Saltar para o conteúdo

Road show de Vítor Gaspar

27 Março, 2012
by

Interessante esta apresentação feita por Vítor Gaspar em Washington. Pode ser de extrema utilidade para inverter a visão que os “gringos” têm de Portugal. Nos últimos dias, as nossas taxas de juro (designadamente a 2 anos) têm evoluído de forma animadora e inversamente às espanholas. Sinal porventura que os mercados apreciam a firmeza de Portugal em prosseguir os objectivos de consolidação e reprovam o laxismo espanhol que pretende desacelerar a correcção do défice.

Este ano será vital para recuperarmos a credibilidade.

15 comentários leave one →
  1. RCAS permalink
    27 Março, 2012 21:30

    Eu deixo um comentário… tão anjinhos e ingenuos que voçês são… tadinhos!…

    Gostar

  2. RCAS permalink
    27 Março, 2012 21:43

    E pela calada da noite lá se confirmou o indecente pagamento dos dividendos relativos a 2011 aos novos accionistas da REN e da EDP. Foi o “rigoroso” Vítor Gaspar, no sábado passado, enquanto as televisões se entretinham com o congresso do PSD e os blogues com as agressões da polícia a jornalistas, quem fez o anúncio: 180 milhões de euros – os 4,4 milhões que a Lusoponte ainda não devolveu ao Estado são uma ninharia perto disto – para o Estado chinês e para o sultanato de Omã relativos aos exercícios de um ano em que estes ainda não detinham acções das duas empresas nacionais.
    – E ainda por cima este tartufo vem gamar subsidios de ferias e natal, reembolso de IRS, aumentos de transportes, electricidade, IVA,saude, educação etc etc.
    – Ganda Vitinho, forte com os fracos, de cócoras para com os fortes…

    Gostar

  3. J.Pinto permalink
    27 Março, 2012 22:01

    RCAS, conhece as regras do mercado?
    Sabe o que acontece ao RCAS se, na véspera da distribuição de dividendos, adquirir algumas ações da EDP? Recebe você os dividendos, e não o anterior acionista. Acontece também que o valor as suas ações cairão em proporção equivalente ao valor dividendo no dia imediatamente a seguir à dstribuição do dividendo. É sempre assim. Não é só agora. Um pouco mais de informação evitaria muitas asneiras…

    Gostar

  4. Anti-Socas permalink
    27 Março, 2012 22:23

    “relativos aos exercícios de um ano em que estes ainda não detinham acções das duas empresas nacionais”
    Ou e’ idiota ou fala do que nao sabe. Se eu comprar agora uma accao da EDP, tb tenho direito ao dividendo referente aos lucros do ano passado. O dividendo pertence a quem detem a accao no momento da distribuicao. E’ assim para todas as accoes. Porque seria aqui diferente?

    Gostar

  5. 27 Março, 2012 22:55

    É… o problema dos gringos com portugal é mesmo de “visão”.
    Portugal? Não… não estou a ver… onde?

    Gostar

  6. Portela Menos 1 permalink
    27 Março, 2012 23:22

    (…) Acontece também que o valor as suas ações cairão em proporção equivalente ao valor dividendo no dia imediatamente a seguir à dstribuição do dividendo. É sempre assim. (…)
    chama-se a isso “a mão invisível” do mercado. nem sempre funciona mas para alguns amantes do “mercado” é como se fosse uma lei. quando “o mercado” não funciona acontecem coisas estranhas e uma fusão ou uma falência podem repor a “legalidade”. a seguir vamos todos dormir descansados, porque o desemprego é só um rácio…

    Gostar

  7. trill permalink
    27 Março, 2012 23:31

    é uma naçón! http://psicanalises.blogspot.pt/

    Gostar

  8. ovigia permalink
    28 Março, 2012 00:13

    os blasfemos se calhar deveriam ler mais http://www.zerohedge.com/

    just saying!

    Gostar

  9. economista permalink
    28 Março, 2012 07:29

    Esta análise não está correcta porque a transacção não foi feita na bolsa . Foi uma venda directa . O preço é fixado pelas partes.
    O Governo podia optar por uma de duas hipoteses mais vantajosas : 1ª . Venda por X + Y(valor dos dividendos) , permitindo a distribuição dos dividendos em 2012 ao novo accionista = RECEITA X+Y ; Venda por X com distribuição de Y antecipada em 2011 = RECEITA X+Y . O Estado foi lesado em Y ,
    o que faz levantar fortes suspeições em virtude de existirem intervenientes do lado do vendedor Estado que aparecem posteriormente como gestores do comprador .
    FARTAI VILANAGEM …

    Gostar

  10. bandarra permalink
    28 Março, 2012 07:37

    “ANJINHOS”
    OCULOS HABENT ET NON VIDEBUNT
    (crash proof)
    Sem uma efectiva NATALIDADE (1) (sem gays e similares) , e ainda sem uma inovadora EDUCAÇÃO (2) (sem “cabeças de ovo”) , ambas inexistentes , como é óbvio , temos um País sem FUTURO . Sem natalidade , a SEGURANÇA SOCIAL é insustentável . REFORMADOS sem futuro !…
    Com um S.N.S. falido , não há quem acuda à grave e generalizada tão danosa INSANIDADE MENTAL da nova geração “tuga” . Assim , com uma escandalosa imunidade penal , também uma imensa e tão bestializada CRIMINALIDADE e uma enorme e traumática INSEGURANÇA a nivel nacional . A par deste caos , uma Constituição da República assaz libertina e também financeiramente insustentável a qual foi elaborada por uma dezena de “cabeças de ovo”… Com direitos , liberdades e garantias fundamentais apenas para ricos … e politicos… O vulgar “tuga” já não tem direito à vida , à integridade pessoal , à saude (3) , à educação , à justiça e ao trabalho … (4) . Goza de uma liberdade virtual . As suas garantias desceram ao nivel da escravatura . E Portugal até já não é uma República Soberana !… Um inexistente senão corrupto Sistema de Justiça (5) . O Salve-se Quem Puder …Um corrupto , ineficiente e já indesejado Sistema Politico . Um Sistema Politico onde GOVERNAR é sinónimo de VENDER !… Vão-se os aneis e ficam os dedos … para fazer o quê ? Um PS (Sócrates) irresponsável versus um PSD (P.P.C.) incompetente. Entre outras graves , o Governo revela uma total incapacidade para eliminar os prejuizos da R.T.P. , sacrificando os já tão desgraçados contribuintes . O Governo também não resolveu o “roubo” feito pela EDP aos seus consumidores , antes da venda da EDP aos chineses por X euros , pelo que também não o vai resolver depois daquela venda … Reaparece o mentiroso compulsivo P.P.C. . Foram entregues pelo P.P.C. (EDP & Catroga) aos chineses Y euros de dividendos de 2011 da EDP a que os chineses não tinham direito(?) , assim a venda aos chineses acabou por ser X-Y euros e não por X euros . Mais uma trafulhice contabilistica e uma menor razão para aquela apressada venda a não ser a existência do “gang” Catroga (6) do qual ele é o chefe … O locupletamento do cavaquismo no seu máximo esplendor . Uma pergunta para P.P.C. :
    Qual o beneficio economico concreto e visivel dos supracitados X euros pagos pelos chineses e recebidos pelo Estado Português ? (Sem EDP !!!)
    Para pagar a viagem de Vitor Gaspar aos Estados Unidos ? ou para pagar os almoços de P.P.C. e dos seus comparsas ?
    O dito “tuga” , quando não fica comodamente em casa , periodicamente mete um papel (voto) num buraco e fica muito feliz com a sua realização politica !… Mas , em geral , a sua triste escolha é feita pelas piores razões …
    Ignoramos que numa teoria politica da escolha pública , a DEMOCRACIA
    está viciada com uma irracionalidade que cresce na razão directa do numero de minorias e partidos politicos .
    Não significa que a ditadura não tenha corrupção . Mas não há Democracia sem corrupção . “Ab initio” até o eleitor é corrompido na “venda” do seu voto … Um SISTEMA POLITICO assim viciado e corrupto . Um SISTEMA ECONÓMICO em colapso . Um País sem Projecto , Autoridade e Disciplina … Um País sem Futuro
    Este ignorante e incompetente Governo desconhece duas Leis !…
    A Lei de Wagner que nos revela o irreversível crescimento das despesas públicas . Aumento do deficit … Logo , Aumento da Divida Pública (capital e juros) e/ou Aumento de Impostos . Em Portugal acontece as duas coisas . Note-se que Divida Publica é Imposto adiado… Quanto ao aumento dos IMPOSTOS , existe a denominada Curva de Laffer que nos indica que a partir de determinado aumento da taxa do imposto , diminui a RECEITA FISCAL . É o que acontece agora em Portugal . Só nos resta o irreversível crescimento da Divida Pública (capital e juros) a caminho de uma trágica BANCARROTA , politicamente escamoteada com a habitual PROPAGANDA POLITICA e distorcida com truques contabilisticos … (7) . Uma verdadeira “tragédia grega” !!!
    A par disto , está a verificar-se uma feroz Ditadura Fiscal onde paira um demoniaco terrorismo fiscal com “alterações diárias” da legislação !…
    Na verdade , com um decrescimo do “rendimento nacional” , como é óbvio , não é
    possivel pagar o que se deve em “crescendo” …
    E enquanto se permanecer neste Circulo Vicioso , não há poder politico , alias corrupto , que consiga implementar as necessárias reformas estruturais para contrariar os efeitos atrás referidos relativos à Lei de Wagner e à Curva de Laffer (8) . E onde o SISTEMA FINANCEIRO (e Governo…) é o principal culpado do elevado e também insustentável DESEMPREGO (9) e da perigosa explosiva situação social que se aproxima .
    Quanto ao mito das EXPORTAÇÕES , elas poderão não ser correctamente rentáveis e a médio prazo até descapitalizar o País . Por outro lado , a diminuição das IMPORTAÇÕES não significa aumento de emprego . Apenas ela significa uma real e mui dolorosa diminiuição do já quase inexistente rendimento disponivel dos Portugueses (10) . Eventualmente , até uma abolição de investimentos com componente externa .
    Não há luz ao fundo do tunel , ao contrário do que este incompetente Governo continua a propagandear . Ao fundo do tunel apenas a Bancarrota depois de um doloroso percurso num escuro tunel todo esburacado (11) .
    Mas este País de brandos costumes , como diria Tocqueville , vai na direcção de uma nação reduzida a um rebanho de animais timidos e trabalhadores dos quais o Governo é o Pastor .
    Bandarra
    Notas
    (1) Promover e remunerar o aborto e “proibir” a maternidade , abolindo os incentivos a par do casamento gay . É assim o Portugal de Sócrates !
    (2) Velha pecha ! Os ditos “tugas” padecem de iliteracia numerica ,economico-financeira e social . Por vezes , até de obesidade mental .
    “Ad minus” , paranalfabetismo … E não existe formação tecnico-profissional !…
    (3) No friorento Fevereiro de 2012 , o ladrão da EDP e o paralitico facial Ministerio da Saude mataram 4 mil portugueses !!!
    (4) Não tem um condominio fechado , guarda-costas , seguro de saude , não tem filhos , não tem dinheiro e está desempregado sem subsidio …
    (5) Para moralização dos costumes , o Ministerio da Justiça vai também apresentar um projeco de lei de criminalização do adulterio com efeitos retroactivos …
    (6) Este gestor está descapitalizando as empresas que gere em Portugal para investir nos Estados Unidos .
    (7) A Divida Publica do Estado , Autarquias , Familias , Empresas e Bancos (capital e juros) , grosso modo , se estima em cerca de 700% do “rendimento nacional” !… Bancos que em conluio com os politicos corruptos , são os principais culpados da crise que atravessamos …
    (8) E seria até absurdo ou utópico sugerir que os politicos legislassem a criminalização dos seus próprios actos …
    (9) Aumento irreversível do DESEMPREGO ? Em 2006 tinhamos 8% , hoje, em 2012 temos 15% !!! . Mais uma exigência da “Troika” : diminuição do Emprego Público . Logo , mais um aumento do desemprego ! Com a vaga crescente de falências , aumento de desemprego no Sector Privado que não pode ser contido pelo INVESTIMENTO PRIVADO que se tornou utópico num País onde se verifica absoluta ruptura dos supracitados Sistemas , tudo agravado com a CRIMINALIDADE e a INSEGURANÇA sem esquecer a IMIGRAÇÃO indesejada … E ainda a impossibilidade de um INVESTIMENTO PUBLICO financeiramente sustentável !… (10) Em 1973 , segundo Alvaro Santos Pereira , o rendimento disponivel dos portugueses era superior à média europeia … Diminuição do Rendimento Disponivel que origina diminuição da Procura dando causa a Falências e Desemprego .
    (11) Renegociação e/ou perdão da divida ou saida do Euro ,são questões acessórias.

