Saltar para o conteúdo

Debate: Partidos Regionais

5 Junho, 2010

PARTIDO do NORTE: um pauzinho na engrenagem?”, na edição de ontém (4.06.10), do GRANDE PORTO, por este vosso PMF:

“(…) Nem se diga que estes partidos são um risco para a “coesão nacional”: esta nunca esteve tão ameaçada, entre nós, como agora, em que bandeiras espanholas esvoaçaram, recentemente, numa cidade lusa! E sem partidos regionais….”

30 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Dantas da Silva permalink
    5 Junho, 2010 19:41

    Sou pelos partidos regionais e independentistas.

    Os actuais partidos nacionais estão falidos ideologicamente e financeiramente.

    Os actuais partidos NACIONAIS (vejam lá!) que estão na A.R. são os responsáveis históricos pela destruição de Portugal e pela bancarrota a que chegámos.

    Que venham partidos diferentes, do Norte do Sul, das Ilhas, para descolonizarem Portugal da opressão dos actuais proxenetas partidários!!!!

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Antonio Lemos Soares permalink
    5 Junho, 2010 20:07

    A primeira questão que um Partido deste tipo tem de responder é: «O que é o Norte?»
    Por exemplo, o Porto é, em relação a Viana do Castelo, uma cidade do Sul. Será que um portuense poderia, por este motivo, integrar o Partido?

    A segunda questão é, obviamente, ideológica. Os comunistas do Norte e os Fascistas do Norte, farão parte do mesmo Partido?

    Com os melhores e amigos cumprimentos: António.

    Gostar

  3. Luís de Aguiar Fernandes's avatar
    5 Junho, 2010 20:29

    Um Partido do Norte pode fazer a diferença em eleições para o Parlamento e sobretudo para Juntas e Câmaras Municipais. Por isso só tenho de incentivar esta iniciativa. Força, companheiros!

    Gostar

  4. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Junho, 2010 20:36

    Um Partido é mau, deveria ser apenas um Movimento de duração temporária para conseguir transferir poder e responsabilidades. O “Norte” seria de quem quisesse fazer parte, e essa região deveria cobrar a maioria dos impostos que seriam gastos nessa região.

    A ideia que o Estado central cobra a maioria dos impostos, as Câmaras gastam em fontes, rotundas, festas e estátuas e depois, escolas e centros de saúde desaparecem porque o Sovietismo domina a economia não lembra ao diabo.

    A questão é sempre o dinheiro, quem o vai buscar, onde, quem o pode gastar. O resto é conversa.

    No caso do Partido qual a sua missão? Se quer uma missão ampla não terá futuro. Se for uma arma de precisão para atingir um fim preciso com que gente de variadas cores tiver de acordo pode vir a ter sucesso.

    Gostar

  5. CAA's avatar
    5 Junho, 2010 21:41

    A questão que o António Lemos soares coloca tem razão de ser – o Norte é uma invenção centralista, para eles, uma espécie de mapa cor-de-rosa a partir de Vila Franca.

    No entanto, o mapa das SCUT II já se impôs e é o único que reúne consenso. Assim, o Norte regional corresponderá à área hoje a cargo da CCDR-N.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    @75% permalink
    5 Junho, 2010 22:31

    Já, nem importa se se chamará do norte, do centro ou até “lá de xima”, partido, inteiro ou, simplesmente, movimento… O importante, seria que se constituíssem forças políticas idóneas, capazes de correr com estes vendilhões e, enquanto é tempo.
    E, porque não, começar por substituir esta partidocracia (ou, xulocracia, se preferirem) por um regime democrático… a sério?!… não andam p´ra aí a falar em alterar a Constituição?!…
    O actual sistema pifou! Já ninguém acredita que, das mesmas “vendedeiras”, surjam outras atitudes que não as mesmas que as actuais, porventura, “decoradas” com outras frutas…

    Gostar

  7. JS's avatar
    5 Junho, 2010 23:32

    O,um, Partido das Regiões teria como intenção expressa, primordial, quebrar o triste círculo vicioso em que se encontra o exercício da política em Portugal.

