Segredo de Justiça preserva assimetria de poder e informação
É notável a preocupação com o Estado de Direito, sobretudo quando os segredos começam a chegar aos jornais. Mas os segredos raramente chegam aos jornais antes de chegarem à classe dirigente. É aliás divertido ver programas de televisão em que gente muito séria e pomposa defende o Estado de Direito e o Segredo de Justiça ao mesmo tempo que demonstra saber pormenores sobre as escutas que os jornais não publicaram. Estão certamente a dizer-nos que o Segredo de Justiça não deve sair do círculo de pessoas bem relacionadas a que pertencem.
Soube-se hoje que o Segredo de Justiça no caso Face Oculta foi violado no fim de Junho, 4 meses antes de a violação ter chegado aos jornais. Essa violação do Segredo de Justiça favoreceu os suspeitos e a classe política associada. Só mesmo seguindo o conselho de Passos Coelho de não falar no assunto é que se pode preservar a credibilidade das instituições.
Note-se que algo semelhante já tinha acontecido no caso Casa Pia. Alguns dos suspeitos souberam que estavam a ser investigados através de circuitos de informação ligados às tais “instituições” dias antes de o assunto ter sido tornado público pelos jornais.

Caríssimo,
Parabéns pelo seu artigo.
Impressiona também a desfaçatez que alguns personagens da praça manifestam nas suas intervenções sobre o caso. Por ex. o Dr. António Costa ontem da Quadratura do Círculo.
A “virgindade” da sua posição na defesa intransigente do despacho de arquivamento das escutas, por parte do Procurador é tocante….”…como vai o estado de direito se se coloca em causa a sua decisão..” (ou qq coisa deste género)
Ninguém lhe recorda as escutas em que ele próprio foi “apanhado” a tentar pressionar por todos os meios as decisões do anterior Procurador e o seu próprio afastamento, por altura do envolvimento das figuras do PS no caso Casa Pia?
NOTA: os parabéns são extensíveis a muitos outros artigos.
Cumprimentos,
GostarGostar
Por onde trota a alcateia jornalística que usava parangonas para ligar Cavaco a D.Loureiro?
Será que por distração não repararam que foi a máquina falante Guterres que trouxe este lixo todo para a primeira linha?
Uma coisa é certa,todos fingiram durante 35 anos que no pasa nada!
A justiça e o jornalismo não foram atrás dos crimes nem dos criminosos,por isso a teia foi sendo tecida.
Nunca esquecer que não foi Maomet que foi à montanha…urge limpeza!
GostarGostar
Já agora…não sabem por onde anda um tipo chamado Salman Rushdie?
Se o apanho!!!! Grrrr!
GostarGostar
Arrasador!
Revelador!
Para bom entendedor!
GostarGostar
Sim,mas os “amigos” Joaquim,Balsemão,Cébrian e tantos outros,asseguram que as águas se mantêm calmas.
Já que vem a foice de talhe,alguém se consegue lembrar dos motivos objectivos para a dissolução do parl(a)lamento da maioria PSD/CDS?
Ah,já lembro,foi porque Santana não falou aos jornalistas no dia X,não veio à janela no dia y,e outros motivos gravíssimos.
GostarGostar
Esse de Passos Coelho e da sua populaça comportam-se como uma secção do PS…
GostarGostar
P. Coelho,esse infiel,é a gazua de outra famiglia.
Business,just business.
GostarGostar
A Máfia quer manter a informação entre os seus…
GostarGostar
Note-se que algo semelhante já tinha acontecido no caso Casa Pia. Alguns dos suspeitos souberam que estavam a ser investigados através de circuitos de informação ligados às tais “instituições” dias antes de o assunto ter sido tornado público pelos jornais. – JM
E também, ao que julgo, nos casos do Apito Dourado e de Felgueiras.
Ou seja, parece que é habitual.
GostarGostar
Esse desgraçado do Passos Coelho não acerta uma.
Pobre PSD, pobre país!
GostarGostar
Se esse Passos Coelho chegasse a líder do PSD seria o fim para este partido!
GostarGostar
«Face Oculta»: DIAP acusa arguido por violação do segredo de justiça
Por prestar informações a uma estação de televisão no dia da busca
A Procuradoria-Geral da República, através de comunicado, informou que o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra deduziu acusação contra um dos arguidos do processo denominado «Face Oculta», imputando-lhe a autoria de um crime de violação do segredo de justiça.
Este é acto é «consubstanciado na disponibilização a uma cadeia de televisão do despacho do Ministério Público que lhe havia sido entregue, por exigência da lei, aquando da sua sujeição a uma busca, no dia 28 de Outubro».
O processo será oportunamente remetido à Comarca do Baixo Vouga, competente para eventual instrução e para o julgamento.
Não foi divulgado o nome da pessoa envolvida. Contactado pela TVI, o advogado de Manuel Godinho, Melchior Gomes, entretanto constutído arguido, não quis prestar qualquer informação.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/face-oculta-segredo-de-justica-diap-tvi24/1106144-4071.html
GostarGostar
O Passos Coelho é um primo do Piscoiso!
GostarGostar
Não eram os mesmos que “se estavam cagando para o segredo de justiça”?
GostarGostar
Face Oculta
Suspeitos foram avisados das escutas
Os arguidos no ‘processo Face Oculta’ deixaram de usar os seus telemóveis habituais a partir de 25 de Junho, no auge da polémica causada pelo negócio PT/ TVI, existindo a suspeita de uma fuga de informação nessa altura, quando começaram a chegar a Lisboa as primeiras certidões enviadas pelo DIAP de Aveiro
A Polícia Judiciária conseguiu, porém, descobrir os novos contactos dos arguidos e restabelecer as escutas, que se prolongariam durante pelo menos mais dois meses.
O empresário Manuel Godinho, figura-chave no caso, alguns dos seus mais próximos colaboradores e Armando Vara estão entre esses arguidos. A mudança de telefones pode confirmar-se pelas conversas que envolvem o primeiro-ministro, que constam das certidões enviadas ao procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro.
Segundo o SOL apurou, nos últimos dias de Junho – quando, perante a polémica levantada pela possível compra da TVI pela PT, José Sócrates anunciou que decidira vetar o negócio –, os contactos passaram a realizar-se através de telemóveis ‘descartáveis’ (ou seja, sem assinatura e que só se podem localizar se os carregamentos forem efectuados com cartões de crédito).
Alguns arguidos passaram a usar não só novos cartões como também novos aparelhos. Mas Manuel Godinho e outros, com menos ‘ciência’ policial, apenas mudaram os respectivos cartões. Só que a PJ montara escutas também ao número de série identificador do aparelho – e assim, à medida que o empresário foi fazendo telefonemas, a Polícia foi identificando os novos números dos outros arguidos e de José Sócrates, conseguindo reconstituir toda a rede de contactos.
http://www.sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=155377&dossier=Caso%20Face%20Oculta
GostarGostar
ACTA EST FABULA:
Na Quadratura, António Costa explicou: “Alguém espreitou pelo buraco da fechadura , viu o PM e quer saber o que ele lá estava a fazer “.
A imagem é óptima, mas AC esquece – ou talvez não – um detalhe: quando espreitamos pelo buraco da fechadura obtemos um campo de visão muito reduzido. Quem espreitou e viu o PM sabe exactamente o que o PM lá estava a fazer.
http://www.marsalgado.blogspot.com/2009/11/acta-est-fabula-na-quadratura-antono.html
GostarGostar
acho justo
GostarGostar
Todos os violadores deveriam ser condenados.
Mesmo os de Justiça.
GostarGostar
Off-Topic
Acabei de ouvir Jorge Lacão a lamuriar-se e a vitimizar-se na Sic Notícias porque os partidos da oposição não concordam com o PS acerca do novo código contributivo.
Já não há paciência para estas lamurias e vitimizações.
Tenham santa paciência. Parecem umas crianças mimadas.
GostarGostar
http://infamias-karocha.blogspot.com/
GostarGostar
Aqui pode espreitar.
GostarGostar
# 13
” Piscoiso é primo do Passos Coelho!”
Morra Dantas! Pim!
Na mouche. Dois catitas. Dois conselherais. Dois caturras. Dois marretas. Dois duplos cheios de triplas.
GostarGostar
#19
Jorge Lacão é um anão. Fez uma operação. Comoção. Ao sinal preto que ainda palpita na sua face. Ou Facção.
