Saltar para o conteúdo

Contra o mercado, luta-se no mercado!

18 Dezembro, 2009

Nada tenho contra os grandes espectáculos públicos que arrastam multidões. Serei porém radicalmente contra se os mesmos forem financiados com um cêntimo que seja de dinheiros públicos, pois não considero que seja função do Estado “dar circo ao povo”. Fui portanto sempre muito crítico do Red Bull Air Race, dado o seu financiamento provir, em grande medida, das Câmaras do Porto e de Gaia.

Sou ainda bastante céptico quanto ao retorno económico destes mega-eventos, consistam eles em acrobacias de aviões, olimpíadas, europeus ou mundiais de futebol. Constituem, isso sim, um fantástico negócio para os “donos” dos espectáculos (COI, FIFA ou UEFA), que têm garantida uma receita gigantesca com os direitos televisivos com investimentos nulos ou quase. Estes, serão sempre por conta do país ou cidade organizadora, que ficam eufóricos até à histeria cada vez que ganham o “privilégio” e a “honra” de para tal serem escolhidos. Que lhes custam sempre os olhos da cara, pois têm de disponibilizar equipamentos e estruturas que cumpram os crescentes requisitos e cadernos de encargos dos show-owners. Em troca, agitam a “cenoura” da glória, prestígio internacional, o afluxo garantido de milhares de turistas de todo o mundo e arredores, coisas efémeras para as quais haverá sempre políticos com ânsias de se pavonearem dispostos a comprar a qualquer preço.

Na realidade, são muito raros os eventos deste género que se revelam lucrativos para o país/cidade organizadora. Que me recorde e dos mais recentes, as olimpíadas de Atlanta terão sido a única(?) honrosa excepção. A Grécia está neste momento a sentir as “ondas de choque” dos Jogos de 2004 e nós estamos e estaremos por muito tempo a pagar as facturas da Expo98 e do Euro2004.

Actualmente, vai correndo muita tinta com o folhetim da transferência da Red Bull Air Race para Lisboa, no habitual entretenimento que sempre garante a política-espectáculo. A minha convicção é que o evento do próximo ano será tão ou mais deficitário do que qualquer um dos que já se realizaram no Porto. Porque a organização em Lisboa ficará inevitavelmente mais cara (a capital tem de se dar ao respeito…) e é pouco crível que atraia tantos espanhóis de Badajoz como o Porto atraía da Galiza. Esta componente de exportação é a única quantificável a relevar a crédito, que duvido compense a factura a pagar à Red Bull. Todas as outras centenas de milhares de pessoas que se acumulam nas margens do Douro ou do Tejo, são “indígenas” locais ou das redondezas. A receita que propiciem aos “tascos” ou hotéis da zona, é despesa que deixam de fazer na sua área de residência, da mesma natureza ou de outra eventualmente mais importante. Donde, em termos de economia nacional, estamos perante um efeito neutro (ou negativo, se a alternativa fosse a poupança).

Em termos de interesse local, a questão já não é indiferente e, nesta óptica, seria sempre preferível que o evento se realizasse numa região mais pobre. Assim, antes no Porto que em Lisboa, antes em Braga ou Coimbra que no Porto, antes em Viana, Figueira da Foz ou Óbidos que naquelas. Nesta óptica, é inconcebível que o Turismo de Portugal ou qualquer outro órgão governamental tenha tido um papel activo na deslocalização do evento para Lisboa. A ser verdade, estamos perante o centralismo mais retinto e execrável.

Se o “desvio” se deveu a potenciais patrocinadores privados (fala-se da TMN, EDP e Galp), será o mercado a funcionar, admitindo neutralidade de golden shares governamentais. Mas a ser assim, não compreendo os “paninhos quentes” de Rui Rio, já a vergar-se à fatalidade e a contentar-se com a eventual “migalha” da alternância Lisboa/Porto. Ele “é pago” para defender os interesses do Porto (num cenário inverso, ele nunca teria igual deferência do seu homólogo de Lisboa) e se há uma razão de mercado, lute-se no mercado e não a tentar estabelecer o menor dos males “por decreto”. A confirmar-se o apoio daquelas empresas, ele só tem de apelar, alto e bom som, aos respectivos clientes do Porto e do Norte que se mudem para a concorrência. Se estes não o fizerem, é porque não atribuem grande valia às acrobacias à beira Douro e trocam-nas pela eliminação dos défices da Porto Lazer. Se aderirem em massa ao apelo, as empresas passarão a ser mais cuidadosas na “gestão regional” dos patrocínios.

