Saltar para o conteúdo

Um centenário: Ronald Reagan

6 Fevereiro, 2011
by

A América comemora hoje o centenário do nascimento de Ronald Reagan. Que até será celebrado durante o Super Bowl. Recordo-o através de um texto que escrevi por ocasião do seu funeral, há já seis anos.

Convicções, intuição, pragmatismo

Ao assistir ao impressionante funeral de Estado com que a América ontem se despediu de Ronald Reagan é impossível deixar de meditar naquilo que faz de um homem aparentemente banal um líder capaz de mudar o seu país e ajudar a mudar o Mundo. De facto, o que é que permitiu que um “velho” – chegou à Casa Branca com quase 70 anos – tivesse a energia para transmitir energia a uma nação desmoralizada e tivesse a visão para, com o apoio decisivo de outros dois homens de origens humildes, o Papa João Paulo II e Lech Valesa, derrubar um império que parecia eterno e estava em ascensão, o império soviético?

A leitura de dois artigos de pessoas que o conheceram de muito perto ajudam a entender o que é que ele tinha de especial, de muito mais especial do que ser apenas um “grande comunicador”. O primeiro foi escrito pela mulher com quem partilhou os últimos 52 anos da sua vida, Nancy Reagan: “Era um homem com sólidos princípios e integridade”, escreveu na “Time”. “Dizia aquilo que pensava e aquilo em que acreditava”. E era “um eterno optimista: para ele o copo estava sempre meio cheio, nunca meio vazio”.

Por outras palavras: era um homem com convicções que não tinha receio de as expressar e de se bater por elas porque acreditava que, sendo as correctas, acabariam por vencer. Não era, contudo, o “fanático” que a imprensa tendia a subestimar, quando não a ridicularizar. Num artigo sintomaticamente intitulado “O falcão que alcançou a paz” e publicado no “International Herald Tribune”, Mickhael Gorbachev considerou que “ao mesmo tempo que se mantinha fiel às suas convicções, com as quais se podia concordar ou discordar, não era um dogmático: procurava plataformas de negociação e cooperação”.

Era portanto um pragmático. Mas um pragmático que sabia para onde queria ir, como ficou claro no famoso encontro entre os dois líderes das duas superpotências em Reikjavik, na Islândia. Nessa altura, em 1986, Reagan já tinha anunciado a “Iniciativa de Defesa Estratégica” (IDE), popularmente conhecida como “guerra das estrelas”. Os soviéticos, e Gorbatchev em particular, sabiam que não podiam acompanhar a parada e que, se esta fosse por diante, o “equilíbrio do terror” que mantivera congelados os conflitos maiores durante a guerra-fria se desequilibraria a favor dos Estados Unidos. Por isso ofereciam um plano de desarmamento mais amplo se Reagan desistisse da IDE e, antes do último encontro, os seus conselheiros estavam divididos. Foi o Presidente que optou pelo “não” e foi esse “não” que tornou claro aos soviéticos que estava mesmo determinado a fazer o que dizia ir fazer.

Muitos pensaram então que o Mundo ficara à beira da terceira guerra mundial – a realidade mostrou o contrário, que Reagan tivera a intuição certa, que ao não ceder tornou irreversíveis as mudanças que Gorbatchev estava a iniciar e que, por via da perestroika – em que foi um dos primeiros a acreditar – levariam ao fim daquilo a que chamara o “império do mal”.

Essa intuição era a de alguém que acreditava profundamente na superioridade das democracias liberais e acreditava que nenhum mal é eterno. O que lhe dava uma enorme força sobretudo quando, como recorda Gorbachev no mesmo artigo, “tinha a confiança do povo americano”. A confiança então, a admiração hoje, como os funerais de novo demonstraram.

63 comentários leave one →
  1. ramiro marques's avatar
    6 Fevereiro, 2011 13:38

    Foi apenas o melhor Presidente dos EUA do século XX. Foi tudo aquilo que o esquerdalho disse que ele não era: inteligente, afável, corajoso e prudente.

    Gostar

  2. Gol(pada)'s avatar
    Gol(pada) permalink
    6 Fevereiro, 2011 13:48

    Equanto o Bush não viaja prá Suíça com medo de ser algemado por crimes de guerra.
    100 000 iraquianos e implosão das Torres gemeas feita pelo irmão, Jef Bush.
    Bush é exímio nem implosões dentro dos EUA e especialista em explosões fora dos EUA.
    .
    (Jef Bush trabalha numa firma de implosões)

    Gostar

  3. xatoo's avatar
    6 Fevereiro, 2011 13:56

    na perspectiva dos eascravos que se submetem ao dickat dos usurpadores da sua liberdade e lucram com isso Reagan foi sem dúvida um dos melhores imperadores – aprendeu a representar em Hollywood e os ignaros espectadores têm sempre tendência em acreditar em histórias da carochinha. Reagan não mandou nada, tal como Obama não manda. São ambos meros actores de um sistema dominado pelo complexo-politico-industrial-militar.

    Gostar

  4. PMP's avatar
    PMP permalink
    6 Fevereiro, 2011 14:17

    “deficits don’t matter”

    Gostar

  5. Piscoiso's avatar
    6 Fevereiro, 2011 14:29

    Era um mau actor.
    Meu presidente, nunca foi.
    Mas foi interessante ver alguém de hollywood chegar a presidente.
    Respiguei uma frase de Ronnie, que contrasta com as tretas de jmf1957, sobre gerações:
    “Cada geração vai mais longe do que a geração anterior, porque ela está sobre os ombros daquela geração. Você, mais novo, terá oportunidades para além daquilo que eu já conheci. ”

    Gostar

  6. CAA's avatar
    6 Fevereiro, 2011 14:47

    O maior presidente norte-americano do séc. XX. Salvou-nos do império soviético e mostrou que a Liberdade não é uma ânsia vã.

    Gostar

  7. James's avatar
    6 Fevereiro, 2011 14:54

    O Piscoiso tirou-me as palavras da boca. Nada a acrescentar…
    🙂

    Gostar

  8. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    6 Fevereiro, 2011 15:08

    Ramiro você dever ter um problema de fobia com o esquerdalho..mas percebo-o…quem fez a proliferação de politécnicos que lhe dá o que hoje tem não foi o esquerdalho,..entendo-o..
    Curioso que vai para uns tempos tenha escrito isto…não deve ter tido saída…

    http://www.scribd.com/doc/2553784/A-ESCOLHA-DE-MELISSA-romance-de-Ramiro-Marques

    Gostar

  9. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    6 Fevereiro, 2011 15:10

    Quanto ao Reegan. 0k mas e se ele em vez de nos ter salvo tivesse precipitado a 3ª guerra mundial..? E houve momentos que isso não andou muito longe…fácil falar depois de tudo ter ocorrido…por vezes tudo não passa de uma questão de sorte e do contexto….

    Gostar

  10. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    6 Fevereiro, 2011 15:12

    Nunca esperei concordar com o Piscoiso mas tiro-lhe o chapéu pela citação..provavelmente o Ramiro e o JMF dirão que ele já estava com alzheimer quando disse isso..

    Gostar

  11. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    6 Fevereiro, 2011 15:22

    Acho curioso que a esquerda tenha de dizer que era um mau actor.
    Eu sei que faz parte da receita para oferecer aos leitores.
    Viram quantos filmes dele ?
    Ninguém diz se o Carvalho da Silva era um bom trabalhador apesar de também ser Político neste caso disfarçado de sindicalista.

    Gostar

  12. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    6 Fevereiro, 2011 15:26

    Estou a sentir alguns com a Cara da Queda do Muro de Berlim.

    Gostar

  13. JCA's avatar
    JCA permalink
    6 Fevereiro, 2011 16:14

    .
    Sinto muito, mas o alzheimer dá cabo deles. Uns liberais, livre pensamento, a vida é uma passagem, super-inteligentes. Reagan foi um deles.
    .
    Outros, os XYZWnários (sept, octo, nona) que o sonho ‘alzeimaico’ é levarem com eles a ‘o país’, ‘o futuro’, a ‘politica’, a ‘experiência’ na carreta com eles para o tumulo. Luis XIV o Rei Sol não fez melhor. O velho lá da Coreia do Norte que deu o Poder ao Filho e este ao Neto não fez melhor. Mubarak, e não só (o da Siria etc) inspirou-se neste ‘divino’. Por cá são os ‘afilhados, manos eetc e tal’. E quando a coisa não funciona inspiram-se no modelo Ceausescu. Mubarak (e outros destas bandas) empranharam a seguir no sonho deste, no limite.
    .
    Complicado ? Não.
    .
    Saúde para todos. É sempre a mesma musica. E claro dá sempre descarga instestinal. Nem aprendem com tanto exemplo por aí a pontapé.
    .
    .

    Gostar

  14. MJRB's avatar
    6 Fevereiro, 2011 16:29

    Um dos mais geniais actores de Hollywood e da história do cinema. Legou um estilo posteriormente estudado e pontualmente detectado nos melhores actores. O cinema evoluíu com algumas das suas magistrais interpretações. Pena, por muitas a preto e branco.
    Memoráveis as suas interpretações (algumas a preto-e-branco) também na Casa Branca. Se “a cores”, o mundo seria hoje outro.
    —-
    “O maior presidente norte-americano do Séc. XX. Salvou-nos do império soviético e mostrou que a liberdade não é uma ânsia vã” — CAAmorim.
    (Pela hora do comentário, CAAmorim ficou muito bem-disposto com o almoço. E irónico).

    Gostar

  15. MJRB's avatar
    6 Fevereiro, 2011 16:32

    Mais: RReagan estará entre os dez maiores actores da história do cinema mundial — Contando com os actores de Bollywood.

    Gostar

  16. JCA's avatar
    JCA permalink
    6 Fevereiro, 2011 16:36

    .
    Ou melhor em vez de ‘E quando a coisa não funciona inspiram-se no modelo Ceausescu. Mubarak (e outros destas bandas) empranharam a seguir no sonho deste, no limite.’,
    .
    “E quando a coisa não funciona SEDUZEM-SE PELO modelo Ceausescu. Mubarak (e outros destas bandas) empranharam a seguir no sonho deste, no limite.”.
    .
    Vivem mais 5 ou 6 anos e deixam um molho de bróculos do caraças para os mais novos, quiçá senão mesmo para Eles&Prole se a burra desata a escoicear antes de tempo ….
    .
    é a diferença no Poder entre os homens livres e os lobotomizados inenarraveis.
    .

    Gostar

  17. MJRB's avatar
    6 Fevereiro, 2011 16:38

    Suspeito que o segundo parágrafo deste post de JMFernandes é subtilmente dedicado e ‘leva-nos’ ao mundo e às origens de PPCoelho… Quiçá escrito com a memória na intervenção do presidente da câmara das Caldas no congresso em Carcavelos, onde apresentou PPC como um homem humilde “que até mora num apartamento em Massamá”…

    Gostar

  18. JCA's avatar
    JCA permalink
    6 Fevereiro, 2011 16:55

    .
    AC correcto, é ‘Eles & Prole’ e os outros. Mais vale um Reagan actor que uns tantos encartados nas ciencias astrológias das economias e das finanças que criaram e sobrevivem na tal ‘produção’ das 2 agriculturas (uma dos empresários com as mãos sujas de terra, a outra de alcatifa), das 2 industrias (uma do empresário fato macaco, a outra dos engomados de alcatifa), das 2 Pescas (uma dos empresários de redes nas unhas, a outra das redes de alcatifa), das 2 Construções Civis (uma dos empresários do desenho e do tijolo, a outra das hipotecas na alcatifa) etc
    .
    E isto da Agricultura, das Industrias, da Pesca, da Construção Civil etc já não dá para 2 a mamarem ao mesmo tempo. O hospedeiro e os parasitas, o homem e as lombrigas.
    .
    E com os BRIC’s, especialmente a China, que deu o Poder aos Hospedeiros (os empresários, criadores da riqueza e de emprego) e mandou às urtigas os parasitas de ‘alcatifa’, traçaram o destino … O resto são arrufos, passados, por muito que esfolem nunca mais voltam a agarrar a coisa. É só descer e empobrecer, eles e os que os que aturam. Na inversa cresciam eles e os que os aturam. Pois é.
    .

    Gostar

  19. Piscoiso's avatar
    6 Fevereiro, 2011 17:39

    Reagan era considerado por alguns, o rei das gaffes.
    Confundia Indonésia com Indochina, Afeganistão com Paquistão e disse que as árvores poluíam mais que os carros.
    De visita a Brasília, durante um banquete elevou o copo e propôs um brinde “ao povo da Bolívia”.
    Esta não é gaffe:
    Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje, vejo que ela se parece muito com a primeira.

    Gostar

  20. joao's avatar
    joao permalink
    6 Fevereiro, 2011 17:45

    God bless him….o homem que pôs o comunismo de joelhos, enquanto muitos em Portugal se punham de joelhos face ao comunismo e aos comunas tugas…..

    Gostar

  21. joao's avatar
    joao permalink
    6 Fevereiro, 2011 17:49

    Quanto às gaffes todos as têm…o nosso Sampaio num país da america latina tb saudou os cubanos ( estava no Chile se bem me lembro )…e o sr Obama tem gaffes em 2 anos de politica a sério ( procurem no youtube ) que nunca mais acabam…..o Piscoiso para acertar uma diz 2 gaffes…mas como nos faze rir nós até gostamos de o ter por cá…força picoiso….

    Gostar

  22. J.J Pereira's avatar
    J.J Pereira permalink
    6 Fevereiro, 2011 17:53

    Reagan – probably America`s (great) last stand.
    È compará-lo ao “compère” ocupante ( usque tandem? ) da Casa Branca…

    Gostar

  23. ramiro marques's avatar
    6 Fevereiro, 2011 18:06

    Bulimunda
    Obrigado pela divulgação do meu romance “A Escolha de Melissa”. Gostou? Ou não chegou a ler?

    Gostar

  24. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    6 Fevereiro, 2011 18:34

    O grande merito do Reagan, foi ter rebentado com os sovieticos, o “Imperio do Mal” como ele dizia, sem disparar um tiro. E tirou os EUA da fossa pós Vietnam. Claro que depois veio um rabo de saias de esquerda como o Clinton, e estragou tudo.
    Esse pandego que diz que o irmão do Bush implodiu as torres gemeas, está internado em que manicomio?

    Gostar

  25. ramiro marques's avatar
    6 Fevereiro, 2011 18:52

    Boa parte do esquerdalho pensa o mesmo. Primeiro aplaudiram e negaram que tenha sido a Al Qaeda. Depois, que foi o Bush e o Rumsfeld para terem justificação para a guerra ao terror. Um caso bipolar.

    Gostar

  26. Piscoiso's avatar
    6 Fevereiro, 2011 19:09

    João(17:45), o post é sobre o Reagan e não sobre o Sampaio ou o Obama.
    Dizer que o Reagan era anti-comunista, deixo essa tarefa aos direitontos.

    Gostar

  27. Helena Ferro de Gouveia's avatar
    6 Fevereiro, 2011 19:28

    Reagan era um homem pouco dado a complicações. Com o perfil o mais distante possível do tipo de pessoas que habitualmente foram presidentes dos Estados Unidos – chegou à Casa Branca aos 69 anos, divorciado, e com uma relação complicada com a sua família e a religião – mas conseguiu devolver a calma e a confiança a uma nação a transbordar de problemas. Embora não seja totalmente verdadeira a imagem de lonely cowboy a pôr fim à guerra fria – mérito de muitos – o certo é se revelou uma das figuras mais influentes e determinantes neste processo. Para perceber o século XX é preciso conhecer Ronald Reagan e sua herança política.
    Não era um intelectual, mas foi um homem decente, decidido e corajoso. E sobretudo lúcido.
    Não deixa de ser uma ironia terrível que este homem, um dos melhores presidentes dos EUA, tenha sofrido de Alzeihmer. Não há segundos actos na vida.

    Gostar

  28. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    6 Fevereiro, 2011 19:31

    O Reagan foi um grande presidente. Que o digam os administradores das grandes empresas que multiplicaram os seus já chorudos rendimentos. E que o digamos nós, que estamos a pagar a rédea solta em que foram deixados os que mandavam nele.
    A URSS até um rapazinho já conseguia derrubar aquilo.

    Gostar

  29. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    6 Fevereiro, 2011 19:40

    NÃO LI RAMIRO. ..APENAS UMA OU DUAS PÁGINAS E POR ISSO NÃO ME ATREVO A CRITICAR..ALGO PASTOSO PARECEU-ME…no fundo é isto que nos espera…

    Gostar

  30. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    6 Fevereiro, 2011 19:40

    http://www.youtube.com/watch?v=57kOAmhD4wI

    Gostar

  31. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    6 Fevereiro, 2011 19:42

    Em 45 segundos toda uma vida…

    Gostar

  32. Gol(pada)'s avatar
    Gol(pada) permalink
    6 Fevereiro, 2011 19:46

    Ramiro Marques diz:
    “Boa parte do esquerdalho pensa o mesmo.”
    Engraçado que 65% dos Americanos pensam o mesmo.
    Será que também são de esquerda?
    Diga isso aos bombeiros que ouviram explosões antes da queda das Torres.
    .
    Por isso quando rotular alguém de esquerda, para branquear a verdade, documente-se e depois fale.

    Gostar

  33. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    6 Fevereiro, 2011 19:52

    A Amnistia Internacional parece que quer fazer a folha a um herdeiro do reaganismo…

    Gostar

  34. ramiro marques's avatar
    6 Fevereiro, 2011 19:53

    Bulimunda
    Que mal lhe pareça, mas gostava de saber quem é você. Edita um blogue? É professor? Homem ou mulher? Você tem uma presença assídua nas caixas de comentários dos blogues, vê-se que sabe de Filosofia, que é culto mas não consigo perceber se é de direita ou de esquerda, socialista, anarca ou liberal.
    Só por curiosidade…

    Gostar

  35. ramiro marques's avatar
    6 Fevereiro, 2011 19:55

    Please, haja alguém misericordioso que leve o Golpada de regresso ao Júlio de Matos.

    Gostar

  36. Gol(pada)'s avatar
    Gol(pada) permalink
    6 Fevereiro, 2011 20:03

    ÓH Ramiro Marques,
    Só responde com frases feitas.
    Continua a rotular e não vem com nada de novo.
    Milhões de pessoas e até o Parlamentos (Japão) discutem o “inside job” que foi o ataque às Torres.
    Quer levar milhões pró Júlio de Matos?

    Gostar

  37. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    6 Fevereiro, 2011 20:05

    Ramiro sou de esquerda mas não desta esquerda..até me posso rever em algumas pessoas do Ps ou melhor que foram do PS e que agora são sombras..o meu modelos são os países nórdicos..Noruega Finlândia, Suécia e até a mais liberal Dinamarca…estive uns dias no inicio dos anos 90 na Suécia e na Dinamarca…a recite um estado forte mas organizado pessoas decentes é certo com sentido social e moral..consciência cívica dos privados…o modelo dinamarquês é o mais liberal mas mesmo assim é bastante aceitável..nesses países já se fala em trabalhar menos mesmo ganhando menos…
    Não me revejo nos states…uma sociedade sem dúvida interessante mas workaholic..o trabalho não é um complemento por lá mas um fim em si mesmo..nem nos ex tigres..estive em 2001 no Japão e vi bem que tipo de sociedade por lá vigora..apeara da simpatia e cordialidade do povo japonês…

    Logo posso dizer que sou social democrata de esquerda…ou lá o que signifique ser isso nos dias que correm..sou anti liberal no sentido do liberalismo selvagem…
    Talvez tenha ficado esclarecido…de resto sou u normal zeco filho de um trolha…e não dei em comunista…!!!

    Gostar

  38. SM's avatar
    6 Fevereiro, 2011 20:13

    reagan tem como marca a vitória sobre a urss. mas não foi o responsável. apenas foi mais um elo. a urss estava podre por dentro e caiu na armadilha das despesas militares. por outro lado reagan foi o impulsinador de um liberalismo financeiro que resultou em cada vez mais crises e na actual. foi com reagan que caiu a participação das classes baixa e média na riqueza, com o crescimento do capitalismo financeiro e o esmagamento do capitalismo industrial.

    Gostar

  39. MJRB's avatar
    6 Fevereiro, 2011 20:14

    Ainda a duvidarem sobre os autores dos ataques a 11 de Setembro, em Nova Iorque, em Washinghton, e aos muçulmanos que queriam despenhar o jumbo na Casa Branca ?

    Gostar

  40. Gol(pada)'s avatar
    Gol(pada) permalink
    6 Fevereiro, 2011 20:17

    Ramiro
    Quer levar mil engenheiros americanos que subcreveram a reabertura da investigação às Torres pró Júlio de Matos?
    Quer levar as famílias dos mortos nas Torres que também não engolem a versão oficial?
    Não se canse…vá ver a bola, vá aos Centros Comerciais, vegete na ignorância.

    Gostar

  41. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    6 Fevereiro, 2011 20:49

    Nos tempos de Reagan na Casa Branca havia uma astróloga de serviço que ajudava nas decisões. Na verdade, era uma excelente perspectiva de futuro. Hoje, boa parte dos portugueses rege a sua vida pela astrologia, inclusive através dos programas de televisão.

    Gostar

  42. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    6 Fevereiro, 2011 21:16

    Este Presidente não era professor de finanças nem economista e foi um grande presidente.
    Mas os Portugueses – burros e broncos como são – escolheram de novo um Sr. Professor.
    Para quê?
    A América é o futuro – lá não há «sr. dr.» nem «sr. engº» – há cidadãos!
    Daí a força sempre renovada da América, enquanto nesta nesga de terra é decadência e a irrelevância!

    Gostar

  43. campos de minas's avatar
    campos de minas permalink
    6 Fevereiro, 2011 21:25

    foi o alzheimer quem lhe deu a presidência…
    assim como na urss o caso,vulgo gratia, de brejnev|!

    Gostar

  44. James's avatar
    6 Fevereiro, 2011 21:25

    O livro referido, além de nas livrarias, está on-line à brava, ainda não li, aqui:
    http://www.scribd.com/doc/2553784/A-ESCOLHA-DE-MELISSA-romance-de-Ramiro-Marques#open_download

    Gostar

  45. ramiro marques's avatar
    6 Fevereiro, 2011 21:28

    Bulimunda
    Obrigado. Mas olhe que a Suécia já não é social democrata há muito. É provavelmente o país mais liberal da Europa; por isso cresce 5% ao ano.

    Gostar

  46. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    6 Fevereiro, 2011 21:47

    Ó Ramiro, a gente precisava aqui dum Ronald Reagan, um bom actor de filmes de cowboy!
    Um homem corajoso e com o dom da palavra.
    Por que é que foste votar no Acabado Silva, que nem uma palavra sabe dizer e que tem um curso de economia, que, como todos sabem, éo curso mais inútil em Portugal?

    Gostar

  47. ramiro marques's avatar
    6 Fevereiro, 2011 21:59

    Arlindo
    Votei no Acabado Silva para que o poeta de Águeda se calasse para sempre. Não me serve de nada ter o Acabado em Belém, mas a alternativa ainda era pior.
    Sempre gostei do Reagan. A empatia, a afectividade, a franqueza e frontalidade e sobretudo o sentido de humor e o dom da palavra fizeram de Reagan um caso ímpar. Tenho saudades dele.

    Gostar

  48. ramiro marques's avatar
    6 Fevereiro, 2011 22:01

    Pois está, James, para ler à borla. E também estão online mais 3 romances: O Homem que Roubava Vidas, O Preço do Desejo e Um Pouco Mais de Amor. Pode lê-los no Scribd/ramiromarques.

    Gostar

  49. PMP's avatar
    PMP permalink
    6 Fevereiro, 2011 22:06

    Os dois mandatos de Ronald Reagan puseram em pratica uma nova ideia politico-economica :
    -> impostos mais baixos ao mesmo tempo que a despesa pública aumenta
    .
    Conclusão : deficts don’t matter , pois triplicaram em 8 anos !

    Gostar

  50. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    6 Fevereiro, 2011 22:10

    Ramiro sent9ido de humor..e estes? Além de que este -Clinton- deixou um superavit difícil de algum outro superar..

    Gostar

  51. Bulimunda's avatar
    Bulimunda permalink
    6 Fevereiro, 2011 22:13

    Faz aqui talvez o melhor papel ..um assassino cru..e impedioso…

    Gostar

  52. Botas's avatar
    Botas permalink
    7 Fevereiro, 2011 04:59

    Ronald Peagan foi, seguramente, um expoente do séc. XX que ainda prolongou a sua influência até falecer no século XXI.
    Foi um Homem simples a autor principal da era que estamos a viver. Queira Deus que se encontre Alguém de valor semelhante para arrumar este mundo em total desordem.

    Gostar

  53. James's avatar
    7 Fevereiro, 2011 06:15

    Procurem, estou certo que encontram…

    The Last Outpost (1951)
    em ‘tuga’, Carga de Cavalaria
    http://www.imdb.com/title/tt0043725
    Directed by: Lewis R. Foster

    Genre: Western
    Country: USA
    Language: English
    89 min
    Cast: Ronald Reagan, Rhonda Fleming, Bruce Bennett, Bill Williams, Noah Beery Jr., Peter Hansen, Hugh Beaumont, Lloyd Corrigan, John Ridgely

    Two brothers who are not the best friends because they were fighting on different sides during the Civil War have to cooperate in order to defend themselves against an attack of indians.

    ———————————————————————————————————————-
    A generally enjoyable Western

    26 June 2002, by Michael Morrison (Arizona)

    All them Yankee writers in Hollywood usually manage to make at least one stupid mistake per script when they try to depict Southerners.
    When the Noah Beery character says to his commanding officer, played by Ronald Reagan, “Y’all gonna get us killed,” it didn’t quite ruin the movie — “y’all” is a plural, and no real Southerner has ever said “y’all” to one person — but did detract.
    The cast is quite good — Rhonda Fleming seems almost the reason Technicolor was invented; Ronald Reagan made a great cowboy or, in this case, cavalry officer — the story is intriguing; the battle scene near the end begins with a spine-tingling charge that, every time I see it, literally sends chills down my spine.
    Overall, the film is enjoyable, well worth watching.

    Gostar

  54. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    7 Fevereiro, 2011 09:44

    O esquerdontosaurismo recorda cada presidente americano sempre e exclusivamente por gaffes e epítetos como mau actor, cultivador de amendoins etc. Entertanto o apedeuta do Lula que em cada duas mete três gaffes é um humanista isto à revelia de deportar atletas para fuzilamento ou dar guarida a assassinos das BV.
    Já localmente, o mentiroso compusivo do domingueiro engenheiro, eleva-lhes a moral.
    Porque são como ele?
    Só pode.

    Gostar

  55. berto's avatar
    berto permalink
    7 Fevereiro, 2011 17:13

    Reagan nunca foi um bom actor, nem nunca foi genial, nem isso é relevante. Poderia ter sido um bom presidente, mas na minha modesta opinião não foi. A cartilha neoliberal partiu em força deste senhor e da Tatcher e os resultados estão à vista. Isto não tem nada a ver com esquerda e direita, é só analisar a história e pensar com cabecinha. Outra: não foi Reagan que deitou abaixo o muro. Foi Gorbatchov. Claro que Reagan o apoiou, mas se o Gorbas não tivesse existido Reagan nunca teria poder nem influência para empurrar o leste para ocidente.

    Reagan tem seguidores e detratores, como todos os políticos. Clinton também os tem, e isso faz parte da vida. Não são deuses, não são infalíveis, nem sempre são honestos. E é sempre de desconfiar quando se põe um político num pedestal digno de um deus. Vejam o que está a contecer com Obama.

    Gostar

  56. James's avatar
    7 Fevereiro, 2011 18:48

    berto para sua informação, acaso não soubesse, o Gorby é universalmente odiado na antiga USSR, vá saber porquê …
    Por essas e por outras é que ele não vive lá.
    😉

    Gostar

  57. Dreamer's avatar
    Dreamer permalink
    7 Fevereiro, 2011 21:29

    Bem o homem foi presidente dos states, se alguma coisa fez, não foi certamente contribuir para aumentar o poderio económico dos states. No entanto foi um dos contribuiu para o colapso da economia soviética ao obrigar os sovietes a uma corrida ao armamento. Este dinheiro desviado da economia de consumo para a economia de guerra agudizou a crise económica do sistema.
    Mas a verdade tem que ser dita. Há outros que contribuíram muito mais para o colapso da URSS. Isso tem que ser reconhecido custe o que custar, por muito que doía.
    Fidel Castro exauriu muito mais a união soviética do que a pequena corrida ao armamento promovida por Reagan (teatralizada no show off da guerra das estrelas).
    Devemos reconhecer que a politica soviética de subsidiar Cuba ao comprar açúcar a valores superiores ao mercado durante décadas em troca de petróleo ficou muitíssimo mais caro do que a teatrada promovida pelo Reagan.
    A historia fará as contas do muito que Fidel Castro exauriu os tesouros do Kremlin, um espião infiltrado da CIA não teria feito melhor.

    Gostar

  58. Leme's avatar
    Leme permalink
    7 Fevereiro, 2011 22:23

    O Obama é um macaquinho. Ponto.
    O Ronald Reagan é um Grande dos USA – até contrariou os movimentos comunistas que alguns parvos perseguiam, muito bajulados por estas bandas, tentaram e com bastante esforço. Homens como Reagan impediram-nos.
    O que acho graça é ler e ouvir uma data de ignorantes a pronunciarem-se com tanta veemência àcerca de um país que não conhecem minimamente.

    Gostar

  59. Guillaume Tell's avatar
    Guillaume Tell permalink
    7 Fevereiro, 2011 22:50

    Pois é. Aí de Portugal ter tido um homem como o Reagan, um pragmático, um verdadeiro liberal que diminui os impostos e aumentou de forma estrondosa a despesa militar, criando defices sucessivos e dívida pública que puseram fim ao cíclo EUA-que-dava-dinheiro-a-toda-a-gente para iniciar o cíclo EUA-que-devem-dinheiro-a-todos, o homem que iniciou a dominação da finança que teve o direito de fazer o que queria a condição que emprestás dinheiro ao Estado.

    Espera aí? Mas Portugal afinal também teve um homem assim (há só que substituir despesa militar por despesa pública)! Mas o pobre, é português, não pode ser liberal porque isso não existe no rectângulo.

    Mas bom vou ser um pouco simpático; Regan livrou-nos do communismo.
    (Hipotecou o seu país mas pronto, problema deles. E bom fez-o numa altura onde a URSS estava extremamente fragilizada devido à natureza do seu próprio regime).

    Gostar

  60. Leme's avatar
    Leme permalink
    8 Fevereiro, 2011 02:53

    Guillaume Tell
    Posted 7 Fevereiro, 2011 at 22:50
    .
    Você está enganado e não conhece “the States”. Reagan melhorou, e muito, a situação financeira dos Americanos.
    Apenas tem razão num ponto: os tugas não têm Reagans nem Thatchers, o que é uma pena e uma vergonha pela ignorância que demonstram.

    Gostar

  61. Guillaume Tell's avatar
    Guillaume Tell permalink
    8 Fevereiro, 2011 08:50

    Melhorou a situação dos Americanos, ou de alguns Americanos? Porque se é verdade que o Regan diminuiu os impostos para toda a gente, também é verdade que permitiu a toda a gente de contrair crédito para adquirirem casas próprias, o que iniciou o hábito dos Americanos se endividarem com o mundo inteiro (e Thatcher fez igual).

    De toda a maneira eu acho estranho gente que se diz liberal estar a adorar homens do poder político; um liberal é como o seu nome indica a favor da liberdade (o que quer também dizer que valoriza os individos em particular e não acredita que eles têm de ser mandados por ninguém), portanto desconfia de qualquer itentidade que a limite como o Estado. Ora mesmo se o poder está nas mãos de um liberal, que promove a liberdade, um verdadeiro liberal não pode começar a louvar este homem como um deus porque a sua ideologia louva o indívido livre, e não quem o liberou.
    É por isso que por muito liberais pudeis acreditar ser, ou mesmo que sois, vós sois primeiro portugeses. Tendes a mânia de acreditar em santos curandeiros como toda a gente.

    A uma coisa que eu achou curioso; porquê que nnguém nunca fala da Suiça? Que é um país muito mais livre a todos os níveis que os EUA.

    Gostar

Trackbacks

  1. Happy birthday, Mr. Reagan « O Insurgente
  2. Um centenário: Ronald Reagan | Finance Planet

Deixe uma resposta para ramiro marques Cancelar resposta