Saltar para o conteúdo

Notícias do Cairo

10 Outubro, 2011
by

O que está a passar-se no Egipto é inquietante. Basta ler esta peça do Wall Street Journal: Clashes Between Christians, Police Rock Cairo. Infelizmente a imprensa portuguesa parece ter dificuldade em distanciar-se da leitura delicodoce da “Primavera árabe”. Esta notícia do Público, por exemplo, é preenchida em mais de metade com declarações do governo egípcio – o qual vê no protesto dos cristãos coptas “apenas uma tentativa de provocar o caos”. Pois claro, não é?

Adenda: Mais informações no New York Times.

63 comentários leave one →
  1. neototo's avatar
    neototo permalink
    10 Outubro, 2011 12:37

    E de quém a culpa, dígame de quém que o JMF57 goste mais de ler neste idioma

    A demonstration by Christians angry about a recent attack on a church touched off a night of violent protests here against the military council now ruling Egypt, leaving 24 people dead and more than 200 wounded in the worst spasm of violence since the ouster of President Hosni Mubarak in February.

    Que neste outra tal qual o jornalista do New York Times porque sona mais doce e delicado na orelha…

    في أعقاب هجمات بالقرب من أسوان، وقال مسؤولون القبطية التي حصلت عليها إذن مناسبة لتجديد كنيسة القديس جورج.

    وقال العديد من الناس الذين شهدوا العنف ليلة الاحد المتظاهرين ذات الأغلبية المسيحية وصلوا في حوالى الساعة 4:30 مساء حسابات تختلف عن الجهة التي بدأت الهجمات.

    وقال محمد عبد الله، وهو مسلم 22 عاما الذي قال انه شهد العنف، على بعد حوالى 3000 الشباب المسيحي هاجم الجيش بالعصي وقنابل المولوتوف. وقال ان الجيش رد باطلاق النار بالذخيرة الحية في الهواء كما قام محتجون باحراق سيارتين عسكرية مصفحs

    وقال السيد عبدالله المسيحيين هم المسؤولون عن العنف في كل من القاهرة والهجمات على الكنائس في صعيد مصر. “انه كان ضد القانون، وكانوا بناء كنيستهم على الأراضي التي تنتمي إلى دار الضيافة” ، قال.

    وقال السيد محسن المتطرفين العسكري وأقل من عشرة “الرجال الملتحين” الذين قال انه يشتبه في ومسلم عقدت مجموعة من الرجال من الأحياء المحلية في الاعتداء على المتظاهرين بقضبان الحديد.

    PS. Qualquer um pode comprobar como se trata do mesmo artigo mais vertido ao farragoso idioma dos Sres dos turbantes…O mesmo artigo só que no idioma arabe. Ventagems dos nascidos na era Neo-Google.

    Gostar

  2. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 12:38

    Boas notícias. Estes dados começam a confirmar a minha ideia que a recessão não deverá ser tão profunda como é previsto por quase todos. tanto este ano como o próximo ano, a recessão deverá ser menos severa do que é previsto e, pode acontecer até, que Portugal saia da recessão mais cedo. Talvez Portugal já tenha saído da recessão “técnica”, neste terceiro trimestre. A ver vamos.
    .
    .
    A pesar do abrandamento notória da economia europeia e internacional, as exportações portuguesas aceleraram face ao mês de Julho, na sua variação homóloga, para fora da Zona Euro:
    .
    “Em termos homólogos, em Agosto de 2011 as exportações, apresentaram um acréscimo de 23,1%, em resultado
    principalmente das exportações de produtos Químicos, Metais comuns e Máquinas e aparelhos. As importações
    diminuíram 1,3%, devido fundamentalmente à quebra registada nas importações de Combustíveis minerais
    provenientes dos países extracomunitários.”
    .
    .
    O mês de Agosto foi o melhor mês deste ano, nas exportações para fora da Europa. O pessimismo que abunda está um bocado desfocado da realidade. O que exportamos mais? Vejam bem isto, que tem a sua importância: “Químicos, Metais comuns e Máquinas e aparelhos.” Ou seja, estamos a conseguir exportar produtos para além do calçado e têxtil, muito virado para o segmento alto do mercado europeu. Isto é excelente, esta variedade nas exportações, em especial conseguir exportar máquinas e aparelhos.
    .
    .
    Agora eu gostaria de chamar a atenção para um padrão português, nas suas exportações. As exportações portuguesas estão a ter um comportamento semelhante às da Alemanha. Isto não devia surpreender tanto face ao principal grupo de mercadorias que compõem as nossas exportações: máquinas e equipamentos. Um bocado semelhante à… Alemanha. E note-se isto, que para mim é deveras importante: Portugal concorre hoje directamente com a Alemanha. (E Japão, claro, mas em termos geoestratégicos, gostaria de realçar estes aspecto. Somos dos poucos países europeus que concorremos directamente com a Alemanha em muitos mercados fora da Europa. E se conseguimos aumentar as exportações, a concorre contra a Alemanha, isso é um sinal de elevada competitividade e reconhecimento por parte dos nossos clienstes externos, uma qualidade acima da média. Apesar da terrível má imagem externa de Portugal. O que é deveras ainda positivo para as empresas tugas.
    .
    .
    Em termos globais, em Agosto as nossas exportações subiram 17,7%, com as para fora da UE a subirem bem, 23% e as demais para a Europa, a conseguirem aguentar o embate do forte arrefecimento económico europe, subiram 15,5%. É claro que o mercado espanhol está em forte retracção, e este sendo responsável por cerca de 1/4 das nossas exportações, mais digno de registo estes valores alcançados.
    .
    .
    As importações em Agosto cairam ligeiramente, cerca de 0,3%.
    .
    .
    O défice da balança comercial foi de 3 306 milhões de euros contra uns 5 314 o ano passado. É uma forte redução e mais rápida do que seria de esperar face à evolução dos preços do pitroil, que estão bem acima dos do ano passado. Se o preço do pitroil estabilizar ou até cair, é bem provável que o saldo melhorará ainda mais, face aos dados relativos à queda no consumo interno de combustíveis.
    .
    .
    As encomendas à indústria abrandaram ligeiramente face ao mês de Julho. 15,5% contra os 18,7%. No entanto, estes valores são bons, tendo em conta o que se passou nas últimas semanas, sobretudo a nível financeiro, com o mercado de crédito a congelar e a trazer fortes dúvidas aos agentes económicas, que naturalmente, refreiam as suas intenções de consumo e investimento.
    .
    .
    Estes dados de hoje são muito bons. Melhor que eu próprio esperava e muito melhores do que todos os organismos andam a prever para Portugal. Desconfio mesmo que Portugal saiu da recessão técnica no trimestre terminado em Setembro. Veremos se o INE confirmará esta minha previsão arriscada.
    .

    Gostar

  3. neototo's avatar
    neototo permalink
    10 Outubro, 2011 12:39

    Para bons e bem recomendaveis artigos aquelas crónicas ja esquecidas que enviavam os sres. jornalistas do Wall Street Journal e o New York Times em tempos (O Mubarak acabou com o fascinio de Occidente por ele ), por este tipo:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anwar_el-Sadat

    Gostar

  4. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 12:41

    Peço desculpa, mas esqueci-me do link do INE:
    .
    http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=106158603&DESTAQUESmodo=2
    .
    .
    Mil desculpas.

    Gostar

  5. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 12:48

    Ah! Outro facto que me esqueci de referir. (E que tem uma importância fundamental, pois pode indiciar um padrão semelhante ao da Suiça, para além do da Alemanha.)
    .
    .
    Em Agosto passado (mesmo que haja um lag face ao contratado, naturalmente, mas que não altera muito os dados), o Euro estava cerca de 11% mais caro, face ao dólar, que o do ano passado. Ou seja, a subida do aéreo não afectou muito as exportações tugas. E mesmo que algumas moedas tenham até se valorizado contra o aéreo, a generalidade dos negócios são feitos em dólares ou euros, portanto, estes resultados de Agosto são excelentes.
    .
    .
    Vamos ver como decorreu o mês de Setembro. Mas desconfio que esta tendência se reforçou e, por isso, quase que aposto que Portugal saiu da recessão técnica.

    Gostar

  6. JCA's avatar
    JCA permalink
    10 Outubro, 2011 12:51

    .
    -Occupy America: protests against Wall Street and inequality hit 70 cities
    The generation that opposed Vietnam has joined Facebook anarchists amid anger at tax breaks for the rich while ordinary folk tighten their belts
    http://www.guardian.co.uk/world/2011/oct/08/occupy-america-protests-financial-crisis
    .
    -Muslim and Christian graves desecrated in Israeli city of Jaffa
    Militant Jewish settlers smash tombs and spray stones with graffiti on Yom Kippur and firebomb is thrown at synagogue
    http://www.guardian.co.uk/world/2011/oct/09/graves-desecrated-jaffa-yom-kippur
    .
    -Global crisis heralds loss for Goldman Sachs
    Goldman Sachs is expected to make its first quarterly loss since the depths of the financial crisis, underlying how the current market turmoil is hurting Wall Street’s biggest banks.
    http://www.telegraph.co.uk/finance/newsbysector/banksandfinance/8815822/Global-crisis-heralds-loss-for-Goldman-Sachs.html
    .

    Gostar

  7. quimnogueira's avatar
    10 Outubro, 2011 12:57

    (àparte)

    «O tabaco adverte que o Governo pode ser gravemente prejudicial à Saúde»

    (via João Pedro Pereira)

    Gostar

  8. ramiro marques's avatar
    10 Outubro, 2011 12:58

    E depois querem leitores. Não admira que o Público e o DN estejam com tiragens tão pequenas.

    Gostar

  9. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 13:32

    A OCDE prevê o agravamento da recessão em Portugal, tal como a generalidade dos demais organismos internacionais e nacionais. (E faz bem o governo em ser conservador neste aspecto, para amortecer eventuais más surpresas.)
    .
    .
    “OCDE prevê agravamento da recessão em Portugal
    .
    A recessão deverá agravar-se em Portugal nos próximos meses e as principais economias avançadas dão cada vez mais sinais de abrandamento, alerta a OCDE.”
    .
    In http://economia.publico.pt/Noticia/ocde-preve-agravamento-da-recessao-em-portugal–1515722
    .
    .
    Eu penso que a OCDE se baseia num simples facto. Se a economia internacional abrandar, logo as exportações portuguesas vão-se portar mal, logo mais recessão. No entanto, nem é seguro que irá haver uma forte queda na actividade económica (daí que os leading indicators podem estar a “prevêr” mal o andamento económico internacional, devido à natureza desta crise, bem diferente das outras, do pós-guerra), assim como não é seguro que Portugal não consiga exportar, mesmo com uma queda na actividade económica no exterior. Os dados de Agosto indiciam que Portugal está a conseguir resistir muito bem ao que se passa lá fora.
    .
    .
    O Banco de Portugal já se baseia mais na previsivel forte queda na procura interna, em especial devido à previsival forte queda no consumo público, nos próximos trimestres. O Banco de Portugal tem alguma razão, devido á forte correlação da actividade económica portuguesa com a procura interna. Mas eu não estou seguro que seja assim tão liquido, já que esta crise é diferente das demais e algumas componentes da procura interna, mesmo em queda, poderão suvizar a queda do produto. Em especial a troca de importações por produção nacional, que mesmo havendo uma queda na procura interna, ela poderá ser provida pela produção nacional, anulando os seus afeitos negativos na variação do PIB. É evidente que o Banco de Portugal deve ser conservador nas suas estimativas e basear-se em indicadores que têm sido bastante fiáveis, nos últimos 15 a 20 anos. Mas eu arrisco que vamos sair da recessão mais cedo, devido á natureza desta crise e à dinâmica associada à mudança no comportamento dos nossos agentes económicos, em especial consumidores e até nos nossos grupos de distribuição.
    .
    .
    No outro dia, um responsável pela associação da grande distribuição, disse uma coisa, que até há bem pouco tempo não era preocupação dos nossos grupos nacionais. Para termos consumidores temos que ter produtores. Ou seja, se os seus clientes não tiverem rendimentos não poderão aumentar as suas despesas nos supermercados. Um bocado como o Ford pensava, mas neste caso aplicado á grande distribuição. E esta mudança de atitude aliada à forte subida das quotas de mercado das marcas próprias , também poderão influenciar bastante os nosso futuro imediato. É claro que é preciso que o nosso tecido produtivo dê resposta às necessidades dos nossos grupos de distribuição, mas tudo indica tal estar a acontecer, face a sinais indirectos.
    .
    .
    Talvez Portugal contrarie todas estas previsões negativas e saia da recessão “técnica”. (Dois trimestres consecutivos de queda.) E até pode ser que a taxa de desemprego não suba tanto como se prevê e até comece a estabilizar ou mesmo baixar. É bastante difícil mas não impossível. Afinal, no Entre-Douro-e-Minho, no primeiro semestre, a industria portuguesa criou emprego (por exemplo, em Felgueiras, a falta de mão-de-obra já é aguda!), mas não chegou para contrabalançar a forte perda na construção e nos serviços.
    .
    .
    Portugal saiu da recessão? Eu aposto que sim. Mesmo contra todas as previsões. ehheheheh

    Gostar

  10. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 13:45

    Esta crise tem algumas boas virtualidades. Mudou a mentalidade dos nossos agentes económicos. (Por exemplo, os depósitos a prazo subiram muito em Agosto, demonstrando que a tentativa de poupança é mesmo forte, por parte das familias.) E as empresas sabem que para crescerem terão que procurar novos mercados no exterior. O nosso, o doméstico, deverá viver uma crise prolongada, que vai depender muito da evolução do desemprego e capacidade do Estado em cortar na despesa sem afectar muito as receitas. Quanto pior o comportamento das receitas, mais longa a forte pressão estatal para a baixa do PIB.
    .
    .
    Um exemplo de uma empresa que sabe que tem de exportar:
    .
    “”Delta tem que diluir a dependência de Portugal e crescer muito lá fora”
    .
    Rui Miguel Nabeiro espera que próximo OE não prejudique a economia e que não inclua subida do IVA para 23%.
    .
    De cor, os últimos dois nomes que Rui Miguel Nabeiro se recorda ter associado ao mapa de distribuição mundial da Delta são o Sri Lanka e Macau. Mas o objectivo já está traçado: “Daqui a 3 anos queria ter 30%” das vendas “fora de Portugal e acredito que vamos cumprir.”
    .
    In http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=510341
    .
    .
    Agora digo uma coisa. Acho mal que o governo não acabe com a taxa intermédia do IVA e limite o IVA reduzido só a um pequeno segmento de produtos, não transformados. O IVA deve ser igual para todos os produtos e serviços. Vinhos, alimentos transformados, fraldas, biberões, gasolina, gás, etc. E penso que o governo deveria meter estes produtos a 23%, o mais rápido possível. Os sectores expostos aos 23% terão que procurar no exterior a saída da crise. Não pode ser o Estado a viabilizar a actividade económica deste tipo de sectores. Grande parte deles precisam que lhes pressionem a ir lá para fora, vender a sua produção e não estar sempre à espera da ajuda do Estado para sobreviverem.
    .
    .
    Espero que o governo não ceda aos lobbies e meta tudo a 23%. Aliás, nos melhores sistemas fiscais, não há este tipo de mamas por parte das empresas. Eu pago a taxa máxima quando compro um pacote de batatas fritas, bolachas, refrigerantes, cervejas, etc. E não é por pagar a taxa máxima que deixo de comer e beber ou até mesmo de comprar jornais.

    Gostar

  11. Rogério's avatar
    10 Outubro, 2011 14:02

    Ramiro: «E depois querem leitores. Não admira que o Público e o DN estejam com tiragens tão pequenas.»
    A última vez (porque foi mesmo a última vez) que comprei o Público li um artigo e metade de outro artigo de opinião sobre a opressão dos homossexuais. 1€.
    Prefiro dar 1€ ao meu primo carlitos que ele gasta na heroína! Ou mandar 1€ à sarjeta.
    R.

    Gostar

  12. joao manuel's avatar
    joao manuel permalink
    10 Outubro, 2011 14:24

    É no Cairo e no Mundo Muçulmano ( do Norte Africa à Indonésia ) mas quem se importa ? mesmo na nossa Europa a hostilidade face aos cristãos ( desde a proibição dos crucifixos nas escolas à intolerancia com que o Papa é recbido em Espanha ) é cada vez mais o pão nosso de cada dia…..a europa secular e laica persegue os cristãos mas quando abrir os olhos vai ter dificuldade em observar alguma coisa que não o negro das burkas ( como já acontece em muitas cidades como europeias…..

    Gostar

  13. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 14:30

    Mais uma boa noticia de uma empresa tuga. De software.
    .
    “From 26 to 30 September ALERT® was evaluated by the Mexico Secretary of State for Health regarding its compliance with the NOM-024-SSA2-2010 standard.

    This standard sets the functional goals and defines the functionalities that Electronic Clinical Systems (Sistemas de Expediente Clínico Electrónico – Historia Clínica Electrónica) should meet to guarantee interoperability, processing, interpretation, confidentiality and security capabilities, as well as the use of standards and catalogs in electronic health records.

    This evaluation process was requested by ALERT with the purpose of certifying that ALERT® products, besides being considered among the best in all the local evaluation processes, comply with the sector’s official rules and standards.”
    .
    In http://www.alert.pt/news/company/alert-was-successfully-certified-in-the-nom-024-ssa2-2010-standard-by-the-mexico-secret
    .
    .
    Esta certificação e homologação, representa não apenas um trunfo neste enorme mercado iberoamericano, mas como possível exemplo para o lançamento desta empresa noutros mercados da região. É com este tipo de empresas que Portugal tem que crescer nos próximos anos. Exportar valor-acrescentado e em mercados variados e não exclusivamente em mercados com afinidade cultural, como os Brasil/PALOPs.
    .
    .
    Tanto pessimismo em Portugal e exageradamente psicótico…

    Gostar

  14. jose.gcmonteiro's avatar
    jose.gcmonteiro permalink
    10 Outubro, 2011 14:41

    jmf até para a Primavera árabe é vesgo.

    Gostar

  15. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    10 Outubro, 2011 15:27

    Não era a Primavera Árabe que o Sr.JMF1957 e seus comparsas andaram a glorificar?
    Até disseram que o Mubarack era socialista.
    O Egipto e a Líbia vão ser novos afeganistões.
    Tudo por culpa de palhaços que estão a dar tiros nos pés nos interesses ocidentais.
    Londres e Paris andam a brincar com o fogo e andam a ser aconselhados por radicais judeus!
    Um perigo para a Europa e para o Mundo Livre!

    Gostar

  16. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 16:21

    A crise no mercado interno obriga a vender lá fora. Ora vejam como esta gente começa a pensar em exportar serviços, não tendo a mama garantida em território nacional? Aumentem o IVA para 23%, que mais gente vai lá para fora vender o que produz. ehehheh
    .
    “Portuguesa Safira entra em Inglaterra e prevê peso de 30% na facturação
    .
    A empresa Safira, fornecedora de soluções tecnológicas e serviços de consultoria, anunciou hoje que entrou no mercado inglês, onde vai desenvolver projectos ao nível dos processos de gestão de negócios para clientes do sector financeiro.
    .
    A empresa prevê que o negócio internacional passe a representar 30% da facturação global já no final deste ano, o que corresponde ao triplo do que alcançou no ano anterior.
    .
    “A oportunidade de desenvolvermos projectos críticos em Inglaterra resultou de capitalizarmos referências de sucesso no mercado nacional e internacional na área dos processos de gestão de negócios (BPM), conjugadas com parcerias locais estratégicas e um grande esforço de prospecção e de actividade comercial”, disse à agência Lusa Pedro Penedo, sócio da Safira.”
    .
    In http://www.oje.pt/noticias/negocios/portuguesa-safira-entra-em-inglaterra-e-preve-peso-de-30-na-facturacao
    .
    .
    Eu tinha medo que o governo matasse o doente da cura, mas a avaliar pelo que vou vendo, é apertar o garrote, que esta malta toda começa a vender lá fora. ehehheh

    Gostar

  17. ccz's avatar
    10 Outubro, 2011 16:24

    Caro anti-comuna,

    è a receita de há muitos anos, fazer o by-pass ao estado e ao país

    Gostar

  18. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 16:28

    Aliás, estas notícias que nos dão conta da expansão das vendas a nível internacional, de empresas que até agora quase só se dedicavam ao mercado interno, mostra uma coisa simples. Quanto mais o Estado ajudar esta gente, com protecções várias, pior. Muitas destas empresas, se calhar, vão passar a crescer bastante, porque deixaram de estar acomodadas e até descobrem que são bastante competitivas.
    .
    .
    O governo que aperte mais o garrote, com a queda da despesa pública e subida do IVA para 23% em todos os produtos ( a taxa reduzida deveria ser a excepção não a regra e nem devia haver taxa intermédia), que eu aposto que muitos fornecedores para o Estado começarão a pensar pôr os pés a caminho e ir vender lá para fora.
    .
    .
    E toca a abrir todos os sectores económicos à concorrência total, que as nossas empresas darão conta do recado. Esta mania de ter medo da concorrência externa e interna tem que acabar! Afinal, as empresas estão a safar-se bem a exportar e a internacionalizar-se, apesar de tudo o que de mau acontece no mercado interno. Portanto, há que impôr o garrote no Estado e liberalizar os sectores. Só deverão surgir muito boas surpresas.

    Gostar

  19. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 16:30

    Pois é, caro CCZ. Bolas, eu penso que é preciso mesmo obrigar esta malta a mexer-se. Com mamas estatais, em vez de emprego só criam despesa pública.

    Gostar

  20. jose silva's avatar
    jose silva permalink
    10 Outubro, 2011 18:24

    ac,

    a empresa onde trabalho no vale do Ave bateu record de vendas em setembro sendo que cerca de 25% foi exportado
    o calçado está à procura de mais funcionários e a aumentar salários
    as estatísticas do INE revelam aumentos de exportações

    obviamente que este efeito não é uniforme em Portugal. As regiões exportadoras vão sair da recessão. As regiões com actividade economica ligada ao imobiliário, crédito ou consumo publico, estão a apenas a iniciar a recessão.

    Gostar

  21. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    10 Outubro, 2011 18:36

    Pelo caminho que as coisas tomam o Egipto está candidato a ser pior que o Paquistão. Esperem para quando o dinheiro dos turistas acabar e a fome começar.
    .
    “CAIRO: On her first day to school, 15-year-old Christian student Ferial Habib was stopped at the doorstep of her new high school with clear instructions: either put on a headscarf or no school this year.
    Habib refused. While most Muslim women in Egypt wear the headscarf, Christians do not, and the move by administrators to force a Christian student to don it was unprecedented. For the next two weeks, Habib reported to school in the southern Egyptian village of Sheik Fadl every day in her uniform, without the head covering, only to be turned back by teachers.
    One day, Habib heard the school loudspeakers echoing her name and teachers with megaphones leading a number of students in chants of ”We don’t want Ferial here,” the teenager told The Associated Press.
    Habib’s was allowed last week to attend without the scarf, and civil rights advocates say her case is a rare one. But it stokes the fears of Egypt’s significant Christian minority that they will become the victims as Islamists grow more assertive after the Feb. 11 toppling of President Hosni Mubarak. It also illustrates how amid the country’s political turmoil, with little sense of who is in charge and government control weakened, Islamic conservatives in low-level posts can step in and try to unilaterally enforce their own decisions(…)”

    http://www.dawn.com/2011/10/09/christians-fear-islamist-pressure-in-egypt.html

    Gostar

  22. ping pong's avatar
    ping pong permalink
    10 Outubro, 2011 19:28

    Os cristãos coptas do Egipto (que constituiam a maioria da população até 641) sempre foram ostracizados e perseguidos após a invasão do Egipto pelos árabes em 641. O período mais “benevolente” para com os coptas verificou-se no século IXX e na primeira metade do séc XX. A partir de 1952, com Nasser, e até aos nossos dias foram de novo votados ao ostracismo com perseguições culminando em mortes bárbaras. A tal “primavera dos dias de hoje” parece ser mais do mesmo.

    Gostar

  23. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 19:43

    Caro José Silva, maravilha!
    .
    “a empresa onde trabalho no vale do Ave bateu record de vendas em setembro sendo que cerca de 25% foi exportado”
    .
    .
    E sim, sim, estou de acordo consigo. O Norte vai sair da longa noite depressionária que entrou há cerca de 20 anos, ao passo que Lisboa se afundará, a menos que aquela gente mude de mentalidades muito rapidamente e entre no novo modelo económico: que é exportar bens e serviços.
    .
    .
    Eu espero passar um Natal no Vale do Ave mais risonho, que desde há muito não passo. 😉

    Gostar

  24. ccz's avatar
    10 Outubro, 2011 20:06

    Caros José Silva e Anti-comuna
    .
    “ao passo que Lisboa se afundará”
    .
    Já só oiço Marcelo Rebelo de Sousa para tentar perceber qual o estado de espírito da “elite” lisboeta que se sente atolada com o fim do seu modelo de negócio assente no crédito fácil.
    .
    Ontem deu para perceber que andam a espernear à procura de uma tábua de salvação.
    .
    Tenho demasiado medo dessa gente… são capazes de tudo, até de pôr empresas bancárias à frente do ranking nacional da inovação… com as consequências que isso implica de subsídios, apoios, benefícios e sei lá que mais

    Gostar

  25. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 20:18

    Caro CCZ, o Norte precisa de acordar e fazer uma enorme pressão política para que as elites parasitas de Lisboa não tentem lixar mais o país. A primeira coisa é mesmo esta: pressionar os charlatães de Lisboa que desejam abandonar o euro. A segunda, manter pressão para que o despesismo estatal caia. A terceira, vigiar a aplicação dos fundos comunitários, que estão a roubar bastantes ao Norte. E Norte considero da Serra dos Candeeiros para cima.
    .
    .
    As elites parasitas precisam que lhes controlemos os passos. E lhes apelidemos de parasitas mesmo, para que as populações do Norte saibam quem está a criar dificuldades à saída da crise do Norte.
    .
    .
    Se Portugal sair da recessão, como eu espero, é preciso dizer bem alto aos parasitas: austeridade é a cura e funciona. E em vez de afundar o país, a austeridade ajudará a relançar a economia portuguesa. Repito, se Portugal sair da recessão em Setembro, como espero tenha tenha acontecido, é preciso que digamos bem alto: a austeridade é a cura, não a doença. E usar os resultados económicos parta calar as elites parasitas.

    Gostar

  26. ccz's avatar
    10 Outubro, 2011 20:20

    “se Portugal sair da recessão em Setembro”
    .
    Mas tal parece-me matematicamente impossível dada a dimensão do Estado e do consumo interno na equação do cálculo do PIB

    Gostar

  27. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    10 Outubro, 2011 20:21

    Tralala…

    Gostar

  28. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 20:23

    Já agora, um website interessante, que dá para ter uma ideia de quantas marcas de calçado temos:
    .
    http://www.portugalshoes.com/
    .
    .
    Eu gostava que os demais sectores, em especial o têxtil, também tivesse uma montra assim ou melhor. Marcas próprias, com bastante qualidade, design, pinta e até bastante originalidade.
    .
    .
    Aliás, eu até gostava que em Portugal, a AEP tivesse um website onde mostrassem as empresas e produtos produzidos em Portugal, para que tenhamos mais e melhor conhecimento do que se faz em Portugal. Do género, se eu quiser uma máquina de café, onde posso encontrar uma tuga e qual o fabricante. Se eu quiser uma sopa “take away”, onde e quem a fabrica. Talvez assim nós portugueses tivessemos uma melhor percepção do que existe em Portugal e onde podemos comprar. Pode ser que se lembrem de fazer uma coisa dessas.

    Gostar

  29. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 20:24

    “Mas tal parece-me matematicamente impossível dada a dimensão do Estado e do consumo interno na equação do cálculo do PIB”
    .
    .
    Vale uma aposta, caro CCZ? 😉
    .
    .
    Depois não diga que lhe avisei. ehehhehe

    Gostar

  30. O SÁTIRO's avatar
    10 Outubro, 2011 21:05

    A selvajaria islâmica no seu esplendor.

    No Egipto, como em quase todos os países muçulmanos….

    Gostar

  31. Rogério's avatar
    10 Outubro, 2011 21:27

    O Sátiro, como sempre a debitar a verdade, nua e crua.
    R.

    Gostar

  32. ccz's avatar
    10 Outubro, 2011 21:29

    Caro Anti-comuna

    http://www.portuguesesoul.com/

    Gostar

  33. ccz's avatar
    10 Outubro, 2011 21:31

    “Vale uma aposta, caro CCZ? 😉
    .
    .
    Depois não diga que lhe avisei. ehehhehe”

    Vamos então ver..

    Gostar

  34. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 22:20

    Caro CCZ, muito obrigado pelo link.
    .
    .
    Já agora tenha em conta isto. É verdade que o peso do Estado é elevado e o sector dos serviços domina mas, há sempre um mas nestas coisas, não se esqueça destes factos. O maior exportador de serviços em Portugal é a… TAP. O maior empregador no sector dos serviços é o Turismo. E a industria portuguesa está a começar a viver um bom período que afecta e afectará ainda mais a prestação de serviços a esta mesma indústria. Por fim, Portugal exporta serviços para além do Turismo e transportes. Também exporta engenharia, seja ela civil, informática ou até mesmo Gestão.
    .
    .
    Para lhe dar uma pequena ideia prática de como nem todos os serviços sofrem da mesma forma, no outro dia soube que no Porto abriram muitos bares para prestarem serviços aos turistas que se deslocam em viagens aéreas low cost. este tipo de viagens está em franco crescimento no Sá Carneiro, o que está a gerar novos negócios, não apenas em bares como restaurantes, mas também em hoteis e, aqui uma coisa fantástica para o Norte e para o Porto, venda de calçado, têxteis e outro tipo de produtos.
    .
    .
    Aliás, eu penso que a nossa industria de moda deve estar a sentir uma procura elevada devido às viagens low cost. A avaliar pelos comentários que ouço, face ao que esta malta compra em Portugal quando viaja em low cost para Portugal… E ainda não li ninguém que tenha reparado neste pormenor. Estes turistas começam a olhar para a moda portuguesa com algum interesse, pois podem comprar em Portugal moda que nos seus países de origem os preços são mais elevados. E o Porto, então, deve estar a ter um movimento interessante devido a este tipo de turistas. Não me admirava nada que o Porto se viesse a transformar num importante europeu e mundial de moda.
    .
    .
    Em todo o caso, vamos ver daqui a um mês, se esta minha ideia não se confirma.

    Gostar

  35. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 22:24

    Errata.
    .
    Onde se lê isto:
    .
    “E ainda não li ninguém que tenha reparado neste pormenor. Estes turistas começam a olhar para a moda portuguesa com algum interesse, pois podem comprar em Portugal moda que nos seus países de origem os preços são mais elevados. E o Porto, então, deve estar a ter um movimento interessante devido a este tipo de turistas. Não me admirava nada que o Porto se viesse a transformar num importante europeu e mundial de moda.”
    .
    Deve ler-se:
    .
    E ainda não li ninguém que tenha reparado neste pormenor. Estes turistas começam a olhar para a moda portuguesa com algum interesse, pois podem comprar em Portugal moda que nos seus países de origem os preços são mais elevados. E o Porto, então, deve estar a ter um movimento interessante devido a este tipo de turistas. Não me admirava nada que o Porto se viesse a transformar num importante CENTRO europeu e mundial de moda.
    .
    .
    Mil desculpas.

