Saltar para o conteúdo

“Um programa para fazer o mesmo (ou pior)” *

3 Maio, 2011
by

«O programa é um falhanço rotundo sob qualquer perspectiva: pobre na escrita e árido na imaginação política; reduplica promessas não cumpridas de 2009 como se o país estivesse na mesma situação de há dois anos e não existisse qualquer pedido de ajuda externa; as propostas são falaciosas porque ignoram alguns dos dados mais relevantes do fracasso da governação; é deslealmente vago quando refere os sacrifícios que irão ser exigidos aos portugueses (“revisão” das deduções fiscais, “racionalização” do IVA, “reorganizar” o SNS); é dolosamente impreciso quanto à elefantíase das grandes obras públicas (TGV, novo aeroporto ou Scut); por fim, é mentiroso em pontos essenciais – por exemplo, atreve-se a estabelecer objectivos a partir do défice de 2010 de 6,8% em vez do valor oficial, para já, firmado em 9,1%…»

* Ontem, no Jornal de Notícias

19 comentários leave one →
  1. jorge silva's avatar
    jorge silva permalink
    3 Maio, 2011 11:19

    CAA, este espaço vai passar a ser o orgão oficial de campanha do psd? está certo, gente de bem normalmente paga os favores

    Gostar

  2. campos de minas's avatar
    3 Maio, 2011 11:25

    já o programa é um sucesso rotundo sob qualquer perspectiva: rico na escrita e prenhe na imaginação política; as propostas são verosímeis,porque relevam dalguns dos dados mais relevantes do fracasso da governação; é ealmente vago quando refere os sacrifícios que irão ser exigidos aos portugueses (“revisão” das deduções fiscais, “racionalização” do IVA, “reorganizar” o SNS); é honestamente preciso quanto à elefantíase das grandes obras públicas (TGV, novo aeroporto ou Scut); por fim, é verdadeiro em pontos essenciais – por exemplo, atreve-se a estabelecer objectivos a partir do défice de 2010 de 9,1%.

    Gostar

  3. campos de minas's avatar
    3 Maio, 2011 11:27

    ou será que o programa do psd se saberá amanhã pela boca de teixeira dos santos?…

    Gostar

  4. CAA's avatar
    3 Maio, 2011 11:52

    Este espaço é para que quem cá está escreva o que entender. Se não gosta, mude-se. E já vai tarde…

    Gostar

  5. CAA's avatar
    3 Maio, 2011 11:53

    O que digo, no artigo do JN, sobre a vergonha do programa do PS de Sócrates são factos. Quem puder que os desminta…

    Gostar

  6. jorge silva's avatar
    jorge silva permalink
    3 Maio, 2011 12:27

    caa, não se enerve. é sintomático de alguma direita convidar a sair quem não está de acordo, são tiques que entranham. por mim vou ficando por aqui e, sempre que não concordar, vou dizendo. já agora, uma vez que o programa do ps, bom ou mau, jáo o conhecemos, será que o podemos ouvir sobre o programa do psd? fernando nobre candidatou-se sem conhecer o programa mas não acredito que caa o faça.

    Gostar

  7. Hevel's avatar
    Hevel permalink
    3 Maio, 2011 12:58

    Ao CAA
    ..” por fim, é mentiroso em pontos essenciais – por exemplo, atreve-se a estabelecer objectivos a partir do défice de 2010 de 6,8% em vez do valor oficial, para já, firmado em 9,1%…”
    De si, esperaria uma postura vertical, não embarcando nas demagogias fáceis. Se não percebe o que acaba de escrever, pergunte. Mas como o afirma tão perentório, gostaria de saber, se as despesas que fizeram aumentar o défice, se vão repetir em 2011. Obrigado.

    Gostar

  8. da-se's avatar
    3 Maio, 2011 13:09

    A imbecilidade ignora os factos; daí os comentários de um jorge silva ou um campos de minas. Chiça!

    Gostar

  9. da-se's avatar
    3 Maio, 2011 13:10

    ou de um Hevel, claro.

    Gostar

  10. J. Madeira's avatar
    J. Madeira permalink
    3 Maio, 2011 13:14

    O prof. C.A.Amorim não sabe interpretar o que ouve ou lê, o que não acredito embora, de política
    nada perceba! O lider do PS apresentou as “Linhas Eleitorais” do seu partido, declarando que a
    base de negociação do Governo com a troika era, justamente, o PEC IV chumbado pela oposição,
    isto, para conseguir um acordo menos gravoso para a generalidade dos portuguêses!
    Deixou claro qual o caminho que pretendia seguir e, como é óbvio, sem o fim das negociações não
    se pode ir ao pormenor de um Programa de Governo,e esta passa por ser a razão para o PSD não
    nos informar quais as suas idéias!
    Já está perfeitamente esclarecido que a execucção orçamental de 2010 foi de 6,8%, o resto deve-se
    à alocação das golpadas do BPN e BPP e de outras contas até agora excluídas como aliás, se verifi-
    cou noutros países europeus, conforme informa Bruxelas!
    Não será com intervenções destas que o PSD chamará a si os eleitores que, estão cansados de demagogias, tão depressa o País está na bancarrota como, num passe de mágica do tutor Catroga
    se resolve o défice e a dívida, com um ajuste no mix dos impostos, sem cortes nos salários e sem despedimentos na função pública!?! Em que ficamos?