    Presentemente o Presidente da República … não tem poder.
    Os Partidos políticos, do arco governativo, estão em franco e declarado conluio para manter poder e benesses.

    Um Partido das Regiões terá claras vantagens. Se conseguir criar a imagem, nos eleitores, de que não é apenas mais do mesmo, terá de certo forte votação. Se tiver como intenção usar o seu, então aquirido, poder para corregir os presentes males, só desejo boa sorte.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Artur Fidalgo permalink
    5 Junho, 2010 23:34

    A Itália tem a Liga do Norte.

    Por que é que o Norte, com o Porto à cabeça, não tem o seu próprio Partido, para defender a sua terra, o seu povo e as suas contribuições?

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Secretário-Geral do PIL-Partido Independentista de Lisboa permalink
    6 Junho, 2010 01:02

    Liberdade para Lisboa, incluindo Sintra, Amadora e Odivelas.

    Estamos fartos de sustentar as províncias do Interior e do Norte.

    Gostar

  10. Abutre da Costa's avatar
    Abutre da Costa permalink
    6 Junho, 2010 12:05

    O que é preciso, o que é realmente sonhado e desejado, o que não está dito mas salta à vista, o que definitivamente move esta gente mais o tal partido com pronúncia do norte é uma espécie de clonagem da Lega Nord. Só falta um Berlusconi caseiro. Procurem em Avintes, no meio de uma broa!

    Gostar

  11. disse e foi-se.'s avatar
    disse e foi-se. permalink
    6 Junho, 2010 15:50

    A gente do Porto quer mesmo matar Portugal.

    Covem lembrar que esse norte politizado em torno do FCP e do senhor Pinto da Costa, não passa de ermesinde ou de Gondomar, na melhor das hipoteses corresponderá aos limites do distrito do Porto, nada d emisturas com os transmontanoos e minhotos.

    Esta gente não pode ter poder, senão destroem o pais.

    E estão-se atentar aproveitar da criação das nut’s II, contituidas apenas para fins estatisticos para criar uma identidade de nortenho, que a existir corrsponde apenas às pessoas que vivem na area metropilitana do Porto e que são portistas.

    Gostar

  12. Luis Borges's avatar
    Luis Borges permalink
    6 Junho, 2010 16:04

    As bandeiras esvoaçar fazem parte do plano socretino de entregar Portugal a Espanha, os Portugueses estão a cair no engodo, ou seja, eles fecham estrategicamente maternidades e serviços de saude nas zonas de fronteira e mandam o pessoal para espanha para que as populações se passame para o lado de lá.

    O fecho do centro de saude de valençºa foi disso exemplo, porque motivo não fecharam antes monção e deixando valença, se a ponyte aligar a tui fosse em Monçºão ai podem crer que els fechavam monção, mas como aponye e aligação a espanha fica em valença fecharam valença, isto é sintomático de que o fecho e determondo por estes factores.

    Depois criar partido do norte?

    Deve ser para brincar, como tambem é para brincar o que diz o senhor CAA de que esse partido corresponde à ccdr-n, a ccdr-n, tal como é dito atras é uma mera nut II, criada para fins estatisticos nada mais.

    Esta gente do Porto como não tem massa critica para se opr a lisboa sozinha quer agora colonizar os minotos e os transmontanos, digamos, assim , acabendo com estes 2 identidades históricas e que correspondem a identidade social e cultural das pessoas que ai vivem, e querem.ba substituir naquilo que eu designo por um genocidio cultural por um a identidade de nortenho que apenas existe na cabeça de fanáticos regionalisats do porto, e politizzada em torno do futebol clube do Porto.

    As intenções dest gente do porto como fica aqui patente, destes separatistas, são as piores possiveis, metades deles convertidos ao iberismo e comprados por espanha, para mim exemplo dessa aproximação é o senhor meneses, que alegadamente veio defender o ensino do csastelhano em portugal desde a primária e se assumiu como militante pró-peninsular.

