Saltar para o conteúdo

a rotina

30 Maio, 2011
by

É compreensível a desilusão aqui patente de Henrique Raposo, que resulta, todavia, de um equívoco: o CDS nunca foi, nem quis ser, um «partido de direita sem complexos», mas, apenas e só, um partido de direita com complexos. Teve complexos de esquerda com o fundador, o sempre «rigorosamente ao centro» Diogo Freitas do Amaral, com o ministro da cultura da segunda AD, Francisco Lucas Pires, que era incensado pelas trupes «culturais» da esquerda, por quem distribuira subsídios e benesses, com o ex-ministro de Salazar, Adriano Moreira, homem que ideologicamente se fazia sempre questão de situar, não fosse o diabo tecê-las, na «democracia-cristã» e na «doutrina social da Igreja», e com toda a matilha de «democratas-cristãos» e «centristas», de Rui Pena a Luís Beiroco, que cairam nos braços do Partido Socialista na primeira oportunidade que lhes foi dada. Quando o jornalista Paulo Portas inventou, no estertor do cavaquismo, o Partido Popular e Manuel Monteiro, parecia que, mais de duas décadas após o 25 de Abril, a direita popular, liberal e conservadora poderia ter finalmente um partido que a representasse. Novo engano: Monteiro assumiu a pior tradição da direita portuguesa anti-liberal, paternalista e caudilhista, enquanto o Dr. Portas anunciou, mal chegou à liderança, em 1998, que o PP seria enterrado e o CDS ressuscitado. Nada de novo, portanto, nas recentes afirmações «esquerdistas» de Paulo Portas. É só mais do mesmo e é pena, mas não foge à rotina dos últimos trinta e sete anos.

Anúncios
35 comentários leave one →
  1. 30 Maio, 2011 08:01

    Nem uma coisa nem outra.
    .
    O CDS não é, obviamente, um partido mais à esquerda que o PSD nem um partido de direita. Agora PP diz que é realista e pragmático. Pode ser o que ele quiser.
    .
    O CDS é Paulo Portas, mais que qualquer dos outros partidos com representação parlamentar é quem quer que seja.
    .
    É, cada vez mais, um partido ideologicamente inútil, convencido que a virtude principal pela qual deve lutar é a de estar no Governo que, sabe, nunca poderá significativamente influenciar.
    .
    Para além da aritmética da conveniência, uma inutilidade, portanto.

    Gostar

  2. leopardo permalink
    30 Maio, 2011 08:45

    o cds é paulo portas e paulo portas é um demagogo, psicologicamente parecido com socrates.
    Diz aquilo que lhe parece ser preciso dizer para conquistar votos. Dirigem-se apenas a um eleitorado diferente, mas paulo portas parece ter apenas interesses, não convicções, conveniencias, não ideologia.
    Um pragmatico interesseiro e sem escrupulos, que sabe qual é a base eleitoral do seu partido e para onde pode tentar crescer.
    Não é de direita, nem de esquerda, é de onde soprar o vento dos seus interesses.

    Gostar

  3. Pine Tree permalink
    30 Maio, 2011 09:19

    Está aberta uma oportunidade, camaradas!
    E quando ela for satisfeita, nem quero estar por perto. Aquilo que se poderia resolver com alguns conflitos vai ser resolvido à porrada… Vamos ver se acerto, ou não!
    É o nosso destino.

    Gostar

  4. a.marques permalink
    30 Maio, 2011 09:21

    Chapéus tem muitos, e são a trouxa visível dos disfarces de Portas, que nas apalhaçadas mudas lhe descobrem a careca. Se é assim na montra o que será nos baús do armazém?

    Gostar

  5. lucklucky permalink
    30 Maio, 2011 09:24

    O CDS revela-se um partido oportunista.
    Ou seja. Quando chegarem ao Governo não terão nunca o nervo suficiente para fazerem coisa alguma.
    Será gestão casuística a la Durão Barroso. À primeira dificuldade fogem.
    Note-se que uma mensagem parecida foi feita pelo candidato Cavaco Silva nos últimos dias de campanha…
    Futuro será assim: PSD+CDS formam governo, à primeira dificuldade chamam o PS-já sem Sócrates- para o Governo.

