Corrupção global
27 Outubro, 2010
“Cerca de 75 por cento dos países obtêm nota negativa, numa escala que vai de zero (os mais corruptos) a dez (os países mais “limpos”). A propagação da corrupção não tem limites e ultrapassa todas as fronteiras. De Angola, que apresenta um score de 1,9, à Venezuela, de Chávez, que obtém a pior classificação do continente americano (2,0), passando pela Rússia (2,1) ou até pela Grécia (3,5).” Hoje, no Jornal de Notícias.
7 comentários
leave one →
http://www.transparency.org/policy_research/surveys_indices/cpi/2010/results
Em 178 países estamos em 32º dos menos corruptos. Tem a nota 6.
Contei 10 paises europeus mais corruptos que Portugal, onde aparece a Itália de Berlusconi em 67º com 3,9.
GostarGostar
Assim como há economia paralela, também há regulamentação paralela e mesmo Fisco “paralelo”. Todos esses fenómenos só se resolvem pela absorção do “paralelismo” pelo sistema. Os da Mafia sabem disso.
GostarGostar
O fenómeno da corrupção é função directa do grau de intervenção dos estados no funcionamento das respectivas economias. Reduzam-no e ela, automaticamente, se reduzirá.
GostarGostar
Sendo assim, só há que investir nesta lucrativa “actividade” em que (ainda) nos cotamos no 32º lugar, e porque tão virados estamos à exportação… já “ninguém de fora” nos ensina nada a este respeito, temos, portanto, o know-how e a matéria prima (até em demasia) para fazer “o pleno” nesta área.
Nada mais nos restando, agora, que exportar todos estes doutorados, provados e experientes (autênticos gurús) profissionais… para a corrupção e em força!
Viva a “inginharia curro-optiva” nacional!
GostarGostar
Sendo assim, só há que investir nesta lucrativa “allctividade” em que (ainda) nos cotamos no 32º lugar, e porque tão virados estamos à exportação… já “ninguém de fora” nos ensina nada a este respeito, temos, portanto, o know-how e a matéria prima (até em demasia) para fazer “o pleno” nesta área.
Nada mais nos restando, agora, que exportar todos estes doutorados, provados e experientes (autênticos gurus) profissionais… às paletes e, preferivelmente, sem direito a devolução.
Já, para a corrupção e em força!
Viva a “inginharia curro-optiva” nacional!
GostarGostar
@3
também se verifica o contrário em países, que têm muito estado, como os escandinavos… e, uma corrupção massiva em países onde quase não há estado, também!… o problema não é o estado é os homens.
GostarGostar
Eduardo F.
Posted 27 Outubro, 2010 at 14:52 | Permalink
O fenómeno da corrupção é função directa do grau de intervenção dos estados no funcionamento das respectivas economias. Reduzam-no e ela, automaticamente, se reduzirá
_____
É COMO DIZ. É COMO DIZ.
O mercado elimina sem dó nem piedade os improdutivos, os Governos,
à custa dos Impostos, mantém o parasitarismo do aparelho dos Partidos,
quando Governo.
GostarGostar