Saltar para o conteúdo

O que bem lhes podia ter ido na alma e pelos vistos não ia assim tanto

31 Março, 2011

Vasco Graça Moura : «Ninguém se lembra de ter visto, nos últimos anos, algumas figuras gradas de extracção socialista a chamarem a atenção do Governo de José Sócrates para as barbaridades que estavam a arrastar Portugal para o abismo e para a irresponsabilidade da governação. Deviam tê-lo feito pelo menos dia sim, dia não, mas não o fizeram.

O país ia-se arruinando, os portugueses iam resvalando para o beco sem saída em que se encontram hoje, o Governo ia garantindo exactamente o contrário daquilo que se estava a passar e dando provas de uma incompetência e de uma desfaçatez absolutamente clamorosas, mas esses vultos tão veneráveis abstinham-se de fazer a crónica dessa morte anunciada, não se mostravam grandemente impressionados com ela e sobretudo não sentiam o imperativo patriótico de porem cá para fora, preto no branco, numa guinada veemente e irrespondível, o que bem lhes podia ter ido na alma e pelos vistos não ia assim tanto.
Devo dizer que não fiquei nada impressionado com os apelos recentes e vibrantes de algumas dessas egrégias personagens, em favor da manutenção do satu quo ante em nome do mesmo interesse nacional que as terá remetido ao mutismo mais prudente sempre que a governação socialista dava mais um passo em frente para estatelar Portugal.

Sou levado a concluir que foram sensíveis, não ao descalabro a que a governação socialista acabou por conduzir o país, mas ao desmoronamento do PS enquanto partido de governo. Não lhes faz impressão nenhuma que Portugal esteja na merda por causa dos socialistas.»

12 comentários leave one →
  1. 31 Março, 2011 08:53

    “Na merda”, diz o Vasco muito bem. E da mais fétida que se podia imaginar…

    Gostar

  2. Lima permalink
    31 Março, 2011 09:09

    Porque eles sabem que o FMI vai manda-los a todos, esta boysada socialista que é tão competente, trabalhar, que é coisa que eles nunca fizeram na vidinha deles de saqueadores do dinheiro do contribuinte, e que temem ter agora de começar verdadeiramente a vergar a mola. Por isso eles querem evitar a todo o custo o papão do FMI. Até na venda da imagem do papão para o povo eles são demagogos, pois sabem bem que eles sim são os únicos que ainda não estão na merda (sim porque o povo já está na merda há muito tempo), mas para lá vão ser atirados, bem sabem eles disso, pelo FMI, claro está.

    Gostar

  3. 31 Março, 2011 09:11

    É evidente o incómodo de Ricardo Salgado, a remar contra a corrente, fazendo o frete a Sócrates: “é questionável a necessidade de recurso a ajuda internacional…”
    Seria de saber qual a dependência do seu banco em relação a essa “ajuda”. Ou achará o presidente do BES que a ajuda do BCE é “natural” e interna?
    O frete a Sócrates está mais que justificado. Afinal, o BES foi um dos “motores” da eleição de Sócrates e do seu Governo.
    Vários quadros (ou ex-quadros do BES) assumiram ministérios e, o maior “favor” deste PS ao BES consistiu no afastamento do seu maior concorrente: o BCP.
    Que, depois de uma rocambolesca novela, autentico golpe palaciano, deixou de ser o maior banco particular português, para, devidamente “amestrado”, passar para a esfera (de controlo) pública, nas mãos da CGD e de gestores socialistas. Para deleite do BES que passou a estar só. Foi grande o favor de Sócrates. Cá está Salgado a paga-lo… Mesmo arriscando-se a cair no ridículo. O que acontece a todos quem, nos dias de hoje, acompanham o “texto” do primeiro-ministro demissionário.

    Gostar

  4. Anonimo permalink
    31 Março, 2011 10:14

    .
    Portugal está a cair de cangalhas até ‘lixo’ nos ratings internacionais. A parte da elite Portuguesa no Poder politico e respectivos megafones ficou atordoada, está atabalhoada ? Não são capazes de pôr Portugal a sair ‘por cima’ ? Não sabem o que hão-de fazer e como fazer ? Desculpas daqui, acusações dacolá, ‘Culpas & Desculpas” para ver quem tem menos e mais culpas. Mas que é isto ?
    .
    Se continuam atordoados, tudo indica que para a semana entra tudo na notação ‘LIXO’. E depois como é ?? Quem pôde resolver e não resolveu assume todas as consequências e responsabilidade ?
    .
    Ninguém está a perceber nada disto. O objectivo da ‘governança Situação/Oposição’ actual é deixar cair Portugal no lixo ? Não pode ser. Há que sair do atordoamento e reagir perante a Realidade. Ou é tudo mentira e o Estado afinal tem dinheiro a rodos ?
    .
    A preocupação é grande nos Cidadãos que dum momento para o outro pode reagir em auto-defesa. Os politicos não podem arriscar mais na passividade, no deixa andar. É politicamente perigosissimo.
    .

    Gostar

  5. 31 Março, 2011 10:16

    exige-se dos políticos portugueses REACÇÃO e ATITUDE!

    Gostar

  6. tina permalink
    31 Março, 2011 10:23

    Gosto especialmente das “egrégias personagens”, que no fundo são exactamente o oposto, umas criaturas interesseiras da pior espécie, e do “merda”.

    Gostar

  7. muda a m... permalink
    31 Março, 2011 10:29

    De #2
    “Vários quadros (ou ex-quadros do BES) assumiram ministérios […]”
    Sendo gradas figuras da actual direcção do PSD (a começar pelo Miguel Frasquilho) quadros do BES, o panorama não se deverá alterar significativamente.

    Que triste figura ontem no Parlamento. Ou ouvi mal, ou o PSD chumbou (e muito bem) o diploma que permitia aumentar as despesas até 500%, para de seguida dar luz verde (péssimo sinal) a uma autorização legislativa de recurso ao Governo, para permitir que as autarquias possam duplicar os limites de endividamento. E ainda foram gozados pelo Lacão, por isso mesmo!! Tristeza!!!

    Quando o Vasco Graça Moura refere que às egrégias personagens, “Não lhes faz impressão nenhuma que Portugal esteja na merda por causa dos socialistas”, receio bem que o mesmo discurso daqui a uns anos apenas tenha que alterar a última palavra da frase para se manter actualizado…

    Gostar

  8. 31 Março, 2011 10:33

    O que mais me entristece, é perceber que um país que podia ter tudo, nada tem a favor da defesa de interesses privados de meia dúzia deles. Fomos ajudados, ou melhor a Europa pôs ao nosso dispor fundos para sairmos da “merda” e uns quantos de nós, muitos deles eleitos por nós, aproveitaram a “mama” para se enriquecer a eles e aos seus amigos e “cagaram” de alto para o país, ou seja em cima de nós.
    Criaram institutos e fundações, colocaram os seus amigos nos cargos públicos que abonaram ricamente, construíram estradas, não porque efectivamente fizessem falta, mas para justificar o dinheirinho que foi parar ao bolso privado.
    Agora vêm pedir-nos contas, a nós que não vimos, nem veremos, nem saberemos o que é essa riqueza que poderia ter sido nossa, de todo o país, mas só foi e será sempre só de alguns.
    E desengane-se que tudo vai mudar ao votar num qualquer outro partido. O mal principal reside aí mesmo.
    É triste, mesmo muito triste.

    Gostar

  9. Carlos Mendes permalink
    31 Março, 2011 10:42

    Estou de acordo com o Gonçalo: Este governo, através da CGD, “matou” o BCP, sendo também verdade que o BCP (os seus administradores corrru.., entenda-se) se pôs a jeito.
    Com isto quero dizer que ao nacionalizar parte da CGD o País deve sair (vender) a sua participação, aliás desastrosa, no BCP. E quem diz BCP diz em tudo aquilo em que um verdadeiro Estado não deve estar metido, como é o caso que ouvi ontem de uma empresa que “administra” aviões e helicópteros que só trabalham no tempo dos fogos na floresta, muitos deles ateados por quem tem interesse nisso, que não apenas os sempre enxovalhados madeireiros.

    Gostar

  10. 31 Março, 2011 14:15

    Por pontos:
    01. Helena és dois anos ou por aí mais nova que eu. Não me lembro de ti, sorry.
    Eu era amigo (sem ser da EDE) do falecido João Isidro, lembras-te tu ?
    02. Tu dantes escrevias m”#$%&s em ‘português burocrático’, desistia-se à 3ª ou 4ª linha, ia-se faxer qualquer outra coisa. Estás muito melhor. Bom’p’ra ti. Parabéns.
    Nunca li por uma cartilha, e tenho uma coisa qualquer em cima do pescoço.
    Penso por mim, chatice (para outros). Muita da minha «malta» ainda te detesta, ando a chamar-lhes a a tenção que as coisas mudam. Resolve-se. «No problemo».
    03. A «Vasquette» nº 2 acima referida (nem te digo quem é a nº 1 , mas podes deitar-te a adivinhar…), é um poeta menos mau, um tradutor acima de bom, e quanto a administrador (ICNM-Casa da Moeda, substituiu um dos meus tios, não há rancôres nem nada…) não sei, nunca trabalharia para ele, nem ele aceitaria isso ou o inverso. A gente conhece-se (de relativamente…longe).
    Está ‘alugado’ ao PPD ? E o Pacheco ? (como se eu não conhecesse de outras vidas…)
    E o Alberto Martins ? E a Ana Gomes ? E ……. ?

    Eu tenho o ohorror de me alugar. Sem partido desde sempre porque a gente tem um olhar, olha em volta, e pensa «sinceramente, quem são estes gagús/ahs/ ? Não vale a pena.»
    Ou então, se estiveres à rasquinhas vendes-te. Felixmente tenho o respaldo suficiente para fugir a isso. Reconheço no entanto que pode ser diferente para outras pessoas.

    Salut !

    🙂

    Gostar

  11. Arlindo da Costa permalink
    31 Março, 2011 15:49

    Descalabro autêntico é o que se passa na cabecinha deste Vasquinho.
    Este foi um dos que traiu Sá-Carneiro!

    Gostar

  12. J. Madeira permalink
    31 Março, 2011 17:42

    Quando vomitou esta crónica o V.G.M. não tinha tomado os comprimidos que, lhe foram
    prescritos pelo psiquiatra que o assiste, segundo um comentário no DN!

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: