ( que se pagava…).

    Hoje é um pouco mais sofisticado: paga-se o IVA.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Julho, 2009 16:28

    Até sobre os fósforos e a lenha e não apenas sobre os isqueiros.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Julho, 2009 16:31

    o cagalérias parece o rider’s digest que o meu avô digeria na cagadeira.

    Gostar

  32. Piscoiso's avatar
    29 Julho, 2009 16:36

    Caro José, se vasculhar pelo mapa, ainda encontra países com ditadores semelhantes à do Salazar, quanto às licenças sem IVA.
    Desejo-lhe umas boas férias por esses paraísos.

    Gostar

  33. Piscoiso's avatar
    29 Julho, 2009 16:37

    error:
    “a d=o”

    Gostar

  34. Piscoiso's avatar
    29 Julho, 2009 16:38

    error2
    “o=a”

    Gostar

  35. Piscoiso's avatar
    29 Julho, 2009 16:39

    Tive um prof que publicou uma sebenta com três páginas ao fim com erratas. Antes do índice ainda tinha uma página com errata das erratas.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Julho, 2009 16:59

    Piscoiso, você não tem vida para além do Blasfémias ? Nem no Verão ? Just curiosity ….

    Gostar

  37. Piscoiso's avatar
    29 Julho, 2009 17:06

    #36.
    Junte-se ao homossexual que se apresenta como “Prima do Picoiso”, para um assédio colectivo. Já disse que não sou consumidor.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    29 Julho, 2009 17:06

    #26
    YES!!!!.

    OBRIGADO,Jose
    Eu já sabia, mas,….

    “…in dought, just make shure.”

    Vou voltar a esse assunto, com mais calma, se a isso estiveres disposto.

    Mas acho que vieste ao meu encontro:
    – Se “depois” anda subsistem duvidas,…
    – “Antes”,…., (pura adivinhação??)

    Gostar

  39. CAA's avatar
    29 Julho, 2009 17:10

    Clap, clap, clap.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Plus permalink
    29 Julho, 2009 17:15

    LA-C ,
    Isso é quase verdade…
    Eu inicialmente até pensava (erradamente) que o Ricardo Reis tinha apenas feito uns cálculos avulsos sobre os dados da despesa pública -total-e relacionado isso com respectivos governos em actividade.( uma prova de que não se aprende nada ao ouvir uma noticia nas televisões nacionais mas enfim…)

    Mas, de facto, tbm é verdade que o artigo tenta fazer algo mais(melhor pensava eu) mas uma leitura superficial deixa-me com mais dúvidas ainda…

    pegando por exemplo neste excerto:
    “Também em relação ao tamanho da economia, a despesa tem aumentado continuamente, de 14-15% para 21-22% hoje em dia. ”
    “Não inclui o investimento público nem as transferências; quando o Estado tira a uns para dar a outros, em impostos, subsídios, e assistências variadas, não gasta recursos, limita-se a redistribuí-los” ??

    Existe já uma discricionariedade dos números que exige uma analise bem mais cuidada.

    P.S. obg pelo dica do post no blog do Sedes…

    Gostar

  41. Alyescka's avatar
    Alyescka permalink
    29 Julho, 2009 17:32

    Quem gasta mais ou menos é pouco relevante. Ao País interessa alguém que diga como vai poupar. Mas isso é dificil. Não me parece que os protagonistas da actual cena política tenham qualidade para o fazer.
    Como estamos sempre muito presos ao passado, um dia, quem sabe, é mesmo o D. Sebastião que vai fazer do monstro um rato!

    Gostar

  42. Luis's avatar
    29 Julho, 2009 18:15

    Precisamente. Gastar em tempos de crise. Exactamente quando é que os tempos do governo com maioria PSD foram de crise? Foi quando começaram a jorrar os dinheiros da UE? Se calhar em vez de escrever Keynes com erro por pirraça podia ser mais humilde e lê-lo, especialmente quando ele diz que o Governo só deve gastar quando o Investimento privado cai (para que a poupança não tenha que baixar dramaticamente, o que implicaria que o rendimento, do qual a poupança é uma proporção fixa, caia radicalmente).

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Julho, 2009 19:05

    Exactamente quando é que os tempos do governo com maioria PSD foram de crise?

    Por exemplo, em 2002 quando assumiu as asneiras de Guterres.

    Gostar

  44. alfcinha's avatar
    alfcinha permalink
    29 Julho, 2009 20:00

    Anónimo disse
    29 Julho, 2009 às 12:37 pm

    “a politiquice é isso mesmo… Andam às voltas e não fazem nenhum. É por isso que são uns quadrados paralelipideos à volta do circulo. É a dinamite cerebral. Bum! O cerebro já foi e ficou em mil pedacinhos.”

    Erro! A cabeça desses filhos de puta da esquerdalhada está cheia de merda e quando rsbenta fica tudo cagado e um mau cheiro insuportável.

    Gostar

  45. alfcinha's avatar
    alfcinha permalink
    29 Julho, 2009 20:05

    #44

    O comentário anterior é para o “anónimo” do topo da lista.

    Gostar

  46. Luis's avatar
    29 Julho, 2009 20:18

    Exactamente quando é que os tempos do governo com maioria PSD foram de crise?

    “Por exemplo, em 2002 quando assumiu as asneiras de Guterres.”

    Maioria absoluta, era o que queria dizer (já estou como o outro, há outra forma de maioria?)

    Gostar

  47. alfcinha's avatar
    alfcinha permalink
    29 Julho, 2009 20:37

    #27

    Marafado de Buliquei-me disse
    29 Julho, 2009 às 4:03 pm

    “Já o “grande” economista Salazar… Agora, só vejo salazarentos e aleijados !!!”

    Estás cheio de sorte e deves sentir muita honra nisso.

    Gostar

  48. alfcinha's avatar
    alfcinha permalink
    29 Julho, 2009 20:43

    .

    O kamarada Piscoiso é completamente parvo, não acham?

    Gostar

  49. Aldegundes Casanova's avatar
    29 Julho, 2009 21:45

    Axo.

    Gostar

  50. Dom's avatar
    Dom permalink
    29 Julho, 2009 22:52

    É tudo o mesmo, o “Sócratismo” é uma versão CEAC do “Cavaquismo”

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    29 Julho, 2009 23:32

    Gabriel Silva, nao percebi onde pretende chegar. Se nao for pedir demasiado, nao se importa, por gentileza, de esclarecer se, afinal o Ricardo Reis tem ou nao tem razão? Eu não sei se estou a ser muito ousado, mas acho que é isso que interessa. Nao? Diga la a sua opinião, vá.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    a prima do picoiso permalink
    30 Julho, 2009 15:18

    # 37, primo a falta de férias faz-te mal, pensas demais na homosexualidade e podes acabar cada vez mais desviante. Tu sabes que sou boa, brincalhona e digo algumas verdades sobre ti, é natural que não gostes, tens pouco de que te orgulhar para além de fazeres companhia aos ratos imundos que te alimentam.

    Gostar

Trackbacks

  1. Ricardo Reis sobre a crise, em Agosto de 2007 « O Insurgente

Indigne-se aqui.