    Gostar

  6. 30 Maio, 2011 09:51

    Portas quer 2/3 dos deputados
    a mudar a Constituição.
    É só pedir!

    Gostar

  7. eirinhas permalink
    30 Maio, 2011 10:31

    Com este cds tanto se dança para a esquerda como para a direita.Apesar dos tolos que por aí há,acho que já não convence ninguém fora do núcleo duro do partido.

    Gostar

  8. 30 Maio, 2011 10:33

    já estou como o tio arlindo da costa: se os que votaram em salazar para personalidade tuga votarem cds, lá teremos o psd em 3º lugar.
    é a vida…

    Gostar

  9. António Parente permalink
    30 Maio, 2011 11:09

    Eu vou votar CDS no próximo dia 5. Até 2005 votei PS e em 2009 abstive-me. No futuro, logo se vê.
    Devo pertencer a essa “matilha” teórica (em sentido literal é um bando de cães; em sentido figurado “matilha” significa “ralé”) de pessoas que pensa que o mundo não tem de ser uma selva e que os mais pobres, desprotegidos e os vencidos da vida devem ser ajudados a não cair na miséria e a sair dela. Não me parece que a “matilha” seja incompatível com o liberalismo: nalgumas coisas estou mais à esquerda, noutras mais à direita. E até acho que o liberalismo tem coisas boas que devem ser adoptadas pela “matilha”. Não tudo, mas algumas coisas.
    Penso que o CDS tem feito uma excelente campanha e que Paulo Portas é um político com muito mérito. Em tempos, fui muito crítico em relação a Portas mas agora penso que é o momento de lhe dar uma oportunidade.
    Ah, há mais pessoas que votaram PS e vão votar CDS. Por aí, por blogs na internet, já há declarações de voto nesse sentido.

    Gostar

  10. balde-de-cal permalink
    30 Maio, 2011 11:15

    Carlos Costa do BdP tem tomates … e grandes

    Gostar

  11. anti-comuna permalink
    30 Maio, 2011 11:52

    O caminho para o desastre:
    .
    .
    “O secretário-geral do PCP defendeu a saída de Portugal da zona euro de uma forma que “salvaguarde o interesse nacional”.”
    .
    In http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-precisa-de-comecar-a-debater-saida-da-zona-euro_117672.html
    .
    .
    Primeiro pediram a reestruturação da dívida. leia-se, calote aos credores. Agora pedem a saída da Zona euro. Mais tarde, inevitavelmente, pedirão a saída da UE.
    .
    .
    As oligarquias de Lisboa estão a preparar o desastre para Portugal, passo a passo. Nada que eu não tinha dito aqui que seria essa a lógica desta gente.
    .
    .
    Está na hora dos nortenhos deixarem-se de lérias e pensarem sériamente em exigir a Independência do Norte, porque as élites de Lisboa irão arruinar todo o país só para não fazerem as reformas e os sacrificios necesários para nos mantermos no euro.
    .
    .
    Isto que agora se está a passar era previsivel. E agora confirma-se que os despesistas e parasitas de Lisboa só pensam neles e não no país, mesmo usando o tal famoso interesse nacional para arruinar os portugueses.

    Gostar

  12. Luis Garcia permalink
    30 Maio, 2011 11:53

    Nós todos, no conto da nossa democracia e as nossas lágrimas paradas http://lmmgarcia.wordpress.com/2011/05/30/alagparada/

    Gostar

  13. tric permalink
    30 Maio, 2011 11:58

    “O secretário-geral do PCP defendeu a saída de Portugal da zona euro de uma forma que “salvaguarde o interesse nacional”.”

