Saltar para o conteúdo

“Heranças de Pinho” *

21 Agosto, 2009
by

Atravessar o País por auto-estrada é uma boa forma de pôr à prova o aforismo que ensina: “Em Portugal não há mercado – há conluio.” Seja qual for a marca, os preços dos combustíveis são iguais, ao cêntimo, em quase todos os cartazes informativos.
A demora na execução da regra que obrigava à publicitação dos preços já tinha sido estranha: diziam que era tecnicamente complexo. Não percebo. A nossa civilização já pôs homens na Lua e enviou sondas a Marte – seria assim tão difícil colocar uns míseros placards com preços? Julgo que não.
O embaraço estava em todos podermos ver que a prática concertada está de boa saúde e tem a bênção da Autoridade da Concorrência (?!) do Dr. Sebastião, o amigalhaço que Pinho deixou a fingir que vigia aquilo que todos vêem.

* Correio da Manhã, 19.VIII.2009

25 comentários leave one →
  1. Jota's avatar
    Jota permalink
    21 Agosto, 2009 12:04

    Muitas vezes iguais à décima de cêntimos. Ao ver os cartazes penso como são inúteis, que desperdício de dinheiro… Mas foi bom para que fez os cartazes…

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Agosto, 2009 12:25

    O melhor é a ideia do pcp. Nacionalize-se que a coisa está preta

    Gostar

  3. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    21 Agosto, 2009 12:32

    Em qualquer mercado concorrencial de um produto homogéneo, os preços são iguais em todos os vendedores.

    Gostar

  4. Tarzan's avatar
    21 Agosto, 2009 12:41

    Ó CAA,

    você não lê os posts do JM? Ele já explicou que a coincidência de preços é uma característica dos mercados concorrenciais. E eu concordo.

    Gostar

  5. pedro romano's avatar
    21 Agosto, 2009 12:56

    Então mas a ideia dos placards não era exactamente aumentar a informação no consumidor em relação aos preços praticados? Ora, consumidores mais informados tendem a abandonar os locais mais caros e dirigirem-se para os mais baratos. A prazo, os preços igualam-se. Os placards são um sucesso.

    Gostar

  6. Piscoiso's avatar
    21 Agosto, 2009 13:11

    Para os especulares é uma chatice a afixação dos preços.
    Mesmo que o preço de um produto seja igual em todo o lado, como se pode saber o preço se ninguém o afixar?
    Ah, pergunte ao comerciante!
    E como é que se pode saber que o comerciante não está a especular?
    Você não acredita em mim? – pergunta o comerciante.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Contabilista permalink
    21 Agosto, 2009 13:20

    O CAA tem consciencia que se obtém o mesmo resultado num mercado de concorrencia perfeita? O facto dos preços serem iguais não significa que haja conluio. Não lhe fazia mal umas aulitas de economia do secundário.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Zé Leitão permalink
    21 Agosto, 2009 13:34

    É muito evidente, demasiado até, a conjugação de preços entre as principais gasolineiras.
    E, mais escandaloso, é o actual preço comparado com as mesmas condições do ano passado. Inacreditável esta situação de aumento do combustível, às claras com o maior dos descaramentos, sendo um aproveitamneto claro de uma necessidade vital das pessoas no seu dia a dia. É moralmente criminoso. A única reacção possível é uma atitude individual das pessoas, no sentido de gastarem um pouco menos e, gradualment,e ” …se irem da dependência libertando…”

    #3
    mas que treta é essa?!
    é alguma brincadeira? produto homogéneo? somos tolinhos?

    Gostar

  9. jcd's avatar
    21 Agosto, 2009 13:41

    Estes placards simplificaram muito a vida às gasolineiras. Antigamente tinham que telefonar para saber a que preço estava a concorrência. Hoje, basta-lhes ir à net ver o que está nos placards.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Agosto, 2009 13:52

    blafémias liberais para todos os gostos, o miranda acha que é o mercado a funcionar e o amorim queixa-se de cartelização. pois eu acho que os dois têm razão, mas não vejo qualquer problema.

    Gostar

  11. luikki's avatar
    21 Agosto, 2009 14:00

    Em qualquer mercado concorrencial de um produto homogéneo, os preços são iguais em todos os vendedores.
    cartelização? o que é isso?
    as merdas que a milupa ou a nestlé vendem tem preços iguais… combinados a nível de administrações!

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Agosto, 2009 14:05

    e a banca? para quando painéis com spread 360 graus antes & depois.

    Gostar

  13. Orabolas's avatar
    Orabolas permalink
    21 Agosto, 2009 14:41

    Ok. Já que é tudo igual, e essa é a tendência, segundo o JM, pergunto só para que raio existe essa merda de ótoridade, senão para mamar impostos e mordomias.
    Aliás isto aplicas-se a quase todos esses reguladores e quejandos que se multiplicam no estado.