    Esta gentenão interessa ao pais.

    Gostar

  13. Idy's avatar
    Idy permalink
    6 Junho, 2010 19:29

    Portugal nasceu no norte sim, mas cuidado com os traidores á nação.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Junho, 2010 19:35

    Portugalnão nasceu no “norte” do pinto da costa e demais comandita tradiodores á patria.

    Portugal nasceu no Minho.

    Esse nortezinho é uma invenção recente devido á politização do futebol, de gente que quer destruir o pais lançando-o numa guerra norte sul, acicatados por outros pagos a soldo por castela, vulgo designados de iberistas.

    Gostar

  15. Idy's avatar
    Idy permalink
    6 Junho, 2010 21:38

    Concordo consigo anónimo, mas a rivalidade entre clubes é algo que acontece e é normal em todo o lado, a Benfica vs Sporting é pior ou Braga vs Guimarães é algo normal. Sim a nação nasceu no minho e consolidou-se a sul, aliás os repovoamentos tiveram o sentido norte — sul.

    1143!

    Gostar

  16. catala's avatar
    catala permalink
    6 Junho, 2010 22:29

    mouros tenham medo.
    Tenham muito medo.
    Brrrrrrr.

    Gostar

  17. J.F.Transmontano/Beirão.'s avatar
    J.F.Transmontano/Beirão. permalink
    6 Junho, 2010 22:51

    Esta do Partido do Pinto da Costa, designado de “norte”, deve ser mesmo para rir?

    Mas estes fanáticos regionalistas do Porto vem para aqui falar de norte para aqui, e norte para ali, afinal o que é o norte?

    Defenição:

    Norte, conhecido também por setentrião, setentrional ou boreal, geográfica ou astronomicamente, é uma direcção/direção fundamentada no sentido de rotação do planeta e o ponto zero dos quatro pontos cardeais.

    Ou seja, o norte é isto, o ponto cardeal, mais nada.

    O problema é que estes regionalistas fanáticos do porto não lhes chega mandar no seu burgo, ou seja, Porto e área metropolitana, na melhor das hipóteses distrito do Porto, esta gente não quer poder, quer muito poder, adoptou a táctica castelhana de roubar designações históricas para colonizar novos povos.

    Os castelhanos roubaram o nome ibérico e espanhol para lançar o seu domínio sobre nós, eles roubam o ponto cardeal e geográfico que é o norte geográfico do pais, e vêm estão com este norte politizado à volta do Pinto da costa e do Porto clube, para tentar meter no barco deles os Trasmontanos e minhotos, para ver se com isto ganham a massa critica necessária para poderem lançar o pais no caos e numa guerra fratricida norte sul, que só existe na cabeça destes portistas regionalistas do porto.

    Essa guerra que o Porto e o Pinto da Costa comprou com lisboa, ou melhor com todo o pais, com as suas afirmações divisionistas dos mouros, e todas as baboseiras que disse, agora o Porto que a trave sozinha, se não que não se metessem em apertos.

    Para mim, norte centro ou sul, são apenas pontos cardeais como este ou oeste, e tentar criar uma identidade de nortenho, quando ela não existe, nem corresponde a identidade de quem vive pelos menos no Minho e em Trás-os-Montes é um crime de lesa pátria que esta gente está a tentar levar pela frente, e que no futuro vai com certeza ser chamada a contas pelo que anda a tentar fazer ao nosso Portugal, com o objectivo doentio e patológico de lançar o pais no caos, e não só.

    Cada vez mais me convenço, e depois do que vou lendo aqui no blasfémias e noutros blogs, que existem outros objectivos por detrás deste pérfido mapa das 5 regiões, que é o de depois de divididos sermos todos enfiados à pressão numa federação com sede em madrid, que é esse o plano do traidor iberista do sócrates, não tenham dúvidas meus amigos.

    O TGV, os mundias de futebol a que chamam “ibéricos” e não luso espanhóis entre outros atentados á nossa soberania, como fecho de serviços em zonas de fronteira têm como objectivo a nossa perda de independência a curto/médio prazo, em favor de uma federação com sede me madrid.

    Se ainda se pensasse dividir o pais no mapa das 8, 10 ou 11 regiões, com Minho, trás os montes, Porto e douro litoral, as diversas beiras, ribatejo, Lisboa e extremadura, os alentejos e o Algarve, ai ainda dava para pensar e discutir o assunto, com seriedade, visto que assim se regionaliza o pais num formato que respeita a identidade cltural e social dos Portugueses, agora em cinco regiões seria suicidio nacional, e seria criar novos centralismos no pais.

    O Porto não é capital do pais, a capital do pais é lisboa, mas isso não foi decidido há dois dias por meia duzia de marmargos, e o problema é que esta gente do Porto não se convence disso, parece que querem ser eles a capital do pais, Lisboa é capital de Portugal há quase 800 anos, não o é há dois dias, e esta gente tem que meter isto na cabeça de vez.

    Eu acho que estes regionalistas/separtistas do Porto deviam era olhar para o Rui Rio, um grande presidente de câmara, mas um homem que na minha opinião pensa o pais, e que não usa esse retórica estafada do norte, para qui e para ali.

    Pensem lá no que seria, se agora no que é o Alentejo, o Algarve e parte de Setúbal que está incluída na estremadura resolvessem criar uma Região Sul, os seja, acabavam com a identidade dos algarvios e dos Alentejanos, e imaginem diziam , a capital da região sul é Setúbal, ou seja, os Algarvios e os alentejanos ninguém os calava, isto é o mesmo que o Porto quer fazer a minhotos e transmontanos, ou seja, acabar com a identidade deles.

    Ma se esta hipotética região sul, tivesse por exemplo sede em Évora, os algarvios não queriam, ou o contrário, sede em faro, ai era os alentejanos que recusavam, ou seja, com isto eu quero dizer que cada macaco no seu galho.

    A regionalizar há que regionalizar de vez, no mapa das 8 ou 11 regiões respeitando a identidade cultural e social de todos os portugueses, para criar novos centralismos em torno do Porto copm esse norte politizado em torno do FCP, então que fique tudo como está.

    Agora criar um partido do Pinto da costa, designado de norte, é isso?

    Que palhaçada.

    Curem-se.

    Gostar

  18. J.F.Transmontano/Beirão.'s avatar
    J.F.Transmontano/Beirão. permalink
    6 Junho, 2010 23:09

    E essa de o senhor CAA vir para ai falar das CCDR’s, dizendo que este partido representaria o mesmo que a ccdr-n, também deve ser para rir.

    Como já foi dito e bem, é preciso lembrar que as ccdr não são mais que nut’s II, numenclaturas de unidade territorial, criadas apenas e meramente para fins estatisticos em 2003.

    O problema é que estes senhores do Porto na cegueira regionalista de lançar o pais na guerra nore-sul, usam logo isto como argumento, para meter no barco deles os minhotos e os transmontanos, para assim enchereem o peito e ganharem a massa critica que não tem para se lançar numa guerra contra lisboa e o sul.

    Este partidozinho do Pinto da Costa que se fique ai pelo porto e arredores, que não misturem os transmontanos que são boa gente e patriotas neste barco e de separatistas do porto, e não tentem colonizar os Transmontanos.

    Trás-os-Montes é por si só uma unidade teritorial autonoma e independente do Porto, criada no sec XV por d. Dinis e se algum dia este pais for regionalizado os transmontanos tem que ter a sua própria região de Tras os Montes, independente face a esta perfida gente do Porto.

    Trás-os-Montes e os Transmontanos não entram nessa guerra contra lisboa, os regionalistas do Porto tem que ser isolados, comprasteis a guerra, agora desenrascai-vos.

    Gostar

  19. catala's avatar
    catala permalink
    6 Junho, 2010 23:48

    pessoal,
    chegou o sr anti Porto.
    o porto,
    blá blá blá,
    castela,
    blá blá blá.
    minho,
    blá blá blá.
    trás-os-montes,
    blá blá blá
    tgv,
    blá blá blá
    e tal,
    blá blá blá
    ó sr “bássefuder”

    abraço

    Gostar

  20. Idy's avatar
    Idy permalink
    7 Junho, 2010 00:11

    os mouros levaram pancada no sul de Portugal e foram expulsos pela espada dos portucalenses e de milhares de cruzados, assim nasceu PORTUGAL
    Qual a duvida?

    Gostar

  21. maria's avatar
    maria permalink
    7 Junho, 2010 00:36

    só um bando de ignorantes reduz o norte de Portugal ao Pinto da Costa. Sou transmomtana e duriense e aplaudo qq iniciativa que autonomize o norte seja através do Porto, de Viana ou da Régua . De incompetentes mentirosos e chulos o Norte já está farto e não somos iguais á população apátrida de Lisboa e vale do Tejo….Lembram-se do que aconteceu ao Otelo saraiva de carvalho qd resolveu mostrar as trombas na cidade do porto? foi apedrejado pelas peixeiras do bolhão…estranho já que no sul ele sempre circulou com honra e distinção em todo o lado….Não venham para aqui confundir a exigência do Norte em ser tratado em igualdade de circunstancias com o resto do sul do país com o facto de perdermos a independência para os espanhois…não somos da mesma raça, os do norte e os de lx e vale do tejo…Não chulamos quem está á nossa volta e não nacionalizamos o que não é nosso….Nunca o fizemos ao contrario do governo centralista que o fez e com requintes de desonestidade. A unica coisa que tenho pena é que no norte o pcp não tenha feito sentir a sua veia de preservação arquitectónica, pois é a unica qualidade que lhe reconheço ao longo dos ultimos 30 anos….agora súcias ou extrema direitas podem ficar ai em baixo….Larguem-nos á nossa sorte se acham que vivemos á vossa custa…era o melhor que nos poderia acontecer….Rezo para que isso aconteça…e fiquem com a vossa corja de gente sem terra que se pela por se dizer encarnado….vão nanar ou ver futebol…mais do que isso não sabem fazer.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    J.F.Transmontano/Beirão. permalink
    7 Junho, 2010 00:52

    21.maria disse
    7 Junho, 2010 às 12:36 am

    Tu deves ter tanto de Transmontana como eu de australiano, cá para mim, o catala adoptou o cognome de maria, mudou de sexo e vem para aqui disfaçado de travesti com o neme de maria.

    os transmontanos dos 7 costados não falam assim, os transmontanos são patriotas, defendem Trás-os-Montes e o pais, que é Portugal e não usam essa retórica do norte e sul, isso é para os separatistas do Porto.

    Nada de misturas de Tras os Montes com o Porto, o Porto que fique lá com o douro litoral, que bem lhe chega, que fiquem com o burgo deles, vem agora cá esta maria, disfarcar-se de Transmontana para tentar enganar o pessoal.

    só o pessoal do Porto é que sabe essas historietas como a das peixeiras do bolhão apedrejarem o otelo, mais uma prova que tu de transmontana não tens anda.

    Como diz o ditado:

    Para lá do marão mandam os que lá estão.

    O vosso norte acaba em ermesinde ou gondomar.

    Gostar

  23. catala's avatar
    catala permalink
    7 Junho, 2010 00:56

    Grande Maria.
    O sr do costume,
    ja sabe……
    é parolo.
    Um bem haja para si pela sua coragem.
    Obrigado.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Francisco Teles permalink
    7 Junho, 2010 01:22

    A Catala, chama-se Maria, para mim faz todo o sentido.

    Vai ser um regalo ver estes traidores/separatistas do porto a serem chamados à justiça, pode demorar tempo mas esta crja vai pagar pelo que anda afzer, ai então partido do norte?

    o presidente deve ser o Pinto da costa?

    De certeza.

    este gente devia ter cuidado com o que anda a promover, estãso deliberadamente a tentar criar cisões num pais uno e indivisivel, num estado nação com quase 900 anos, eu quero acreditar que a maior parte deste gente não tem noção do que esta a tentar fazer ao pais, casdo contrário configura-se um grave crime de traição á pátrtia, sem dúvida.

    Traidores.

    Gostar

  25. Jorge. P.'s avatar
    Jorge. P. permalink
    7 Junho, 2010 01:35

    Isto qualqer dia acaba à mocada, com a gente do Porto a ter que pagar por causa de meia duzia de chulos e tachistas que querem é tachos e pias, para os amigos, vizinhos e familia.

    Esta retórica separatista deste gente que para aqui vem defender esse pseudo-norte, deixa qualquer um de sobreaviso para o facto de realemnte o Porto nunca poder vir a ter poder, a bem do futuro de Portugal e para que não cai-mos numa situação de desmoronar do pais, com a possível entrega do pais a espanha, há que por esse cenário, visto que eels conspiram contra Portugal todos os dias.

    Tanto falam em regionalizaçãoe e autonomia, que com um jeito acabam por prejudicar o Porto, é que um cidadão com dois dedos de testa ao ver o que esta gente do Porto diz, realmente começa a desconfiar das intenções da regionalização, por pelo que aqui é vomitado por alguns dos que defendem a regionalização o objectivo não é regionalizar, eé retalhar e lançar guerra, este senhora maria vem dizer:

    “Não somos da mesma raça, de lx e vale do tejo”.

    Então não somos todos Portugueses há quase 900 anos.

    Depois rrealmente e tal como já foi aqui dito, eu também não identifico mais nada por norte a não ser um ponto cardeal e geográfico, para mim acima do douro há Porto e area metropolitana, Minho e Tras os Montes, foi o que eu aprdedi na escola, no tempo em que este pais era governado por gente patriota e rsponsável, e onde afrimações do tipo desta que eu referencie-ei davam prisão pela certa.

    Isto demontra que os mentores da regionalizaçãodo do porto tem as piores intenções, e tal como diz o ditado, o peixe perde pela boca, a eles vai-lhes acontecer o mesmo.

    Gostar

  26. Idy's avatar
    Idy permalink
    7 Junho, 2010 03:34

    Sim somos todos portugueses, e orgulhosamente seguimos!
    Maria, não se esqueça que o sul não é só Lisboa, o Algarve resta FASCISTA! nacionalista!

    Gostar

  27. Romão's avatar
  28. regionalista's avatar
    regionalista permalink
    7 Junho, 2010 16:27

    # 21 MARIA
    Concordo com tudo o que tu dizes,
    quanto ao 22, deve ser um transmontano, tipo Armando Vara,
    e que tambem gosta de ser constantemente enrabado pela corge centrista.

    Gostar

  29. maria's avatar
    maria permalink
    7 Junho, 2010 18:58

    “22” e ó intelectual transmontano com direito a exclusividade, a história das peixeiras é conhecida no país inteiro por quem tenha pelo menos 45 anos…mas tb tens direito a ser ignorante…

    Gostar

  30. Pedro Alves's avatar
    Pedro Alves permalink
    8 Junho, 2010 15:27

    Estes tristes saparatistas do Porto, como não têm argumentação depois partem para o insulto, tipico de e reflexo natural de quem não consegue contariar a argumentação do seu opositor.

    Depois vem para aqui falar de pandeleirices, para mim a pandeleirice está do lado dos que querem dividir e destruir o pais, enão do lado daqueles que o defendem e são patriotas.

    Enfim, para finalizar, o discurso da suposta Maria e do regionalizats parecem-se muito, ou seja, como a sua teses não é defendida por ninguem tem que se desdobrar em diversos personagens para parecerem muitos.

    Gostar

Deixe uma resposta para Idy Cancelar resposta