    A Direita portuguesa que não arrepie caminho, não…metam-se com fantasias!! para fantasias já bastou o Socretismo! fuck the Euro

    Gostar

  14. José Pinto Basto permalink
    30 Maio, 2011 12:22

    Paulo Portas com um só tiro alvejou os dois pés…

    Gostar

  15. Pine Tree permalink
    30 Maio, 2011 12:25

    “Está na hora dos nortenhos deixarem-se de lérias e pensarem sériamente em exigir a Independência do Norte, porque as élites de Lisboa irão arruinar todo o país só para não fazerem as reformas e os sacrificios necesários para nos mantermos no euro.”
    *
    Independência? Fixe para mim que escolho o que mais me convier. Mas antes do referendo ouçamos o que diz um Bracarense acerca do Porto… só para ouvir.
    Compadres do Norte, pensem nisto. Com o fim do Império a vantagem competitiva de Lisboa desfez-se e a oportunidade do Porto apareceu. E o que nos deu a cidade do trabalho? Pois, o Senhor Pinto da Costa cujo mérito como gestor desportivo ninguém pode negar.
    Repito: onde há dois, há escolha. Quanto mais escolha mais oportunidades.

    Gostar

  16. Tiradentes permalink
    30 Maio, 2011 12:31

    A rotina da mentira do engenheiro domigueiro já é tanta que ninguém reparou (ou não querem reparar) na última gravosa.
    Quando falaram na redução da TSU satou o relativo engenheiro dizendo que queriam aumentar logo os impostos para compensar a dita cuja. Que ele estava a ponderar, que não era para já, e criticava veementemente quem pusesse a questão em cima da mesa.
    Passa uma semana e descobre-se que afinal o jovem engenheiro das novas oportunidades independentes,tinha assinado um acordo com aquilo que ele chamou uns “ajustes”.
    Pois!!!!! um dos maiores AJUSTES é que no primeiro documento se previa a baixa da TSU no terceiro trimestre de 2011 e no documento “ajustado” se prevê a medida até final de Julho.
    Sabendo disso, foi fazendo de conta que não e criticando quem tinha começado a pensar seriamente no assunto pois que de uma forma ou de outra vão ter de tomar a medida.
    Para mentiroso basta assim.

    Gostar

  17. lucklucky permalink
    30 Maio, 2011 12:40

    Histórias da Tirânia Social-Estatista que está e vai matar as Democracias:
    .
    Polícia atrás dos coelhos dos mágicos:
    http://biggovernment.com/bmccarty/2011/05/26/usda-rabbit-police-stalking-magicians/
    .
    Licença necessária para pescar os peixes que entraram na propriedade devido às cheias:
    http://www.nationalreview.com/corner/268362/hook-line-and-sinking-mark-steyn

    Gostar

  18. Portela Menos 1 permalink
    30 Maio, 2011 12:59

    cds-PP é tanto de esquerda e social como o sócrates é social e de esaquerda.

    Gostar

  19. Portela Menos 1 permalink
    30 Maio, 2011 13:00

    cds-PP é tanto de esquerda e social como o sócrates é social e de esquerda.

    Gostar

  20. anti-comuna permalink
    30 Maio, 2011 13:20

    “Independência? Fixe para mim que escolho o que mais me convier. Mas antes do referendo ouçamos o que diz um Bracarense acerca do Porto… só para ouvir.”
    .
    .
    Tem razão. Por isso eu advogo um referendo, só entre os nortenhos (os tais do Minho a Caldas da Rainha, por exemplo), se preferem manter-se neste sistema podre ou se desejam a Independência. Claro que eu advogo a Independência.
    .
    .
    Os de Lisboa podem dizer o que lhes apetece mas devemos ser nós a decidir por nós, não eles por nós. Porque, eles como têm decidido, só têm prejudicado o Norte e o próprio país como um todo.

    Gostar

  21. Eleutério Viegas permalink
    30 Maio, 2011 13:20

    DIA -6 PARA O FIM DA PENOSA ERA SÓ CRETINA! At last!!!!

    Gostar

  22. Portela Menos 1 permalink
    30 Maio, 2011 13:30

    A-C e a sua continuada doença infantil do regionalismo!

    Gostar

  23. Pardal permalink
    30 Maio, 2011 14:07

    O Coentrão será palhaço????
    C(u)entraram-no …. olha não se juntasse com suspeitos!!!
    Eles já são famosos, repetem as cenas… a gente já sabe!!!

    O pobre (palhaço) rapaz é novo …não pensa!