    Gostar

  14. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    21 Agosto, 2009 15:41

    Um monopólio é sempre um monopólio…

    Gostar

  15. Paulo Nunes's avatar
    Paulo Nunes permalink
    21 Agosto, 2009 16:01

    #4 “(…) Ele já explicou que a coincidência de preços é uma característica dos mercados concorrenciais. E eu concordo.(…)”

    Só pode ser. Porque num mercado concorrencial, só pode ser coincidência os preços, quando mudam, mudarem para o mesmo quase ao segundo. Isto é que é adaptação à concorrência. O nosso mercado é mesmo eficiente.

    É como no mercado de telecomunicações. Os produtos e campanhas saem exactamente no mesmo dia, com as mesmas características e com os mesmos preços. Ele há com cada coincidência!

    Gostar

  16. Luis Dias's avatar
    Luis Dias permalink
    21 Agosto, 2009 16:12

    “É como no mercado de telecomunicações. Os produtos e campanhas saem exactamente no mesmo dia, com as mesmas características e com os mesmos preços. Ele há com cada coincidência!”

    Porra que há gente ignorante e depois há os imbecis. Qualquer campanha demora meses a preparar, e tanto a vodafone como a TMN não são propriamente a coisa mais secreta do universo. Para além do facto de que quando um telemovel aparece, a sua aparencia foi negociada com as várias operadoras meses antes. Estas negociações muitas vezes são equivalentes à compra de um carro por parte de alguém que sabe comprar. A Nokia chega e diz, temos um telemovel feito para a música e na Suecia faz-se isto assim e assim, ah, e já agora, a TMN diz que consegue vender isto por 99 euros. O que é que vocês têm para oferecer?

    Mas para conspiracionistas não há nada a fazer. Vivem no mundo da metafísica.

    Gostar

  17. Paulo Nunes's avatar
    Paulo Nunes permalink
    21 Agosto, 2009 16:38

    #16 “Porra que há gente ignorante e depois há os imbecis.”

    Não se esqueça também dos que, por terem níveis de auto-estima e ego demasiado baixos, sentem necessidade de insultar tudo e todos.
    Coitadinhos, sentem-se melhor assim…

    Gostar

  18. e-ko's avatar
    21 Agosto, 2009 18:02

    ó Sr João Miranda,

    sabe que, por exemplo, noutros países da Europa, já há muito que existem placards nas autoestradas e que as diferenças de preço são perceptíveis? e que já há muito, também, até os poderes públicos, mas não só, têm denunciado e tomado algumas medidas contra as demoras em repercutir nos preços de venda as baixas do preço do barril e a rapidez com que se repercutem as subidas do brent ou do crude nos preços das gasolineiras?

    não tenho fé em nada e ainda menos no mercado!

    Gostar

  19. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    21 Agosto, 2009 18:39

    ««sabe que, por exemplo, noutros países da Europa, já há muito que existem placards nas autoestradas e que as diferenças de preço são perceptíveis? »»

    E? O que é que se conclui daí? Nada.

    Gostar

  20. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    21 Agosto, 2009 18:43

    ««Porque num mercado concorrencial, só pode ser coincidência os preços, quando mudam, mudarem para o mesmo quase ao segundo.»«

    Se a matéria prima é a mesma e se é possível criar fórmulas de cálculo para prever o impacto de variações da matéria prima, não estou a ver porque é que as alterações de preço haveriam de ser diferentes.

    Gostar

  21. JCP's avatar
    JCP permalink
    21 Agosto, 2009 19:12

    Oh Carlos, estava eu no bar da praia a ler a sua crónica e dizendo para os meus botões: o Carlinhos está com azar… deu um tiro no pé! Nem o Miranda o salva desta…

    Gostar

  22. Tarzan's avatar
    21 Agosto, 2009 23:24

    A propósito destes bitaites do CAA e outros ilustres, recomendo uma ida ao Fiel Inimigo ler esta posta:

    http://fiel-inimigo.blogspot.com/2009/08/jornalismo-base-de-bom-senso.html

    Gostar

  23. Vasco's avatar
    Vasco permalink
    23 Agosto, 2009 16:54

    Um mercado de concorrência perfeita também tem um preço igual para todos os produtores.

    Para saber se o preço é ineficiente, tem de o comparar com o custo marginal, não os preços entre si (no caso de um bem homogéneo como a gasolina claro).

    Gostar

  24. Vasco's avatar
    Vasco permalink
    23 Agosto, 2009 16:55

    Oops, acabei de ver que o JM se me adiantou. Bom, fica o reparo de qualquer forma, porque nunca é de mais.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    O puto novo no bairro permalink
    23 Agosto, 2009 17:12

    “Atravessar o país de auto-estrada” é sem dúvida possível, infelizmente, e é o que fará qualquer pessoa insensível à variedade doutros percursos.

    Gostar

Deixe uma resposta para Anónimo Cancelar resposta