49 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
  2. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    18 Dezembro, 2009 23:35

    a acção da cml xuxa lembra-me o poema
    «o peido que a nêga deu quase não passa no cu»

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    18 Dezembro, 2009 23:52

    oh balde conta lá as malfeitorias que a cml fez

    Gostar

  4. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    18 Dezembro, 2009 23:52

    Câmara de Liboa não reduz IMI nem IRS…

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Dezembro, 2009 00:05

    Esta história do Red Bull é tão fascinante quanto cómica. É a mesma opinião “publicada” que criticou o Red Bull no Porto que agora anda toda indignada com a mudança para Lisboa. Fascinante. É neste tipo de coisas que se percebe porque é que o Porto é cada vez mais pobre. Trabalhar dá trabalhar, é mais cómodo e mediático culpar outros.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Dezembro, 2009 00:05

    Esta história do Red Bull é tão fascinante quanto cómica. É a mesma opinião “publicada” que criticou Rio e o Red Bull no Porto que agora anda toda indignada com a mudança para Lisboa. Fascinante. É neste tipo de coisas que se percebe porque é que o Porto é cada vez mais pobre. Trabalhar dá trabalho, é mais cómodo e mediático não fazer nenhum e culpar outros.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    19 Dezembro, 2009 00:08

    um dia destes ainda reclamam que cml lhes roubou o s. joão ou aquela porra que metia foguetório

    Gostar

  8. Almeindo Margoto's avatar
    Almeindo Margoto permalink
    19 Dezembro, 2009 00:40

    Já algúem quantificou a quantidade de CO2 que vai emitida com o evento?
    Aviões no ar, transporte dos mesmos e respectivas equipas e ainda o pessoal que os vai ver.
    Pergunto: Para quê Quioto ou Copenhaga se ainda pensamos nisto.
    Almerindo Margoto

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Dezembro, 2009 01:41

    Já estou a ver as corridas da Boavista a irem para Lisboa, e os anti-corridas a acusarem o Rio.

    Por falar nisso, o Menezes vai dizer para não se meter combustível na Galp, não utilizarem nem a EDP nem a TMN.

    É a vida e o mercado.

    Gostar

  10. MJRB's avatar
    19 Dezembro, 2009 01:49

    Mr.LR tem razão, os portuenses têm razão, os gaienses têm razão, a Área Metropolitana do Porto e o Norte têm razão.

    (Ontem, e a propósito, apreciei a simbólica “ausência”/presença de ALobo Xavier na Quadratura).

    Gostar

  11. per caso's avatar
    per caso permalink
    19 Dezembro, 2009 01:51

    Este Homem Faz-me Sorrir”

    Mais, pourquoi? Vá lá, Gabriel.

    “E ao que vêem, os jornalistas não quererão nada do Presidente do Supremo, como de mais representantes da Justiça?

    Obviamente querem, não só eles, mas toda a gente que lê e ouve, constrangida a suspeitar de tanta coisa que corre, de que sempre fica algo e então se sabe, como ainda há pouco em entrevista à SIC Notícias Freitas do Amaral deixou bem claro.”

    Gostar

  12. MJRB's avatar
    19 Dezembro, 2009 02:14

    Inacreditável !

    Lê-se neste momento no Sapo.pt:
    “O deputado do PSD Carlos Peixoto disse, esta sexta-feira, em declarações à Rádio Altitude, que quem admite um casamento homossexual pode também vir a aceitar o casamento entre irmãos, primos directos ou pais e filhos”.

    Porra! Quem é que elegeu (e em que círculo eleitoral), esta criatura ? Quantas destas criaturas pululam em S.Bento ?
    Em 2009, elege-se “isto” ? Elegeram a “cabeça”, o corpo, ou mais um desconhecido ?

    Não há, neste Parlamento, uma Natália Correia ! — Para responder a este “morgado”…

    Gostar

  13. Levas...'s avatar
    Levas... permalink
    19 Dezembro, 2009 04:39

    .

    LR,
    Eu nada tenho contra gente estupida… desde que não me chateiem.

    Levas

    Gostar

  14. clara martins's avatar
    19 Dezembro, 2009 07:13

    ‘É estranho que, num país tão obcecado com a divergência em relação à UE, ninguém note a divergência interna que em boa parte explica essa divergência externa. Ou talvez eu devesse antes estranhar que as elites dirigentes do Norte não reconheçam nem enfrentem essa situação.

    Ao que parece, a única coisa que as incomoda e mobiliza é a Red Bull transferir um evento do Porto para Lisboa, ainda por cima em circunstâncias que confirmam a sua estranha apatia.

    É a altura de o povo do Norte começar a perguntar-se se uma parte das desgraças que o afligem não se deverá em grande medida à parlapatice dos seus dirigentes, sempre mais prontos a debater o 4-3-3 na televisão do que o relançamento da região cujos destinos tão negativamente influenciam.’

    Gostar

  15. fado alexandrino's avatar
    19 Dezembro, 2009 08:49

    5.Anónimo disse
    19 Dezembro, 2009 às 12:05 am

    Tocou na ferida.
    É por isso que o CAA que estava desalmadinho por começar a gritar contra Lisboa e a favor da regionalização está calado como um rato.
    Quem tanto criticou, critica e criticará Rui Rio agora engole em seco.
    É a vida.

    Gostar

  16. grouchomarx's avatar
    grouchomarx permalink
    19 Dezembro, 2009 09:21

    se o patrocinio da prova em LX for da TMN, Gal, EDP, alguem em seu perfeito juízo acha que a este proposito são empresas privadas?

    Pleazze… tão privadas como o Instituto de Turismo…

    Meu caro LR, do que conheço dos seus escritos não o julgava tão “tó-tó”… (Desculpe a expressão mas é mesmo o que me ocorre dizer).

    grouchomarx

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    19 Dezembro, 2009 10:17

    estas polémicas assentes em permissas falsas têm bué de aceitação nos portóinos. deviam dar graças mouras por esse invento ter zarpado para a lísbia, e já agora aproveitem e despachem a corrida de calhambeques para faro.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Dezembro, 2009 11:24

    Uma imensa parolice, geral.

    Há muitos anos ia-se para o aeroporto ver os aviões ao fim de semana. Decénios depois continua-se a ver aviões e luta-se pelo melhor lugar. Entretanto eles vão voando, inalcançáveis.

    Um país de parolos do Minho ao Algarve.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Dezembro, 2009 11:24

    Teste

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    PSP permalink
    19 Dezembro, 2009 12:01

    Que quer Vossa Majestade? – Lisboa faz o que pode: quem tem um temperamento saloio não pode tirar dele requintes de artista. Lisboa é uma cidade saloia: é uma cidade de fora de portas: é uma cidade de aldeia. A sua imaginação, violentada para conceber uma festa, não pode produzir mais que o arraial (As Farpas, 1872).

    Por isso, acrescento eu, a Red Bull… dá-lhe asas! Bom proveito!

    Gostar

  21. s's avatar
    19 Dezembro, 2009 12:21

    Sabem qual vai ser o resultado disto tudo: A Red Bull Air Race não vai retornar a Portugal em 2011. Outras cidades querem o evento e como lá entendem-se e não criam conflitos internos os sponsors (Red Bull e Breitling) vão considerar o que outros já consideram: país de malucos

    Gostar

  22. LR's avatar
    19 Dezembro, 2009 12:27

    S,

    Deus o oiça! O país só ficará a ganhar com menos circo.

    Gostar

  23. Lisboeta's avatar
    Lisboeta permalink
    19 Dezembro, 2009 12:49

    “Ele “é pago” para defender os interesses do Porto (num cenário inverso, ele nunca teria igual deferência do seu homólogo de Lisboa)”

    Pois, o de Lisboa também é pago para isso. E para além disso, o António Costa até teve deferências a mais, porque quando foi contactado pela Red Bull, teve a deferfência, que eu acho excessiva, e que eu no lugar dele não tinha, de contactar o Rui Rio a dar-lhe conta do que se passava, e mais, a dar-lhe todas as oportunidades para ele, resolver o problema.