GostarGostar
# 16
Alguém sabe das escutas. Alguém extra-judicial. Já deve haver mais cópias das escutas em circulação. Nada nem ninguém as destruirá e um dia sairão do Olimpo e chegarão ao comum dos mortais.
Esse dia temido pelos ” súcias ” não está longe. O Dia do Juízo das Escutas.
Pelo que tem transpirado, para quem tem paciência para reconstituir o puzzle, o PM está envolvido até à medula.
Por isso se fala na sua sucessão. Não fora, mas dentro do próprio PS.
Ha!
GostarGostar
O Estado de Direito não vai nem com Endireita.
GostarGostar
À “Glosa do Disparate”, em CAA:
E eu também digo, “quem aceita um cargo político” sujeita-se ao “escrutínio” de cada acto relevantemente político, ainda abafado ao telefone e ainda que meramente suspeito de atentatório à transparência exigida nos negócios do Governo, em democracia.
E admira a rede assim estendida pelo CAA ao caro PM ou outro ministro, em delegação do cargo que lhe conferiu a vontade do povo.
GostarGostar
Não foi o camarada António Costa que elogiou no mesmo programa televisivo o moço de recados do Joaquim que avisado pelo Vara a pedido do José, publicou um email privado de um jornalista de outro jornal…
O moço de recados é o Marcelino!
E se o camarada Costa tivesse vestigios de uma coluna vertebral seria tetraplégico!!
Vergonhoso!!!
GostarGostar
A semana passada também se soube que o juiz de Aveiro recusou destruir as escutas e esta semana já se sabe que ele não se recusou nada.
GostarGostar
Já agora, quem não confia no PGR ou no PSTJ que ponha o dedo no ar.
GostarGostar
“Mas os segredos raramente chegam aos jornais antes de chegarem à classe dirigente”
Oh Miranda vá dar banho ao cão!!!! Devia ter vergonha de escrever semelhante coisa!
GostarGostar
Estou-me cagando para o segredo de justiça!
GostarGostar
“…É notável a preocupação com o Estado de Direito, sobretudo quando os segredos começam a chegar aos jornais. Mas os segredos raramente chegam aos jornais antes de chegarem à classe dirigente. É aliás divertido ver programas de televisão em que gente muito séria e pomposa defende o Estado de Direito e o Segredo de Justiça ao mesmo tempo que demonstra saber pormenores sobre as escutas que os jornais não publicaram. Estão certamente a dizer-nos que o Segredo de Justiça não deve sair do círculo de pessoas bem relacionadas a que pertencem….”
Desconfio que seu problema, JM, é tão-só o facto dos segredos não chegarem primeiro aos jornais.
O relevente e, quiçá, divertido seria, o JM, preocupar-se com a fuga de informações em segredo de justiça. Desconfio
GostarGostar
Em fevereiro/março marca-se novas eleições.
Esta nos livros
GostarGostar
Paulo Pinto Albuquerque, o fogoso penalista, vai concorrer a vice da concelhia de Lisboa do PSD.
Está BEM VISTO
GostarGostar
Notável post, João Miranda.
«Estão certamente a dizer-nos que o Segredo de Justiça não deve sair do círculo de pessoas bem relacionadas a que pertencem».
É exactamente assim!
GostarGostar
“Mas os segredos raramente chegam aos jornais antes de chegarem à classe dirigente”
Retirado do baú:
http://www.salteadoresdaarca.com/2009/09/a-cabala-antonio-costa-paulo-pedrosoferro-rodrigues-e-as-escutas
Cada um tira as suas conclusões…
GostarGostar
Tomando boa nota do que Murphy nos recorda, passemos agora para a actualidade e para a versão privada de alguns da defesa pública do “segredo de justiça”. Está aqui.
Para um outro contributo, recente, um post da Helena Matos de hoje, é também altamente elucidativo sobre o “segredo de justiça”, noutro exercício de “Vícios privados, públicas virtudes”.
GostarGostar
A alma só é bela pela inteligência, e as outras coisas, tanto nas ações como nas intenções, só são belas pela alma que lhes dá a forma da beleza. Plotino
nao acho isso justo não.
GostarGostar