    Gostar

  36. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 22:28

    Mais noticias interessantes.
    .
    .
    O mês de Agosto surpreendeu:
    .
    .
    “Vendas da úndústria têxtil cresceram 18 por cento em Agosto
    .
    Sector do calçado antecipa forte abrandamento das exportações no último trimestre
    .
    .
    As exportações de calçado e de têxteis cresceram significativamente em Agosto, mas as perspectivas do sector do calçado para o resto do ano apontam para uma diminuição significativa das vendas. Calçado reforça aposta na promoção, preparando entrada na Turquia.
    .
    .
    As exportações do sector têxtil e vestuário aumentaram 18% em Agosto, comparativamente ao mesmo mês de 2010. De Janeiro a Agosto, as exportações do sector cresceram 13 por cento, mas se forem consideradas apenas as exportações de produtos têxteis, o crescimento foi de 24%, enquanto as de vestuário rondaram os 10%.
    .
    De Janeiro a Agosto, as exportações de calçado crescerem ainda mais, atingindo os 19,6 por cento. Os dois sectores revelam um desempenho superior ao do conjunto das exportações nacionais, que em Agosto cresceram 16,4 por cento.”
    .
    In http://economia.publico.pt/Noticia/sector-do-calcado-antecipa-queda-das-exportacoes-no-ultimo-trimestre-1515805
    .
    .
    Ao passo que o Calçado sofreu um abrandamento em Agosto (que eu penso que tem mais a ver com questões climatéricas), o têxtil cresceu… 24%!!!!!!!!!!!!!
    .
    .
    Agosto foi um mês surpreendente. Portugal exportou mais do que era previsível, face ao abrandamento europeu. Isto é um sinal de uma força económica que poderá indiciar um forte crescimento económico futuro.
    .
    .
    A ver vamos!

    Gostar

  37. lucklucky's avatar
  38. O SÁTIRO's avatar
    10 Outubro, 2011 22:40

    Um bom “site” sobre a barbárie que se abate sobre os Cristãos no mundo islâmico……..comunista……….e até na Índia:

    http://www.persecution.org/

    Gostar

  39. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    10 Outubro, 2011 22:47

    anti-comuna Posted 10 Outubro, 2011 at 22:28
    .
    um dia destes ainda vamos ler aqui um post seu sobre as empresas (90%) que não exportam.

    Gostar

  40. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 22:51

    O Porto tem vindo a subir bem no número de passageiros no seu aeroporto:
    .
    Junho: 15,7%
    .
    Julho: 14,4%
    .
    Agosto: 9,9%
    .
    .
    Estes valores sofreram um forte abrandamento face à Páscoa. Mas os números são b0ns. Parte destes bons resultados devem-se às companhias low cost e viagens curtas. Este tipo de viagens podem impulsionar as nossas empresas de moda. Desconfio mesmo que a cidade do Porto passará a ser conhecida como um local onde os europeus podem comprar moda de boa qualidade a excelentes preços. As empresas acabarão por ver na cidade do Porto um montra internacional da sua produção. As próprias autoridades poderiam aproveitar para lançar uma campanha de atracção de lojas tugas de moda e, ao mesmo tempo, tentar levar a que estas empresas se associem e lancem campanhas internacionais para atrair turistas que procurem moda de boa qualidade a preços acessíveis.
    .
    .
    Se bem que o Porto seja o candidato natural a tornar-se numa capital internacional da moda, Guimarães, face à sua dinâmica, pode ultrapassar o obstáculo geográfico e tornar-se ela própria numa capital da moda internacional.

    Gostar

  41. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    10 Outubro, 2011 22:53

    Os números são da ANA:
    .
    http://www.ana.pt/portal/page/portal/ANA/ESTATISTICA
    .
    .
    Caro Portela, tem toda a razão. 90% das nossas PMEs não exportam. O que demonstra que a austeridade ajudará a mudar estas empresas. Como é bom voltar a dizer: austeridade é cura, não a doença.

    Gostar

  42. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    10 Outubro, 2011 22:58

    8,3% de défice do Estado em relação ao PIB não é “austeridade”.
    .
    Significa o Estado pedir emprestado 16,6% do que gasta. (Contas considerando Estado=50% da Economia)

    Gostar

  43. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    10 Outubro, 2011 23:01

    8,3% de défice do Estado em relação ao PIB não é “austeridade”.
    .
    Significa o Estado pedir emprestado 16,6% do que gasta. (Contas considerando Estado=50% do PIB)
    .
    É mais correcto e fica mais fácil de entender.

    Gostar

  44. Leme's avatar
    Leme permalink
    10 Outubro, 2011 23:06

    O gabriel Silva conrinua a censurar os comentários de que não gosta,,, Olé!

    Gostar

  45. ccz's avatar
    10 Outubro, 2011 23:16

    Caro Anti-comuna,

    Volta e meia no twitter desafio os responsáveis do metro do Porto a viajarem do Aeroporto para a cidade… para verem o quanto as carruagens deviam ser modificadas por causa da quantidade de bagagem

    Gostar

  46. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    10 Outubro, 2011 23:28

    Para o Anti-Comuna:
    “BE defendeu esta segunda-feira que os 12 mil milhões de euros para recapitalizar a banca devem ser aplicados na Caixa Geral de Depósitos para financiar projetos de empresas e “permitir a reanimação económica” de Portugal.”

    Gostar

  47. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    11 Outubro, 2011 00:00

    “BE defendeu esta segunda-feira que os 12 mil milhões de euros para recapitalizar a banca devem ser aplicados na Caixa Geral de Depósitos para financiar projetos de empresas e “permitir a reanimação económica” de Portugal.”
    .
    Hahaha! esse dinheiro é para tapar os buracos nos bancos que o Estado Soci@lista(mais EP’s e Municípios) vai fazer quando não tiver como pagar juros sobre o que pediu emprestado aos bancos.

    Gostar

  48. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    11 Outubro, 2011 00:00

    Caro Portela, essa proposta do BE está na senda das do costume. Muita parra, pouca uva.
    .
    .
    Eu até há bem pouco tempo tinha algum respeito intelectual e académico pelo Louçã, mas perdi-o completamente. É com este tipo de propostas idiotas e demagógicas que me fazem lembrar que o Louçã não passa de um político rasca e que deitou fora o seu prestígio académico e intelectual.
    .
    .
    Mas alguém acredita que a troike iriam permitir que se injectasse dinheiro nas PMEs através da CGS, aumentando os riscos sistémicos, quando esses fundos foram disponibilizados para fazer precisamente face a uma emergência iminente sistémica? O Louçã, é triste o que eu vou dizer, mas não passa mesmo de um palhaço. Ainda bem pior que o Alberto João Jardim.
    .
    .
    Depois, para cúmulo da demagogia, critica a austeridade, precisamente a única forma de aumentar os recursos disponíveis para ceder liquidez às PMEs.
    .
    .
    Ou o louã sofre de uma doença mental degenerativa ou perdeu de vez a vergonha na cara. Não admire que o BE está a perder a uma velocidade surpreendente. Já todos percebem que o homem devia ser internado num manicómio.

    Gostar

  49. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    11 Outubro, 2011 00:01

    Só de pensar no palhaço Louçã, até escrevo muito mal, na pressa de responder. Mil desculpas.

    Gostar

  50. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    11 Outubro, 2011 00:17

    então o Anti-Comuna é mais do tipo de somar austeridade à austeridade? ou será mais por dividir os 12MM pelos banqueiros tipo BES BPI e BCP ( neste, o valor de uma acção não paga uma garrafa de 30 cl no Lidl) , os mesmos que nos trouxeram até aqui ?

    Gostar

  51. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    11 Outubro, 2011 00:25

    Não há austeridade com défice. Há é cada vez mais soci@lismo:
    .
    http://economico.sapo.pt/noticias/governo-avanca-com-subida-do-iva-para-23-na-restauracao_128676.html
    .
    “Governo avança com subida do IVA para 23% na restauração”
    .
    A destruição da economia livre continua em força, agora pelos soci@listas de direita.

    Gostar

  52. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    11 Outubro, 2011 00:31

    “então o Anti-Comuna é mais do tipo de somar austeridade à austeridade?”
    .
    .
    Não sei o que quer dizer com isto. Mas a austeridade é a cura, não a doença.
    .
    .
    “ou será mais por dividir os 12MM pelos banqueiros tipo BES BPI e BCP ( neste, o valor de uma acção não paga uma garrafa de 30 cl no Lidl) , os mesmos que nos trouxeram até aqui ?”
    .
    .
    Esse dinheiro não é para distribuir pelos banqueiros. Pelo contrário, se eles usarem esse dinheiro, perderão muito dinheiro através da diluição das suas posições accionistas. Ou em caso último (que não deverá acontecer, até pelas declarações do Governador do Banco de Portugal), perderão mesmo tudo, mas salvando-se os bancos.
    .
    .
    É das tais coisas que o palhaço usa demagógicamente, porque 99% das pessoas não percebem para que servirá esse dinheiro disponível. Enfim, por isso é que cada vez mais acho que o homem está com alguma doença mental, típica da terceira idade. Ou é mesmo desonesto e aproveita a ignorância alheia para enganar os portugueses. Aposto mais na primeira opção. Deve sofrer de Alzheimer, o gajo.

    Gostar

  53. Zebedeu Flautista's avatar
    Zebedeu Flautista permalink
    11 Outubro, 2011 00:52

    Portela é preciso que os banqueiros queiram receber os 12MM. Esses 12MM não são a fundo perdido como no tempo das vacas gordas.
    Imagine que é preciso injectar 1 MM no BCP. Aos valores de mercado de menos de 20 cêntimos acção estando a cuspir para o ar as acções todas juntas não valem 1MM. Todas as acções passariam a valer menos de 10 cêntimos e cada presente accionista veria a sua posição diminuir em 50% ou mais.
    Acho eu que a entrar desses 12 MM capital nos bancos ira funcionar deste modo.
    Olhe aqui um post interessante:
    http://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2011/10/quem-paga-e-quem-manda.html

    Gostar

  54. Zebedeu Flautista's avatar
    Zebedeu Flautista permalink
    11 Outubro, 2011 01:04

    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=510643

    Ainda vamos ver o Jerónimo e o Louçã de braço dado com a Troika quando chegar a vez da banca portuguesa.

    Será que o Berardo ainda vai acabar na sopa dos pobres???

    Gostar

  55. Plus's avatar
    Plus permalink
    11 Outubro, 2011 01:35

    “8,3% de défice do Estado em relação ao PIB não é “austeridade”. ” lucklucky

    Nem mais É o mesmo que dizer que um tipo que comia duzia e meia de BIGMacs por dia e de repente passa a comer apenas 6 está em “dieta” rigorosa.

    Gostar

  56. Plus's avatar
    Plus permalink
    11 Outubro, 2011 01:44

    “Espero que o governo não ceda aos lobbies e meta tudo a 23% ”
    No plano dos principios eu posso concordar consigo. Os produtos -qq que sejam os sectores – devem ser taxados de forma igual. Mas não me peça para olhar apenas para uma saída. É de lembrar que a tx de iva estava nuns 17% há 5 ou6 anos.
    Quando se pede para abdicar de quase um quarto daquilo que se factura em nome do Estado os incentivos que são dados são de outra ordem….

    Gostar

  57. anonimous's avatar
    anonimous permalink
    11 Outubro, 2011 02:13

    Um artigo relacionado com os tristes acontecimentos no Cairo foi totalmente conspurcado com um assunto que devia de ter o seu proprio espaço.

    Estas imagens horriveis deviam de despertar o asco de todos os que prezam a liberdade

    More amateur video of the current slaughter of the copts

    AVISO – Nao abram se nao teem estomago para aceitar a realidade.

    Gostar

  58. O SÁTIRO's avatar
    11 Outubro, 2011 02:51

    Voltando ao tema do post…

    que parece ander perdido.
    ATÉ A AL JAZEERA FOI MAIS CRITICA COM OS GOVERNANTES EGIPCIOS DO QUE O TEXTO DO PÚBLICO!!!!

    http://english.aljazeera.net/news/middleeast/2011/10/20111010132052814637.html

    Gostar

  59. JCA's avatar
    JCA permalink
    11 Outubro, 2011 02:52

    .
    A-C por enquanto ainda não estamos no ponto da Crise ter parado totalmente a energia criativa do País. Os exemplos que cita são interessantes e frescos. É bom conhecê-los. Mas há muitos mais, sólidos e ainda não desistentes, por esse País fora que rejeitam publicidade jornalísticas, políticas ou destaques públicos. Apenas trabalharem. Desconhecidos da opinião publica e da própria Governança.
    .
    Mas temos dos limitar à real dimensão em termos de solução macro. São ‘peanuts’ perante a extensão estrondosa do problema Portugal:
    .
    “In the current PIGS crisis, Portugal, Ireland and Greece are being ‘bailed out’ to insure that the banks recieve full payment on the bonds they hold. At least one generation will live and work in austerity in order to pay back banks with ‘real’ money raised with hard earned taxes to pay for that which was created without a drop of sweat and with a few clicks of a mouse.”
    .
    E é esta verdade. Não devemos recear conhecê-la ou divulgá-la porque todo o País tem a noção da situação . Tentar convencer do contrário é arruinar ainda mais a confiança e o entusiasmo dos Portugueses. Ou meter a cabeça debaixo da areia como a avestruz com parece ser o sucedido pelo menos até ‘ontem’ pelos lados da nomeklatura e do appartmik.
    .
    Portugal tem de ser encarada de frente. Destruír a Crise sem andar a pedinchar muletas que ninguém aluga de graça. Tem que ser o País a revolver-se e resolver-se. Inovar Portugal, mexer nas suas estruturas fundamentais que não servem na competição global.
    .
    Sem medos. Para ser resolvida já. E não está a ser. Não há desculpas nem pretextos para adiar ainda mais o que já era inadiavel ‘ontem’
    .
    Implica poderosas reestruturações gerais para transformar Portugal num TECIDO ECONÓMICO LUCRATIVO que magnetize a enorme potencial de ‘energia criativa’ dos Português e investimento.
    .
    Não se vislumbram sequer medidas que pelo menos estanquem o vórtice em queda livre em estamos mergulhados. Apenas se está a agravar ainda mais a Crise com remendos e cosméticas.
    .
    É preciso ir muitíssimo mais longe para reconquistar a confiança e o entusiasmo dos Portugueses sem pôr em causa os intocáveis Direitos Civilizacionais de Cidadania na Saúde, Educação, Pensões/Reformas, Solidariedade Publica aos Desempregados.
    .
    Isto é apoiado sem hesitação e entendido em absoluto como fundamental pelos Empregadores e Empregados da Economia Real que não andam encostados ao Estado ou a ‘fazerem-se’ para se encostarem.
    .
    É o meu parecer.
    .

    Gostar

  60. Aliazs's avatar
    Aliazs permalink
    11 Outubro, 2011 03:02

    Parece que o tema do post provocou azia a alguma gentalha que nada mais faz que tentar desviar a atenção do assunto em discussão. Xosga-se o que é que os acontecimentos do Cairo tem a ver com a bostada que o anti-comuna tem golfado por aqui? Calçado?!? Só de for para te atirar com um sapato à mona!

    Gostar

  61. O SÁTIRO's avatar
    11 Outubro, 2011 03:15

    Voltando de novo ao tema do post…..para isso é que foi escrito, suponho!
    e recorrendo de novo a fontes árabes…no caso, Al Arabia
    Actriz do Irão condenada a um ano de prisão e 90–NOVENTA–CHICOTADAS–por interpretar o papel de actriz que se vê limitada pela “cultura” imposta pelos Ayatollahs:
    http://english.alarabiya.net/articles/2011/10/10/171046.html

    Ora, lendo as lumenas..as lorenas..e anas gomes…sempre a desculpabilizar o islamismo e a vomitar ódios neo-nazis contra israel e os judeus ( ana gomes chama fááássschiiista ao min dos neg estrangeiros de israel, mas cala a boca sobre ayatollahs e hamas….), parece que estão a pedir umas chicotadas valentes dadas por uns barbudos do HAMAS…
    ou então, ir para o meio das multidões na praça Tahrir.mesmo sabendo o q aconteceu áquela jornalista USA……..ou talvez por isso………

    Gostar

  62. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    11 Outubro, 2011 13:03

    Caro Plus, concordo consigo:
    .
    “Quando se pede para abdicar de quase um quarto daquilo que se factura em nome do Estado os incentivos que são dados são de outra ordem….”
    .
    .
    Mas há aqui um ponto que deve ter em conta. A situação extraordinária em que se encontra o país. E então, face a esta, há que aumentar o IVA para 23%. Mas todos. Não apenas a restauração, como pretende o governo, mas todos. Poderia era haver uma discussão se não era possível baixar depois a taxa para valores mais baixos.
    .
    .
    Agora, face à situação portuguesa, com um elevado défice orçamental e um elevado défice da balança corrente, talvez o IVA a 23% ajude a combater esse défice. Não tenho a certeza que aconteça isso, já que o Turismo é exportador por excelência, no entanto, se calhar aguentava bem os tais 23%.
    .
    .
    Claro que o que deve mesmo ser a preocupação do governo deve ser baixar a despesa pública. Disso não tenhamos dúvidas nenhumas. Mas até que tal aconteça em valor suficiente para acabar com o défice, usar este tipo de medidas pode ajudar. Já estive mais preocupado com esse estrangulamento da procura interna, mas aos resultados que ontem o INE publico, acho que governo deve ir mesmo mais longe e impôr um garrote em dois sentidos. Tributar mais o consumo e cortar a sério na despesa pública.
    .
    .
    É que, quanto mais tempo demorar a corrigir o défice, maior a dívida (logo maiores dificuldades futuras) e mais o tecido produtivo sofre a falta de liquidez e os impactos no tecido produtivo desta falta de liquidez mais prejudiciais.
    .
    .
    Concordo que impostos altos são contraproducentes, mas se calhar agora, não seria má ideia. Depois é que os portugueses têm que pressionar os políticos a baixar os impostos, logo que as receitas fiscais cresçam com um maior crescimento económico.

    Gostar

  63. Euroliberal's avatar
    Euroliberal permalink
    15 Outubro, 2011 00:07

    Os ignorantes bvreivikescos que aqui escrevinham desconhecem que a bomba na Igreja de Assuão que desencadeou a violência foi obra da Mossad. Esta tenta enfraquecer o novo Egito democrático e islamista com lutas internas. No Egito há tolerância religiosa há 14 séculos. Antes do império árabe (640) toda a população era cristã. Pouco pouco foram-se convertendo ao islão, mas ainda hoje os cristãos são 10%. Não houve invasão árabe , seus burros. De onde é que viriam tantos milhões ? Do céu ou dos desertos da desértica Arábia ? Eram egícios e converteram-se…Se tivesse havido Inquisição, como entre nós, há séculos que já não haveria nenhum…O número dois do partido apoiado pela Irmandade Muçulmana é cristão…

    Gostar

Deixe uma resposta para ramiro marques Cancelar resposta