    Gostar

  11. jorge silva's avatar
    jorge silva permalink
    3 Maio, 2011 13:37

    caro “da-se”, certamente não ignoro ofacto de que a imbecilidade é ignorante, v. excia acaba de o provar

    Gostar

  12. certo's avatar
    certo permalink
    3 Maio, 2011 13:43

    Fulano mais descarado, mais mentiroso, aldrabão, que nos leva à bancarrota e, sem-vergonha, prossegue na roubalheira, vaidoso das grandes obras, pavão, enquanto a malta mais nova sem emprego já leva às costas uma porrada de milhares da dívida que o bandalho nos causou.
    Oh, vergonha, o país da xuxaria, da mafia e corrupção!

    Gostar

  13. Algarvia's avatar
    Algarvia permalink
    3 Maio, 2011 14:00

    Faço minhas as palavras do comentador certo das 13:43!

    Gostar

  14. certo's avatar
    certo permalink
    3 Maio, 2011 14:10

    “já o programa é um sucesso rotundo sob qualquer perspectiva: rico na escrita e prenhe na imaginação política; as propostas são verosímeis,porque relevam dalguns dos dados mais relevantes do fracasso da governação; é ealmente vago”
    Realmente, o dito programa é um dichote de nadas, a cara do líder, mentiroso, mais vaidoso, predador, sem-vergonha, o inginheiro da treta que mais não faz que subjugar-nos à banca, aos calceteiros, enquanto o distribui por mais amigos da seita dos boys.
    Que nunca, após o D. Afonso Henriques, se viu mais estuporada roubalheira que a do nosso querido líder em todas as potencialidades possíveis do grande aldrabão.
    Um gajo que se ajeita a ser reeleito para governar e, se houvesse justiça no País, estaria era há muito na cadeia.
    E pode ser que a geração à rasca, sem emprego e devedora inocente dessa grande roubalheira, ainda se canse e, como diz alguém, ainda leve o descarado, o pavão, a responder por quanto estrago, roubo e prejuízo nos fez.
    E como é que isto é possível, senhores?
    Não haverá já ponta de vergonha, alguma educação, sequer nesga de justiça neste meu pobre país?

    Gostar

  15. JoséB's avatar
    JoséB permalink
    3 Maio, 2011 14:29

    “Bluffs eleitorais: PS”
    O PS acaba de dar à luz o Programa Eleitoral para 2011-2015.
    Menos extenso que os dois anteriores (positivo), caso venha a vencer as eleições, passará a Programa do XIX Governo Constitucional: um arrazoado de boas intenções para esquecer assim que submetido ás rotinas governamentais, seguro de oposições por norma distraídas na AR.
    … Com os Antigos Combatentes, uma demagogia de largo espectro partidário, tanto tornou 300 mil AC em pensionistas proletários (70 euros/ano – Portas), como 300 capitães de Abril prejudicados em coronéis (da Caixa Geral de Aposentações).
    Aos infelizes Deficientes de guerra, num regime incapaz de criar dois ou três lares de luxo nos quartéis disseminados pelo país e quase desertos, restam os abusos de referências em programas eleitorais.
    …Admitindo idênticos bluff’s dos restantes directórios partidários, aguarde-se pelas consequências. Via FMI.
    (Enviado ao I)

    Gostar

  16. O Anti Calimero's avatar
    O Anti Calimero permalink
    3 Maio, 2011 15:41

    Contra factos não há argumentos. O rol de mentiras (vulgo programa) do PS é intencionalmente omisso relativamente às matérias relacionadas com as medidas que vamos ser obrigados a adoptar em consequência das negociações com a «troika» e, no demais, limita-se a recuperar promessas antigas, como se repetir uma mentira muitas vezes a transformasse em verdade. Torna-se, portanto, necessário elaborar uma errata para o dito rol, o que, a concretizar-se, deveria ser feito nestes termos:
    1. Onde se lê «revisão das deduções fiscais» deve ler-se «redução/eliminação das deduções à colecta em sede de IRS, designadamente das que digam respeito a despesas de educação e de saúde»;
    2. Onde se lê «racionalização do IVA» deve ler-se «aumento do IVA nas transmissões de determinados bens, passando a tributação a ser efectuada à taxa de 23% (em vez dos 6% e 13% actuais)»;
    3. Onde se lê «reorganizar o SNS» deve ler-se «admitir, finalmente, que o Estado Social que o PS vem defendendo é uma utopia e que é necessário libertar o Estado de uma parte significativa dos encargos com os cuidados de saúde».
    Como é óbvio, o PS, fiel aos ensinamentos adquiridos na escola propagandística (que todos frequentaram com aproveitamento), procurou dizer o mesmo por outras palavras, de forma a que este país de ignorantes (como o qualificou Sampaio, a propósito da eleição de Salazar como figura do séc. XX), que tem sido o garante da sua manutenção no poder, uma vez mais não percebesse a gravidade da situação…
    Por tudo isto, é de louvar que ainda haja quem se preocupe em alertar os portugueses para a mais recente farsa socialista.
    Os meus cumprimentos ao CAA.

    Gostar

  17. O Anti Calimero's avatar
    O Anti Calimero permalink
    3 Maio, 2011 16:05

    «Eu não estou disponível para governar com o FMI».
    Ainda se lembram da pessoa que proferiu estas palavras?
    http://www.youtube.com/watch?v=jTQPck-mg9Y
    Pois bem, agora o FMI já está cá e não vai sair tão cedo. Por isso, espero que os portugueses, no dia 5 de Junho de 2011, respeitem a vontade do Sr. Eng.º.

    Gostar

  18. O Anti Calimero's avatar
    O Anti Calimero permalink
    3 Maio, 2011 16:11

    Palavras para quê?

    Gostar

  19. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    3 Maio, 2011 16:28

    Que seja o mesmo, mas mais forte.

    Gostar

Indigne-se aqui.