    Gostar

  11. 28 Março, 2012 07:56

    “Nos últimos dias, as nossas taxas de juro … têm evoluído de forma animadora”
    .
    Não é de admirar. Somos o único país do mundo que tem a protecção de Nossa Senhora de Fátima, por isso os milagres sucedem-se sucessivamente sem cessar, ora essa!

    Gostar

  12. anti-comuna permalink
    28 Março, 2012 09:09

    As yields a 10 anos estão a aproximar-se do “meu valor” psicológico” dos 11%. (Penso que deve haver aqui uma resistência, que pode manter os vendedores entretidos.)
    .
    .
    http://www.bloomberg.com/quote/GSPT10YR:IND/chart/
    .
    .
    Agora vamos ver se são gajos a fechar posições curtas ou compradores mesmo, a apostar na recuperação tuga. Vamos ver. Andam para aí muitos tristes com a evolução portuguesa, incluindo em Portugal, o que é mais triste.

    Gostar

  13. Carlos permalink
    28 Março, 2012 14:23

    J. Pinto, não se preocupe com o RCAS. Não reparou que ele escreve você, com cê de cedilha?

    Gostar

  14. economista permalink
    28 Março, 2012 16:21

    Será que prognosticar a Bancarrota é sinónimo de Comunista?!… “Paranalfabetos” ?Será que é verdade que os portugueses congenitamente também sofrem de iliteracia numérica ? Será que o saco dos credores não tem fundo ? Será possível esta aberração durar ad infinitum ? ou será que é necessário “segurar no pobre para que o rico não se afogue” ? A titulo de exemplo e agora a nivel micro-economico , alguns devedores do BCP(e/ou)
    CGD , tecnicamente falidos , não lhes requerem a insolvência !…
    P.S. A nivel macro-económico dizem (!) ter sido o caso do BPN ?!…

    Gostar

  15. Helderega permalink
    29 Março, 2012 21:57

    “os mercados apreciam a firmeza de Portugal”
    Esta faz lembrar a anedota da formiga e o elefante a correrem no deserto, quando a formiga se vira para o elefante e diz: já viste a poeirada que a gente vai a fazer?

    Gostar

Indigne-se aqui.