Saltar para o conteúdo

Vaselina…

15 Maio, 2012
by

Economistas surpreendidos com menor quebra do PIB no 1º trimestre

Não fosse a perspectiva de mais borrasca importada – Grécia, Espanha e JP Morgan – e eu apostaria em que o PIB em 2012 não cairia mais de 2,5%. Mérito quase total dos nossos “empresários de vão-de-escada” e de Vítor Gaspar que inverteu efectivamente o sentido da política económica.

59 comentários leave one →
  1. anti-comuna permalink
    15 Maio, 2012 12:11

    Caro LR, por alguma razão os alemães nos querem roubar o nosso CR7 das Finanças Públicas. eheheheheh
    .
    .
    O MiguelLX até parece que me vai oferecer um póster do gajo e tudo. ehehhhhe
    .
    “-Cortem mais um bocadinho.”
    .

    Gostar

  2. Francisco Colaço permalink
    15 Maio, 2012 12:20

    LR,
    .
    As exportações estão a restruturar-se, e dependem cada vez menos de Espanha. Se os Estados Unidos não fizerem muita porcaria no negócio Irão, talvez haja hipótese de nos surpreendermos agradavelmente.

    Gostar

  3. JFP permalink
    15 Maio, 2012 12:44

    Sr LR faça-me um favor: diga como chegou aos 2.5%.

    Sr. Colaço: Restruturar-se?

    Gostar

  4. piscoiso permalink
    15 Maio, 2012 12:46

    Fantástico, pá.
    O pib não cai mais de 2,5%.
    Já vou à praia mais descansado.

    Gostar

  5. anti-comuna permalink
    15 Maio, 2012 12:52

    Já começam as iniciativas para reverem em alta a actividade económica de Portugal.
    .
    .
    “Montepio deve suavizar previsão de contracção do PIB para menos de 2,5%
    .
    Economia portuguesa mostra uma elevada resiliência no arranque de 2012, assinala o Montepio, que deverá rever em alta as suas perspectivas para a evolução do PIB este ano.”
    .
    in http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=556861
    .
    .
    “Como uma força!”
    .
    .
    ““Esta elevada resiliência da economia portuguesa no arranque do ano tem consequências para o comportamento anual, concorrendo para uma revisão em alta das nossas perspectivas, de uma queda de 3,2% para uma contracção entre 2% e 2,5%”, refere o Montepio, que vai aguardar pela segunda estimativa do INE para efectivar a revisão da sua previsão.”
    .
    .

    Gostar

  6. piscoiso permalink
    15 Maio, 2012 13:03

    Sobre o post anterior (comentários fechados), que eu saiba a RTP não vai ser privatizada, mas reestruturada, alienando um dos canais.
    Ou seja, a RTP vai continuar a ser paga em balúrdios por todos nós, mas com menos um canal.

    Gostar

  7. Guillaume Tell permalink
    15 Maio, 2012 13:17

    Daqui a pouco ainda há de aparecer gente a exigir uma austeridade menor porque já não “haverá necessidade de cortar tanto na despesa pública, visto que o país está a responder bem”. Ou dirão que é o efeito-Hollande, o facto de BCE e quejandos se preocuparem com o “crescimento e o emprego” que estão a ter efeitos positivos na economia portuguesa. Para o ano é que vai ser se o SPD ganhar as eleições; 30 Glorieuses bis!

    Gostar

  8. Fincapé permalink
    15 Maio, 2012 13:36

    Eu, que gostaria que tudo corresse bem, apesar de não estar ao lado deste governo… eu, que considero Vítor Gaspar um ministro interessante, pelo menos comparado com o anterior, apesar de não ter nada a ver com o PSD… eu, que todos os dias vejo nos jornais resultados péssimos a conviver com resultados ditos excelentes, contradizendo-se sem pejo… eu, que acho este primeiro-ministro muito, mas mesmo muito, fraco… gostaria de dizer que preferia uma boa festa no fim do que pequenas festas dia sim, dia não, intercaladas com funerais nos dias não.
    Mas as pequenas festas dia sim dia não, provavelmente são feitas porque se antevê um funeral no fim. Gostaria que não.

    Gostar

  9. JCA permalink
    15 Maio, 2012 13:37

    .
    A-C no seu entender talvez eu seria um dos tais ‘seus inimigos’ da sua maturidade e da sua Fé (religiões à parte) mas
    .
    esta é também pela positiva a ‘maçaricos’ que temos de ‘aprofilhar’
    .
    já reparou que o amigo INGENUAMENTE (outros dizem como adolescente) desvenda informação comercial como os ingénuos Fiscalistas Tugas que às escancaras se abrem todos sobre o que qualquer País considera ser informação SUPER-SENSIVEL e LESIVA DOS INTERESSES NACIONAIS ?
    .
    Uns a titulo de emoções adolescentes outros de supostas justiças fiscais outros de amadores etc, abrem-se todos perante a galhofa dos concorrentes internacionais perante tanta NABICE POLITICA, IGNORANCIA FISCALISTA, OBSCURANTISMO ACADÉMICA e PALERMICE INTELETUAL. É exatamente isto,
    .
    qualquer concorrente (nacional ou estrangeiro) tem acesso a cagar à informação de uns e doutros que ficam, e estão completamente desarmados. Por isso AC os seus sucessos de exportação, com ‘nome e morada completa’ arderam, amanhã está lá a concorrência em peso a correr com os que resolveu ‘idolatrar’ creio de boa fé, ingenuidade empresarial e abordagem adolescente do que julga que o rodeia.
    .
    nem é preciso médio prazo. A curto prazo são corridos donde agora estavam a ganhar dinheiro e vão ser corridos por ‘obra e graça’ doutros verdadeiros artistas portugueses armados ao0s cucos,
    .
    por isso é que tem juizo está a zarpar de Portugal. Apenas porque alguns ‘super-portugueses-otários’ os obrigam. E os tais ‘super-portugueses-otários’ vão se matar uns aos outros na verdadeira acepção da palavra. Faltam ‘dias’ …
    .
    não gostava de ver AC que considero um voluntarista bem intencionado levar essa banhada. Para falar português popularucho ‘não lhe estou a tentar dar a volta’ nem silencoà-lo ou demoli-lo. Leia o que escrevi e perceberá nestas alturas em que pela rama se fala de espionagens industriais, empresariais etc.
    .
    E é mato, a discussão nesta àrea é de nivel provinciano e de amador comparado com o que se passa a nivel global, incluindo euro ou iberico. O amigo, os craques fiscais, abrem-se todos e inventam tudo para ‘estarem todos abertos. Exatamente como o amigo diz Burros, Idiotas, Basicos, Cagões Vaidosos, Oportunistas. Julgo que percebe porquê mas se pedir faço-lhe o desenho dos otários. Não tem nada a ver com Socrates, Coelhos, Maçonarias, Opus Dei, Jeronimos, Louças, Protestantes, Ateistas, Sindicatos, Partidos, Politologos, Jornalisas, Relvas, Relvados, Retornados do Ultramar versus Retornados da Guerra etc e por aí fora. Há àreas macro acima disso tudo.
    .
    Longe de mi querer calá-lo ou destrui-lo. Se quere escrever sobre o que está a escrever, abra os olhos, tenha o ‘golpe de asa’ (que também falta aos Fiscalistas e à gajada dos Impostos de Portugal responsaveis pela Crise e pelo atual CAOS do nosso País) para conseguir sobressair o mesmo sem fornicar os terceiros que estão a dar o coirão no terreno. Não vão tão longe como o Mr de Espanha ‘porque no te callas’ .
    .

    Gostar

  10. Pedrum permalink
    15 Maio, 2012 13:39

    A economia contraiu excessivamente no final do ano passado, os portugueses assustaram-se com toda a situação, e como o Natal é uma altura de grande consumo, houve certamente esforço de poupança . As maiores vítimas devem ter sido o comércio, vendas de automóveis, etc. Esse choque passado uns meses tende a diluir, e o consumo interno começa a melhorar.
    O problema é que agora vem outro choque e esse bem real e não psicológico. As devoluções do IRS são muito menores para o que todos estão habituados, há pessoas muito espantadas (os portugueses no geral são distraídos), e os funcionários públicos não vão receber subsídio de férias. Qual vai ser o impacto disso ? Certamente ainda significativo. Muita classe média não vai ao Algarve este ano. O turismo é um sector aonde se devia prestar alguma atenção, no 1T contraiu 6,5% na procura interna (dormidas) e cresceu apenas 0,7% no mercado externo. Talvez fosse oportuna uma campanha nos mercados externos tentando aproveitar a instabilidade do norte de África, ou mesmo na Grécia. Apostaria no mercado alemão por exemplo.

    Gostar

  11. JCA permalink
    15 Maio, 2012 13:42

    .
    “Não vão tão longe como o Mr de Espanha ‘porque no te callas’ deve ler-se ‘Não vou tão longe com o Mister Anti-Republicano de Espanha: ‘porque no te callas’ “

    Gostar

  12. anti-comuna permalink
    15 Maio, 2012 13:54

    JCA, tem medo da espionagem industrial e que eu a divulgo? ahahhahhah
    .
    .
    Só mesmo lido, que isto ninguém acredita. Pronto, eu vou meter uma coisa que Vc. gosta:
    .
    .
    “Desemprego em Portugal continua o segundo mais elevado da OCDE
    .
    A taxa de desemprego em Portugal só é ultrapassada pela Espanha.”
    .
    in http://economico.sapo.pt/noticias/desemprego-em-portugal-continua-o-segundo-mais-elevado-da-ocde_144584.html
    .
    .
    Ó amigo, eu posso não usar o twitter, mas também não sou um Zé Nabo nestas coias, amigo. Ainda sei algumas cosicas e não parece. Posos é não me pôr em bicos de pés, sabe? ehehehehehhe
    .
    .

    Gostar

  13. anti-comuna permalink
    15 Maio, 2012 13:59

    “A economia contraiu excessivamente no final do ano passado, os portugueses assustaram-se com toda a situação, e como o Natal é uma altura de grande consumo, houve certamente esforço de poupança . As maiores vítimas devem ter sido o comércio, vendas de automóveis, etc. Esse choque passado uns meses tende a diluir, e o consumo interno começa a melhorar.”
    .
    .
    Foi a má imprensa tuga, sempre catastrófica e histérico, que acelerou o processo. Penso que a correcção era inevitável. Só que, em vez de Julho (por essa altura, que eu pensaria que seria o fundo) os patuscos dos jornaleiros e comentadores aceleram o processo. Lembra-se de um cromo ter dito que vinha aí a guerra com o fim do euro? ehehehheh
    .
    http://expresso.sapo.pt/a-implosao-do-euro-ou-a-guerra=f684825

    Gostar

  14. anti-comuna permalink
    15 Maio, 2012 14:03

    Pensado bem, o JCA não está assim muito enganado. Pelo menos para os padrões do antigo espião-mor, que mandavam clippings como relatórios de espionagem. ahhahahhahhha
    .
    .
    É cada anedota, meu deus. ehehehh
    .
    .
    Espião tuga ao serviço dos clubes da bola portugueses:
    .
    http://xicoriasexicoracoes.files.wordpress.com/2007/05/espiao.jpg?w=400&h=356

    Gostar

  15. Lionheart permalink
    15 Maio, 2012 14:15

    “O problema é que agora vem outro choque e esse bem real e não psicológico. As devoluções do IRS são muito menores para o que todos estão habituados”
    .
    No próximo ano o choque será bem pior porque vão acabar todos os benefícios fiscais e as deduções fiscais vão ser ainda mais reduzidas. Por isso muitos que até aqui recebiam, mesmo que pouco, vão passar a pagar IRS. Experimentem fazer uma simulação…

    Gostar

  16. JCA permalink
    15 Maio, 2012 14:20

    .
    Suponho que já tem idade para não se armar em adolescente. Ou não terá ? Não é ofensa, é duvida.
    Sobre o resto, desempregos/recessões não se precipite com foguetórios, no fim de 2012 terei o maior gosto e admiração em lhe dar a taça se a ganhar. Mas neste momento são bocas. Se quiser tanto suas como minhas como doutros.
    .
    No dominio das Exportações que expõe de modo aventureiro, peça aos Deuses para nenhuma exportadora não o enfiar em Tribunal por danos ocasionados. Já foram ouvidos uns zunzuns por aí. É que em money, luta de mercados, concorrencia entre empresas, ninguém brinca em serviço como o amigo ocamente surge. Ou julga que anda tudo a brincar em serviço como lhe lhe parece ? Não consegue o mesmo objétivo sem puxar a manta para cima e ficar com os pés à mostra ?
    .
    E mais não lhe explico. Abra os olhos se quiser ser util ao que diz defender. Até ao momento tem cantado de mais, estendendo-se ao comprido para pôr nos pincaros ainda nem se consegue bem descortinar o quê. Explique-me que sou idiota ….
    .
    Sempre seu admirador.
    .

    Gostar

  17. anti-comuna permalink
    15 Maio, 2012 14:25

    “No dominio das Exportações que expõe de modo aventureiro, peça aos Deuses para nenhuma exportadora não o enfiar em Tribunal por danos ocasionados. Já foram ouvidos uns zunzuns por aí.”
    .
    .
    Eles que contactem o meu advogado. ehehhheh
    .
    .
    Vc. está triste? Não esteja. É o milagre económico, olhe:
    .
    “Tecnologia: Aplicação portuguesa avisa quando Internet ou luz faltam em casa”
    .
    in http://jpn.icicom.up.pt/2012/05/08/tecnologia_aplicacao_portuguesa_avisa_quando_internet_ou_luz_faltam_em_casa.html
    .
    .
    Era de fazerem uma aplicação mas a avisar quando é que as bolsas vão subir. eheheheheh

    Gostar

  18. carlos moreira permalink
    15 Maio, 2012 14:49

    como dizem (psd/cds) Deus o oiça.
    Graças a Deus es exportações são do melhor.
    Se Deus quiser o PIB só desce 2,5%
    Deus nos livre de problemas externos
    quando era o Socrates diziam o diabo que o leve mentiroso a desculpar-se com situação externa.
    Santissima paciencia

    Gostar

  19. Francisco Colaço permalink
    15 Maio, 2012 15:19

    JCA,
    .
    Sinceramente, aquilo que o JCA bebe tem de ser analisado pelo Centro Anti Venenos, tal é a sua peçonhice.
    .
    Considerando que o Anti-Comuna vai À IMPRENSA buscar os comunicados emitidos PELAS PRÓPRIAS EMPRESAS, se há quem esteja feliz com tal colecta são as empresas.
    .
    E se não sabe o que é colheita de informações económicas (clipping) diz-lhe quem sabe que o Anti-Comuna está a fazer um excellente trabalho. E quem lucra é Portugal, estando eu apenas pesaroso de este trabalho se limitar às páginas do Blasfémias.

    Gostar

  20. 15 Maio, 2012 15:27

    Anti

    Recebi uma notícia muito boa, uma pequena empresa com a qual trabalho a vertente estratégica numa relação pro bono, acaba de receber uma encomenda da América Latina que lhe vai dar para aí para ano e meio de trabalho.

    Uns lutadores, nunca desistiram!!!

    Gostar

  21. Luis permalink
    15 Maio, 2012 15:29

    O Gaspar tem mérito, quanto muito, na diminuição das importações, via diminuição do rendimento disponível, o tal ajustamento. Mas claro que este ajustamento só foi possível porque foi imposto de fora, pois nunca nenhum partido teve força ou vontade política para fazer tal ajustamento, por isso, agradecimentos à Troika.
    Quanto às exportações, já vem de 2005 este movimento de fundo fruto de uma série de factores, tais como: intensiva reestruturação empresarial, uma vez absorvido o choque da entrada na UE dos países de leste e da China; aposta das políticas públicas no investimento tecnológico, que levou o investimento em ID de 0,6% do PIB para mais de 2%; diminuição da procura interna; procura de novos mercados (não se esqueçam das intermináveis visitas de estado (na altura tão criticadas) ao brasil, china, angola, argélia, qatar, venezuela, etc, etc) que agora começam a dar frutos.

    Gostar

  22. Francisco Colaço permalink
    15 Maio, 2012 15:30

    LR,
    .
    According to JCA, Blasfemias, a portuguese liberal and political blog, has been eyed by foreign competitors of portuguese exporters and high-tech companies, looking for Anti-Comuna’s commentaries. Blasfemias is thus internationally known and more read and prized than the economical newspapers and journals where the content of such commentaries is clipped from.
    .
    Please be as kind to our foreign competitors as possible, henceforth changing the language of the blog and commentaries to english, and make that policy mandatory.
    .
    Please be advised that french, spanish and mandarin chinese translations will be requested in due time.

    Gostar

  23. 15 Maio, 2012 15:34

    Caro Colaço

    Eheheh

    Gostar

  24. Portela Menos 1 permalink
    15 Maio, 2012 15:35

    então e em alemão, que é o novo sol na terra? … lost in translation!

    Gostar

  25. JCA permalink
    15 Maio, 2012 15:40

    .
    Os comentários desagradaveis não me tocam. São milhões e milhões que já negociei por esse mundo fora em ambientes mais e menos hostis que me dão a certeza do que afirmo. Não obrigo ninguém a ser meu seguidor. Generosamente divulgo. Quem quere quer quem não quere.
    .
    E velho continuo trnauilamente a negociar sem autorizar que alguém me faça propaganda seja a que titulo for ou se pendure em exitos doutros. Além de pessoalmente nem os considerar êxitos transcendentes porque não passam dum jogo global. Ou seja similar à Democracia, é má mas é a melhor entre os Regimes. Isto eu aprendi ainda novo com os mais sabidões na concorrência mundial.
    .
    Nem estou preocupado que aceitem ou não. Não se zanguem, be happy mas não se queixem de Crises, Austeridades, Desempregos, Destruição do Tecido Produtivo Português, Caos estrutural porque é o resultado do que estruturaram e estruturam.
    .

    Gostar

  26. Portela Menos 1 permalink
    15 Maio, 2012 15:41

    e já vai em ano e meio e a malta no blasfemias toda feliz!
    .
    http://www.esquerda.net/artigo/portugal-está-empobrecer-há-um-ano-e-meio/23151

    Gostar

  27. anti-comuna permalink
    15 Maio, 2012 15:42

    Pois é, caro Colaço. Só posso fazer mesmo isto no Blasfémias. Por gosto e que quase nunca cansa.
    .
    .
    “E quem lucra é Portugal, estando eu apenas pesaroso de este trabalho se limitar às páginas do Blasfémias.”
    .
    .
    Agora em língua chinoca, era impossível. 😉 Abraços.

    Gostar

  28. anti-comuna permalink
    15 Maio, 2012 15:44

    “Recebi uma notícia muito boa, uma pequena empresa com a qual trabalho a vertente estratégica numa relação pro bono, acaba de receber uma encomenda da América Latina que lhe vai dar para aí para ano e meio de trabalho”
    .
    .
    Sim? Maravilha! É destas coisas que me alegram o coração. Há quem vibre imenso com os golos do CR7 mas eu é mais bagacinho e as empresas tugas, com os seus produtos e serviços. Isso sim, é que eu gosto de as ver marcar muitos golos e darem banhadas quando podem. 😉
    .
    .
    Obrigado pela boa notícia.