    Gostar

  24. tric permalink
    30 Maio, 2011 14:22

    PSD agora dominado pelos Liberais Abortistas, é um partido de futuro…devia ser proibido Abortistas chegarem à liderança do Governo de Portugal!! Porquê!!??? porque daquelas cabecinhas só pode sair…

    Gostar

  25. Pedro.S permalink
    30 Maio, 2011 14:32

    Vou votar CDS porque obviamente não voto em quadrilhas (descomunal a do PS desde sempre dirigida pelo Vale e Azevedo nos últimos 7 anos), mais pequena a do PSD (mas igualmente com muitas contas desde sempre a prestar à justiça).
    Chega de quadrilhas a desbaratarem o dinheiro dos portugueses.
    É claro que continua a haver 2/3 de eleitorado idiota, demagogo na análise e pouco pragmático nas soluções

    Gostar

  26. 30 Maio, 2011 14:37

    «Um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) morreu na noite deste domingo no posto de Monchique, no Algarve, após um disparo acidental com a arma de serviço»
    graças a deus…menos um potencial ex-futuro assassino.

    Gostar

  27. licas permalink
    30 Maio, 2011 15:18

    O Sócrates consegiu que 40% das crianças Portuguesas, ou sejam,
    DUAS em cada CINCO, são insuficientmente ALIMENTADAS (Estatística oficial) . . .
    É A CRISE QUE ELE *ACELEROU * . . .
    (Já toda a Europa recuperou da crise 2007-2009. . . )

    Gostar

  28. 30 Maio, 2011 15:22

    é a sinistra:
    «Il centrosinistra avviato a conquistare Milano e Napoli. Vittoria già netta per il candidato dell’Idv »
    ái ó tio! exclama o sílvio!

    Gostar

  29. Jose silva permalink
    30 Maio, 2011 15:34

    Caro Anti-comuna,

    um assunto que tenho andado a pensar: o que irá acontecer se o plano da troika não funcionar com o PSD-CDS a partir de 6 de junho ?

    teremos eventualmente reestruturação daqui a 1 ano ? saída do euro ? ou alguém nos perdoará dívidas ?

    vejamos:

    algures no futuro próximo os castelhanistas do PP chegrão ao poder em Madrid e terão como é habitual, tentações hegemónicas na iberia, algo que não é o perfil do PSOE;

    Recordemos que no tempo de Guterres/Aznar houve um proposta para que uma série de países estrangeiros fechassem as suas representações diplomáticas em Lisboa e passassem a ter apenas em Madrid… E que já há muitas multinacionais a terem apenas uma sede ibérica…. E que as salas de mercados do BES, informática do Santander e Popular e decisões de crédito a partir de certo valor já são tomadas em Madrid…

    Sabemos que Lisboa não mudará de filosofia de vida; encontrará sempre esquemas de parasitagem;

    Ora uma esquema que irá surgir na cabeça das limitadas elites e tudologos lisboetas e é vender soberania aos credores, por sinal, bancos espanhois, os mais expostos à nossa dívida pública, a troco de perdão de dívidas ou qualquer nome alternativo. O Ricardo Açucarado até defende isso mesmo…

    Portanto, daqui a 2 anos temos um problema: Os lisboetas irão entregar a soberania política portuguesa a Madrid.

    E aí a questão da independência do Norte terá que ser mesmo colocada.

    O que é que você acha deste cenário ?