    Quem ouviu o Rio e o Menezes, aos gritos indignados, a vomitarem ódio contra Lisboa, o comportamento costumeiro da bimbalhada, terá ficado a pensar que Lisboa estaria a fazer alguma manobra para roubar aquela merda à Tripalheira, e que o par de jarras soube disso por portas travessas.

    Nenhum deles teve a hombridade de dizer assim : “o Presidente da Câmara de Lisboa, contactou-nos a dizer que a Red Bull já não estava mais interessada em promover o evento no porto, mas sim em Lisboa, e que foi contactado nesse sentido por essa empresa, dando-nos deste modo, todas as oportunidades para que possamos alterar esta situação”.

    Nenhum deles teve o carácter nem a dignidade de referirem este ponto fundamental, preferindo alinhar por insinuações e fomentarem ódios regionalistas, bem à maneira do Porco Capo.

    Eu enquanto Lisboeta estou-me perfeitamente a borrifar para o que os bimbos pensem ou deixem de pensar sobre a minha terra e as minhas gentes. Aquilo é gente que me interessa muito pouco e com os problemas e os complexos deles posso eu bem.

    O que eu condeno é esta atitude de deferência do Presidente António Costa para com aquela gente, sabendo aquilo que eles são. O Presidente António Costa foi lá posto pelos Lisboetas para defenderem os interesses dos Lisboetas e tem todo o direito de entrar em competição directa seja com quem fôr, seja relativamente ao Red Bull, seja à instalação de infra-estruturas ou investimento estranjeiro..

    Já agora, tanto quanto eu li, a TMN patrocinou aquela merda no porto com 1 milhão de euros/ano. Nessa base, com que direiro vem o Menezes e o Rio aludirem a um poissivel patrocinio dessa empresa e de outras na realização do evento em Lisboa. Ou seja, o patrocinio da TMN no porto é bom mas em Lisboa já é mau ?

    Senhor LR, quanto ao boicote de que fala a empresas que não dobrem a espinha à bimbalhada, quero esclarecê-lo do seguinte : eu Lisboeta de nascença, já faço há muito esse boicote às empresas do porto. Prefiro comprar espanhol.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Dezembro, 2009 13:19

    É claro que tinha de vir um parolo “Lisboeta” fazer questão de mostrar que é tão parolo como a “bimbalhada” como lhe chama.
    Enfim, compreendem-se melhor os resultados eleitorais dos últimos anos ao ler este tipo de comentários. Fica-se a saber a choldra que o país é e a quantidade de analfabrutos que temos. Do Minho ao Algarve.

    Eu estou como o LR. Que aquela merda voe para bem longe que desde pequenino não vou ver aviões ao aeroporto como passatempo.

    Gostar

  25. SG's avatar
    19 Dezembro, 2009 14:00

    Só quero saber claramente de onde veio o dinheiro que Lx pôde oferecer a mais. Se foi publico é execrável. Se foi privado, para fazer e apelar ao boicote do consumo desses produtos. Eu gosto do Red-Bull Air Race que preferia que o mantivessem aqui.

    Gostar

  26. SG's avatar
    19 Dezembro, 2009 14:05

    Outra coisa: esse Lisboeta que acabou de ladrar no nº23 é bem representativo dos motivos que levam este país a estar como está. Talvez lhe fizesse bem ir estudar (ou lembrar-se, se tiver idade para isso) de quando , em 1975, os agricultores de Rio Maior cortaram a N1 e ameaçaram que não ia mais comida para Lisboa, se continuassem com aquela deriva anarco-comunista que ia destruindo o país de vez.
    Tenha juizo! O Estado está praticamente na bancarrota e quando a sua importância na economia nacional for residual pode ser que ainda tenha que procurar emprego noutro lado. Penso que que nessa altura será bem menos arrogante.

    (Nota: desculpem-me os outros lisboetas, nada me move contra eles, casei com uma e gosto muito da vossa cidade.)

    Gostar

  27. Lisboeta's avatar
    Lisboeta permalink
    19 Dezembro, 2009 14:26

    SG

    se fosse a ti não comprava mais nada à EDP.

    E meu, não preciso do Estado para nada para sobreviver. Sou patrão de mim próprio.

    Gostar

  28. Piscoiso's avatar
    19 Dezembro, 2009 14:46

    O último Red-Bull no Porto foi muito complicado devido ao nevoeiro que nesses dias cobriu a cidade.
    Se o aeroporto ainda se mudou do parque da cidade para a Maia, a pista da prova não se podia mudar.
    Mudou-se agora.

    Gostar

  29. LR's avatar
    19 Dezembro, 2009 15:19

    Lisboeta,

    “Pois, o de Lisboa também é pago para isso. E para além disso, o António Costa até teve deferências a mais, porque quando foi contactado pela Red Bull, teve a deferfência, que eu acho excessiva, e que eu no lugar dele não tinha, de contactar o Rui Rio a dar-lhe conta do que se passava, e mais, a dar-lhe todas as oportunidades para ele, resolver o problema.”

    Estamos de acordo, o seu presidente agiu aparentemente como um tótó. Digo aparentemente, porque não sei se é verdade que ele fez o que disse e porque, na realidade, ele está a marimbar-se para Lisboa. Ambos os nossos presidentes pensam sobretudo no poder central e toda a sua actuação deve ser interpretada nessa óptica.

    “Eu enquanto Lisboeta estou-me perfeitamente a borrifar para o que os bimbos pensem ou deixem de pensar sobre a minha terra e as minhas gentes. Aquilo é gente que me interessa muito pouco e com os problemas e os complexos deles posso eu bem.”

    Tem 500% de reciprocidade da minha parte.

    “Senhor LR, quanto ao boicote de que fala a empresas que não dobrem a espinha à bimbalhada, quero esclarecê-lo do seguinte : eu Lisboeta de nascença, já faço há muito esse boicote às empresas do porto. Prefiro comprar espanhol.”

    Compreendo muito bem essa emotividade e eu tendo a actuar da mesma forma, só que deparo-me com uma dificuldade: não há muitos produtos “made in Lisboa”. Para além disso, não sou tão irracional: pondero sempre a relação benefício/custo. Acho bem no entanto que você não o faça: ficará cada vez mais pobre. Do bolso, porque do espírito já é miserável.

    Gostar

  30. Lisboeta's avatar
    Lisboeta permalink
    19 Dezembro, 2009 16:21

    LR

    é assim : se tiver onde cair morto, aproveite.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    AGG permalink
    19 Dezembro, 2009 16:43

    #29

    Caro LR, para si apenas um aplauso forte, esteve muito forte….

    Gostar

  32. soneca's avatar
    soneca permalink
    19 Dezembro, 2009 17:13

    Era muito importante alguém publicar os detalhes do financiamento. Será verdade que Lisboa vai pagar mais à Red Bull do que o Porto pagava?

    É preciso pôr fim a este centralismo miserável que não só chupa o dinheiro dos impostos do resto do país, como deixa cada vez maiores dívidas, que terão que ser pagas pelo país inteiro (e próximas gerações).

    Está na hora de fazer alguma coisa assim http://en.wikipedia.org/wiki/Plataforma_Nunca_Máis

    Gostar

  33. Lisboeta's avatar
    Lisboeta permalink
    19 Dezembro, 2009 17:56

    Soneca

    vai dormir.

    O que é que tu queres, meu bimbo, um decreto a proibir os autarcas e os responsáveis da Região de Lisboa de fazerem pela vida, e outro decreto a obrigar que vá tudo para a Tripalheira ?

    Deixa mas é a droga que te anda a fazer mal.

    Eu quero é que os autarcas da Região de Lisboa vão à luta por investimento estrangeiro, por dinheiros públicos, e que desviem essa merda toda do norte, ou o máximo que conseguirem.

    O pessoal cá de baixo não está para se pôr de cócoras perante ninguém muito menos perante bimbos.

    Gostar

  34. maria's avatar
    maria permalink
    19 Dezembro, 2009 19:38

    Lisboeta

    Só podia ser mesmo patrão de si próprio mesmo . Ninguem aturaria trabalhar consigo de tanta arrogância e parvoice que demonstra . Que tal um chazinho á hora do lanche?…Pode ser que refine…E já agora, espero que 2011 lhe traga menos negocios e mais humildade

    Gostar

  35. maria's avatar
    maria permalink
    19 Dezembro, 2009 19:39

    Isto se ninguém lhe limpar o sebo em 2010

    Gostar

  36. Soneca's avatar
    Soneca permalink
    19 Dezembro, 2009 22:21

    Lisboeta, sim o que eu quero é um decreto para proibir os autarcas e os responsáveis da Região de Lisboa de mamarem o dinheiro todo do país.