    Gostar

  29. Francisco Colaço permalink
    15 Maio, 2012 15:45

    Deutsche Investoren können immer Englisch Sprechen, und so brauchen sie nicht Übersetzungen. Viele danke, Portela, für Ihre Anliegen.

    Gostar

  30. Portela Menos 1 permalink
    15 Maio, 2012 15:53

    FC,
    Muss beachtet werden, auch die Französisch Premierminister sprechen Deutsch!

    Gostar

  31. 15 Maio, 2012 15:57

    Dear Francisco Colaço,
    .
    “According to JCA, Blasfemias, a portuguese liberal and political blog, has been eyed by foreign competitors of portuguese exporters and high-tech companies, looking for Anti-Comuna’s commentaries. Blasfemias is thus internationally known and more read and prized than the economical newspapers and journals where the content of such commentaries is clipped from.”
    .
    Does it mean Blasfemias’ rating is skyrocketing? Uaaaau!!! So, we’re going to launch a “pay-per-view” access…

    Gostar

  32. anti-comuna permalink
    15 Maio, 2012 16:04

    Pay per view só com umas morenaças à altura. ehehehheh
    .
    .
    Mudando de assunto, parece que paira um certo luto nas hostes dos pessimistas. Deve ser cá um melão do caraças. Imagine-se que Portugal não é a Grécia, nem é a Espanha ou tão pouco a Itália ou a Irlanda! ahhahah
    .
    .
    E pasme-se! As medidas de austeridade estão a mudar Portugal e a prometer uma bom crescimento económico nos próximos anos. O tal fundamentalismo económico que para aí usam como arma de arremesso.
    .
    .
    Mas de ve ser chato ver Portugal a fazer um milagre económico. eheheheheh

    Gostar

  33. Portela Menos 1 permalink
    15 Maio, 2012 16:10

    milagre económico? só pode ser um fenómeno do sol em Fátima!
    .
    http://www.esquerda.net/artigo/portugal-está-empobrecer-há-um-ano-e-meio/23151

    Gostar

  34. tric permalink
    15 Maio, 2012 16:13

    “Não fosse a perspectiva de mais borrasca importada – Grécia, Espanha e JP Morgan – e eu apostaria em que o PIB em 2012 não cairia mais de 2,5%.”
    .
    já entramos na fase da desculpabilização ! o milagra das exportações era sem borrasca, ou seja, era baseada na ilusão..lol

    Gostar

  35. aremandus permalink
    15 Maio, 2012 16:22

    oh a borrasca importada….
    que palhaços!!!

    Gostar

  36. rami permalink
    15 Maio, 2012 16:22

    LR, nao pondo em caussa essa informação, queria lhe perguntar qual é ponto de situação económico na irlanda neste momento, sabendo que aplicaram a mesma receita que nos?

    Gostar

  37. tric permalink
    15 Maio, 2012 16:25

    eu tambem estou surpreendido com os numeros do INE…aliás não sei como é que ainda alguem dá credibilidade aqueles números…ai se não fosse a grécia, a espanha, a itália, a frança…

    Gostar

  38. Luis permalink
    15 Maio, 2012 16:26

    A Irlanda não aplicou a mesma receita que nós, pois o défice em 2011 ainda foi de 2011 e este ano será de uns 8 ou 9%. Ou seja, têm licença para menos austeridade, não percebo porquê…

    Gostar

  39. Luis permalink
    15 Maio, 2012 16:27

    oops… o défice de 2011 foi de cerca de 10%*

    Gostar

  40. aremandus permalink
    15 Maio, 2012 16:30

    os telejornais em todo o mundo abrem hoje com o milagre tuga…
    até o papa o mencionaré em próximas homilias…
    extraordionário.
    o gasparov vai ser canonizado.

    Gostar

  41. JCA permalink
    15 Maio, 2012 16:55

    .
    A-C esclareceu bem que apenas reproduz o que certas Empresas decidem divulgar em press releases. Não é incomum em caso de danos derivados que tais Empresas se eximam dos seus proprios atos atribuindo a culpa a terceitos apenas mensageiros. Apesar de mal percebida no arranque, era preciso abrir esta janela de oportunidade para isto ficar esclarecido ‘preto no branco’. No fecho tudo esclarecido.
    .
    O objetivo subjacente foi alertar para o facto do País estar totalmente indefeso nas àreas de espionagem industrial e empresarial o que evidentemente não é culpa deste ou doutro blog qualquer. Além doutros erros, basta qualquer um entrar no site das Finanças e constatar a quantidade e o excesso de dados sensiveis que está obrigado a fornecer pelo modelo fiscal imposto ‘por esta razão ou por aquele pretexto qualquer’.
    .
    Quem hackeia, como é publico até o Banco Mundial etc, não precisa de recorrer a este blog. É suposto por qualquer Cidadão ou Empresa medianamente informado que há diversas vias passiveis para aceder a tanta informação sensivel que não deveria existir onde existe por razões minimas de segurança nacional, Cidadãos, Familias e Empresas.
    .
    É exatamente também pela defesa das nossas Exportações, obviamente um bem a preservar em qualquer lado, que provoquei esta discussão.
    .

    Gostar

  42. 15 Maio, 2012 17:28

    Angola mais uma vez a puxar pelas nossas exportações.
    No ano passado previa-se um crescimento de 8% para 2012:
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=502929
    Já este ano o FMI reviu a coisa e já vai quase nos 10%!
    http://www.opais.net/pt/opais/?det=26481&id=1551

    Todas as empresas que conheço aqui têm as previsões das importações em alta no segundo semestre… Oxalá!

    Gostar

  43. 15 Maio, 2012 19:00

    Parece que já não estou a ver António José Seguro dizer no próximo debate quinzenal ‘senhor primeiro-ministro a sua receita falhou’

    Gostar

  44. 15 Maio, 2012 19:21

    André Miguel,
    .
    Angola é um país de alto risco, político e económico. Político, porque ninguém acredita que a sucessão de José Eduardo dos Santos venha a ser pacífica; económico, porque demasiado dependente das receitas do petróleo, que representa 90% das exportações. Uma queda de 20 ou 30 dólares no preço do crude pode provocar-lhes uma crise danada e afectar seriamente as nossas exportações que, em Março, vão com um crescimento acumulado de quase 30%, depois de terem crescido 22% em 2011. É o 4º maior mercado de destino das nossas exportações e, a mantermos o ritmo, neste ano exportaremos cerca de 3 bi. Uma exposição demasiado elevada e que não conviria aumentar. Acho bem mais prudente virarmo-nos para a China.

    Gostar

  45. 15 Maio, 2012 19:56

    Não percebo tanta “surpresa”. Basta ler o relatório do INE (http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=133396109&DESTAQUESmodo=2) para se perceber a origem do “mistério”. E se deixarmos os domínios da fé e procurarmos sustentar argumentos, concluímos que não se justifica tamanho foguetório.

    Gostar

  46. anti-comuna permalink
    15 Maio, 2012 20:01

    “Acho bem mais prudente virarmo-nos para a China.”
    .
    .
    E por outros novos mercados africanos, que não parece, mas podem ser muito prometedores. Claro que nesta altura, quem não pode diversificar, é uma saída. Mas convém diversificar.

    Gostar

  47. 15 Maio, 2012 20:14

    Caro LR e AC,
    Partilho inteiramente as vossas ideias; claro que devemos diversificar e apostar noutros mercados.
    Mesmo na África austral, entre os vizinhos de Angola, há um mercado enorme por explorar (inexplicavelmente!).
    Aqui limitei-me a dar conhecimento da realidade que vivo diariamente.