    Gostar

  30. anti-comuna permalink
    30 Maio, 2011 16:10

    Caro José Silva, Lisboa quererá parasitar alguém no futuro. Por isso, tenho sinceras dúvidas que acabarão por entregar o poder de decisão a Madrid. Mas é uma hipótese em aberto que convém ter em conta.
    .
    .
    Penso que o que eles farão é tentar não pagar os calotes que devem, sair da Zona euro e depois da própria UE. E tentarem parasitar os PALOPs e mais alguns que possam, no tal “triângulo estratégico”: Lisboa-Africa-Brasil. Que já está a ser posto em prática pelo Grupo BES mais os seus satélites cotados. Por exemplo, Portugal Telecom, EDP, Galp e se puderem Cimpor.
    .
    .
    Em ambos os cenários, o Norte perderá sempre, pois passará a ser visto como uma mera colónia, tal como os novos países desse triângulo estratégico.
    .
    .
    O problema desta estratégia é que Lisboa vive na ilusão que tem um papel como vértice deste triângulo. Aliás, de vez em quando surgem ideias ultrapassadas tentando iludir-se que terão capacidade para serem actores principais desta estratégia, como se vê pela ideia peregrina de serem a “ponte” entre a China e os PALOPs, quando a China não precisa de Lisboa para nada. Aliás, nem esses países, que olham para nós como meros “lavadores de dinheiros sujos”. De resto, Lisboa não conta para nada. A coisa é ainda mais curiosa, que veja, o principal parceiro comercial de Cabo Verde já é… Espanha.
    .
    .
    Infelizmente Espanha está a aproveitar as asneiras de Lisboa e a começar a tornar-se o verdadeiro interlocutor europeu com este tipo de países, mesmo entre os PALOPs. Mas como Lisboa se acha muito importante, nem repara que somos mais uma colónia que colonizadores. Mesmo usando das armas da corrupção para tentar ser parceira privilegiadas com os meios políticos desses países. Mas a corrupção pode comprar políticos mas não estratégias empresariais. Daí que a compra da Vivo pelos espanhois é a prova provada que a corrupção não chega para ser verdadeiramente um actor importante.
    .
    .
    Nós, os do Norte, não podemos é permitir que os parasitas de Lisboa continuem nesta peugada suicida, pois seremos sempre prejudicados pela incompetência dos de Lisboa. E quer sejamos dominados económicamente por Espanha ou por dinheiro sujo de outros países, perderemos sempre. Mas Vc. está a ver bem o que deverá acontecer, mesmo contra a vontade de Lisboa, que não quer cair nas mãos de Madrid.

    Gostar

  31. 30 Maio, 2011 16:15

    caro Anti,
    então não é que vc tinha mesmo razão naquela sua teoria sobre a camapanha de ideologia nazi do ps!
    os resultados até desorientam o próprio prof marcelo!
    é duma eficácia! para desgraça do país, lá o teremos de aturar. e olhe que o prof marcelo,mentindo alegremente, até afirmou na sua homilia que sem o sócrates o ps teria muito mais votos!!!

    Gostar

  32. anti-comuna permalink
    30 Maio, 2011 16:19

    Caro Campo, para o PS, vale tudo. Até arrancar olhos. Mas mesmo assim duvido que ganhem as eleições. Vamos ver.

    Gostar

  33. anti-comuna permalink
    30 Maio, 2011 16:34

    Para os que querem reestruturações de dívidas, atente-se a este interessante artigo sobre um eventual haircut grego:
    .
    .
    http://comunidade.xl.pt/JNegocios/blogs/massamonetaria/archive/2011/05/27/quem-perde-com-a-reestrutura-231-227-o-grega.aspx
    .
    .
    Portugal é um dos maiores perdedores da reestruturação grega. Parece que alguns pensavam que iam ser só alemães a sofrer, não é? Mas há um ponto que é repetidamente esquecido. O Estado alemão pode-se dar ao luxo de cobrir as perdas da banca alemã, usando vários instrumentos ao seu dispôr. Desde a própria fiscalidade até a dar dinheiro, pura e simplesmente, aos seus bancos. Mas, e Portugal? Pode o Estado português usar as mesmas armas dos alemães? Não, não pode. Por isso, basta ver o que está acontecer hoje em Portugal. Um colapso dos preços das acções da banca portuguesa.
    .
    .
    Como diriam os mais optimistas: entre mortos e feridos, alguém vai-se safar. lolololololol

    Gostar

  34. tric permalink
    30 Maio, 2011 19:04

    quanto mais cedo sairmos do Euro, melhor!!!! andamos a engonhar…

    Gostar

  35. 30 Maio, 2011 20:06

    Está em andamento a absolvição de Sócrates e capangas.:
    http://mentesdespertas.blogspot.com/2011/05/culpa-solteira-da-bancarrota.html

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: