Saltar para o conteúdo

Agora é que é

16 Outubro, 2009

O PSD está em pé de guerra … outra vez. Segundo uns, é, outra vez, absolutamente indispensável que o líder cumpra o seu mandato para que depois se possa escolher um novo líder. Segundo outros, é, outra vez, absolutamente indispensável que o líder seja derrubado e substituído por um novo líder. Acredita-se, outra vez, que desta vez é que o PSD vai encontrar o líder forte que não encontrou das outras 10 vezes. Aliás, lendo com atenção o que se vai escrevendo sobre o PSD conclui-se que os dirigentes são bons, os militantes são bons, a implantação no terreno é boa, a ideologia e o programa político são do melhor que há, o grupo parlamentar é excelente, os autarcas são imbatíveis. Falta um líder que faça cumprir o potencial do partido. Sobra um mistério: como é que um partido tão bom gera líderes tão maus.

46 comentários leave one →
  1. Nelson Ferreira's avatar
    16 Outubro, 2009 12:01

    Sei que o assunto é demasiado sério para que se façam piadas de gosto duvidoso, mas…

    Será que o José Mourinho estaria disposto a abandonar o futebol?

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Patrocínia Carolino permalink
    16 Outubro, 2009 12:08

    O PSD parece um daqueles clubes que despedem treinadores a toda a hora. Se fossem inteligentes já teriam percebido que, tal como os clubes que trocam muito de treinador nunca ganham, os partidos que não dão tempo à sua direcção também nunca ganham nada. Aliás, como se tem visto pelos resultados das últimas eleições.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Xu-Peta permalink
    16 Outubro, 2009 12:19

    Qualquer um dos dois comentários anteriores faz sentido, daí que eu sugeria, mesmo, era um mágico. Já nem o Mourinho conseguiria “fazer farinha” daquela gente. Isto, agora, só mesmo com e muita magia, portanto, eu convidaria o Luís de Matos… é, eu sei que seria tudo ilusório, mas não o é já?!… Sempre seria melhor ter um ilusionista que um aldrabão. O PSD ficaria a ganhar!

    Gostar

  4. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    16 Outubro, 2009 12:20

    O PSD é um partido estatista. Não faz falta porque partidos estatistas já temos de sobra.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    16 Outubro, 2009 12:23

    Não concordo com o post nem com os comentários. Porquê? Porque acho que o problema não está no PSD, o problema do PSD é que, queiram ou não, Sócrates é muito bom. É esse o drama do PSD.

    Gostar

  6. rb's avatar
    16 Outubro, 2009 12:24

    Já que o PSD não consegue ser alternativa ao PS porque é que não se junta a este?

    Gostar

  7. Nelson Ferreira's avatar
    16 Outubro, 2009 12:25

    Não fosse o facto de no Continente (não confundir com Hipermercado) não haver espetada em pau de louro, cerveja coral e “bôla” do caco (não confundir com bola) e talvez o Dr. Alberto João Jardim estivesse disponível.

    Gostar

  8. AM's avatar
    16 Outubro, 2009 12:40

    O post começa e acaba mal. Nem o PSD está em pé de guerra, nem gera lideres maus.

    Gostar

  9. AM's avatar
    16 Outubro, 2009 12:54

    Não é drama nenhum para o PSD, a não ser que entenda por PSD os boys que esperam conseguir um emprego político na administração pública. Não o entendo da mesma forma e, como sou justo, também não entendo por PS os respectivos boys.
    O Sócrates é bom? É uma opinião diferente da minha, igualmente respeitável e igualmente irrelevante.
    O país só teria a ganhar se as pessoas deixassem de dizer subjectividades sobre os políticos e se preocupassem em discutir as ideias deles sem dramatizar.

    Gostar

  10. AM's avatar
    16 Outubro, 2009 13:05

    O PSD não consegue ser alternativa ao PS? Não acha que é um bocado cedo? O PS só chegou ao governo há 4 anos.
    O PS perdeu 3 eleições legislativas seguidas. Que mal teve? Não morreu o PS, nem Portugal. A seguir o PSD perdeu 2. E depois? Voltou a ganhar e voltou a perder. É a vida e não tem mal nenhum.
    Os conservadores ingleses estão fora do governo desde 1997. Que mal veio ao mundo, aos ingleses ou aos conservadores? Assim como os 18 anos da Sra Thatcher e do Sr Major também não fizeram mal nenhum aos trabalhistas.

    Gostar

  11. AM's avatar
    16 Outubro, 2009 13:08

    O PSD é um partido estatista? E que seja. Acha que anda a enganar os clientes?

    Gostar

  12. Piscoiso's avatar
    16 Outubro, 2009 13:11

    “Sabe o que quer e sabe o que não quer.” diz JPP para justificar MFL à frente do PSD.
    Tenho um familiar de 3 anos que também já sabe o que quer e o que não quer.
    Até cospe o que não quer.

    Gostar

  13. AM's avatar
    16 Outubro, 2009 13:13

    Estão a esquecer-se de um pormenor. A malta do PSD pode ser mesmo social democrata (como o PS, mas à direita do PS), não querer deixar de ser social democrata, nem juntar-se ao PS. Vejam lá o atrevimento!

    Gostar

  14. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    16 Outubro, 2009 13:24

    João Miranda:
    Acredita-se, outra vez, que desta vez é que o PSD vai encontrar o líder forte que não encontrou das outras 10 vezes.

    Francisco Sá Carneiro
    Emídio Guerreiro
    António Luciano Pacheco de Sousa Franco
    José Manuel Menéres Sampaio Pimentel
    Francisco Pinto Balsemão
    Nuno Aires Rodrigues dos Santos
    Carlos Alberto da Mota Pinto
    Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete
    Aníbal António Cavaco Silva
    Joaquim Fernando Nogueira
    Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa
    José Manuel Durão Barroso
    Pedro Miguel de Santana Lopes
    Luís Manuel Gonçalves Marques Mendes
    Luís Filipe Menezes Lopes
    Maria Manuela Dias Ferreira Leite

    A que dez se refere o João Miranda? Aos primeiros 10, aos últimos ou salteados?

    Gostar

  15. João's avatar
    João permalink
    16 Outubro, 2009 13:34

    Enquanto se discute o PSD o enginheiro lá vai calmamente seguindo o caminho definido pelos assessores de comunicações sem que haja ninguém que repare que o eng. vai nu.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Outubro, 2009 13:39

    Segundo o Vasco Graça Moura que espuma raiva pelos cantos da boca, parece que o problema é dos eleitores que não sabem reconhecer essas qualidades todas.

    Gostar

  17. Moreira da Costa's avatar
    16 Outubro, 2009 13:47

    Olhe, o seu sagaz “colega” CAA já resolveu a questão: põe-se lá o clone socretino Passos Coelho e, pronto, fica tudo como deve “de” ser…

    Gostar

  18. Anonimo's avatar
    16 Outubro, 2009 13:52

    Pergunta. Quando um jogador faz “batota no jogo” – não cumpre as regras do jogo – o que é suposto os restantes jogadores fazerem? …

    Gostar

  19. Kuriosa's avatar
    16 Outubro, 2009 13:53

    6, Clara França Martins

    “Sócrates é muito bom”

    Como é que sabes, já experimentaste?

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    16 Outubro, 2009 14:00

    o psd é o que herdámos da ala liberal do marcelismo, apoderam-se lentamente do poder, da banca e dos negócios restabelecendo o feudalismo económico e a roubalheira que nos governou, explorou e gamou até aparecer a subprima. afastados do poder, da banca, com as empresas falidas e em crise económica entraram em parafuso e moeram a rosca. não se preocupem que eles voltam a aparecer de novo, sem passado nem dívidas, quando houver hipótese de sacar mais algum fácilmente.

    Gostar

  21. Anonimo's avatar
    16 Outubro, 2009 14:01

    “Enquanto se discute o PSD o enginheiro lá vai calmamente seguindo o caminho definido pelos assessores de comunicações sem que haja ninguém que repare que o eng. vai nu.”

    Mas esse é o objectivo de meia dúzia de amotinados que se dizem militantes do PSD!

    O órgão interno do Partido, responsável pela militância na organização, serve para quê?

    Se um determinado militante está a prejudicar gravemente o Partido (e o País!) este órgão do partido terá que intervir de imediato. Há regras a observar em qualquer organização. Então não há regras no PSD?
    Se um indivíduo não respeita as regras básicas duma organização, de um colectivo, deve ser primeiro chamado à atenção. Caso não altere a sua conduta, deve ser “convidado” a sair da organização, a bem ou a mal.

    Gostar

  22. jojoratazana's avatar
    16 Outubro, 2009 14:04

    Agora que o PSD está em guerra, esperemos pela resposta do PPD, afim de salvar esta coligação irregular.
    Ou estaremos há beira do fim desta coligação.

    Gostar

  23. Anónimo's avatar
    16 Outubro, 2009 14:05

    ó Mãe, os outros meninos não querem brincar comigo!
    Depois do animal feroz e do dialogador compulsivo, eis que surge Sócrates, o pândego.

    “Eu respondo pela minha iniciativa, os outros partidos pela atitude que decidiram assumir”.

    Que confiança pode merecer um partido disponível para se coligar com todos os outros?
    http://www.31daarmada.blogs.sapo.pt/3333101.html

    Gostar

  24. lili's avatar
    16 Outubro, 2009 14:11

    Descontos para a Segurança Social vão aumentar

    Automóveis, seguros e planos poupança serão convertidos em «rendimento»

    Os trabalhadores independentes e por conta própria, bem como as
    empresas vão pagar mais descontos para a Segurança Social em 2010.

    De acordo com a nova lei que aprova o Código dos Regimes Contributivos
    da Segurança Social, publicada esta quarta-feira em Diário da
    República, novos indicadores serão considerados como «rendimento» e
    sujeitos às contribuições sociais.

    Tais como automóveis das empresas, seguros de vida, planos
    poupança-reforma ou indemnizações de rescisão por mútuo acordo, como
    se lê no artigo 46º do mesmo diploma.

    Com as novas regras, as empresas vão pagar 23,75 por cento sobre o
    rendimento global do funcionário, ao passo do trabalhador que pagará
    11 por cento.”

    http://www.diario.iol.pt/economia/seguranca-social-descontos-diario-da-republica-contribuicoes/1089475-4058.html

    Gostar

  25. lili's avatar
  26. Kuriosa's avatar
    16 Outubro, 2009 14:19

    23,

    “há beira”

    O analfabetismo militante em todo o seu esplendor.

    Gostar

  27. am's avatar
    16 Outubro, 2009 14:42

    #21

    É tão ofensivo e gratuito como se eu dissesse que o PS é Macau, Parque da Cidade do Porto e Freeport.

    Gostar

  28. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    16 Outubro, 2009 14:59

    ” enginheiro lá vai calmamente seguindo o caminho definido pelos assessores de comunicações sem que haja ninguém que repare que o eng. vai nu.”

    Pois…o País está na bancarrota por causa dos Social(istas) e Comunistas das diversas cores sem esquecer respectivos representantes nos Jornais e TV’s que têm vendido a “modernidade” como verdadeiros Madoff’s Sociais.

    Mas a maioria não percebeu ou não quer perceber. Os Portugueses têm o que merecem.

    Gostar

  29. JCP's avatar
    JCP permalink
    16 Outubro, 2009 15:12

    certamente porque tem muitos “Mirandinhas”…

    Gostar

  30. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    16 Outubro, 2009 15:36

    #12 AM disse
    16 Outubro, 2009 às 1:08 pm
    O PSD é um partido estatista? E que seja. Acha que anda a enganar os clientes?

    Acho.

    Gostar

  31. N S F's avatar
    N S F permalink
    16 Outubro, 2009 15:42

    .

    Se calhar, no PSD anda meio partido a querer comer a restante.
    Melhor fora preocuparem-se com o partido socialista, ou melhor dizendo, chuchalista, que tem – dizem eles – a nata das natas dos crâneos e o que aparece visível é o sarro da fossa da rataria.

    Nuno

    Gostar

  32. Tio Estanislau's avatar
    Tio Estanislau permalink
    16 Outubro, 2009 15:48

    Pois, o PSD

    O que é que eu tenho com isso e a grande maioria de esquerda dos portugueses ???

    Vão ao psiquiatra

    Gostar

  33. tina's avatar
    tina permalink
    16 Outubro, 2009 16:00

    “Com as novas regras, as empresas vão pagar 23,75 por cento sobre o
    rendimento global do funcionário, ao passo do trabalhador que pagará
    11 por cento.””

    Em Portugal as empresas já pagavam acima da média europeia, agora ainda terão de pagar mais.

    O governo está mesmo desesperado. Agora especializou-se em sacar impostos de maneiras menos óbvias. É incrível um governo que só pensa em roubar e ludribiar os seus cidadãos. Em vez de congelar os salários aos funcionários públicos, aumenta-lhes o salário significativamente e depois vai buscar dinheiro àqueles que impulsionam a economia para pagar esse aumento.

    Se continuar assim, Sócrates ganhará sempre as eleições porque o funcionalismo público representa uma grande percentagem de eleitores que não querem saber do défice, índices de desemprego, etc.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    O Puto Novo no Bairro permalink
    16 Outubro, 2009 16:10

    O PS é um partido ténia, o PSD um partido ténis : os dois em apneia democrática – um tem excesso de líder, o outro excesso de falta de líder.
    Estão um bem para o outro, dir-se-ia. Na realidade, o PM é ex-militante do PSD. Pode ser, que segundo as leis das osmoses políticas, um ex-militante do PS venha a pontificar no PSD.

    meanwhile, desfruto a confusão.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    16 Outubro, 2009 16:31

    A AZIA continua !!!!!!!!
    Não perca num cinema perto de si !

    “Quer-se dizer” :
    O Enginheiro lá vos vai fornicando o juízo e pelos vistos o remanescente !

    Gostar

  36. anonimo's avatar
    16 Outubro, 2009 17:44

    Aguiar Branco candidato a líder parlamentar sem aval da líder
    http://www.tvi24.iol.pt/politica/psd-parlamento-aguiar-branco-deputado-ferreira-leite-tvi24/1096247-4072.html

    Está TUDO doido?

    Este tipo no combate político é uma AUTÊNTICA nódoa!!!
    Aliás, como se comprovou durante todo este período de tempo.

    Gostar

  37. MJRB's avatar
    16 Outubro, 2009 17:55

    O que PPCoelho queria: ser eleito presidente do PSD o mais rapidamente possível(sem ter lutado contra este JSócrates 2005/2009), porque antevê que um hipotético governo Sócrates-a-solo não dura muito tempo.

    Ou seja, PPC queria ficar na excitada antecâmara de ‘avançar’ QUANTO ANTES para eleições legislativas com a ‘garantia’ dum momento excepcional (e na sua perspectiva eventualmente vencedor) para tentar copiar qualquer coisa governativa…nem que fosse a recorrência a uma filosofia e prática socratina… — A ânsia pelo poder é lixado…

    Gostar

  38. anónimo's avatar
    16 Outubro, 2009 18:08

    Eleições são dia 22
    Aguiar Branco será o líder parlamentar do PSD
    16.10.2009 – 12h38 Leonete Botelho
    O vice-presidente do PSD José Pedro Aguiar Branco formalizou hoje a sua candidatura a líder parlamentar do PSD, conforme o próprio confirmou ao PÚBLICO.

    Aguiar Branco conta com o apoio da direcção do partido, mas afirma que a sua decisão “é pessoal”, ou seja, não foi uma escolha do partido. Aliás, o antigo ministro da Justiça aproveitou o primeiro dia de trabalhos parlamentares para auscultar os companheiros de bancada sobre essa possibilidade e só avançou depois de sentir que o seu nome era bem acolhido.

    Esta forma de agir contrasta com a escolha de Francisco Assis para a liderança parlamentar do PS, um nome que foi anunciado ontem pelo secretário-geral socialista na primeira reunião da bancada.

    Aguiar Branco enviou antes do almoço um email aos 81 deputados do grupo onde apresenta como candidatos a vice-presidentes Teresa Morais – que regressa ao Parlamento, onde esteve na IX legislatura levada por Durão Barroso – , Agostinho Branquinho, José Eduardo Martins, Rosário Águas, Miguel Frasquilho (todos ex-vice-presidentes da bancada) e Carlos Costa Neves, ex-ministro da Agricultura do Governo de Santana Lopes.

    É uma lista que, diz o candidato a líder, “alia experiência com a juventude e onde a coesão, a dedicação e o empenho são valores fundamentais”. E uma lista de combate, porque “terá boas condições para fazer uma oposição credível, assertiva e responsável à maioria socialista”, lê-se na mensagem.

    Logo após as eleições, que se realizam na próxima quinta-feira, Aguiar Branco pretende agendar “a muito breve trecho” as primeiras jornadas parlamentares do PSD na legislatura. O objectivo é “começar com uma dinâmica de grupo parlamentar que dê “corpo coeso e consistente” a uma intervenção “de oposição” no Parlamento, tendo em vista as primeiras prioridades: o debate do programa de Governo e o Orçamento de Estado, afirmou ao PÚBLICO.
    http://www.ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1405460&idCanal=12

    Gostar

  39. anonimo's avatar
    16 Outubro, 2009 18:29

    No meu comentário anterior (38) se “calhar” fui injusto.

    Vou dar-lhe (Aguiar Branco) o benefício da dúvida …!

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Outubro, 2009 18:48

    Não foi MFL que perdeu as eleições foi o PSD. Enquanto o PSD não se aperceber desta evidência vai continuar rindo e cantando para o abismo. Afinal não é o só o PS que leva Portugal para o abismo, uma parte de Portugal, o PSD, caminha alegremente sem a batuta do PS. Parecem o mito dos lemmings estes laranjinhas…

    Gostar

  41. MJRB's avatar
    16 Outubro, 2009 18:50

    40,

    O comentário 38 é de minha autoria, sff.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Outubro, 2009 20:35

    “O comentário 38 é de minha autoria, sff.”

    távas com medo que alguém roubasse? apesar dos teus receios sobrevalorizarem as tuas opiniões, o mercado não reage e não há apetite pelo título.

    Gostar

  43. anonimo's avatar
    16 Outubro, 2009 22:36

    42,

    Tem razão. Referia-me a # 37.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Aninimo permalink
    16 Outubro, 2009 22:40

    .
    #34, assim um “julgar em causa própria” quando falamos de Eleições, Votos e FP, cidadanias de 1ª e de 2ª, será ?
    .

    Gostar

  45. anonimo's avatar
    17 Outubro, 2009 00:44

    Uma excelente intervenção do Aguiar Branco na AR.
    Desconhecia, totalmente.

    http://www.parlamentoglobal.pt/parlamentoglobal/multimedia/video/2009/1/8/avaliacaodeprofessoresemdebate.htm

    Muito bem.

    Gostar

Trackbacks

  1. O problema do PSD não é o líder « O Insurgente

Indigne-se aqui.