    Gostar

  48. tric permalink
    15 Maio, 2012 20:23

    é só delirios…

    Gostar

  49. anti-comuna permalink
    15 Maio, 2012 20:56

    “Aqui limitei-me a dar conhecimento da realidade que vivo diariamente.”
    .
    .
    Claro André. Vc. mostra a realidade e é uma boa notícia. Mas apenas chamamos á atenção para o risco eventual de Angola. Que deve ser um mercado por explorar, mas quem puder diversificar, deve-o e não depender demasiado de Angola.
    .
    E obrigado pela sua informação.

    Gostar

  50. anti-comuna permalink
    15 Maio, 2012 20:59

    Caro 33, olhe aqui:
    .
    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=553996&tm=6&layout=122&visual=61
    .
    .
    Isto é que dá alento ás pessoas, não apenas promessas. 😉

    Gostar

  51. Francisco Colaço permalink
    15 Maio, 2012 22:16

    Anti-Comuna,
    .
    Isto é que dá alento ás pessoas, não apenas promessas. 😉
    .
    Pessoas há que são alentadas por promessas mais do tipo dos países baixos.
    .
    Pessoas há que detestam o bem do país se os Siriricas de cá não estiverem no poder.
    .
    Pessoas há que esperam o pior, pois para elas será melhor.
    .
    Pois devem estar a dar voltas ao cérebro. Sugiro a ligação do seu intelecto a um gerador de corrente alterna e podemos de uma vez por todas dispensar as eólicas.

    Gostar

  52. 16 Maio, 2012 13:29

    Ó A-C:
    Essas “precisões” matemátiacs recordam-me idêncticas certezas de um passado recente (já nem me recordo se foi o Santana Lopes ou o Sócrates), quando se “decretava” o fim da crise. Esquecem-se esses analistas de que não se podem tirar (estas) conclusões de dados de curto prazo.

    Gostar

  53. Francisco Colaço permalink
    16 Maio, 2012 13:40

    Trinta e Três,
    .
    Veja que a tendência de aumento das exportações não é de ontem, e vai de há dois ou três anos.
    .
    Quem está, pois a fingir conclusões de curtíssimo prazo (prazo negativo, visto que não há extrapolações que se sustentem) é a malta que se dedica a esgalhar no que os nossos empresários e inovadores estão a fazer.

    Gostar

  54. Francisco Colaço permalink
    16 Maio, 2012 13:42

    Trinta e Três,
    .
    Entre o Aremandus, o Fincapé e o Trinta e Três, resolvemos de uma vez o défice energético português. Basta que façam o favor de ir soprar esses aventos fátuos em frente das ventoinhas. 😉

    Gostar

  55. Portela Menos 1 permalink
    16 Maio, 2012 13:44

    e quando é que os nossos exportadores – os que não são Import & Export com dois escriturários – põem fim à tendência de subida do desemprego?

    Gostar

  56. Francisco Colaço permalink
    16 Maio, 2012 13:48

    E quando é que o Portela cria uma empresa e dá uma ajuda a por fim à subida do desemprego?
    .
    Meu caro, a resposta à sua pergunta é simples: quando eles quiserem, estiverem preparados e ganharem dinheiro, nome e encomendas para aumentar a produção.
    .
    Por seu turno, a resposta à minha pergunta ainda é mais simples.

    Gostar

  57. aremandus permalink
    16 Maio, 2012 13:50

    francisco Colaço,
    este ano vai exportar cerejas?
    e vai continuar a não pagar a jorna à jornaleira? e quando é que vai pagar ao talhante?

    Gostar

  58. Portela Menos 1 permalink
    16 Maio, 2012 14:50

    FC, já dei para esse peditório; a banca agora só empresta € a quem tem dinheiro 🙂

    Gostar

  59. Portela Menos 1 permalink
    16 Maio, 2012 23:00

    Francisco Colaço , Posted 16 Maio, 2012 at 13:48
    .
    vcs têm pesadelos com essa cena do empreendedorismo – seja lá isso o que for. Para esse peditório já dei durante 45 anos e já devo ter feito mais pelo PIB deste país do que os A-C e F-C desta vida.

    Gostar

Indigne-se aqui.