    Na verdade o que eu quero é que isto se torne a Republica Federal Portuguesa, com um estado federal que tenha um imposto na ordem dos 10% e que o resto dos impostos e das despesas sejam geridas pelos estados federais. Assim quem se quiserer armar em rico e pagar mais pelo leilão do circo depois tem que poupar no pão ou noutras coisas.

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    19 Dezembro, 2009 23:33

    “Lisboeta”, não és mais lisboeta que eu e, digo-te, isto é uma vergonha. O preto (isto, agora, os pretos estão na moda) resolveu roubar o espectáculo ao Porto e Gaia e ainda arranjou a ajudo do “amigo isaltino”…

    Vai mas é ao Porto ver como se vive melhor que nesta esterqueira suja, mal-cheirosa, a cair de podre e cheia de “ciclovias” encaracoladas, descontínuas e vazias.

    Gostar

  38. LR's avatar
    20 Dezembro, 2009 22:02

    NADA DESTE PAPO INTERESSA NESTE MOMENTO ..

    SÓ UMA COISA INTERESSA AGORA ..

    A B O M B A

    O X E Q U E – M A T E A S O C R A T E S

    QUEREMOS AS ESCUTASSSSSSS AGOOORRAAAA

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Dezembro, 2009 17:24

    #5
    Foi o PORTO, e GAIA que teve o trabalho de trazer o Red Bull para Portugal, Lisboa só o veio roubar, como faz como tudo no resto do país, que tenha sucesso. OH IGNORANTE, ve os roubos que lisboa têm feito.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Dezembro, 2009 17:27

    # 6
    se Lisboa pudesse vêm que o fazia, mas não pode.
    como não têm vinho do PORTO, descobriram agora, chamar ao vinhos do estremadura, vinho de lisboa. que inveja que eles têm.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    regionalista permalink
    21 Dezembro, 2009 17:29

    # 6
    se Lisboa pudesse vêm que o fazia, mas não pode.
    como não têm vinho do PORTO, descobriram agora, chamar ao vinhos do estremadura, vinho de lisboa. que inveja que eles têm.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    regionalista permalink
    21 Dezembro, 2009 17:37

    #9
    eu sou nortenho
    só bebo vinho do Douro, ou vinho Verde.
    só como azeite de tras-os-montes
    só bebo agua engarrafada, que seja do Norte.
    e faço questão de quando algum hipermercado não tenha produtos de origem Nortenha, peço sempre o folheto para fazer uma sugestão/reclamação.
    se todos os nortenhos fizerem como eu, as coisas mudam, ai se mudam.
    e se não tiver alternativas, compre produtos da Galiza, que nos dizem mais, do que lisboa.

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    regionalista permalink
    21 Dezembro, 2009 17:43

    #21
    país com uma capital centralista, corrupta, e gatuna

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    regionalista permalink
    21 Dezembro, 2009 17:50

    #21
    voçês não passam de uma corge de ladrões.
    70% de fundo do Turismo é para lisboa, a proposito de quê.
    30% para o resto do país.
    se não é roubar, é o quê.
    quanto ao voçes comprarem o produtos, isso já estamos habituados, voçês preferem mesmo, é roubar.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    regionalista permalink
    21 Dezembro, 2009 17:52

    isto é para o #23, e não para o 21, desculpe
    #23
    voçês não passam de uma corge de ladrões.
    70% de fundo do Turismo é para lisboa, a proposito de quê.
    30% para o resto do país.
    se não é roubar, é o quê.
    quanto ao voçes comprarem o produtos, isso já estamos habituados, voçês preferem mesmo, é roubar.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    regionalista permalink
    21 Dezembro, 2009 18:24

    #36
    concordo perfeitamente consigo.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    regionalista permalink
    21 Dezembro, 2009 18:26

    #33
    vê-se bem que és Chulo.

    Gostar

Trackbacks

  1. Falta consistência no combate ao centralismo « BLASFÉMIAS
  2. Pois é, o circo sai caro « BLASFÉMIAS

Deixe uma resposta para MJRB Cancelar resposta